PDA

Ver Versão Completa : Dakar 2009 - Quem vai?



Celso Pajero
10/11/2008, 18:32
Boas a todos os viajantes....

Estou indo assitir no dia 02 de janeiro de 2009 a largada do Dakar em Buenos Aires. Este ano o rally mais famoso do mundo será em edição única aqui no América do Sul, percorrendo parte da Argentina e Chile.

Quem mais vai ver a largada ou alguma etapa.... ou mais... participar de alguma forma nesta fabulosa corrida??? :mrgreen:

Abraços a todos...

wdoc
10/11/2008, 22:35
Celso

Qual o custo total que vc achou? Ate pensei em ir.... ficar uns 3/4 dias mas ano novo na argentina deve estar os $$$TUBOS$$$$

Gláucia
11/11/2008, 01:06
Tava pensando em ir não...mas como estarei por lá...animo total!!!! ;o) Vlw pela dica!

Celso Pajero
11/11/2008, 07:12
Celso

Qual o custo total que vc achou? Ate pensei em ir.... ficar uns 3/4 dias mas ano novo na argentina deve estar os $$$TUBOS$$$$

Wdoc,

Boas...

Ver a largada será o ponto alto da viagem que farei com a familia. O roteiro ainda inclui Sul do Brasil, Uruguai (cabo polonio, punta, montevideo e colonia). A hospedagem básica em hostels em BuA fica por volta de US$ 100,00 para casal. Claro q tem opções bem mais caras... mas ficaremos passeando por lá... então a acomodação pode ser simples sem problemas...

Abraços...

Maurício Fernandes
11/11/2008, 11:53
alguém pensa em sair de porto alegre?

Edu mg
13/11/2008, 18:26
Olá a todos!

Estou indo também pro Dakar. Essa oportunidade é única!!!
Minha idéia é sair dia 26 do sul de Minas em direção a Buenos Aires. Assistir a largada promocional e talvez o primeiro dia de prova por lá. De lá o rally segue rumo ao sul da Argentina, mas eu sigo rumo a Mendoza, entro no Chile e subo. Quando o Rally chegar no seu extremo norte no Chile em Copiapó assisto mais uns dois dias de prova, e depois o rally inicia o retorno para Argentina, mas quero aproveitar para subir mais até San Pedro de Atacama, e dependendo do tempo e $$ Bolívia.

Vou no esquema de acampar sempre que puder. Alguem sabe de esquema de camping em Buenos Aires, e depois pelo trajeto que mencionei?

Nunca fiz uma viagem dessas e se os amigos do forum puderem dar umas dicas serão muito bem vindas!!!

Abração a todos!!!

Celso Pajero
13/11/2008, 20:16
Olá a todos!

Estou indo também pro Dakar. Essa oportunidade é única!!!
Minha idéia é sair dia 26 do sul de Minas em direção a Buenos Aires. Assistir a largada promocional e talvez o primeiro dia de prova por lá. De lá o rally segue rumo ao sul da Argentina, mas eu sigo rumo a Mendoza, entro no Chile e subo. Quando o Rally chegar no seu extremo norte no Chile em Copiapó assisto mais uns dois dias de prova, e depois o rally inicia o retorno para Argentina, mas quero aproveitar para subir mais até San Pedro de Atacama, e dependendo do tempo e $$ Bolívia.

Vou no esquema de acampar sempre que puder. Alguem sabe de esquema de camping em Buenos Aires, e depois pelo trajeto que mencionei?

Nunca fiz uma viagem dessas e se os amigos do forum puderem dar umas dicas serão muito bem vindas!!!

Abração a todos!!!

Edu...

Boas...

Realmente é um oportunidade únida para quem gosta de off-road. Fale mais do seu roteiro...qtos dias...? irá sozinho? quantos dias...? qual a viatura para fazer esta bela expedição?

Entre em outros tópicos aqui do forum que tem muitas informações sobre Atacama, Bolivia, NOA.....

Abraços e vamos trocando informações...

Edu mg
14/11/2008, 09:26
Edu...

Boas...

Realmente é um oportunidade únida para quem gosta de off-road. Fale mais do seu roteiro...qtos dias...? irá sozinho? quantos dias...? qual a viatura para fazer esta bela expedição?

Entre em outros tópicos aqui do forum que tem muitas informações sobre Atacama, Bolivia, NOA.....

Abraços e vamos trocando informações...


Fala Celso!!!
Ainda mais eu que trabalho com rally cross country, não dá pra perder!
To indo na minha Noventinha, eu e a patroa e a princípio a viagem é de 20 a 25 dias.
O Roteiro inicial é Buenos Aires-Mendoza-Los Andes-Valparaiso(?)- e daí rumo ao norte até Copiapó, San Pedro Atacama e Uyuni.
Como eu disse antes, acompanharemos o Dakar em Buenos Aires e depois só próximo a Copiapó, ou entre Copiapó e La Serena. O restante dos dias vão ser mais pra conhecer o Atacama.

Para o trajeto inicial São Paulo-Buenos Aires, qual a sugestão? Já me sugeriram por Uruguaiana descendo a R14, mas essa semana um conhecido disse que pelo Uruguai é melhor atravessando por balsa até B.Aires. Alguem tem as dicas?

E você Celso, qual a sua programação?

Valeu, um abraço!

Celso Pajero
14/11/2008, 17:27
Fala Celso!!!
Ainda mais eu que trabalho com rally cross country, não dá pra perder!
To indo na minha Noventinha, eu e a patroa e a princípio a viagem é de 20 a 25 dias.
O Roteiro inicial é Buenos Aires-Mendoza-Los Andes-Valparaiso(?)- e daí rumo ao norte até Copiapó, San Pedro Atacama e Uyuni.
Como eu disse antes, acompanharemos o Dakar em Buenos Aires e depois só próximo a Copiapó, ou entre Copiapó e La Serena. O restante dos dias vão ser mais pra conhecer o Atacama.

Para o trajeto inicial São Paulo-Buenos Aires, qual a sugestão? Já me sugeriram por Uruguaiana descendo a R14, mas essa semana um conhecido disse que pelo Uruguai é melhor atravessando por balsa até B.Aires. Alguem tem as dicas?

E você Celso, qual a sua programação?

Valeu, um abraço!

Edu...

Boas...!!!

Apesar de ser um amador em rallys de regularidade... sou apaixonado pelo esporte off-road...!! O rally tão perto não dá prá perder...!!!

Estamos indo, eu, esposa e 2 filhos pequenos, em uma Pajero IO que adora brincar na terra e lama. E outro casal em uma EcaSport. Por ser uma viagem mais familia tive que fazer umas adaptações no roteiro a fim de contentar a todos... Isto inclui visita ao Beto Carreiro World e Punta de Leste.

O roteiro será SP - Penha (Beto Carreiro) - Itaimbezinho - Pelotas - Chuí - Cabo Polonio (Uruguai) - Punta - Montevidéo - Colonia (travessia de Balsa (buquebus) para Argentina) - Buenos Aires - Concordia - Posadas - Mocona - Yucumã (Brasil) - Prudentópolis (Paraná) - SP. Isto em 20 dias... saída em 20/12/08.

Já fiz os 2 roteiros para BuA... pela ruta 14 e pelo buquebus... pela ruta é pé no porão e cuidado com os caribineiros...sempre querem uma graninha extra.... pelo buquebus é só alegria, apesar do preço ser salgado...vale a pena conhecer o Uruguai, seu povo e suas belezas... mas tem q ver se encaixa no seu roteiro... pois é mais demorado....

