Ver Versão Completa : Manta termo-acústica (Asfáltica)
Grande All,
Fiz uma pesquisa (comecei bem !!!) sobre revestimento interno do capô com aquela manta asfaltica de laje. Pelo que eu li os resultados foram bons, porém estou precisando de mais dicas.
O forro da Hilux é de lã de vidro e feltro, com o tempo e os @#%$$ dos lavadores de carro este forro começou a soltar. Pior de tudo é que os pedacinhos foram para o filtro de are o motor começou a fazer um barulho diferente, na verdade gritava em 3000 rpm :? :?
Aquele separador de pó ( tampa dupla com uma borrachinha por fora) segurou bem os pedaços maiores mas o filtro saturou rapidinho.
Existe um trocador de calor do turbo muito próximo do capô, estou preocupado de colocar a manta e ela derreter. Será que a tinta do capô vai mudar de cor devido ao calor???
Duvida:
Será que a tinta do capô vai mudar de cor devido ao calor???
Motor diesel aquece mais que nos jeeps a gasolina????
Eles tem mais vão livre entre o motor e o capô???
Se colocar aquela entrada de ar igual das Mitsubishi melhora???
Esteticamente vai ficar bom????
Será que tem alguma entrada que não fique com cara de Mitsulux???
Tentei nas autorizadas a manta original , o resultado foi frustante........
[ ]´s aguardando umas dicas e experiencia de quem já fez
Na minha SW4 tinha um sanduiche de lona (aquela verde) com o miolo de manta de feltro. Resistiu por 6 anos mas lona começou a rasgar, dai troquei por uma manta de feltro betuminado, o lado preto voltado para o motor e o outro lado colado no capô. Até agora está indo bem, ou melhor, não foi a lugar nenhum, continua pregada lá.
Nunca tinha ouvido falar em manta asfáltica colada no capô, é uma prática usual? Para que ela cole não é necessário aquecimento? Não vai estragar a pintura do capô?
Veja as fotos do jipe do Lassis, a parede corta fogo foi toda revestida com esta manta.
Estou andando sem nada agora para isolar o calor do motor, minha preocupação é começar a queimar a pintura :x :x
Caio,
Queimar a pintura eu acho que não vai não, pois a maioria dos carros sem luxo, mesmo os não 1000, saem de fábrica sem o isolamento pois, segundo as fábricas, o isolamento é mais acústico que térmico.
Tive uma Saveiro a álcool desse jeito e era quente e barulhenta, mas nunca queimou a pintura.
[]'s
O Problema é que nos motores a Diesel a temperatura é muito superior que nos carros à alccol ou gasolina, por isso a preocupação do Caio é válida!!!! Acho que uma entrada de ar no capô, tipo a da L200, não adiantaria muito, ainda mais que aquela entrada serve para "canalizar" ar para o intercooler e não refrigerar o motor.
[]'s
Esse tubo de aluminio fundido leva o ar da turbina (quente!!) para a admissao. Ele fica muito proximo do capo e esquenta muito.
A ideia da entrada seria para aliviar o calor em cima do tubo.
:arrow: Nunca teria a função de intercooler pela pequena area de contato.
Caio, particularmente não gosto dessas entrade de ar no capô, acho que na Hilux não fica, esteticamente, bonito. Além disso se fosse necessário esse entrada de ar, viria original de fábrica.
Como o Escória disse, essas mantas de revestimento tem como finalidade maior redução de ruido do motor. Tive uma Toyota 91 com motor 709 que não tinha nenhuma manta no capô, mas nesse caso acho que o motor não ficava tão próximo do capô como na Hilux!
Acho + negócio você procurar uma manta + comum tipo essa que o Bruno BB citou, ao invés de cortar o seu capô....... a menos que ache bonita aquelas entradas de ar da L200.
[]'s
Caio,
Já tive experiência semelhante, e a saída foi comprar a forração original. Custa muuuuuuiiiiito. Mas vale cada centavo. É só não deixar neguinho do posto passar o jato de água nela, que ela resiste prá toda vida.
A sua preocupação é válida, sim. Como já disse o Pinhal, a temperatura dos motores diesel é mais elevada. Se você conseguir utilizar essas mantas de revestimento genéricas, beleza. O dificil é fazer uma que fique bem instalada, pois a dá Hilux é estruturada, e fica suspensa por presilhas.
