PDA

Ver Versão Completa : Esse GPS serve?

Arthur Araújo
09/11/2008, 05:09
Boa noite,

Queria saber se o GPS Lowrance iFINDER H2O serve para colocar os mapas do paiz, gravar trilhas, indicar as melhores rotas, em fim, o básico para o mundo off road e dia a dia nas cidades?

Grato desde já!

arlei_vitara
09/11/2008, 11:56
Arthur,

Para utilizar os excelentes mapas do Tracksource - www.tracksource.org.br - vc. precisa ter um GPS da Garmin.
Ao adquirir um GPS de outros fabricantes, vc. ficará refém dos mapas desenvolvidos especificamente para aquela marca de GPS, e que geralmente acompanham o aparelho. E que via de regra são muuuuuuito incompletos e só trazem as estradas e ruas principais.

Se vc. quer usar o GPS para passeios, trilhas e expedições on e off road, aposte suas fichas num Garmin. O 60Csx é uma ótima escolha, mas existem muitas outras, pesquise.

[ ]s,

Arthur Araújo
10/11/2008, 19:09
Linck do GPS, http://www.lowrance.com/en/Products/Outdoors/iFINDER-H2O .

Eu tenho a oportunidade de comprar esse aparelho por 200 reais, vale a pena?

arlei_vitara
10/11/2008, 20:12
Linck do GPS, http://www.lowrance.com/en/Products/Outdoors/iFINDER-H2O .

Eu tenho a oportunidade de comprar esse aparelho por 200 reais, vale a pena?

Arthur,

Sei que 200 contos parece uma pechincha..............mas vai por mim, neste caso o barato com toda certeza vai sair caro.

Hoje em dia, com a disponibilidade dos mapas do Tracksource roteáveis, não faz sentido mais ter um GPS que não tenha a função de roteamento. Veja que esta função está relacionada diretamente aos mapas que vc. possui no seu aparelho GPS. O aparelho que vc. está querendo adquirir certamente não terá mapas detalhados do BR, talvez um rodoviário básico com as estradas principais. E por não ser um Garmim, vc. não poderá utilizar os mapas Tracksource, ou seja terás um belo aparelho que servirá para praticamente nada.

Por outro lado, este aparelho que cita é muito semelhante aos da linha E-Trex da Garmim, que tbém são inadequados para uso em automóveis, devido a:
- tela pequena, dificil visualização
- antena interna, perde sinal facilmente dentro do automóvel
- baixa velocidade de processamento

Veja que o próprio link que vc. enviou fala em um GPS para atividades "outdoor", ou seja, mountain bike, trekking etc, exatamente a mesma linha dos E-Trex. Eu diria que se vc. quer mesmo comprar um aparelho gastando o mínimo possivel, invista pelo menos num E-Trex Legend ou Vista, preferencialmente da linha HCx, mais atualizados.

Alguns aqui vão dizer que é botar $$$ fora, mas eu investi num aparelho Garmin GPS V (que está fora de linha mas vc. ainda encontra a venda, novo, no ML). Excelente para uso em automóveis, completinho, roteável, enfim, pelo custo uma boa opção. Comprei faz pouco mais de 1 ano e estou 110% satisfeito, atende muito bem minhas necessidades de um aparelho GPS básico para viagens em estrada e trilhas off-road.

Arthur, pesquise um pouco mais, leia, pergunte. Adquira maior embasamento sobre o que é e como se usa um aparelho GPS, antes de decidir sua compra, para não se frustrar com um mau negócio.

[ ]s,

iwakura
11/11/2008, 05:59
Tchê Arlei,

Me admiro com a tua paciência! O guri quer por que quer comprar esse GPS e só têm ouvidos pro que ele quer ouvir! Desiste!

[]
Mário.

arlei_vitara
11/11/2008, 10:19
Tchê Arlei,

Me admiro com a tua paciência! O guri quer por que quer comprar esse GPS e só têm ouvidos pro que ele quer ouvir! Desiste!

[]
Mário.

Ô Mário..........

só estava tentando salvar um alma incrédula das trevas do purgatório onde as sombras da ignorância e da descrença dominam e corrompem os infiéis :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Aleluia Irmão !!!!!!!!!!

[ ]s

wsmarcel
11/11/2008, 13:57
Garmin, Amém!

