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Ver Versão Completa : GM fará 'todo o possível' para evitar falência



davidss6
11/11/2008, 11:57
apesar de um pouco off topic, achei que a notícia talvez possa interessar a alguns....

Resultados ruins da GM preocupam mercado financeiro

Na sexta, empresa disse que fará 'todo o possível' para evitar falência.
Futuro da AIG também causa temor entre os investidores.





http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14575175,00.jpg http://g1.globo.com/Portal/globonoticias/home1024/img/ico_ampliar.gif

As preocupações com a economia real e com o desempenho de algumas das mais importantes empresas americanas sobrepujaram a notícia positiva do pacote chinês de estímulo econômico, de US$ 586 bilhões.

Os mercados, que chegaram a ficar animados com o 'socorro' chinês, estão muito tensos com a situação da General Motors (GM) depois que as ações da empresa tombaram para o menor nível em 62 anos na segunda-feira (10).

Atingida duramente pela crise, a General Motors (GM) anunciou na sexta-feira (7)que teve prejuízo de US$ 2,54 bilhões no terceiro trimestre deste ano, ou US$ 4,45 por ação. O resultado se compara ao prejuízo de US$ 21,26 bilhões (US$ 37,44 por ação) registrado pela empresa em igual período de 2007.

Também na sexta, seu presidente executivo, Rick Wagoner, assustou investidores ao afirmar que a empresa fará "todo o possível" para evitar a falência, pouco depois de avisar que a companhia poderá ficar sem liquidez no primeiro semestre de 2009.

“Estamos convencidos de que as conseqüências de uma falência seriam terríveis. Por isso, tomaremos todas as medidas possíveis para evitá-la”, declarou Wagoner em uma videoconferência, depois do anúncio dos decepcionantes resultados trimestrais da empresa.



A tensão puxou queda nas bolsas norte-americanas na segunda (http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL857062-9356,00-WALL+STREET+TEM+BAIXA+COM+PREOCUPACOES+SOBRE+EMPRE SAS.html), e influenciou as perdas das bolsas asiáticas nesta terça. (http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL857339-9356,00-AINDA+NERVOSO+MERCADO+ASIATICO+REGISTRA+NOVAS+PERD AS.html)

Mais temor
Outra fonte de preocupação é a seguradora AIG, que teve prejuízo recorde e terá ajuda adicional do governo americano.

A avaliação dos agentes é de que embora o pacote de estímulo de crescimento na China seja relevante e positivo, a decisão em si tem pouco efeito para a economia americana, apenas para empresas com operações no país asiático.

O fato de a AIG precisar de recursos adicionais do governo para sustentar operações e de que as montadoras também sinalizam esgotamento diante da situação econômica nos EUA faz com que os investidores tenham uma visão ainda muito pessimista sobre as condições futuras da economia. Essa percepção não torna os investidores suficientemente confiantes para se manterem comprados ou retornarem ao mercado de ações.

Os papéis da AIG fecharam com ganho de 8,06% nos EUA após governo sinalizar mais ajuda à seguradora. A empresa divulgou prejuízo de mais de US$ 24 bilhões no terceiro trimestre deste ano. As ações da GM cederam 22,94% após o Deutsche Bank avaliar que as ações da montadora podem ir a zero e que a GM talvez não tenha recursos para atravessar dezembro sem ajuda financeira do governo americano.

jeisonk
11/11/2008, 21:15
É o fim dos tempos :mrgreen:

Falando sério, cara, se uma empresa dessas vai pro buraco, vai arrastar um bocado de gente junto, tal qual como os bancos.
Já pensou, as ações chegarem a zero? :shock:

Fim dos tempos não é, mas que tá chegando o "tempo das vacas magras", isso tá.

[]'s

folgado
11/11/2008, 21:33
A situação da GM tá feia mesmo.
Mas acredito que o goverdo dos EUA não vai deixar essa empresa ir pro buraco.


http://chart.finance.yahoo.com/c/my/g/gm

A General Motors, uma das maiores empresas mundiais, fechou hoje a 3,36 dólares, uma quebra diária de quase 23%, depois de alguns analistas terem aconselhado a venda do papel a qualquer preço. Face ao máximo dos últimos 12 meses, estamos a falar de uma queda da ordem dos 90% e de uma cotação que só encontra paralelo há 62 anos atrás. A queda ainda é maior se comparada com o máximo de quase 100 dólares atingido durante o ano 2000. Uma eventual falência da GM, de que se fala insistentemente, teria um impacto na economia real claramente superior ao da Lehman. Nos Estados Unidos e não só.
http://blasfemias.net/2008/11/10/gm-a-beira-da-falencia/

folgado
11/11/2008, 21:38
À espera de pacote ou socorro, GM segue à beira da falência e ações despencam

SÃO PAULO - Inicialmente restrita ao mercado imobiliário, a atual crise acabou se revelando muito mais profunda do que se pensava. Suas turbulências vêm alcançando as mais variadas esferas corporativas, especialmente aquelas que já vinham enfrentando momentos difíceis muito antes do estouro da bolha do subprime: é o caso das empresas automobilísticas norte-americanas.
Na última segunda-feira (10), as ações da General Motors despencaram 22,9%, atingindo com isso o patamar de US$ 3,36 cada. Tal nível não era alcançado pelos papéis desde junho de 1949. E a desvalorização não pára por aí: o pré-market desta terça-feira aponta nova queda nos papéis, de 23%.

Prejuízos bilionários vêm dando o tom dos resultados trimestrais da companhia. Desde 2004, a empresa acumula um total de perdas de US$ 73 bilhões. Mas recentemente os temores vêm se intensificando. Não somente em torno de uma possível falência, mas também ao redor dos moldes de um provável socorro pelo governo norte-americano.

Pacote ou socorro?

Na última sexta-feira, o recém-eleito ao posto da presidência norte-americana Barack Obama conversou a portas fechadas com seu antecessor, George W. Bush. Segundo Robert Gibbs, porta-voz de Obama, os temas abordados foram a crise imobiliária, política externa e a necessidade de um programa de socorro às companhias automobilísticas do país.

Maiores detalhes sobre o encontro não foram divulgados ao público. Mas a pressão exercida por Obama e sua bancada democrata sobre Bush não é segredo. A congressista Nanci Pelosi vem clamando à atual administração da Casa Branca que o pacote de US$ 700 bilhões ao setor financeiro seja expandido também ao automobilístico.

No entanto, rumores dão conta de que a ajuda do governo a empresas como GM e Ford pode vir na forma de um socorro, nos moldes do que foi executado com as agências imobiliárias Fannie Mae e Freddie Mac e, posteriormente, com a AIG.