[]´s
Caio, particularmente não gosto dessas entrade de ar no capô, acho que na Hilux não fica, esteticamente, bonito. Além disso se fosse necessário esse entrada de ar, viria original de fábrica.
Como o Escória disse, essas mantas de revestimento tem como finalidade maior redução de ruido do motor. Tive uma Toyota 91 com motor 709 que não tinha nenhuma manta no capô, mas nesse caso acho que o motor não ficava tão próximo do capô como na Hilux!
Acho + negócio você procurar uma manta + comum tipo essa que o Bruno BB citou, ao invés de cortar o seu capô....... a menos que ache bonita aquelas entradas de ar da L200.
[]'s
Caio,
Outra solução é colocar um módulo de resfriamento forçado, como o da foto. É de uma metalúrgica nacional e acho que pode ajudar.
http://www.ventisilva.com.br/vcl_preto.jpg
:D :D :D :D
[]'s Sacaneando um pouquinho
Elmer_Jeep
13/09/2004, 16:20
Desculpa ae galera mas todos os motores 4 tempos trabalham numa temperatura em torno de 90 graus, alguns à gasolina injeção eletrônica chegam à 95 graus. A temperatura de funcionamento de um motor é na faixa dos 90 graus, se for mais do que isso o motor funde e se for menos(sem valvula termostática) não apresenta o rendimento ideal. :wink:
Sobre a utilização de manta asfáltica eu coloquei sob a parede de fogo do meu Jeep e na tampa da caixa de marchas(assoalho), com o tempo ela se solta e no caso de ser colocada no capu ela pode se soltar com o calor da turbina e vc pode ter algum prejuízo, o que fiz no capu do meu Jeep foi aplicar uma boa camada de underseal, é tipo uma manta asfáltica pastosa, vc dilui com gasolina, pode ser aplicada com pincel ou pistola específica, é vendido em lata e vc encontra em lojas de tinta. Ele ajuda a isolar a temperatura e ruídos.
[] 8)
hugo.morais
13/09/2004, 17:19
Concordo com Elmer!
Na minha camper com motor toyota 14B, fiz um sanduíche com os seguintes materiais:
1. Feltro
2. Um material de capota (Bidim)
3. Manta asfáltica aluminizada
Coloquei na parede corta fogo e no assoalho por cima do câmbio. No capô cheguei a colocar, mas como estava com o carro em reforma, deixei o capo 1 dia inteiro no sol e a manta começou a derreter, Tirei a manta do capô e nas outras partes está blza até agora :D
Então, não recomendo a manta asfáltica aplicada sob o capô, ela irá derreter, podendo gerar algum prejuízo ao carro.
[ ]s,
All:
Se o problema é só o tubo que leva o ar comprimido a coisa fica mais simples, dê uma olhada em sites de preparação de carros, existe uma fita a prova de fogo que é utilizada nos coletores de escape e na própria tubulação de escape com a finalidade de reduzir a troca de calor, preservando os outros compontentes que estejam próximos. Se segura o calor dentro do cano deve ajudar a manter o calor fora do cano. :wink:
O dificil é fazer uma que fique bem instalada, pois a dá Hilux é estruturada, e fica suspensa por presilhas.
O Luca lembrou bem o capo é estruturado e tem várias presilhas, não é uma superficie plana.............
Vou ter que pensar outra coisa que fique preso só nas presilhas como o original.
Caro Escoria sua proposta é realmente interessante poderiamos adaptá-lo naquilo que vc insiste em chamar de jipe como alternativa para a a 4ª marcha instalado na caçambinha daria mais velocidade na subida :lol: :lol: :lol: :lol:
[ ]´s
Eduardo Teixeira
14/09/2004, 16:40
amigo,
procura saber um pouco sobre placas de EVA, vai descobrir que elas são muito boas em isolamento acustico e termico, sem contar que existem em várias espessuras.
Acho que vale tentar a ideia tambem. Estuda e corre atras da utilização da mesma no capo, pois já ouvi e vi em interior de carros e achei excelente !!!
E o preço é maravilhoso !!!!
