PDA

Ver Versão Completa : Motor Diesel p/ Rural



saviocosta
13/09/2004, 00:42
Pessoal, estou querendo comprar uma Rural (já quis uma explorer, mas manutencao e seguro me fizeram desistir) e gostaria de saber qual é o melhor motor a diesel que posso adaptar nela, que possa receber sem dificuldades um ar condicionado e com que caixa?

Cícero Franco
13/09/2004, 07:52
Tem muita conversa sobre diesel aqui no Forum. Eu coloquei o Maxxion 2.5. Era de uma Sprinter e eu aproveitei o câmbio da própria Sprinter. Digita em pesquisa "motor diesel" que vai aparecer um monte de coisa.

[]s

BrunoBB
13/09/2004, 13:03
Sávio:

Acompanhando este fórum e no dia a dia conversando com os companheiros de 4x4 cheguei à conclusão de que qualquer motor pode ser adaptado e vc vai encontrar defensores para cada opção.
Eu sou traumatizado com correia dentada então optei pelo Q20B4 Perkins (como dizem por ai "Q20B4, porque quem gosta de motorzinho é dentista") com caixa clark de 4 marchas (da D-10) e reduzida da toyota bandeirante.

Cowboy
19/09/2004, 10:47
Bom dia Sávio. Coloquei um perkinho e não tenho do que reclamar. O consumo foi p/ cerca de 12/14 Km/l, e não me dá problema, mas o motor em questão é de baixíssima rotação, e vibra um bocado. Tudo vai depender do uso que irá dar ao veículo. A minha não ficou legal p/ trilhas radicais, pois o motor é muito pesado e com torque relativamente pequeno (23Kgf), mas está perfeito p/ os trabalhos que faço c/ ela. Só me arrependo de não ter mudado p/ díesel antes. Valeria a pena mesmo se o díesel fosse mais caro que a gasolina. Você ganha em quilometragem p/ reabastecer, ganha em manutenção, ganha em confiabilidade, tudo passa a durar muuuuuito mais (tanque de combustível, bomba, motor, escapamento, dutos, comando, etc...), o torque aumenta generosamente, etc, etc etc...
Vá em frente, escolha o motor que melhor lhe atenda e seja feliz.
Abraço.

Cícero Franco
20/09/2004, 08:52
O Maxion 2.5T já é mais interessante que o Perkinho, pq é um motor mais moderno, vibra menos e tem mais torque. Eu estou fazendo cerca de 14 km/l na estrada a uns 80, 100 km/h. Já cheguei, inclusive, a botar 140 km/h, mas aí a coisa fica muito instavel....

[]s

jp
22/09/2004, 17:33
FALANDO NO ASSUNTO QUERO USAR SEU ESPAÇO PARA TIRAR UMA DUVIDA MINHA. PRETENDO ADAPTAR UM MOTOR E CAIXA DA F 1000 (MWM 229) QUE TAMBEM É PESADO PRA BURRO POREM O TORQUE DA USINA É DE 46 A 1600 RPM !UM CANHÃO !
A DUVIDA É SERÁ QUE CABE ? ALGUEM JA VIU UM ?ADAPTA A CAIXA NA CAIXA DE TRANSFERENCIA COM UMA FLANGE ?
VI UMA COM MOTOR FALCOM ENTÃO SE O FALCON DA CERTO NÃO DEVO TER MAIORES PROBLEMAS !!

Pedro Bachir
23/09/2004, 10:58
FALANDO NO ASSUNTO QUERO USAR SEU ESPAÇO PARA TIRAR UMA DUVIDA MINHA. PRETENDO ADAPTAR UM MOTOR E CAIXA DA F 1000 (MWM 229) QUE TAMBEM É PESADO PRA BURRO POREM O TORQUE DA USINA É DE 46 A 1600 RPM !UM CANHÃO !
A DUVIDA É SERÁ QUE CABE ? ALGUEM JA VIU UM ?ADAPTA A CAIXA NA CAIXA DE TRANSFERENCIA COM UMA FLANGE ?
VI UMA COM MOTOR FALCOM ENTÃO SE O FALCON DA CERTO NÃO DEVO TER MAIORES PROBLEMAS !!