A operação evitaria um clássico processo de falência das empresas. Mas não deixa de repercutir negativamente sobre os mercados, já que os investidores podem ter o valor de suas ações praticamente zerado com uma aquisição por parte do governo norte-americano.

Urgência em agir

De uma forma ou de outra, a necessidade de que alguma medida seja tomada de imediato é evidente. Na última segunda-feira, a GM afirmou que seu caixa atingiu nível mínimo para a manutenção de suas operações. Em junho, a empresa tinha US$ 21 bilhões em caixa. Ao final de setembro, tal cifra caiu para US$ 16,2 bilhões. Agora, o patamar mínimo de US$ 11 bilhões foi atingido.

Os problemas da GM não se restringem à liquidez. Seu desempenho operacional não possui perspectiva de melhora, com a economia norte-americana em contínua deterioração. No terceiro trimestre deste ano, as vendas da companhia nos EUA caíram 21%. Só em outubro, o recuo foi de expressivos 45%.

Sem conseguir captar recursos no mercado e assistindo suas vendas despencarem cada vez mais, os prejuízos devem ser uma constante crescente nos próximos resultados trimestrais da companhia. Entre julho e setembro deste ano, o prejuízo operacional da GM foi de US$ 4,2 bilhões.

Demissões preocupam governo

Na tentativa de reduzir seus custos e aliviar a pressão sobre seus resultados, a GM e a Ford freqüentemente ocupam o noticiário corporativo dos mercados ao anunciarem fechamento de fábricas e demissão de funcionários. Foi o caso da Ford na última sexta-feira, quando confirmou que fecharia três de suas plantas nos EUA.

Os esforços das autoridades norte-americanas em evitar uma falência generalizada no setor devem-se aos impactos de que tal cenário teria sobre a já fragilizada economia do país: a indústria automobilística emprega hoje cerca de 350 mil norte-americanos, além de outros 4,5 milhões de empregos indiretos.
http://br.noticias.yahoo.com/s/081111/22/gjumkt.html

arlei_vitara
11/11/2008, 21:38
:shock: :shock: :shock:

Não acredito que um império do porte da GM venha a ruir..........mas pode sim receber aporte de $$$ de outra instituição através de fusão por exemplo. O rombo financeiro é enorme, principalmente nas operações dos EUA que a muito tempo são deficitárias e compensadas pelas operações lucrativas por exemplo na America Latina e Asia.

Tenho bastante amigos na GM gaucha.........o pessoal tá logicamente apreensivo. A fábrica de Gravataí para de produzir nesta sexta-feira dia 14/11 e só retorna no inicio de dezembro, coletivas de 15 dias para todo mundo :shock: :shock:

Bom, uma coisa tá ficando cada vez mais clara............esta maré baixa vai acabar chegando ao país dos brazucas sim.......apesar da suposta e tão falada "blindagem" que o Mulla e sua gangue insistem em afirmar que temos :parede: :parede: :parede:

Elmer_Jeep
12/11/2008, 11:00
O Caveso vai gostar de ler essas noticias...

[]'s

Santoro
12/11/2008, 11:33
So pra vcs terem uma ideia , essa MULLA do lula n sabe de nda . GM ta dando ferias coletivas , Honda tb ja deu, Yamaha idem. E ainda diz que n tem crise . Apague a luz o ultimo que sair .

Allan Nielsen
12/11/2008, 11:40
Abaixo texto do Joelmir Beting explicando porque o Mula não sabe de nada.

abs

O Viajante

Joelmir Beting.

Se beber não dirija. Nem governe, por favor.

Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo.

Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil.

Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.



Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na história :

Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.

Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.

Governar ou despachar, nem pensar.

A ordem é circular, a qualquer pretexto.

E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.

Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, quem dirá para trabalhar.

E o povão ainda aplaude e vota.

davidss6
12/11/2008, 13:14
fico imaginando qual poderiam ser as consequencias práticas disso pra quem tem um GM na garagem... :pensativo::pensativo:

Falta de peças de reposição?? Queda no valor de revenda???

cRiPpLe_rOoStEr
16/11/2008, 03:40
a general motors não vai à falência, não há motivo para tanto pânico... mas alguns erros vêm sendo cometidos desde o embargo da opep após a guerra do yom kippur... deveriam ter dado mais atenção aos motores a diesel, a meu ver os mais eficientes, e que atualmente conseguem ser até menos poluentes que modelos similares a gasolina e etanol... ao invés do execrado motor oldsmobile diesel 5.7L v8 que só deu dor de cabeça, poderia ter aproveitado melhor alguns produtos da detroit diesel, então parte do grupo... só como exemplo, a série 51 foi subaproveitada ao ser aplicada apenas em aplicações marítimas e estacionárias, e hoje não há nenhum modelo de passeio da chevrolet ou nenhuma outra divisão da gm com opção de motor a diesel no mercado americano, enquanto modelos similares em outros mercados são mais valorizados quando equipados com tal motorização... a meu ver os motores 1.3 e 1.9 cdti ecotec poderiam estar debaixo do capô da maioria dos modelos da chevrolet americana, e os motores 2.5 (4 cilindros) e 3.0 (v6) cdti seriam boas opções para os sedãs maiores, as caminhonetes e sport-utilities médias (incluindo o hummer h3) e talvez até as versões básicas da silverado e da van express...

http://www.opel.pt/action/go?page=movano_technical&cntryCd=PT&langCd=pt&webSiteId=GBPPT#3

http://www.opel.pt/action/go?page=astra_wagon5d_technical&cntryCd=PT&langCd=pt&webSiteId=GBPPT#5

http://www.opel.pt/action/go?page=signum_technical&cntryCd=PT&langCd=pt&webSiteId=GBPPT#4

cRiPpLe_rOoStEr
16/11/2008, 03:51
fico imaginando qual poderiam ser as consequencias práticas disso pra quem tem um GM na garagem... :pensativo::pensativo:

Falta de peças de reposição?? Queda no valor de revenda???

se o pior acontecesse provavelmente as peças de reposição não acabariam tão rapidamente devido ao fornecimento independente... incluindo as "roubautos"...:parede::parede::parede:

zero_sp
16/11/2008, 13:03
No Brasil não tem problema.
Além de fornecedores como robauto e carrefurto as empresas dão propina e o governo ajuda.
Imagina o que eles pagam de imposto e dinheiro ao sindicato.

cRiPpLe_rOoStEr
17/11/2008, 22:39
assim como a dodge substituiu as vans ram pela sprinter montada em ckd, a gm poderia subtituir a express pela opel movano/renault master, talvez até usando alguns componentes brasileiros... ou talvez pela versão de tração traseira, que por enquanto é exclusividade da renault... a ford é que tem uma carta na manga que é a transit, e não precisa depender de parcerias com outras empresas...

