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Ver Versão Completa : Freelander 2003 à 2005. Boa opção?



crovida4x4
08/11/2008, 22:07
Olá pessoal,
eu possuo XJ e particularmente acho cherokas seja ela qual for uma das melhores opções para quem gosta de aventura, potência, conforto e obviamente prazer.
Por saber que curto estes tipos de carros, um colega de trabalho começou me questionar sobre a Freelander 2003 à 2005.
Ela está muito interessado em adquirir uma, porém eu realmente não conheço nada de Land Rover.
Para os que conhecem ou eventualmente possuem, gostaria de saber o que têm a falar das coisas básicas como:
- Custo manutenção;
- Quantidade de manutenção apresentada ao longo do tempo;
- Consumo;
- Seguro;
- Durabilidade em off-road;

Pelo mesmo valor eu recomendei à ele uma Cheroka Limited quadra-drive 2000, mas como falei sou suspeito em falar de cherokas.

neilsonhenriques
10/11/2008, 13:41
Vou falar como um proprietário de Freelander HSE 2006 (mesmo modelo da 2005).

- Manutenção dentro dos padrões aceitáveis para um carro caro
* Exemplo: troca de pastilhas de freio na concessionária Land Rover = R$ 650,00 (mão de obra + material). Uns R$ 300 se for numa oficina que entenda de Land Rover.

- Nunca me deixou na mão.

- Muito confortável:
* Bancos bem ajustados
* Motor silencioso
* Posição muito boa de dirigir
* Bom conjunto de acessórios (destaco o teto solar que gosto muito e os 8 auto-falantes que fazem um som de boa qualidade).
* Bom espaço interno (não é muito grande e não é muito pequeno) que o torna adequado para longas viagens e para andar dentro de uma grande cidade.
* Bom isolamento acústico da cabine

- Motor adequado para o peso do carro. Não sobra e não falta.

- Consumo de 5 km/l na cidade com ar ligado, 9 km/l em estrada a 110 km/h
* Não sou pé de chumbo e dirijo visando mais o conforto da viagem do que o tempo de chegada.
* Já tive um Pajero TR4 com o mesmo consumo. Por isso acho que em se tratando de um V6 2.5 24V até que tá bom.

- Olhando embaixo do carro, dá pra ver que ele até aguenta porrada, mas, não é feito pra isso não. Quando digo isso é porque já vi a estrutura de Defenders e Discoverys e sinceramente, não tem a mínima comparação. Então, se você pega estradas esburacadas e vai devagar, vai ter um carro pra vida inteira. Mas se você quer fazer trilhas ou anda em estradas MUITO ruins, melhor pegar um 4x4 de verdade (Defenders, Discos, Pajeros, etc).

Enfim, para o meu uso, eu estou satisfeito com meu carro. Não escolheria outro na categoria dele e o trocaria por um Freelander 2, idéia que só deixo de lado pois quero um Discovery 3.

Por outro lado, o carro ser bom ou não para 4x4 depende muito do motorista também. Eu não sei dirigir este carro em situações extremas, mas, tem gente que sabe:

http://www.youtube.com/watch?v=bNGTvAcHdZw
http://www.youtube.com/watch?v=UXlrHVGLetQ
http://www.youtube.com/watch?v=ocC9X0XvqcY
http://www.youtube.com/watch?v=6QOwLoaJi30
http://www.youtube.com/watch?v=xz-QGGMjvBQ
http://www.youtube.com/watch?v=WVEPpXqSQkM



Neilson

cRiPpLe_rOoStEr
10/12/2008, 02:28
ja me disseram que a 2.0 usa o mesmo motor do focus e de alguns volvos... encontrar peças de reposição não será tão difícil...

neilsonhenriques
11/12/2008, 10:15
Acho que quem te informou isso está enganado. As 2.0 que vi (Argentina e Chile) tem motor a diesel. Sei que existem modelos 1.8 a gasolina, mas, esses não vieram pro Brasil. Nem as S e as SE.

Achar peças de reposição para qualquer Land Rover não é fácil e nem barato.
Por isso muita gente prefere importá-las do que comprar no Brasil.

Acredito que isso valha também para as Cherokas. Nunca tive uma.

