PDA

Ver Versão Completa : Fusível do Ar Condicionado da SW4



BrunoBB
11/09/2004, 17:21
All:

S.O.S. no meu manual está indicado o fusível do ar condicionado atrás do porta luvas, desmontei o dito e não encontrei nada, será que não olhei direito ou o manual que está errado?
Alguém já encontrou este fusível?

Luca
12/09/2004, 11:22
É, Bruno,

É chatinho mesmo. É o seguinte. Tire o porta luvas. Sente no banco do passageiro, olhe de frente o espaço que fica. O fusível fica dentro de uma pequena caixa localizada do lado direito, mais acima e mais ao fundo do espaço. Use uma lanterna. Tem uma tampinha na caixa. O fusível é daquele pequenos de plástico, comuns. Aqueles que parecem "drops". Acho que é 10A. Qq. coisa, fala aí. Boa sorte.
Eu já tive aí na sua pousada. Acho que foi março de 2.000. Minha Toya é idêntica à sua. Vc me deu uns toques sobre o Chapadão da Babilônia. Poucas vezes me diverti tanto no 4x4.
[]´s

BrunoBB
13/09/2004, 12:33
Luca:

Vou desmontar de novo e agora fico sentado no banco do passageiro até encontrar. Espero que tenha sido o fusível pois o que aconteceu foi o seguinte, ao trocar de bateria acabei comprando uma mais baixa e tive que colocar um calço para fixá-la, na buraqueira da Canastra a bateria correu para o lado e pressionou o cabo do positivo contra a polia/correia do compressor do ar condicionado, acabando por fechar curto. Claro que aconteceu a noite, estas coisas escolhem os piores momentos para ocorrer. De lanterna na mão encontrei um toquinho de madeira e fixei a bateria de novo, mas dai já era tarde, estava sem ar condicionado.

Volte para uma nova visita, quem sabe não conseguimos fazer uma reunião de SW4 aqui na Canastra para uma expedição pela região? Com certeza vai ser um dos encontros mais belos já realizados pois, na minha opinião, não tem 4x4 mais bonito e a Canastra também é um parque lindo (sou bairrista mesmo :-D).

Luca
13/09/2004, 15:48
Bruno,
Com certeza vou voltar. Já falei prá dona da pensão. Ela ainda num conhece. Naquela ocasião, na Babilônia, eu vi um Guará, no meio da tarde. Quando falo disso ninguém acredita. Por aqui, história de Lobo só ocorre de noite. Será um prazer.

Bom, com relação ao AC da sua Toya, espero que seja mesmo fusível.
Senão, o caso pode ser um pouco mais profundo. Ao fechar curto na polia, o retentor pode ter sido deteriorado. É chute. O gás foi-se, e sem gás o compressor nem é acionado. Depois que você solucionar, conta prá gente o que foi que ocorreu.

Até breve.
[]´s

BrunoBB
07/10/2004, 13:53
É... achei o fusível, ele está ok.
Acabei tendo que levar em uma oficina especializada no assunto, mas pela correria que é em BH deixei para o dia de vir embora.
Quebrou um tubinho de alumínio, que liga o filtro ao condensador, na frente do radiador e o gás se foi.
Agora tenho que desmontar a frente do carro ou retirar o radiador e depois o condensador, retirar o tubinho quebrado, levar para soldar, remontar tudo, testar com nitrogênio e depois colocar nova carga de gás e torcer para ser só isto.
BEM NO INÍCIO DO CALOR :cry:

Luca
11/10/2004, 23:59
Bruno,

O que ocasionou a quebra do tubo?
[]´s

BrunoBB
12/10/2004, 20:27
Luca:

Ainda não tive tempo de desmontar de verificar "de perto" mas houve uma trinca e por lá "fugiu" todo o gás, a pessoa que fez o teste com no nitrogênio me disse que pode ter sido excesso de trepidação o que até pode ser pois trafego muito por estradas de terra e com isto algum suporte pode ter quebrado, permitindo que as vibrações da suspensão e/ou do motor fossem minando um determinado ponto deste tubo. Em breve estarei desmontando para um exame minuncioso, dai mando uma nova mensagem.

pboratto
28/11/2004, 01:38
Olá Bruno,
Comprei recentemente uma sw4 e estava lendo o tópico quando ouvi falar da serra da Canastra e que vc tem uma pousada, se não me engano.