lpfm
19/11/2008, 00:28
Srs,
vou tentar contribuir: A gm perde 2mil usd por carro que fabrica nos USA. Aqui ela eh lucrativa, obviamente alguem compra o negocio aqui se for o caso!
Bom, voltando aos USA o problema da GM eh o sindicato, ou seja americano ganha demais comparado aos xing ling! Obama ja disse: tem q sentar: acionistas, credores e sindicatos para chegarem a uma solucao de longo prazo. Dessa forma Obama coloca a grana do contribuite na Gm. Caso contrario vai pro buraco mesmo, nao tem jeito.
Os Xing lings vao fazer com automoveis o que fizeram com dvds! levaram o preco de mil reais para 200 conto!!Os carros seguirao o mesmo caminho!

lpfm
19/11/2008, 00:33
Continuando, compahias nao financeiras, isto eh, todos fora os bancos, nao apresentam risco sistemico "efeito domino" pois nao tem balancos alavancados 40x como os bancos americanos.
Um bom exemplo eh a DELPHI, foi p/ buraco la fora e aqui seguiu funcionando por ser lucrativa!

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 00:47
independente de receber dinheiro do governo ou não:pipoca:, se a gm fizesse como a volkswagen, mercedes-benz e bmw, e desse algum espaço aos motores a diesel na linha de carros e sport-utilities, poderia enfrentar menos problemas financeiros:pensativo::pensativo::pensativo:... as vendas e, conseqüentemente, a produtividade, aumentariam...:concordo: a produção de biodiesel caseiro nos estados unidos está aumentando, e alguns consumidores que antes compravam modelos da gm migram principalmente para a volkswagen:putz::putz::putz:... ou mesmo se insistir nos motores do ciclo otto:parede::parede::parede::parede: poderia substituir uma parte considerável de seus motores entre 2 e 3 litros por outros menores com turbo... a audi ja se mexeu e introduziu no mercado americano o motor 1.4tfsi no lugar do 1.6 e do 2.0 aspirados:palmas::palmas::palmas:... no caso da chevrolet, um motor semelhante poderia equipar aveo, cobalt e até o malibu (que usa a plataforma do vectra europeu, que ja tem uma versão 1.6 turbo)... e poderia, ou melhor, DEVERIA, aproveitar melhor a experiência da saab em sobrealimentação...

lpfm
19/11/2008, 00:55
CRIPPLE,
De onde ela tira grana p/ essa mudanca toda?Dado que ela so tem caixa para mais 2 meses.... Isso que vc falou nao tenho como julgar, mas me parece logico. contudo implementar isso eh q sao outros 500!

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 01:08
CRIPPLE,
De onde ela tira grana p/ essa mudanca toda?Dado que ela so tem caixa para mais 2 meses.... Isso que vc falou nao tenho como julgar, mas me parece logico. contudo implementar isso eh q sao outros 500!

até não seria tão difícil, tendo em vista que ja fabricam o ecotec nos estados unidos principalmente para o cobalt e a hhr... e ja tem até uma versão 2.0 turbo usada no cobalt ss que poderia servir até no hummer h3... de acordo com as regras da FIA para cada litro de cilindrada de um motor turbo equivale a um motor 1.7 aspirado, e o h3 inicialmente tinha um motor 3.5, enquanto a colorado, com a qual compartilha a plataforma, usava um motor 2.8...:concordo:

lpfm
19/11/2008, 01:11
Hehe, vc acredita que realmente da p/ fazer isso entre fabricas como se fosse um lego????E sem custo???:shock:

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 01:28
Hehe, vc acredita que realmente da p/ fazer isso entre fabricas como se fosse um lego????E sem custo???:shock:

as corporações visam lucro o mais rápido possível... por isso a gm fez um chassi modular que acomoda desde motores de 4 cilindros até o bom e velho v8 small-block... e com uma maior escala de produção de turbos e intercoolers, mais acessível ficariam esses componentes e futuros aperfeiçoamentos... mas quem ia ralar mesmo seriam os marqueteiros, fico pensando como eles fariam para convencer os americanos a voltarem a comprar caminhonetes médias com motor 2.0...

jeisonk
19/11/2008, 10:58
http://br.advfn.com/noticias/MERCADO-NACIONAL-BM-FBOVESPA-Ajuda-a-montadoras_29401557.html

Tá esquentando o negócio

jeisonk
19/11/2008, 10:59
Montadoras pedem pacote para evitar falência

As três grandes montadoras americanas - GM, Ford e Chrysler ? pedem aprovação urgente de um pacote adicional que soma 25 bilhões de dólares para evitar falência e contribuir com o colapso da economia nos Estados Unidos. A democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Representantes, declarou que para esta ajuda, as empresas devem seguir regras restritas, onde além de desenvolverem novas tecnologias aos automóveis com o objetivo de causar menores impactos ecológicos, serão congelados todos os salários e benefícios recebidos pelos diretores. Com uma posição mais severa, o senador Richard Shelby diz que estas empresas deveriam ter sua falência decretada por possuírem modelos fracassados.

Fonte: newsletter da ADVFN

lpfm
19/11/2008, 12:08
Nao eh uma questa de modelo fracassado, pq eles vendem. O problema é o custo...Sindicatos e etc...

jeisonk
19/11/2008, 12:17
LP, talvez ele esteja se referindo à isso, modelos fracassados -> modo de trabalho, de organização fracassado.

folgado
19/11/2008, 18:32
Ação da GM cai ao menor nível em mais de 60 anos e vale menos de US$ 3
As ações da General Motors despencam nesta quarta-feira mais de 15%, cotadas a menos de US$ 3, batendo no nível mais baixo em mais de 60 anos
http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/11/19/ult4294u1914.jhtm (http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/11/19/ult4294u1914.jhtm)

lpfm
19/11/2008, 23:23
LP, talvez ele esteja se referindo à isso, modelos fracassados -> modo de trabalho, de organização fracassado.
Tem razao, o modelo de negocio eh fracassado. Mas enfim a melhor saida de fato eh a concordatra

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 23:46
Tem razao, o modelo de negocio eh fracassado. Mas enfim a melhor saida de fato eh a concordatra

o problema da concordata é que a confiança dos investidores e do mercado vai abaixo:putz::putz::putz:... no momento é bom usaar mais componentes intercambiáveis entre os modelos das diferentes divisões da corporação... aumentar a escala de produção para facilitar a reposição de peças e proporcionar custos mais baixos... tornar tecnologias como a do turbo mais acessíveis...

