Ver Versão Completa : Tamanho de Cardã!
Xavier4x4
04/11/2008, 08:52
Amigos vou resumir rapidamente meu carro.
Carroceria de CJ3 , Chassi de CJ5, Feixes de mola Toyota com jumelos articulados com montanheiras altas.
Motor de Ranger 2.8 TD (power Stroke) + Caixa automatica do opala (zf4hp22) + Tcase Hillux.
Agora o problema: O conjunto esta gigantesco. Colocando o motor no chassi, a ponta de saida do cardã traseiro da tcase esta exatamente junto ao diferencial traseiro.
So para exemplificar, vou ter que alongar o chassi exatamente a medida e vou por de cardã. Agora a pergunta princial, qual seria o tamanho mimino de carda aceitável?
Obrigado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif
Marcelo Cunha
04/11/2008, 09:56
Xavier omeu CJ 1957, usa Motor Ford 4.9i, cambio Maverick V8 e t-case Willys. O cardan traseiro ficou com +/- 10cm entre a espiga e o garfo, o cardan dianteiro foi feito sob medida. Aumentar o chassis? Porque não por motor mais para frente?
Os jipeiros fazem uma "cezariana" na porta-fogo para colocar o motor mais para trás(centralizar o eixo).
Nesse caso...hum...difícil...vejamos o que dizem nossos colegas...
Abs
xavier eu estiquei o chassis 37cm do meu cj5 e coloquei molas de toyota, no lugar nomal meus carãs terão +/- 15cm estou usando o motor quase igual ao seu... QUASE
motor 2.3 ohc +cambio de ranger e tcase borgwarner da explorer...
caso sinta necessidade de jogar mais rpa trás ainda... estique a TRASEIRA do jeep e jogue as molas mais pra trás com o eixo tb
Xavier4x4
05/11/2008, 12:19
Marcelo, Não tem como chegar mais o motor para frente, ele já esta colado no radiador, so me resta aumentar o chassi.
Zepi, é isso mesmo, mas nem isso eu pude fazer.
rubensx, Os suportes das minhas molas já estão posicionados bem lá no final do chassi, tambem não dá para chegar mais para trás. Seu cardã traseiro esta com 15cm? Voce usa jumelos articulados? Ele não da problema quando a suspensão está toda aberta?
Um abraço a todos
Marcelo Cunha
05/11/2008, 12:42
Boa tarde Xavier, dá para colocar uma foto do conjunto mecanico pois o Ford 6cil. é mais longo q o 4 cil. diesel e o meu cambio usa flange de adaptação c/ a t-case e coube tudo no Jeep. O radiador é q foi + para frente.
Marcelo, Não tem como chegar mais o motor para frente, ele já esta colado no radiador, so me resta aumentar o chassi.
Zepi, é isso mesmo, mas nem isso eu pude fazer.
rubensx, Os suportes das minhas molas já estão posicionados bem lá no final do chassi, tambem não dá para chegar mais para trás. Seu cardã traseiro esta com 15cm? Voce usa jumelos articulados? Ele não da problema quando a suspensão está toda aberta?
Um abraço a todos
fala meu veio, então não dá problema e eu não uso jumelos revolveres, mas sim os da D-40. quanto ao final do chassis é o que o pessoal faz, se nÀo me engano o Thiago Roedeghel fez isso no cinza, esticou a parte de trás mais um pouco e prendeu as molas mais pra trás
Caiogaucho
05/11/2008, 13:27
Amigos vou resumir rapidamente meu carro.
Carroceria de CJ3 , Chassi de CJ5, Feixes de mola Toyota com jumelos articulados com montanheiras altas.
Motor de Ranger 2.8 TD (power Stroke) + Caixa automatica do opala (zf4hp22) + Tcase Hillux.
Agora o problema: O conjunto esta gigantesco. Colocando o motor no chassi, a ponta de saida do cardã traseiro da tcase esta exatamente junto ao diferencial traseiro.
So para exemplificar, vou ter que alongar o chassi exatamente a medida e vou por de cardã. Agora a pergunta princial, qual seria o tamanho mimino de carda aceitável?
Obrigado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif
Dá uma olhada!
Aproveitando , sei que n é a msm configuração , mas estou adaptando no meu cj-5 o cambio do chevete no motor ohc , estava querendo saber mais ou menos se alguem tem noção do tamanho do cardã traseiro e o dianteiro ,acredito que tenha que mexer , mas queria ter uma ideia de quanto ...