Ficará qtos dias em BuA...?? já tem hotel...??

Abraços...

Maurício Fernandes
14/11/2008, 21:33
de repente pode se juntar duas turmas quando passarem por POA (se o caminho for via BR101).
definam o caminho que vou agitar o pessoal daqui.
esse ano fui para montevidéu de carro, 12 dias rodando no uruguai. só alegria.
duas curiosidades:
a) várias pontes têm pista única (tem que ver se não vem ninguém do outro lado)
b) na rua 9 tem uma pista de pouso.
olhem as fotos
abraço.

Celso Pajero
15/11/2008, 08:01
de repente pode se juntar duas turmas quando passarem por POA (se o caminho for via BR101).
definam o caminho que vou agitar o pessoal daqui.
esse ano fui para montevidéu de carro, 12 dias rodando no uruguai. só alegria.
duas curiosidades:
a) várias pontes têm pista única (tem que ver se não vem ninguém do outro lado)
b) na rua 9 tem uma pista de pouso.
olhem as fotos
abraço.

Maurício...

Boas...

Se formos em comboio será muito show... para isto teremos que verificar as datas de quem está indo... Além do que... se formos em bom número pordemos conseguir valores melhores em hotéis de BuA....

Esta pista de pouso é de uso do governo (do presidente do uruguai por incrivel que pareça), pois tem uma residencia de férias governamental nas proximidades....

Vamos nos falando....!!

Abraços

Maurício Fernandes
16/11/2008, 18:46
pois encaminhar este tópico para o pessoa do jeepbom (aqui de POA).
abraço
mauricio

Celso Pajero
17/11/2008, 17:44
pois encaminhar este tópico para o pessoa do jeepbom (aqui de POA).
abraço
mauricio

Maurício,

Boas...!!!

Legal.... tu sabes que será uma viagem única ver a largada ro Dakar....

Sobre hotel... estava vendo algo como Apart hotel... por volta de 130 doletas dia... porém tem cozinha... isto é...dá prá economizar algo em restaurante...

Abraços...

Maurício Fernandes
17/11/2008, 23:15
economizar com restaurante é legal, pois lá no UY quando fui nadaéra menos que R$50,00 para o casal. nem mesmo chivitos...

wdoc
17/11/2008, 23:37
Pessoal

Fiquem atentos aos ja conhecidos problemas da policia argentina. Ou seja PROPRINA.
Tire do seu carro qualquer coisa que nao seja necessario, engate por exemplo pois la o carro termina no parachoque e qquer coisa alem disso da multa e voce sera explorado pela milicia argentina.
Estejam atentos aos 2 triangulos, bla bla, bla, e o mais importante a CARTA VERDE (obrigatoria)
No mais boa viagem.!!!

agbicudo
18/11/2008, 14:36
Alguem saindo do Rio ?

Edu mg
18/11/2008, 17:09
Edu...

Boas...!!!

Apesar de ser um amador em rallys de regularidade... sou apaixonado pelo esporte off-road...!! O rally tão perto não dá prá perder...!!!

Estamos indo, eu, esposa e 2 filhos pequenos, em uma Pajero IO que adora brincar na terra e lama. E outro casal em uma EcaSport. Por ser uma viagem mais familia tive que fazer umas adaptações no roteiro a fim de contentar a todos... Isto inclui visita ao Beto Carreiro World e Punta de Leste.

O roteiro será SP - Penha (Beto Carreiro) - Itaimbezinho - Pelotas - Chuí - Cabo Polonio (Uruguai) - Punta - Montevidéo - Colonia (travessia de Balsa (buquebus) para Argentina) - Buenos Aires - Concordia - Posadas - Mocona - Yucumã (Brasil) - Prudentópolis (Paraná) - SP. Isto em 20 dias... saída em 20/12/08.

Já fiz os 2 roteiros para BuA... pela ruta 14 e pelo buquebus... pela ruta é pé no porão e cuidado com os caribineiros...sempre querem uma graninha extra.... pelo buquebus é só alegria, apesar do preço ser salgado...vale a pena conhecer o Uruguai, seu povo e suas belezas... mas tem q ver se encaixa no seu roteiro... pois é mais demorado....

Ficará qtos dias em BuA...?? já tem hotel...??

Abraços...


Boa tarde Celso!:concordo:
Esse roteiro que vc falou, pelo Uruguai, a travessia pelo buquebus gira em torno de quanto? Tem outra maneira de atravessar, outro tipo de balsa por exemplo? Algo mais em conta...

Tenho visto o pessoal falar tanto da polícia argentina que animei ir pelo Uruguai.

Pretendo sair dia 26/12 também, e ficar em Buenos Aires acampado, to indo com barraca de teto CW. Alguem sabe de camping´s por lá?

Abração!

Edu

proença
18/11/2008, 17:39
[E amigos do forum puderem dar umas dicas serão muito bem vindas!!!]

opa, eu fui pra BA e fiquei no hostel portal del sur http://www.portaldelsurba.com.ar/ (http://www.portaldelsurba.com.ar/) e no sudamerika http://www.sudamerikahostel.com.ar/ (http://www.sudamerikahostel.com.ar/)
ambos são bem localizado, preço razoável e tem café da manhã
ah! e dá pra fazer reservas pela internet

[ ]´s

Edu mg
18/11/2008, 17:50
Pessoal

Fiquem atentos aos ja conhecidos problemas da policia argentina. Ou seja PROPRINA.
Tire do seu carro qualquer coisa que nao seja necessario, engate por exemplo pois la o carro termina no parachoque e qquer coisa alem disso da multa e voce sera explorado pela milicia argentina.
Estejam atentos aos 2 triangulos, bla bla, bla, e o mais importante a CARTA VERDE (obrigatoria)
No mais boa viagem.!!!


Opa wdoc!

Pior que pra eu tirar o engate da Land tenho que tirar todo o parachoque traseiro, que é acessório. E quanto a quebra mato e farol de milha?
Sabe se tem algum tópico no fórum com esses toques?

Valeu!

Edu

proença
18/11/2008, 21:06
no site mochileiros.com tem um tópico parecido

http://www.mochileiros.com/dakar-2009-t30247.html (http://www.mochileiros.com/dakar-2009-t30247.html)

cRiPpLe_rOoStEr
18/11/2008, 23:03
dessa vez eu não vou, mas sempre tive vontade de montar um baja para correr no dakar... e se as próximas edições permanecerem na américa latina fica mais fácil fazer isso...

Maurício Fernandes
19/11/2008, 12:11
Alguem sabe de camping´s por lá?

Edu


Tchê, camping no Uruguai é muito comum. o pessoal lá praticamente mora em barracas.

ArthurPaladini
19/11/2008, 14:43
Pessoal, infelizmente (ou felizmente ehehhe) vou estar na Transamazônica por essa época ali, se não eu me pilhava pra ir com vocês.

Seguinte povo, a polícia Argentina não é uma flor que se cheire, mas eles estão um pouco mais "calmos" em razão de algumas reportagens que andaram circulando na Zero Hora aqui do RS. E também mudaram a estratégia deles, agora praticamente não pedem propina, te oferecem um livrinho de primeiros socorros e você tem que comprar, normalmente de 10 a 20 pesos o tal livrinho. Na minha última viagem pra lá tive que comprar 2 desses! ahahhaha

Gostava quando os policiais eram mais sinceros e pediam dinheiro pra comprar uma "gasosa" ou "coquita"! Podem acreditar.

