PDA

Ver Versão Completa : Coroa e pinhãozinho do câmbio (velocímetro)



Eduardo Chaves
18/06/2003, 14:55
PessoALL,

Estou com o câmbio aberto e necessitando destas peças urgente, meu câmbio é o 2615 (D-20 e D-40) meu mecânico encontrou o "casal" por 300 latinhas, será que é isso mesmo ou estou pagando caro ???

[]'s com dor no bolso...

walter.andreis
20/06/2003, 08:21
PessoALL,

Estou com o câmbio aberto e necessitando destas peças urgente, meu câmbio é o 2615 (D-20 e D-40) meu mecânico encontrou o "casal" por 300 latinhas, será que é isso mesmo ou estou pagando caro ???

[]'s com dor no bolso...

Eduardo,
Sabe me dizer se a coroa/pinhãozinho é a mesma utilizada no câmbio 4m do CJ?
Se for eu te faço 1 brecinho de brimo.....

[]´s

Eduardo Chaves
20/06/2003, 14:51
Walter,

Sei não :? , o câmbio é o Clark 240v ou 2615, 5 marchas, o que sei é que parece que o "casal" é também usado nas F4000, além das D-20 e D-40. É o câmbio original dos Engesa.

Se por acaso for o mesmo, eu que agradeço... :lol: :lol: :lol:

[]'s tentando economizar um cadinho...

walter.andreis
22/06/2003, 02:45
iiixxxii Eduardo...
Não vai ser igual não.. :(
Esta no máximo é igual a do meu C10... mas este câmbio vai pro CJ.. :roll:
Se eu achar alguma barbada por aki, eu te falo...

[]´s

Eduardo Chaves
23/06/2003, 15:09
Blz Walter...

Já estava desconfiado :? , num vai ter jeito mesmo :cry: ...

Mas, valeu a força... :wink:

[]'s sacrificando as geladas... :lol: :lol: :lol:

Kim
21/05/2007, 13:07
Caros amigos!

Estou procurando informações sobre a coroa/pinhão do velocímetro.

Troque a coroa/pinhão do D44 passei de 9x44 para 11x45 (qual a porcentagem que aumentei?) e, gostaria de deixar o velocímetro perto do correto.

Em uma pick up que tinhamos, encontramos sem problemas, ficou muito bom.

Na pág.: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15920 post #9, o desenho 08 2 026 da pag 8-6, mostra as peças nº. 15 e nº 17 que são as que preciso de algumas informações;

Quanto devo aumentar ou diminuir o pinhão?
Devo trocar a coroa?
Qual a relação destes quando 9x44?

Faço estas perguntas, pois achei pinhão 16, 17, 18, 19 e 20 dentes, que são usados na D20 e D40.

Goataria da ajuda dos nobres colegas.

Abraços.

Kim.

ps.: usei o botão procurar!:mrgreen:

Kim
21/05/2007, 19:07
Retirei o pinhão da minha t-case, contei os dentes, são 18.

O que faço agora?

Kim.

guilhermeabreu
23/05/2007, 19:40
KIM

Vc alongou a relação do diferencial em 19% , é só dividir a relação anterior 9x44= 4,88 pela nova 11x45 = 4.09 , deu 1,19 , ou seja 19% mais longa , para compensar o velocímetro vc tem que encurtar a relação da coroa/pinhãozinho do velocímetro em 19% , vc falou que o pinhão tem 18 dentes , agora vc tem que ver qtos dentes tem na coroa , para poder fazer as contas .

Se vc mudou os pneus tb , sugiro vc fazer por estimativa , ou levar num posto de odometro que eles tem a maquininha que projeta a velocidade real com a do velocímetro , mas ísto tem custo , e se vc fizer por estimativa ,toda hora vc tem que trocar uma das engrenagens para ir aferindo a veloc. real . Ou então fazer contas tb da diferença dos pneus , senão dará tudo errado . Sem falar que qdo vc muda os pneus , nas fórmulas que existem por aí , utiliza as medidas expressas nos pneus , que na realidade tb não são medidads reais , ísto é vc teria que medir os pneus com uma fita metrica para fazer as contas corretas .

Kim
23/05/2007, 20:06
Muito obrigado Guilherme!

Estava fazendo a conta, mais não conseguia compreender os nº que surgiam em minha frente!!!

então tenho que alongar em 19% o velocímtro, certo?

Para isso terei que diminuir o pinhão, para isso, será que um paquímetro resolve?

Me parece que a coroa é igual em todos, pos não há para vender, achei somente os pinhões e, o rapaz da autopeça falou que quando o pessoal meche no dif., trocam somente o pinhão, mais não soube informal qual vai, pois só vende, não pergunta. (porisso é balconista, se huvesse interesse, poderia estar em um cargo melhor).

Bem, achou 19%, o que é o 1 antes da virgula?

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
25/05/2007, 16:35
KIM

O 1 antes da vírgula , representa o valor de 1 unidade da relação anterior que é = 4,88 , e os 19 depois da vírgula , representa o valor que foi alongado de 4,88 para 4,09 que seria 0,19 = 19 % mais longa .
Sou médico , mas gosto de física tb , não sei se consegui explicar com clareza .

Kim
25/05/2007, 18:40
KIM

O 1 antes da vírgula , representa o valor de 1 unidade da relação anterior que é = 4,88 , e os 19 depois da vírgula , representa o valor que foi alongado de 4,88 para 4,09 que seria 0,19 = 19 % mais longa .
Sou médico , mas gosto de física tb , não sei se consegui explicar com clareza .

Grande Guilherme!

Mais uma vez, meu muito obrigado pela explicação.

Quanto ao pinhãozinho, também consegui aproximar a velocidade.

Coloquei um menor, que encontrei aqui em Paranavaí.

Teria que ser um pouco menor do que o que coloquei.

Mais já diminuiu a diferença do velocímetro.

Quem me ajudou foi um torneiro mecânico, com uma representação de polia, pois queria visualizar o que estava me explicando (eita paciência).

Mais uma vez muito obrigado.

Kim.

guilhermeabreu
26/05/2007, 16:07
AMIGO KIM

É ísto aí , como falei , uma forma de resolver , é por tentativa como vc fez , aí não precisa de ficar fazendo contas até fundir os neuronios não , como vc falou , esta quase bom , se da próxima vez conseguir um pinhãozinho um pouco menor como vc falou , é capaz de acertar tudo .

Boa sorte nas tentativas .

Kim
31/05/2007, 20:38
Caro Guilherme!

Tudo bem?


Bem, nem cheguei a terminar o velocímetro, já vou trocar a relação novamente.

Consegui um dois jogos de 11x41 e, lá vou eu novamente desmontar o Brancão-lost!!!

Daí te pergunto, somente para saber se estou certo, quantos % ficará mais longo?

Seria 31% ou 24%?

Abraços.

Kim.
ps.: recomeçando as contas do velocímetro!:shock:

guilhermeabreu
04/06/2007, 19:18
CARO KIM

Se vc ainda não trocou a relação 4,88 para a 4,09 . Vc trocando de 4,88 para11x41 = 3,727 , aproximando para 3,73 , e dividindo 4,88 por 3,73 = 1,31 aproximado .

Logo , aumentaria aproximadamente 31 % como vc já fez .

[]ção

Qquer dúvida , estou por aqui .

CARLOS SIQUEIRA
24/08/2007, 03:10
Caros Kim e Guilherme, estou verificando qual relação está em meu F1, quando andava com com um 4 bocas a gasolina, para subistitui-lo por um Q20b, que usará as 46x13. Pergunto a vocês, se ainda encontraram os peoenzinhos e coroas de aço ou só de plástico, pois na loja em que pesquisei, só trabalham com plástico:shock:, são duráveis e confiáveis:?:?


[]'s Carlos Siqueira.

Kim
24/08/2007, 11:11
Caro CARLOS SIQUEIRA!

O problema não é a durabilidade, pois as de plastico aguentam sem problema.

O problema que vejo é no modelo, que não servirá.

Atente que o pinhão que se usa no engesa é o mesmo da D20, tem sua própia caracteristica.

Quando pensava em trocar a relação, comprei um conjunto de plástico, que acabei passando para um amigo mecânico, pois não encaixava no engesa. Depois é que conversei com o pessoal por aqui.

Faça o seguinte, retire o pinhão de sei jipe (chave estrela de 24mm) e leve a uma loja/mecânico para ter uma idéia de onde começar.

abraços.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
28/08/2007, 12:46
Caro Kim, já retirei o pinhão (16 dentes) e levei na loja especializada em picapes e caminhões. Consultando o catálogo, o menor número de dentes é este mesmo. Nas minhas contas, teria que ser entre 12 e 13 dentes, se não estou enganado, mas não existe. Pergunto, como sua relação original era a mesma que a minha, e o seu pinhão tinha 18 dentes, qual o pinhão que voce colocou na nova relação? Acredito que trocaram o pinhão e mantiveram a mesma relação, no meu caso.


[]'s Carlos Siqueira

Kim
28/08/2007, 16:46
Caro Carlos.

No meu, troquei somente o pinhão, colocando um 16 dentes, aproximou, mais não aferiu (zerou as medidas).

No seu caso, mantenha o pinhão e terá que colocar uma coroa maior (do velocímetro), provavelmente com mais dentes na engrenagem.

Pois para o cabo do velocímetro rodar mais, tem que aumentar a coroa e diminuir o pinhão (olhe uma bicicleta de marchas/ sistema de polias).

Faça a seguinte pergunta: Qual camionete tem a relação mais próxima?
A D10, D20 ou D40 (usam o mesmo câmbio) e, então procure a coroa mais próxima.

Talvez não consegurá aferir, mais ficará próximo da realidade.

Na minha cidade, consegui o pinhão, mais não a coroa, pois no engesa é em aço e, somente achei de plástico/fibra.

Para saber qual é sua coroa, terá que retirar a t-case, aí complica...

Abraços.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
28/08/2007, 19:52
Kim, justamente por estar revisando a T-case(trocando rolamentos) é que estou querendo aferir ao máximo o velocimetro. Quando levei o pião a loja informei que a coroa tinha 6 dentes(fios de rosca), mas não havia outra medida disponível. Os pneus também são maiores, 275X16X80 acho eu. Você sabe dizer se existe algum ajuste interno no velocimetro, tipo pinhão também?


[]'s Carlos Siqueira

Kim
28/08/2007, 21:41
Caro amigo Carlos.

sei que existe uma loja na cidade de Maringá-Pr que afere o velocímetro, mais é completamente inviavel para vc, pois o veículo tem que vir junto (kkkkk...) pois afere conforme a configuração do mesmo (pneu, diferencial...)

Terá que procurar alguma empresa em sua cidade ou próximo!

Quanto a coroa, penso em haver possibilidades sim, vá a uma revenda chevrolet para ver sa acha algo...(uma que venda camionetes)

O que tem que fazer é achar uma coroa maior, com o pinhão que tem.

Abraços.

Kim.