Rodrigo Baratti
05/11/2008, 16:06
Xavier,
Nada como matar um pouco o trabalho para relaxar pensando em jeeps.
Fiquei "encasquetado" com sua duvida e fui atrás, posso estar errado, mas me pareceu consistente meu raciocínio.
Tem 2 jeitos de descobrir:
1 - alguém te contando por experiência, pelo jeito ninguém teve a mesma que vc
2 - calculando, mãos a obra
Levante o chassi ao maximo até alongar toda a suspensão, mas sem tirar os pneus do chão, ou seja o curso máximo da suspensão traseira.
Olhando de lado trata-se de uma triangulação entre o entalhado da reduzida, o entalhado do diferencial e um ponto "imaginário" na vertical com o entalhado do diferencial e horizontal com o entalhado da reduzida, esse ponto vc deverá medir no local, mas não deve ser difícil, porém antes é preciso definir tb a posição da reduzida.
A partir da regra do seno vc consegue definir o tamanho do cardam e com Pitágoras vc descobre o qto de chassi que vc precisa.
Não considerei nos meus calculos o desalinhamento vertical da reduzida com o diferencial.
Espero não ter confundido mais.
[]
Sergio Rocha
05/11/2008, 20:40
Uma sugestão para chegar o eixo pra trás.
[]'
Marcelo Cunha
05/11/2008, 21:23
Xavier, fiquei encucado com comprimento do teu conjunto mecanico.
Quando montamos o meu, substituimos a rabeta do cambio por um flange comprado pronto q acoplou a t-case ao cambio, aí mandamos o torneiro fazer um eixo da caixa sob medida usando o eixo clarck e o eixo Willys.
Como é q tu montaste o conjunto cambio t-case? Derrepente aí tu ganhas espaço para não mexer na estrutura do Jeep.
Xavier4x4
07/11/2008, 09:37
Marcelo Cunha: Em breve colocarei as fotos, ainda não pude tirar.
rubensx: Pois é, isso é alongar o chassi, mas para saber o quanto eu tenho que aumentar, primeiro tenho que saber o tamnho que vou por do cardã.
Rodrigo Baratti: Este método de caldular, eu conheço bem, mas não vai adiantar neste momento pois o que eu preciso saber, é qual é o tamanho minimo de cardã necessário para esta minha configuração de suspensão, só depois que solber o tamanho do cardã necessário é que posso usar esta "conta" para saber o tamanho que irei aumentar de chassi. Entendeu?
Sergio Rocha: Isso seria como aumentar o chassi, o resultado final seria o mesmo.
Marcelo Cunha: Eu retirei a a tampa final do cambio(zf4hp22) e nela foi feito (soldado), a flange que encaixa na reduzida da hillux.
Um abraço a todos.
Sergio Rocha
07/11/2008, 11:41
Sergio Rocha: Isso seria como aumentar o chassi, o resultado final seria o mesmo.
.
Exatamente.Não é o que vc está querendo ? :pensativo:
[]'
Elmer_Jeep
07/11/2008, 12:31
Xaves, eu também usava no Prateado um cardan curtíssimo, era o garfo da cruzeta juntinho da base da estria e apenas com um pedacinho de tubo unindo as duas peças, recomendo utilizar a luva do cardan da C10 e a estria da D20 que tem um bom curso axial e são peças mais robustas,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/154810d1233342846-luva-do-carda-do-troller-0-004.jpg
Lembrando que a cruzeta da C10 tem as mesmas medidas da cruzeta do Willys e é mais resistente porque tem mais roletes dentro do copinho.
Foto comparativa do cardan que eu utilizava com luva e estria willys e do novo cardan com luva C10 e estria D20.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0b12d5c9b5073990cdbb4ed3b9284f21.jpg
E aqui o cardan instalado com a suspensão extendida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/65fc319155ff3b40742697882b0ac429.jpg
[]'s
Xavier4x4
07/11/2008, 16:15
Sergio, é isso mesmo, mas esta opção so é valida se precisar aumentar poucos centimetros.
Elmer: Qual é a configuração de sua suspesão usando este cardã?
Um abraço
Elmer_Jeep
07/11/2008, 17:09
4 feixes band dianteiros, Spoa, jumelos band 8cm, amortecedores Turbogás GL12343(ranger).
Da data das fotos até hoje é o mesmo cardan, a cruzeta inferior(lado pinhão) foi substituida algumas vezes porque não ficou com uma angulação muito legal daí se não manter lubrificada periodicamente ela estraga antes do tempo.