A respeito do que pode ter ou não pode, lá vária muito de policial pra policial. Em julho quando fui pra Patagônia, fui na Prado com o engate nela, já que na hora que fui tirar ele quebrou o parafuso! Ninguém se quer pediu pra tirar ou sei lá. Em outra viagem pro Atacama em 2007, um policial "multou" um amigo nosso porque o parachoque da Hilux dele não era o original! É cada uma.

E no Uruguay com o o Maurício falou, tem muito camping. Aliás nem precisa ir pra camping nenhum, para onde quiser e se instala! hehehe

E pra ir pra Buenos Aires acho que seria muito legal ir pelo Uruguay sim, vale a pena!

Qualquer coisa vou continuar dando pitaco por aqui!

Abraços.

Edu mg
19/11/2008, 20:31
Pessoal, segue a programação do Rally. Meu plano é acompanhar a promocional, prologo e 1ª etapa em Buenos Aires, e depois só quando o rally estiver chegando em Copiapó.




FECHA SALIDA LLEGADA ENLACE ESPECIAL ENLACE TOTAL
03/01/09 Buenos Aires Sta Rosa de la Pampa 196 km 371 km 166 km 733 km
04/01/09 Sta R.la Pampa Puerto Madryn 0 km 237 km 600 km 837 km
05/01/09 Puerto Madryn Jacobacci 70 km 616 km 8 km 694 km
06/01/09 Jacobacci Neuquen 4 km 459 km 25 km 488 km
07/01/09 Neuquen San Rafaël 173 km 506 km 84 km 763 km
08/01/09 San Rafaël Mendoza 76 km 395 km 154 km 625 km
09/01/09 Mendoza Valparaiso 80 km 419 km 317 km 816 km
10/01/09 Día de descanso
11/01/09 Valparaiso La Serena 245 km 294 km 113 km 652 km
12/01/09 La Serena Copiapo 88 km 449 km 0 km 537 km
13/01/08 Copiapo Copiapo 20 km 666 km 0 km 686 km
14/01/08 Copiapo Fiambala 20 km 215 km 445 km 680 km
15/01/08 Fiambala La Rioja 4 km 253 km 261 km 518 km
16/01/08 La Rioja Cordoba 161 km 545 km 47 km 753 km
17/01/08 Cordoba Buenos Aires 224 km 227 km 341 km 792 km
18/01/08 Buenos Aires Buenos Aires 0 km 0 km 0 km 0 km
TOTAL 1361 km 5652 km 2561 km 9574 km






Valeu pelas dicas de todos, mas sempre tem mais umas perguntinhas! Hehehe
-Camping em Buenos Aires, alguem conhece?
-Não achei onde será a concentração do rally em BsAs, a hospedagem seria melhor próximo eu acho.
-A travessia de Mendoza para o Chile (Los Andes?) , só existe uma? Alguma dica?


E aí Celso, firme na sua programação?

Alguem mais indo também?
Arthur, fique a vontade no pitacos!!!

Abraços


Edu

Edu mg
19/11/2008, 20:33
Vixi, desconfigurou a programação!

Segue outra mais resumida:

Sexta-feira - 2 de janeiro 2009
Largada promocional em Buenos Aires

Sábado - 3 de janeiro 2009
Buenos Aires / Santa Rosa

Domingo - 4 de janeiro 2009
Santa Rosa / Puerto Madryn

Segunda-feira - 5 de janeiro 2009
Puerto Madryn / Jacobacci

Terça-feira - 6 de janeiro 2009
Jacobacci / Neuquén

Quarta-feira - 7 de janeiro 2009
Neuquén / San Rafael

Quinta-feira - 8 de janeiro 2009
San Rafael / Mendoza

Sexta-feira - 9 de janeiro 2009
Mendoza / Valparaíso

Sábado - 10 de janeiro 2009
Dia de Descanso - Valparaíso

Domingo - 11 de janeiro 2009
Valparaíso / La Serena

Segunda-feira - 12 de janeiro 2009
La Serena / Copiapó

Terça-fe ira - 13 de janeiro 2009
Copiapó

Quarta-feira - 14 de janeiro 2009
Copiapó / Fiambalá

Quinta-feira - 15 de janeiro 2009
Fiambalá / La Rioja

Sexta-feira - 16 de janeiro 2009
La Rioja / Córdoba

Sábado - 17 de janeiro 2009
Córdoba / Buenos Aires

Domingo - 18 de janeiro 2009
Premiação em Buenos Aires

ArthurPaladini
19/11/2008, 20:47
Edu,

A largada promocional será no Obelisco, dei uma procurada rápida na net e não encontrei campings perto, até porque é uma área urbana de muito movimento, acho díficil ter camping perto, talvez era mais negócio um hotel por perto!

A travessia entre Argentina e Chile existe várias e por Mendoza é uma delas. Atravessando os Caracoles. Pra ir para Copiápó acho ser a melhor escolha.

Mais uma dica, quando passei por Copiapo, dormi no Hostal Maray. É um hotel muito bom e agradável, tem até umas "cabanas" se preferir. Piscina e comida boa. O preço não lembro, mas era um pouco mais caro que os demais. Existem outras opções também por lá, mas acho que o Maray é um dos melhores.

Abraços.

Celso Pajero
19/11/2008, 21:58
Pessoal, segue a programação do Rally. Meu plano é acompanhar a promocional, prologo e 1ª etapa em Buenos Aires, e depois só quando o rally estiver chegando em Copiapó.




FECHA SALIDA LLEGADA ENLACE ESPECIAL ENLACE TOTAL
03/01/09 Buenos Aires Sta Rosa de la Pampa 196 km 371 km 166 km 733 km
04/01/09 Sta R.la Pampa Puerto Madryn 0 km 237 km 600 km 837 km
05/01/09 Puerto Madryn Jacobacci 70 km 616 km 8 km 694 km
06/01/09 Jacobacci Neuquen 4 km 459 km 25 km 488 km
07/01/09 Neuquen San Rafaël 173 km 506 km 84 km 763 km
08/01/09 San Rafaël Mendoza 76 km 395 km 154 km 625 km
09/01/09 Mendoza Valparaiso 80 km 419 km 317 km 816 km
10/01/09 Día de descanso
11/01/09 Valparaiso La Serena 245 km 294 km 113 km 652 km
12/01/09 La Serena Copiapo 88 km 449 km 0 km 537 km
13/01/08 Copiapo Copiapo 20 km 666 km 0 km 686 km
14/01/08 Copiapo Fiambala 20 km 215 km 445 km 680 km
15/01/08 Fiambala La Rioja 4 km 253 km 261 km 518 km
16/01/08 La Rioja Cordoba 161 km 545 km 47 km 753 km
17/01/08 Cordoba Buenos Aires 224 km 227 km 341 km 792 km
18/01/08 Buenos Aires Buenos Aires 0 km 0 km 0 km 0 km
TOTAL 1361 km 5652 km 2561 km 9574 km






Valeu pelas dicas de todos, mas sempre tem mais umas perguntinhas! Hehehe
-Camping em Buenos Aires, alguem conhece?
-Não achei onde será a concentração do rally em BsAs, a hospedagem seria melhor próximo eu acho.
-A travessia de Mendoza para o Chile (Los Andes?) , só existe uma? Alguma dica?


