PDA

Ver Versão Completa : Ciclocomputador - Velocímetro Digital de Bike

"GRAUÇÁ 4x4"
08/11/2008, 12:09
Pessoall,

Ontem instalei um Ciclocomputador no Grauçá, o velocímetro e o Echo J7 estão marcando aparentemente iguais, só não sei se realmente as médias, velocidades e desempenhos estão corretos.

Alguem sabe a base de cálculo para aferir corretamente ?

JuniorScartezini
08/11/2008, 19:03
Betão, se você tiver o email do Cassiano, pergunte pra ele que assim poderá encontrar a resposta, ele fez essa instalação no Ex-Niva dele.
Abraços.

shuther4x4
08/11/2008, 20:09
Não entendi ao certo a pergunta, mas seria a aferição para marcar corretamente os dados?:parede:
Se for, não é difícil.
Marque com um giz um traço no pneu e no chão ao mesmo tempo (isso bem na perpendicular ao solo (o ponto mais "baixo"). Dê uma volta completa até a marca de giz ficar no ponto mais baixo novamente. Marque o chão aí. Agora meça de uma marca a outra, dessa forma vc terá a circunferência. É esse o dado que vc precisa colocar no ciclocomputer para que os valores estejam correto!
Espero que seja isso.
Qualquer dúvida grita aí!
abraços!
Ah, geralmente a medida é em mm (mais sensível)

Dieselboy
08/11/2008, 23:37
(...)

Marque com um giz um traço no pneu e no chão ao mesmo tempo (isso bem na perpendicular ao solo (o ponto mais "baixo"). Dê uma volta completa até a marca de giz ficar no ponto mais baixo novamente. Marque o chão aí. Agora meça de uma marca a outra, dessa forma vc terá a circunferência. É esse o dado que vc precisa colocar no ciclocomputer para que os valores estejam correto!

(...)

A explicação está certinha, é isso mesmo! :concordo: só tem um detalhe, tem que ver se o ciclo em questão, permite a inserção personalizada de dados. Nem todos os ciclos de bike permitem essa inserção personalizada :discordo: a maioria te dá (uiii) algumas opções que, geralmente são as mais comuns/frequentes medidas de aros de rodas DE BIKE!! Dados estes que, já vem na memória pré-programada do ciclo.

Não raras vezes, me deparei frente à esta situação, por exemplo, utilizo aros/pneus 700x23 em minha Speed, porém meu ciclo da Cateye (Enduro 8 ), não tem essa medida na memória pré-programada :putz: daí tenho que "arredondar" o valor, escolhendo a opção mais próxima, no caso, 700x25. No entanto, o oposto tbém já aconteceu, qdo utilizei outra marca/modelo de ciclo, da Union XR que, por sua vez permitia a inserção de qualquer medida :dance:

Evidentemente que, caso o ciclo não permita a personalização mais apurada dos dados, a precisão não será a mesma :discordo: contudo como em geral as distâncias percorridas de bike são bem inferiores aos carros, o erro acaba sendo de certa forma "aceitável".

Agora, extrapolando esse erro para a quilometragem acumulada de um carro, sinceramente acho que, a médio e longo prazos, isso pode gerar uma discrepância significativa! :putz:

Verifica certinho quais as opções que este ciclo te disponibiliza, ok?

Ah, geralmente a medida é em mm (mais sensível)

:concordo:

shuther4x4
09/11/2008, 20:07
Dieselboy, se me lembro bem, o echo tem essa função!
Você coloca mm a mm.
Abraços!

Savius
13/11/2008, 14:03
Desculpem a minha ignorância...
Mas para que serve esse ciclocomputador???... ele marca a velocidade real ou a kilômetragem, ou os dois????

Luciano SHAKALL
13/11/2008, 15:18
" ... para que serve esse ciclocomputador???... ele marca a velocidade real ou a kilômetragem, ou os dois???? ... "Savius, alguns marcam a velocidade instantânea (real), a velocidade média em determinado percurso,
a velocidade máxima atingida, além da kilometragem percorrida (odômetro total e parcial),
que ficam armazenados na memória do aparelho, além de relógio de horas :concordo: !

Sobre a exatidão/confiabilidade das informações :pensativo: ?
DEVE está aí a diferença entre um Ciclocomputador de 30 e outro de mais de 200 contos...