Eh um puta mtr mesmo!!!! :twisted: tenho uma F-1000 com ele e cx 4 marchas....... mas onde tu axo os numeros de torque dele???? tu não tem a fixa dele ai não????? :? 8)

jp
23/09/2004, 13:44
quem me passou isso foi o meu mecanico (pazbral mecanica diesel),
mas ele, se não me engano consegui os numeros no site da mwm que tambem passava o peso do motor- + ou - 386 kg na maquina.

jp
24/09/2004, 11:58
dei uma olhada no site da mwm e na verdade o torque é de 36 kgfm a 1600 rpm, mas tenho como experiencia propria de que o motor é muito forte e deve ficar muito bem na rural, claro que com os devidos cuidados com a suspensão que deve ser alterada (reforçada) pelo peso do novo motor :o

Pedro Bachir
24/09/2004, 18:27
dei uma olhada no site da mwm e na verdade o torque é de 36 kgfm a 1600 rpm, mas tenho como experiencia propria de que o motor é muito forte e deve ficar muito bem na rural, claro que com os devidos cuidados com a suspensão que deve ser alterada (reforçada) pelo peso do novo motor :o

E ae? 8)

36kgfm eh o mtr turbinado né??? :? Vc poderia me mandar onde conseguiu os números do mtr????
:roll:

flw!!! :)

jp
25/09/2004, 12:59
dei uma olhada no site da mwm e na verdade o torque é de 36 kgfm a 1600 rpm, mas tenho como experiencia propria de que o motor é muito forte e deve ficar muito bem na rural, claro que com os devidos cuidados com a suspensão que deve ser alterada (reforçada) pelo peso do novo motor :o

E ae? 8)

36kgfm eh o mtr turbinado né??? :? Vc poderia me mandar onde conseguiu os números do mtr????
:roll:

flw!!! :)

eu consegui alguns detalhes neste site www.mwm.com.br .
la tem as informaçoes deste e do resto da linha mwm, valeu ?[/url]

Pedro Bachir
25/09/2004, 21:02
dei uma olhada no site da mwm e na verdade o torque é de 36 kgfm a 1600 rpm, mas tenho como experiencia propria de que o motor é muito forte e deve ficar muito bem na rural, claro que com os devidos cuidados com a suspensão que deve ser alterada (reforçada) pelo peso do novo motor :o

E ae? 8)

36kgfm eh o mtr turbinado né??? :? Vc poderia me mandar onde conseguiu os números do mtr????
:roll:

flw!!! :)

eu consegui alguns detalhes neste site www.mwm.com.br .
la tem as informaçoes deste e do resto da linha mwm, valeu ?[/url]

Brigadão kara!!!! Achei lah!!! vlw!!!! :)

Adriano Braga
26/11/2004, 16:57
:D saudações aos ruralistas e abraço para o Cícero. Estou de volta depois de um tempão fora.

Bom...eu coloquei um Maxion HS 2.5 de uma landrover 110, turbinado e intercoolado. Não tenho do que reclamar. estou fazendo entre 13 e 13,4 na cidade e fui a Floripa semana passada com 3 passageiros a uma velocidade de cruzeiro de 95 a 100 km/h e fiz 16,4km/l...pode isso? hehehehe :roll:
gastei 61 litros para ir e voltar e rodar lá!
lembro que a minha é uma 4x2 com caixa clark 4m e diferencial alongado...não lembro a relação.

Leandro
30/11/2004, 23:46
Salve Adriano.. :D
Bem vindo a casa novamente...
[ ]s

ferraz
01/12/2004, 11:16
Bruno como fica a drigibilidade com o perkinho, e os ruidos dentro da viatura como fica da pra viajar legão

Renato Sérgio Nazar
02/12/2004, 16:12
Salve, colegas de vício!!

Vocês sabem de alguém que tenha feito a documentação de motor diesel para Rural em SP. ou qual é o caminho adequado (ou "outro caminho").

Muito Obrigado!!!!

