PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação Uso Severo

Fabio Viterbo
08/11/2008, 23:27
Oi Pessoal,
Gostaria que com esse tópico, alertar e evitar problemas mecânicos que podem ser evitados de forma muito barata, mas que seu descaso pode se transformar em uma dor de cabeça que pode chegar a R$15.000,00

Fabio Viterbo
08/11/2008, 23:36
Olha, na minha Toyota eu fazia a troca a cada 15.000 km com o uso de óleos semi sintéticos com certificação ACEA B3.

Na Atual L200, estou usando o TEXACO URSA PREMIUM TDX que atende a Norma ACEA E7/B3-98, esse óleo estende o intervalo de trocas, mas é conciência de cada um.

NA Castrol , tem o Enduron que é um óleo de Rally, que com ele vc pode rodar 30.000 mole na cidade, e 20.000 em uso moderado, e 10.000 em uso severo (anda para, distancias curtas, competição).

Ainda na Castrol tem o CRB TURBO

* eu particularmente uso Motul ha 6 anos (diferenciais, câmbio, transmissão) são um pouco mais caros , mas pelos problemas que um bom lubrificante evita ,acabam valendo a pena.

Motul - Tekma Mega-X e o Tekma Norma

Fabio Viterbo
08/11/2008, 23:46
Muita gente roda, roda, passa em praias, lagos e acabam se esquecendo do eixo cardã (eu)

veja no manual do seu carro os pontos de graxa (bicos) e peça num posto que complete o nível a cada 10.000km é importante vc ficar olhando porque a correta lubrificação é da seguinte forma: a medida que se coloca a graxeira eu um dos bicos a graxa que entra expulsa a graxa velha pelo retentor e quando a graxa nova começa a sair é que a lubrificação está completa. (raramente as concessionárias fazem isso, apenas completam)

*use graxas com bissulfeto de Molibdênio (diminui o atrito do metal em 40% em relação a graxas comuns).

Fabio Viterbo
08/11/2008, 23:55
Muita atenção
procure saber se seu diferencial é AUTOBLOCANTE se for procure óleos que sejam LS (Limited Slip) pois o uso do óleo incorreto irá moer seu diferencial por dentro.

exemplos:

Texaco 3450
Motul 90 PA
Castrol SAF XJ

Caso seu diferencial tenha Bloqueio eletronico (l200 Sport/outdoor) ou não seja autoblocante uso óleo SAE 90 GL-5 EP

exemplos:

Texaco Multigear 90 EP
Motul HD 80W90
Castrol SAF XO - SAE90
Castrol Dynadrive 80W90
Castrol EPX SAE90

*consulte o manual de seu veículo para verificar a viscosidade recomendada.

perola negra
27/11/2008, 00:43
Muita atenção
procure saber se seu diferencial é AUTOBLOCANTE se for procure óleos que sejam LS (Limited Slip) pois o uso do óleo incorreto irá moer seu diferencial por dentro.

exemplos:

Texaco 3450
Motul 90 PA
Castrol SAF XJ

Caso seu diferencial tenha Bloqueio eletronico (l200 Sport/outdoor) ou não seja autoblocante uso óleo SAE 90 GL-5 EP

exemplos:

Texaco Multigear 90 EP
Motul HD 80W90
Castrol SAF XO - SAE90
Castrol Dynadrive 80W90
Castrol EPX SAE90

*consulte o manual de seu veículo para verificar a viscosidade recomendada.

Tenho uma ranger 4x4 2001 comprei ha pouco tempo aonde devo lubrificar???

Fabio Viterbo
27/11/2008, 01:04

1 - Comece pelo Motor, troque óleo e filtro
2 - Diferencial Traseiro
3 - Câmbio
4 - Reduzida e diferencial dianteiro
5 - Eixo cardã e cubos de roda
6 - Verifique o Fluido ATF e Fluido de Freios e també, o fluido de embreagem

Consule o manual para saber os tipos de lubrificantes especificados.
* Verifique se Sua Ranger Tem Diferencial traseiro auto blocante/anti deslizante/ ou deslisamento limitado. Caso afirmativo, use:

Texaco 3450
Motul 90PA

Fabio Viterbo
27/11/2008, 01:06
Existe uma casa especializada , fica detro do estacionamento do Pão de Açucar - Barra ao lado da GBG off Road.:pipoca:

Allan Nielsen
27/11/2008, 10:58

A Ranger não tem pontos de lubrificação.