E aí Celso, firme na sua programação?

Alguem mais indo também?
Arthur, fique a vontade no pitacos!!!

Abraços


Edu


Edu,

Boas...!!!

Minha programação está fechada com as datas e os locais... só falta fechar os hotéis no Uruguai e BuA... mas devo fechar até este final de semana... em apart hotéis....
Camping em BuA só nos arredores... longe de metro... acho que não é uma boa pedida... pois terá que ir de carro ao centro... e carro de brazuca por lá...não é muito bem vindo...!!! Já fui guinchado sem motivo e tive que pagar algo em torno de US$ 100,00 de multa.
Como a largada promo será no Obelisco... o centro neste dia ficará intransitável... melhor escolha ir de metro ou ficar em hotel/hostel próximo para ir a pé mesmo. Minha escolha está em ficar proximo ao metro. Outra dica é ir de taxi, são muito baratos por lá, mas mesmo assim fique dentro da cidade.... BuA é grande...assim como grandes cidades brasileiras então camping só bem longe mesmo.

Vc irá chegar quando por lá?

Sobre a travessia por balsa (buquebus), não é barata mas é show de bola... o q enche um pouco o saco, é entrar com o carro na Argentina pelo porto... é uma papelada de dar nó... Outra é bem carinho... verifique os preços aqui www.buquebus.com (http://www.buquebus.com) .....

Já fiz esta viagem pro Chile (só que em sentido contrario)... fui de Bua até Bariloche... Sul do Chile... fomos até Santiago pela Ruta principal e subi os Andes pelos los Caracoles...depois Mendonza... Uruguaina...
A melhor e principal travessia é pelos Carracoles... toda asfaltada... as outras são secundárias... e mais demoradas. Por Mendonza.. irá passar por Uspallata (ruta 7) e depois ingressar nas Cordilheiras... passará por Puente del Inca... a linda vista ao longe do Aconcágua.... vale uma foto na placa da altitude... túnel da travessia e enfim a bela descida/subida dos Caracoles... vale a pena...!!! Grande pedida !!!

Abraços e vamos nos falando...!!!

Edu mg
20/11/2008, 12:34
Celso, buenas!

Sabe se a passagem do Buquebus pode ser comprado na hora? Em que moeda? Como vc está fazendo?
Não tenho muita certeza de horário que chegarei la para comprar com antecedência.
Vi no site que tem um mais rápido (1h a travessia a partir de colonia) e um mais lento (3h), porem mais barato.

A respeito da papelada que vc citou, alguma coisa a mais que as necessárias pra entrar na Argentina por outro meio? (Carta Verde, PID, etc)

Abç!!!

Edu mg
20/11/2008, 19:08
Só pra descontrair:
O Dakar não foi realizado esse ano devido às ameaças de terrorismo. Em anexo a foto do campeão do Dakar 2008!

marcelo.conrado
25/11/2008, 18:45
Viagem de São Paulo para Buenos Aires
No final de dezembro, penso em sair de SP rumo a Buenos Aires.
Pretendo ir pelo litoral, passando por Floripa e Rio Grande de Sul, na volta, tentarei a rota que passa por Foz do Iguaçu.
Estive pesquisando nestes fóruns e vi muitas exigências, no que diz respeito a legislação de trânsito na Argentina.
Farei esta viagem a bordo de uma L200 Savana e me preocupei com o seguinte:

1. Dizem que não posso rodar com a bola do engate para cima, ou seja, na posição normal, quando não estou rebocando nada? O meu engate é do tipo militar (original da Savana), ou seja, não existe meio de mexer nele, ele está lá e pronto???

2. dizem que os faróis auxiliares tem que ser amarelos??? Os meus, como os de todas as L200, fazem parte do bloco dos faróis e são brancos???

3. Dizem que implicam com para-choques especiais, imagino que tb. implicarão com o towbar e com o guincho que carrego na frente da picape???

4. Parece que exigem um tal de cambão??? acho que seria o meu towbar, para eventual reboque em caso de pane???

Ou seja, vejo constantemente expedições para Ushuaia, picapes e jipes equipadissímos, com guinchos, engates, monte de faróis, bagageiros com barracas, etc...rodando por toda América do Sul e nunca tinha ouvido falar nestas exigências dos argentinos, isto procede ou posso viajar com minha Savana sem problemas???

Também ouvi muita coisa sobre a fantástica gasolina dos hermanos, existe também grande diferença no diesel?

Resumindo, pretendo comprar o outro triângulo obrigatório, conseguir a tal carta verde e a picape esta quitada e no meu nome, será que isso é o suficiente? Ou terei que desmontar os equipamentos da Savana antes da viagem?

Obrigado,

Marcelo

marcelo.conrado
25/11/2008, 18:47
Se eu focar minha viagem atá Uruguai e Paraguai, vcs acham que não terei problemas com a polícia local? Este problema com acessórios off-road só ocorrem com a polícia argentina? Li vários relatos de pessoas que "negociaram" uma propina na faixa de 100 a 200 pesos por carro equipado e, neste caso, a polícia argentina forneceu uma espécie de "liberação", para que o veículo seguisse viagem em solo argentino sem complicações. Ou seja, vc apresenta esta "liberação" nos próximo postos e tudo bem, é assim mesmo? Alguém mais aqui do fórum passou por isto? Obrigado, Marcelo

Edu mg
01/12/2008, 21:50
Pessoal, o tópico tá meio parado, mas vou colocar algumas dicas do pessoal que tá indo pro Dakar e alguns sites úteis que achei na Net:

_ Código de transito argentino: a dica foi imprimir, dar uma lida ou até mesmo comprar um antes de entrar no país e deixar a vista no caso da polícia parar o carro, nesse link tem o código:
http://www.portaldeabogados.com.ar/codigos/leytransito00.htm

Pra quem está com GPS, nesse portal tem mapas da argentina e chile para baixar:
http://www.proyectomapear.com.ar/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=9&orderby=hitsD
http://www.gps.com.ar/
http://viajerosmapas.com/index.html


Site ótimo com mapas, roteiro e informações do Chile:
http://www.turistel.cl/
Argentina:
http://www.aca.org.ar/