Ok, ok :stop: , a diferença de preço não é (só) por isso :discordo: , e sim, pelas funções (não são todos que informam tudo isso :rolleyes: ),
além da capacidade de adequar-se ao diâmetro da roda em Cm ou mm (além amplitude da escala - diâmetros máximo e mínimo mais distantes),
e alguns também possuem Podômetro (contador de passos/pedaladas), o que pra instalar no carro, não vejo muita utilidade :pensativo: ,
exceto, no caso do carro dos Flintones :mrgreen: . . .

VALEU!!!!!!

[]'s

"GRAUÇÁ 4x4"
14/11/2008, 08:50
"...alguns também possuem Podômetro (contador de passos/pedaladas), o que pra instalar no carro, não vejo muita utilidade..."

Luciano SHAKALL, você não instalaria um "Ciclocomputador / Velocímetro Digital de Bike" em hipótese alguma no carro ou não instalaria exclusivamente os que possuem alternativa de pedômetro (contador de passos/pedaladas) por não ter utilidade?

Luciano SHAKALL
14/11/2008, 15:30
"...alguns também possuem Podômetro (contador de passos/pedaladas), o que pra instalar no carro, não vejo muita utilidade..."

Luciano SHAKALL, você não instalaria um "Ciclocomputador / Velocímetro Digital de Bike" em hipótese alguma no carro ou não instalaria exclusivamente os que possuem alternativa de pedômetro (contador de passos/pedaladas) por não ter utilidade?O ciclocomputador, eu tenho vontade de instalar sim :concordo: ,
apenas me referir a inutilidade do podômetro em um carro, o que pode levar alguns a comprar o aparelho que tiver mais funções (mais caro),
e nem todas serão utilizadas :parede: . . . Mas, se eu optar por determinado modelo e este tiver o podômetro, não to nem aí :lol: ,
SE for o modelo que escolhi, levo assim mesmo, e é só não usar tal função :mrgreen: . . .

Mas eu "viajo" em um "BIKE-O-METER, pois tenho (ainda :lol: ) um Siemens M-65.
veja em http://www.maniadecelular.com.br/celulares-siemens-M65.aspx e em http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3841 :concordo: !
Agora, não a compatibilidade dele pra usar no carro :pensativo:,
além do que, acho que esse acessório foi "descontinuado" devido à baixa procura :putz: . . .

[]'s

Luciano SHAKALL
14/11/2008, 15:33
Mas que "danado" foi isso que o Forum fez com minha mensagem :pensativo: ?
Na visualização estava "tudo direitinho"; ao enviar, ele (o Forum) "acabou" com os LINKS e a citação :pensativo: . . .

Será que vamos ter problemas com isso DE NOVO :shock: ?

[]'s

"GRAUÇÁ 4x4"
14/11/2008, 20:23
Relaxe Shakall,

Está bem codificado mas da para entender (mais ou menos...) he, he, he, he...

Alguém conhece 1 desses modelos de ciclocomputadores / velocímetro digital de bike ?

SERGIO MOLLO
14/11/2008, 21:22
Olá Betão, me tire uma dúvida: Para prolongar o fio, pode ser de qualquer jeito ou tem positivo e negativo?Abs.

BACALHAU
14/11/2008, 21:41
Olá Betão, me tire uma dúvida: Para prolongar o fio, pode ser de qualquer jeito ou tem positivo e negativo?Abs.

Sérgio, metendo o bedelho aonde não fui chamado e como o Betão está Off...

O sensor é um switch (interruptor) que normalmete fecha ao passar por um campo magnético, enviando um pulso elétrico. Assim sendo, não há polaridade.

Abraços

"GRAUÇÁ 4x4"
15/11/2008, 08:04
Sergio Mollo,

O BACALHAU tem razão...

E ainda aconteceu o fato interessante inicialmente na instalação que gerou erros em duplicidade, como estava passivo de erros por estar implantando o acessório, inicialmente foi colocado um pedaço qualquer de imã no formato de "meia lua vazada" (ferradura), ou seja era um ex-circulo quebrado ao meio, o que aconteceu, por ter um intervalo de espaço de uma ponta a outra o ciclocomputador entendeu que a quilometragem está certa, mas a velocidade...
Quando estava a 30 km/h o ciclocomputador marcava a velocidade em aproximadamente 67 km/h, ou seja ele entendeu que eram dois imãs.
Para tudo !!!
Coloquei o imã original do ciclocomputador que era usado na "Joaquina Rita" após algumas serradas e esmerilhadas, colei. Ficou perfeito.

Quanto ao prolongamento usei 2 metros fio para ter uma margem de segurança, soldei a extensão a base de plugs P2 mono de plástico (foto), daqueles plugs universais usando macho e fêmea, achei que ficou perfeito e pude dar um acabamento melhor, passei a fiação por trás do painel como se fosse instalação de som.

