Ver Versão Completa : T-belt foi pro saco
Caio Rivetti
04/11/2008, 11:01
Acredito que o pior pesadelo dos donos de Hilux aconteceu comigo,
estava na estrada com minha hilux quando ela derrepente apagou, pisei na embreagem encostei e mandei guinchar p uma toyota perto de casa. Hoje o pessoal me ligou falando que a correia dentada foi p saco, primeiro orçamento 4 paus p trocar a correia, esticadores e mais umas pecinhas, após feito isso vão ver se o cabeçote foi danificado, ai provavelmente uma outra conta igual ou maior que essa.
primeira conclusão: to fudido
segunda conclusão: não farei o serviço na autorizada
Aguem tem alguma sugestão?
Caro colega,
Não conheço em detalhes o seu motor e não posso dizer o que houve sem pelo menos olhar, mas como todo serviço, tente fazer mais dois orçamentos no mínimo, sem dar nenhuma idéia ao mecânico que avaliar.
Tomara que não tenha sido algo tão grave, mas se for, procure algum lugar que tenha um serviço confiável e que use peças de qualidade além de ter um preço dentro do normal.
Abraços,
Caio,
Qual a kilometragem do carro? É teu há muito tempo? Enquanto esteve contigo, já trocaste a correia alguma vez? E o rolamento esticador? Reporta pra gente... Se fosse aqui no RJ eu poderia te indicar uma oficina para pegares orçamento... Mas em Sampa, não tenho como ajudar... Um abraço, Delfim.
elmestizo
04/11/2008, 13:28
Caio,
Troca o esticador, a correia, em qquer mecanico... após 3 pulinhos dê partida!
Não tem outro jeito..
Boa sorte!
Abrass
Caio Rivetti
04/11/2008, 14:17
Pessoal, valeu pela força.
o carro ta com 123k, peguei ele em 2004 com 6 meses de uso e 17k, sempre fiz a manutenção corretamente sou até um pouco chato com isso, nunca troquei a correia pois como manda o manual a troca deve ser feita a cada 150k.
Se alguem tiver um mecanico de confiança em SP eu agradeço
SÉRGIO HOLANDA
04/11/2008, 15:49
Caio,
certamente só faça com um mecânico de confiânça...agora, mesmo no manual informando que é para trocar com 150mil normalmente se troca com 100milkm, isso é informação da autorizada...então, tente conseguir junto a Toyota o reparo do seu carro por conta da mesma, já que o problema ocorreu antes da manutenção...se você tiver todas as revisões na Toyota digo que ela fará o serviço, se não ai você pode tentar, mas será mais complicado, mas não custa tentar.
Boa sorte...
Pessoal, valeu pela força.
o carro ta com 123k, peguei ele em 2004 com 6 meses de uso e 17k, sempre fiz a manutenção corretamente sou até um pouco chato com isso, nunca troquei a correia pois como manda o manual a troca deve ser feita a cada 150k.
Se alguem tiver um mecanico de confiança em SP eu agradeço
praiasecacustom4x4
04/11/2008, 20:00
acho estranho 150mil,tevi 2 hilux agora na oficina e no manuais da 100mil km
nunca vi carro co a troca a 150mil.
vai fazer varios orçamentos,e verifica a real condiçao do cabesote.
se tevi sorte de rodar a baixa rotaçao pode ser que trocando o kit da distribuiçao vai se dar bem.
Barba Ruiva
04/11/2008, 20:49
Correia de carro normal é 60K.
elmestizo
04/11/2008, 21:08
hilux a troca é 100k.. na hora que acende a luz.
Compre o esticador e correia originais. Uma boa é comprar nos eua. www.rockauto.com
abras
Renatopami
05/11/2008, 00:06
Pelo que o Caio está falando, a dele é turbo de fábrica.....a troca da correia dentada confere....é aos 150000 km mesmo...(já tive uma),se tens as revisões em dia,como o amigo Serjão falou...a toyota deve trocar sem custo...pelo menos seria o lógico:pensativo:
Estas trocas de 100.000 km da correia dentada são nas mais antigas.....
Só para constar,o liquido do radiador da minha(2004),era para ser trocado aos 160000 km....Li recentemente sobre o lançamento do novo honda fit,que o liquido do radiador dele vai até os 200.000 km...:shock:
ABRAÇOS!!!
Caio Rivetti
05/11/2008, 08:48
Ja falei com outros mecanicos inclusive de outras autorizadas e me disseram que não ha necessidade de trocar todas as polias como o cara da 1 autorizada falou, vou trocar a correia e o esticador e torcer para ela funcionar, me falaram que a chance de não ter danificado o cabeçote é grande.