folgado
20/11/2008, 00:34
o problema da concordata é que a confiança dos investidores e do mercado vai abaixo:putz::putz::putz:... no momento é bom usaar mais componentes intercambiáveis entre os modelos das diferentes divisões da corporação... aumentar a escala de produção para facilitar a reposição de peças e proporcionar custos mais baixos... tornar tecnologias como a do turbo mais acessíveis...

a solução é essa mesma, só faltou complementar com um pequenino detalhe: ... receber 25 bilhões de dólares dos contribuintes...

lpfm
20/11/2008, 00:45
so q se nao baixar o custo(mao de obra) nao vira! e os 25 bi vao embora rapidinho. Ou seja, a gm nao faz so SUV pq acha bom, mas pq eh o que da menos prejuizo. Minha opiniao, nao tem jeito vai p/ concordata. Dai acionistas, sindicalista e credores vao arrumar solucao. Na concordata entra o Obama em acao com seus 25bi.A grana so vem com uma solucao sustntavel de longo prazo

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 00:45
a solução é essa mesma, só faltou complementar com um pequenino detalhe: ... receber 25 bilhões de dólares dos contribuintes...

eu não vejo problema no governo americano dar a grana para a gm... é melhor do que deixar falir, a gm ja botou e ainda bota mto dinheiro nas mãos daquele governo e tem mtos pais de família que dependem dessa corporação... não acredito que seja tão fácil recolocar essa gente toda no mercado de trabalho depois de um colapso econômico que se desencadearia com a queda dessa gigante...

lpfm
20/11/2008, 00:46
dizer q concordata abala confianca! A queda da acao ja fez esse servico!

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 00:53
a situação da gm é de assustar, principalmente pq os dirigentes parecem ignorar as possibilidades que os cercam... poderiam fazer como os alemães estão fazendo, a bmw e a mercedes-benz com seus diesels e a audi com os diesels e o otto 1.4tfsi...

lpfm
20/11/2008, 00:59
Amigo Cripple, nao me leve a mal mas suas colocacoes nao tem fundamento economico algum, vou tentar pontua-las:
1- concordata eh diferente de falencia;acao a 3usd ja abala a confianca, pois o mercado antecipa o evento
2- o gov americano se estiver preocupado com familias, opera atraves da incentivo fiscal,
3- o gov americano nao eh papai noel, na da $$ assim! Eh dinheiro do contribuinte. Ou a gm apresenta plano viavel de longo pz ou vai p/ buraco
4-concordata salva empresas pois gera tempo p/adequar cash flow, obter ajuda governamental que demora e ter tempo de fazer tudo q vc fala(se organizar e baixar custo de producao)
5-Vc sabe a definicao de recessao?Pib negativo (crescimento negativo do Pib por 2 trimestres), isso gera desemprego nao tem jeito;
6-Gm na gera colapso economico pq nao eh alavancado como uma instituicao financeira. Gera sim muito desemprego e uma situacao ruim. Mas completamente diferente do caos gerado pela quebra da lehman e aig.

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 01:09
um problema da gm é que sempre foi mto acomodada, e agora um plano de reestruturação demanda um grande esforço que a curto prazo não será possível sem dinheiro no caixa... um jeito de fazer o dinheiro entrar seria a produção de modelos mais econômicos usando soluções já disponíveis, evitando o custo de projetos inteiramente novos, que ao menos em um primeiro momento seriam inviáveis...

lpfm
20/11/2008, 01:12
um problema da gm é que sempre foi mto acomodada, e agora um plano de reestruturação demanda um grande esforço que a curto prazo não será possível sem dinheiro no caixa...

Perfeita observacao!

lpfm
20/11/2008, 01:22
. um jeito de fazer o dinheiro entrar seria a produção de modelos mais econômicos usando soluções já disponíveis, evitando o custo de projetos inteiramente novos, que ao menos em um primeiro momento seriam inviáveis...
Ja aqui parece q vc nao leu o q escrevi anteriormente. A gm nao fabrica carros de baixo valor agregado pq o custo de producao inviabiliza. Ela faz SUV pq perde menos!!!portanto isso nao eh a solucao.
O que estamos debatendo basicamente eh o seguinte: Vc acha que se resolve com mudancas nas linhas de producao. Mas se o custo da producao nao for reduzido (o gde vilao sao os sindicatos!) nao tem jeito. A GM perde 2mil usd numa pick up e quase empata num SUV. Mas num carro popular perderia uns 4mil. Exemplificando, vc contrata alguem p/ montar os caros que tanto gosta, e acerta o salario por 10mil. Se vc montar um fusca(popular) vai vender por 1mil reais portanto perdeu 9! Mas se vc usar o mesmo tempo e montar um Porsche vai vender por 11, portznto ganhou 2! Assumindo nesse exemplo que o custo da materia prima eh = em ambos os casos.

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 02:20
tinha uma época que a gm exportava a pontiac trans sport para a europa com motor quad4 (originário da oldsmobile) 2.3L 16v de 4 cilindros a gasolina e um motor peugeot 1.9 turbodiesel apto a rodar com óleo vegetal natural, ideal para esses tempos de petróleo absurdamente caro... já que motores compactos não são o forte da gm talvez devesse aproximar-se mais de quem o faça... além do mercado doméstico, ficaria mais fácil "desovar" no exterior... e se a gm falir o jeito é beber para esquecer...


pode parecer coisa de hippie mas vale a pena ver...
http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html#2svo (http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html#2svo)
YouTube - Evolution Biodiesel Kits[/URL] (olha o jetta a diesel, um dos que estão "roubando" consumidores da gm...:parede::parede::parede:)
http://www.homebiodieselkits.com/homeprocessors.html (http://www.homebiodieselkits.com/homeprocessors.html)
http://www.fendel.com.br/kit.html (http://www.fendel.com.br/kit.html) (sistema NACIONAL similar ao elsbett alemão)

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 02:23
Ja aqui parece q vc nao leu o q escrevi anteriormente. A gm nao fabrica carros de baixo valor agregado pq o custo de producao inviabiliza. Ela faz SUV pq perde menos!!!portanto isso nao eh a solucao.
O que estamos debatendo basicamente eh o seguinte: Vc acha que se resolve com mudancas nas linhas de producao. Mas se o custo da producao nao for reduzido (o gde vilao sao os sindicatos!) nao tem jeito. A GM perde 2mil usd numa pick up e quase empata num SUV. Mas num carro popular perderia uns 4mil. Exemplificando, vc contrata alguem p/ montar os caros que tanto gosta, e acerta o salario por 10mil. Se vc montar um fusca(popular) vai vender por 1mil reais portanto perdeu 9! Mas se vc usar o mesmo tempo e montar um Porsche vai vender por 11, portznto ganhou 2! Assumindo nesse exemplo que o custo da materia prima eh = em ambos os casos.

realmente os sindicatos são f*da... mas baixando o custo de produção aumenta o lucro...:concordo: em nenhum momento eu disse que ficaria mais barato para o consumidor final...