Faça a troca dos fluidos e inspecione as coifas das homocineticas e cardans; atenção com a coifa do cardan dianteiro. Dê uma pesquisada aqui no forum.

abs

JCassio
27/11/2008, 12:34
Oi Pessoal,
Gostaria que com esse tópico, alertar e evitar problemas mecânicos que podem ser evitados de forma muito barata, mas que seu descaso pode se transformar em uma dor de cabeça que pode chegar a R$15.000,00

Boa colocação!

Olha, na minha Toyota eu fazia a troca a cada 15.000 km com o uso de óleos semi sintéticos com certificação ACEA B3.

Na Atual L200, estou usando o TEXACO URSA PREMIUM TDX que atende a Norma ACEA E7/B3-98, esse óleo estende o intervalo de trocas, mas é conciência de cada um.

NA Castrol , tem o Enduron que é um óleo de Rally, que com ele vc pode rodar 30.000 mole na cidade, e 20.000 em uso moderado, e 10.000 em uso severo (anda para, distancias curtas, competição).

Ainda na Castrol tem o CRB TURBO

* eu particularmente uso Motul ha 6 anos (diferenciais, câmbio, transmissão) são um pouco mais caros , mas pelos problemas que um bom lubrificante evita ,acabam valendo a pena.

Motul - Tekma Mega-X e o Tekma Norma

Essa questão é um tanto pólemica. Antigamente trocava-se óleo dos carros com 3000km. Não se usava óleos com o grau de aditivação atuais, os motores não tinham a mesma usinagem atual, o mesmo projeto, enfim.

Frotas de caminhoes, (tenho um amigo que tem uma transportadora) usam intervalos de troca extendidos, pois os veiculos rodam muito, e em velocidade constante e o custo de lubrificação acaba ficando alto.

Nos nossos veiculos, (que dificilmente rodam mais de 50 mil km anuais) o correto é fazer a troca no intervalo especificado pelo fabricante (10 mil km, 15 mil km, etc.), observando o uso dado ao veiculo (uso normal, moderado, severo). Se for esse ultimo muitos fabricantes recomendam reduzir o intervalo da troca chegando ao extremo da GM de recomendar em alguns carros, a troca com 4 mil km! A Renault chegou a recomendar troca de oleo com 15 mil km no Clio e o resultado foi uma graxa tremenda no motor. Até porque muitos proprietários levavam mais de ano para rodarem essa quilometragem. Tiveram de reduzir o intervalo

Outra coisa importante é atentar ao TEMPO da troca. Muitos fabricantes recomendam trocar o óleo num intervalo X de km ou 6 meses com o uso de óleo mineral, o que ocorrer primeiro. Isso decorre que com o funcionamento do motor, formam-se residuos ácidos que acabam anulando algumas boas caracteristicas dos lubrificantes. Por isso, simplesmente deixar de trocar ou comprar um produto "óleo para X mil km" seja para mais ou para menos, não é uma boa ideia. O ideal, para se ter uma base, é tirar uma média do que os fabricantes recomendam e aplica-la, caso se ache excessivo ou demasiadamente longo o intervalo de troca.

Atenciosamente

Cassio

Raposo
27/11/2008, 18:55

Então, Allan.
A S10 que eu tive fazia uma barulheira na suspensão dianteira quando fazia manobras curtas em terreno acidentado. Quando pulverizava óleo o barulho parava até a próxima chuva. Nas duas Ranger (a ex e a atual) não existe este barulho. Será que a S10 tem pontos de lubrificação? Porque eu tenho uma aqui no trabalho (2003 2.8 MWM) que faz o mesmo barulho que a minha fazia.
Abraços.

Mad Dog
27/11/2008, 22:10
Então, Allan.
A S10 que eu tive fazia uma barulheira na suspensão dianteira quando fazia manobras curtas em terreno acidentado. Quando pulverizava óleo o barulho parava até a próxima chuva. Nas duas Ranger (a ex e a atual) não existe este barulho. Será que a S10 tem pontos de lubrificação? Porque eu tenho uma aqui no trabalho (2003 2.8 MWM) que faz o mesmo barulho que a minha fazia.
Abraços.