Do pessoal de Brasilia que está indo:
nas embaixadas da Argentina, Uruguai e Chile e
obtive as seguintes informações:
1 - Somente as autorizações das financeiras, quando o veículo for
alienado, e do proprietário( a) do veículo, quando ele(a)não estiver
na expedição, deverão ser visadas pelo Itamarati e levadas às
embaixadas do Chile e Uruguai para visto. O próprio Itamarati
colocará o carimbo específico para a Argentina (deverá ser informado
que a Argentina será um dos destinos). Isso para quem reside no
Distrito Federal. Os expedicionários que residem em outros estados
deverão procurar os escritórios consulares dos países que serão
visitados. Se algum expedicionário for transitar pelo Paraguai é bom
checar as exigências na embaixada em Brasília ou escritórios
consulares nos estados. Caso alguém for levar filhos(as)menores de 18
anos e se um dos pais não acompanhará a expedição deverá obter
autorização junto ao Juizado de Menores . Neste caso é bom telefonar para as embaixadas ou
escritórios consulares para saber se o documento deverá ser carimbado
na embaixada ou escritório. Telefones das embaixadas em Brasília:
Argentina - (61)3364-7600/ 7666 - contacto Sr. Roberto, Sección
Consular; Uruguai - (61)3322-1200 - contacto Sr. Carlos, Sección
Consular; Chile - (61)2103-5108 - contacto Srta. Carina, Sección
Consular (somente no período da manhã); Paraguai (61)3242-3732.
2 - A Carta Verde é obrigatória nos países do Mercosul: Argentina,
Uruguai e Paraguai. O Chile não faz parte, portanto a Carta Verde não
é obrigatória. Entrei em contacto com as seguradoras Porto Seguro,
Sul América e Banco do Brasil e elas não emitem Carta Verde para o
Chile. Se alguém souber de alguma seguradora que emite este documento
para o Chile informe aos expedicionários.
3 - Veículos que estão com guincho, engate e faróis de milha: O Chile
não fez qualquer exigência sobre esses acessórios, mas não permite a
utilização de películas nos vidros; A Argentina solicita que os
faróis estejam tampados (plástico próprio ou um saco de lona). O Sr.
Roberto não soube informar sobre guinchos e engates, mas adiantou que
as exigências são as mesmas para o nosso país (aí, é na sorte e na
boa vontade dos policiais rodoviários); O Uruguai não põe objeções,
mas adianta que é a mesma do Brasil.
Portanto, o negócio é retirar as películas e recolocá-las quando
retornarmos às nossas cidades.
IMPORTANTE: Obedecer as velocidades das pistas. Não é como no Brasil
que a localização dos radares geralmente são anunciados. É multa na
certa e muita contrariedade. Oferecer propina é perigoso e pode-se
parar em uma delegacia ou juizado.


Bom é isso, conforme for vendo mais coisas posto aqui. Realmente os outros tópicos do forum tem muita dica boa!!!
Alguém mais do fórum alem do Celso está indo pro Dakar?

Abraço,

Edu.

malobra
02/12/2008, 00:05
Eu vou. E a minha esposa também!

Decidimos não abrir um outro tópico no fórum para manter as informações sobre a região no menor número de lugares possível. Quem precisa fazer alguma pesquisa sobre esses locais sabe como isso é importante. Criamos um blog para contar nossa história, permitir que os amigos acompanhem e também ajudar outros viajantes.
Visitem, comentem: www.nacoladokar.blogspot.com (http://www.nacoladokar.blogspot.com)

Quando a viagem começar, atualizaremso os posts com imagens do rali, dos lugares visitados e com nosos casos diariamente.

Sugestões, claro, são bem-vindas.

Quem mais vai dar as caras por esses lados?

Abraço

Engels Kbça
02/12/2008, 04:19
[E amigos do forum puderem dar umas dicas serão muito bem vindas!!!]

opa, eu fui pra BA e fiquei no hostel portal del sur http://www.portaldelsurba.com.ar/ (http://www.portaldelsurba.com.ar/) e no sudamerika http://www.sudamerikahostel.com.ar/ (http://www.sudamerikahostel.com.ar/)
ambos são bem localizado, preço razoável e tem café da manhã
ah! e dá pra fazer reservas pela internet

[ ]´s

:pensativo:Caro Proença:pensativo:
Esse Hoteis não possuem garagem/estacionamento, então onde deixar o carro ??

Um abraço

Engels Kbça
02/12/2008, 04:45
Companheiros.:idea:

:idea:Acho que a maioria aqui tem radio PY na viatura e como somos de regiões diferentes, seria bom combinar uma frequencia, pra gente se comunicar la no DAKAR 2009.:pensativo: Alguem tem alguma sugestão ?

Edu mg
02/12/2008, 09:59
Engels! Vou ver com uma outra turma de Brasilia que está indo se eles já tem alguma, e qualquer coisa posto aqui!

Quanto aos estacionamentos, todos hotéis que vi não tem, mas todos disseram que tem estacionamento pagos próximos.

Tenho reserva para dias 01 e 02, mas ainda não fiz para 30 e 31/12!

Abraço,

Edu.



Companheiros.:idea:

:idea:Acho que a maioria aqui tem radio PY na viatura e como somos de regiões diferentes, seria bom combinar uma frequencia, pra gente se comunicar la no DAKAR 2009.:pensativo: Alguem tem alguma sugestão ?

Engels Kbça
10/12/2008, 19:39
Olá galera:!:

Entrei na Argentina por Collon/Payssandu. Como ja era 15:00h, segui para Gualeguaychú, onde passei o resto do dia e pernoitei. No dia seguinte, troquei grana e fui comprar uma faixa refletiva adesiva, vermelha, e um circulo indicando a velocidade max. 110 para pick up e suv, para o fundo do carro, é obrigatorio por aqui.
Cheguei ontem em Bs As. :concordo:A cidade è muito bonita Estou hospedado na Av. de Mayo, próximo de tudo. A cidade é muito bonita, :discordo:mas naum taum barata assim....uma cerveja , 750 ml, custa até 7,5 pesos, um chopp 8,5 pesos. Um almoço 18,00 pesos, por pessoa. O real está cotado a 1,3 pesos, melhor cotaçao na Calle Florida, a pior 1,2 pesos.:concordo::roll: Amanha começo a descer para Ushuaia.

Um abraço.
Engels

Maurício Fernandes
10/12/2008, 23:54
pessoal, segue uma proposta de pacote.
não sou da agência, estou analisando a viabilidade e compartilho com o forum o que já consegui:


"BUE 30 DEC A 06 JAN

INCLUINDO
* TKT POA/BUE/POA VOANDO AEROLINEAS ARGENTINAS;
* 7 NOITES HOTEL DAZZLER SUITES ARROYO COM CAFÉ ( www.dazzlersuites.com/esp/ (http://www.dazzlersuites.com/esp/));
* TRANSFERS IN/OUT;
* 2 TRANSFERS AOS SETOR DO RALLY DAKAR;
* SEGURO VIAGEM;
* BOLSA UPGRADE.


AÉREO SUGERIDO
AR1229 30DEC Porto Alegre // Buenos Aires 1105 1250
AR1228 06JAN Buenos Aires // Porto Alegre 0900 1035


TARIFA POR PESSOA EM DBL - EM USD:
CASHU$ 958 á vista
25% + 3XU$ 1.025
25% + 5XU$ 1.060
25% + 9XU$ 1.138

Forma de pagamento: 25% entrada + taxas.
Saldo em até 5x com cartão Visa ou em até 9x com Mastercard/cheques pré-datados.

Obs: Orçamento feito com base nas classes aéreas disponíveis no momento.
Tarifas sujeitas à alteração. Confirmação sujeita à disponibilidade.

Aguardo teu retorno.

Atenciosamente,
Débora Ribeiro
(51) 3231.4442
debora@veramachado.com.br "

Robram
11/12/2008, 12:48
Engels,

Vc poderia abrir um topico de sua viagem e ir colocando as cidades q vc parou para dormir com nome e telefone do hotel, seria muito util.

Vou sair daqui dia 01/01/2009 vou ver a largada e descer pro Ushuaia, indo por Neuquem, Bariloche, Calafate, Punta Arenas, Ushuaia, sempre pela Ruta 40, e voltarei Costeando o Atlantico.