A minha é 3.0 mas é o 5L, todas hilux de 2001 em diante a troca da correia é com 150k, portanto ainda não vi a luz do t-belt acender.
Quanto as revisões, parei de fazer em autorizada com 100k, então acho que vai ser dificil eles pagarem, mas to tentando, o cara da Caltabiano me disse que eles costuma olhar a correia nas revisões e algumas tem que ser trocadas mesmo antes dos 100k.
Mãos a obra, depois de aberta mando noticias.
SÉRGIO HOLANDA
05/11/2008, 10:47
Isso mesmo Renato...
as turbos são com 150 mil km, mas as minhas duas SW4 (98 e 2001) trocaram sempre com 100mil km...na 98 tive 2 trocas, vendi com 208mil km (mais ou menos) e a 2001 rodei 320mil km e foram 3 trocas...mesmo no manual dela informando 150 mil km e um adesivo no próprio motor...a autorizada Toyota Recife tinha um informativo da Toyota aconselhando a trocar com 100 mil km...se o proprietário autorizar...além da correia, trocavam o conjunto completo. Como eu sempre rodei em lama a areia fiz a troca aconselhada...nuca tive problemas...
Sérjão
Pelo que o Caio está falando, a dele é turbo de fábrica.....a troca da correia dentada confere....é aos 150000 km mesmo...(já tive uma),se tens as revisões em dia,como o amigo Serjão falou...a toyota deve trocar sem custo...pelo menos seria o lógico:pensativo:
Estas trocas de 100.000 km da correia dentada são nas mais antigas.....
Só para constar,o liquido do radiador da minha(2004),era para ser trocado aos 160000 km....Li recentemente sobre o lançamento do novo honda fit,que o liquido do radiador dele vai até os 200.000 km...:shock:
ABRAÇOS!!!
cristiano
05/11/2008, 14:22
Particularmente, eu sempre troco a correia dentada de qualquer carro usado que compro, independente do estado. O valor dispendido na troca é insignificante comparado ao valor do prejuízo caso ela venha a arrebentar. Quem sempre teve carro usado na vida, sabe bem do que eu estou falando. Mas agora é olhar para a frente e torcer para que não precise mexer no cabeçote, boa sorte.
guilhermeabreu
05/11/2008, 22:06
CAIO
Infelizmente tenho que te dar uma notícia muito ruim .
Não sei de que ano é o seu carro , mas a minha é uma SW4 93 2.8 , que arrebentou a correia dentada mesmo tendo sido trocado a mesma , mas na autorizada não trocou o esticador , este foi o motivo da coreia ter arrebentado .
RESUMINDO :
O motor foi pro saco com cabeçote e tudo , ficou o prejú em R$10.000,00 ha 3 anos atras , fiz em um mecanico de confiança e já rodei 60.000 km sem nenhum problema .
O MAIOR PROBLEMA MEU FOI EM TER QUE PAGAR R$10.000,00 , MESMO TENDO SIDO FEITO O SERVIÇO EM UMA AUTORIZADA .
Mas aconselho a fazer o que o SERGIO HOLANDA sugeriu , ou seja : se vc fez todas as revisões em autorizada e a troca da correia tb , procure a autorizada que eles dão garantia , mesmo eu não tendo feito ísto , pq tenho nojo da justiça neste nosso maravilhoso país .
E se els não fizer a garantia prevalecer ? Faça o serviço fora da autorizada em uma oficina de EXTREMA CONFIANÇA , aí em São Paulo deve ter várias , o pessoal daqui do fórum mesmo deve te dar algumas dicas a este respeito . E prepare o bolso .
ABRAÇO
Caio Rivetti
06/11/2008, 14:14
O pior dos cenarios possiveis parece estar acontendo, levei o carro para um mecanico de conviança, e desmontamos a frente do motor, e ao gira-lo ele trava em 3/4 de volta para os dois lados, agora vamos desmontar o cabeçote para ver o que aconteceu para depois contabilizar os estragos.
Guilherme, se realmente eu tiver que fazer o motor todo, estou pensando seriamente em colocar um D4D
Raphael Stephano
06/11/2008, 14:40
Caio,
Fico muito triste com o ocorrido com sua Pickup, mas serve de alerta para mim, pois a minha é igual a sua e a concessionaria falou que a troca da correia é so com 150.000, mas assim que completar 100.000 vou trocar.
Um Abraço e Boa sorte
Raphael
Celsogvs
06/11/2008, 22:07
Caio,
Muito cuidado com a oficina que irá levar sua Hilux.
Gastei mais de 30K no motor de minha SW4. Tudo isso porque o parafuso que prende a polia estava quebrado, e olhe que o parafuso fica do lado de fora do motor.
