Conectar

Ver Versão Completa : Galão de plástico x galão de ferro

valeriano
05/11/2008, 08:34
Galera,

estou indo em janeiro para o jalapão e o combustível extra é indispensável naquele lugar visto que minha autonomia não é grande.
Agora vem a pergunta: Galão de plástico ou galão de ferro?

O galão de plástico de 10L custa cerca de R$15 e posso botar 4 deles no meu bagageiro com folga. Que nem na foto abaixo
http://img440.imageshack.us/img440/2439/bagageirovv1.jpg

O galão de ferro de 20L custa cerca de R$120 e não sei se tem como botar no bagageiro, pq ele é muito alto e eu teria que carregá-lo deitado.

Conversei com uns amigos e escutei opiniões convtrovérsias a respeito desse assunto. Uns dizendo que o galão de plástico não aguenta a pressão do combustível e pode explodir, que acaba evaporando, etc, etc.
Outros dizendo que ele leva numa boa e que essas coisas são lenda.

Tenho um tanque de plástico na minha Band e realmente quando abro o tanque, ele está com uma pressão considerável. Chega a fazer barulho de garrafa pet abrindo.
O que tá pegando é o custo. São R$60 no de plástico contra R$240 no de ferro, para ter a mesma quantidade de combustível. :parede::parede::parede:

Qual a opinião de vocês sobre a questão? Plástico ou ferro?

heartland
05/11/2008, 09:23
Voce mesmo ja respondeu, plástico!

Mais leve (aliás MUITO mais leve), não enferruja, nao vai estragar as outras coisas do lado, nao faz barulho raspando.

Plástico, plástico e plástico!!

Fabil
05/11/2008, 09:26
todos os galoes de ferro ( BONS) que já ví a tampa possui uma valvula de alivio da pressao interna

nos de plasticos se a tampa nao tiver um respiro corre-se o risco de estourar pela pressao mesmo, ainda mais que vc pretende levar no teto, o sol vai esquentar um bocado o combutisvel contribuindo ainda mais p/ aumenter a pressao.. mas o problema de ter uma tampa com respiro é que inevitavelmente vai vazar quando sacodir

no seu caso que é diesel nao sei o quanto, mas no caso da gasolina que é extremamente volatil a gera pressao no galao rapidinho..

T+

ramalho-vitoria
05/11/2008, 09:27
As condições podem ser diferentes, mas viajei para o Atacama com 2 galões de ferro ( 20 e 10 litros) e 2 dois de plástico de 5 litros.

A vedação de ambos foi 100% mas o de ferro parecia muito mais seguro. Os de plático descartei assim que pude, pois na altitude eles incharam que nem uma bola.

O manuseio dos de ferro foi perfeito mesmo não usando o bico que acompanhava os mesmos.

Como você não vai pegar altitude seria só encher os de plástico com um litro amenos. Seria uma relação custo benefício mais barata.

Em uma futura viagem irei para Ushuaia, levarei o de ferro até para não ter complicação com a Polícia Caminera e por ser mais seguro.

Posso não ter ajudado muito mas compraria o de ferro pois o custo de sua viagem é muito superior ao custo adicional dos galões e é para toda a vida ...

Fabil
05/11/2008, 09:31
Voce mesmo ja respondeu, plástico!

Mais leve (aliás MUITO mais leve), não enferruja, nao vai estragar as outras coisas do lado, nao faz barulho raspando.

Plástico, plástico e plástico!!

enferruja se vc comprar porcaria...

galao bom a chapa é zincada e pintura externa anti-corrosiva... leva aaannnnooooooo p/ deteriorar, mesmo se usar alcool..

mas se vc quiser galao p/ vida toda e ainda p/ seus netos, compra de aço inox $$$$$$$$$$ vai levar uma facada, mas nunca precisará comprar outro

valeriano
05/11/2008, 10:13
todos os galoes de ferro ( BONS) que já ví a tampa possui uma valvula de alivio da pressao interna

nos de plasticos se a tampa nao tiver um respiro corre-se o risco de estourar pela pressao mesmo, ainda mais que vc pretende levar no teto, o sol vai esquentar um bocado o combutisvel contribuindo ainda mais p/ aumenter a pressao.. mas o problema de ter uma tampa com respiro é que inevitavelmente vai vazar quando sacodir

no seu caso que é diesel nao sei o quanto, mas no caso da gasolina que é extremamente volatil a gera pressao no galao rapidinho..

T+

Bom, tem o fato de levar no teto o sol esquentar, mas também ele vai pegar vento direto, o que alivia um pouco a temperatura. O diesel é menos volátil que a gasolina, então não gera tanta pressão.
Todos os fazendeiros usam tonéis de plástico para carregar combustível para os tratores e outras máquinas e geralmente não tem problemas.
Claro que eles não percorrem uma distância tão grande como a que eu vou percorrer, mas...