ArthurPaladini
11/11/2008, 14:22
Habemus GPSsun Garminin!

Poggiali
11/11/2008, 19:21
Arthur,

Veja que o próprio link que vc. enviou fala em um GPS para atividades "outdoor", ou seja, mountain bike, trekking etc, exatamente a mesma linha dos E-Trex. Eu diria que se vc. quer mesmo comprar um aparelho gastando o mínimo possivel, invista pelo menos num E-Trex Legend ou Vista, preferencialmente da linha HCx, mais atualizados.

.

[ ]s,

Arlei,
Abusando um pouco mais da sua paciência...
Estou comprando um GPS , garmin claro, mas não conheço bem os modelos... Fiz uma ampla pesquisa e parece que pro meu orçamento tem que ser um Legend ou Vista HCx.... Mas estou em dúvida se é uma boa compra... vi realmente muita gente falar que é jogar dinheiro fora... Mas preciso comprar essa semana, pois tenho um primo voltando das gringas... Não tem como comprar um 60,70 $$$.... Qual a opinião de vcs? um legend basta? vou de vista? Com esses aparelhos consigo baixar mapas pra uso como navegador urbano, certo? e quanto ao uso offroad deles? estou comprando pra usar na trilha e em viagens... então, é uma boa compra?

ArthurPaladini
11/11/2008, 19:54
Poggiali, esses GPS infelizmente são mal compra se tu pensa em usar eles como navegador urbano. Eles até atenderiam pelo lado off-road já que é possível enviar tracklogs pra ele. Mas mesmo assim, a tela é muito pequena e não ajuda.

Esses GPSs são muito usados por agricultores e tal, pra medir áreas e etc. E já existem há vários anos no mercado, então estão meio "defasados".

Poggiali
11/11/2008, 20:14
Poggiali, esses GPS infelizmente são mal compra se tu pensa em usar eles como navegador urbano. Eles até atenderiam pelo lado off-road já que é possível enviar tracklogs pra ele. Mas mesmo assim, a tela é muito pequena e não ajuda.

Esses GPSs são muito usados por agricultores e tal, pra medir áreas e etc. E já existem há vários anos no mercado, então estão meio "defasados".

Mas meu uso principal seria mesmo offroad... Penso em usar como navegador mais em viagens, com o HCx se der pra baixar mapas e rotas do goolgle maps por exemplo, já quebra um galho em situações urbanas, não? O importante é que eu não fique na mão em situaçoes off road.... tem que rotear, baixar tracks e coisa e tal....
por isso pensei nele....
valeu

Celso Pajero
11/11/2008, 20:23
Salve Garmin.... rezemos e oremos para as almas perdidas por não fazerem uso no Santo Garmin....

Arthur Araújo
11/11/2008, 21:03
Aos que estão contribuindo com o meu entendimento sobre GPS´s muito obrigado, ao que não contribuio lamento muito por vc!!!

Acho que fui claro!

arlei_vitara
11/11/2008, 21:27
Arlei,
Abusando um pouco mais da sua paciência...
Estou comprando um GPS , garmin claro, mas não conheço bem os modelos... Fiz uma ampla pesquisa e parece que pro meu orçamento tem que ser um Legend ou Vista HCx.... Mas estou em dúvida se é uma boa compra... vi realmente muita gente falar que é jogar dinheiro fora... Mas preciso comprar essa semana, pois tenho um primo voltando das gringas... Não tem como comprar um 60,70 $$$.... Qual a opinião de vcs? um legend basta? vou de vista? Com esses aparelhos consigo baixar mapas pra uso como navegador urbano, certo? e quanto ao uso offroad deles? estou comprando pra usar na trilha e em viagens... então, é uma boa compra?

Amigo,

Uma BOA COMPRA eu diria que não é, mas se é a compra POSSÍVEL, vá em frente.

Tanto o Legend quanto o Vista vão te permitir usar os mapas do grupo Tracksource, montar rotas com a função de roteamento , gravar trilhas (tracks), baixar para o GPS tracks gravados ou baixados da Internet, enfim, as funções básicas de um GPS . Um Vista é um Legend com maior capacidade de memória para armazenamento de mapas (vale a pena) entre outras funções menos relevantes.

