PDA

Ver Versão Completa : radiador na trilha..



marcelo cenora
08/11/2008, 15:07
estou prestes a instalar o radiador para o motor ap do meu baja e estou em dúvida quando a sua posição, se frontal ou instalado na trazeira ao lado do motor. hj ouvi comentários a respeito de que em uma trilha de muita lama o radiador perde efeito de refrigeração e o motor esquenta. então tem que ser um local mais protegido.

na frente do carro ele iria onde é a caixa de estepe - esta por sinal já está cortada, sem o fundo - na qual será protegida por um "peitoral" de aço junto do parachoque. essa peça além de proteger parte da suspensão ainda impediria o acesso de corpos estranhos na colméia do radiador (menos lama).

já na trazeira ele ficaria paralelo ao motor, tbm protegido, porém sujeito a levar uma chuverada de lama nas patinadas.
:pensativo:
que acham vcs?

Zupa
09/11/2008, 14:44
Fala Marcelão, quase pronto né. Não tenho experi, mas aqui em Montes Claros é quente pra caramba, os caras usam os radiadores em AP na lateral, sempre com ventilação forçada, mas tem que ficar de olho no rilugim.

Flávio Cadore
09/11/2008, 19:12
Ainda bem que eu não tenho este problema para resolver...sei que é meio difícil instalar em cima do motor e com uma ventoinha de Gol BX no alternador, ou talvez do lado esquerdo do carro...mas na frete ou do lado vc terá que resolver o problema do aquecimento.
Eu estou fazendo uma gaiola com motor AP e o radiador vai ficar em cima do motor...espero que eu também não tenha problemas com aquecimento.

ZCC
09/11/2008, 23:24
E se colocar ele inclinado em cima do motor?

marcelo cenora
10/11/2008, 07:46
em cima do motor não vai dar... tenho de definir isso essa semana.

bajeiro do sul
10/11/2008, 10:28
em cima do motor não vai dar... tenho de definir isso essa semana.
Caro Marcelo
Passei o mesmo problema com o meu baja, coloquei motor AP e radiador ao lado direito do motor. Radiador grande do santana com ar condicionado ou scort. Tenho duas venturinhas, a que ficou do lado de fora, deixei ligando no termostato. a que ficou para dentro do carro (o radiador é grande) dentro do bagagito cortando parte da parede corta fogo, deixei funcionando como suplementar em caso de aquecimento excessivo. Tenho marcador de temperatura, e quando sei que esta muito alta, ligo a secundaria no manual. Prendi em volta do radiador (no parachoques) uma tela de 2mm com pequenos furos estampados, esta tela protege o radiador de possiveis pedras ou galhos, ou melhor ainda da famigerada lama. radiador com lama aquece direto, tem de proteger. Os furos da tela ajudar a refrigerar o radiador. Faço trilha sem o capo traseiro, ai atemperatura baixa mais um pouco. O motor fica quase todo escondido , pode andar sem capo. Fiz trilha neste sabado( primeira com AP) e tenho as fotos, depois te passo, se me passar um email te passo direto, são um pouco pesadas para o forum

um abraço

bajeiro do sul (Eduardo)

marcelo cenora
10/11/2008, 13:39
show... manda para eocenora@hotmail.com

grato.

divespanhol
10/11/2008, 19:34
Marcelo,
buenas
veja a foto acho que fica bom quando esquentar usa como churrasqueira hehehehehe !

Fernando Assis
13/11/2008, 10:00
Amigo, mande fotos pro meu email, especialmente do radiador e dessa tela que vc usou na frente dele.
fassis1@yahoo.com.br

Valeu.

bajeiro do sul
13/11/2008, 11:00
Amigo, mande fotos pro meu email, especialmente do radiador e dessa tela que vc usou na frente dele.
fassis1@yahoo.com.br

Valeu.
ja postei no teu email

marcelo cenora
13/11/2008, 11:40
vi as fotos, valew... deu pra ter uma noção.

bajeiro do sul
13/11/2008, 16:13
vi as fotos, valew... deu pra ter uma noção.
Ok Marcelo
este tema me deu muita dor de cabeça pensando o que ia fazer, até agora foi a melhor solução, quem sabe exista uma melhor. na trilha eu tiro o capo traseiro para ajudar mas na cidade uso um pequeno capo de fibra

cRiPpLe_rOoStEr
16/11/2008, 23:30
num baja eu prefiro o bom e velho motor boxer refrigerado a ar para não ter problema com radiador... mas vi uns bajas com o radiador montado do lado do motor com um ventilador entre os 2...