Sim, verique os bicos de graxa do cubo de roda e eixo cardã.
é bom completar de vez em quando.:concordo:

Mad Dog
27/11/2008, 22:13

Faça a troca dos fluidos e inspecione as coifas das homocineticas e cardans; atenção com a coifa do cardan dianteiro. Dê uma pesquisada aqui no forum.

abs

Todo carro tem pontos de Lubrificação inclusive os de rolimã:concordo:

rogeriomasih
27/11/2008, 23:08
E quais são os pontos da ranger?

cbridi
28/11/2008, 00:06
Se o Mad Dog encontrar, por favor, me deixem saber onde fica!! :rolleyes:

Afinal, rodei 200.000 Kms com a Ranger e nunca usei um pingo de graxa. Ah, e excluindo os tensores das correias, nunca troquei um rolamento sequer...

[]'s

Mad Dog
28/11/2008, 00:32
E quais são os pontos da ranger?

Cubos de roda, geralmente dependendo de cada tipo de suspensão 2 de cada lado!

Cruzetas do eixo cardã 1 a 2 pontos, eixo cardã 3 -4 pontos, segunda cruzeta 1-2 pontos.

a Hillux tem 11 pontos de graxa só no cardã, verifique no manual do seu carro a localização exata dos pontos, mas que tem, tem.

Abraço companheiro.

Mad Dog
28/11/2008, 00:36
Se o Mad Dog encontrar, por favor, me deixem saber onde fica!! :rolleyes:

Afinal, rodei 200.000 Kms com a Ranger e nunca usei um pingo de graxa. Ah, e excluindo os tensores das correias, nunca troquei um rolamento sequer...

[]'s

A Ranger é um Excelente veículo, assim como seu antecessor F-1000, mas é bom não abusar, até porque uma boa engraxada nos pontos de engraxamento não sai por mais de R$20,00

Um Abraço

Mad Dog
28/11/2008, 00:46
Estava lendo em outro tópico, onde o Elmer postou um assunto interessante que sempre ouvi falar,

Sabe aquela galera da antiga, que usava e ainda usa Rural, Jeep Willys, Bandeirante....então, tem gente que ficava 15 ANOS sem trocar qualquer tipo de óleo, "apenas o do motor" , mesmo assim , tinham outros que só completavam o nível.:pensativo:

Rolou até um assunto que, óleo de diferencial traseiro só se completa o nível, esse negócio de trotar a cada 40.000 é bobagem.

Eu confesso que não sou homem para fazer isso, não tenho coragem, mas que realmente existem dinossauros assim, existe.

Jera
28/11/2008, 01:14
na f1000 ano 87 que tivemos, meu pai só fazia completar o óleo e algumas vezes ele trocava. eu era pequeno mas sei que ele só fazia isso.
óleo de diferencial nao tenho certeza, mas em 300milkm rodados, nem sei ele ele trocou....ele só fazia alguma coisa no carro quando dava "pau geral".

""EU"" acho que esse negocio da mit trocar óleo a cada 5milkm e usar óleos caríssimos, trocar oleo do dif. a cada 40mil tb seja bobagem.....acho que é para concessionarias faturarem mais...

Walter L. L. Casitta
28/11/2008, 07:46
Todo carro tem pontos de Lubrificação inclusive os de rolimã:concordo:

Tem 7 anos que procuro esses pontos na minha Ranger.

E nos de rolimã que tive também nunca ví:mrgreen:

Allan Nielsen
28/11/2008, 08:07
Calma gente, fiquem tranquilo que o Mad Dog vai nos ensinar onde tem que colocar graxa na Ranger :mrgreen:

Allan Nielsen
28/11/2008, 08:18
Então, Allan.
Abraços.

Raposo,
nas suspensões com barra de torção o unico ponto possivel de graxa são os pivos; existem alguns com engraxadeira.

Mas com certeza não era este o problema da S10, pois nenhuma pulverização de oleo consegue lubrificar o pivo, a menos que ele já não existisse mais. O que costuma fazer barulho (um rangido) é ressecamento (poeira e ferrugem) nas balanças, e a Ranger tambem como qualquer outro veiculo sofre disso.

abs

Mad Dog
28/11/2008, 10:08
Calma gente, fiquem tranquilo que o Mad Dog vai nos ensinar onde tem que colocar graxa na Ranger :mrgreen:

Oi Alan,
vc quer dizer que em toda a extenção do eixo cardã da Ranger não existe os "bicos" de engraxamento e nam nas cruzetas?