SDS´s

Adriano Braga
06/12/2004, 13:14
Salve Adriano.. :D
Bem vindo a casa novamente...
[ ]s

E ai Leandro...como estão as coisas...a Rural?!?!?!?!
Aqui tudo numa boa...a princesinha está uma beleza!!!

abração

Henrique_Rural67
06/12/2004, 18:04
Adriano,

Me deixa te perguntar uma coisa, vc tá com a princesinha diesel, certo?
Queria saber quanto vc gastou de mão-de-obra no mecânico (se é que vc gastou) para trocar o motor/câmbio original pelo motor/câmbio diesel...
Será que vc poderia me dar uma LUZ :idea:

Desde já obrigado :wink:

___SONHANDO COM Diesel___

Plinio MS
19/09/2007, 13:51
Amigo, como fez pra documentar??
estou comprando uma F75 e quero passar pra diesel,
mais aki não sai documento
abraço

Marcos42
05/01/2008, 01:36
qual o perkinho vc usou? pois tenho um 3 cilindros e não consigo encontrar a capa seca compativel, estou pensando em adaptar uma da C-10

lucciano amaral
31/03/2008, 13:59
Adriano, minha intenção é uma rural a diesel e se possivel 4x2, a sua vc legalizou 4x2 a diesel? ou legalizou 4x4 e depois tirou tração? abraços

bototucuxi
01/12/2012, 13:17
Tem tambem o motor 1.8 turbo diesel da Kombi. Alguem sabe da potencia deste motor para adaptar na Rural? Sera que é suficiente para puxar a rural em estrada e ladeiras??

Velasco
18/09/2015, 19:10
Pessoal , sou Fernando sou novo aqui no 4 x 4 Brasil, tenho esperiencia com mecanica mas e um pouco limitada para 4x4 , tenho uma ford rural e quero colocar um motor diesel , a duvida e se o perkins serve no cambio e se serve preciso colocar qual caixa seca eixo piloto etc , tambem tenho um mwm 229 com um cambio dos antigos , engate seco !
Eu mesmo farei a adptacao mas nao sei por onde comecar , alguem pode dar uns toques ! Obrigado .

Mário RED JEEP
18/09/2015, 23:38
Olá amigos! Estou querendo colocar um motor Perkins Q20B 4 cilindros á Diesel e com Câmbio 240f da D10 4 marchas. Numa F-75, mas está difícil arrumar uma com documento já à diesel. Essa configuração fica boa?
Tem como mudar no documento de gasolina para diesel?

FIDELIS
19/09/2015, 11:52
Tenho na minha 51-Bicudinha, a mecânica completa da Hilux 2004, 3.0 aspirada. é só alegria, foram mantidos somente os diferenciais e os feixes de molas.

Wilson Oliveira Santos
23/09/2015, 00:12
Tenho na minha 51-Bicudinha, a mecânica completa da Hilux 2004, 3.0 aspirada. é só alegria, foram mantidos somente os diferenciais e os feixes de molas.