Para uso como navegador urbano vai fazer muita falta uma tela maior (nas áreas urbanas os mapas são bastante detalhados), mas para uso em estradas e rodovias durante viagens e em trilhas, onde o grau de detalhamento dos mapas é menor, a tela pequena vai atrapalhar bem menos.

Uma questão a considerar é o fato dos GPS da série E-trex usarem uma antena interna que não é adequada para uso dentro de automóveis por exemplo. Ele obrigatoriamente deverá ser instalado abaixo do para-brisa e segundo comentários de usuários, mesmo assim perde com relativa facilidade o sinal dos satélites. Acho que a geração atual (os aparelhos com código H) com o tal "chip de alta sensibilidade Sirf III" é bem melhor nisso.

De todo modo, quando não existiam os aparelhos mais atuais ou estes eram MUITO caros, a galera se virava com os Legend e Vista antigos, tela monocromática e tals...........se vc. tá com o orçamento apertado e quer um GPS, não se importando em ter um modelo com algumas limitações, acho sim que os Legend / Vista vão te ajudar.

Uma última observação: será que o custo de um Vista Hcx não se aproxima de um Map 60 de geração um pouco mais antiga, como o 60 Cx ??? Aí vale a pena um 60 mais antigo................

[ ]s,

Poggiali
11/11/2008, 22:50
É....
Vou considerar mais a série 60...
Tive a ótima notícia que meu tio vai pra flórida no final do mês... já não preciso fechar negócio essa semana....
Ainda acho que o Vista HCx me atenderia bem... mas comprar pra ficar querendo outro é foda...
Pesquisarei mais um pouco... alguém recomenda algum em especial?

Obrigado!
[]'s

Pedro Poggiali

alexmuller
12/11/2008, 20:36
Amigo,

Uma BOA COMPRA eu diria que não é, mas se é a compra POSSÍVEL, vá em frente.

Tanto o Legend quanto o Vista vão te permitir usar os mapas do grupo Tracksource, montar rotas com a função de roteamento , gravar trilhas (tracks), baixar para o GPS tracks gravados ou baixados da Internet, enfim, as funções básicas de um GPS . Um Vista é um Legend com maior capacidade de memória para armazenamento de mapas (vale a pena) entre outras funções menos relevantes.

Para uso como navegador urbano vai fazer muita falta uma tela maior (nas áreas urbanas os mapas são bastante detalhados), mas para uso em estradas e rodovias durante viagens e em trilhas, onde o grau de detalhamento dos mapas é menor, a tela pequena vai atrapalhar bem menos.

Uma questão a considerar é o fato dos GPS da série E-trex usarem uma antena interna que não é adequada para uso dentro de automóveis por exemplo. Ele obrigatoriamente deverá ser instalado abaixo do para-brisa e segundo comentários de usuários, mesmo assim perde com relativa facilidade o sinal dos satélites. Acho que a geração atual (os aparelhos com código H) com o tal "chip de alta sensibilidade Sirf III" é bem melhor nisso.

De todo modo, quando não existiam os aparelhos mais atuais ou estes eram MUITO caros, a galera se virava com os Legend e Vista antigos, tela monocromática e tals...........se vc. tá com o orçamento apertado e quer um GPS, não se importando em ter um modelo com algumas limitações, acho sim que os Legend / Vista vão te ajudar.

Uma última observação: será que o custo de um Vista Hcx não se aproxima de um Map 60 de geração um pouco mais antiga, como o 60 Cx ??? Aí vale a pena um 60 mais antigo................

[ ]s,

Grande amigo Arlei, Dr. em GPS como vai?

Eu estou também na pesquisa por um GPS On e Off Road (no momento não sei porque vendi a Pajero:cry:)

Mas já estou de saco cheio...lógico que estou de olho num Garmin, em outro tópico da forum o pessoal está discutindo o Nuvi 750 mas não tenho certeza que ele contempla e aceita os mapas do Brasil via o PC.

Alguem sabe disto?

SDS

ArthurPaladini
12/11/2008, 22:32
Alex, todos os Nüvis aceitam os mapas do Brasil, tanto do City Navigator da Garmin quanto do Proejto Tracksource e todos eles você envia os mapas via PC.

iwakura
13/11/2008, 07:32
É....
Vou considerar mais a série 60...
Tive a ótima notícia que meu tio vai pra flórida no final do mês... já não preciso fechar negócio essa semana....
Ainda acho que o Vista HCx me atenderia bem... mas comprar pra ficar querendo outro é foda...
Pesquisarei mais um pouco... alguém recomenda algum em especial?