Boa Viagem

OTTO HEITZMANN
15/12/2008, 18:29
Pessoal, tambem estou indo com o Engesão para o Chile, .....estou saindo dia 27 de Dezembro, pretendo me encontrar com o Rally em algum lugar no Deserto.

Pato de Foz
16/12/2008, 00:10
Amigos, desde Foz do Iguaçu, passo estas dicas pra vcs., sou argentino, mais moro no Brasil a mais de 25 anos, alguns endereços de hoteis, hostels, paginas web , etc, pra facilitar as expediçoes.


Hoteis / Hostel

http://www.portuguese.hostelworld.com/country.php/Albergues/Argentina


Pra nao perder, paisagem e percursos 4x4

http://www.viajeros4x4.com/

Mapas carreteros e de cidades, calculos de km, postos de abastecimentos, informaçoes sobre hoteis.

http://www.guiaypf.com.ar/guiaypf/ar_es/home/home.aspx
http://www.ruta0.com/


Forum 4x4 com gente muito amiga, que pode oferecer informaçoes locais ou ayudas, ja que os membros estamos espalhados por todo o pais:

http://www.clubnissanarg.com.ar/Foro/
http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/index.php
http://www.turismo4x4.com/puratraccion/
http://www.argentinafoto4x4.com.ar/

LEY NACIONAL DE TRANSITO Nao deixar de olhar

http://infoleg.mecon.gov.ar/infolegInternet/anexos/0-4999/818/texact.htm

Con referencia aos controles policias, os vidro polarizados estao permitidos, O parabrisas é o unico que nao pode ter filme.

As senhas pra ultrapassar sao a inversa que aqui no Brasil, si o veiculo da frente fazer senhas com o pisca direito e pra nao ultrapassar.

USAR SEMPRE LUZ BAIXA LIGADA

Um abraço
Osvaldo - ( Pato de Foz )

OTTO HEITZMANN
16/12/2008, 02:16
Olá Pato de Foz!!!!!!......., vou estar ai em Foz no dia 28/29 de dezembro.
Gostaria de saber se é facil conseguir a Carta Verde ai em Foz. Se positivo, você poderia nos indicar uma corretora....

abraço

Otto

Edu mg
16/12/2008, 14:37
Pessoal, tambem estou indo com o Engesão para o Chile, .....estou saindo dia 27 de Dezembro, pretendo me encontrar com o Rally em algum lugar no Deserto.


Buenas Otto!!!
Vou acompanhar o Rally na promocional em Buenos Aires e depois de La Serena e Copiapó, ou seja, dias 12, 13 e 14. Saio de MG dia 26 ou 27, mas vou pelo Uruguai, e volto por Foz.
Vamos nos falando até lá!
Abraço!
Edu.

Segue a programação:

Sexta-feira - 2 de janeiro 2009
Largada promocional em Buenos Aires

Sábado - 3 de janeiro 2009
Buenos Aires / Santa Rosa

Domingo - 4 de janeiro 2009
Santa Rosa / Puerto Madryn

Segunda-feira - 5 de janeiro 2009
Puerto Madryn / Jacobacci

Terça-feira - 6 de janeiro 2009
Jacobacci / Neuquén

Quarta-feira - 7 de janeiro 2009
Neuquén / San Rafael

Quinta-feira - 8 de janeiro 2009
San Rafael / Mendoza

Sexta-feira - 9 de janeiro 2009
Mendoza / Valparaíso

Sábado - 10 de janeiro 2009
Dia de Descanso - Valparaíso

Domingo - 11 de janeiro 2009
Valparaíso / La Serena

Segunda-feira - 12 de janeiro 2009
La Serena / Copiapó

Terça-fe ira - 13 de janeiro 2009
Copiapó / Copiapó

Quarta-feira - 14 de janeiro 2009
Copiapó / Fiambalá

Quinta-feira - 15 de janeiro 2009
Fiambalá / La Rioja

Sexta-feira - 16 de janeiro 2009
La Rioja / Córdoba

Sábado - 17 de janeiro 2009
Córdoba / Buenos Aires

Domingo - 18 de janeiro 2009
Premiação em Buenos Aires

Pato de Foz
16/12/2008, 16:39
Boa Tarde Otto e demais amigos

Por aqui é fácil conseguir a Carta Verde, tem varios corretores de seguros que fazem. Aqui passo os dados de dois corretores onde eu faço o seguros dos caminhoes, pero tem mais.

Modelo Corretora, na Rua Santos Dumont 872, fone 45 - 3028 1009, no centro, email: modelo@foznet.com.br eles fazem com a Sulamérica Seguros é o valor por 30 dias R$ 216,00 e por 15 dias R$ 146,00

Magna Corretora fica na BR 277 km 720 Sala 17, fone 45- 3577 4144 , no Posto Gasparin (ao ingresso de Foz) eles fazem com a Compania HDI Seguros e o custo por 30 dias é de R$ 233 com uma cobertura de u$s 20.000 danos materiais e u$s 40.000 danos corporais.

:stop:

Na Argentina tambem pode se fazer a Carta Verde, tendo a misma validade, e fica bem mais em conta, :dance:

Productor (corretor) Augusto Benitez, Av. Misiones 267, Puerto Iguazú, o valor é de $ 80,oo ( u$s 23 aproximado) por 30 dias e é feito com a Compania Seguros Rivadavia. Eles trabalhan das 8 a 12 e de 14 a 20 hs.

E tambem tem outros corretores em Puerto Iguazu.

OTTO HEITZMANN
16/12/2008, 23:38
Edu, meu roteiro é: São Paulo, Londrina, Foz do Iguaçu, depois entrar na Argentina por Iguaçu e fazer o norte da Agentina "Região de Salta".....e cruzar a Cordilheira em algum Passo ( o mais alto possivel ), não temos roteiro fixo, vamos rodar atras de coisas interessantes. Estou indo com um amigo chileno que tem uma casa Valparaiso (nosso ponto final), tenho que estar de volta em São Paulo no maximo dia 20 de Janeiro.

Pato de Foz......!!!!!, gostei da ideia de fazer o seguro carta verde na Argentina, quem sabe a gente se encontra ai em Foz do Iguaçu ( fico devendo umas cervejas )

Um abraço a todos

Don Otto

Hugo4x4
17/12/2008, 05:55
Pato,



- Carta Verde: Não pode entrar em quaisquer pais do Mercosul sem este documento, então tem que ser adquirido no Brasil. Para quem está com problemas tem na www.lumaseguros.com.br uma opção.


-A lei de transito Argentina diz:

"ARTICULO 42.-ADELANTAMIENTO. El adelantamiento a otro vehículo debe hacerse por la izquierda conforme las siguientes reglas:

d) Debe efectuarse el sobrepaso rápidamente de forma tal de retomar su lugar a la derecha, sin interferir la marcha del vehículo sobrepasado; esta última acción debe realizarse con el indicador de giro derecho en funcionamiento;
f) Para indicar a los vehículos posteriores la inconveniencia de adelantarse, se pondrá la luz de giro izquierda, ante la cual los mismos se abstendrán del sobrepaso;"

Até aqui é igual ao Brasil, agora acrescentando ao que você diz a conclusão é que se tem na frente da gente um carro argentino com qualquer pisca ligado é para não ultrapassar.

