Ver Versão Completa : Motor OHC - o que serve da ranger 2.3?
Pessoal pesquisei no forum e tem poucas resposts no outro topico e resolvi abrir esse pra melhor esclarecer as minhas e as demais duvidas da galera.\
Queria saber dos que entendem melhor o que do motor 2.3 da ranger serve no OHC:
exemplo:
Anéis, pistões, cremalheira?? tudo isso é igual do OHC??? bronzinas etc
Porque eu quero dar uma revisada geral no meu e notei que as peças de reposição do motor OHC são muito ruins e estava pensnado em pegar a speças do motor da ranger e trocar o que acham ??
helllppp!
olha so , tem um forum www.mavecos.com.br umm o site acho que é esse , mas não ta abrindo aqui ...
acho que é isso , la o pessoal tem uma lista das peças que podem ser intercambiaveis nos 2 motores . inclusive dão algumas dicas .
por exemplo rs , o esticador da correia do Jeep, com motor 4cc custa pra cima de 100 reais nas lojas do ramo, jeep etc . que por sinal é o mesmo esticador da ranger , que custa 56 reais no mercado, qualquer auto peças tem !
Ae , o site eh esse aqui ! http://www.manualdomaverick.com.br/forum/index.php temmuita coisa la boa , vale a pena deixar nos favoritos
valeu santoro !!!
eu estou lá no forum tb ehehh o caio é amigo meu, mas tb temos muitas duvidas e num achei nenhum topico sobre esse tema :-(
queria peças de qualidade melhor sem precisar importar da esslinger racing, masss...
Se tiverem mais alguma opinião...
pois eh , eh foda , se tu for importar me avise , estou querendo algumas coisas tb .
pois eh santoro, eu consigo importar o que vc quiser da esslinger, o meu problema no momento 'e grana hehehe
tenho um amigo quie mora em NY que tem importadora e exportadora, logo... o que quiser me fala
Elmer_Jeep
10/11/2008, 19:18
Bom, naquela hora vc perguntou no messenger se os anéis serviam, dai eu disse que não porque tem diferença nas canaletas dos pistões, mas no caso dos pistões + aneis da ranger no CJ teria que medir o diametro dos pinos de pistão pois o diametro do cilindro é igual e acho que a face do pistão da ranger deve dar um pouco mais de taxa que o pistão do CJ, infelizmente não tenho essas medidas pra conferir.
[]'s
leovalle
10/11/2008, 19:40
Pessoal pesquisei no forum e tem poucas resposts no outro topico e resolvi abrir esse pra melhor esclarecer as minhas e as demais duvidas da galera.\
Queria saber dos que entendem melhor o que do motor 2.3 da ranger serve no OHC:
exemplo:
Anéis, pistões, cremalheira?? tudo isso é igual do OHC??? bronzinas etc
Porque eu quero dar uma revisada geral no meu e notei que as peças de reposição do motor OHC são muito ruins e estava pensnado em pegar a speças do motor da ranger e trocar o que acham ??
helllppp!
Tenho um motor de Ranger 4c 2.5 a venda. Motor a toda prova, retirado do carro funcionando. Completo.
leo obrigado pela oferta mas meu motor está inteiro e preparaod estou só pesquisando possibilidades ;-)
o meu ohc estava turbinado e agora está sendo modiicado rpa fica rcom o supercharger
rubens, tenho um amigo meu indo pra la agora, sabe quale o esquema pra enviar como presente ? me manda uma mp . vlw
fala santoro blz??
seguinte o problema é o peso
o cara tem de enviar pelos correios pra vc como replacement parts AS IS (as is de no estado, usadas) se puder troca a caixa e coloca jornais velhos embalados e lembrar que o valor do frete dos correios + o valor da peça declarado nÀo pode ultrapassar 50 dolares (se passar vc paga imposto de 60% em cima em dolaares) logo tente somente trazer coisas leves, aneis, bronzinas, bomba de oleo etc... eu trouxe uma caixa de transferencia 4x4 borgwarner de 45 kilos +/- paguei 95 dolares nela lá e virou uns 1000 reais aqui por causa do frete e peso mas valeu cada centavo
vlw ! minha intenção e trazer justamente isso, aneis, bronzinas , pistoes um jogo de polias aliviadas de repente . vlw pelas dicas , vou fazer isso que vc falou . ja estou fazendo uma listinha . o lance e que são mtas peças no site e fico meio confuso em quais realmente são necessarias . teria algma sugestão ?