Obrigado!
[]'s

Pedro Poggiali

Pedro,

Realmente comprar um e ficar querendo outro é f....

Como o Arlei falou, um dos grandes problemas do Legend sempre foi a recepção. A antena interna é muito pior que a da série 60. Agora com os receptores de alta sensibilidade pode ser que tenham melhorado, mas no off-road, onde passas por matas fechadas, talvez isso ainda seja um problema.

A diferença de preço entre o HCx e o 60Cx, na Amazon, é de 65 dólares, ou, uns R$ 150. Peça o Natal adiantado pro titio e vai de 60Cx!:concordo:

Abraços,
Mário.

arlei_vitara
13/11/2008, 08:36
Grande amigo Arlei, Dr. em GPS como vai?

Eu estou também na pesquisa por um GPS On e Off Road (no momento não sei porque vendi a Pajero:cry:)

Mas já estou de saco cheio...lógico que estou de olho num Garmin, em outro tópico da forum o pessoal está discutindo o Nuvi 750 mas não tenho certeza que ele contempla e aceita os mapas do Brasil via o PC.

Alguem sabe disto?

SDS

Ôpa Alex !!!!!!!

O Dr. em GPS aqui do fórum não sou eu não :discordo: :discordo: este posto é do colega Iwakura. Eu sou apenas um usuário curioso com alguma teoria para ajudar a usar corretamente o equipamento.

Cara, eu tô meio desatualizado em relação a estas linhas mais recentes, como a familia Nuvi por exemplo, mas como vc. mesmo sabe aqui no fórum tem bastante info a respeito.
Até onde sei, os Nuvi aceitam mapas externos, como os do Tracksource, mas NEM TODOS os modelos Nuvi gravam tracks (ou seja o caminho quer vc. tá percorrendo p.ex. numa trilha fora da estrada) ou aceitam tracks via PC, particularmente para uso em trilhas acho este recurso fundamental, e pode ser um diferencial importante na hora da compra ( Iwakura, me corrige aí se tô falando bobagem :concordo: :concordo: )

E a Pajerinho cara, vendeu mesmo aquela joinha ????? Tá em 4x2 somente ?? Qual o próximo 4x4 ???
E tú por onde anda, Gravataí, ou já te transferiu ?

Grande abraço,

iwakura
13/11/2008, 09:51
Ôpa Alex !!!!!!!

O Dr. em GPS aqui do fórum não sou eu não :discordo: :discordo: este posto é do colega Iwakura. Eu sou apenas um usuário curioso com alguma teoria para ajudar a usar corretamente o equipamento.

Cara, eu tô meio desatualizado em relação a estas linhas mais recentes, como a familia Nuvi por exemplo, mas como vc. mesmo sabe aqui no fórum tem bastante info a respeito.
Até onde sei, os Nuvi aceitam mapas externos, como os do Tracksource, mas NEM TODOS os modelos Nuvi gravam tracks (ou seja o caminho quer vc. tá percorrendo p.ex. numa trilha fora da estrada) ou aceitam tracks via PC, particularmente para uso em trilhas acho este recurso fundamental, e pode ser um diferencial importante na hora da compra ( Iwakura, me corrige aí se tô falando bobagem :concordo: :concordo: )

E a Pajerinho cara, vendeu mesmo aquela joinha ????? Tá em 4x2 somente ?? Qual o próximo 4x4 ???
E tú por onde anda, Gravataí, ou já te transferiu ?

Grande abraço,

Arlei,

Tô na mesma situação que a tua: sou apenas curioso... Doutorado em GPS quem tá tirando é o Arthur Paladini! hehehe

Os modelos de Nuvi que gravam tracks são o 500, 7xx, 8xx e o 5000. Mas, fora o 500, vc só consegue transferir os tracks pro PC e não do PC pro GPS.

Mas, porém, contudo: existe um programa bastante útil e fácil de usar para fazer mapas, o Mapwel (www.mapwel.biz (http://www.mapwel.biz)), que pode transformar todos os tracks em mapas (não roteáveis) com fundo transparente, e enviá-los ao Nuvi, para utilização em conjunto com os mapas do Tracksource ou da Garmin.

