PDA

Ver Versão Completa : Areia!

Digão Rios
10/11/2008, 12:07
Moçada,

Como já disse em outras oportunidades, comprei meu Troller esse ano e, como todo bom iniciante no mundo 4x4, estou apanhando de algumas trilhas...:putz:

No réveillon agora vou ter a oportunidade de ir para praia:dance:, e, consequentemente, dirigir na areia. Aqui em BH não tem areia, então, sou totalmente cru no assunto. Nunca dirigi na areia.:oops:

Achei algumas dicas genéricas aqui no Fórum sobre dirigir na areia, mas, gostaria de algumas dicas mais direcionadas pra minha viatura. Sei que tem uma galera aí do nordeste FERA em areia, então, alguém se habilita??

Lembrando que meu Troller é o 3.0 TDI e está com pneus BF 33'' MUD.

Abraços,
Obrigado!

DIGÃO

abreu
10/11/2008, 13:39
Areia leve, praia - 16 a 18lbs
Areia pesada, dunas - 12 a 14lbs

Lembre-se sempre de calibrar os pneus ao voltar para o asfalto.
O risco de andar com os pneus baixos no asfalto eh grande...

Abracos.

Digão Rios
10/11/2008, 15:09
Beleza Abreu..!

Então, mesmo o BF MUD sendo ruim pra areia, basta baixar a pressão e ser feliz....tranquilo....

Recomenda algum calibrador daqueles portáteis pro Troller??

E existe algum lugar, que devo evitar? Posso andar naquela parte onde a agua se mistura com a areia? areia fofa mesmo, sem muita preocupação??

JORIS
10/11/2008, 17:23
Digão a informação passade pelo Abreu, concordo plenamente, porém queria acrescentar que além de voltar para calibragem normal no asfalto, andar com ela baixo nas dunas, principalmente abaixo de 15 lbs, tem risco de destalonar em curvas muito fechadas, pois pode entrar areia entre a roda e o pneu! más só se fizer curvas fechadas com velocidade! senão é tranquilo e vc verá a diferença de comportamento da viatura, vai parecer que está em outra!

[]´s.

almoraes
11/11/2008, 09:36
Beleza Abreu..!

Então, mesmo o BF MUD sendo ruim pra areia, basta baixar a pressão e ser feliz....tranquilo....

E existe algum lugar, que devo evitar? Posso andar naquela parte onde a agua se mistura com a areia? areia fofa mesmo, sem muita preocupação??

Amigo;

Pode ir tranquilo para a areia, pois o seu carro foi desenvolvido nela!!!! Pode ir de Mud sem medo........ Baixe a pressao dos pneus de acordo com o indicado pelo Abreu.

Eu uso 10 lbs quando vou para as dunas..... veja o video abaixo...... Todo mundo que esta participando, está usando 10 lbs.....

http://www.youtube.com/watch?v=N4gezU2N7CQ

A Maioria do pessoal ja até mudou as viaturas, pois ja faz um tempinho que fizemos isso, mas seve para vc ver do que o seu carro é capaz, nas dunas.......

É claro que nao há necessidade de vc usar essa pressao nos pneus, mas serve para ver que nao destalona com tanta facilidade assim.

[ ]'s

Edson Bailuni
11/11/2008, 10:14
Beleza Abreu..!

Caro DIGAO

Vale lembrar que as praias do nordeste ,tem caracteristicas diferente das nossas, ( AQUI NA BEIRA DA AGUA A AREIA E MUITO FOFA ) eu recomendo nunca andar perto da agua , e claro sempre que possivel com mas carros. No meu troller tbm uso 33 com 15 libras

no mais bom passeio:dance:

Digão Rios
11/11/2008, 10:26
Galera!

Que "friozinho na barriga" bão que deve ser fazer isso heim!! :shock: Muito Bacana esse videozinho cara!!

muito bacana...!!

Valeu pelas dicas, acho que vou mais tranquilo agora...:concordo:

Digão Rios
11/11/2008, 10:30
Caro DIGAO

Vale lembrar que as praias do nordeste ,tem caracteristicas diferente das nossas, ( AQUI NA BEIRA DA AGUA A AREIA E MUITO FOFA ) eu recomendo nunca andar perto da agua , e claro sempre que possivel com mas carros. No meu troller tbm uso 33 com 15 libras

no mais bom passeio:dance:

Bom...
E, caso eu me empolgue mais do que o necessário e atole :parede:????

Vou estar em um carro só..alguma dica "infalivel" pra desatolar na areia??

Pra Galera se situar melhor, vou passar o reveillon em IlhaBela, São Paulo...aproveitando a deixa...alguma recomendação de passeio? Alguem vai estar por perto ??

