Ver Versão Completa : apito
SERGIO MOLLO
07/11/2008, 12:08
Estou com um probleminha, e queria ouvir opinioes;Quando instalei o kit de freio a disco dianteiro da marca MDS, ele veio com uma pastilha de marca desconhecida, e estava chiando,apitando, ao freiar. Troquei as pastilhas pela Cobrec, no começo melhorou, mas logo começou de novo. Alguem já passou por isso e solucionou o problema? Obs... o disco não está com nenhuma rebarba.
as vezer o meu carro normal fazia isso e era um ponta da pastilha que estava pegando errado, o meca deu uma limada numa ponta e parou.
Lucas Nassif
07/11/2008, 21:39
Estou com um probleminha, e queria ouvir opinioes;Quando instalei o kit de freio a disco dianteiro da marca MDS, ele veio com uma pastilha de marca desconhecida, e estava chiando,apitando, ao freiar. Troquei as pastilhas pela Cobrec, no começo melhorou, mas logo começou de novo. Alguem já passou por isso e solucionou o problema? Obs... o disco não está com nenhuma rebarba.
No Senai onde estudo, comentei sobre isso a mais tempo com um instrutor e ele me deu a dica de quebrar todas as quinas das partilhas que resolvia. (fazer um leve "fillet")
Como semana passada revisei o freio do Jeep, fiz isso, e depois disso não escutei mais chiados.
Dá uma "quebrada" nos cantos das pastilhas, passando no esmeril por exemplo, mas toma cuidado para não tirar muito material. Pode ser que resolva seu problema
Só um aviso, hoje fui trocar a pastilha de freio do meu corsa, e como as pastilhas anteriores o meca tinha limado as pontas, o disco gastou errado e tive que trocar os discos também pra colocar a pastilha nova, pois agora que a pastilha gastou e chegou até onde as pontas estavam limadas elas começaram a pegar na parte alta do disco que não tinha gastado e agora as pastilhas não estavam pegando no centro do disco como deveriam.
Isso pode ser vibração nas pastilhas também, ja vi acontecer com freio de uma F-1000 quando o meu jeep estava no freieiro, e foi resolvido dando uma pressão maior nas molas. Esse negócio de dar um grau nas quinas pode ajudar na estabilização das pastilhas X disco, mas quando o desgaste plainar a pastilha, vai voltar o apito.
:concordo:
Lucas Nassif
08/11/2008, 21:40
Isso pode ser vibração nas pastilhas também, ja vi acontecer com freio de uma F-1000 quando o meu jeep estava no freieiro, e foi resolvido dando uma pressão maior nas molas. Esse negócio de dar um grau nas quinas pode ajudar na estabilização das pastilhas X disco, mas quando o desgaste plainar a pastilha, vai voltar o apito.
Isso mesmo, mas quando for fazer uma revisão no freio, aproveita e "filleta" as pastilhas de novo!!:mrgreen:
Eu gosto de revisar o freio traseiro a cada 2 meses e os dianteiros 2 ou 3 vezes ao ano!!
Ja que estamos falando de freio,....meu freio traseiro de mão esta travando os tambores trazeiros quando puxo e não quer voltar, acabo saindo com ele e depois de alguns metros ele acaba soltando, mais to forçando o freio assim. Tem como arrumar isso sem desmontar tudo, tipo lubrificar por traz da roda ???
Guilherme Kyrillos
10/11/2008, 13:12
Caros, saudações.
Após sofrer por quase 1 ano com esse problema um amigo aqui do forum me alertou e descobri que faltava entre a pastilha de freio e a base/suporte/pinça (existem vários nomes) uma chapa fininha que evita o APITO quando se frea.
Passei a usar a tal chapinha e aproveitei para trocar a presilha/aranha que prende a pastilha de freio.
Feito isso, descobri que o problema não era de pastilha, pois NUNCA MAIS OUVI BARULHO OU APITO NENHUM, mesmo usando as mesmas marcas de pastilhas que já usava antes.
Só avisando: esse kit de reparo da pinça de freio vende em autopeças e acompanham ainda os protetores de pistão (de freio, claro).
Querendo, faz uma pesquisa aqui por "freio apitando".
[]s
SERGIO MOLLO
26/02/2009, 18:27
Realmente o Guilherme tinha razão;Hoje consegui arrumar estas famigeradas chapinhas, coloquei e por enquanto o apito sumiu:palmas:
Abs.