olha procure fazer 2 pacotes enviados em dias diferentes e nome de remetente diferente, tipo o dele e outro da esposa algo assim... demora mas chega UPS vai tranquilo, o numero de rastreamento vc usa pelos correios.
eu tow pirando já nos hidrogenio e no supercharger... depois posto umas fotos vou criar um topico do meu jeep logo mais
SPICYMOTORS
18/11/2008, 22:34
rubens, qual supercharger vc vai usar no seu ohc? eaton m62? oq mais mexerá no motor?
tb tenho ideia de fazer isso, pensei em procurar logo um motor inteiro da ranger e colocar o supercharger, mas ainda estou pesquisando...
joao jose galvao
19/11/2008, 19:16
coloquei no meu jeep o coletor da ranger ele e plug play e ja e dimensionado feito de tubo e nao de ferro fundido
então eu fabrico um supercharger centrifugo mas é prototipo ainda e estamos vendo a viabilidade de fabricar em escala, (que parece que nÀo vai ser possivel) mas de toda forma...
enfim estamos ai resolvendo alguns encalços
curti a idéia do coletor
interessante .. teria alguma foto desse coletor ? de que ano foi ? utilizou a msm junta ?
joao jose galvao
20/11/2008, 19:39
noa tenho certeza mas era de uma 97 comprei por 100 latinhas nun desmanche em natal, ate os parafusos da certo.
mudou o ronco do carro ? ficou mais solto o som ?
curioso queria fotos desse coletor tb
bom como eu queria fotos do coletor eu fui comprei e tirei fotos... seguem fotos do dimensionado da ranger que serve no OHC certinho ;-)
wow ... gostei ... qnto foi ???? libera uns cavalinhos a mais n libera ?sem contar que o som deve ficar lindo
olha santoro liberar deve liberar sim, mas num deve ser nada fantastico dele sozinho se rebaixar o cabeçote ou colocar os pistões da ranger 2.3 vc j';a vira ele no alcool e com o dimensonado fica animal e o som deve ficar bom considerandoa tubagem, mas não liguei ainda só dei um tratamento com tinta especial preta e tá muito bom!
dimensionadaço e olha não me parece do 2.3 não, no catalogo que vi o rapaz procurou e disse ser da 2.5 algo assim...
foi 150 realz (melhor detalhe do bixo: tem entrada pra sonda lambda já UHUUUUUU )
por isso eu tow quase desistindo da pandoo (porque a pandoo não administra automaticamente a lambda, mas se criarem essa integração aaaaa) e partindo pra megasquirt, já tenho uma quase montada, mas estou com receios
show de bola .. bota mais fotim dela dps
turboroe
01/12/2008, 03:23
olha santoro liberar deve liberar sim, mas num deve ser nada fantastico dele sozinho se rebaixar o cabeçote ou colocar os pistões da ranger 2.3 vc j';a vira ele no alcool e com o dimensonado fica animal e o som deve ficar bom considerandoa tubagem, mas não liguei ainda só dei um tratamento com tinta especial preta e tá muito bom!
dimensionadaço e olha não me parece do 2.3 não, no catalogo que vi o rapaz procurou e disse ser da 2.5 algo assim...
foi 150 realz (melhor detalhe do bixo: tem entrada pra sonda lambda já UHUUUUUU )
por isso eu tow quase desistindo da pandoo (porque a pandoo não administra automaticamente a lambda, mas se criarem essa integração aaaaa) e partindo pra megasquirt, já tenho uma quase montada, mas estou com receios
Onde vc comprou esse coletor?
quero um!
hahaha
joao jose galvao
01/12/2008, 07:11
bom como eu queria fotos do coletor eu fui comprei e tirei fotos... seguem fotos do dimensionado da ranger que serve no OHC certinho ;-)
rubens ainda bem que voce ja comprou o coletor do ohc e postou as fotos porque eu nao acertei postar as fotos do meu
Onde vc comprou esse coletor?
quero um!
hahaha
Segredo profissional ;-) eheheheheh
RECOFORD é "O" lugar certo pra achar peças de ranger e afins
Bom, já que vc já tirou as fotos que queria creio que ele não te será mais útil...:mrgreen:
Agora se quiser eu lhe faço um favor e compro ele na sua mão, pago 151,00 pra vc num ficar no preju.
