Ver Versão Completa : Suspensão - o dilema continua...
GuTo_Cerulli
13/09/2004, 00:53
Povo,
Uns tópicos para trás, postei algo sobre uma suspensão similar a do engesa no CJ, mas me sugeriram fazer com feixes mesmo...então no fim de semana me veio a idéia:
Spoa, suportes originais do Jeep, jumelos articulados (missing links), feixes com poucas lâminas, e quase planas (talvez um pouco mais longas que as originais) e amortecedores a gás, (tipo HDS) com curso bem longo e suportes devidamente dimensionados para eles...isso para usar pneus 33 ou 35 (quem sabe um di$$$$$...a uns 37). O que vocês acham? Dá pra usar em estradas um set-up destes? fica bom?
[]'s Abertos a opiniões, sugestões e críticas...
Beto Lacerda
13/09/2004, 19:10
talvez os missing links lhe tragam uma certa instabilidade , se for fazer SPOA use os eixos da F-75 , mas essas modificações que vc citou ja vi em samuca , os da JF racing são assim , da um belo curso , mas missing links e velocidade ( acima de 60 km/h) são coisas que não andam juntas :lol: , se for só pra trilhas faz tranquilo , mas se pretende andar com o cj fora de trilhas eu abriria mão dos rvolver ou faria alguma trava .
cuidado ao diminuir as laminas pois pode enfraquecer o feixe e provocar axle wrap ,nada que uma barra de tração não resolva , mas fica o aviso
[]'s
GuTo_Cerulli
13/09/2004, 23:24
Opa,
Barra de tração tá fácil de resolver, mas os missing links acho que vou ter que mandar para as "cucuias"...Já que o Jeep vai andar de 4.1...Só uma dúvida: por que os eixos da F-75?
PS: O set-up saiu de um projeto que eu queria fazer no meu ex-samuca...inspirado no que o Bill o no Wallace falaram a um tempo atrás...
[]'s
Mauro B.
13/09/2004, 23:57
Oi Guto !!! :D
Cara, complete a sua assinatura com algumas coisas tipo da onde vc é, que jipe vc tem e etc... :D
Eu acho que SPOA com jumelos originais e eixos de Rural já tá ótimo. Respondendo á sua pergunta, eixos de F-75 ou de Rural tem a bitola maior que os originais dos cj's (uns 120mm se não me engano), sendo que o traseiro da F-75 é maior ainda. Isso é para compensar o ganho de altura, reduzindo o risco de tombar. E de quebra vc ainda ganha mais curso! :wink:
Quanto a retirar lâminas dos feixes em jipes SPOA, acho que terás que usar uma barra de tração como o Beto já disse. Mas não acho uma boa usar menos lâminas, pois isso tbm enfraquece o feixe. :D
Jumelos articulados...isso só se vc quiser mais curso ainda... :D
Resumindo: eixos largos e SPOA é o essencial na minha opinião ! :P
OBS: na 1° foto que o Beto mandou, os jumelos articulados estão montados invertidos.
[]'s
Beto Lacerda
14/09/2004, 00:40
cara estou nos finalmente da reforma do meu cj , 4.1 , spoa , e umas outras coissinhas :lol: , vou primeiro acertar o carro com spoa e jumelos normais , mas pretendo em pouco tempo instalar uns revolver (generico$$ obviamente :lol: ) , mas com trava , mas pra isso antes tem que ter uma junta cv , cardãns com luvas e estriados mais longos ... :lol:
sobre os eixos os motivos são os que o Mauro citou , porem disse de F-75 pois depois de instalar os de rural , reviza-lo todinho , montar o freio a disco , tudinho descobri (naquelas , me deram a dica num topico) aqui no forum que os de rural deslocam o cardãn muito pra direita , forçando facilmente a cruzeta , ja os de F-75 não alteram o angulo do cardã (na horizontal ) pois a bolota é na mesma posição segundo o centro do carro que a do eixo original , como disse cheguei a montar os de rural , não achei tão deslocado assim , mas como consegui trocar pau a pau pelo da f-75 e ainda falta um pouquinho pro jeep rodar substitui o eixo traz. , agora tenho uma diferença de bitola entre o dianteiro e o traseiro , de 100 mm , não me decidi ainda se deixo ou corrijo com alargador na dianteira , mas vale a pena pois o cardãn fica alinhadinho
[]'s
Camaradas,
Tomei coragem ($$$, mas consegui os eixos a $200 cada) e vou trocar ainda este mês. O mecânico de cara já sugeriu SPOAR. Aí fui no site do MONGE (se não me engano), Furreca, e vi complicação demais para fazer de uma vez só. Principalmente aquele papo de mudar a angulagem da bolota do diferencial reposicionando os munhões. Então:
1- Deixo isto para depois e faço somente a troca dos eixos;
2- Existe alternativa (não necessariamente mais barata, ao menos menos "irreversíveis")? :?: :?
Grato pela resposta
Ou faz direito ou não faz.
Qualquer SPOA é reversível. Dá trampo, mas reversível é..........
Abraços,
GuTo_Cerulli
17/09/2004, 00:05
Fala,
Só uma perguntinha: reverter um SPOA pra que? Depois, não tava pensando em eixos de F-75, pois a minha idéia de SPOA, é ganho de altura, apenas para "corrigir" as molas "planas" que eu pretendo instalar...Tendo isto em vista, acho que, as CV não são muito necessárias, já que não vai ficar muito mais alto do que os tais Jumelões que tem por aí (na minha opinião, uma puta de uma gambi brava!!!!), se raspar na carroceria, Fuck, corto os pedaços...E ai Bill, que achas da idéia? PS: quando o carro do X vai parar de pagar IPTU da sua garagem?
[]'s
Ex Samurai 93 -"Tropeço"
Atual CJ-5 75 -"Flat Black" - em construção