PDA

Ver Versão Completa : São Paulo - Chile



wagnergta
11/11/2008, 00:33
Ola pessoal,

São Paulo - Santiago, será nossa (eu e minha esposa) primeira experiência de longa distancia numa 4x4. E estou cheio de dúvidas, se puderem me ajudar, aí vão algumas :

Tenho um Airtrek 2005. Ela aguenta o passeio? Precisa de algum acerto/ajuste/acessório?

Alguma sugestao de percurso bem interessante?

Alguma outra dica? O que evitar? Perigos?

Fico muito grato por qualquer informação.

Abs,

antonio73
11/11/2008, 06:59
Wagner, bem vindo ao fórum! Sou novo por aqui, comecei a frequentar este ano, mas tenho certeza que estás no lugar certo pra buscar por este tipo de informação. Em 03 de janeiro estou saindo de Floripa com destino a Ushuaia: vamos até Buenos Aires, daí para Santiago, Bariloche, Ushuaia e voltamos passando pelo Uruguai. É um chão enorme! Também é nossa primeira experiência longa de viagem pela América do Sul. Vamos só eu e minha mulher numa Ranger CD 2007. Existem inúmeros roteiros possíveis, alguns em que qualquer tipo de carro pode ser usado sem problemas outros em que só os melhores 4x4 com motoristas experientes devem tentar. Um caminho para "iniciantes" como nós pode ser por Mendoza, de asfalto, passando por altitude máxima de 3200m (túnel na divisa Argentina-Chile). Em Bariloche, por onde "volto" do Chile também é asfalto, altitude máxima de 1300m (fácil, fácil... e lindo!). Como disse, existem outros roteiros mais "radicais", passando por altitudes muito maiores em estradas de rípio, mas estes vou evitar por enquanto, pelo menos nesta primeira viagem. Em relação ao carro, precisas comprar um cambão (espécie de reboque) e um segundo triângulo de emergência, exigido na Argentina e Chile. Se teu carro for financiado precisas pedir autorização da financeira para sair do país com o carro e validar o documento nos consulados dos países a percorrer. Precisas contratar um seguro carta verde (barato), disponível na maior parte das seguradoras. Outra dica: se quiseres ficar em algum hotel especial, em alguma data específica, talvez seja bom antecipar reserva. Eu já reservei a viagem toda :shock: o que deu um bocado de trabalho. O rali Dakar passa pelo Chile e Argentina neste ano e dia 9 de janeiro é um dia de descanso em Viña del Mar. São milhares de pessoas ligadas à corrida, em hotéis, fora os turistas habituais. Não gosto de ficar "em qualquer lugar", nem de chegar numa cidade desconhecida de noite à procura de lugar pra ficar... Uma sugestão que posso dar para o Chile, mesmo ainda sem conhecer :mrgreen:, é passar por Viña del Mar e Valparaíso, cidades litorâneas bem próximas de Santiago. Eu vou ficar alguns dias em Algarrobo, litoral, um pouco ao sul de Vinã del Mar, num hotel na beira da praia. Preço ótimo, muito melhor que nas duas cidades vizinhas. Vou parar com o meu "livro" por aqui (ansiedade tá grande), vamos conversando, tenho certeza que outras opiniões mais experientes vão aparecer.

wagnergta
12/11/2008, 22:29
Ola Antonio,

muito obrigado pelas suas dicas, são muito boas !!!! E quanto à preparação física? Quanto km por dia vc recomenda?

abs,
Wagner

antonio73
13/11/2008, 06:11
Wagner, normalmente meu limite de conforto é de uns 800km por dia. Não é um limite físico, dá pra rodar bem mais, mas um limite do ritmo das férias, afinal de contas férias são pra curtir e não é diversão ter de correr contra o tempo pra chegar no destino. Em dois dos dias vamos precisar percorrer 1000km/dia, principalmente por falta de qualquer coisa por perto :mrgreen:, mas normalmente serão uns 700km/dia. Em outros dois dias, cruzando a cordilheira, as distâncias serão de uns 400km/dia porque provavelmente muitas paradas serão necessárias (pela paisagem), além do trânsito mais lento. Também resolvemos não ficar muitos dias seguidos na estrada: o limite serão dois dias de estrada, com um "descanso" de pelo menos um dia em algum lugar interessante.

cacella
31/01/2009, 07:56
Em 1998 fiz uma viagem dessas completa de 17000km Brasilia/Foz do Iguaçu/Corrientes/Salta/Calama/Antofagasta/Santiago/Aconcagua/Puerto Montt/Bariloche/Ruta 40 de Ripio até El Calafate/ Rio Gallegos/Trelew/Mar del Plata/Buenos Aires/Brasilia

Em um Fiorino 1.5.

Essa historia de perigos e 4x4 é conversa. Muito facil, passei até riachos. Estradas de ripio (cascalho) precisam de calibragem até 50 no pneu. Só é necessário cuidados especiais ou 4x4 em condições MUITO extremas, o que não é o caso de uma viagem a passeio em estradas de terra/cascalho mesmo com travessia de riachos até uns 20/30cm de profundidade. Qualquer carro decente faz isso.

Fui até 4900m de altura e o carro com injeção eletronica aguentou bem.

Um abraço

Pato jipeiro
01/02/2009, 17:03
Wagner

Todoas as regiões que voce vai são tranquilas e civlizadas, pode ir bem tranquilo. Algumas dicas que não lhe deram. Leve 1/3 do que voce pretende gastar em dinheiro, mas em dolares, que são mais fáceis de trocar do que em reais, e o resto num cartão smart money. (o Banco itau permite saques na Argentina). Não espere mais preços super camardas na Argentina, eles devem estar batendo com os do Brasil. Reserve pelo menos 1 dia para passear no parque de Foz do Iguaçu, e em Mendoza. Evite ir depois de março, pelo frio, e nunca no inverno, pois o frio é barra e o tunel pode fechar. Eu fui sempre de avião, onibus e carro aluguado, mas uma dica que eu vi e achei legal é gravar uns CDS de musica brasielira para fazer uma amizade e quebrar a barra com os guardas, e para dar de presennte para os amigos que voce conhecer pelo caminho. Outra dica importante é que o ripio escorrega, então mesmo tracionado, nao passar de 70/80 km. e diminuir bem a velocidade quando ha veiculo em sentido contrario, para evitar o rsico de quebra dos parabrisisas...