JORIS
11/11/2008, 12:13
Bom...

Pra Galera se situar melhor, vou passar o reveillon em IlhaBela, São Paulo...aproveitando a deixa...alguma recomendação de passeio? Alguem vai estar por perto ??

Digão, a regra geral, principalmente pra quem anda sozinho e em cantos desconhecidos, é CAUTELA, sempre obter informações de pessoas que conheçam realmente o local, porque sempre tem alguns que só pra sacanear diz informações erradas, acho que uma boa é ver se alguém do forúm conhece a região que vc vai e passa as dicas dos locais e sempre se orientar pelas tábuas de maré.

Quanto a areia ser fofa perto ou não da água, isso é relativo, aqui mesmo no RN, tem locais que é bem firme próximo da água, e em certas épocas do ano muda bastante! então vc vai sentindo como a viatuta se comporta e evite parar em locais muito fofo, procure sempre parar declividade, que ajude na hora de sair.

Cuidado também nas travessias de Rios, sempre atravessar a pé primeiro

Pra desatolar, cave deixando as rodas e diferencial livre, e calce os pneus com tocos, tábuas, pedra ou até mesmo o tapete de borracha, geralmente dá pra ir saindo pouco a pouco, ou seja cave de novo e repita até conseguir pegar velocidade e sair!

[]´s.

Digão Rios
12/11/2008, 17:19
Digão, a regra geral, principalmente pra quem anda sozinho e em cantos desconhecidos, é CAUTELA, sempre obter informações de pessoas que conheçam realmente o local, porque sempre tem alguns que só pra sacanear diz informações erradas, acho que uma boa é ver se alguém do forúm conhece a região que vc vai e passa as dicas dos locais e sempre se orientar pelas tábuas de maré.

Quanto a areia ser fofa perto ou não da água, isso é relativo, aqui mesmo no RN, tem locais que é bem firme próximo da água, e em certas épocas do ano muda bastante! então vc vai sentindo como a viatuta se comporta e evite parar em locais muito fofo, procure sempre parar declividade, que ajude na hora de sair.

Cuidado também nas travessias de Rios, sempre atravessar a pé primeiro

Pra desatolar, cave deixando as rodas e diferencial livre, e calce os pneus com tocos, tábuas, pedra ou até mesmo o tapete de borracha, geralmente dá pra ir saindo pouco a pouco, ou seja cave de novo e repita até conseguir pegar velocidade e sair!

[]´s.

Valeu!!

Bom, vou tentar nao atolar, mas se por acaso acontecer, tenho certeza que vai ter valido a pena!!! :lol:

Alexandre Banana
29/11/2008, 00:14
Uma boa maneira de desatolar quando se está em areia de praia ( areia seca ) é colocar areia nas rodas ( tipo enterrando mesmo ) até a metade das rodas e depois é só balançar o carro que a areia que esta cobrindo o pneu irá para baixo dele fazendo com que o carro suba. depois que ele subir é só colocar a 1ª e sair bem devagar. Pode ter certeza q essa aí é infalível. Se mesmo saindo bem devagar o carro ainda ficar querendo cavar você pode repetir a técnica acima e antes de sair colocar algum toco, palha de coqueiro ou até mesmo o tapete do carro e sair da parte onde a areia já está toda frouxa ... depois é só ir embora.

Essa técnica é já foi testada a aprovada por mim. Quando aprendi eu estava com um amigo em um Gol voltando de uma pescaria e um cara em uma L200 foi sair da estrada de barro e pegar pra praia, mas não se ligou que o 4x4 dele não estava entrando. Resumindo, ele entrou na areia com 4x2 e ficou. Não tinha nenhum outro 4x4 passando. Quando parou outro carro de passeio e o cara fez essa técnica. Em menos de 10min o carro já tinha voltado para a areia firme.

Agora lembre-se: Quando se anda sozinho pela praia deve-se evitar ao máximo andar próximo a água. Pois se seu carro der qualquer tipo de problema e ficar parado com a maré subindo pode ser que você não tenha tempo suficiente para sanar o problema antes que o mar peque seu carro. Já vi algumas vezes carros sendo DESTRUIDOS pelo mar.

Girti
29/11/2008, 00:35
Bom...

Digão, dificilmente você vai encontrar uma praia onde possa circular em Ilhabela, assim como em quase todo o litoral Norte do estado, as praias são quase todas fechadas à circulação de veículos. A provável exceção em Ilhabela é a praia de Castelhanos, mas lá a areia costuma ser dura, e não há dunas. Em compensação, a estrada de acesso a Castelhanos, particularmente nesta época de chuvas, é um desafio e tanto para os jipeiros. Se for, procure não ir sozinho, vá em comboio. E vá com cuidado, há trechos perigosos nesta estrada!
Outra coisa importante, vale para a ilha toda, mas particularmente para Castelhanos: leve muuuuito repelente de insetos, a quantidade de borrachudos lá é grande!