EU COLOQUEI NA MINHA RURAL O MOTOR Q20B COM O CAMBIO 260F EM 1998, SÓ PRECISA FAZER NOVO APOIO PARA O MOTOR E AFASTAR A BARRA TRANSVERSAL PARA APOIO DO CAMBIO.dESTA FORMA TEM QUE ALTERAR O TAMANHO DO CARDAN. NO INÍCIO USEI O MESMO CARDAN, MAS ELE É MUITO FINO PARA AGUENDAR O TORQUE DO MOTOR, ELE EMPENOU. aSSIM, TROQUEI POR UM CARTÃO DO LANDAU, BEM REFORÇADO. SÓ QUE QUE COM ESTE MOTOR E CAMBIO O DIFERENCIAL FICA CURTO DEMAIS(SE O DIFERENCIAL FOR O 8X43 OU 9X44) EU USEI POR UM TEMPO O 11X41 DO MAVERICK V8/DODGE/ALGUMAS BLAZER E ALGUNS JEEP CHEROKEE, MELHOROU MUITO A VELOCIDADE FINAL, MAS AINDA MUITO AMARRADO. APROVEITEI E TROQUEI O DIFERENCIAL POR UM DIFERENCIAL DA FORD RANGER V6 GASOLINA. O CARRO FICOU COM FORÇA NA SAÍDA E VELOCIDADE FINAL, CHEGA A 110 FÁCIL, FÁCIL. o TAMANHO DO DIFERENCIAL DA RANGER E ALGUNS CENTIMETROS MENOR, ASSIM, TIVE QUE COLOCAR UM AFASTADOR PARA AS RODAS FICAREM ALINHADAS COM AS DA FRENTE. O DIFERENCIAL TAMBÉM É MUITO RESISTENTE SE NÃO ME ENGANO 40X13.
QUANTO A LEGALIZAÇÃO, PROCURA NA SUA CIDADE O DETRAN, FAÇA UM PEDIDO ANTECIPADO DA MUDANÇA, COLOCANDO COMO JUSTIFICATIVA A LEI 23 DE 06 DE 06 1994. NESTA LEI VOCE VI ENCONTRAR REFERENCIA EM DUAS NORMAS DA RECEITA FEDERAL, COLOCA AS DUAS JUNTAS
ATENÇAO PARA QUE O SEU CARRO SEJA OBRIGATÓRIO SER 4X4, NAO PODE TER ALERAÇÃO NA SUSPENÇAO, NO CHASSI E TAMBÉM NA LATARIA.
O CARRO MUDA DE CATEGORIA DE CAMIONETA PARA JEEP. O DETRAN SE APROVAR VAI EXIGIR A VISTORIA VEICULAR NO IMMETRO, QUE DEVE CUSTAR POR VOLTA DE 500 A 700 REAIS.

Wilson Oliveira Santos
23/09/2015, 00:13
eu coloquei na minha rural o motor q20b com o cambio 260f em 1998, só precisa fazer novo apoio para o motor e afastar a barra transversal para apoio do cambio.desta forma tem que alterar o tamanho do cardan. No início usei o mesmo cardan, mas ele é muito fino para aguendar o torque do motor, ele empenou. Assim, troquei por um cartão do landau, bem reforçado. Só que que com este motor e cambio o diferencial fica curto demais(se o diferencial for o 8x43 ou 9x44) eu usei por um tempo o 11x41 do maverick v8/dodge/algumas blazer e alguns jeep cherokee, melhorou muito a velocidade final, mas ainda muito amarrado. Aproveitei e troquei o diferencial por um diferencial da ford ranger v6 gasolina. O carro ficou com força na saída e velocidade final, chega a 110 fácil, fácil. O tamanho do diferencial da ranger e alguns centimetros menor, assim, tive que colocar um afastador para as rodas ficarem alinhadas com as da frente. O diferencial também é muito resistente se não me engano 40x13.
Quanto a legalização, procura na sua cidade o detran, faça um pedido antecipado da mudança, colocando como justificativa a lei 23 de 06 de 06 1994. Nesta lei voce vi encontrar referencia em duas normas da receita federal, coloca as duas juntas
atençao para que o seu carro seja obrigatório ser 4x4, nao pode ter aleração na suspençao, no chassi e também na lataria.
O carro muda de categoria de camioneta para jeep. O detran se aprovar vai exigir a vistoria veicular no immetro, que deve custar por volta de 500 a 700 reais.



eu esqueci de dizer que antes de colocar o cambio 260 eu usei o cambio original - as enguenagens não aguentaram o torque do motor. Assim, não vale a pena tentar.

chicopiola
26/10/2015, 17:20
Boa tarde. Estou montando minha rural com motor Maxxion 2.5 diesel e tenho o radiador da s10 mas estou com dificuldade pra adaptar. Alguém tem este motor com o radiador original da Rural? Se der certo o original tudo fica mais facil.

Wilson Oliveira Santos
27/10/2015, 01:23
Boa tarde. Estou montando minha rural com motor Maxxion 2.5 diesel e tenho o radiador da s10 mas estou com dificuldade pra adaptar. Alguém tem este motor com o radiador original da Rural? Se der certo o original tudo fica mais facil.