Gostaria de dicas como chegar para conhecer este lugar, partindo de Belo Horizonte.

Um abraço

Nando
28/11/2004, 14:02
Tb estou com problemas no meu AC. Ligo o botãozinho, a luz acende mas nada acontece, o ar continua quente como o do ventilador e o motor não sofre nenhuma variação (perda de potência, etc.) Que será?

Abraços

BrunoBB
28/11/2004, 15:38
Nando:

A SW4 estava com o suporte do radiador quebrado, isto mais a trepidação do motor diesel acabaram por romper a tubulação do ar condicionado e furar o radiador do ar condicionado. Desmontei tudo e levei para soldar, varetar... Agora está tudo ok.
Leve seu carro a uma loja que faça recarga de gás e peça um teste.

Pboratto:

De Belo Horizonte siga até Juatuba pela BR-262, depois seguindo pela MG-050 passe Itaúna, Divinópolis, Formiga, Pimenta e entre em Piumhi, atravesse a cidade e serão mais 62km sendo 32km ainda de terra, as máquinas já estão trabalhando mas creio que o "chão preto" só chegará aqui em meados de julho de 2005.

[]s

Luca
28/11/2004, 16:26
...a luz acende mas nada acontece, o ar continua quente como o do ventilador e o motor não sofre nenhuma variação Nando,
Tive o mesmo problema com a minha SW4, há uns 3 meses atrás. A descrição é idêntica. Foi perda de gás. Também meu carro já tem 12 anos. Ressecaram-se os o´rings da vávula termostática (acho que é ela). Fica embaixo do painel, atrás do porta luvas. Neguinho pressurizou o sistema, e checou as conexões com espuma. Localizou o vazamento, trocou os o´rings, deu carga de gás. Tá novo.
[]´s

Caio
29/11/2004, 08:08
Pegando uma carona,

O ar das Hilux quando em funcionamento tem um sistema que aumenta a rotação na marcha lenta.
Alguém sabe como funciona??? O meu não está ligando.


[ ]´s

BrunoBB
29/11/2004, 09:05
Caio:

Você tem que verificar algumas coisas;

1º) se tem gás no sistema;
2º) se chega corrente até o compressor;
3º) se o compressor está armando.

Se tudo estiver ok siga para a autorizada mais próxima ou para a empresa especializada em ar condicionado de sua confiança e prepare o bolso para algumas despesas.

[]s da Serra da Canastra e boa sorte

Nando
29/11/2004, 10:05
O ar das Hilux quando em funcionamento tem um sistema que aumenta a rotação na marcha lenta.
Alguém sabe como funciona??? O meu não está ligando.


O que sei que tem na minha é um "afogador variavel" vc vai virando o negocio ao lado do volante e a rotação do carro em ponto morto vai almentando. Da pra deixar até com uns 2 mil giros. Quando uso o ar levanto um pouco, 1000, 1250. Com muita carga tb aumento um pouco.

Abraços

Caio
29/11/2004, 10:55
Fala Nando,

Existe uma função no a/c que faz isso automático, a rotação sobe sozinha em ponto morto.

PS: As fotos ficaram show!!! (Só o Everton não acredita)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6483&postdays=0&postorder=asc&start=40

Aurélio
29/11/2004, 11:02
Caio,

O sistema é por vácuo, semelhante ao avanço nos distribuidores dos veículos a gasolina.

Desenhos em anexo.

[]'s

Caio
29/11/2004, 12:15
Grande Aurelio,

Com os desenhos na mão vou procurar algum vazamento na linha..........