Não sei, estou bastante inclinado a comprar o galão de plástico.Vou usar ele APENAS no jalapão e depois jogar no fundo da dependência de empregada. O custo x benefício vai ser bem maior que comprar o de ferro.
Só devo precisar destes galões denovo quando for para uma outra expedição (daqui uns 2 anos) pois tenho um galão de 20L de ferro, que já aumenta minha autonomia de quase 600km.

konai
05/11/2008, 10:57

T+

Alguém tem idéia de como adaptar, na tampa de um tambor (desses que vem com detergente tipo "solupan"), uma válvula para aliviar pressão? Os tanques de combustível dos motores de popa vem com uma válvula regulável que, em se abrindo só um pouco, dificilmente derrama combustível.

Skill
05/11/2008, 10:59
Cara na moral, nao tente econonizar não...
O seguinte, o uso do galão de plastico para estoque/transporte/manuzeio de combustivel requer condiçõe seguras (que não é o caso o off-road).
Dependendo a temperatura externa, impacto etc ele pode se romper, ou mesmo quando vc abri-lo.
O transporte em veículos de combustivel (não confindir com estoque em local fresco, arejado e protegido) deve ser feito por recipientes seguros, neste caso somente o galão de aço (modelo militar ou industrial).
Pode ser que nao de nada...mas vai apostar?!
abraço

PredadorRJ
05/11/2008, 22:12
Salve.
Meus 0,2%.
Trabalhei um tempo numa indústria química, que fabrica peróxido de hidrogênio.
Em estado bruto, o troço é violento. Corrosivo, já foi usado como combustível e reage com metais.
Eles eram transportados em bombonas de um tipo de plástico forte, que aguenta BEM produtos químicos e estocagem em locais nem sempre refrigerados.
E o melhor, possuíam uma valvula na tampa, que deixava a pressão, caso se formasse, sair, sem perigo de vazamento.
Antes de sacrificar seu bolso, dá uma olhada pela net.
Ah, outra coisa, cuidado por que a PRF e a PM implicam bagaray com transporte de combustível em galão.
Tem um tópico por aqui sobre isso.
Abraços e boa expedição. Não esqueça de compartilhar umas fotinhas :mrgreen:

rural4x4
05/11/2008, 23:08
Valeriano

A questao , nao é so custo, envolve também segurança, ha uns 5 ou 6 anos , vi um acidente num raid (velocidade no trecho de 52km/h na planilha) , com um engesa que capotou e incendiou causando a morte do piloto. A causa principal segundo informaçoes da epoca, era que haviam dois galoes de plastico , com alcool amarrados na gaiola e que muito provavelmente serviram de estopim do incendio.

Cuidado com economia em segurança!!!!!!!!!!!!

negreira
05/11/2008, 23:36
:arrow: se fosse eu a decidir..... comprava de ferro ou superior até........
depois de retornar já que vai encostar eles no quarto
de empregada...... eu venderia pela metade do preço........
e pronto...... o gasto seria o mesmo de que o do galão
de plastico...... e o mais importante é claro..... vc viajou com
segurança.......

tá certo que pensando bem........ motos para enduro usam
tanques plasticos só que resinados.....:pensativo::pensativo::pensativo:
mas ainda assim, fico com a opção mais cara e depois venderia

BoaTrilha
06/11/2008, 00:42
Nesta situação, se vc me permite dizer,

eu acho que não vale trocar a segurança pela economia....

o risco é grande.

Na verdade eu acho mesmo, que não vá acontecer nada ...e sim que os galões de plasticos devem (repare... "devem") aguentar razoavelmente bem.

Mas vc vai pagar pra ver????
sinceramente eu não ariscaria.

Abraços

RHL
06/11/2008, 12:21
galão de ferro, sem dúvidas!! com chapa zincada..

ou inox (600 valérios)

PredadorRJ
06/11/2008, 13:40
Pela democracia e pela opinião da galera, invista nos galões de metal e, se for o caso, venda depois.
Mas vende aqui no Fórum, pra gente poder comprar baratinho... :mrgreen:

Fabil
06/11/2008, 13:43
boa.. se vc optar por comprar um inox de 20 L, quando vc voltar te pago metade do que vc pagou nele novo..ok?/ heheheh

T+

negreira
07/11/2008, 11:26
:dance::dance::dance::dance::dance:
entra no link e resolve isso
:dance::dance::dance::dance::dance:

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46455

heartland
07/11/2008, 16:04
Opa, retiro o que eu disse. Ja que vai tomar sol use o de metal, pois nao se acha plastico grosso a 20 reais nao

Qdo eu disse plastico pensei em plasticos na espessura de bombonas.