Quem fez à primeira retifica do motor foi uma oficina especializada em Toyota aqui de BH, depois de 6 meses faltou lubrificação no segundo cilindro e tive que abrir o motor novamente. A partir dai tive que abrir mais 3 vezes, ou seja, um total de 5. Cada vez que ia pra oficina o mexanico inventava uma coisa diferente pra tomar meu dinheiro.
Estes motores são ótimos, mas se colocar qualquer peça que não seja original ou se for um mexanico que não seja muuuuiiiito experiente, a chance de dar errado é muito grande.
Pra vc ter idéia, fiquei tão decepcionado que não compro outra hilux pra meu uso nem se o preço for muito barato.
Sei que o erro foi meu de não fazer serviço em autorizada, sei que as toyotas são ótimas, mas jamais voltarei a comprar outra.
Hoje minha ex-hilux está funcionando 100% nas mãos de um amigo, mas também puderá né, mais de 30K num motor.
Abs,
Caio Rivetti
07/11/2008, 09:12
É isso ai Raphael, tomara que o ocorrido sirva de alerta pra todos os outros donos de hilux.
Celso,
quanto a oficina eu estou tranquilo, é de confiança.
Confeço a voce que tambem estou decepcionado com minha hilux, apesar de ainda ser um apaixonado pelo carro, e saber que o desempenho off-road dela é muito melhor do que o das outras pick ups, hoje tenho minhas duvidas quanto a imagem de indestrutivel que ela tinha, ja tive uma Ranger 2001 com mecanica 2.5, aquela que todo mundo fala que não aguenta nada e rodei 130k com ela sem nunca ter tido um unico problema.
Troquei pela Hilux, ainda fiz questão de comprar a com motor 5L, sacrificando o desempenho na estrada, em troca da durabilidade, comprovada aqui por muitos foristas, muito superior aos 1KZTE.
E após 123k com todas as manutenções seguidas a risca, ela me apronta uma dessa.
Hoje tenho serias duvidas se não deveria ter comprado uma com motor 1KZTE.
Acho que em todos os veiculos existe o componente SORTE, e nessa eu não tive.
Mas é isso ai, vamos tocando em frente, e não pretendo trocar essa Hilux tão cedo. E cada vez que vejo o que os colegas gastaram em seus motores fico cada vez mais propenso em colocar um D4D nela.
guilhermeabreu
09/11/2008, 19:47
CAIO RIVETTI
Uma outra opção , MAS TERIA QUE FAZER ADAPTAÇÕES seria o motor MWM 2.8 turbo/intercooler . É um foguete este motor , tenho no meu ENGESA . O D4D vc tb teria que fazer adaptações , e o MWM acho que seja mais fácil de achar e mais barato .
Como falei , o meu quebrou válvulas , empenou válvulas , estragou as sedes das válvulas , só no cabeçote , gastei R$2.700,00 e no motor R$7.300,00 já tem 60.000 km rodados depois de feito e esta tudo beleza .
BOA SORTE
ABRAÇÃO
Caio Rivetti
10/11/2008, 08:59
Guilherme,
ja ouvi falarem de adaptar o MWM nas hilux, tambem é uma opção, o que eu tenho que ver é qual motor se adapta mais facilmente na minha capa seca.
Mas primeiro quero ver o estrago do meu, se for só cabeçote, não vou mudar o resto.
JEFFCATUNDA
10/11/2008, 11:21
Caio, o problema com qualquer veiculo tracionado , comprado de segunda mão, é que vc não sabe a que foi submetido o conjunto...é muito diferente de um que vc pega zero...pois são vários os componemtes que são usados, e que pódem se danificar, em esforço extremo...
Alguns revendedores estão até querendo rever a tal lei do consumidor por conta disso....ou estão deixando de receber viaturas que não conheçam bem o perfil dos proprietários, pois garantir motor e transmisão destes veiculos está se tornamdo prejuizo na certa.....
O cara compra hoje e bota para moer dentro da garantia...para testar se tudo está bem mesmo......entende?
Isso sem contar que o uso de alguns itens que não são de série, como pneus maiores e mais largos por exemplo, aumentam em muito o trabalho da transmissão de forças e das suspenção...e quando a gente compra...com tudo original...nem imagina que tinha pneus 33 de 12 polegadas...e na primeira cantadinha de pneus quebra...pois já haviam fissuras no eixo talhado....
É duro, mas realmente é necessário que se tomem algumas previdencias na compra de viaturas deste tipo.....trocar correias e óleos quando da compra é uma delas...