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 06:40
fazendo motores menores e mais leves, o gasto com matérias-primas seria menor, possibilitando lucrar mais em cada motor produzido...
só como curiosidade, até porque não creio que a gm adotasse motores 2 tempos: teve um brasileiro que desenvolveu um mecanismo para que motores 2 tempos tenham lubrificação semelhante à de um motor 4 tempos, (http://www.motor2t.net (http://www.motor2t.net)) com um número de peças bem menor... eu ainda acho melhor queimar o óleo junto, como nos aeromodelos que usam metanol com óleo de rícino... mas esse sistema ficaria perfeito com um sistema de injeção direta de gasolina (ou álcool ou gás) como o da orbital engines australiana, usado por piaggio, bajaj, mercury marine e outros fabricantes de motores 2 tempos... e em época de crescimento no uso de biodiesel caseiro no exterior vale a pena lembrar os saudosos detroit diesel séries 51, 53 e 71...

davidss6
20/11/2008, 07:42
ontem estava lendo sobre o Volt, o projeto do carro elétrico da GM...

... 65 KM após 8 HORAS carregando na tomada :shock::shock:

... 800 e tantos KM se for usado um motor auxiliar a combustão (O que?? um carro com 2 motores??? poxa, o meu só tem um e já da problema $$$... imagina se tivesse 2... - muita gente ignorante com certeza vai pensar assim)

.... a maior dificuldade do projeto é referente a bateria (durabilidade e resfriamento), e por conta disso pode ser que a previsão do carro entrar em produção (final de 2010) seja adiada!!!

folgado
20/11/2008, 09:03
Se o governo Bush não ajudar antes da posse do Obama, a concordata é certa. Eles não têm caixa para custear as despesas até a posse do novo governo. Mas os Republicanos não são favoráveis ao apoio, então estamos nesse impasse.
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aK.YR3ovXQwY&refer=home (http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aK.YR3ovXQwY&refer=home)

folgado
20/11/2008, 09:06
GM: à beira da falência nos EUA, garante independência e investimentos no Brasil

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
19/11/08 - 21h15
InfoMoney
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1440312&path=/investimentos/ (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1440312&path=/investimentos/)


SÃO PAULO - À beira da falência, a General Motors tenta convencer o Congresso dos Estados Unidos a prestar socorro a sua situação financeira. Acompanhada das montadoras Chrysler e Ford, tenta US$ 25 bilhões para garantir suas operações até 2010. A imagem manchada da GM lá fora gera desconforto aqui dentro. Em caso de quebra da matriz, como fica a Chevrolet?

As vendas de automóveis atingiram o menor nível dos últimos 26 anos nos Estados Unidos, enquanto a maior eficiência das montadoras asiáticas ajuda a responder pelos prejuízos consecutivos da centenária montadora de Detroit. Mas a realidade no Brasil é outra. Apesar de assumir o cenário desafiador à frente, a Chevrolet - GM do Brasil - veio a público tranqüilizar o mercado; lembrar que dá lucro desde 2006.

Basicamente, a propaganda negativa da matriz pode trazer algum impacto às vendas da subsidiária brasileira, como viés de desvalorização de seus veículos no futuro. Frente a esta possibilidade, a GM do Brasil garantiu independência jurídica da matriz e reafirmou todos os investimentos programados para o País entre 2009 e 2012.

Entre os investimentos assegurados, destaque (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1440312&path=/investimentos/#) para a construção de um centro logístico em Porto de Suape no estado de Pernambuco, expansão do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul e construção de nova fábrica de motores na cidade de Joinville , Santa Catarina. Mesmo em caso de recuperação judicial da GM norte-americana, as atividades no Brasil não serão afetadas diretamente, segundo a empresa.

A GM, o Brasil e a realidade
O comunicado divulgado, com título de "A GM, o Brasil e a realidade dos fatos", mostra caráter mais tranqüilizador que informativo. Para tal efeito, destaca operações de sucesso na região, além do fato da subsidiária brasileira estar integrada à LAAM - operações da marca na América Latina, África e Oriente Médio - responsável pelo melhor desempenho operacional de todo conglomerado neste ano.

No mesmo sentido dos esforços da matriz, a subsidiária brasileira mostrou confiança de que as autoridades norte-americanas tomarão as medidas necessárias para combater a crise no setor.

Reconhecendo os problemas, mencionou que "a General Motors Corporation - assim como outras montadoras e empresas de outros setores - vem sofrendo as conseqüências da situação norte-americana", diante da "pior crise das últimas décadas".

De volta a 1942
A montadora de Detroit pode ser considerada um símbolo do capitalismo. Fundada por Billy Durant em setembro de 1908, se tornou a maior fabricante do mundo de veículos automotores. Chegou ao Brasil em 1925, operando em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O primeiro lançamento da marca Chevrolet foi o Opala, em 1968.

A crise da GM norte-americana é evidenciada pelo desempenho de suas ações (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1440312&path=/investimentos/#) na bolsa de Nova York. Com desvalorização de mais 9,7% nesta quarta-feira, as ações já perderam 90% do valor só em 2008, atingindo o menor nível em 66 anos.

Com o colapso do segmento como um todo nos Estados Unidos, as ações da Ford caíram mais 25% neste pregão (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1440312&path=/investimentos/#) e atingiram o menor patamar em 26 anos.

folgado
20/11/2008, 09:13
Senado americano adia votação de plano de resgate para setor automotivo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u469644.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u469644.shtml)

csirani
20/11/2008, 09:51
GM: à beira da falência nos EUA, garante independência e investimentos no Brasil


Quando a Victor Talking Machine Company faliu em 1929, ficou a subsidiária dela no Japão, a Victor Company of Japan.

Hoje a JVC é umas das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo.

Tenho visto uma mera semelhança da GM e o poder público brasileiro, sendo que, em períodos da vacas gordas, ambos criaram um elefante branco que agora não está conseguindo carregar o próprio peso.

Em ambos os casos, quando se fala em reestrutura, em cortar benefícios, é como mexer com uma vespeira mata-cavalo: a simples aproximação já deixa a bicharada toda ouriçada.