SERGIO MOLLO
15/11/2008, 09:44
Olá BACALHAU; Agradeço sua explicação, e você pode dar suas opiniões a qualquer tempo,não é intromissão, é ajuda:concordo:
BETÃO; Tambem agradeço a você,valeu:palmas:
Abs.
Sergio

robertokbc
15/11/2008, 14:30
Não raras vezes, me deparei frente à esta situação, por exemplo, utilizo aros/pneus 700x23 em minha Speed, porém meu ciclo da Cateye (Enduro 8 ), não tem essa medida na memória pré-programada :putz: daí tenho que "arredondar" o valor, escolhendo a opção mais próxima, no caso, 700x25. No entanto, o oposto tbém já aconteceu, qdo utilizei outra marca/modelo de ciclo, da Union XR que, por sua vez permitia a inserção de qualquer medida :dance:

Senhores, só para esclarecer, o Cateye (Enduro 8 ) possui duas possibilidades de diâmetro do conjunto roda-pneu (A e B) e as duas são programáveis variando de 100 a 300 centímetros. Isso pode ser muito útil quando o diâmetro do conjunto roda-pneu reserva for diferente do que está rodando, no caso, se o pneu furar (lado onde se encontra o sensor) basta alterar de A para B que ele vai continuar marcando corretamente. Este ciclocomputador custa em torno de R$95,00.:wink: Flw!!!

"GRAUÇÁ 4x4"
15/11/2008, 16:06

Senhores, só para esclarecer, o Cateye (Enduro 8 ) possui duas possibilidades de diâmetro do conjunto roda-pneu (A e B) e as duas são programáveis variando de 100 a 300 centímetros. Isso pode ser muito útil quando o diâmetro do conjunto roda-pneu reserva for diferente do que está rodando, no caso, se o pneu furar (lado onde se encontra o sensor) basta alterar de A para B que ele vai continuar marcando corretamente. Este ciclocomputador custa em torno de R$95,00.:wink: Flw!!!

Xará,

Gentileza postar a referência e foto do Cateye (Enduro 8)
Obrigado pela valiosa informação.

Betão

robertokbc
15/11/2008, 21:13
Betão, segue a foto e o link com as características e o preço. Tenho um instalado em minha magrela, qualquer dúvida é só perguntar.:concordo:

http://www.multibike.com.br/produto_detalhe.jsp?p=31397 (http://www.multibike.com.br/produto_detalhe.jsp?p=31397)

http://www.multibike.com.br/produtos/31397g.jpg

"GRAUÇÁ 4x4"
11/01/2009, 13:31
Ciclocomputador II

robertofs
12/01/2009, 09:03
Camaradas, sabendo que um GPS que indica a velocidade do deslocamento geralmente custa bem mais caro que esses ciclocomputadores, o mesmo poderia ser utilizado para a mesma finalidade ou o ciclocomputador seria mais preciso?

[]'s
França.

"GRAUÇÁ 4x4"
12/01/2009, 11:20
Camaradas, sabendo que um GPS que indica a velocidade do deslocamento geralmente custa bem mais caro que esses ciclocomputadores, o mesmo poderia ser utilizado para a mesma finalidade ou o ciclocomputador seria mais preciso?

[]'s
França.

França,

Ciclocomputadores já tive diversos e de diversas marcas quando ciclista e ou cicloturista, todos são muitos eficientes e precisos, pois já executei roteiros de treinamentos que mediam perfeitamente a meta.
Tenho amigos que também usam em motos...
Quanto ao GPS só usei em navegação marítima, sei que os "inventores" deixaram uma margem de erro propositadamente, dizem em torno 400 a 100 metros, quanto aos ciclocumputadores são quase perfeitos.

Entendo pouco GPS em terra...

JuniorScartezini
12/01/2009, 13:57
França,

Ciclocomputadores já tive diversos e de diversas marcas quando ciclista e ou cicloturista, todos são muitos eficientes e precisos, pois já executei roteiros de treinamentos que mediam perfeitamente a meta.
Tenho amigos que também usam em motos...
Quanto ao GPS só usei em navegação marítima, sei que os "inventores" deixaram uma margem de erro propositadamente, dizem em torno 400 a 100 metros, quanto aos ciclocumputadores são quase perfeitos.

Entendo pouco GPS em terra...
Olá, uso um GPS Garmim,
a marcação de km/h é mais pra ter um idéia nada precisa, sempre dá uma diferença, as vezes até uma diferença bem considerável.