Caro chicopiola, adaptação é um desafio constante. principalmente radiador, pois é correspondente à capacidade de refrigerar a água do motor( em termos de volume de água-quantidade. Assim, eu fiz o seguinte com o meu radiador. O original da rural tem os pontos certos para fixação, porém era insuficiente para refrigerar o motor. Assim, aproveitei as caixas de água, superior e inferior e troquei a colmeia pela comeia do caminhão 608. Ficou no local original, não precisei cortar a lada e me deu o volume de água suficiente para refrigerar o motor.
Obs: a colmeia tem duas, tres ou quatro fileiras.

bem, é uma sugestão. No meu caso o meu motor foi o Q20B.

Sucesso.

rfdex
27/10/2015, 09:49
O ideal é sempre usar um conjunto ja consagrado no mercado, como motor com cambio e radiador. Evita muita dor de cabeca. Acredito que em adaptacoes nao precisamos reinventar a roda sempre. Abraco

lucciano amaral
27/10/2015, 10:52
Amigo wilson, eu estou finalizando essa adaptação na minha rural, motor e cambio da f1000 1997 maxion hsd 2.5 ecom reduzida willys e radiador original com a colmeia trocada pela colmeia do mb 608 com maior capacidade de canaletas e de agua. Abraços e boa sorte

rfdex
27/10/2015, 13:36
Amigo wilson, eu estou finalizando essa adaptação na minha rural, motor e cambio da f1000 1997 maxion hsd 2.5 ecom reduzida willys e radiador original com a colmeia trocada pela colmeia do mb 608 com maior capacidade de canaletas e de agua. Abraços e boa sorte

Voce pode usar um cambio de ranger ja com tracao integrada. Eh o mesmo motor. Coloca sistema de engate manual e retira o eletrico. Fica top. Abraco

chicopiola
27/10/2015, 13:42
Ok, pessoal. Vou investir nessa dica de vocês. Valeu!

lucciano amaral
28/10/2015, 07:57
Voce pode usar um cambio de ranger ja com tracao integrada. Eh o mesmo motor. Coloca sistema de engate manual e retira o eletrico. Fica top. Abraco

Amigo mas a redzida da ranger nao tem a saida pela esquerda contraria aos eixos do willys?

rfdex
28/10/2015, 12:55
Nao lembro.

Fernandolc
19/11/2015, 06:10
Bom dia galera
Wilson poderia postar as fotos de como ficou sua Viatura estou tentando colocar essa configuração na minha F75 mas ainda ta faltando o cambio qual devo usar tenho em vista o da C10 3 marchas mas nao sei se ele agüenta o tranco nas trilha e estrada

Wilson Oliveira Santos
30/11/2015, 18:30
Demorei um pouco para responder, pois cheguei de viagem e tinha muita coisa pendente para resolver.
mas segue algumas fotos:

Wilson Oliveira Santos
30/11/2015, 18:33
continuação das fotografias

Wilson Oliveira Santos
30/11/2015, 18:40
esqueci destas;

Wilson Oliveira Santos
30/11/2015, 18:42
O motor parece o maxion, mas eu comprei algumas peças do maxion de um motor cujo bloco estava estourado e coloquei no meu Q20B, ficou com uma aparencia Bem mais jovem. KKK

Fernandolc
27/12/2015, 00:30
O motor parece o maxion, mas eu comprei algumas peças do maxion de um motor cujo bloco estava estourado e coloquei no meu Q20B, ficou com uma aparencia Bem mais jovem. KKK

Bom Wilson fico show mas q cambio esta usando vc usa o 4x4 nela ou ta desligado e o desempenho como é fica tremendo muito a parte de suspensão vc mexeu ou esta original
Obrigado

Wilson Oliveira Santos
27/12/2015, 12:04
Ficou a mesma coisa que dirigir uma D20, não tem vibração, Suspensão não alterei em nada, mesmo porque meu carro passou pelo IMMtro para legalização(eles não libeeram DOC com alteração de suspensão, motifiquei direçao hidraulica, câmbio é da D20 com ré prá frente e cinco maarchas, o diferencial também troquei: é o da ranguer V6, com relação 3,07. pois as outras relações ficou muito travada, o carro não anadaava nada.
A tração eu retirei ( era da engesa não sei dizer se fase 1 ou 2. é uma que fica aclopada ao cambio.