No caso do poder público, este tem a opção de atacar nossos bolsos ao invés de cortar gastos, mas como a GM não tem essa opção, a coisa ficou preta para o lado dela.

Vi na tv um economista falando que o principal problema da GM, são os benefícios concedidos ao longo do tempo e o plano de previdência ( que em alguns casos ela chega ter dois funcionários inativos ganhando polpudas aposentadorias, para cada funcionário na ativa), alie isso há um mercado cada vez mais competitivo e imagine o que vai dar.

E se olhares, verás que os planos de previdência da GM americana, mantém uma estreita semelhança com as nossas famigeradas aposentadorias especiais.

lpfm
20/11/2008, 10:34
Folgado, a diferenca ehq aqui se o calo apertar o lula manda a casa da moeda trabalhar em 3 turnos!!!!:mrgreen::mrgreen:
E deixa o banco central se virar com a inflacao, afinal inflacao eh um problema do banco central e nao do governo ne? :twisted::twisted::twisted:
Ja a gm, ou emite divida que ninguem compra, ou vai p/ concordata ela nao emite moeda

folgado
20/11/2008, 11:13
Sinceramente, acredito que os Republicanos, no final, vão aprovar a ajuda financeira. Americano venera seus próprios carros. Os EUA Não vão admitir a falência/concordata das "três grandes", e a consequente invasão de carros japoneses, coreanos, alemães.
Além desse aspecto, e muito mais importante, é o estrago no mercado financeiro mundial, já bastante combalido. Se realmente os EUA pretendem suplantar a crise econômica mundial, a maior desde 29, devem sim ajudar as montadoras.
O que estão costurando é um compromisso com novas tecnologias, para após liberarem o dinheiro.
Nos próximos 30 dias algo deve ser feito, com repercursão direta nas bolsas de valores.
Vejam que Dow Jones caiu abaixo dos 8.000 pontos, patamar igual ao de 5 anos atrás, caiu 40% em 1 ano (http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=DJI&fq=D&ezd=1Y&index=5 (http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=DJI&fq=D&ezd=1Y&index=5))
As ações da GM caíram 90% em 1 ano ontem caíram 9,71%(http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=gm&fq=D&ezd=1Y&index=5 (http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=gm&fq=D&ezd=1Y&index=5))
A coisa tá feia mesmo.
Se nada for feito por lá, essa "marola" de que o Lula fala vai se transformar num "tsunami"...

lpfm
20/11/2008, 11:28
Eu acredito que o SP va a 700 ptos...... E o gov brasileiro continua minimizando a situacao global!!!
A gm, concordo q leva grana. mas e ate la? Como fica?Nessas situacoes, 1 dia eh uma eternidade........
abs,
lp

folgado
20/11/2008, 13:06
As ações da GM caíram 90% em 1 ano ontem caíram 9,71%

Exatamente agora, as ações da GM estão caindo 10,4% cotadas a US$ 2,50 (Há menos de 1 ano estavam a US$ 30,00).
Certamente não vai dar para "aguentar" até a posse do Obama em 20/01. O governo vai ter que agir antes...

Fernando Nascimento
20/11/2008, 15:18
Acho Que Não Tem "jeep", Que Possa Tirar A Gm Desse Atoleiro, 4x4,guincho,bloqueio, Etc.... Não, Não Vai Ajudar Muito, Isso Faz Parte Da Nova Econômia, Este é O Tiro No Pé

folgado
20/11/2008, 17:04
EUA: senadores fecham acordo para resgate de montadoras


http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200811201820_AFP_77643426 (http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200811201820_AFP_77643426)

folgado
20/11/2008, 19:36
Congresso dos Estados Unidos nega ajuda a montadoras

Segundo líder da maioria no Senado, legisladores podem se reunir em dezembro, se houver proposta viável

WASHINGTON - O Congresso não irá aprovar nesta semana uma legislação de emergência para socorrer as montadoras norte-americanas (http://busca.estadao.com.br/JSearch/CBQM!cBQM.action?e=&s=montadoras%20norte-americanas), mas pode voltar a se reunir em dezembro se as empresas apresentarem um plano viável para sua sobrevivência, afirmou o senador Larry Reid (Partido Democrata/Nevada), líder da maioria no Senado dos EUA.
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco281032,0.htm (http://www.estadao.com.br/economia/not_eco281032,0.htm)

cRiPpLe_rOoStEr
22/11/2008, 01:09
o bush só está deixando o circo pegar fogo pq ele quer deixar a bomba explodir na mão do obama... mas se a gm fosse fabricante de armas seria capaz dele tirar dinheiro do próprio bolso para salvar...

folgado
26/11/2008, 23:11
Cresce a chance de resgate, montadoras voltam às manchetes e disparam

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
26/11/08 - 20h54
InfoMoney


SÃO PAULO - Após argumentarem diante do Congresso norte-americano, durante boa parte da semana passada, o por quê merecem ser socorridas, as grandes montadoras de Detroit saíram do noticiário. O Citi conseguiu a tão aguardada ajuda do governo neste início de semana e ofuscou GM, Ford e Chrysler. Mas a quarta-feira (26) trouxe estas empresas de volta às manchetes.

As ações de Ford e GM figuraram entre os grandes destaques da bolsa de Nova York, com surpreendentes disparadas. Mesmo sem conseguir algum plano de resgate específico do governo, cresce o sentimento de Barack Obama não deixará Detroit ruir.

Além do anúncio de Paul Volcker para o cargo de chefe do comitê destinado ao controle da crise, Obama voltou a manifestar solidariedade com a complicada situação das montadoras. Confirmando mais uma vez a elaboração de um novo pacote de estímulo já para janeiro, o presidente-eleito reforçou os rumores de que as montadoras terão atenção especial.

Paralelamente, seguem os esforços de Detroit para se encaixar nas solicitações do Congresso norte-americano. Destaque para a GM, que segue com uma estratégia de corte de custos em evidência. No final desta quarta-feira, circulou na mídia internacional a notícia de que a maior fabricante de veículos do mundo pode vender, ou até largar, marcas como Pontiac, Saab, Saturn e Hummer, de sua posse. A decisão pode reduzir ainda mais a estrutura de custos da empresa.
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1445679&path=/investimentos/ (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1445679&path=/investimentos/)

folgado
26/11/2008, 23:13
Pô, justo agora que decidi comprar um Hummer, ele vai deixar de ser fabricado...
Caceta, o jeito é comprar um Stark mesmo :twisted:

folgado
28/11/2008, 00:16
Carro elétrico é esperança da GM contra falência
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200811271644_NYT_77659838 (http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200811271644_NYT_77659838)

http://img.terra.com.br/i/2008/11/27/924110-4564-cp2.jpg
Carro elétrico da GM deve chegar em 2010 por US$ 40 mil

davidss6
28/11/2008, 18:28
A GM ainda vai ter que trabalhar muito nesse projeto pra ele se tornar viavel/rentavel...

E esse prazo de 2010 já li que é furado :roll::roll:

folgado
02/12/2008, 22:19
Fim da linha mais próximo: sem ajuda imediata de US$ 4 bilhões, GM não fecha o ano

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1450974&path=/investimentos/ (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1450974&path=/investimentos/)

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
02/12/08 - 19h50
InfoMoney

SÃO PAULO - A situação da General Motors se agrava. A volta das montadoras ao Congresso norte-americano nesta terça-feira (2) tinha o propósito de expor os argumentos de cada uma para defender sua viabilidade a um aporte do governo. Depois de a Ford listar uma série de medidas para reduzir custos, a defesa da GM beirou o desespero. A companhia precisa de US$ 4 bilhões imediatamente para conseguir fechar o ano. Ao todo, pediu por US$ 18 bilhões para sobreviver.

"Os primeiros US$ 4 bilhões são cruciais", afirmou Fritz Henderson, executivo da centenária montadora de Detroit. Depois de a companhia jogar seu destino nas mãos do governo ao confirmar que está no limite de caixa para continuar operando, o recuo das vendas persistiu, se aprofundou; puxou a GM ainda mais para o buraco.

O fato é que se o governo não autorizar nas próximas horas o resgate de US$ 18 bilhões, pode-se considerar o fim da linha para a GM. "Não há plano B", reiterou Henderson.

Viabilidade
O desafio da GM é imenso. Apesar da solidariedade do presidente-eleito Barack Obama, boa parte dos partidários deixaram bem claro que a empresa precisa provar ser um investimento (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1450974&path=/investimentos/#) viável. Antes mesmo do estourar da crise, a companhia já vinha de prejuízos consecutivos.

Com a deterioração das condições de consumo, o mercado norte-americano de veículos bateu no pior cenário dos últimos 25 anos. Enquanto a GM se declarava ao Congresso, os dados de novembro apontavam queda de 41% nas vendas da montadora.

Ford: complicado, mas nem tanto
Antes da GM, a Ford havia divulgado sua estratégia para as autoridades norte-americanas. A companhia focou seus esforços na redução de custos. Garantiu redução drástica nos salários de seus altos executivos, iniciativa também tomada pela GM.

A segunda maior produtora de automóveis dos EUA marcou retração de 31% nas vendas de veículos leves em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado. A situação da Ford, porém, parece melhor que a da rival. A companhia pede por US$ 9 bilhões, metade do montante pedido pela GM.

Apesar dos percalços, o mercado parece acreditar na aprovação da ajuda: as ações (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1450974&path=/investimentos/#) da GM subiram mais de 5% no pregão (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1450974&path=/investimentos/#) regular e seguem em alta no after hours da bolsa de Nova York.

Muito acima dos US$ 25 bilhões
Também na mira, a Chrysler se uniu a Ford e GM e clamou pela aprovação de um plano de socorro ao setor, pedindo US$ 7 bilhões. O montante total pleiteado pelas três gigantes de Detroit supera os US$ 25 bilhões solicitados inicialmente ao Congresso. A situação se agrava.

Cada vez mais próxima do fim da linha, a GM depende como nunca do aporte do governo. Resta aguardar se conseguirá ou não comover o Congresso.

folgado
04/12/2008, 08:35
Por ajuda do governo, General Motors e Chrysler avaliam concordata

Por: Vitor Silveira Lima Oliveira
04/12/08 - 08h24
InfoMoney


SÃO PAULO - Sem conseguir convencer os congressistas norte-americanos para a aprovação de um pacote de ajuda, as companhias General Motors e Chrysler avaliam longe dos holofotes lançar mão de uma medida até então descartada para sobreviver - a concordata.

De acordo com informações extra-oficiais da agência Bloomberg, os executivos das indústrias automobilísticas avaliam a possibilidade de uma concordata sob termos pré-definidos, o que possibilitaria às empresas ter acesso a recursos do Estado.

Tais termos seriam negociados com fornecedores, credores e funcionários, a fim de que fosse criado um plano para reestruturação das companhias, segundo pessoas familiares com a questão ouvidas pela Bloomberg. Todavia, em função do porte global das companhias e dos diversos grupos de interesses presentes nas organizações, as negociações (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1452252&path=/investimentos/#) não devem ser encerradas antes da próxima semana, informou a agência.

Contradição
A possibilidade vai de encontro às afirmações das empresas de Detroit, que rejeitavam qualquer possibilidade de concordata, desde o início da peregrinação de seus executivos a Washington em busca de recursos governamentais para o resgate do setor automobilístico.

De acordo com a posição oficial das empresas, uma reestruturação sob concordata não seria possível, pois induziria uma grande liquidação no mercado com a quebra da confiança (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1452252&path=/investimentos/#) dos consumidores na capacidade das empresas em oferecer garantias e reposição de peças.
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1452252&path=/investimentos/ (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1452252&path=/investimentos/)

folgado
05/12/2008, 22:33
Neste final de semana, ou no começo da semana que vem algo vai ocorrer em relação às montadoras.
Veja o gráfico da GM:
http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=gm&fq=D&ezd=1M&index=3 (http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=gm&fq=D&ezd=1M&index=3)
Até o dia 20 de novembro, a ação bateu os U$ 2,50, voltou a subir até U$ 5,50, mas hoje caiu para U$ 3,96. O mercado está sinalizando algo que está prestes a ocorrer.

folgado
22/12/2008, 22:54
GM desaba 21%, ignora resgate e vê Credit Suisse cortar preço-alvo para US$ 1

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
22/12/08 - 19h57
InfoMoney


SÃO PAULO - Mesmo após o resgate do governo norte-americano no final da semana passada, as ações (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1468586&path=/investimentos/#) da General Motors seguem ladeira abaixo. Desabaram mais de 21% nesta segunda-feira (22), com o mercado repercutindo a possibilidade da ajuda de US$ 17,4 bilhões ser insuficiente para a sobrevivência da maior fabricante de veículos do mundo.

Nesta sessão, pesou o downgrade agressivo realizado pelo banco suíço Credit Suisse. A instituição rebaixou a recomendação às ações da montadora de "neutra" para "underperform (http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=667906&path=/investimentos/)" - abaixo da média.

Não bastasse o corte na sugestão, o Credit Suisse reduziu o preço-alvo dos papéis para US$ 1. Frente aos US$ 3,5 do fechamento desta segunda-feira, a perspectiva é de desvalorização de mais 28%.