Olha eu nunca tive Ranger, mas estou ficando até curioso e vou até entrar embaixo de uma hoje para ver isso de perto. Se eu achar eu fotografo e coloco aki pra vcs.:pensativo:

Abraço

Mad Dog
28/11/2008, 10:13
Tem 7 anos que procuro esses pontos na minha Ranger.

E nos de rolimã que tive também nunca ví:mrgreen:

Ó, nos carrinhos de rolimã, no eixo de madeira (na ponta) tem um rolamento de aço que substitui o pneu, no centro desse rolamento tem umas bolinhas,,,, pinga um óleo Singer de maquina de costura que resolve, se for um carrinho profissa, use graxas de Sabão de lítio reforçada com (mo2) molibdênio...:mrgreen:

Walter L. L. Casitta
28/11/2008, 10:16
Ó, nos carrinhos de rolimã, no eixo de madeira (na ponta) tem um rolamento de aço que substitui o pneu, no centro desse rolamento tem umas bolinhas,,,, pinga um óleo Singer de maquina de costura que resolve, se for um carrinho profissa, use graxas de Sabão de lítio reforçada com (mo2) molibdênio...:mrgreen:

Usava rolamentos blindados, não tinha como lubrificar. :mrgreen:

Raposo
28/11/2008, 13:51
Usava rolamentos blindados, não tinha como lubrificar. :mrgreen:
Bom, se o assunto é carrinho "de lomba" como falava lá nos Pampas (o Edin deve lembrar), deixa eu te dar uma dica: remove a blindagem com uma chave de fenda com a ponta bem fina, daí lubrifica com Molikote e volta a colocar a blindagem. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:. No tempo das vacas magras já fiz isso em esticador de dentada da Marajó.
Abraços.

cbridi
28/11/2008, 17:57
Oi Alan,
vc quer dizer que em toda a extenção do eixo cardã da Ranger não existe os "bicos" de engraxamento e nam nas cruzetas?

Olha eu nunca tive Ranger, mas estou ficando até curioso e vou até entrar embaixo de uma hoje para ver isso de perto. Se eu achar eu fotografo e coloco aki pra vcs.:pensativo:

Abraço

Mad Dog,

Se você encontrar algum "bico" de engraxamento na Ranger, pode ter certeza que a peça foi trocada e não é original.

Na Ranger não há bicos de engraxamento nas cruzetas, nem nos cardãs, muito menos nos pivôs e rolamentos de roda. É tudo blindado!

[]'s

Mad Dog
28/11/2008, 19:32
Mad Dog,

Se você encontrar algum "bico" de engraxamento na Ranger, pode ter certeza que a peça foi trocada e não é original.

Na Ranger não há bicos de engraxamento nas cruzetas, nem nos cardãs, muito menos nos pivôs e rolamentos de roda. É tudo blindado!

[]'s

Jura?
vivendo e aprendendo.... mas a partir de que ano isso? sempre foi assim? Qual a vantagem ou desvantagem disso?

Edintruder
28/11/2008, 23:01
Aqui eu conhci como carronho de rolimã, mas como é tudo plano, não tive a sorte de brincar com isso... :evil:
Em compensação, muito andei arrastado por um caminhão sentado em uma tábua de madeira na beira da praia! :mrgreen: E dá-lhe esfolão! Ahahah!

bird
29/11/2008, 12:25
Camaradas,

tenho uma Ranger 3.0 2005 com 70 mil kms e vou fazer um viagem looonga de mais de 10 mil kms.

sempre ouvi falar da importancia de lubrificar os cubos das rodas
no manuel dela diz :

-lubrificar os rolamentos das rodas dianteiras a cada 60 mil kms (o mexanico disse que é complicado...) alguém poderia relatar como proceder?

- trocar os fluidos (cx transf.; eixos tras e diant.; transmissão) aos 60 mil e depois a cada 100 mil (vários mexanicos acham desnecesssário) pensei só em ver os níveis e se os fluidos não estiverem contaminados só completar se necessário. o que vcs acham?

abs,

Mad Dog
29/11/2008, 12:36
Camaradas,

tenho uma Ranger 3.0 2005 com 70 mil kms e vou fazer um viagem looonga de mais de 10 mil kms.

sempre ouvi falar da importancia de lubrificar os cubos das rodas
no manuel dela diz :

-lubrificar os rolamentos das rodas dianteiras a cada 60 mil kms (o mexanico disse que é complicado...) alguém poderia relatar como proceder?