Neilson

Noventinha 00
18/12/2008, 18:02
Só acho o curso da suspensão muito curtinho...

cRiPpLe_rOoStEr
19/12/2008, 18:36
Acho que quem te informou isso está enganado. As 2.0 que vi (Argentina e Chile) tem motor a diesel. Sei que existem modelos 1.8 a gasolina, mas, esses não vieram pro Brasil. Nem as S e as SE.

eu ja vi freelander 2.0 no brasil e era a gasolina...

neilsonhenriques
19/12/2008, 23:15
Nem imagino como alguém conseguiu uma Freelander 2.0 a gasolina...

As primeiras Freelanders (97 ou 98, se não me engano) eram 1.8 gasolina e 2.0 diesel.
Em 2002 colocaram um 2.5 V6 nelas que é o que as equipa até o modelo que eu tenho (2006) além do 1.8 a gasolina e 2.0 a diesel. Mesmo esse motor não é pra se bater palmas. Na minha opinião ele só dá pro gasto. Imagino que qualquer coisa abaixo disso, a gasolina, seja completamente impraticável em virtude do peso do carro (mais de 2 toneladas).

A 2.0 diesel é um tesão de carro !! MUITO torque ... a impressão que dá é que é outro carro !!! É realmente uma lástima não poder ter um carro desse no Brasil... :parede::parede::parede:

cRiPpLe_rOoStEr
19/12/2008, 23:28
Nem imagino como alguém conseguiu uma Freelander 2.0 a gasolina...

As primeiras Freelanders (97 ou 98, se não me engano) eram 1.8 gasolina e 2.0 diesel.
Em 2002 colocaram um 2.5 V6 nelas que é o que as equipa até o modelo que eu tenho (2006) além do 1.8 a gasolina e 2.0 a diesel.

a freelander começou a ser vendida oficialmente no brasil em 2003... e tinha 2.0 de 4 cilindros e 2.5 v6... agora acho que só está vindo a v6...

neilsonhenriques
20/12/2008, 00:52
Estranho. Na Webmotors tem uns 200 Freelanders pra vender. Nenhum 2.0.

Também consultei os manuais dos Freelanders desde 1999 no site da Land Rover:
http://www.ownerinfo.landrover.com/extfree2viewlrprod/index.jsp

(Owner's Handbooks)

Esse motor 2.0 é uma lenda ...

cRiPpLe_rOoStEr
20/12/2008, 01:10
então a freelander 4 cilindros que foi importada era 1.8... logo essa motorização se mostrou um tanto inadequada...

crovida4x4
25/12/2008, 21:32
Olá pessoal,
obrigado pelas dicas.
eu conversei com o meu colega e ele me disse que está olhando agora umas discoveries.
Bom, aí vieram as perguntas que eu não soube responder:
- qual a principal diferença entre discovery and discovery 2 (além do ano é claro)
- a V8 gasolina é boa?

valeu!

bello
27/12/2008, 22:18
Olá.
Disco 1- até 1998/99. Quando foi lançada foi baseada inicialmente no Range Rover Classic, que é também bem parecido com o Defender(Chassi, suspensão, motor diesel, etc) Suspensão calibrada para ser bem, bem macia. Poucos artefatos eletrônicos e na versão V8i ES bastante artefatos elétricos (teto solares, bancos, etc), câmbio automático ZF4 (mecânico-bem simples). As diesel são mais simples com motor e câmbio iguais aos d Defender. As V8i são geralmente automáticas top de linha.
Disco 2 - a partir de 99. Um upgrade da Disco-1. Maior distância entre eixos, suspensão a ar na traseira nas automáticas, muitos dispositivos eletrônicos, controle de tração, inclusive os câmbio automático-mais sofisticado. Motor diesel TD5 eletrônico. V8 4.0.As Disco 2 são muito mais sofisticadas e por isso a manutenção é bem mais cara.
As V8 são tão boas quanto as TD5 e tem manutenção tão cara quanto ou até mais.
Abs
Sergio

cRiPpLe_rOoStEr
29/12/2008, 16:44
andei vendo umas tabelas de preços de modelos novos e usados e agora a freelander usa motor 3.2 de 6 cilindros em linha... bem melhor que o 2.5v6, mas ainda falta um modelo a diesel...

CID DOS SANTOS SCALA
04/09/2009, 21:19
Vou falar como um proprietário de Freelander HSE 2006 (mesmo modelo da 2005).

- Manutenção dentro dos padrões aceitáveis para um carro caro
* Exemplo: troca de pastilhas de freio na concessionária Land Rover = R$ 650,00 (mão de obra + material). Uns R$ 300 se for numa oficina que entenda de Land Rover.