Paralelamente, a agência de classificação de risco Standard & Poor's afirmou que o risco de quebra da montadora continua elevado, mesmo com o aporte de US$ 17 bilhões do governo norte-americano e de US$ 4 bilhões do governo canadense.

US$ 0
À beira da falência, a GM assistiu suas ações atingirem o menor nível desde 1946 no meio de novembro. Mesmo com o resgate do governo, cresce o sentimento de que um processo de recuperação judicial é inevitável. A companhia vem de quatro anos seguidos de prejuízo e se depara com o menor patamar de vendas de veículos nos Estados Unidos dos últimos 26 anos.

No início de novembro, os analistas (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1468586&path=/investimentos/#) do Deutsche Bank reduziram o preço-alvo das ações da montadora para US$ 0. Três dias antes, a companhia havia acabado de anunciar (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1468586&path=/investimentos/#) que seu caixa estava em nível de emergência para continuar operando.
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1468586&path=/investimentos/ (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1468586&path=/investimentos/)

cRiPpLe_rOoStEr
23/12/2008, 01:59
uma coisa que me deixa louco é que a gm poderia resolver ao menos uma parte considerável de seus problemas com tecnologias ja prontas...

o sistema de tração elétrica usado pelos protótipos fuel-cell e pelo saturn ev1 poderia ser aproveitado (e aperfeiçoado constantemente), por exemplo, no volt...
poderia até mesmo ser introduzido comercialmente um modelo da cadillac com fuel-cell para concorrer com o bmw 760h, pois devido ao alto valor agregado justificaria o investimento inicial e daria um upgrade na imagem da corporação...
poderiam aproveitar melhor as tecnologias do turbocompressor e da injeção direta, largamente usadas pela opel e pela saab, para promover o "downsizing" dos motores... até mesmo o americano, se for para segurar uns trocados a mais a cada ida ao posto de combustível, aceita um motor menor... com tais recursos, o motor 3.7l dohc de 5 cilindros usado no hummer h3 poderia ser usado até num cadillac escalade esv, que atualmente roda com motor 6.2l v8 ohv... vale lembrar que a lincoln, arqui-rival da cadillac, está para finalmente abolir os v8, depois da experiência do motor ohc 2.3 turbo feito em taubaté para exportação...
DEVERIAM ter explorado melhor o potencial da detroit diesel durante a década de 70 ao invés de ter feito aqueles motores oldsmobile diesel que são considerados responsáveis pela aversão de americanos ao diesel em carros de passeio... os excelentes motores detroit diesel 3-51 e 4-53t poderiam servir, por exemplo, desde um nova até uma suburban, passando pelos cadillacs e buicks... vale lembrar que o motor 3-53t chegou a ser adaptado até em modelos da ford como a f350... hoje poderiam estar usando os motores vm motori r315dohc, r420dohc, r428dohc e r630dohc do aveo ao impala, incluindo modelos da saturn, cadillac, buick e pontiac, passando pelas caminhonetes mid-size e até pelas versões básicas da silverado e da van express... a mercedes-benz, a volkswagen e a bmw estão investindo na "dieselização" de suas linhas no mercado americano, e a gm possui 50% do capital da vm motori...
não deveriam ter encerrado o projeto do ev1 da forma que o fizeram... chegaram até a fazer uns protótipos HÍBRIDOS plug-in que foram destruídos com o fim dos contratos de leasing... com o aperfeiçoamento dos sistemas elétricos poderiam estar dando um baile no toyota prius e no honda civic hybrid...
poderiam ter aproveitado melhor a experiência de painéis de carroceria em plástico que era regra na saturn até o lançamento do ion... carrocerias mais leves e feitas com material que proporcionava mais facilidade na confecção de carrocerias mais aerodinâmicas...
embora o americano tenha mania de dizer que "there is no replacement for displacement", durante a crise do petróleo foi correndo para os japoneses e o vw rabbit diesel chegou a ser usado até como táxi...

folgado
18/02/2009, 10:01
Parece que não vai ter jeito mesmo:

Crescem as chances de a GM e a Chrysler pedirem concordata, diz Wall Street Journal

Governo Obama estuda a possibilidade de reestruturar as montadoras sob a proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências do país

http://portalexame.abril.com.br/negocios/crescem-chances-gm-chrysler-decretarem-falencia-422052.html (http://portalexame.abril.com.br/negocios/crescem-chances-gm-chrysler-decretarem-falencia-422052.html)



Ontem (17/02/09), as ações da GM na bolsa de Nova York caíram quase 13%:

http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=gm&fq=D&ezd=1M&index=3

folgado
20/02/2009, 08:56
Força tarefa de Obama se reúne, em meio a rumores sobre fusão de GM e Chrysler

Por: Vitor Silveira Lima Oliveira
20/02/09 - 08h35
InfoMoney


SÃO PAULO - No dia em que o grupo de trabalho designado por Barack Obama para supervisionar a recuperação do setor automobilístico nos EUA realizará seu primeiro encontro, o mercado volta a especular sobre a possibilidade de uma fusão entre Chrysler e General Motors.

Afligidas por contínuas necessidades de capital, as duas companhias de Detroit buscam novos empréstimos (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1509127&path=/investimentos/#) junto ao poder público, desta em até US$ 21 bilhões, para viabilizarem seus planos de recuperação. O pedido será analisado pelo grupo supervisor do governo, que será gerido pelo secretário do Tesouro - Timothy Geithner - e o assessor da presidência Lawrence Summers.

A novidade do plano de reestruturação apresentado nesta semana pela Chrysler, todavia, ficou por conta da explícita sinalização sobre uma fusão com a GM - hipótese que havia sido aventada no final do ano passado, quando as montadoras foram inicialmente a Washington pedir recursos, mas logo descartada.

A melhor opção?
Uma fusão com a GM "criaria uma companhia melhor posicionada para competir com a Toyota e outros fabricantes de fora dos EUA", afirmou a Chrysler. Todavia, não há negociações (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1509127&path=/investimentos/#) oficiais entre as duas empresas (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1509127&path=/investimentos/#) com esta finalidade, cujas possibilidades de execução giram em torno de uma operação obrigada pelas autoridades.

Outro fator de empecilho para a fusão entre as tradicionais companhias é o acordo da Chrysler com a italiana Fiat, que receberia fatia de 35% no capital da empresa norte-americana e em troca concederia acesso a mercados espalhados pelo mundo e tecnologia para fabricação de carros compactos.

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1509127&path=/investimentos/ (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1509127&path=/investimentos/)