- trocar os fluidos (cx transf.; eixos tras e diant.; transmissão) aos 60 mil e depois a cada 100 mil (vários mexanicos acham desnecesssário) pensei só em ver os níveis e se os fluidos não estiverem contaminados só completar se necessário. o que vcs acham?

abs,

Boa!,
verifique os níveis.... quanto ao cubo de roda o pessoal q tem ranger tá falando que é tudo blindado! ainda não estive perto de uma para verificar.

Abraço

Fxavier
30/11/2008, 08:52
Boa!,
verifique os níveis.... quanto ao cubo de roda o pessoal q tem ranger tá falando que é tudo blindado! ainda não estive perto de uma para verificar.

Abraço
Caro Fabio Viterbo, aproveitando um pouco do seu conhecimento sobre oleos, e mudando de assunto...tenho uma duvida....eu possuo um barco com motor de popa 4 tempos, mas devido a não andar muito a Yamaha recomenda a troca do oleo de 100hs, mas eu devo andar por ano umas 25hs, então eu troco o oleo que é um shell Hilix 10w 40 , de ano em ano.....ou seja muito abaixo da rodagem, mais eu troco ele por vencimento (nem sei se oleo vence) mas na duvida troco de ano em ano....esta correto ou posso trocar em intervalos maiores ou esta errado tenho que trocar de 6 em 6 meses...por favor vc pode me ajudar:-D:parede::parede:

Mad Dog
30/11/2008, 12:17
Caro Fabio Viterbo, aproveitando um pouco do seu conhecimento sobre oleos, e mudando de assunto...tenho uma duvida....eu possuo um barco com motor de popa 4 tempos, mas devido a não andar muito a Yamaha recomenda a troca do oleo de 100hs, mas eu devo andar por ano umas 25hs, então eu troco o oleo que é um shell Hilix 10w 40 , de ano em ano.....ou seja muito abaixo da rodagem, mais eu troco ele por vencimento (nem sei se oleo vence) mas na duvida troco de ano em ano....esta correto ou posso trocar em intervalos maiores ou esta errado tenho que trocar de 6 em 6 meses...por favor vc pode me ajudar:-D:parede::parede:

Mad Dog !!!!

Olha, vc está relativamente certo, pois o Shell Helix 10W40 Semi Sintético tem validade de apenas 2 anos!!! , e vc deveria ver no pé da embalagem a data de fabricação pois normalmente ele é vendido já com 1 ano de exposição na pratileira de postos e Supermercados. Tenta substitui-lo pelo carstrol Magnatec 10W40, ele tem a mesma especificação do Shell Hellix Plus/HX7, e sua validade é indeterminada.

Quanto a intervalos de troca, não é necessária esse tempo não, mas antes de te dar uma informação mais concreta, me diz a especificação do óleo que a Yamaha recomenda.

Abraço

Edintruder
30/11/2008, 18:52
Falando de óleo 10W40, tive uma Suzuki que usava esse óleo, e nesse caso o Magnatec acho superior que o Shell. Seguidamente andava próximo do limite do motor e trocas a cada 3000km, posso dizer que o óleo Castrol Magnatec cumpre bem o papel, e olha que não sou fã dos produtos da Castrol.

Fxavier
01/12/2008, 13:35
Mad Dog !!!!

Olha, vc está relativamente certo, pois o Shell Helix 10W40 Semi Sintético tem validade de apenas 2 anos!!! , e vc deveria ver no pé da embalagem a data de fabricação pois normalmente ele é vendido já com 1 ano de exposição na pratileira de postos e Supermercados. Tenta substitui-lo pelo carstrol Magnatec 10W40, ele tem a mesma especificação do Shell Hellix Plus/HX7, e sua validade é indeterminada.

Quanto a intervalos de troca, não é necessária esse tempo não, mas antes de te dar uma informação mais concreta, me diz a especificação do óleo que a Yamaha recomenda.