Quanto a este teu motor colega, não sei se vc encontra algum mais resistente que ele, pois os toyota 2.8 são muito resistentes... e acho que a recuperação dele vai ser bem mais em conta que a compra e adaptação de um outro motor...iso sem falar que vc vai ficar com uma viatura guaribada, perdendo valor de revenda, por melhor que seja a adaptação... e cjheia de particularidades...sei disso porque já possui uma bonanza adaptada para diesel...
Adaptação pode até ficar muito bom...mas só o dono e o mecanico que fez entende a máquina...
Caio Rivetti
10/11/2008, 14:06
Jeff,
concordo com voce sobre a compra de veiculos usados, mas no meu caso a procedencia era conhecida, estava com 17k só de estrada de São Paulo a Rio Preto, o carro estava muito novo mesmo.
Conversando muito com mecanicos acabei descobrindo que é até bastante comum a quebra dessas correias após os 100k e algumas até antes, as proprias autorizadas aconselham a troca com 100k, como nas antigas. Sai muito mais barato trocar com 100k do que seguir o manual até 150k, e correro risco de quebra.
Vale o aviso para quem tiver hilux acima de 2001, TROQUEM A CORREIA DENTADA COM 100K.
No meu caso até que o estrago não foi dos piores, somente as valvulas e sede. Portanto ela continuara com o mesmo motor.
SÉRGIO HOLANDA
10/11/2008, 14:50
Caio...
qualquer uma com motor 3.0TD deve trocar com 100mil km...
Abrs,
Sérjão
Jeff,
concordo com voce sobre a compra de veiculos usados, mas no meu caso a procedencia era conhecida, estava com 17k só de estrada de São Paulo a Rio Preto, o carro estava muito novo mesmo.
Conversando muito com mecanicos acabei descobrindo que é até bastante comum a quebra dessas correias após os 100k e algumas até antes, as proprias autorizadas aconselham a troca com 100k, como nas antigas. Sai muito mais barato trocar com 100k do que seguir o manual até 150k, e correro risco de quebra.
Vale o aviso para quem tiver hilux acima de 2001, TROQUEM A CORREIA DENTADA COM 100K.
No meu caso até que o estrago não foi dos piores, somente as valvulas e sede. Portanto ela continuara com o mesmo motor.
guilhermeabreu
10/11/2008, 15:10
AMIGO CAIO
Acho que estou sendo azarão em falar estas coisas com vc .
No meu caso , qdo arrebentou a correia , ao levar no mecanico , SÓ HAVIA PROBLEMA NO CABEÇOTE , o que foi feito o serviço e ficou 100% e gastei R$2.700,00 como já falei , só que 30 dias após o motor trancou por ter rolado o casquilho daí tive que fazer o mesmo e ficou por mais R$7.300,00 como tb já foi dito .
Ou seja , de início a aparencia era só do cabeçote , mas para quebrar as vávulas , os casquilhos sofreram impacto que aparentemente não dava para ser observado , MAS HAVIA SIDO LESADO , o que fez com que com o uso de 30 dias foi suficiente para ele não aguentar .
CONCLUSÃO : sugiro a vc pedir ao mecanico para abrir a parte de baixo retirar os casquilhos para serem examinados mais minuciosamente , que caso haja a nescessidade de trocar os mesmos ficará muito mais barato do que vc correr o rísco que eu corri e ficar com um puta de um prejuízo .
Com relação a troca de motor , tb concordo que para trocar ficará muito mais caro e o carro perderá as características originais e perderá valor em caso de vender , eu pensei em trocar pq eu NUNCA VOU VENDER A MINHA e citei o MWM 2.8 pq tenho um no meu ENGESA , e ele é bem mais arisco do que o motor TOYOTA 2.8 , mas tb concordo com o JEFF que este motor TOYOTA 2.8 é um baita de um motor resistente e durável , SÓ PENSEI NA TROCA POR CAUSA DA ESPERTEZA QUE O MWM TEM . Mas que fica bem mais caro trocar ísto fica .
ABRAÇÃO e boa sorte pra vc , NÃO ESQUEÇA DE PEDIR AO MECANICO PARA ABRIR E AVERIGUAR EM BAIXO TB .
Fernando Figueiredo
10/11/2008, 18:29
Caio,
que azar....
Cabe uma indenização por parte da Toyota, mesmo o carro estando fora da garantia. Você realizou as revisões em parte na concessionária e se comprovar que realizou as outras em oficina particular, cabe sim uma reparação da Toyota porque ela recomentda a troca aos 150mkm.
Consulte a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor www.proteste.com.br Se vc for associado a assessoria jurídica é gratuita. Se não anuidade custa R$56,00 e vc ainda recebe uma revista mensal com teste de produtos e bastante orietação. Essa associação é ligada a mairor associação de defesa do consumidor na Europa e ultimamente está sempre na mídia.