- Nunca me deixou na mão.

- Muito confortável:
* Bancos bem ajustados
* Motor silencioso
* Posição muito boa de dirigir
* Bom conjunto de acessórios (destaco o teto solar que gosto muito e os 8 auto-falantes que fazem um som de boa qualidade).
* Bom espaço interno (não é muito grande e não é muito pequeno) que o torna adequado para longas viagens e para andar dentro de uma grande cidade.
* Bom isolamento acústico da cabine

- Motor adequado para o peso do carro. Não sobra e não falta.

- Consumo de 5 km/l na cidade com ar ligado, 9 km/l em estrada a 110 km/h
* Não sou pé de chumbo e dirijo visando mais o conforto da viagem do que o tempo de chegada.
* Já tive um Pajero TR4 com o mesmo consumo. Por isso acho que em se tratando de um V6 2.5 24V até que tá bom.

- Olhando embaixo do carro, dá pra ver que ele até aguenta porrada, mas, não é feito pra isso não. Quando digo isso é porque já vi a estrutura de Defenders e Discoverys e sinceramente, não tem a mínima comparação. Então, se você pega estradas esburacadas e vai devagar, vai ter um carro pra vida inteira. Mas se você quer fazer trilhas ou anda em estradas MUITO ruins, melhor pegar um 4x4 de verdade (Defenders, Discos, Pajeros, etc).

Enfim, para o meu uso, eu estou satisfeito com meu carro. Não escolheria outro na categoria dele e o trocaria por um Freelander 2, idéia que só deixo de lado pois quero um Discovery 3.

Por outro lado, o carro ser bom ou não para 4x4 depende muito do motorista também. Eu não sei dirigir este carro em situações extremas, mas, tem gente que sabe:

Neilson

Cara, vc falou com uma propriedade incrivel tudo sobre esse espetaculo de carro, tambem sou fã inconteste dessa viatura, sem duvidas, fora de serie!!

Achei uma usada de uma velhinha que estou tentando convencer a me vender, e está com apenas 30 mul km rodados, modelo HSE 04/05, IMPECAVEL!

TO LOKINHO NA COLA DA VELHINHA, QUALQUER HORA ELA CEDE A TENTAÇÃO E ME VENDE!

Acho o consumo muito bom, posto que seu porte, peso e motorização implicam nisso. Para efeito de ilustração, ja tive um Astra 2.0 que fazia 5km/l na cidade e 10,5km/l na estrada... agora comparem peso, motor, aerodinamica, dimensao dos pneus etc etc etc!! O FREELANDER É MUITO ECONOMICO, ISSO SIM! E O CONFORTO? DUVIDO OUTRO IGUAL NA SUA FAIXA DE PREÇO x BENEFICIO!!

Custo de manutenção? Vc quer ter um Land Rover e meter numa oficina de rato fuçador de zona norte? Peças de mercado paralelo?? TENHA PACIENCIA NÉ!!!

Padeiro
05/09/2009, 01:43
Alguém saberia me dizer qual a diferença da se pra hse? Alguma diferença na mecânica delas?
Abç a todos!

neilsonhenriques
05/09/2009, 15:30
Padeiro,

Mesma mecânica. Rigorosamente iguais. :concordo:

A HSE tem alguns itens de conforto como bancos dianteiros aquecidos, controle de som no volante, teto solar e etc.

A maioria das SE vem com roda aro 16 que eu particularmente acho feia, mas, os pneus são bem mais baratos e dá pra colocar uns sapatinhos melhores pra lama. :dance:

As HSE vem com aro 18 se eu não me engano e é uma roda bonita, mas o pneu custa R$ 1.300 cada um e só tem pra asfalto. :shock:

Se for pra colocar em estrada de chão, a SE deve ser mais confortável porque tem mais borracha no pneu. As rodas da HSE não são tão boas pra estrada de chão porque socam bem mais.

Considerando custo x benefício e facilidade de revenda, vale mais a pena pegar a HSE.

A minha HSE foi vendida em uma semana. Nem bem entrou na loja e saiu.
Também ... era linda a bichinha ... que saudade ... :-(

Um abraço,
Neilson

Padeiro
06/09/2009, 21:19
Obrigado pelo esclarecimento!
Mas vem cá, tem alguma Land q não seja linda? haha
Ainda compro a minha, só não sei qdo!
Abç

neilsonhenriques
08/09/2009, 11:22
Padeiro,

Você tá fazendo o mesmo caminho que eu ... também sai de uma TR4 e fui pra Freelander. Te dou certeza ter um TR4 é mais caro.