bajeiro do sul
17/11/2008, 14:52
num baja eu prefiro o bom e velho motor boxer refrigerado a ar para não ter problema com radiador... mas vi uns bajas com o radiador montado do lado do motor com um ventilador entre os 2...
Caro amigo

também gosto muito do boxer para trilha, acho que tem bom torque em baixa e empurra bem, mas quando aquece muito perde um pouco a performance. o meu fundiu numa trilha por aquecimento (devia ter deixado esfriar) estou testando o ap que é muito bom , mas tem suas particularidades, uma delas é o radiador. fiz apenas uma trilha e muitas vezes sentia a traseira querendo passar da dianteira

abraços

cRiPpLe_rOoStEr
18/11/2008, 13:48
Caro amigo

também gosto muito do boxer para trilha, acho que tem bom torque em baixa e empurra bem, mas quando aquece muito perde um pouco a performance. o meu fundiu numa trilha por aquecimento (devia ter deixado esfriar) estou testando o ap que é muito bom , mas tem suas particularidades, uma delas é o radiador. fiz apenas uma trilha e muitas vezes sentia a traseira querendo passar da dianteira

abraços

fundir um boxer é FODA...

bajeiro do sul
18/11/2008, 17:27
fundir um boxer é FODA...
Caro Cripple
Na verdade é ruim fundir qualquer tipo de motor, não sei bem o que aconteceu mas o motor trancou, a temperatura ambiente estava cerca de 40 graus e o pau comendo o dia inteiro, no final da tarde ele trancou. como me pediram R$ 1500 para fazer 100%, foi o que me custou um motor ap R$ 500,00 mais a daptação. ficou bom, mas sinto leves saudades do boxer

um abraço

marcelo cenora
18/11/2008, 21:13
ainda não decidi onde coloco esse tal de radiador, na trazeira do carro deu pra sacar o quanto de barro que vai subir, principalmente pq eu cortei bastante a lateral, na frente tem o fator da distãncia e a força maior que a bomba dágua vai sofrer apesar que..... a kombi com motores a água tem o radiador dianteiro e não devem ter muito problema com isso.

eu tbm gosto do motor boxer, acho que não trocaria se ele fosse original... até combina com umas varinhas de pescar em cima, mas no projeto que tá saindo só tem modificação, de saudosismo mesmo só vai ter a silueta então mandei ver no ap mesmo...

cRiPpLe_rOoStEr
18/11/2008, 22:16
ainda não decidi onde coloco esse tal de radiador, na trazeira do carro deu pra sacar o quanto de barro que vai subir, principalmente pq eu cortei bastante a lateral, na frente tem o fator da distãncia e a força maior que a bomba dágua vai sofrer apesar que..... a kombi com motores a água tem o radiador dianteiro e não devem ter muito problema com isso.

eu tbm gosto do motor boxer, acho que não trocaria se ele fosse original... até combina com umas varinhas de pescar em cima, mas no projeto que tá saindo só tem modificação, de saudosismo mesmo só vai ter a silueta então mandei ver no ap mesmo...

bota o radiador no "chiqueirinho" com uma tomada de ar no teto...

Flávio Cadore
20/11/2008, 22:03
Marcelo, kombi esquenta, sempre esquentou e continua esquentando até hoje...até as novas...um amigo meu que mexe com radiador disse que resolveu o problema ( e ele tem uma certa razão), ele alterou o percurso da água dentro do radiador colocando uma aletas para direcionar a água, agora a água faz um S, ou vários SSSS dentro do radiador.

Flávio Cadore
20/11/2008, 22:10
Se eu tivesse um Baja eu colocaria o radiador alinhado com o capô, faria uns cortes no capô ao estilo Lancer de Rally, por onde entraria o ar?? boa pergunta....hehehehe

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 22:14
Marcelo, kombi esquenta, sempre esquentou e continua esquentando até hoje...até as novas...um amigo meu que mexe com radiador disse que resolveu o problema ( e ele tem uma certa razão), ele alterou o percurso da água dentro do radiador colocando uma aletas para direcionar a água, agora a água faz um S, ou vários SSSS dentro do radiador.

não entendo como a vwb não aprendeu com os problemas da antiga kombi diesel... hj eu vi uma com motor ap 1.8 cheia de aberturas a mais para ventilar o motor, até a tampa traseira tinha sido feita com tela de alambrado e usava uma lanterna de moto para iluminar a placa...

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 22:19
Se eu tivesse um Baja eu colocaria o radiador alinhado com o capô, faria uns cortes no capô ao estilo Lancer de Rally, por onde entraria o ar?? boa pergunta....hehehehe

olha isso... repara nos rasgos no capô... fica menos bizarro que aquele scoop dos evolutions antigos... falando neles, os novos vêm só com os buracos tampados com tela...

Flávio Cadore
20/11/2008, 23:57
Eu imaginava umas aberturas maiores, bem agressivas mesmo, tipo Lotus Elise, daria até para aproveitar os relevos do capô.
A dono do Baja vai enlouquecer!!!!!!