Não custa tentar...
Boa sorte
Fernando
Caio Rivetti
11/11/2008, 08:44
Serjão,
voce ta certo, todas as hilux devem trocar a correia com 100k, não importa o ano.
Guilherme
bem lembrado, ja tinha mandado abrir a parte de baixo pra tiram um vazamento na polia do vira, ai vou aproveitar e olhar os cachilhos. Tinha pensado em adaptação do motor pois também não pretendo trocar minha Hilux, ainda mais depois de tudo que fiz nela, por isso pensei no D4D pois é um canhão, bem mais forte que os MWM, mas vai ficar pra outra vez.
Fernando,
pode até ser que a Toyota indenize, mas vai ser uma longa briga juridica, e eu não tenho a menor paciencia pra isso, mas valeu pela dica.
Vinicius4x4
18/11/2008, 13:53
E aí Caio!
como esta sua hilux?
ja efetuou o conserto?
mantenha o pessoal informado.....
abraço
Fernando César Ximenes
18/11/2008, 14:55
A minha sw 2001 teve o cabeçote trocado com 97k. Na ocasião, pedi ao mecânico para examinar a correia dentada e ele constatou q ela estava ainda perfeita mas,se tivesse conhecimento desse assunto tratado aqui, teria trocado também a correia dentada. Troquei apenas as correias q acionam a bomba d'água,alternador. dh, a/c. Nem bem saí de um pesadelo(o do superaquecimento) q até hoje me deixou sequelas, já aparece outro. Vou providenciar logo a troca dela para exorcizar mais um demônio, pois a viagem de fim de ano está chegando.
Vinicius4x4
18/11/2008, 16:42
A minha sw 2001 teve o cabeçote trocado com 97k. Na ocasião, pedi ao mecânico para examinar a correia dentada e ele constatou q ela estava ainda perfeita mas,se tivesse conhecimento desse assunto tratado aqui, teria trocado também a correia dentada. Troquei apenas as correias q acionam a bomba d'água,alternador. dh, a/c. Nem bem saí de um pesadelo(o do superaquecimento) q até hoje me deixou sequelas, já aparece outro. Vou providenciar logo a troca dela para exorcizar mais um demônio, pois a viagem de fim de ano está chegando.
Beleza Fernando.
aproveita, e troca também o esticador da correia dentada( correia e esticador SEMPRE ORIGINAIS), assim, vc pode esquecer da viatura. Falo do esticador, pois tem um colega do Fórum, que teve problemas com o mesmo.
é melhor gastar um pouco na manutenção preventiva, que uma fortuna para arrumar o motor depois.
Abraço a todos
Fernando César Ximenes
18/11/2008, 21:51
Beleza Fernando.
aproveita, e troca também o esticador da correia dentada( correia e esticador SEMPRE ORIGINAIS), assim, vc pode esquecer da viatura. Falo do esticador, pois tem um colega do Fórum, que teve problemas com o mesmo.
é melhor gastar um pouco na manutenção preventiva, que uma fortuna para arrumar o motor depois.
Abraço a todos
Valeu, Vinícius. Ela hoje está com 108k. Qdo. se troca essa correia antes do limite indicado no manual (150k) como fica o indicador eletrônico localizado no painel de instrumentos? Ele deve ser zerado,ñ? Como? []'s
Caio Rivetti
19/11/2008, 08:28
Vinivius,
Vou pegar o carro hoje, o mecanico falou que esta pronta pra enfrentar outros 100k, o preju foi bem menor do que imaginamos, depois posto na lista de tudo que foi trocado.
Fernando,
aproveita pra trocar a correia e o esticador sim, vale a pena, ainda mais que nas com motor 1KZT é mais facil de trocar, pois a correia não passa por todas as polias, então não tem que abrir toda frente do motor, assim fica mais barato que as 3L e 5L.
Acredito que se voce trocar a correia agora, a luz do T-belt vai acender quando chegar nos 150k, ai é so fazer o reset como o pessoal do forum falou.
Vinicius4x4
19/11/2008, 09:22
Valeu, Vinícius. Ela hoje está com 108k. Qdo. se troca essa correia antes do limite indicado no manual (150k) como fica o indicador eletrônico localizado no painel de instrumentos? Ele deve ser zerado,ñ? Como? []'s
Beleza Fernando......
a sua é a 3.0, a luz do T belt deve acender com 150 k...
como vc vai substituir agora, nos 150 k a luz irá acender, e vc deve resetar e ignorar.
qdo vc compra a correia original, vem junto um adesivo para vc colocar a km da troca da correia, e este pode/deve ser colado no motor( próximo ao adesivo que recomenda a troca com 150 k) para vc ter o "controle" de qdo a correia foi substituida.
qualquer dúvida estamos aí
abraço a todos.
SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 18:07
Fernando...
troca é bem rápida, não tem de desmontar muita coisa e o custo não é alto, troque o esticador!!...a luz, quando chegar os 150 vai na autorizada e manda resetar...
Sérjão
guilhermeabreu
23/11/2008, 02:30
FERNANDO
O problema com a troca da correia dentada e NÃO TER TROCADO O ESTICADOR/ROLAMENTO , foi comigo , é por ísto que toda a vez que vejo alguem aqui no forum que cita estas dúvidas na troca da correia , EU SEMPRE LEMBRO que DEVE SEMPRE QDO TROCAR ACORREIA , TROCAR TB O ESTICADOR COM O RESPECTIVO ROLAMENTO , mesmo que os mecanicos digam que esta tudo bom , NÃO ACREDITE EM NINGUEM , EXIJA QUE TROQUEM TODO O CONJUNTO .
Como no seu caso é o motor KZT que a TOYOTA recomenda a troca com 150.000 km e já deu problema com alguem daqui do forum , pois já arrebentou a correia antes dos 150.000 , e por SUGESTÃO DE TODOS DAQUI é de vc trocar a cada 100.000 km , eu dou a dica de vc trocar a cada 100.000 km independente de a luz T-BELT acender ou não e qdo ela acender a cada 150.000 vc resetar como foi indicado , E TODA VEZ QUE O VELOCÍMETRO MARCAR 100.000 que já foi e de agora em diante 200.000 km , 300.000 km , 400.000 km E ASSIM POR DIANTE , VC TROCA A CORREIA E O ESTICADOR , SEM PRECISAR DE ANOTAR EM LUGAR NENHUM .
Este negócio de guardar quilometragem , é igual a guardar a GARANTIA da bateria , NO MEU CASO EU SEMPRE PERCO A GARANTIA OU NÃO LEMBRO ONDE GUARDEI , NÃO TEM JEITO , e qdo a bateria descarrega e não aceita recarga , eu não sei se esta ainda ou não na garantia , É UMA BOSTA , aí vou lá e compro outra .
Já no caso da troca da correia , vc não pode esquecer , LOGO : É SÓ DEIXAR MARCAR A QUILOMETRAGEM REDONDA DE A CADA 100.000 KM .
Desculpe por ter me alongado , fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guilherme,
Como lembrou o Vinicius no post dele, quando vc compra a correia dentada original toyota, vem um adesivo que deve ser preenchido com a data e quilometragem do veículo no momento da troca, e depois colado no alto da tampa que esconde a correia e engrenagens.
No meu caso, por exemplo, troquei a correia e o rolamento quando comprei o carro, em março, e marcava 68.300 km... Agora eu estou sempre vendo a etiqueta colada e sei que tenho que trocar novamente aos 168.300 km... Seria um exagero eu trocar tudo outra vez aos 100.000 km (quando teria rodado só 31.700 km com o conjunto novo) só para ter a marcação nos múltiplos de 100.000 km, não acha? Na minha humilde opinião, o melhor é ter tudo anotado e, claro, lembrar onde anotou... kkkkk.... Um abração, Delfim.
JEFFCATUNDA
23/11/2008, 11:28
KkkkkKKKkkk...
METÓDICOS X PRATICOS: 1 X 1.....
kKKkKkKKkkkkkkKKKKKKKKKkkkK
guilhermeabreu
23/11/2008, 11:38
GRANDE AMIGO DELFIM
Concordo plenamente com vc , ou seja : seria desperdício de dinheiro vc trocar ela qdo completar 100.000 km , a dica que eu dei , foi pensando em mim que sou extremamente VOADO , DESLIGADO , DESORGANIZADO , ESCLEROSADO JÁ ( tenho 55 aninhos ) , mas para quem é organizado , a etiqueta tem uma grande função .
Se a sua situação fosse comigo , eu iria rodando mais 10.000 km em cada troca , até completar as quilometragens redondas em 100.000 , ou seja , no seu caso se fosse comigo , trocaria com 178.300 km na próxima 188.300 , na outra 198.300 , e nas próximas 300.000 , 400.000 , 500.000 e assim por diante . Eu teria que gastar menos neuronios para ficar lembrando de onde que coloquei a etiqueta . Digo ísto pq eu sou assim , esquecido para não dizer relachado , esculachei comigo mesmo , mas tenho conciencia que sou assim , logo , tenho que utilizar de outros recursos para NÃO ESQUECER DE TROCAR A CORREIA DENTADA E O ESTICADOR COM O ROLAMENTO , sou escaldado com ísto , mas não tive culpa no meu caso e sim a concessionária de NOVA FRIBURGO - RJ que NÃO TROCOU O ESTICADOR qdo fiz o serviço da TROCA DA CORREIA DENTADA COM ELES .