Abraço
Caro amigo a Yamaha recomenda o oleo SAE 10W30 ou SAE 10w-40, minha duvida é seguinte , eu não estou usando nem nem 20% das horas que a Yamanha manda Trocar pois ela manda de 100hs eu eu uso 25hs, se eu trocar de ano em ano esta correto ou estou prejudicando o motor....
obrigado

Mad Dog
01/12/2008, 22:51
Caro amigo a Yamaha recomenda o oleo SAE 10W30 ou SAE 10w-40, minha duvida é seguinte , eu não estou usando nem nem 20% das horas que a Yamanha manda Trocar pois ela manda de 100hs eu eu uso 25hs, se eu trocar de ano em ano esta correto ou estou prejudicando o motor....
obrigado

Não, vc não precisa trocar!!! troque apenas após completar as 100 horas. Mas para ir-mos mais adiante um pouco... qual a classificação do óleo que a Yamaha pede???? SM, SL, SH, SG / é gasolina né?

Allan Nielsen
01/12/2008, 23:47
obrigado

Fxavier, vc esta correto.

A regra para troca de oleo em motores 4T é a quilometragem (ou horas no caso de tratores e barcos) recomendada pelo fabricante ou 1 ano; o que ocorrer primeiro.

abs

Fxavier
02/12/2008, 07:38
Não, vc não precisa trocar!!! troque apenas após completar as 100 horas. Mas para ir-mos mais adiante um pouco... qual a classificação do óleo que a Yamaha pede???? SM, SL, SH, SG / é gasolina né?

o motor é um 115hp 4tempos, gasolina, oleo recomendado API SE,SF,SG,SH,SJ, 10W30 OU 10W40
mas Maddog, com 100 hs de uso , para tão pouco que eu ando vai demorar de 3 a 4 anos.......(com mais de um ano de uso , mesmo abaixo do num de hs o oleo não estraga:?::?:
OBRIGDO:shock::shock:

Mad Dog
03/12/2008, 01:01
o motor é um 115hp 4tempos, gasolina, oleo recomendado API SE,SF,SG,SH,SJ, 10W30 OU 10W40
mas Maddog, com 100 hs de uso , para tão pouco que eu ando vai demorar de 3 a 4 anos.......(com mais de um ano de uso , mesmo abaixo do num de hs o oleo não estraga:?::?:
OBRIGDO:shock::shock:

Correto!
óleos minerais (base mineral) tentem a perder suas caracteristicas com o tempo, (média de 1 ano), porém óleos de base sintética (semi sintéticos) tem sua caracteristica inalterada por mais tempo, e os 100% ésters mais tempo ainda.

Logo recomendo que vc use óleos semi-sintéticos ou 100% ésters para extender o tempo de troca!

Já tenho uma boa relação de lubrificantes que vc pode usar, mas antes de te passar essa relação, peço que me forneça a especificação do motor de sua lancha ( 115hp, 4 tempos, gasolina, e qual a rotação máxima dele??? quantas cilindradas ele tem??? )

no aguardo.

Fxavier
03/12/2008, 09:08
Correto!
óleos minerais (base mineral) tentem a perder suas caracteristicas com o tempo, (média de 1 ano), porém óleos de base sintética (semi sintéticos) tem sua caracteristica inalterada por mais tempo, e os 100% ésters mais tempo ainda.

Logo recomendo que vc use óleos semi-sintéticos ou 100% ésters para extender o tempo de troca!

Já tenho uma boa relação de lubrificantes que vc pode usar, mas antes de te passar essa relação, peço que me forneça a especificação do motor de sua lancha ( 115hp, 4 tempos, gasolina, e qual a rotação máxima dele??? quantas cilindradas ele tem??? )

no aguardo.
este motor tem 4 cilindros 1.8 16v, 115 hp,a 6000 rpm:shock::dance::dance:

Mad Dog
03/12/2008, 11:48
este motor tem 4 cilindros 1.8 16v, 115 hp,a 6000 rpm:shock::dance::dance:

Bem,
aí a estória ja muda completamente!!!

mas vamos lá, veja os lubrificantes abaixo:

Linha Motul

1 - Motul 300V Chrono 10W40 - Normas: Supera todas as normas existentes "SM,SL,SH, etc." - 100% éster, troca a cada 100hs independente de tempo.

2 - Motul 2100 Power Plus 10W40 - Normas: Acea A3, API SL - 100% éster, troca a cada 100hs, independente de tempo.

