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Ver Versão Completa : Motor 2.2 do Astra!?



marcaoz
04/11/2008, 08:59
Olá pessoal. Estou pensando em adquirir um niva e caso encontre um com motor original fraco, não seria mais aconselhável adaptar um outro motor mais forte que o AP? Isso porque 80% dos meus deslocamentos será puxando uma carreta de barco, então imaginei um motor tipo 2.2 do Astra não deixará melhor na estrada e no consumo? Alguém já usou? A adaptação seria tranquila? Grato. Abraços. Marcão.

P.S. Já puxei meu barco c/ um santana 2.0 e nas subidas caía e precisava botar 4ª marcha, pois não dá pra descer muito embalado. Será que o mesmo motor, no Niva, que tem outro câmbio, renderá melhor nas subidas?

Izzi
04/11/2008, 11:47
Marcão, o pessoal vai se manifestar.
Vou dar minha opinião: eu, se fosse trocar de motor, já enfiaria um turbo diesel.
Agora, se vc quiser mesmo o do Astra, verifique que adaptações você precisará fazer, como por exemplo, flange do câmbio, garfo da embreagem, sistema de refrigeração, alimentação e por ai a fora.
Verifique se nào fica mais "fácil" colocar um powertrain completo, ou seja, motor e câmbio que foram fabricados para trabalhar juntos...
Como o pessoal costuma dizer aqui, tem muita adaptação que vira adaptraição.

Boa sorte!

Subaru Rio
04/11/2008, 11:49
Bom dia, se seu intuito é rebocar alguma coisa, vc prescisa de torque aconselho a colocar um AP 1.8 ou 2.0 e um kit turbo com uma turbina quente .48 para ter uma pegada logo em baixas rotaçoes, digo isso pq ja existem kit prontos no mercado e vc não ira perder tempo nem cabelo inventando! Em dezembro vou estar turbinando meu niva q tem motor ap diesel mas com comfiguração para uma pegada em alta para poder viajar acima de 100 km/h. abraços e força nas trilhas

Luciano SHAKALL
06/11/2008, 04:46
" ... Estou pensando em adquirir um niva e caso encontre um com motor original fraco ... imaginei um motor tipo 2.2 do Astra não deixará melhor na estrada ... "
" ... Verifique se nào fica mais "fácil" colocar um powertrain completo, ou seja, motor e câmbio que foram fabricados para trabalhar juntos ... "Motor e câmbio do Astra NÃO daria certo :discordo: , pois no Astra, além dele ser transversal, traz o diferencial "embutido" e saída para semi-eixos :putz: . . .
Poderia sim, usar tal motor oriundo de uma S-10 ou dos antigos Ômega GLS :concordo: !
Caso o "doador" seja um Astra mesmo, terá que substituir a "Capa-Seca" por uma desses dois :wink: . . .

O câmbio teria que ser um com saída para cardã (oriundo de um carro de tração traseira).
ACHO que o mais indicado nesse caso (até pelo "tamanho") seria o chamado "Clarkette" (Clark CL2205 do Chevette).
Sei que, inclusive, existem flanges para essa adaptação, e a adaptação do "Clarkette" à T-Case Niva "não é nenhuma novidade" :dance: . . .

[]'s

m.vinicius
06/11/2008, 06:20
marcaoz, eu acho melhor comprar uma d20, qualquer motor que vc colocar no niva acima do ap 2.0 não vai ter caixa, reduzida e diferencias que aguentem! o niva não vai fazer milagre meu camarada! se vc pensar que se tirar o motor original e colocar um ap 2.0 é a mesma coisa que colocar um motor e meio a mais dentro do capô! Tenho certeza absoluta que este motor a meu ver já é mais que o limite para a caixa e diferenciais do niova não vai ser suficiênte mude seus planos, pois com certeza vai ter que trocar marchas nas subidas, olhe lá se não ter que usar uma terceira!

Agora vc também não falou qual o tamanho do barco e seu peso, vai que é uma barquinho de papel!

abreu
06/11/2008, 06:30
Que eu saiba 2.2 so no Vectra, nao saiu no Brasil Astra com este motor...

Mas sou totalmente partidario com voce no quesito de instalar um motor mais forte que o AP.
Apesar do M.P.F.I. da Chevrolet nao ser um primor em tecnologia, eh um motor um pouquinho mais moderno que o AP da Volks.

Mas realmente o AP eh imbativel na hora da manutecao. Barata, simples e tem peca para todo lado.

Se $$$ nao fosse o problema, eu botaria um Ford Duratec 2.0, com seus 147Cv e quase 20Kgfm de torque, e Nivazinho ia voar!

Abracos!

Izzi
06/11/2008, 08:15
Motor e câmbio do Astra NÃO daria certo :discordo: , pois no Astra, além dele ser transversal, traz o diferencial "embutido" e saída para semi-eixos :putz: . . .
Poderia sim, usar tal motor oriundo de uma S-10 ou dos antigos Ômega GLS :concordo: !
Caso o "doador" seja um Astra mesmo, terá que substituir a "Capa-Seca" por uma desses dois :wink: . . .

O câmbio teria que ser um com saída para cardã (oriundo de um carro de tração traseira).
ACHO que o mais indicado nesse caso (até pelo "tamanho") seria o chamado "Clarkette" (Clark CL2205 do Chevette).
Sei que, inclusive, existem flanges para essa adaptação, e a adaptação do "Clarkette" à T-Case Niva "não é nenhuma novidade" :dance: . . .

[]'s

Shakall,

quando sugeri um powertrain completo, não me referia ao do Astra náo. Conheço a configuração e sei que não é possível montar.
Quis dizer um powertrain para evitar os problemas de adaptação, flanges, ajustes e etc. Na minha opinião, o negócio é um motor diesel de S10, Kia Sportage, Ducato. Com seus 2.8 Turbo, força não vai faltar. Mas se a idéia for álcool/gasolina/gnv, poderia-se estudar o conjunto do Omega (3.0 ou 4.1). Não são nenhum primor de tecnologia também, mas em termos mecânicos e de potência, devem resolver. Mas a manutenção deve ser salgada...
E um 2.5 ou 4.1 de Opala/Diplomata?!?!?! Idéias, idéias...

Abraços!

Jfranck
06/11/2008, 08:23
E ai Izzi?

Novidades sobre o Kalash?

jfranck:concordo:

Izzi
06/11/2008, 08:34
E ai Izzi?

Novidades sobre o Kalash?

jfranck:concordo:

Rapaz, ele tá andando... Mas o Japonês que consertou não quis me falar onde ele mecheu e nem quanto custou... Só falou pra eu andar com o carro e depois voltar lá...
Tô andando... Ou melhor, estava... Ontem a porca da ponta do eixo soltou... ainda bem que eu estava perto de casa e consegui chegar rodando...
Assim que eu souber oq rolou eu posto...
Eu verifiquei ontem que a tensão continua variando, mas não passa dos 12V. Vou trocar uma idéia com o eletricista no fds...

Abraço!

Fábio Neves
06/11/2008, 09:39
Marco...

Se vc quer trocar o motor, não coloca o AP, pois o KIT de adaptação é uma merda:putz:, tem diversos casos de má confecção:parede:, logo isso vai originar mais dor de cabeça...:oops::discordo:

Minha solução é a seguinte:
Na cidade de Cunha/SP tem um mecânico que conversei com ele por telefone, ele colocou o motor do tempra 2.0 8V no Niva, esse motor tem 110 CV, o 16V tem 127 CV, acho que o turbo vai pra 150CV.... Ele recomendou o do tempra 8V, pois a manutenção é mais simples...:pensativo:

Ajustes a serem feitos, na caixa seca tem que criar um rebaixo por conta de um ressalto no motor do tempra... Segundo ele os suportes dianteiros do motor são iguais (posição) ao do Niva...Fica faltando fazer o suporte traseiro do diferencial dianteiro e soldar o carter do niva no do tempra...

Perguntei sobre a maior dificuldade, ele disse que o chicote eletrico é a questão, mas pra quem trabaha com isso não é nada do outro mundo, pois o cara que fez pra ele com 6 horas de serviço fez o motor funcionar...

Outro ponto:
Lógico que terá pontos a serem resolvidos como acelerador, escapamento....entre outros

Outra solução dele é retrabalhar o cabeçote que segundo ele tem um erro de projeto e passar pra 1.7....ele disse que o niva fica mais econômico e com mais torque...

Uma solução pra adquirir um motor de procedência seria comprar na FIAT, não é nada tão absurdo ele pagou 2.800,00 R$ em um ZERO KM na caixa com nota e etc que diz até qual o carro que vai receber o motor...

A outra possibilidade seria comprar um carro completo em leilão, tipo sucata, vc que é de SP tem muitas opções, cê compra um carro completo com mecânica boa por 1.500,00 até 3.000,00.... Veja o link abaixo:

http://www.ssol.com.br

http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=460153
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=501074
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=500388
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=509336#

O contato dele é (12) 31112363 o nome é Hélio, diga que foi o Fábio (RJ) que ligou pra ele e conversou sobre a possibilidade do motor do tempra ou retrabalhar o cabeçote do Niva...

Detalhe, o fato de ser transversal ou não não impede a colocação do motor em caixa que o deixará longitudinal..

Espero ter ajudado

Izzi
06/11/2008, 09:48
Por falar em motor de Niva, o meu é um 1.6 original, aberto pra 1.7 e com cabeçote rebaixado. Carbura Weber 460 álcool. Faz incríveis 8,5 km/l na estrada a ~90km/h. Como o Wilson diz: esse seu motor tá um relógio... Só quero colocar ignição eletrônica...
Mas que fica bom, fica mesmo...

Abraço!

Fábio Neves
06/11/2008, 09:56
Cara seu problema é só colocar a ignição eletrônica, então compra direto da rússia, www.ladaparts.ru (http://www.ladaparts.ru)
http://ladaparts.ru/store/index.php?search=1&s_oem=3706010

Fuiii

Flugêncio
06/11/2008, 10:49
Por falar em motor de Niva, o meu é um 1.6 original, aberto pra 1.7 e com cabeçote rebaixado. Carbura Weber 460 álcool. Faz incríveis 8,5 km/l na estrada a ~90km/h. Como o Wilson diz: esse seu motor tá um relógio... Só quero colocar ignição eletrônica...
Mas que fica bom, fica mesmo...

Abraço!

Izzi,

Tenho uma Ignição Eletrônica original de um Niva 94 completa pra vender, qualquer coisa manda uma MP.

Abraço

Izzi
06/11/2008, 11:18
Izzi,

Tenho uma Ignição Eletrônica original de um Niva 94 completa pra vender, qualquer coisa manda uma MP.

Abraço

Flugêncio, é plug and play ou vou ter que levar no meca?
Vou só sentir a salgada do reparo elétrico e vou providenciar...
Por falar em reparos... Vc sabe me dizer se tem alguma porca pra homocinética, mais fácil de achar que a do Niva, que sirva lá direitinho? Uma castelo de preferência... Ai eu já enfio um fura naquela tranqueira e ponho uma cupilha...

Abraço!

Flugêncio
06/11/2008, 13:14
Flugêncio, é plug and play ou vou ter que levar no meca?
Vou só sentir a salgada do reparo elétrico e vou providenciar...
Por falar em reparos... Vc sabe me dizer se tem alguma porca pra homocinética, mais fácil de achar que a do Niva, que sirva lá direitinho? Uma castelo de preferência... Ai eu já enfio um fura naquela tranqueira e ponho uma cupilha...

Abraço!
As porcas do VW Passat antigo são iguais as do Niva. custam uns R$3,00.

Pablo Toledo
06/11/2008, 14:23
Rapaziada;

Eu tô de olho em um desses GM 1.8 ou 2.0 flex para colocar no meu Vitara.

Alguém sabe o peso destes motores?

Grato,

Luciano SHAKALL
06/11/2008, 15:55
" ... Que eu saiba 2.2 so no Vectra, nao saiu no Brasil Astra com este motor ..."Realmente :pensativo: . . .
Nem havia me atentado a esse "detalhe" :mrgreen: !



" ... quando sugeri um powertrain completo, não me referia ao do Astra náo ... sei que não é possível montar ... "Beleza CAmaRAda :concordo: . . .
É que, geralmente, eu deixo meio "esmiuçado" para eventuais consultas de outros leitores ao tópico... Sabe como é, né :wink: ?



" ... se a idéia for álcool/gasolina/gnv, poderia-se estudar o conjunto do Omega (3.0 ou 4.1) ... E um 2.5 ou 4.1 de Opala/Diplomata?!?!?! ... ACHO que o L6 (3.0 ou 4.1 não cabe não :pensativo: . . .
Se fosse V6 (tipo o 4.3 da blazer) seria "mais fácil" :mrgreen:.
Ok, é um motorzão do KCT, mas deveria caber no Niva, pois já vi "enfiarem" isso em um Samurai :shock:
(mas teria que trocar TUDO: Câmbio, Diferenciais, talvez até a T-Case...)

Quanto ao 4Cil 2.5, há alguns Nivas rodando assim - a maioria 4x2 - , mas há o Nivopala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28306) :palmas: .



" ... não coloca o AP, pois o KIT de adaptação é uma merda:putz:, tem diversos casos de má confecção :parede: ... "Também não é assim :stop: . . .
Tem uns kits legais sim (Ex. O do Bacelar)... O lance é serem bem instalados :pensativo: !



" ... Na cidade de Cunha/SP tem um mecânico que conversei com ele por telefone, ele colocou o motor do tempra 2.0 8V no Niva ... Taí uma legal (lembre que o Niva "é um Fiat" :mrgreen: ), mas eu nunca vi "ao vivo" :concordo: . . .
Há um tópico a respeito: Motor Tempra Turbo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20662) .



" ... Detalhe, o fato de ser transversal ou não não impede a colocação do motor em caixa que o deixará longitudinal ... "Foi o que eu disse, mas tem que trocar a "Capa-Seca" :wink: !
Motor é motor, quem determina a posição (transversal ou longitudinal) é o câmbio :concordo: !

[]'s

Flugêncio
06/11/2008, 16:05
Quanto ao 4Cil 2.5, há alguns Nivas rodando assim - a maioria 4x2 - , mas há o Nivopala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28306) :palmas: .
[]'s

Tem tb o Niva do Enrico em SP, com um 2.5 e cambio automático, 4x4.:concordo:

Izzi
06/11/2008, 16:17
Tem tb o Niva do Enrico em SP, com um 2.5 e cambio automático, 4x4.:concordo:

Oxe, esse eu queria ver...

Fábio Neves
06/11/2008, 17:32
Tem Gyva com motor de s10:rolleyes:, chevette:roll:, opala:shock:, tempra (gasolina e diesel :pensativo:- vide Jossano), Besta entre outros...

Lembro que o motor 3.0 do omega ninguém quer a manutenção é cara:putz:, tanto que é o mais desvalorizado de todos:parede:... O 4.1 é grande, cabe no cofre do Niva????:?:

O imaginação, disposição, paciência e $$$ são o limite para fazer ou não algo...:-D;-):p:dance::concordo:;):wink::palmas::lol::grin:

marcaoz
06/11/2008, 21:54
Valeu pela atenção, pessoal! Mas apesar de procurar algo mais potente, tenho sim a limitação financeira. Portanto acho que vou partir pro AP 2.0 mesmo. Para partir p/ um diesel, como não é p/ uso exclusivo em trilhas, o melhor já seria uma ranger ou S-10 álcool ( o valor seria +- equivalente). Mais uma vez brigadão. Abraços. Marcão.

Izzi
07/11/2008, 09:11
Quem tem o motor do Tempra a Diesel?
Fica chique? Quantos cvs? Torque? Câmbio de Niva?

Abraço!

Fábio Neves
07/11/2008, 10:45
Valeu pela atenção, pessoal! Mas apesar de procurar algo mais potente, tenho sim a limitação financeira. Portanto acho que vou partir pro AP 2.0 mesmo. Para partir p/ um diesel, como não é p/ uso exclusivo em trilhas, o melhor já seria uma ranger ou S-10 álcool ( o valor seria +- equivalente). Mais uma vez brigadão. Abraços. Marcão.

Marco se a limitação é finaceira, liga pro Hélio e converse...

Colocar um AP não é baratoooooo

Só o KIT é uma grana...:shock:

Bota um de tempra :pensativo:

Ou tem outras opções...

uma seria compra pelo www.ebay.com (http://www.ebay.com) um blower, ele pode melhorar o motor original em 40 a 50%...

JuniorScartezini
07/11/2008, 12:00
Hoje eu ouvi um niveiro dizendo que esta para colocar um motor MWM Sprint, alguém já viu algo parecido?
Acredito que terá que fazer muitas alterações estruturais.

O motor que o Enrico usa é o GM 151, segundo ele fazendo em torno de 3 km/l.

Abraços.

Luciano SHAKALL
07/11/2008, 15:43
" ... Quem tem o motor do Tempra a Diesel? ... Câmbio de Niva? "CAmaRAda, se é do Tempra eu não sei :pensativo:,
mas há um motor Diesel da Fiat que "dá certinho no Niva" (inclusive com o câmbio) :concordo: !
Há um tópico a respeito: Motor 1.7 Diesel FIAT? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385) :wink: .

[]'s

Izzi
07/11/2008, 16:16
CAmaRAda, se é do Tempra eu não sei :pensativo:,
mas há um motor Diesel da Fiat que "dá certinho no Niva" (inclusive com o câmbio) :concordo: !
Há um tópico a respeito: Motor 1.7 Diesel FIAT? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385) :wink: .

[]'s

Shakall, 75cv é dureza heim... E 62 então...
Tava achando que esses motores eram mais parrudos... 90 e tantos cavalos, pelo menos...

Acho que vou ficar com meu 1.7 álcool 8,5km/l...

Abraço!

Otávio Luiz
07/11/2008, 17:18
Shakall, 75cv é dureza heim... E 62 então...
Tava achando que esses motores eram mais parrudos... 90 e tantos cavalos, pelo menos...

Acho que vou ficar com meu 1.7 álcool 8,5km/l...

Abraço!

Aqui em Ctba o Bibe já instalou vários motores da Besta, dizem que fica bom...:pensativo:... dá uma pesquisada.
A ultima adaptação que vi ele fazer foi um motor do Golf, segundo o dono da criança ficou o bicho...

emtsuhako
07/11/2008, 22:31
Rapaz, ele tá andando... Mas o Japonês que consertou não quis me falar onde ele mecheu e nem quanto custou... Só falou pra eu andar com o carro e depois voltar lá...
Tô andando... Ou melhor, estava... Ontem a porca da ponta do eixo soltou... ainda bem que eu estava perto de casa e consegui chegar rodando...
Assim que eu souber oq rolou eu posto...
Eu verifiquei ontem que a tensão continua variando, mas não passa dos 12V. Vou trocar uma idéia com o eletricista no fds...

Abraço!

Izzi, tive problema semelhante ao seu... a tensão variava bruscamente e não passava de 12V... comprei e instalei o regulador de voltagem original, mas, mesmo assim, não passava de 12V... meu pai resolveu o problema provocando uma excitação no regulador... no caso do regulador de voltagem original, são dois terminais mais o terra (que na verdade é a própria base do regulador... meu pai pegou um fio de cobre e encostou uma ponta em um terminal e outro no fio terra, provocando uma faísca... verifiquei no voltímetro e nada, mesma coisa... então ele fez o mesmo com o outro terminal, provocando faíscas e a partir daí passou a marcar 14V... desligado fica em 12V ou mais... qdo acelero não passa dos 14V.

Izzi
08/11/2008, 08:48
Valeu Edson, vou tentar. Depois eu conto...
Abraços!

BACALHAU
10/11/2008, 23:19
Valeu Edson, vou tentar. Depois eu conto...
Abraços!

Extintor de incêndio a postos. :putz:

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 22:53
tem o motor 1.9 td100 do marea de exportação que é fácil de adaptar no niva... conheci um catarinense que fez essa adaptação e disse que é plug and play...