Ver Versão Completa : Roda livre automática
veterinario
09/11/2008, 19:29
Existe kit de roda livre automática para bandeirante? No site da AVM só achei indicação de kit com acionamento manual...
maxdelta
09/11/2008, 19:43
Se vc faz trilha, usa redução pra descer em lugares muito ingremes eu não recomendo, tem quem tira pra colocar a manual.
Pergunte a quem tem willys pq a maioria troca pra sistema manual. É terrivel!
Quando vc mais precisa da tração dianteira, ela não tá lá, pq o acionamento, se 'liga' e 'desliga'.
Francisco Bicalho
10/11/2008, 12:19
Veterinário, além das questões citadas acima pelo Max, as rodas livre automáticas são muito menos resistentes do que as manuais; realmente não vale a pena o investimento da troca. Com as manuais, você sabe quando elas estão acionadas, ou quando está em roda livre, não fica aquela pulga atrás da orelha...
veterinario
10/11/2008, 17:38
Valeram as dicas, vou de roda livre manual mesmo!
A roda livre manual só tem um inconveniente: ter que descer do veículo para acionar. Porém, como para acionar a tração é necessário parar o veículo (que para mim é ainda pior), não custa descer. E tem mais, se o cara for "bão", nem precisa sujar os pés! Eu faço uma manobra pulando pra cima da carroceria e voltando, após fechar a porta, passando por cima do pára-lama e pára-choques, ligo os botões na posição 4x4 e volto sem problemas! He he! Coisa de maluco, mas tem situações em que é melhor não pisar no chão...
Abraços a todos,
maxdelta
10/11/2008, 19:41
A roda livre manual só tem um inconveniente: ter que descer do veículo para acionar. Porém, como para acionar a tração é necessário parar o veículo (que para mim é ainda pior), não custa descer. E tem mais, se o cara for "bão", nem precisa sujar os pés! Eu faço uma manobra pulando pra cima da carroceria e voltando, após fechar a porta, passando por cima do pára-lama e pára-choques, ligo os botões na posição 4x4 e volto sem problemas! He he! Coisa de maluco, mas tem situações em que é melhor não pisar no chão...
Abraços a todos,
Às vezes faço isso tb, só que uma diferença o meu é jipe, e meu estribo é um pouco maior que o original, eu fecho a porta seguro nela até alcançar a borboleta, vou pra dentro passo pro lado do carona e faço a mesma coisa. Mas o melhor é vc carregar alguém consigo e falar pra esta pessoa virar a borboleta, geralmente eu judio da minha esposa:lol:!
Allan Nielsen
10/11/2008, 20:00
Oceis deixa de frescura! vai passar em local com barro ja deixa o trem acionado, afinal roda livre em Band sempre foi acessorio. Ou tão a fim de sacanear o carona.....
abs
murilloaquino
10/11/2008, 21:45
q q custa no asfalto ligar a roda livre logo?
Evita de sujar os pés...
veterinario
11/11/2008, 00:34
HE HE HE :mrgreen:
maxdelta
11/11/2008, 17:12
Eu sou do tipo de pessoa que só liga o 4x4, quando eu percebo, ou que a descida é ingreme demais, ou quando já estou atolado. Dificilmente eu ligo o 4x4 só pq o terreno é meio acidentado, ou pq tem uma laminha no caminho, só ativo quando tá dificil. Mas geralmente quando eu chego a ativar o 4x4 já é tarde demais, e já tá atolado até a bolota do eixo.
Valeram as dicas, vou de roda livre manual mesmo!
Veterinário,
Substituí em uma band que tive, em 2 meses quebrou, consegui devolver em garantia pois comprei em uma loja especializada em 4x4, então consegui trocar por outras do tipo manual.
Abs.
RICARDO LOBÃO
12/11/2008, 17:51
Amigos, ja que estão no assunto, me digam se posso andar sempre com as borboletas da tração acionadas, mesmo andando em locais nao necessarios, para que quando tenha de usar, somente engate a palanca dentro. Isso não causaria problemas de desgaste excessivo ou "otras cocitas más", que virariam em prejuizo financeiro?
RICARDO LOBÃO
CIDREIRA-RS
DieselPower
12/11/2008, 17:55
Pode. A única coisa é que todo o conjunto de diferencial e semi-eixos irão ficar girando desnecessariamente.
Mas com certeza o desgaste e o consumo de combustível é maior que com elas desligadas.
Ex.: A Ranger não possui RL, é como se ficasse direto ligada.
Abraço.
RICARDO LOBÃO
12/11/2008, 17:59
Valeu Diesel, como esta Lages muito colorado torcendo hoje? Obrigado e um forte abraço.
RICARDO LOBÃO
CIDREIRA-RS
SW4 93
Francisco Bicalho
13/11/2008, 15:33
Oceis deixa de frescura! vai passar em local com barro ja deixa o trem acionado, afinal roda livre em Band sempre foi acessorio. Ou tão a fim de sacanear o carona.....
abs
é isso aí. entrando na terra, quando é um trexo mais longo, já aciono o 4x4.
Amigos, ja que estão no assunto, me digam se posso andar sempre com as borboletas da tração acionadas, mesmo andando em locais nao necessarios, para que quando tenha de usar, somente engate a palanca dentro. Isso não causaria problemas de desgaste excessivo ou "otras cocitas más", que virariam em prejuizo financeiro?
RICARDO LOBÃO
CIDREIRA-RS
É recomendável acionar as rodas livres (on), sem acionar a alavanca, ou seja, mantendo-a na posição 4x2, pelo menos uma vez por semana, só que ninguém faz isso.
Abs.
DieselPower
13/11/2008, 23:53
Valeu Diesel, como esta Lages muito colorado torcendo hoje? Obrigado e um forte abraço.
RICARDO LOBÃO
CIDREIRA-RS
SW4 93
Aqui por Lages esta tudo do mesmo jeito de sempre!
Cidadezinha pequena, mas eu gosto bastante...
Abraço!
Alguém sabe dizer como funciona esta questão da roda dianteira na TR4? Manual eu sei que não é. A dúvida é se ela é automática ou se não é livre, como o amigo acima ai disse a exemplo da Ranger.
Desculpem a ignorancia, sou leigo nesse assunto, mas bastante curioso e afim de aprender! :concordo:
maxdelta
14/11/2008, 19:39
Alguém sabe dizer como funciona esta questão da roda dianteira na TR4? Manual eu sei que não é. A dúvida é se ela é automática ou se não é livre, como o amigo acima ai disse a exemplo da Ranger.
Desculpem a ignorancia, sou leigo nesse assunto, mas bastante curioso e afim de aprender! :concordo:
O certo é vc perguntar no tópico direcionado a pajeros, mas vamos lá, a tr4 é automatica, e a t-case tem acionamento eletrico, que equipa quase todos os 4x4 modernos, atualmente são raros os veículos com acionamento manual da roda livre.
GERALDOMS
17/11/2008, 11:32
Bom dia pessoal,
Na minha band só ando com a roda livre desligada, nas minhas viagens só ligo a roda livre quando é necessário, mas só a roda livre, a alavanca fica desligada e essa só ligo quando o carro vai atolar, passou da dificuldade desligo novamente, agora ao contrário do que foi falado eu ligo e desligo a tração com o carro em movimento, quando preciso reduzir aí sim o faço com o carro parado.
maxdelta
17/11/2008, 13:03
Bom dia pessoal,
Na minha band só ando com a roda livre desligada, nas minhas viagens só ligo a roda livre quando é necessário, mas só a roda livre, a alavanca fica desligada e essa só ligo quando o carro vai atolar, passou da dificuldade desligo novamente, agora ao contrário do que foi falado eu ligo e desligo a tração com o carro em movimento, quando preciso reduzir aí sim o faço com o carro parado.
Mas o q vc faz é o mais certo!
Pouca gente nota, mas quando vc dirige com a borboleta acionada mesmo sem a alavanca de tração o carro fica meio estagnado, e no meu caso ouço barulhos do diferencial, apesar de não apresentar problema, faz barulho. Quanto a parte do movimento eu nunca fiz, mas dou uma meia parada com o veículo pra tirar a tração, nem quando eu possuia pickup com botão eu acionava com carro andando. Sei lá, né nunca se sabe!
Francisco Bicalho
17/11/2008, 16:07
Pra mim, quando o carro está na terra eu ando sempre com tração nas 4. Não vejo nada de errado nisso, inclusive acho que o carro fica mais estável, e, afinal, não é um 4x4?
No asfalto eu ando com 4x2 e roda livre. Conheço gente que anda com tração nas 4 sempre que chove, ou quando anda em paralelepípedos molhados, ou seja, sempre que não houver aderência plena, não havendo chance de se causar danos as engrenagens dos diferenciais quando em 4x4.
Agora vou lançar uma pergunta aos entendidos: Obviamente, as engrenagens e rolamentos dos diferenciais traseiros sofrem um desgaste muito maior que os dianteiros, que proporcionalmente rodam infinitamente menos que os traseiros em termos de quilometragem. Partindo do princípio que as duas relações são iguais, e os porquinhos também iguais, seria uma idéia boa talvez trocar os porquinhos de tempos em tempos, jogando o da frente para trás, e vice versa, para que haja um desgaste mais uniforme entre os diferenciais dianteiro e traseiro?
Chico
maxdelta
17/11/2008, 18:48
Pra mim, quando o carro está na terra eu ando sempre com tração nas 4. Não vejo nada de errado nisso, inclusive acho que o carro fica mais estável, e, afinal, não é um 4x4?
No asfalto eu ando com 4x2 e roda livre. Conheço gente que anda com tração nas 4 sempre que chove, ou quando anda em paralelepípedos molhados, ou seja, sempre que não houver aderência plena, não havendo chance de se causar danos as engrenagens dos diferenciais quando em 4x4.
Bem vc respondeu a interrogação no paragrafo abaixo. Nem sempre quando se anda em estrada de terra, há pouca aderência, tem estradas de terra que já andei que tem mais aderência do que no paralelo. Quando se anda no 4x4 a direção fica bem mais dura, por causa da tração. Apesar da band ser uma 4x4, ela não possui diferencial central como as lands e nivas e por isso não se pode abusar.
Agora vou lançar uma pergunta aos entendidos: Obviamente, as engrenagens e rolamentos dos diferenciais traseiros sofrem um desgaste muito maior que os dianteiros, que proporcionalmente rodam infinitamente menos que os traseiros em termos de quilometragem. Partindo do princípio que as duas relações são iguais, e os porquinhos também iguais, seria uma idéia boa talvez trocar os porquinhos de tempos em tempos, jogando o da frente para trás, e vice versa, para que haja um desgaste mais uniforme entre os diferenciais dianteiro e traseiro?
Chico
Vc diz um rodizio de coroa e pinhão, cara, nunca vi um diferencial traseiro de BAND quebrar(acho que nem dianteiro), exceto as pickups sem eixo flutuante, horrível de vê, sabe! Acho que não vale o trabalho e o valor da mão de obra.
Francisco Bicalho
17/11/2008, 21:04
Max
Eu nunca vi uma estrada de terra com aderência o suficiente para causar danos a um carro 4x4 sem diferencial central. Andar com o Bandeirante em estrada de terra, mesmo essas que você diz que tem "mais aderência que paralelo", não é abusar do carro, é usar o carro para o que ele foi feito; um 4x4. O diferencial central é para uso no asfalto seco. Fora esse caso, pode-se usar o 4x4 sem diferencial central (o nosso Bandeirante) sem problema nenhum, contanto que não haja 100% de aderência. Você fala em "não se pode abusar" usando o carro em 4x4 em estradas de terra, e depois abaixo diz que "cara, nunca vi um diferencial traseiro de BAND quebrar". Quebra sim, Max, (o traseiro que sofre muito mais desgaste por ser muito mais usado) eu já vi dois quebrados, um dos quais virou farinha de mandioca. A minha sugestão em trocar os diferenciais (ou melhor, fazer um rodízio) foi para que eles fossem usados igualmente, e sofressem desgaste por igual.
Chico
maxdelta
18/11/2008, 15:06
Max
Eu nunca vi uma estrada de terra com aderência o suficiente para causar danos a um carro 4x4 sem diferencial central. Andar com o Bandeirante em estrada de terra, mesmo essas que você diz que tem "mais aderência que paralelo", não é abusar do carro, é usar o carro para o que ele foi feito; um 4x4. O diferencial central é para uso no asfalto seco. Fora esse caso, pode-se usar o 4x4 sem diferencial central (o nosso Bandeirante) sem problema nenhum, contanto que não haja 100% de aderência. Você fala em "não se pode abusar" usando o carro em 4x4 em estradas de terra, e depois abaixo diz que "cara, nunca vi um diferencial traseiro de BAND quebrar". Quebra sim, Max, (o traseiro que sofre muito mais desgaste por ser muito mais usado) eu já vi dois quebrados, um dos quais virou farinha de mandioca. A minha sugestão em trocar os diferenciais (ou melhor, fazer um rodízio) foi para que eles fossem usados igualmente, e sofressem desgaste por igual.
Chico
Quanto a um paralelo, desca uma de paralelo, com inclinação de 45º molhado, e depois tenta o mesmo grau numa pista de terra molhada(vagamente), com pneu de uso misto, pra vê qual que vc vai tomar mais susto!
Bem eu nunca vi diferencial de BAND quebrar, de band não, de caminhão centenas, de f1000 várias, de d20 várias, de jpx a mesma quebrando várias vezes. Isso depende muito de quem dirige, quando o cara(ou moça) trata bem o carro, dificilmente dá manutenção em alguma coisa, mas quem é cupim é cupim.
Fazer rodízio de componentes do diferencial não é algo estranho, mas apesar de serem parecidos os componentes da frente ou de trás, se fossem iguais, recomendaria o manual de serviço da band ser realizada a troca periodicamente.
Quantos aos demais, o tópico virou questão de opinião própria, não tenho nada a opinar! Mas detesto andar com o 4x4 sem uso, tem que ter dificuldade!!!!!! Como minha band não tem freio, desço direto alguns morros com 45º, com a reduzida sem o 4x4 ligado.
AurelioSoares
29/05/2011, 21:24
Boas perguntas: O que acontece com quem anda com a borboletra virada direto? porque as L200 GLS/HPE tem roda livre auromática e não dão problema? alguem sabe qual é o fabricante delas?