3 - Motul 4000 Motion 10W30 - Normas:Acea A1, API SJ - óleo mineral, troca a cada 100hs ou 1 ano, o que ocorrer primeiro!

Linha Castrol

1 - Castrol GPS 4T 10W40 - Normas: Jaso MA - Semi sintético, troca a cada 100hs ou intervalos de 2 anos.

2 - Castrol Magnatec 10W40 - Normas: SL, Semi sintético, troca a cada 100hs ou intervalos de 2 anos

Ok, um abraço.

leofs
03/12/2008, 12:46
Independente da marca, use um óleo de base mineral no minimo SJ e semi-sintético / sintético SL, e obedeça a viscosidade recomendada. Gosto muito do Lubrax Tecno.

Esses motores tem o bloco dos motores ford 1.8 16v, inclusive os Mercury 115hp são os mesmos porém com pequena diferença no cabeçote.

Mais importante que o óleo e as trocas é a gasolina usada e o tempo que ficará sem uso. Cuidado com o entupimento dos 3 filtros (principalmente o mais próximo aos bicos (é um bem pequeno, menor que copinho de café) e o ressecamento da bomba.
Não sei a frequência que sai, mas o recomendado é de 15 em 15 dias dar uma ligada no motor (pode ser no telefone ou galão) por uns 10 a 20min.

Fxavier
03/12/2008, 21:25
Independente da marca, use um óleo de base mineral no minimo SJ e semi-sintético / sintético SL, e obedeça a viscosidade recomendada. Gosto muito do Lubrax Tecno.

Esses motores tem o bloco dos motores ford 1.8 16v, inclusive os Mercury 115hp são os mesmos porém com pequena diferença no cabeçote.

Mais importante que o óleo e as trocas é a gasolina usada e o tempo que ficará sem uso. Cuidado com o entupimento dos 3 filtros (principalmente o mais próximo aos bicos (é um bem pequeno, menor que copinho de café) e o ressecamento da bomba.
Não sei a frequência que sai, mas o recomendado é de 15 em 15 dias dar uma ligada no motor (pode ser no telefone ou galão) por uns 10 a 20min.,

Caros maddog, e leofs, obrigado pela ajuda.....Leofs, me falaram que este bloco era do civic 1.7(procede ou não :?:)quanto a ficar parado mais de 15 dias , já senti na pele pois tenho um rancho um pouco longe da cidade e vou lá em media 45 dias...ai já tive problema dos bicos entupir....coloquei gas Podyum e nada....ficava parada entupia....ai coloquei um tanque de 5 litros reserva com uma torneira..e coloco gas de avião...qdo vou quardar abra a torneira e gas de avião entra....dou uma volta de uns 5 minutos e qdo sinto o cheiro dela desligo o barco e quardo......ACABOU O PROBLEMA...chequei a ficar 90 dias sem ligar o motor....qdo liguei pegou de primeira......estudando o problema chegamos a conclusão que nossa gas tem o alcool e com o tempo ele decanta e cria aquela borra que entope, a podyum tambem tem...a unica que não tem é a de avião..:D:D:D

DieselPower
03/12/2008, 22:15
Já li em alguns lugares que a Podium demora 3 x mais tempo para "apodrecer" que a gasolina comum/aditivada.
Inclusive, para carros flex com reservatório de gasolina, é indicado a utilização apenas da Podium...
Abraço!

Fxavier
14/12/2008, 19:33
Foristas, existe no mercado um oleo sintetico paras motores a diesel....que devido ao uso ser severo ou moderado ele dura os 10.000km, e não precise trocar de 5000 em 5000 km...

Rodrigo Cisne Cid
20/12/2008, 22:12
e Quais São Os Pontos Da Ranger?
Se Souber Os Da Ranger, Tambem Quero Saber!

Higor-PY
20/12/2008, 22:33
Uso severo... o anda e para, ou afoga... eu acho que mata... aqui em casa a band, dependendo do lugar, afoga para brir a porteira, e depois afoga pra fechar... na hilux eu abasteço, onde da, com motor ligado, antes sempre, trocava o oleo a cada 5 mil(brutrus), e filtro de oleo e ar, a cada 10 mil e filtro de comb, quando lembrava... dai foi pro p** um motor 2-4D 2.5 por causa do filtro de ar :stop::parede:, agora depois do forum, ja troco tudo, oleo e filtros a cada 5 mil... no PY e beeem mais barato :concordo: