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Junior Toyota
08/11/2008, 19:59
Pessoal,
Alguem sabe a diferença entre o clindro mestre para as bands 82 ate 95 e 95 ate 2001.
Sei que para as 95 em diante o motivo é o freio a disco.
A minha tem freio a disco modelo original.
Pergunto porque fui comprar o cilindro completo e das mais antigas custa 218 e das mais novas 112,00.
Tem como colocar o cilindro moderno nas mais antigas??

Obrigado
Junior

joão k. chikui
09/11/2008, 09:09
Junior , diferença de bitola do cilindro não sei , mas , nos cilindros para freio a tambor , como as sapatas retornam por ação de molas , tem uma válvula que deixa voltar fluido apenas para descolar as sapatas. Sem estas, o fluido continuaria retornando por ação das molas , e , qdo vc acionasse o pedal , teria que dar umas 3 bombadas para ter freio.

Allan Nielsen
09/11/2008, 13:13
Junior,

Não posso afirmar com relação ao freio, mas no caso do cilindro da embreagem (original Vargas), existe uma diferença na bitola da tubulação; da mais nova é mais grosso o caninho e consequentemente o encaixe no cilindro. Eu adaptei o terminal da tubulação no encaixe do cilindro. Compare a bitola da rosca da saida do cilindro para a tubulação entre os dois modelos.

O que posso afirmar, é que atualmente não compensa trocar o reparo.

boa sorte

caseiro
09/11/2008, 18:24
Quando fui fazer a revisão do freio, o mecânico colocou da moderna, não senti diferença.

Band 93
Caseiro

Junior Toyota
09/11/2008, 22:49
Então pessoal pelas fotos aparentemente o que muda so pode ser a rosca de conexao do caninho de freio pois do resto é igual...Perguntei na Varga e a carcaça é igual para os dois...
Caseiro voce trocou somente o cilindro ou seu mecanico teve que adaptar um terminal de conexao do tubo do freio como o Allan falou...
Alan voce achou facil este terminal para adaptar a tubulação?

Abraço a todos
Junior

guilhermeabreu
09/11/2008, 23:37
Todas as lojas de autopeças , ou quase todas tem estes terminais ( CONECÇÃO ) de cano de freio , uns a rosca é em mm e outras é em polegadas , e tem de vários diametros , para não ter que trocar o cano inteiro , caso precise trocar a rosca , é só cortar a virola retirar a concção que está e colocar a conecção correta e fazer a virola de novo , fica perfeito , fiz ísto várias vezes no meu ENGESA .

Allan Nielsen
10/11/2008, 09:36
Junior,
como falei, meu caso foi o da embreagem. O Guilherme deu as dicas, mas se o diametro da tubulação for mais fina que a do novo cilindro e dependendo do material vc não consegue fazer a virola correta (trinca); e no caso do freio a virola tem que estar perfeita senão corre o risco de escapar (já aconteceu comigo em um CJ).

No meu caso, estava na oficina e o mecanico cortou a tubulação proximo ao cilindro e soldou (com solda amarela) outro tubo com o diametro correto e a virola de fabrica; ele tinha o tubo na sucata. Este tipo de trabalho no interior é sempre mais facil, pois normalmente temos bons mecanicos e recursos na oficina.

Confirme no seu caso se realmente tem diferença na tubulação, pois pode não compensar a economia e com freio não se brinca.

Boa sorte

Torezan
10/11/2008, 18:47
Tive um problema recentemente com os freios: quando comprei a Band no começo do ano, o pedal do freio era muito leve, chegando até a travar as rodas sem muito esforço. Ocorre que de uns tempos pra cá, o pedal está bem pesado e não chega a travar as rodas sem que se faça muito esforço. Me falaram que pode ser vazamento no cilindro mestre (vale a pena deixar claro que o nível do fluido não baixa).
Alguém tem alguma idéia do que pode ter ocorrido? O que terei que fazer para corrigir? Quais peças preciso trocar?
Abraços a todos,

Allan Nielsen
10/11/2008, 19:22
Torezan

O pedal duro pode ser por perda do servo (hidrovacuo); Veja com esta o vacuo na cuica. Faça tambem uma manutenção nas rodas: veja se os burrinhos (2 em cada roda) estão funcionando e regule.

duvidas, pergunte.

Boa sorte

Torezan
10/11/2008, 19:25
Torezan

O pedal duro pode ser por perda do servo (hidrovacuo); Veja com esta o vacuo na cuica. Faça tambem uma manutenção nas rodas: veja se os burrinhos (2 em cada roda) estão funcionando e regule.

duvidas, pergunte.

Boa sorte

Como faço a manutenção dos burrinhos? Preciso tirar as rodas e desmontar os tambores?

Allan Nielsen
10/11/2008, 19:56
Como faço a manutenção dos burrinhos? Preciso tirar as rodas e desmontar os tambores?

Exatamente.

Os burrinhos costumam grimpar por ferrugem, principalmente se vc passa em alagados; e quando eles começam a prender por ferrugem a melhor solução é a troca dos burrinhos. Este é o problema dos freio a tambor.

abs

Junior Toyota
10/11/2008, 20:50
Valeu Pessoal pelas informações...
Torezan...apos voce desligar a toyota o pedal já fica duro??Voce escuta algum vazamento de ar quando desliga?Pois a minha estava com o hidrovacuo vazando.....

Abraço
Junior

Torezan
11/11/2008, 14:37
Valeu Pessoal pelas informações...
Torezan...apos voce desligar a toyota o pedal já fica duro??Voce escuta algum vazamento de ar quando desliga?Pois a minha estava com o hidrovacuo vazando.....

Abraço
Junior

O pedal é duro o tempo inteiro, mesmo com ela ligada. O barulho de vazamento de ar percebi a pouco tempo, mas antes disso já estava pesado o pedal...
Acho que vou abrir o hidrovácuo para conferir e se não resolver vou partir para os burrinhos e demais componentes. Obrigado pelas dicas.
Abraços a todos,

Allan Nielsen
11/11/2008, 15:50
Torezan,
pode ser sua cuica furada:mrgreen:.

Se o pedal esta sempre duro, significa que o hidrovacuo não esta ajudando na frenagem. Solte a mangueira que entra na cuica e veja se a bomba de vacuo esta funcionando, com o dedo vc percebe. Se a bomba estiver boa, o mais provavel é algum vazamento na cuica (ela tem que acumular vacuo).

É bom lembrar que o hidrovacuo o ajuda a freiar, te dá conforto em não necessitar muita pressão no pedal do freio, mas ele NÂO melhora o freio. Mesmo sem o hidrovacuo, se vc meter a pata pra valer, as rodas tem que travar. Qual foi a ultima vez que vc fez uma manutenção ou regulou os freios?

boa sorte

onduty
11/11/2008, 20:59
Gente , vou uzufluir do topico. eheheh


Para colocar o hidrovacuo da band em uma band q não tem , é só refurar a parede corta fogo e cortar aquela chapa q seve de apoio e colocar no lugar , ou tem mais o q fazer ???


Valeu

Ah e minha band tem freio a disco na dianteira, q cilindro mestre de freio coloco ? da 95 em diante ?

Allan Nielsen
12/11/2008, 10:27
Gente , vou uzufluir do topico. eheheh


Para colocar o hidrovacuo da band em uma band q não tem , é só refurar a parede corta fogo e cortar aquela chapa q seve de apoio e colocar no lugar , ou tem mais o q fazer ???


Valeu

Ah e minha band tem freio a disco na dianteira, q cilindro mestre de freio coloco ? da 95 em diante ?

Onduty,

Existem diferenças mesmos nas que já vem com o servofreio. A primeira coisa que vc tem que ver e se seu motor tem vacuo.

Aqui no forum tem alguns que já fizeram esta adptação, dê uma pesquizada e mande uma mp pra eles que te ajudarão. Eu coloquei em http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html) varios manuais da Band, incluindo peças (dê uma olhada no catalogo de peças).

O metodo mais facil é vc parar ao lado de uma Band com servo e comparar. A Band tem uma mecanica muito simples, dá pra fazer qualquer coisa a questão é so a grana.

Boa sorte

onduty
12/11/2008, 15:57
NO caso do vácuo vou colocar um alternador de besta (ou algum melhor, só sei q o da besta é mais facil de adaptar)

Mas aí é q tá!!! Para achar uma band por aqui tá dificil, tem um cara daqui q fez uma adaptação na band dele (ele trocou a mecanica toda po de outro carro , até a pedaleira é diferente parece q é de F1000), então não dá.

