PDA

Ver Versão Completa : Luz de ponto ou 'Luz estrobiscópica'



Santoro
06/11/2008, 12:43
a um tempão atras eu tinha achado na internet um esquema pra contruir uma luz de ponto, so que n estou achando mais o esquema , alguem teria algum esquema pra construir uma luz de ponto ??

CJ 60
06/11/2008, 19:25
a um tempão atras eu tinha achado na internet um esquema pra contruir uma luz de ponto, so que n estou achando mais o esquema , alguem teria algum esquema pra construir uma luz de ponto ??


http://maurodarezzo.sites.uol.com.br/ponto/index.html

os agradecimentos pode mandar ao Mauro aki do forum pois peguei do site dele..

No meu ver o circuito nao tem nada critico pra se montar.. tanto q o projeto é em ponte de terminais, uma vez qdo fui pra sampa comprei a maioria dos componentes.. o mais kro é o trafo e a lampada o resto é tudo peça baratinha..abç boa sorte !!!

turboroe
06/11/2008, 22:57
Tem esse mesmo esquema no fórum, acho que na parte dos downloads...

Eu montei um desses, funciona bem.
Com ignições fracas como a platinado ele não funcionava direito, só piscava de vez em quando.

Mas como eu coloquei amplificador de faísca no meu motor ela tá funcionando perfeitamente.

O bom é que é bem barato e compensa se vc não quiser gastar com um profissional que custa mais de cem conto.

Christian L A Marchi
07/11/2008, 08:59
Estou interessado em fazer uma luz dessas. Como usa-la? Como se faz a regulagem do ponto com ela? O meu mecanico só faz de ouvido...

Obrigado

turboroe
07/11/2008, 12:32
putz... mecânico que regula ponto de ouvido é dose

A pistola da luz vc liga na bateria e o sensor vc liga no cabo de vela (ou deixa um cabo de vela permanente na pistola de modo que vc troca o cabo de vela do motor pelo da pistola)

Aí vc liga o motor (muioto cuidado com cabos vs. ventoinha) e direciona a luz pra marcação do ponto na polia do virabrequim.

Geralmente as polias têm uma graduação. Aí é só deixar a seta que é fixa no bloco apontando pra graduação que vc quer. Ajuste o ponto girando o distribuidor.

Santoro
07/11/2008, 14:37
tira uma duvida turbo , quando eu troquei minha correia dentada e os retentores do ohc , eu marquei a polia, so que eu marquei a graduação toda marquei com esmalte branco bem claro e reforcei as marcas, desse modo ele acusa a leitura correta ou deveria marcar somente o PMS ?

abdon
07/11/2008, 22:36
eu achei neste endereço http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14423 tenta lá.

coloma
10/11/2008, 11:53
falando em luz tou com problemas com as luzes do jeep acho tao fracas e a instalação é novo.Seria a marca das lampadas???

wcas
10/11/2008, 21:16
falando em luz tou com problemas com as luzes do jeep acho tao fracas e a instalação é novo.Seria a marca das lampadas???

Desculpa mais não podeia deixar de comentar,....esssa caiu de paraqueda no topico,.rssss

Maurício D'Arezzo
10/11/2008, 22:47
Olá a todos, tenho minha luz de ponto "Tabajara" fazem 25 anos e ainda funciona, usei nesse último domingo, lógico que durou muito talvez porque não é todo dia que se usa...mas ainda funciona.
Quando fabriquei, talvez por inesperiência fiz o disparo da lâmpada (fio rígido amarelo na qual passamos por dentro o fio do 1º Cil.) com certa folga justamente para conseguir passar o fio por dentro, mas devido essa folga o sinal recebido para disparar a lâmpada fica fraco.

Princípio básico:
Todo condutor (fio elétrico) que passa uma corrente elétrica produz ao seu redor um campo magnético, e toda bobina exposta a um campo magnético em movimento gera uma corrente elétrica. Então o pulso de corrente que vai para a vela gera ao redor do cabo de vela um campo magnético, se colocarmos um fio enrolado na sua volta (bobina) essa por sua vez recebe o campo magnético e transforma em uma micro corrente. É o princípio de funcionamento de transformadores de tensão com bobinas, ou de dínamos.

Faz algum tempo recebi a dica de outro colega do fórum que melhorou a sua luz, e aproveitei a idéia e mudei a minha. Usa-se um cabo de vela em bom estado e que esteja sobrando, pegue uns 2 metros de fio fino e enrole no cabo de vela bem justo, bem escostado (igual ao segundo desenho), e passe fita isolante para fixar tudo, não esqueça de deixar uma ponta do fio sobrando para soldar o conector e alcançar a luz de ponto, no meu cabo dei umas 30 voltas, assim aumenta muito o sinal e não falha mais.
Toda vez que for regular o ponto, troque o cabo do que está usando no 1º Cil. pelo cabo com o fio enrolado.

Um abraço.

Maurício.

Santoro
11/11/2008, 00:21
show de bola ! achei um flash daqueles antigos aqui em casa e vou usar ele pra fazer !

Santoro
11/11/2008, 00:22
Desculpa mais não podeia deixar de comentar,....esssa caiu de paraqueda no topico,.rssss

achei que ninguem ia notar rs ..

turboroe
11/11/2008, 01:00
show de bola ! achei um flash daqueles antigos aqui em casa e vou usar ele pra fazer !


Em lojas de lâmpadas tem lampadas de estrobo pra vender.
Acho que é Xenon ou lampada de xenônio, usada em luz estroboscópica de festas / prédios altos / torres, etc.

Custa uns 15 reais uma lâmpada.

coloma
11/11/2008, 20:30
achei que ninguem ia notar rs ..
caiu de paraqueda mesmo mas lhe digo que essa luz de ponto que vcs falam nao é o meu problema e sim a ILUMINAÇAO do farol .Nao sei se essas lampadas simples resolveriam o problema

CJ 60
11/11/2008, 21:57
caiu de paraqueda mesmo mas lhe digo que essa luz de ponto que vcs falam nao é o meu problema e sim a ILUMINAÇAO do farol .Nao sei se essas lampadas simples resolveriam o problema

insistiu.. infelizmente nada tem a ver o peixe com o gato...

turboroe
12/11/2008, 00:11
caiu de paraqueda mesmo mas lhe digo que essa luz de ponto que vcs falam nao é o meu problema e sim a ILUMINAÇAO do farol .Nao sei se essas lampadas simples resolveriam o problema


Amigo, crie outro tópico pra falar disso.
O assunto aqui é sobre lampada de ponto que não serve pra iluminação.

Santoro
12/11/2008, 09:41
POis eh , coloma , sem querer ser chato , mas não tem nda haver msm mais facil criar outro tópico .
Turbo, sei que vendem essa lampadas, mas como eu achei um flash das antigas largado aqui em casa vou usar a lampada dele, é a msm lampada .

Maurício D'Arezzo
15/11/2008, 19:05
Olá a todos, tenho minha luz de ponto "Tabajara" fazem 25 anos e ainda funciona, usei nesse último domingo, lógico que durou muito talvez porque não é todo dia que se usa...mas ainda funciona.
Quando fabriquei, talvez por inesperiência fiz o disparo da lâmpada (fio rígido amarelo na qual passamos por dentro o fio do 1º Cil.) com certa folga justamente para conseguir passar o fio por dentro, mas devido essa folga o sinal recebido para disparar a lâmpada fica fraco.

Princípio básico:
Todo condutor (fio elétrico) que passa uma corrente elétrica produz ao seu redor um campo magnético, e toda bobina exposta a um campo magnético em movimento gera uma corrente elétrica. Então o pulso de corrente que vai para a vela gera ao redor do cabo de vela um campo magnético, se colocarmos um fio enrolado na sua volta (bobina) essa por sua vez recebe o campo magnético e transforma em uma micro corrente. É o princípio de funcionamento de transformadores de tensão com bobinas, ou de dínamos.

Faz algum tempo recebi a dica de outro colega do fórum que melhorou a sua luz, e aproveitei a idéia e mudei a minha. Usa-se um cabo de vela em bom estado e que esteja sobrando, pegue uns 2 metros de fio fino e enrole no cabo de vela bem justo, bem escostado (igual ao segundo desenho), e passe fita isolante para fixar tudo, não esqueça de deixar uma ponta do fio sobrando para soldar o conector e alcançar a luz de ponto, no meu cabo dei umas 30 voltas, assim aumenta muito o sinal e não falha mais.
Toda vez que for regular o ponto, troque o cabo do que está usando no 1º Cil. pelo cabo com o fio enrolado.

Um abraço.

Maurício.


Postei essas fotos para mostrar o que expliquei acima.

GIOVANNI LUIS
15/11/2008, 19:23
Olha tenho uma boa opcao pra captar esse sinal de impulso do 1° cilindro, é so pegar um fio de telefone, aqueles tipo macarrao, e instalar na ponta um conector, posteriormente é so contornar sobre o cabo de velas quando for fazer a leitura,e esta feito o servico. Inclusive, esta é uma otima opcao para fazer a mesma a leitura desse impulso em sistema de ignicao que nao se tem acesso ao Bobina de ignicao (como em distribuidores do Mazda por exemplo, onde a bobina é integrada dentro do distribuidor) Neste caso, é so dar umas voltas com esse cabo em torno do mesmo!

Porem desta forma q tu fizestes,(trabalho bem feito por sinal), vc tem a praticidade de nao se preocupar com ajuste sobre o cabo de velas.

Tiago Araujo
21/02/2012, 15:27
Gostaria de agradecer o post, pois com ele vou conseguir acertar o ponto de ignição do meu jet ski....
Valeu o circuito funciona mesmo, a unica coisa q tive q alterar foi os tres capacitores de 450volt de 1micro farad (so consegui achar o de 400 volts) porem o funcionamento nao ficou muito comprometido não :D!
Gostaria de lembrar q o fio q vai enrolado no cabo da vela do primeiro cilindro deve ficar justaposto ao fio, ou seja sem folga, pois o campo magnetico produzido pela passagem do pulso eletrico que gera a faisca e reduzido com o quadrado da distancia...
Obrigado
Se precisarem de ajuda posta ae ou me mandem mensagem