Só para ilustrar , ou melhor fazendo um teste com vc : Onde esta o cartão de garantia da sua bateria e dos amortecedores ? TCHAN TCHAN TCHAN !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Completando amigo DELFIM , este é um recurso que uso para não esquecer de uma coisa tão importante como é a TROCA DA CORREIA DENTADA " E O ESTICADOR DA CORREIA COM O SEU ROLAMENTO " , mas vc esta CORRETÍSSIMO em colar a etiqueta no alto da tampa que esconde a correia e engrenagens .
ABRAÇÃO
Caro amigo Guilherme,
A vida é mesmo assim, cada um é de um jeito, hehehehe...
Eu sou exageradamente organizado, meus amigos dizem que por pouco eu não seria diagnosticado com TOC (transtorno obssessivo compulsivo), tamanha a minha neura com organização. Isso não significa que eu tenha tudo "arrumadinho", mas sei onde está cada coisa, me entendo bem dentro da minha "bagunça".
Mas viva as diferenças, pois a vida seria um tédio se fossemos todos iguais...
A propósito, o cartão de garantia da minha bateria e o dos amortecedores, bem como todas as notas fiscais de peças, trocas de óleo e combustíveis (todos os abastecimentos) estão dentro da pasta que contém o manual da SW4, no porta-luvas da mesma...
huahuauhauhauhauhua.... Abraços organizados, Delfim.
guilhermeabreu
23/11/2008, 20:16
AMIGO DELFIM
Eu sabia , EU JÁ SABIA que ía entrar pelo cano de novo com vc , outra paulada na minha cabeça , mas é ísto aí mesmo , as pessoas mais organizadas sofrem menos aporrinhações por serem organizadas , eu fico P da vida qdo não encontro as minhas coisas , E QUE NORMALMENTE NÃO ENCONTRO , para vc ter uma idéia , qdo compro alguns parafusos , brocas , dobradiças , e outras coisas pequenas para eu fazer algum reparo aqui em casa , SE EU NÃO UTILIZAR ESTAS PEQUENAS COISAS NO DIA OU NA HORA , PUTS , " SOMEM TUDO " , não acho mais , aí qdo vou mesmo fazer tenho que comprar tudo de novo , É UM VERDADEIRO MARTÍRIO .
Mas parabens por ser organiozado , com certeza vc vai viver mais do que eu pq vc acaba se extessando menos .
ABRAÇÃO
Porra, Delfim.... notas de todos os abastecimentos é foda. :shock::shock::shock:
Aproveita que vc já está na faixa dos 40 e quando for fazer o exame do Toque, faz junto o do TOC :mrgreen:
[]' sacanas.
Pois é Pedro... a gente vai ficando véio e as manias aumentam...
Mas não se preocupe, vc chega lá...
Agora, falando sério, eu procuro abastecer sempre no mesmo posto, e caso algum dia aconteça algum defeito cujo diagnóstico seja o uso de combustível adulterado, já viu... Ferro neles !!! KKKKKKKKKKKKKK...
Um abraço, Delfim.
Caio Rivetti
23/01/2009, 09:07
Final da novela,
A brincadeira acabou demorando um pouco mais do que o previsto pois estava meio sem tempo nesse final de ano.
A quebra da correia resultou em 2 valvulas e balancins quebrados.Após a troca das peças mais correia e esticador o carro parecia ter ficado novo. Mas em altas rotações fazia um barulho de como se estivesse algo batendo, na verdade um barulhinho imperseptivel para muitos, mas como sou bem chato resolvi achar o dito cujo.
Após muitos testes acabamos descobrindo que o problema era na junta do cabeçote, acabei descobrindo então que foram fabricados alguns lotes dessa junta fora da especificação o que acabava fazendo esse barulhinho.
Foi dificil achar uma junta que não fosse do lote defeituoso, mas após o pessoal da Caltabiano verificar umas 130 juntas em estoque acabamos achando uma.
O carro esta montado, e agora perfeito, o serviço ficou em R$ 3K, e o carro nota 10.
Portanto se alguem tiver que trocar a junta prestem atenção se não é da serie com defeito, para evitad dores de cabeça.