Por aqui já cansei de perguntar por este coletor de Ranger 4 cil, os balconistas ou dono de ferro velho sempre me olham com cara estranha, como se eu estivesse perguntado se tinham capacitor de fluxo de disco voador...
abraço
cara na real oc ar aqueria 200tão, mas como sou cliente veio de casa, paguei 150, mas serio tme mais desses se quiserem só numg aranto os 150 porque era brecim de brima pra o alemào louco aqui
bom, caos queiram num me custa nada moro pertinho da recoford
ve ae , me interesso rs , quem sabe n da um desconto pra um lote rs .
turboroe
02/12/2008, 00:57
bah, eu me interesso por um tb!!!
:-D:-D:-D
turboroe
01/07/2009, 07:38
Me parece que as engrenagens do cabo do velocímetro são as mesmas da Ranger também.
Me parece também que as concessionárias da FORD vendem essas engrenagens em cores diferentes,
cada cor tem um número de dentes diferentes, pra diferentes relações/pneus.
E isso é ótimo pra nós maverikeiros que temos pneus enormes e relações diferentes da original.
Outra coisa... alguém ja usou pistões da Ranger no 2.3 OHC do jeep/maverick?
Alguem tem fotos desses pistões pra colar pra gurizada?
http://img142.imageshack.us/img142/3830/dsc00045py7.jpg
Me parece que as engrenagens do cabo do velocímetro são as mesmas da Ranger também.
Me parece também que as concessionárias da FORD vendem essas engrenagens em cores diferentes,
cada cor tem um número de dentes diferentes, pra diferentes relações/pneus.
E isso é ótimo pra nós maverikeiros que temos pneus enormes e relações diferentes da original.
Outra coisa... alguém ja usou pistões da Ranger no 2.3 OHC do jeep/maverick?
Alguem tem fotos desses pistões pra colar pra gurizada?
http://img142.imageshack.us/img142/3830/dsc00045py7.jpg
isso mesmo cada engrenagem combina com certa relação, lembro que no explorer forum americano tem uma relação vou ver se trago pra cá...
Pistões do 2.3 servem, mas tem de colocar a biela da ranger 2.5
ou seja o pistão é mais baixo que do maveco e o 2.5 é mais baixo ainda
Conjunto legal, pistão do 2.3, biela do 2.5 e boas ;-)
Vamos lá vou tentar postar aqui traduzindo macarronicamente as formulas para essas mudanças:
Cambio Mazda M5R1 (e outros da ranger), tabela de part number cor e dentes de engrenagem para cambios da ranger:
Câmbio Manual:
16-dentes-vinho (C0DZ-A)
17-dentes-branco (C3DZ-C)
18-dentes-amarelo (C0DD-B)
19-dentes-pink (C0DZ-B)
20-dentes-preto (C1DZ-A)
21-dentes-vermelho (C4OZ-A)
Câmbios Automáticos:
16-dentes-Azul (D0AZ-A)
17-dentes-Verde (C7SZ-A)
18-dentes-Cinza (C7SZ-B)
19-teeth- "tan" Bege, Creme ou Salmão (C7VY-A) (cor esquisita)
20-dentes-Laranja (C8SZ-B)
21-dentes-Roxo (D0OZ-B)
Para fazer o calculo e mudanças (e compensar mudanças de diâmetros de pneus, diferencias diferentes e etc) segue essa formula:
Numero de dentes = (número de dentes atuais x leitura de velocidade)/Velocidade atual
- A Ford Motorsports usa essa fórmua:
Driven Gear Teeth = (Drive Gear Teeth x Axle Ratio x Tire Rev. Per Mile) / 1000.
- A FourWheeler Magazine usa essa fórmula:
Actual MPH= (New Tire Diameter x Indicated MPH) / Old Tire Diameter.
Bom em teoria dá pra corrigir algumas mudanças...
Fonte:
Explorer Forum USA (http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=158739)
ADAPTEC 4X4
02/07/2009, 09:40
muito bom, meu maveco esta com relação original e peneus cooper cobra 235/60 14 compei em uma auto peças qualquer a da f1000 vem uma coroa amarela e o pião vermelho com as trava e tudo (R$16,00) o velocímetro ta marcando direitinho, tiro pelas barreiras eletrônicas, rere