O ciclomotor com certeza será muito mais eficiente para controle de velocidade.

[ ]´s boa semana a todos.

alessandrosp
06/06/2009, 11:35
Galera, eu queria contribuir com a minha experiência em instalar um "computador" de bordo, ou como já foi mencionado, um ciclocomputador.

Apesar de ter vendido o meu Niva (com muita dor no coração) devido a mudança de estado, eu ainda sonho em comprar outro só por diversão.

Bem, eu trabalhei aproximadamente 06 anos na Engenharia de Produto da Yamaha e em uma de minhas visitas à fabrica em Manaus, conheci um fornecedor que fabricava computadores de bordo para a Yamaha e vendia na Europa. O fornecedor me deu um desses computadores que acabou indo parar no meu ex-Niva. Esse computador para motos era (ou ainda é) vendido na europa como acessório.

O princípio de funcionamento é o mesmo; um imã é instalado na roda do veículo que, quando passa pelo sensor (um reed-switch) manda o sinal para a central que calcula a velocidade, quiometragem, etc.

É importante medir a distância do centro do eixo da roda até o chão (diâmetro onde o sensor faz a leitura) para que o cálculo de velocidade seja confiável.

Esse computador que que instalei, além dos dados de velocidade e distância, tinha também outras funçoes como indicação de seta, farol alto, temperatura do motor e até indicação de recebimento de chamada em celular (muito louco).

Anexei algumas fotos como curiosidade.

Espero ter contribuido,

Abraços à todos!

"GRAUÇÁ 4x4"
06/06/2009, 15:47
Galera, eu queria contribuir com a minha experiência em instalar um "computador" de bordo, ou como já foi mencionado, um ciclocomputador.

Apesar de ter vendido o meu Niva (com muita dor no coração) devido a mudança de estado, eu ainda sonho em comprar outro só por diversão.

Bem, eu trabalhei aproximadamente 06 anos na Engenharia de Produto da Yamaha e em uma de minhas visitas à fabrica em Manaus, conheci um fornecedor que fabricava computadores de bordo para a Yamaha e vendia na Europa. O fornecedor me deu um desses computadores que acabou indo parar no meu ex-Niva. Esse computador para motos era (ou ainda é) vendido na europa como acessório.

O princípio de funcionamento é o mesmo; um imã é instalado na roda do veículo que, quando passa pelo sensor (um reed-switch) manda o sinal para a central que calcula a velocidade, quiometragem, etc.

É importante medir a distância do centro do eixo da roda até o chão (diâmetro onde o sensor faz a leitura) para que o cálculo de velocidade seja confiável.

Esse computador que que instalei, além dos dados de velocidade e distância, tinha também outras funçoes como indicação de seta, farol alto, temperatura do motor e até indicação de recebimento de chamada em celular (muito louco).

Anexei algumas fotos como curiosidade.

Espero ter contribuido,

Abraços à todos!

Contribuiu e muito!!!

Resta saber se apresenta médias de velocidades tais como máxima alcançada, média e atual, tempo percorrido, etc. Interessante para orientações em RAID.

Quem importa aqui no Brasil?

cRiPpLe_rOoStEr
06/06/2009, 21:04
eu trabalhei aproximadamente 06 anos na Engenharia de Produto da Yamaha e em uma de minhas visitas à fabrica em Manaus, conheci um fornecedor que fabricava computadores de bordo para a Yamaha e vendia na Europa. O fornecedor me deu um desses computadores que acabou indo parar no meu ex-Niva. Esse computador para motos era (ou ainda é) vendido na europa como acessório.

ja vi um painel desses adaptado numa cg na manaus motocenter... sabe o nome da fábrica?

alessandrosp
08/06/2009, 08:22
Infelizmente não existe nenhum importador aqui no Brasil, esse item só é vendido na Europa mesmo.

alessandrosp
08/06/2009, 08:25
A fábrica é em Manaus mas infelizmente eu não me lembro do nome. Só lembro que a fábrica é espanhola. Se eu achar o nome dela eu posto aqui.

ja vi um painel desses adaptado numa cg na manaus motocenter... sabe o nome da fábrica?

Lexsandro Camacho
10/01/2018, 10:43
Betao muito bom o que vc fez, tenho um Jeep willys e ja pensei nessa ideia mas nunca vi alguem instalando, ficou bom o sistema? se tiver wats me add pra gente trocar uma ideia. 34 99295-0166, se nao tiver me passa seu email pra gente conversar, o meu é lexsandro84@gmail.com