[]'s tentando ajudar.
naquilo que vc insiste em chamar de jipe
Nobre Caio,
Eu nunca chamei aquilo de jipe,
eu sempre chamo de JEEP
Quanto a adaptar o aparelho no meu JEEP
, por que acha que ele se chama SUPER-ESCÓRIA :D :D :D :D
[]'s ventilados
...procura saber um pouco sobre placas de EVA,... Eduardo,
Fale-nos um pouco sobre elas. Originalmente são destinadas a que? Onde compra? Que tamanho tem? São flexíveis? De que cor? Dá prá pintar? Cola com o que? Vc já usou? Que tal? :roll:
[]´s
andretomasi
14/09/2004, 23:34
Fala gente, dando o meu pitaco:
Eduardo, EVA? Eva vai derreter lá no cofre do motor..
Luca, EVA é o mesmo material da parte de cima das sandálias havaianas, aquela borracha meio "fofa".. é usado também em decoração e forração de estúdios acústicos e laboratórios termo-acústicos, tem desde uma bem densa, quase igual a borracha maciça, até uma que parece um isopor mole.. é usado como isolante sim, mas dentro de paredes, nos forros internos de carros, etc, não em temperaturas altas.. lá no motor não vai aguentar não.
A propósito, EVA tá em alta com a moda Tuning.. forram tudo o que podem no interior dos carros.
Originalmente são destinadas a que?
Acho que forração, decoração e isolamento termo-acústico.
Onde compra?
Depende, as pequenas em papelaria, a grande em lojas de material.
Que tamanho tem?
Tem em folhas pequenas, tipo A4, A3, A2, com espessuras desde 1mm até 10mm, e tem em rolos com 1, 2, 3, até 10m de largura sob encomenda.
São flexíveis?
São, dobra igual papel e é elástico que nem borracha.
De que cor?
Tem de qualquer cor que quiser.
Dá prá pintar?
Não funciona, ela absorve e mancha.. só se passar umas 6 demãos, mas aí vai endurecer a prancha.
Cola com o que?
Dá pra usar várias colas, mas tem um adesivo plástico específico pra ela, só que $
Vc já usou?
Já, forrei o segundo piso de casa pra fazer uma sala de ensaio da banda.
[ ]´s palpiteiros
Primeiro agradecer a boa vontade geral do forum,
Fui no funileiro ver perguntar sobre possiveis danos na pintura externa do capo. Segundo o figura só vai prejudicar a parte interna do capo.
A manta aluminizada só dá para colocar em superficies lisas sem estruturas e nervuras.
Como tem bastante pontos para presilhas de botão estou estudando um forro tipo sanduiche como foi falado pelo Hugo.
Tem uma casa da borracha aqui perto vou ver o que tem de material isolante que aguente o bafo quente do motor.
[ ]´s isolados
Eduardo Teixeira
15/09/2004, 09:28
keko - CJ5,
Obrigado pelas explicações, na verdade eu não tinha tantos detalhes sobre a utilização tão detalhada do EVA, VALEU !!!
[]'s sempre aprendendo.
...procura saber um pouco sobre placas de EVA,... Eduardo,
Fale-nos um pouco sobre elas. Originalmente são destinadas a que? Onde compra? Que tamanho tem? São flexíveis? De que cor? Dá prá pintar? Cola com o que? Vc já usou? Que tal? :roll:
[]´s
Luca,
Você encontra EVA em várias lojas no Brás, indo pela Rangel Pestana, no sentido Centro-Bairro, antes de cruzar o viaduto que dá acesso ao Largo, existem milhares de lojas nas transversais e na própria Rangel.
[]'s usando EVA para fazer brinquedo pros filhos, mas nunca revestimento térmico de carros.
Mizael Filho
15/09/2004, 12:02
"os cara" tem "EVA".... :mrgreen:
Só desenterrando o tópico,
Ainda não forrei o capô a sugestão do sanduiche ia ficar muito pesada e possivelmente iria encharcar :x :x :x
Achei um material náutico para forração de motores de barco, vale a pena conferir o site:
www.artcustic.com.br
O material tem várias espessuras é impermeavel, tem uma camada de chumbo (0,3mm) ou de ceramica. Aceita bem cola de contato e pode ser cortado no estilete.
O preço é um pouco salgado 70 latinhas o metro quadrado, mas parece ser bom para ruido e calor.
PS: Boa parte do barulho do motor pode ser filtro de ar sujo :x :x
[ ]´s desforrados