- Acessórios das viaturas: Também na Argentina por lei tem problema o seguinte:

“ARTICULO 48.-PROHIBICIONES. Está prohibido en la vía pública:
ñ) Remolcar automotores, salvo para los vehículos destinados a tal fin. Los demás vehículos podrán hacerlo en caso de fuerza mayor utilizando elementos rígidos de acople y con la debida precaución;
y) Circular con vehículos que posean defensas delanteras y/o traseras, enganches sobresalientes, o cualquier otro elemento que, excediendo los límites de los paragolpes o laterales de la carrocería, pueden ser potencialmente peligrosos para el resto de los usuarios de la vía pública.”

Então para puxar outro veiculo somente com cambão e debemos retirar tudo o que esteja além dos limites dos pára-choques e laterais.

OTTO HEITZMANN
17/12/2008, 08:38
Hugo...algumas cidades de fronteira, a Aduana e fiscalização fica depois da cidade do paiz visinho (ex. caso de Chui, Puerto Suares,.....etc), podendo circular com o nosso carro na fronteira, mas em Iguaçu, não sei bem como funciona, ai o Osvaldo "Pato de Foz"- (Pato de Foz!!!!!!....porque?) poderia nos dizer de como é a triplice fronteira.

Ja viajei a Argentina/Bolivia/Chile e Uruguai com o Engesão e não tive problemas, e olha que o Engesa...tem guincho e engate de carreta. Nesses paises é muito comum ver carros sem parachoque, sem lanterna.....carros em mau estado de conservação, mas sabe como é ....se pega um policial corrupto....não tem jeito.....la vai "una colaboracion para Policia"...

Don Otto

Pato de Foz
17/12/2008, 15:11
Vai resposta:

Hugo:
Vc tem que ter o seguro obrigatorio Carta Verde, que pode ser contratado no Brasil ou na Argentina (neste caso), geralmente como fazem uma parada em Foz, pode quem quer fazer uma economia do 50 % do valor do seguro, contratarlo em Puerto Iguazu, mais é so pra pechinchar mesmo.
Por aqui tem a ponte sobre o rio Iguazu, logo sigue a Alfandega Arg y a continuaçao a cidade de Puerto Iguazu.

O adiantamento e feito de esse jeito, e pra retornar ao carril tem que sinaliçar. O que eu alertaba que as indicaçoes que sao feitas para o veiculo que vem atras, avisando se pode ou nao ultrapassar, com zetas pra direita ou ezquerda, na ley sao como aqui no Brasil, mais na pratica é a inversa, pode observar isso logo de trafegar um trecho numa rodovia argentina. Até os caminhoneiro brasileiros que trafegan as estradas argentinas, quando estao la fazem as indicaçoes al contrario. è so dar uma conversada com eles.

Pra rebocar um vehiculo tem que ser feito com cambao, nao se pode ( nao se deve ) com eslinga ou corda.

Com referencia as defesas ou engates, estan proibidos , os que ficam passando do parachoque, é que nao quer dizer que nao se usem, incluso os engates nao sao fixos como aqui.
As defesas dianteiras, temos un problemas que inclusso nao sao aceitos os bumpers, parachoques modificados com bandejas portamalacates (guinchos), em muitas cidades, pra camionetes argentinas sao objetos de multa, mas quando se va de expediçoes ou travesias (como chamamos la) nao incomodan , pero tem que ter sempre a mao um trocado ( $ 20 , 50 ou maximo 100 dependendo da falta, nao se atrapalhe nen se deixe assustar por eles, fique calmo se tem que perder um tempo fique mais nao abra mao facilmente, ai eles liberan)

Otto

Eu sou nacido em Rosario, Argentina, mais a partir do ano 1968, como a familia tinha caminhoes que transportaban frutas desde Rio Negro (argentina) a Sao Paulo (na Cantareira no principio logo ao CEASA, Rio, Porto Alegre. Assim que faz muitissimos anos que estou relacionado com as estradas e o Brasil.
Aqui em Foz estamos morando desde a inauguraçao da ponte Tancredo Neves que une Brasil-Argentina (ano 85/86 ) .
Pato de Foz, foi porque meu apelido quando criança era Pato, mais a familia continua chamando me de Pato, assim que misture e fico "Pato de Foz"

OTTO HEITZMANN
18/12/2008, 00:12
Ok Pato.....ops!!!!!!!, hahahahahaaha.
Osvaldo.....valeu......até.....quem sabe a gente se encotra ai......

Obrigado
Don Otto

Carol Canella
18/12/2008, 22:22
e aí Edu???blz???

então, vou com o Otto e parece que faremos roteiros parecidos...mas me diga uma coisa, você disse q vai sair do sul de Minas???De que cidade???Sou de Serra Negra, pertinho da divisa...

rallgayer
19/12/2008, 22:04
Para quem for á Argentina assistir ao Rally Dakar, hoje a turma desembarcou as suas "jóias" que participarão do rally.
Achei interessante colocar as fotos, tiradas por um argentino que passava pelo porto.
Para quem quiser ver mais fotos este é o link:

http://patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=22276

Hugo4x4
19/12/2008, 22:29
Hugo...algumas cidades de fronteira, a Aduana e fiscalização fica depois da cidade do paiz visinho (ex. caso de Chui, Puerto Suares,.....etc), podendo circular com o nosso carro na fronteira, mas em Iguaçu, não sei bem como funciona, ai o Osvaldo "Pato de Foz"- (Pato de Foz!!!!!!....porque?) poderia nos dizer de como é a triplice fronteira.

Ja viajei a Argentina/Bolivia/Chile e Uruguai com o Engesão e não tive problemas, e olha que o Engesa...tem guincho e engate de carreta. Nesses paises é muito comum ver carros sem parachoque, sem lanterna.....carros em mau estado de conservação, mas sabe como é ....se pega um policial corrupto....não tem jeito.....la vai "una colaboracion para Policia"...

Don Otto

Otto,

Em Janeiro de 2006 voltando de uma expedição Rio Preto-Foz-Corrientes-Tucumán-San Juan-Mendoza-La Consulta-Santiago-Viña del Mar-Pucón-Chiloé-Bariloche-Teca-Península de Valdéz-Santa Rosa-Córdoba-Santa Fé-Paraná-Foz-Rio Preto total 15.000 km, em Entre Rios no famoso cruzamento das rutas nacional 12 e a provincial 6 fui multado pelo guincho estar além do limite do pára-choque. Tenho muitas fotografias de veículos em péssimo estado circulando pela mesma estrada no mesmo horário sem problemas. Eu não colaboro com o caixa dois dos corruptos.

Hugo4x4
19/12/2008, 22:53
Graaaande Pato,

Tenho um irmão com o mesmo apelido, “cada passo uma ca..ga..da" espero que não seja teu caso. Também sou Argentino, nasci no NOA, especificamente Tucumán, estou morando no Brasil há vintes seis anos, metade da vida. Estou partindo no 25/12/08 para uma nova expedição Rio Preto-Foz-Asunción-NOA-Atacama-Perú-Bolivia?-NOA-Foz-Rio Preto. Pergunta: Passar com carro com placa de Brasil pelo Paraguai serei hostilizado?