Procure se informar sobre a Ilhabela na Internet, há muito assunto por lá!

Faremos um intercâmbio :mrgreen:, você virá para São Paulo, eu irei para Minas Gerais, devo passar o final do ano na região da Mantiqueira.

Boa viagem, aproveite!

Luciano SHAKALL
02/12/2008, 01:34
" ... comprei meu Troller esse ano ... No réveillon agora vou ter a oportunidade de ir para praia :dance:, e,
consequentemente, dirigir na areia. Aqui em BH não tem areia, então, sou totalmente cru no assunto. Nunca dirigi na areia. :oops: ... "Digão, basicamente já falaram tudo :mrgreen: , mas como informação nunca é demais :wink:,
dá uma sacada nesse tópico: Ajuda na areia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26471) . . . Tem muita coisa legal lá :concordo: !

[]'s

lucasgamba
29/12/2008, 17:56
Moçada,

Como já disse em outras oportunidades, comprei meu Troller esse ano e, como todo bom iniciante no mundo 4x4, estou apanhando de algumas trilhas...:putz:

No réveillon agora vou ter a oportunidade de ir para praia:dance:, (...) Troller é o 3.0 TDI e está com pneus BF 33'' MUD.

Abraços,
Obrigado!

DIGÃO

Aí Digão, assim que puder, poste fotos das suas atoladas em Ilha Bela!! :-D

Abraços

TylerNTL
29/12/2008, 21:41
Como vc vai estar sozinho não esquece de embarcar uma pá. Tem umas que são dobráveis viram enxada, picareta, etc. Ajuda demais se vc precisar cavar para desatolar.

Quando atolar procurar não insistir. Principalmente se a areia for fofa, se vc deixar a viatura cavar uma desatolada simples, que se resolveria com uma diminuída na pressão dos pneus, se torna um sacrifício.

JEFFCATUNDA
30/12/2008, 03:07
Como os colegas aqui de Fortal já falara...na areia bastam 8 a 10 libras.....

rafaelfernandez
30/12/2008, 18:09
Amigos,

Muito ja ouvi falar no perigo de se destalonar as rodas devido a baixa pressao. Minha pergunta é a seguinte: A partir de qual pressao esse risco existe ou se torna maior? E em relaçao a fazer curvas fechadas em velocidade, qual velocidade seria essa?

[]´s
Rafael

JORIS
31/12/2008, 09:38
Amigos,

Muito ja ouvi falar no perigo de se destalonar as rodas devido a baixa pressao. Minha pergunta é a seguinte: A partir de qual pressao esse risco existe ou se torna maior? E em relaçao a fazer curvas fechadas em velocidade, qual velocidade seria essa?

[]´s
Rafael

Rafael, se estiver com pneus sem câmara, abaixo de 15 lbs, já tem de redobrar os cuidados principalmente ao fazer curvas, e evitar andar sobre asfalto abaixo de 12 lbs, até porque diminui bastante a dirigibilidade fazendo o carro balançar muito, uma solução é colocar câmara de ar, que praticamente evita bastante o risco de destalonar!

Outro cuidado que se deve ter quando anda com calibragem baixa em lama, e fazer uma inspeção pois sempre entra lama no pneu!

[]´s.

JEFFCATUNDA
31/12/2008, 14:41
Rafael, se estiver com pneus sem câmara, abaixo de 15 lbs, já tem de redobrar os cuidados principalmente ao fazer curvas, e evitar andar sobre asfalto abaixo de 12 lbs, até porque diminui bastante a dirigibilidade fazendo o carro balançar muito, uma solução é colocar câmara de ar, que praticamente evita bastante o risco de destalonar!

Outro cuidado que se deve ter quando anda com calibragem baixa em lama, e fazer uma inspeção pois sempre entra lama no pneu!

[]´s.
O problema é evitar que a camara rode e arranque o pito...ou corte......nâo vejo muita vantagem não em usar c.de ar....

JORIS
31/12/2008, 15:50
Jeff, no meu willys uso com câmera, e nunca rolou o pito não, porém todo ano troco as câmaras, pois elas ressecam e cortam, dessa forma não tenho problema. Lembro que certa vez comprei uma câmara que não era ideal para minha roda, essa lembro que o pito teimava em entrar na roda, acabei trocando elas, com as certas eles não rolam não.