Fernandolc
27/12/2015, 15:38
Ficou a mesma coisa que dirigir uma D20, não tem vibração, Suspensão não alterei em nada, mesmo porque meu carro passou pelo IMMtro para legalização(eles não libeeram DOC com alteração de suspensão, motifiquei direçao hidraulica, câmbio é da D20 com ré prá frente e cinco maarchas, o diferencial também troquei: é o da ranguer V6, com relação 3,07. pois as outras relações ficou muito travada, o carro não anadaava nada.
A tração eu retirei ( era da engesa não sei dizer se fase 1 ou 2. é uma que fica aclopada ao cambio.
Ok a suspensão e original agüenta o peso então tinha essa duvida pelo peso do motor a outra era o cambio to montando o da C10 nao sei se ele agüenta o torque do motor diesel outra duvida queria usar a reduzida mas qual usar

Wilson Oliveira Santos
27/12/2015, 17:02
Ok. Eu usei no primeiro momento o cambio original da Rural 4 marchas, este quebrou com menos de tres meses de uso. Meu irmão me deu um cambio de tres marchas também original da Rural mais antiga. Ele aquentou bem, mas sentia o motor pedindo marcha. troquei as relações de diferencial. A melhor relação ficou boa com a de 11x41 a mesma do maverick V8. Mas mesmo assim, o carro não passava de 80. Eu uso o carro no meu dia-dia. Nunca fiz trilha.
Assim, decidi trocar o cambo para o mesmo da D20. foi aí que tive problemas com a velocidade do carro. Pensei em usar coroa e penhão do opala que me dá a relação 3,07 também, mas a adaptação seria talvez custosa. Combersando com um proprietário de ferro velho que entende de mecanica me apresentou o diferencial da Ranguer V6. Assim, coloquei o diferencial completo. A adaptação ficou mais fácil, só substituição dos suportes das molas. Outra diferença facil de resolver foi que o diferencial da ranger é mais estreito- resolvido com alargador.
Quanto À tração retirei do cambio da D20 - engesa - pois, não pretendo fazer trilha. com relação à redução o cambio se não me engano é 240 ou 260 tem a primeira bem reduzida. Assim, quando preciso puxar algo ou em uma ladeira muito inclinada usa esta marcha, mas caso contrario no dia a dia saiu de segunda.
suspensão original aguenta, troquei buchas por PU. original de borracha estraga muito rápido.
quanto a peso do motor, se voce procurar aqui no Forum voce vai ver que a diferença de peso entre o 6 cilindros gasolina ae este diesel perkin é quase o mesmo peso.
tchau

Fernandolc
28/12/2015, 00:04
Ok obrigado

abeia
03/01/2016, 15:32
Wilson vc pensa em vender a traçao que vc retirou?...tenho uma f75 diesel q20b quero fazela 4x4......

Wilson Oliveira Santos
03/01/2016, 16:51
Não, Obrigado.

ZOCA RURAL
26/11/2016, 10:28
Bom dia pessoal
eu estou começando uma grande empreitada com a minha rural 4x4
hoje ela esta com motor opala 6cc , cambio d20 5 marchas , direção hidráulica do opala, freio a disco da kombi e pedaleira suspensa
mais resolvi mudar tudo , vou colocar motor diesel
comprei uma sucata de l200 triton 4x4 automática para adaptar tudo , vou contawr com a ajuda de vocês para as duvidas

antonio umino
26/11/2016, 12:50
Opa uma boa empreitada... Rural ... L 200 triton.

Primeiramente BEM VINDO AO FÓRUM.

Então vamos acompanhando... posta fotos dela....

grande abraço.

DUZAOOMANO
01/02/2017, 21:33
boa noite, estou querendo montar um ap 1,8 turbo diesel e um cambio 5 marchas na minha f 75, alguem pode me sizer se essa é uma boa configuração, uma vez que pretendo uza-la somente para passeio