[]'s
Rodrigo Baratti
07/11/2008, 20:49
Xavier,
Me desculpe, mas se olhar com atenção o método que utilizei primeiramente se calcula o tamanho do cardam a partir do curso da suspensão e do angulo máximo da cruzeta, para depois calcular o tamanho do chassi.
[]
Xavier4x4
09/11/2008, 19:11
Rodrigo, entendi o q vc falou, so fui ver o anexo agora. Vou ver se consigo estes dados.
Um abraço
MARCO GOES - NIVA
27/11/2008, 15:54
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/65fc319155ff3b40742697882b0ac429.jpg
Elmer,
Qual flange vc utilizou para fazer o cardan? No seu cardan vc utilizou luva da C10, ponteira estriada da D20, porém qual flange que tem essa articulação toda, quase 45° na cruzeta?
Desde já agradeço
Elmer_Jeep
27/11/2008, 16:16
Elmer,
Qual flange vc utilizou para fazer o cardan? No seu cardan vc utilizou luva da C10, ponteira estriada da D20, porém qual flange que tem essa articulação toda, quase 45° na cruzeta?
Desde já agradeço
Grande Marco. Essa não é a posição do cardan com a suspensão em repouso, na foto a suspensão do lado direito estava extendida, a roda já estava quase saindo do chão, observe a diferença entre os feixes de mola. :wink:
Vamos lá,
As flanges também eram do cardan da C10 mas fiz um retrabalho pra aumentar a articulação entre elas.
O retrabalho consiste em retirar o excesso de material das peças permitindo um certo aumento na angulação entre as flanges que vão na mesma cruzeta. Os olhais onde são prensados os copinhos da cruzeta também podem ter um pouco de material removido pra completar o ganho de angulação.
Algumas fotos abaixo mostrando o que foi feito:
1 - Flange com cavidade original
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146192&d=1227809008
2 - Flange com cavidade aumentada
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146193&d=1227809062
3 - Vista superior da mesma flange. Cavidade original(esquerda) e cavidade aumentada(direita) é necessário fazer dos dois lados, a foto foi para efeito de comparação entre o antes e depois.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146194&d=1227809179
4 - Olhal da cruzeta, lado esquerdo original e direito já retrabalhado.
5 - Mesma descrição da foto 4.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146195&d=1227809318
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146196&d=1227809412
Funciona muito bem e não fragiliza as peças, já fazia um bom tempo que tirei essas fotos e era pra postar aqui em algum tópico mas eu nem lembrava mais, as fotos são de 2006 e a viatura roda com o mesmo cardan e flanges até hj.
Espero ter ajudado
[]'s
MARCO GOES - NIVA
27/11/2008, 18:24
Grande Marco. Essa não é a posição do cardan com a suspensão em repouso, na foto a suspensão do lado direito estava extendida, a roda já estava quase saindo do chão, observe a diferença entre os feixes de mola. :wink:
Vamos lá,
As flanges também eram do cardan da C10 mas fiz um retrabalho pra aumentar a articulação entre elas.
O retrabalho consiste em retirar o excesso de material das peças permitindo um certo aumento na angulação entre as flanges que vão na mesma cruzeta. Os olhais onde são prensados os copinhos da cruzeta também podem ter um pouco de material removido pra completar o ganho de angulação.
3 - Vista superior da mesma flange. Cavidade original(esquerda) e cavidade aumentada(direita) é necessário fazer dos dois lados, a foto foi para efeito de comparação entre o antes e depois.
Funciona muito bem e não fragiliza as peças, já fazia um bom tempo que tirei essas fotos e era pra postar aqui em algum tópico mas eu nem lembrava mais, as fotos são de 2006 e a viatura roda com o mesmo cardan e flanges até hj.
Espero ter ajudado
[]'s
Elmer,
Muito obrigado, vc ajudou e muito..... Estou montando um Samurai com Motor Opala + Caixa C10 + Reduzida F75 + Diferenciais de CJ5... Segue uma foto de como ele está hoje...
146220
Elmer_Jeep
27/11/2008, 19:50
Legal, vai ficar bom o samukinha, faz um tópico dele na Frota 4x4Brasil e aproveita pra trocar uma idéia com a galera.
[]'s
elmer , vou mecher na minha caixa de marchas e terei que refazer o carda , essa sua opção , eh mais barata de se fazer do que com a original do jeep? acho que as peças da c-10 são mais baratas não ? pra usar na caixa do chevette que vou botar no meu cj , sabe se é compativel ?