Amaro de Mello e Alvim Sa
23/01/2009, 10:11
Caio, comprei uma toyota na semana passada, mesmo o antigo dono tendo falado que trocou a correia, e estava indicado no motor, eu com a sugestão dos amigos deste forum parei ela em uma oficina e estou efetuando a troca de todas as correias, esticador, rolamento e engrenagem guia , tudo vai sair por 1700,00 com mão de obra e as peças compradas na autorizada toyota de Niterói. Por uma acaso hoje falei com um mecânico , o DDD é de SP indicado por um cara que tem uma Toyota levantada e ele foi super atencioso comigo, pode ser um , pode chama-lo de Gonzo e o tel dele é 011-7866-3787.
Um abraço e boa sorte
elmestizo
23/01/2009, 10:39
Portanto se alguem tiver que trocar a junta prestem atenção se não é da serie com defeito, para evitad dores de cabeça.
E qual a série defeituosa?
SÉRGIO HOLANDA
23/01/2009, 23:28
Caio, que estranho esse negócio de junta...
O pessoal então deveria jogar fora, ou devolver ao fabricante...
Mas o que importa é que sua viatura está pronta e agora é curtir a maquina!!!
Abrs,
Sérjão
Final da novela,
A brincadeira acabou demorando um pouco mais do que o previsto pois estava meio sem tempo nesse final de ano.
A quebra da correia resultou em 2 valvulas e balancins quebrados.Após a troca das peças mais correia e esticador o carro parecia ter ficado novo. Mas em altas rotações fazia um barulho de como se estivesse algo batendo, na verdade um barulhinho imperseptivel para muitos, mas como sou bem chato resolvi achar o dito cujo.
Após muitos testes acabamos descobrindo que o problema era na junta do cabeçote, acabei descobrindo então que foram fabricados alguns lotes dessa junta fora da especificação o que acabava fazendo esse barulhinho.
Foi dificil achar uma junta que não fosse do lote defeituoso, mas após o pessoal da Caltabiano verificar umas 130 juntas em estoque acabamos achando uma.
O carro esta montado, e agora perfeito, o serviço ficou em R$ 3K, e o carro nota 10.
faço coro com o pessoal. qual o lote ??
guilhermeabreu
25/01/2009, 21:58
Qdo tive que fazer o motor da minha SW4 93 , na montagem o meu mecanico que é EXCELENTE tb recusou uma junta que ele mesmo havia comprado , ele conhece tanto de mecanica , que ele nem colocou no lugar pq JÁ SABIA QUE NÃO PRESTAVA .
Ísto já tem 4 anos e ele não deve lembrar de qual lote foi , MAS EXISTE ÍSTO SIM . Só lembro que ele me falou e mostrou as duas , uma tem alma de aço que é a boa , a outra é toda de papelão ( ou similar , não sei de que material seria , mas não era de aço ) .
ABRAÇÃO
SÉRGIO HOLANDA
26/01/2009, 09:39
Guilherme,
isso com juntas originais???
Abrs,
Sérjão
Qdo tive que fazer o motor da minha SW4 93 , na montagem o meu mecanico que é EXCELENTE tb recusou uma junta que ele mesmo havia comprado , ele conhece tanto de mecanica , que ele nem colocou no lugar pq JÁ SABIA QUE NÃO PRESTAVA .
Ísto já tem 4 anos e ele não deve lembrar de qual lote foi , MAS EXISTE ÍSTO SIM . Só lembro que ele me falou e mostrou as duas , uma tem alma de aço que é a boa , a outra é toda de papelão ( ou similar , não sei de que material seria , mas não era de aço ) .
ABRAÇÃO
Caio Rivetti
26/01/2009, 15:16
Não sei qual o numero do lote defeituoso mas vou tentar levantar isso
BetoScliar
26/01/2009, 15:18
Caio ja tive 'problemas com cabeçote queimado da minha cherokee.
Não tenho experiência pra dar opinião mas sinceramente espero que tudo dê certo e que tu consiga tua viatura denovo 100%! um abraço.
guilhermeabreu
27/01/2009, 00:27
SERGIO HOLANDA
Boa pergunta , não sei te responder , pq ele fez o motor e eu pedi para que colocasse tudo da TOYOTA , não sei se ele conseguiu original ou não , pois os pistões , deu um trabalho danado para encontrar , logo : pode ser que esta que não serviu seja do paralelo , vou até perguntar a ele , embora ele esta fazendo agora uma cirurgia de troca de válvulas no coração .
Assim que tiver alguma notícia posto pra vc .
ABRAÇÃO
Caio Rivetti
27/01/2009, 08:25
Serjão, tambem achei extranho esse negocio das juntas mas na verdade parece que elas servem nas 3L, talvez por isso o pessoal não tenha devolvido ao fabricante, estou averiguando, logo posto o desfecho.