Se você já tá com vontade de ter uma ... daqui a pouco aparece uma oportunidade. :concordo:

Qualquer coisa, querendo saber mais do carro, é só perguntar.

Um abraço,
Neilson

Santa Bárbara
12/09/2009, 19:20
andei vendo umas tabelas de preços de modelos novos e usados e agora a freelander usa motor 3.2 de 6 cilindros em linha... bem melhor que o 2.5v6, mas ainda falta um modelo a diesel...
Sobre esse motor 2.5 V6...ele equipa algum outro modelo aqui no Brasil ?
Deduzo que peças somente nas concessionárias ou então importadas, não é ?

Fico sempre preocupado com esses acessórios (teto solar, bancos aquecidos, computador de bordo, etc). Quando dá defeito é um "deus-nos-acuda"...é difícil encontrar quem saiba mexer :roll:...

Pior, então, é procurar um fusível ou lâmpada e não conseguir encontrar nenhum(a) similar para substituir...

JORGE DELMANTO
18/09/2009, 09:51
Ledo engano,

De fato as peças em concessionárias sao caras.

Porém, já há pelo menos 3 casas especializadas em peças LAND ROVER, que vendem de tudo, ou ainda, em casos extremos, importam.

Uma delas, onde alguns amigo smepre compram e acharam peças, é a BEACHMARK!

Abç

André Vaccaro
24/12/2014, 12:25
Pelo que andei lendo por aqui, esse motor da Freelander 2.5 V6 é o mesmo da Kia Carnival - o motor KV6. Ainda não procurei peças via Kia...

Luanallessa
11/04/2017, 11:09
Olá bom dia estou adquirindo uma freelander 2005 , 130KM rodados , único dono, vai ser o meu primeiro carro, e gostaria muito da orientação de vcs, qual manutenção necessaria para esta quilometragem, visto que oantigo dono era super zeloso e sempre manteve o carro alinhado.

Garotão Alado
12/04/2017, 17:48
Boa Tarde Amigo,
Com essa quilometragem, que eu saiba, vc tem q ver:
1- Correias dentadas (todas as 3), tensor e polia
2- Velas
3- Amortecedores
4- Discos e pastilhas de freio
5- Coletor de admissão e motores atuadores do corpo de borboletas
6- Válvula termostática e mangueiras de ligação

Ainda podem entrar:
- Catalisador
- Óleo do câmbio (tem gente q diz pra trocar, tem gente q não)

Não sei qual é o Km pra troca de rolamentos.

Abraço.

Mário Moraes
17/05/2017, 14:58
Boa tarde pessoal sou novo neste negócio de 4x4 e estou intrigado com um probleminha que ocorreu depois de um mês com minha freelander 2004 V6 ; reparei que estava vazando algo e me dei conta que era o fluído que estava no reservatório do radiador , peguei o macaco levantei o carro e com ajuda de uma lâmpada percebi que o vazamento vem de uma parte próxima ao filtro de óleo alguém por acaso tem uma idéia do que seja? Ou teria uma orientação para me passar do que fazer e onde posso levar para verificar o vazamento?
Fico no aguardo de uma ajuda e agradeço pelo mesmo.

comdek
18/05/2017, 16:51
Boa tarde pessoal sou novo neste negócio de 4x4 e estou intrigado com um probleminha que ocorreu depois de um mês com minha freelander 2004 V6 ; reparei que estava vazando algo e me dei conta que era o fluído que estava no reservatório do radiador , peguei o macaco levantei o carro e com ajuda de uma lâmpada percebi que o vazamento vem de uma parte próxima ao filtro de óleo alguém por acaso tem uma idéia do que seja? Ou teria uma orientação para me passar do que fazer e onde posso levar para verificar o vazamento?
Fico no aguardo de uma ajuda e agradeço pelo mesmo.

Esse carro tem um monte de mangueiras de todos os lados. Atrás do motor a mangueira entra em um cano de ferro que pode apodrecer e furar. Também tem uma saída de água do motor e um T que divide os fluxos. Possivelmente tem um furo por aí.

Mário Moraes
18/05/2017, 17:16
Boa tarde Comdek obrigado pela dica vou levar em um mecânico indicado por um amigo aqui e já levando essas orientações.
Valeu mesmo abçs.