Outras bands são da CHESF, KV e outras empresas.


Se alguem puder mandar uma foto da instalação do hidrovacuo ou algo do sentido, vai ser de grande ajuda.


Valeu

Allan Nielsen
14/11/2008, 18:52
Onduty,
ate onde sei, todo OM314 (608) tem o compressor, portanto vc não precisa instalar um alternador com bomba de vacuo.

É importante lembrar que o servo freio NÃO melhora o freio da viatura, apenas o torna mais confortavel.

abs

http://img339.imageshack.us/img339/5424/depressorul4.jpg

joão k. chikui
17/11/2008, 06:44
Allan
Os primeiros anos das Band com OM314 não possuiam depressor , nem o ressalto no comando. Por volta de 80 ou 81 que surgiu.



Onduty,
ate onde sei, todo OM314 (608) tem o compressor, portanto vc não precisa instalar um alternador com bomba de vacuo.

É importante lembrar que o servo freio NÃO melhora o freio da viatura, apenas o torna mais confortavel.

abs

http://img339.imageshack.us/img339/5424/depressorul4.jpg

onduty
17/11/2008, 07:56
Isso mesmo...


Por isso tenho q colocar o alternador com bomba de vacuo. :D



Valeu

Allan Nielsen
17/11/2008, 08:58
As informações do João são certeiras; mas de qualquer maneira acho que vale uma conferida no motor.

Se não tem, então faça como planejado, coloque uma........de besta :mrgreen:

abs

dener
17/11/2008, 17:36
amigo porque ñ poem freio a ar em sua band. nunca mais tera poblemas com freio alem de uma serie de vantagens e ñ gasta muito :mrgreen:

Torezan
19/11/2008, 15:08
Torezan,
pode ser sua cuica furada:mrgreen:.

Se o pedal esta sempre duro, significa que o hidrovacuo não esta ajudando na frenagem. Solte a mangueira que entra na cuica e veja se a bomba de vacuo esta funcionando, com o dedo vc percebe. Se a bomba estiver boa, o mais provavel é algum vazamento na cuica (ela tem que acumular vacuo).

É bom lembrar que o hidrovacuo o ajuda a freiar, te dá conforto em não necessitar muita pressão no pedal do freio, mas ele NÂO melhora o freio. Mesmo sem o hidrovacuo, se vc meter a pata pra valer, as rodas tem que travar. Qual foi a ultima vez que vc fez uma manutenção ou regulou os freios?

boa sorte

Na verdade eu estou com ela há pouco tempo, mas o mecânico que me vendeu (especialista em Band) garantiu que fez revisão geral antes de vender, porém, desacredito que tenha conferido o sistema de freios...
Já tentei meter a pata pra valer, mas percebo que o freio perdeu um pouco de sua performance., por isso, vou tentar conferir a cuica conforme sua dica.
Abraços,

JPX97
13/12/2009, 19:50
Qual o cilindro mestre original do freio da band 97?
tirei o da minha q estava ruim, e pelo formato e encaixe do que estava nela parece demais com a do santana , igualzinha, como estava parada e ja peguei ela assim nao sei se eu puser outro igual ficaria bom... se alguem souber favor avisar.
Obrigado
Toyota 97 pickup Bahia

marceloosd
16/12/2009, 16:53
boa tarde junior trabalho na Arauto peças - RJ
nós trabalhamos com os dois modelos de cilindros aqui mencionado por vc a diferença é que o cilindro da antiga de 81 a 95 vem com duas valvulas neles que é para trabalhar com o freio a tambor pois dentro dessas valvulas tem uma bilha que mantem o freio sobre pressão para quando vc pisar no freio as lonas façam o trabalho de abrir e encostar no tambor se vc colocar esse cilindro no carro com freio a disco (SEM RETIRAR A BILHA DA VALVULA PARA ALIVIAR A PRESSÃO) na hora de freiar a pastilha fecha no disco faz o trabalho inverso da lona e não retorna ficando agarrada ,por isso o cilindro mestre moderno de 96 em diante já vem de fabrica sem essa valvula espero ter ajudado.
um abraço