Abraço

C. Roberto
10/11/2008, 12:40
Alan,
Procura nesses depósitos de bombonas usadas (conheço alguns - é baratinho). Eles tem umas para produtos químicos e combustíveis, com as paredes bem grossas.
Há formatos variados e, algumas, acho que podem ter válvulas.
Mas... você vai viajar no verão, pra uma região quente pra kct. As válvulas, possivelmente, deixarão vazar combustível.
Talvez seja melhor proteger os reservatórios com alguma cobertura termo isolante e/ou pensar num tipo de saída para vapor ou líquido, como nos tanques de gasolina de motos.
Também não deixe de considerar que tirar mais de 20 Kg de cima da Band pode não ser muito cômodo. Não esqueça de levar mangueira comprida, para drenar direto para o tanque.

Abs

Jr Schmitt
11/11/2008, 01:49
E para transportar em carro comum?? Vou ao ushuaia de Scénic e gostaria de saber qual a melhor forma de transportar a nafta dentro do carro.. já lí relatos de gente que levou 4 garrafões de 5 litrosdaqueles de agua mesmo, pela facilidade de manuseio e distribuição do peso dentro do carro.. não seria meio perigoso?? E a polícia??:pensativo:

RHL
11/11/2008, 16:25
pra ushuaia pela Ruta 3 não precisa de galão. vou levar porque pretendo me embrenhar pela carretera austral...
se levar gasolina dentro do carro vai arrumar problemas com a policia argentina...

Jr Schmitt
11/11/2008, 16:28
Então.. estou pensando em alterar a rota para ir pela carretera austral.. se não vou ter que atravessar bariloche.. e no verão acho que não vei ter muita graça.. será que pela carretera até ushuaia passando pela r 40 eu fico mais de 500km sem posto de gasolina?? vou pesquisar..

RHL
11/11/2008, 16:54
não fica com mais de 500 km sem posto não, mas a carretera é ripio, e vc gasta mais combustível... tem trechos bem ruins no rípio, sugiro ir em dois carros.
leve um galãozinho de 10 litros de ferro, que vc acha na donatti ou em outras lojas do ramo. coloca ele BEM firme no porta malas, escondido embaixo de algumas coisas e torça pra que não vejam...

fábrega
11/11/2008, 17:36
:discordo: Eu não utilizaria os galões de plástico, simplesmente pelo fator segurança. Sem analisar qualquer outro fator.
Plástico pode rachar, qualquer solavanco maior pode ocasionar vazamentos, sei lá,:pensativo: não confio muito em galão de plástico para esse fim. Prefiro não arriscar nem pagar pra ver. Na dúvida, vá pelo mais seguro. Um abraço e boa expedição.:concordo:

jeisonk
11/11/2008, 20:36
Vou contar como fiz, pode não ser o mais seguro mas funcionou.

Como no bugão não pude fazer um suporte caprichado pra usar o galão militar de aço, fiz um para usar galão de plástico mesmo.
Na foto ele ainda está vazio, andei com eles cheios a partir da Carretera Austral, fiz uns 8 a 9 mil km com eles cheios e peguei bastante chão.
Depois disso ainda fiz um suporte para um terceiro galão, igual esses, no meio, para fazer a Transamazônica, rodei o tempo todo com eles cheios e também nada de problemas.
Como disseram, o diesel é menos volátil, mas mesmo assim eu não enchia eles até a boca, e na hora de tampar ainda dava uma apertada pra ele ficar meio "murcho".

Bom, é isso, também não sou fã de galão plástico, mas foi a saída que achei pro meu caso e funcionou bem.

Segue a foto dele no bugão.

Abraços

jeisonk
11/11/2008, 20:43
Na Transamazônica com 3 galões:

Abs

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 01:51
a espessura e a densidade das paredes do galão de plástico devem ser levadas em conta... e de preferência que tenham uma cor clara por fora para não absorver tanto calor... por dentro até não é ruim que seja escuro, para "blindar" a entrada de raios luminosos que possam provocar um acidente de conseqüências imprevisíveis... e o plástico normalmente tem menos condutibilidade térmica... mas é mais fácil achar um galão de aço bom...

jeisonk
19/11/2008, 07:37
por dentro até não é ruim que seja escuro, para "blindar" a entrada de raios luminosos que possam provocar um acidente de conseqüências imprevisíveis

:shock::shock::shock:

:mrgreen:

lpfm
21/11/2008, 13:51
Jeisonk,
acho que o que o nosso amigo descreveu é o efeito garrafa termica.

Loras
21/11/2008, 14:23
Eu não sou favorável a nenhum dos dois...

Se quiser algo REALMENTE seguro, faça uma adaptação criteriosa de um tanque adicional!!!:!:

Na 110 tenho 115 litros de diesel com essa solução.

Abraço,

cRiPpLe_rOoStEr
21/11/2008, 15:47
Jeisonk,
acho que o que o nosso amigo descreveu é o efeito garrafa termica.

:concordo: eu estava pensando na extrusão que usam para fabricar fibra óptica, mas o exemplo da garrafa térmica é mais adequado... mas as paredes internas da garrafa térmica são espelhadas...

lpfm
21/11/2008, 17:13
pretendo instalar um tanque extra na minha hilux

lpfm
21/11/2008, 17:16
www.thelongranger.com.au