[]
Mário.

ArthurPaladini
13/11/2008, 16:19
Vamo ficar nessa putaria de quem é doutor em GPS, mas no fim são os gaúchos que comandam! ahuhuahauhuahuahauahuauhhua

Iwakura tu ainda é o mestre, nós somos teus discípulos! E habemus Garminis!

arlei_vitara
14/11/2008, 08:02
Arlei,

Tô na mesma situação que a tua: sou apenas curioso... Doutorado em GPS quem tá tirando é o Arthur Paladini! hehehe

Os modelos de Nuvi que gravam tracks são o 500, 7xx, 8xx e o 5000. Mas, fora o 500, vc só consegue transferir os tracks pro PC e não do PC pro GPS.

Mas, porém, contudo: existe um programa bastante útil e fácil de usar para fazer mapas, o Mapwel (www.mapwel.biz (http://www.mapwel.biz)), que pode transformar todos os tracks em mapas (não roteáveis) com fundo transparente, e enviá-los ao Nuvi, para utilização em conjunto com os mapas do Tracksource ou da Garmin.

[]
Mário.

Tchê Iwakura,

Muito interessante esta dica :pensativo: :pensativo: :pensativo: vou espiar este programa Mapwel que vc. citou. É programa free ????

Se estou entendendo corretamente, este programa permite que o sujeito compile aquele monte de tracks levantados em trilhas etc etc e faça disso um mapa (não roteável) que pode ser ativado no GPS em conjunto os mapas do Tracksource. É isso mesmo ??

[ ]s,

iwakura
14/11/2008, 08:17
Tchê Iwakura,

Muito interessante esta dica :pensativo: :pensativo: :pensativo: vou espiar este programa Mapwel que vc. citou. É programa free ????

Se estou entendendo corretamente, este programa permite que o sujeito compile aquele monte de tracks levantados em trilhas etc etc e faça disso um mapa (não roteável) que pode ser ativado no GPS em conjunto os mapas do Tracksource. É isso mesmo ??

[ ]s,

Exatamente! No Mapwel há opção de tornar o mapa transparente (no menu "Edit", "Preferences", aba "Map"), assim só os tracks ficarão visíveis por cima do Tracksource .

No programa, você também pode alterar o formato da linha e cor do track e assim torná-lo bem visível por sobre o Tracksource.

E mais, quando vais mandar o mapa pro GPS através do Mapwel, há uma opção para não apagar os mapas que já estão gravados. É uma opção lenta, mas funciona: é que ele primeiro lê todos os mapas do GPS, junta com o dos tracks e depois reenvia pro GPS.

Por fim, não é gratuíto (a licença para um GPS custa 45 dólares), mas têm uma versão demo que funciona perfeitamente pra mapas pequenos, como será o que vais fazer com os teus tracks!

Em anexo um exemplo de mapa gerado. A trilha em azul é o track (Demo Sitio Joao, Trial Map) é o mapa que gerei.

[]
Mário.

arlei_vitara
14/11/2008, 09:56
Legal Tchê,

Assim que sobrar um tempinho vou baixar a versão demo e brincar um pouquinho !

[ ]s,

alexmuller
16/11/2008, 20:47
Gauchada e demais,

Tenho acompanhado o tópico do Nuvi 750, e lá um membro do forum comprou o 770, tenho um amigo chegando dos USA no fim do ano e estou pensando pedir a ele comprar por lá, mas tenho dúvida com relação a aceitação dos mapas das cidades do Brasil do projeto mapsource, afinal funciona ou não?

Por enquanto thanks!

Celso Pajero
16/11/2008, 23:14
Gauchada e demais,

Tenho acompanhado o tópico do Nuvi 750, e lá um membro do forum comprou o 770, tenho um amigo chegando dos USA no fim do ano e estou pensando pedir a ele comprar por lá, mas tenho dúvida com relação a aceitação dos mapas das cidades do Brasil do projeto mapsource, afinal funciona ou não?

Por enquanto thanks!

Alex....

Boas...

Fuciona perfeitamente todos os mapas do projeto tracksorce que podem ser baixados pelo programa mapsource...

abraços...