Xavier4x4
02/12/2008, 15:24
Elmer, devo colocar um carda de JPX, comprei um desses(mais posso trocar se eu quiser), zero e muito barato. Voce acha que este esquema que voce fez é mais resistente que o do JPX. Ele original tem 54 cm que devo reduzir para uns 30cm ou menos.
Um abraço
xavier , qnto pagou noc arda do jota ? vou ter q meceher nos meus tb , dependendo do preço , compensa mais comprar um desses .
Elmer_Jeep
04/12/2008, 12:26
elmer , vou mecher na minha caixa de marchas e terei que refazer o carda , essa sua opção , eh mais barata de se fazer do que com a original do jeep? acho que as peças da c-10 são mais baratas não ? pra usar na caixa do chevette que vou botar no meu cj , sabe se é compativel ?
Cara, desculpa a demora.
Não sei os preços da luva e estria do jeep, mas esse da C10 custa um pouco caro pois utilizei da Dana/Spicer/Albarus.
Vai ser compatível se a tcase continuar sendo a do willys :concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
04/12/2008, 12:34
Elmer, devo colocar um carda de JPX, comprei um desses(mais posso trocar se eu quiser), zero e muito barato. Voce acha que este esquema que voce fez é mais resistente que o do JPX. Ele original tem 54 cm que devo reduzir para uns 30cm ou menos.
Um abraço
Cara, pelas fotos essa luva ai ta parecendo com a da C10, se a cruzeta tiver as mesmas dimensões da original do willys e a estria for longa pode retrabalhar e usar que deve ser o mesmo.
[]'s
Xavier4x4
05/12/2008, 13:32
Elmer, vou usar este de JPX mesmo, so to tendo que refurar aonde pega o carda na saida da caixa da hillux, pois a furação a diferente, mais é tranquilo isso. E outra coisa, Estou pensando em usa "duas Cruzetas", para ter mais articulação, o que acha? Isso enfraqueceria mais o cunjunto?
Abraço
Obs: Para a dianteira vou usar o mesmo carda. Sendo que vou usar tambem uma "extenção", uma especie de carda sendo que tem um suporte com rolamento abraçando ele para fixar em algum lugar. Que tambem é do JPX (tipo os caminhoes usam), senão teria que usar um carda muito grande( já que o conjunto esta bem lá para trás), o que deixaria ele muito exposto. Entendeu? Depois tento postar alguma foto.
Elmer_Jeep
05/12/2008, 13:50
Xaves, isso ai não funciona não, vai vibrar pra caramba.
Melhor se fosse um CV mas na saida da tcase e não no diferencial...
E sobre o dianteiro se eu fosse vc media certinho antes de inventar moda, isso que vc ta falando que tem nos caminhões é um rolamento de centro, na minha opinião é dispensável...
[]'s
Elmer_Jeep
05/12/2008, 19:40
lembrei que o Leopoldo já usou cardan bipartido no CJ dele e também não deu certo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=8066&d=1104773542
Dai voltou a utilizar o modelo em peça única:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/019a91a68cbdcd3f39e161102b54f293.jpg
[]'s
Xavier4x4
07/12/2008, 13:58
Elmer, acho que este esquema que eu quero fazer já é usada em alguma caminhonete. Mas faria invertido mesmo(na saida da tcase), fiz daquele jeito so para mostrar o que estava falando, pois eram umas fotos tinha aqui. Voce tem alguma foto de CV?
Elmer, eu tambem dava preferencia por usar um cardã só, a questão é que ele vai ficar muito longo e muito esposto a pedras e estas coisas.
Elmer_Jeep
08/12/2008, 17:36
Elmer, acho que este esquema que eu quero fazer já é usada em alguma caminhonete. Mas faria invertido mesmo(na saida da tcase), fiz daquele jeito so para mostrar o que estava falando, pois eram umas fotos tinha aqui. Voce tem alguma foto de CV?
Vai no google imagens e digita CARDAN CV, acabei de testar e vai aparecer varias fotos de um cv.
Aqui uma explicação técnica do porque aquela adaptação não funciona:
Cardan Dupla Cruzeta - Dois Flanges Simples Não Funciona (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=2983#post2983)
Elmer, eu tambem dava preferencia por usar um cardã só, a questão é que ele vai ficar muito longo e muito esposto a pedras e estas coisas.
Não creio que vai ficar tão exposto assim, afinal teu jeep tá spUa...
[]'s
Xavier4x4
09/12/2008, 08:17
Elmer, ainda não entendi muito bem. A diferença seria que ao inves de usar cruzeta usaria algo parecido com homocinetica?
Um abraço
Elmer_Jeep
09/12/2008, 12:18
Xaves, dê uma olhada nesse tópico pra ficar por dentro do assunto:
CV de cardã (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9870)
Veja também um link do pirate que tem ai
[]'s
Xavier4x4
10/12/2008, 12:10
Algumas Fotos:
1ª e 2ª fotos: Saida do diferencial modificada e refurada para receber a cruzeta do JPX.
Demais fotos: Ideia de fazer cruzeta dupla!
Xavier4x4
10/12/2008, 12:33
Elmer, dei uma olhada no topico acima. Deu pra entender agora.
Já acharam alguma solução (sem ser importar) uma CV para melhorar esse angulo?
Se conseguise soldar uma "BOA" homocinetica no lugar do cardã não daria certo?
Viu a gambiarra que mostrei acima?
Um abraço
Elmer_Jeep
10/12/2008, 13:25
A solução é utilizar o CV de hilux que saiu até 96 no cardan dianteiro.
O troller também tem cv no cardan dianteiro.
Adaptar homocinética no cardan é perder tempo e dinheiro, veja no topico abaixo porquê não presta:
Cardãs e Homocinéticas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/340-cardas-e-homocineticas.html)
[]'s
Xavier4x4
11/12/2008, 09:05
Elmer tá OK então.
Vou dar uma olhada no ferro-velho daqui para ver se encontro algum carda de hillux com CV, para dar uma olhada.
Um abraço
MARCO GOES - NIVA
11/12/2008, 12:58
Vamos lá,
Espero ter ajudado
[]'s
Elmer,
Tenho outra dúvida, na sua reduzida do Willys vc utilizou uma flange na saída dela, onde foi parafusado a flange da C-10.... Pergunto, qual flange vc usou na saída da reduzida, pois procurei aqui flange com estria de 26 dentes e só encontrei da Toyota, porém tem 27 estrias? Tem algum modelo que serve no eixo original da reduzida do Willys??
Desde já agradeço...
Elmer_Jeep
11/12/2008, 13:24
Elmer,
Tenho outra dúvida, na sua reduzida do Willys vc utilizou uma flange na saída dela, onde foi parafusado a flange da C-10.... Pergunto, qual flange vc usou na saída da reduzida, pois procurei aqui flange com estria de 26 dentes e só encontrei da Toyota, porém tem 27 estrias? Tem algum modelo que serve no eixo original da reduzida do Willys??
Desde já agradeço...
Eu não usava reduzida Willys, a mecanica aí era toda de Toyota Band. Mas vc pode manter a flange original do willys pois a medida da cruzeta é a mesma usada na C10. Monta o conjunto fora do carro e vê se precisa retrabalhar os garfos pra ganhar mais articulação.
[]'s
Xavier4x4
12/12/2008, 12:13
Galera, estive em um ferro velho aqui perto da minha casa para ver a tal da CV da Hillux, estive com ela em mãos mas pelo que vi, não achei que a CV (da hillux pelo menos), tenha mais "jogo" que uma cruzeta não.
Até porque o carda dela, tem um lado uma CV e do outro lado uma cruzeta e visualmente o lado da cruzeta tinha muito mais grau de "torção".
Posso esta erra, mas foi a impressão que tive.
Xavier4x4
12/12/2008, 12:59
Galera, estive em um ferro velho aqui perto da minha casa para ver a tal da CV da Hillux, estive com ela em mãos mas pelo que vi, não achei que a CV (da hillux pelo menos), tenha mais "jogo" que uma cruzeta não.
Até porque o carda dela, tem um lado uma CV e do outro lado uma cruzeta e visualmente o lado da cruzeta tinha muito mais grau de "torção".
Rodrigo Baratti
12/12/2008, 14:43
olha a junta CV da Hilux no Jipão do Folgado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=758976&postcount=1207
[]
Elmer_Jeep
12/12/2008, 17:53
Xaves, na verdade ela não é utilizada pra ganhar mais curso, o CV serve pra eliminar a vibração do conjunto. Mas tem um site gringo com fotos e informações pra retrabalhar este cv de hilux e ganhar mais articulação. Veja ai:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/6687-junta-cv-6.html#post216229
[]'s
Pessoal,
Estou montado o cardan no meu CJ3, para este modelo a luva e a estria quando em posição de repouso, devem ficar totalmente encolhida, ou seja, a estria deve ficar totalmente dentro luva???? porque se não me engano a suspensão do CJ3 trabalha ao contrario do CJ5, detalhe estou usando molas da toyota.