OTTO HEITZMANN
20/12/2008, 11:55
Graaaande Pato,

Tenho um irmão com o mesmo apelido, “cada passo uma ca..ga..da" espero que não seja teu caso. Também sou Argentino, nasci no NOA, especificamente Tucumán, estou morando no Brasil há vintes seis anos, metade da vida. Estou partindo no 25/12/08 para uma nova expedição Rio Preto-Foz-Asunción-NOA-Atacama-Perú-Bolivia?-NOA-Foz-Rio Preto. Pergunta: Passar com carro com placa de Brasil pelo Paraguai serei hostilizado?

Olá Hugo, eu também estava pensando em atravessar o Paraguai, mas a falta de informação sobre a situação do pais em relação ao brasileiros fez eu mudar o percurso originalmente traçado, na dúvida vou contorna o Paraguai pela Argentina.
O percurso que você esta pretendendo fazer é bem parecido com o meu.

Abraço

Engels Kbça
20/12/2008, 13:36
Engels,

Vc poderia abrir um topico de sua viagem e ir colocando as cidades q vc parou para dormir com nome e telefone do hotel, seria muito util.

Vou sair daqui dia 01/01/2009 vou ver a largada e descer pro Ushuaia, indo por Neuquem, Bariloche, Calafate, Punta Arenas, Ushuaia, sempre pela Ruta 40, e voltarei Costeando o Atlantico.

Boa Viagem

Caro Robson
:concordo:Estou colocando as informaçoes no topico da Glaucia, da uma olhada lá. :rolleyes:Qualquer coisa estou a disposiçao.

Edu mg
23/12/2008, 17:22
e aí Edu???blz???

então, vou com o Otto e parece que faremos roteiros parecidos...mas me diga uma coisa, você disse q vai sair do sul de Minas???De que cidade???Sou de Serra Negra, pertinho da divisa...


Olá Carol e Otto!
Saio de Pedralva/MG, e vou por SP pro sul (Chuí). Estou programando a saída para o dia 26, mas tem um pessoal que vai sair de Itajubá e São José dos Campos dia 27, to resolvendo se adio mais um dia ou não. Vcs saem que dia? De repente podemos marcar de encontrar em algum lugar pelo caminho!

OTTO HEITZMANN
24/12/2008, 23:11
Olá Carol e Otto!
Saio de Pedralva/MG, e vou por SP pro sul (Chuí). Estou programando a saída para o dia 26, mas tem um pessoal que vai sair de Itajubá e São José dos Campos dia 27, to resolvendo se adio mais um dia ou não. Vcs saem que dia? De repente podemos marcar de encontrar em algum lugar pelo caminho!

Nós vamos nos encontrar com o Ricardo ( Land ) em algum ponto da Castelo Branco...perto de Sorocaba....na madrugada do dia 27, depois seguiremos para Foz de Iguaçu, para depois fazer o norte da Argentina, Bolivia e Atacama e descendo para Valparaiso (Chile), mas se quiser nos acompanhar....sera uma honra....ou quem sabe ainda, marcamos de nos encontrarmos.....em terras extrangeiras......, vou manter contato com os amigos pelo ORKUT.

OTTO HEITZMANN
29/12/2008, 22:21
Obrigado Pato de Foz, estive em Puerto Iguacu, na Argentina e conforme sua dica fiz a carta verde, no corretor indicado, paguei 75 pesos,

Valeu

Don Otto

Pato de Foz
30/12/2008, 00:14
Otto

Como vai dom Otto, tudo bem com vcs, que coisa quando vc estava em Foz eu estou em Rosario ( Santa Fe ) na Argentina. Mas quem sabe na volta a gente se ve, e entre geladas me conta as historias da viagem.
Um abraco, e uma otima expedicao pelo NOA.
Que em 2009 sejan realizados todos os projetos. :concordo:

Pato de Foz
30/12/2008, 00:21
Hugo 4x4

Como vai meu irmao, nestas horas estou em Rosario (Santa Fe) Argentina nao esqueca na volta por Foz, me liga (45) 84130017, e se puder a gente se encontra.
Bom 2009 cheio de sucesso.
Um abraco

SAUDJR
30/12/2008, 14:45
Pela informação que obtenho, precisando de confirmação,
a largada promocional será no dia 02 e no dia 03 a saída é a vontade. Não dará para ver muito. Hoje o cambio mais favoravel para nós lá é de R$1,00=$1,50 pesos e o banco "Dela Nacion" é o melhor para essa troca.
Minha turma jä está lá e me juntarei no dia 03 ou 04 e pegarei algumas especiais. O Mikel, navegador do André Azevedo é de casa.
Até lá.
Abraços




Deus nos acompanhe.

Cláudio Brasília
30/12/2008, 20:53
Mesmo sem poder ir ao Rally Dakar 2009, não posso deixar de participar desta empreitada; então, desta forma aqui vai uns waypoints e rota básicos, que preparei a partir do descrito da programação, que foi deixado aqui páginas atrás por um outro amigo. Só não encontrei a tal localidade de Jacobacci; se alguém souber onde fica, por favor, avise a todos. Este arquivo é um roteiro para GPS Garmin, formato tipo Garmin GPS DataBase e deve ser aberto pelo programa MapSource(TM), o qual deverá estar previamente instalado no seu PC, antes de carregar/transferrir para o seu aparelho roteável GPS Garmin compatível e iniciar a navegação a partir do Obelisco, em Buenos Aires. O percurso foi feito utilizando o conjunto de mapas do projeto MapeAr 7.5, que pode ser encontrado no site: http://www.proyectomapear.com.ar/ (agradecimentos aquele pessoal de lá). Aqueles que abrirem o arquivo, depois de baixar o zip no disco do PC e, depois, desconpactá-lo, poderão notar que não está representado o percurso efetivo do rally, mas apenas uma sugestão de roteiro rodoviário, por localidades daqueles países, que poderá apenas ser utilizado para acompanhar o trajeto em termos gerais, pois é pouco provável que vão deixar que entrem na trilha efetiva (tracklogs), da prova. Aqueles que forem, por favor, coloquem aqui, depois de voltar, seus tracklogs efetivos particulares, para que possamos aferir e aumentar a precisão destes waypoints da rota ora sugerida. Muito obrigado a todos, bom viaje e um breve retorno.


*** DIGA NÃO À GUERRA ENTRE NOSSOS IRMÃOS NO ORIENTE MÉDIO ***

Engels Kbça
01/01/2009, 20:22
::dance:Já estamos em BsAs, hoje fomos a Plaza Italia, onde estao expostos os carros, caminhoes, motos e quadriciclos que participarao do rally, show.:dance: A largada promocional,será amanha a partir das 16:00h, no Obelisco, Av. 9 de Julho.

Cláudio Brasília
07/01/2009, 16:57
Pode ser a localidade Ingeniero Jacoba; coordenadas: S41 19 45.1 W69 32 51.3

FernandoRisso
08/01/2009, 00:30
Pessoal,

Estou em santiago agora, mas sem nenhuma 4x4 infelizmente.

Vi que o Dakar vai passar por Valparaiso, que fica bem perto daqui, cerca de 100km, posso ir de onibus ou alugar um carro.

Alguém sabe da programação do dia 09 e 10? Infelizmente volto no dia 11 e não poderei acompanhar a saída para a especial ou até mesmo acompanhar a especial!

[]'s colados no dakar e querendo ver mais de perto!

Morcego
12/01/2009, 09:44
Fotos da largada promocional do DAKAR.
Fotos enviadas por um amigo que esteve por lá.

Morcego
12/01/2009, 09:46
Mais algumas do pátio das motos e carros.