Mario OP
23/04/2019, 12:17
Pessoal,
Bom dia.
Estou em vias de adquirir um Freelander 1 2005 em ótimo estado e de KM baixo, visto isso, surgiram algumas dúvidas a respeito que gostaria de pedir a ajudar de vocês, já que será minha primeira Land.
Este carro fará trechos SP - Ilhabela de 15 em 15 dias e a maior parte do tempo rodará dentro da Ilha, nada de muito agressivo com relação a trilhas, somente quando o stress do dia a dia bater e eu ter que ir para o barro mesmo em alguma trilha pelo Brasil rsss.
Sobre manutenção.....qual é o tamanho do “bicho” que vou enfrentar? Rsss
Aonde que tenho que ter mais atenção?
Acho peças de reposição fácil?
Alguém tem indicações de boas oficinas aqui em SP Capital?
Sobre o consumo já tenho a consciência, pois já tive alguns carros V6 e sei como a coisa funciona.
Na opinião de vocês vendo todos os pontos positivos e negativos..... vocês comprariam a Freeland ou uma TR4 mesmo ano, conservação e KM iguais?
Obrigado pela ajuda.....

comdek
25/04/2019, 10:35
Pessoal,
Bom dia.
Estou em vias de adquirir um Freelander 1 2005 em ótimo estado e de KM baixo, visto isso, surgiram algumas dúvidas a respeito que gostaria de pedir a ajudar de vocês, já que será minha primeira Land.
Este carro fará trechos SP - Ilhabela de 15 em 15 dias e a maior parte do tempo rodará dentro da Ilha, nada de muito agressivo com relação a trilhas, somente quando o stress do dia a dia bater e eu ter que ir para o barro mesmo em alguma trilha pelo Brasil rsss.
Sobre manutenção.....qual é o tamanho do “bicho” que vou enfrentar? Rsss
Aonde que tenho que ter mais atenção?
Acho peças de reposição fácil?
Alguém tem indicações de boas oficinas aqui em SP Capital?
Sobre o consumo já tenho a consciência, pois já tive alguns carros V6 e sei como a coisa funciona.
Na opinião de vocês vendo todos os pontos positivos e negativos..... vocês comprariam a Freeland ou uma TR4 mesmo ano, conservação e KM iguais?
Obrigado pela ajuda.....

Sobre manutenção.....qual é o tamanho do “bicho” que vou enfrentar?
Aonde que tenho que ter mais atenção?
Verifique cada detalhe do motor antes de fechar, especialmente o estado da caixa de transmissão, óleo e água de refrigeração do radiador. Se o reservatório de água estiver sujo ou ja foi trocado, significa que já pode ter fervido alguma vez. Se esse motor ferver, descola as camisas, queima junta e sai caro. Em alguns casos perde-se o bloco.
Verifique também se o 4x4 está funcionando, pois carros com alta quilometragem apresenta problemas no acoplador que fica em baixo do carro. Dentro desse acoplador existe um liquido viscoso que com o tempo se desgasta, travando a peça e quebrando a transmissão.

Acho peças de reposição fácil?
A maioria acha no Mercado Livre ou desmanches.
Alguém tem indicações de boas oficinas aqui em SP Capital?
Sobre o consumo já tenho a consciência, pois já tive alguns carros V6 e sei como a coisa funciona.
Consumo era 4km/L na cidade e uns 6km/L na estrada.

Na opinião de vocês vendo todos os pontos positivos e negativos..... vocês comprariam a Freeland ou uma TR4 mesmo ano, conservação e KM iguais?
Eu iria de TR4 pelo motor ser 4 cilindros. O motor em V tem a manutenção muito cara e complicada.

No momento estou pegando uma Freelander 2 3.2 com o motor em linha de 6 cilindros. Esse motor é Volvo com maior durabilidade, porém as peças são caras também. O motor KV6 da Freelander 1 não tive experiências muito boas devido à comprar o carro já com problema no liquido de arrefecimento. Uma das juntas do cabeçote corroeu gerando dor de cabeça. Foi necessário plainar o cabeçote e desmontar o motor quase todo. A caixa de transmissão também deu problema em um dos solenoides fazendo não engatar da 3º para 4º marcha.

Leandro H B Almeida
05/06/2019, 00:58
Algum grupo Whatsapp especÃ*fico sobre frellander 2000 a 2005 ?

EddieRoque
16/08/2019, 11:50
bom dia, alguem recomenda um lugar em SP para revisar uma freeland v6 2005

obrigado!!!