Não tinha nem noção como funcionava o sistema, pensei que era eletro-mecanico. :x :x

Sempre digo que este Forum é um dos mais produtivos da Net :D :D :D


[ ]´s agora mais informado

Aurélio
29/11/2004, 16:43
Caio,

Além de procurar vazamentos, verifique também se os tubinhos não estão invertidos.
Isso aconteceu comigo!

[]'s sempre solidários e TOYOTEIROS,

Caio
06/12/2004, 09:03
Pane "quase mota"

Soltou uma abraçadeira de naylon e o tubinho de borracha e encostou no caracol quente da turbina. Cortei a parte queimada e emendei, só que agora não desliga fica direto fazendo vácuo no tubinho, acelerando o carro.
Tem uma solenoide que abre e fecha o vácuo (peçinha chata de tirar) tem que soltar um parafuso do alternador para acessar o parafuso do suporte.

[ ]´s agora COM O DESENHO

pboratto
18/12/2004, 01:54
Aurélio,
também tenho uma SW4 93 e gostaria de possuir estes manuais que contêm estes desenhos que postou como por exemplo.
Como poderia obte-los ? Tem como xeroca-los e me enviar ?

Um grande abraço

pboratto
18/12/2004, 01:56
Aurélio,
também tenho uma SW4 93 e gostaria de possuir estes manuais que contêm estes desenhos que postou como por exemplo.
Como poderia obte-los ? Tem como xeroca-los e me enviar ?

Um grande abraço

pboratto
18/12/2004, 01:56
Aurélio,
também tenho uma SW4 93 e gostaria de possuir estes manuais que contêm estes desenhos que postou como por exemplo.
Como poderia obte-los ? Tem como xeroca-los e me enviar ?

Um grande abraço :)

Aurélio
18/12/2004, 13:10
Amigo,

Esse manual está disponível no TOYOTEIROS em www.toyoteiros.com.br
Aproveita, registre-se lá e na lista da Yahoo também em http://br.groups.yahoo.com/group/TOYOTEIROS.

[]'s sempre TOYOTEIROS

pboratto
22/12/2004, 03:57
Aurélio, os 2 sites que indicou estão com problemas:

O www.toyoteiros.com.br -> em manutenção e

o http://br.groups.yahoo.com/group/TOYOTEIROS. -> diz que não existe grupo chamado toyoteiros

Grato

Daniel RJ
22/12/2004, 18:20
Recebi um e-mail dos toyoteiros dizendo que o site estará em manutenção até 26 dezembro, pois sou cadastrado no mesmo. Espere passar as festas e tente de novo.
[]'s e boa sorte.

Aurélio
22/12/2004, 19:04
O site está mesmo em manutençõ.
E o link que enviei não funcionou mesmo, a despeito do endereço esta lá, na página inicial do grupo.
A sugestão é enviar um e-mai direto, pedindo a inscrição no grupo.

TOYOTEIROS-subscribe@yahoogrupos.com.br

Agora, acho que vai.

[]'s

Aurélio
12/07/2005, 18:10
Pessoal,

Estou revivendo este tópico por conta do assunto estar relacionado com a minha mensagem.
Seguinte:
O filtro "seco" ou "de linha" do ar condicionado da HighBlue já era e estou a procura desta peça em alguma loja ou empresa especializada em ar condicionado ( na conce$$ionária custa uma baba :evil: ).
Alguém conhece ?

[]'s

Luca
12/07/2005, 19:30
O filtro "seco" ou "de linha" do ar condicionado da HighBlue já era ... Aurélio,
Nunca vi este componente na minha SW4. Pensei que o sistema dela nem tivesse filtro :roll: . Onde fica?

[]´s

_portela
13/07/2005, 09:45
Quer manuais de Toyota :?:

Então toma :concordo:

http://perso.wanadoo.fr/adherence.4x4/liens_techniques.htm#Manuel%20moteur%202L-2LT-3L-5L%20%201997%20HILUX

Se quiser este "manuel" do Toyoteiros me mande uma MP que envio para você via i1/2 :mrgreen:

Abraço

Luca
13/07/2005, 12:29
Valeu, Portela. Você já me tinha passado este link, e eu baixei na máquina. É realmente muito bom. Porém não achei matéria sobre o AC da Hilux. Sempre vejo comentário sobre limpeza e substituição do filtro do AC. Mas nunca vi tal elemento na SW4.
[]´s

Aurélio
13/07/2005, 13:19
Nunca vi este componente na minha SW4. Pensei que o sistema dela nem tivesse filtro :roll: . Onde fica?
[]´s

Luca,

É a peça 88471 do desenho em anexo.