Muito obrigado.
Sergio Rocha
06/05/2010, 11:43
Pessoal,
Estou montado o cardan no meu CJ3, para este modelo a luva e a estria quando em posição de repouso, devem ficar totalmente encolhida, ou seja, a estria deve ficar totalmente dentro luva???? porque se não me engano a suspensão do CJ3 trabalha ao contrario do CJ5, detalhe estou usando molas da toyota.
Muito obrigado.
Sim, totalmente para dentro.
[]´
vavarusso
01/06/2012, 15:06
Xavier omeu CJ 1957, usa Motor Ford 4.9i, cambio Maverick V8 e t-case Willys. O cardan traseiro ficou com +/- 10cm entre a espiga e o garfo, o cardan dianteiro foi feito sob medida. Aumentar o chassis? Porque não por motor mais para frente?
E eu aqui achando que o meu com + ou - 35cm nao ia funcionar!!!!
eder martins
28/08/2014, 14:30
Xaves, eu também usava no Prateado um cardan curtíssimo, era o garfo da cruzeta juntinho da base da estria e apenas com um pedacinho de tubo unindo as duas peças, recomendo utilizar a luva do cardan da C10 e a estria da D20 que tem um bom curso axial e são peças mais robustas,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=154810&d=1233342846
Lembrando que a cruzeta da C10 tem as mesmas medidas da cruzeta do Willys e é mais resistente porque tem mais roletes dentro do copinho.
Foto comparativa do cardan que eu utilizava com luva e estria willys e do novo cardan com luva C10 e estria D20.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0b12d5c9b5073990cdbb4ed3b9284f21.jpg
Nesse tópico tem algumas dicas interessantes:
:arrow: Aumentando ou Diminuindo o eixo cardan (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11815)
[]'s
ressuscitando o topico: A luva da c10 da na estria willys original??
Elmer_Jeep
28/08/2014, 14:57
Não dá pra misturar porque o diâmetro e formato das estrias são diferentes, é preciso trocar o casal LUVA + ESTRIA. Na segunda foto do post que vc citou mostra essa diferença.
[]'s
georgevalle
29/08/2014, 09:54
Elmer acredito que o Eder esteja precisando trocar a "espiga" e a luva do cardã, e está em dúvida sobre o que você fez, esta troca do conjunto de estriado e luva da C-10 já fiz na rural e no jeep, foi indicação do dono de uma oficina especializada em cardã.
eder martins
29/08/2014, 14:12
Elmer acredito que o Eder esteja precisando trocar a "espiga" e a luva do cardã, e está em dúvida sobre o que você fez, esta troca do conjunto de estriado e luva da C-10 já fiz na rural e no jeep, foi indicação do dono de uma oficina especializada em cardã.
e pq na verdade os jumelos dianteiros foram trocados por uns um pouco maiores e agora o carda solta da luva e eu achei que seria melhor trocar a luva por uma maior do que que mandar emendar a espiga
georgevalle
29/08/2014, 16:08
Já passei por isso, eu emendei a luva pois a espinha ainda tinha curso, ainda sugiro mudar pela luva e espiga da C-10 que além de mais comprida é mais robusta.
eder martins
02/09/2014, 14:08
Já passei por isso, eu emendei a luva pois a espinha ainda tinha curso, ainda sugiro mudar pela luva e espiga da C-10 que além de mais comprida é mais robusta.
sera que qualquer torneiro emenda a luva?
georgevalle
03/09/2014, 08:29
Sim, mas o ideal é ir em oficina especializada em cardã.
Elmer_Jeep
03/09/2014, 09:58
Eu fiz essa troca porque as cruzetas de Jeep e C10 têm as mesmas medidas, mas é preciso trocar o conjunto de LUVA + ESTRIA, não dá pra misturar as peças.
OBS: Qualquer emenda na luva ou na estria é gambiarra. Na hora que o cardan articular e tracionar no ponto após a emenda isso vai quebrar.
Outro detalhe, não se emenda tubo do cardan, vai ficar com dois pontos a mais de solda e vai ter bastante trabalho pra balancear, o correto é usar um tubo inteiro com o comprimento adequado e soldagem apenas onde são montadas a flange e estria.