No troller, sinceramente não tenho coragem de por câmara não, sempre viajo em asfalto e não sinto segurança em andar com câmaras em altas velocidades, se um pneu com câmara furar, ele baixa na mesma hora em quanto sem câmara geralmente só baixa completamente quando é rasgado!

Como já tinha dito anteriormente se andar direitinho não é tão fácil de destalonar!

[]´s, e um feliz 2009 a todos!

rafaelfernandez
31/12/2008, 16:01
Como já tinha dito anteriormente se andar direitinho não é tão fácil de destalonar!

O que chamas de "andar direitinho"?:pensativo:

[]´s
Rafael

JORIS
31/12/2008, 16:20
O que chamas de "andar direitinho"?:pensativo:

[]´s
Rafael

Rafael, principalmente cuidado em curvas, pois geralmente destalona em curvas, ou quanto entra muita areia na roda!

Quando se pega a "manha" é difícil destalonar, só muito azar msm!

[]´s.

abreu
31/12/2008, 18:18
Exato...
Eu só destalonei o pneu 2 vezes, logo quando comprei o primeiro Troller...
Depois pega-se a manha e já era...

E olha que ando com 12lbs nos pneus...
Nos 33 chego a andar com 10lbs, pq esse danados não fazem buxo!

Abraços!

rafaelfernandez
31/12/2008, 20:04
Beleza, posso dizer entao que basicamente é nao fazer curvas fechadas em media-alta velocidade(>50km/h) e nao fazer tambem movimentos bruscos para mudar de direção(comecar a curva de forma suave e se for o caso ir enrolando mais a direcao aos poucos)? Desculpem as perguntas meio que "dummies" mas to tentando entender direito pra nao passar sufoco por ai...

[]´s e Feliz ano novo a todos!!!

Rafael

regisJ
31/12/2008, 20:38
Exato...
Eu só destalonei o pneu 2 vezes, logo quando comprei o primeiro Troller...
Depois pega-se a manha e já era...

E olha que ando com 12lbs nos pneus...
Nos 33 chego a andar com 10lbs, pq esse danados não fazem buxo!

X2
Necessitamos de maior área de atrito para ter melhor tração e melhor distribuição do peso . Não vislumbro calibragem especifica. Vai depender dos pisantes , do peso que os mesmos tem que suportar e o tipo de areia que vem pela frente . AGORA VIA DE REGRA DE 13 A 18 LIBRAS
regis

f0rR0zE1r0
13/01/2009, 10:11
Bom pessoal sou novo aqui mas dirijo o Troller todos os dias inclusive na

Areia. Tive lendo algumas mensagens, e ninguem citou em relação as

marchas. Eu todo mes praticamente viajo para barreirinhas (Lençois

Maranhenses). A areia daqui é diferente de qualquer parte do Brasil.

Uma certa vez perguntei para um geologo ele disse que a areia de la tem

caracteristicas da areia do deserto do Saara. E as marchas no geral a

maioria do percurso so de 2°. Ja atolei, e o negocio é o seguinte, pelo

menos no meu caso. Reduzir a marcha, engatar a primeira e levemente

apertar o acelerador. Se nao funcionar melhor mesmo pedir ajuda. No meu

caso isso sempre funcionou. E tem muita gente de fora que vai para la e

e queima disco de embreagem, inumeras peças, porque não adianta ter

uma bazuca(Troller) e nao saber atirar(pecinha entre o volante e o

banco)!!! Entao antes de voce colocar o Troller na areia é bom ir com uma

pessoa que conheça a regiao.

Abraços!!!

JEFFCATUNDA
13/01/2009, 10:31
Bom pessoal sou novo aqui mas dirijo o Troller todos os dias inclusive na

Areia. Tive lendo algumas mensagens, e ninguem citou em relação as

marchas. Eu todo mes praticamente viajo para barreirinhas (Lençois

Maranhenses). A areia daqui é diferente de qualquer parte do Brasil.

Uma certa vez perguntei para um geologo ele disse que a areia de la tem

caracteristicas da areia do deserto do Saara. E as marchas no geral a

maioria do percurso so de 2°. Ja atolei, e o negocio é o seguinte, pelo

menos no meu caso. Reduzir a marcha, engatar a primeira e levemente

apertar o acelerador. Se nao funcionar melhor mesmo pedir ajuda. No meu

caso isso sempre funcionou. E tem muita gente de fora que vai para la e

e queima disco de embreagem, inumeras peças, porque não adianta ter

uma bazuca(Troller) e nao saber atirar(pecinha entre o volante e o

banco)!!! Entao antes de voce colocar o Troller na areia é bom ir com uma

pessoa que conheça a regiao.

Abraços!!!
Você não vai!

Você mora ai.....hehehehh.

Muito úteis as suas informações. Valeu!!!!