[]'s

_portela
13/07/2005, 14:12
Pô...

Jurava que este trem, ao menos na minha (gasolina 22R-E), era o reservatório de gás do AC...E ela não tinha filtro de pólen.

Abraço,

Aurélio
13/07/2005, 19:06
E ela não tinha filtro de pólen.

Quanto ao filtro de pólen, pode continuar jurando....pelo menos no ano/modelo 93 da SW4 não tem!

Aproveitando a msg, o desenho que enviei foi retirado do manual da Hilux que pode ser "baixado" no endereço abaixo onde aliás, tem também o manual do propietário da SW4.

http://www.toyoteiros.com.br/index.php?option=com_remository&Itemid=55&func=selectfolder&filecatid=2



[]'s ainda procurando a bo.sta do filtro.... :evil:

Luca
13/07/2005, 19:41
...E ela não tinha filtro de pólen.
Aurélio,
Eu concordo com o Portela. A minha SW tem este reservatório. Mas nunca achei que fosse algum tipo de filtro, pois ele se encontra na linha pressurizada, onde somente há gás e óleo.
O que acontece com a sua que precisa trocar esta peça? By the way, acho que você poderá encontra-la no Mercadão daqui de Sampa, usada. Sobra de desmanche, claro.
[]´s

Aurélio
13/07/2005, 20:37
Luca,

Esse filtro é conhecido como filtro de linha, ou filtro secador.
Com o passar do tempo, ele perde a capacidade de filtragem, deixando passar eventuais impurezas geradas pelo compressor ( como limalhas, por exemplo ), atingindo a válvula termostática e a caixa evaporadora.

O problema começou com perda de rendimento do AC, devido a um vazamento.
Inspecionamos o radiador ( ok ) e depois trocamos os aneis de vedação do filtro de linha. Parecia que tínhamos resolvido o problema até que quatro dias depois, o AC pifou de vez.
Fomos para o evaporador, onde detectamos a origem do vazamento. Teve que ser substituído, pois é impossível de reparar o furo encontrado devido as características da peça.
Ao montar o sistema, agora sem vazamentos, continuou o problema de rendimento.
Desmontamos então a válvula termostática ( fica junto a caixa evaporadora ) e descobrimos que a dita cuja está emperrada devido ao acúmulo de detritos e limalhas por conta da ineficência do filtro.
A válvula eu consegui comprar.
Agora falta o bendito filtro, pois instalar a válvula nova sem trocar o filtro seria um serviço feito pela metade.
Por essas e por outras é que não vale a pena comprar usado, pois é grande o risco de comprar outro filtro saturado.
Outra providência necessária para que o sistema aguente mais 12 anos sem problemas :D é fazer uma limpeza geral com troca inclusive de todo o óleo do compressor.

Quanto ao filtro...bem, eu achei na conce$$ionária...mas, honestamente, pelo preço, só em último caso :evil: .

A tentativa agora é adaptar as conexões existentes no sistema da SW4 a um filtro de outro carro. Amanhã mesmo verei isso.
Ou então, alguma dica iluminada dos amigos aqui do 4X4Brasil 8)

[]'s informativos,

Luca
14/07/2005, 14:20
Com o passar do tempo, ele perde a capacidade de filtragem, deixando passar eventuais impurezas geradas pelo compressor ( como limalhas, por exemplo ), atingindo a válvula termostática e a caixa evaporadora. Boa explicação, Aurélio. Nunca tinha ouvido falar disso. Veja só o que me espera. É melhor eu já fazer provisão. Valeu, Aurélio!

[]´s

_portela
14/07/2005, 14:25
Então tá então... :concordo: