Ver Versão Completa : Veículos adaptados para trilhas com clientes!
MarcosSJP
03/11/2008, 17:02
Olá pessoas!
Gostaria da colaboração dos nobres colegas.:concordo:
Estava divagando :putz:sobre um novo serviço em meu restaurante rural, aqui em São José dos Pinhais - PR, seria um passeio por trilhas (na chácara e fora dela, mas perto) com camionetes (F-75 traçada) com bancos concha na caçamba para os clientes que quisessem sair um pouco da rotina e se sujar um pouco.
Seria algo leve, porém com buracos e lama, trilha comum aqui na região.
Não seriam passeios longos, tipo 2h no máximo, entre saída e retorno.
A pergunta é: Alguém do Fórum já homologou um carro nesse estilo?
Alguém conheçe passeios nesse sentido? Podem me passar contatos?
Tentei pesquisar, filtrei resultados, mas ficou muito vago...:oops:
Aguardo pronunciamentos!!!
[] galera!
:mrgreen:
negreira
03/11/2008, 17:46
OI....não vejo a necessidade de homologar sua viatura....
mas se quer mesmo fazer isso...... vc já passou no DETRAN
da sua cidade para se informar dos procedimentos ?
No RIO DE JANEIRO...... aqueles jipes que sobem nas favelas
não são homologados, mas tem todos os acessórios de segurança,
acredito que vc deva começar por esse tópico, equipar sua viatura,
só por medidas de segurança, visto que voce vai associar ao seu
restaurante......!!!!!!
:dance::dance: A ideia é boa........ manda chumbo..... quando passar por ai quero
ser cliente seu :dance::dance:
Olá pessoas!
Gostaria da colaboração dos nobres colegas.:concordo:
Estava divagando :putz:sobre um novo serviço em meu restaurante rural, aqui em São José dos Pinhais - PR, seria um passeio por trilhas (na chácara e fora dela, mas perto) com camionetes (F-75 traçada) com bancos concha na caçamba para os clientes que quisessem sair um pouco da rotina e se sujar um pouco.
Seria algo leve, porém com buracos e lama, trilha comum aqui na região.
Não seriam passeios longos, tipo 2h no máximo, entre saída e retorno.
A pergunta é: Alguém do Fórum já homologou um carro nesse estilo?
Alguém conheçe passeios nesse sentido? Podem me passar contatos?
Tentei pesquisar, filtrei resultados, mas ficou muito vago...:oops:
Aguardo pronunciamentos!!!
[] galera!
:mrgreen:
Marcos, existem muitos veículos de carga adaptados para levar passageiros, desde os "paus-de-arara" nordestinos até sofisticadas picapes 4x4. Como neste nosso País, a fiscalização normalmente é do tipo "faz-de-conta", a segurança ou não deste meio de transporte depende mais do senso de responsabilidade do proprietário do que das leis. Já vi veículos bem adaptados, mas a maioria dos que rodam por aí são verdadeiras armadilhas ambulantes, esperando um acidente acontecer.
Como fui vítima de um acidente grave, há vários anos, quando estava, com um grupo, em cima de um caminhão mal adaptado, acidente este que trouxe, além de 3 mortes a lamnetar, muitos problemas para a empresa responsável pela excursão da qual eu participava, vejo sempre com reservas este tipo de veículo, mas sei que, em certos casos, ele é perfeitamente válido, e, às vezes, a única possibilidade para se levar pessoas a algum ponto de acesso difícil.
Como, pelo que sei, as autoridades de trânsito paranaenses são bastante rigorosas e sérias, acho que é recomendável você se informar a respeito junto ao DETRAN local. Lembre-se que, em caso de acidente, você será responsabilizado, quer tenha ou não sido o causador do mesmo.
BoaTrilha
03/11/2008, 18:09
oi marcos,
eu já fiz passeio/trilha com pessoas em ilha bela.
na verdade o que era exigido por cautela é a carteirinha de guia.
quanto a homologação do carro, nem o proprio detran municipal solicitava algo.
lá existem varios tipo de carros que fazem isso, desde lands novas a willys caindo aos pedaços com bancos adaptados e tudo mais.
Nenhuma exigencia era feita neste sentido.
Acho que neste caso vale mais o senso de rensponsabilidade do proprietario.
MarcosSJP
04/11/2008, 09:07
Negreira, Girti e CarlosDalk, obrigado pelo retorno!:palmas:
Já tinha em mente fazer uma adaptação bem feita mesmo, agregando vários fatores de segurança, como os bancos concha, cintos de 4 pontos, capacetes (não de moto, mais simples, menos fechados), santoantônio funcional (não o estético:stop:) e um treinamento rápido com dicas de segurança.:-P
De início tinha pensado em não homologar, mas por questão de responsabilidade, penso em fazê-lo, até porque iria fazer algumas trilhas fora da chácara, e na região tem patrulha constante da Guarda Municipal, responsável pelo trânsito (se bem que eles iriam parar só para ver o carro, e não para encher o saco), mas já viu né...:roll: :parede:
Valeu galera, se tiverem mais informações e até fotos, fiquem à vontade!!
[]'s:dance:
bom...minha opniao..
existem varios lugares turisticos onde passeios a borde de jipes/pick-ups adaptadas levam passageiro nas caçambas p/ visitarem locais de dificil acesso...
raramente se vê alguma com homolgacao etc... a fiscalizacao muitas vezes inexiste e a coisa vai funcionando assim ao longos dos anos..
na minha opniao é grande problema aparece quando tiver algum acidente, basta alguma vitima querer e ela pode fazer disso tudo um circo e complicar a sua vida... se for uma tragedia entao ( com mortes) vira noticiario nos jornais e vc será crucificado...
quanto a homologar, creio que vao colocar tantos impecilhos e regras que o custo ficaria inviavel p/ cara carro...
entao fica a sua escolha... correr o risco ou fazer tudo conforme a regra
T+
Allan Nielsen
04/11/2008, 10:03
Marcos,
No caso de caminhões que transportam boias frias, é sim necessario inspeção e diversos adicionais tais como acesso lateral, cobertura, tacografo etc, além da inspeção de varios itens mecanicos. Infelizmente trata-se de cumprir itens de uma lista, e não propriamente segurança. Mas um item obrigatorio é a CNH categoria "onibus" (acho que D). O nome é transporte precario e é previsto no codigo. Existem hoteis fazendas que esete tipo de passeio com aquele "trenzinho" puxado por trator.
No Rio os "jipes" que transportam turistas, são normalmente Bands ou F75 com bancos laterais veja http://www.jeeptour.com.br/ . Aconselho a vc algum tipo de Sto Antonio ou estrutura tubular para proteger as pessoas e ter local para segurar, e tambem algum seguro que cubra o passageiro em caso de acidente.
Boa sorte
umberto xxxrrr
04/11/2008, 10:07
Olá amigo(s),
Umas dúvidas que me surgiram:
1-Quantas pessoas (por viatura) o amigo pretenderia transportar?
2- A F-85 (militar) pode carregar (legalmente) quantas pessoas?
Isto me faz lembrar daqueles jipes para os Safaris Africanos, sem Santo Antonio, sem cinto de segurança e que levam famosos do mundo inteiro e a segurança está em ultimo na escala de prioridades. Fora o risco eminente de um ataque de algum animal selvagem.
Marcos,
Se fosse você tentaria saber mais sobre a possibilidade de homologação do veiculo e depois avalie a viabilidade.
Num caso de algum incidente ou acidente você terá sempre muita dor de cabeça, mas para evitar uma dor maior faça tudo correto, porque a primeira coisa que será apontada é que o veiculo não era homologado e não passou por nenhuma inspeção de segurança.
Em São Sebastião, há uma empresa que leva hospedes das pousadas para "trilhas" leves de Defender.
Dá uma olhada:
http://www.greenway.com.br/
[]s
MarcosSJP
04/11/2008, 17:15
Galera, muito obrigado pelos retornos! :palmas:
Fabil, pensei também em tocar assim, fazendo as adequações necessárias, com bom senso e segurança, mas sem homologar, mas já viu, vc mesmo cantou a bola... além do que, vou sair da chácara para trilhas por perto dela.
Alla Nielsen, valeu aí pela questão do transporte precário, já imaginava a questão da CNH. Vi o site do jeeptour, mas as trilhas que eles devem fazer com aqueles Toyotões compridões devem ser beeeeem leves, pensei algo mais forte. :rolleyes:
Umberto XXXRRR, para poder entrar em trilhas mais fortes que as do jeeptour :dance:, penso em não alterar o tamanho das F-75, então colocaria tipo, 6 bancos, em duas fileiras de 3, de costas uma para a outra (com os devidos acessórios de segurança). Acredito que a F-85 não deve ser homologada para transporte de várias pessoas, pois eram viaturas militares, para transporte de tropas, que guarda irir parar uma viatura do exército? Quando foram leiloadas, devem ter vindo com capacidade para 2 ou 3 passageiros somente! Posso estar falando besterira, dá uma olhada em um documento dela pra gente aí!
Fernando Teixeira, tive a mesma visão do safári Africano (sem os bichos), mas não dá, o bom senso não deixa, tem que ter segurança. Vou pesquisar no Detran pra ver. :pensativo:
Folgado, valeu aí, o Grenway tinha poucas fotos, mas como vc disse, deve ser para trilhas leves.
Vamos continuar contribuindo aí galera, acho que é um assunto bacana para discutirmos.
[]:concordo:
FLAVIO ACCIOLI
07/11/2008, 16:34
Caro MarcosSJP,
Além de tudo isso que foi dito acima, acho que você deveria ter uma declaração para ser assinado por seus clientes antes de embarcarem na viatura, com local para você anotar o nº do RG , órgão e data de expedição, com dizeres mais ou menos assim:
DECLARAÇÃO
Eu, ..........................................., portador da carteira de identidade RG Nº .....................expedida em (data)...............pelo (orgão)............................, DECLARO, por mim, meus herdeiros e/ou sucessores, para todos os fins, que tenho plena ciência de que o auto placa ............., de propriedade de Marcos .................., e conduzido por..................., trata-se de veículo adaptado para passeios fora de estrada, incluído na categoria TRANSPORTE PRECÁRIO, conforme artigo ..... do Código Nacional de Trânsito, e que o meu embarque no citado veículo é decorrente de minha livre vontade e é de minha inteira e total responsabilidade, isentando seu proprietário e seu condutor de toda e qualquer responsabilidade, civil ou criminal em caso de qualquer evento ou acidente que porventura venha a ocorrer durante todo o tempo em que eu estiver a bordo do mesmo.
SJP-PR, ...../......./........
Ass............................
Test...........................
É só uma opinião - consulte antes um advogado de sua confiança - pois não sei se será suficiente para salvar a sua pele ! :pensativo:
MarcosSJP
10/11/2008, 16:53
Caro MarcosSJP,
Além de tudo isso que foi dito acima, acho que você deveria ter uma declaração para ser assinado por seus clientes antes de embarcarem na viatura, com local para você anotar o nº do RG , órgão e data de expedição, com dizeres mais ou menos assim:
DECLARAÇÃO
Eu, ..........................................., portador da carteira de identidade RG Nº .....................expedida em (data)...............pelo (orgão)............................, DECLARO, por mim, meus herdeiros e/ou sucessores, para todos os fins, que tenho plena ciência de que o auto placa ............., de propriedade de Marcos .................., e conduzido por..................., trata-se de veículo adaptado para passeios fora de estrada, incluído na categoria TRANSPORTE PRECÁRIO, conforme artigo ..... do Código Nacional de Trânsito, e que o meu embarque no citado veículo é decorrente de minha livre vontade e é de minha inteira e total responsabilidade, isentando seu proprietário e seu condutor de toda e qualquer responsabilidade, civil ou criminal em caso de qualquer evento ou acidente que porventura venha a ocorrer durante todo o tempo em que eu estiver a bordo do mesmo.
SJP-PR, ...../......./........
Ass............................
É só uma opinião - consulte antes um advogado de sua confiança - pois não sei se será suficiente para salvar a sua pele ! :pensativo:
Opa, Valeu pela opinião Flavio!
Já tinha em mente uma ficha de inscrição ao passeio, com alguns termos assim, mas não tão completa... valeu pela força, vou acrescer esses ítens e pesquisar com um advogado.
[]'s
Marcos, onde é seu restaurante?
[]´s
MarcosSJP
11/11/2008, 10:20
Marcos, onde é seu restaurante?
[]´s
Opa Fugger
São José dos Pinhais
[]'s
Tio Eddie
11/11/2008, 10:49
Opa, Valeu pela opinião Flavio!
Já tinha em mente uma ficha de inscrição ao passeio, com alguns termos assim, mas não tão completa... valeu pela força, vou acrescer esses ítens e pesquisar com um advogado.
[]'s
Prezado Marcos e demais colegas foristas,
Antes do comentário uma breve apresentação...dentre outras atribuições minhas, sou auditor da ABNT NBR 15331, sistema de gestão da segurança, requisitos, e consultor de implantação do programa aventura segura da ABETA / Mtur / Sebrae.
Vamos lá:
Cada cliente deve preencher uma declaração de conhecimento de risco, onde os riscos devem ser infromados claramente e por escrito, neste documento deve haver a coleta de informações mínimas sobre o cliente como nome completo, endereço, informações médicas, pessoa para contato em caso de emergência, etc...
Neste documento NÃO pode aparecer isenção de responsabilidade, pois segundo o Cód de defesa do Consumidor (CDC) "ao prestador de serviços é imputado o dever de cuidado", e segundo o novo código civil, a responsabilidade pela prestação de serviço é OBJETIVA, não havendo mais a necessidade de nexo de causalidade para que seja inferida culpa/responsabilidade. Ou seja, se vc cobra por um serviço (relação de consumo estabelecida) A RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE É SUA !!!!!
Como sugestão, dê uma olhada na NBR de turismo 4x4 ( www.abnt.net.com.br/mtur ) onde as normas referentes ao turismo de aventura podem ser impressas gratuitamente enquanto da vigência da parceria Mtur/ABNT.
Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos
Atenciosamente
Eddie
MarcosSJP
12/11/2008, 08:40
Valeu pela força Tio Eddie e toda a galera! :palmas:
Já imprimi as normas da ABNT (NBR's 15.383 e 15.453), vai direcionar um pouco e fica clara a questão da responsabilidade da empresa sobre o cliente que contrata os seus serviços.
Como estamos pensando em trilhas não muito radicais, mas também não é só um passeio por estradas de chão, acredito que não teremos problemas se levarmos a questão à serio. :concordo:
Nossos clientes do restaurante procuram fugir do stress das suas atividades urbanas, sendo que uma atividade dessas vai agregar mais atrativos ao meu empreendimento e com certeza vai atender à expectativa deles... (pessoas normais, talvez não as nossas, que somos loucos por trilhas cada vez mais difíceis! :parede: :lol: :mrgreen:)
Mas também é uma questão de iniciar né, com bom senso!
[]'s galera!
Tio Eddie
12/11/2008, 11:22
Marcos,
Sucesso na empreitada e mande os links fotos, etc do teu produto, ajeitamos uma inserção no Aventura Segura!
No mais, faça bem feito que todo mundo ganha!
Qualquer coisa, estou as ordens!
Abraços
Marcos!
Onde te acho em SJP?
Allan Nielsen
12/11/2008, 12:21
Marcos,
mesmo que vc faça tudo 100% e tome todas as precauções, sempre pode existir um mala a fim de aparecer, e num momento de distração sua, "o mala" enfia o chifre numa arvore ou cai da viatura.
Pra vc não ficar perdendo tempo, procure ver com quem já faz este tipo de atividade, quais as precauções que eles tomam, como contrato, seguro etc. Apenas como ex, aqule passeio nas cataratas em Foz.
Boa sorte
Prezado Marcos e demais colegas foristas,
Antes do comentário uma breve apresentação...dentre outras atribuições minhas, sou auditor da ABNT NBR 15331, sistema de gestão da segurança, requisitos, e consultor de implantação do programa aventura segura da ABETA / Mtur / Sebrae.
Vamos lá:
Cada cliente deve preencher uma declaração de conhecimento de risco, onde os riscos devem ser infromados claramente e por escrito, neste documento deve haver a coleta de informações mínimas sobre o cliente como nome completo, endereço, informações médicas, pessoa para contato em caso de emergência, etc...
Neste documento NÃO pode aparecer isenção de responsabilidade, pois segundo o Cód de defesa do Consumidor (CDC) "ao prestador de serviços é imputado o dever de cuidado", e segundo o novo código civil, a responsabilidade pela prestação de serviço é OBJETIVA, não havendo mais a necessidade de nexo de causalidade para que seja inferida culpa/responsabilidade. Ou seja, se vc cobra por um serviço (relação de consumo estabelecida) A RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE É SUA !!!!!
Como sugestão, dê uma olhada na NBR de turismo 4x4 ( www.abnt.net.com.br/mtur ) onde as normas referentes ao turismo de aventura podem ser impressas gratuitamente enquanto da vigência da parceria Mtur/ABNT.
Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos
Atenciosamente
Eddie
Isto faz sentido, uma vez que o prestador de serviços está cobrando e, presumivelmente, lucrando com a atividade, deve ser responsável pela segurança do serviço prestado. É o mesmo raciocínio que torna um restaurante responsável por uma eventual intoxicação do cliente, a empresa de transporte responsável por ferimentos causados aos seus passageiros, etc...
O negócio é tomar todas as precauções possíveis e imagináveis, inclusive, como foi frisado em outra mensagem, contra os "nós cegos" :putz: que, eventualmente, venham a participar de algum passeio!
Otávio Luiz
12/11/2008, 13:23
Marcos, você já pensou em usar jipes normais (CJ, Engesa, Samurai, etc) da galera de SJP?
Conversa com os jipeiros daí, faz um esquema de "alugar" um ou mais jipes da galera, assim os veículos já serão homologados...
Aí é só deixar o povo de sobreaviso pra quando precisar. O Quindim daqui do fórum faz parte do Jeep Clube de Pinhais, é pertinho...
Eu já fui na colônia Mergulhão, é lá seu restaurante?
Bom, é uma idéia.
Otávio Luiz
12/11/2008, 14:39
Opa, agora deu tempo, já estive em seu restaurante, mas estava tão cheio que desisti de esperar...:parede:...só deu pra tomar uns aperitivos...:concordo:
MarcosSJP
12/11/2008, 17:32
Opa Galera!
Valeu pela força aí...
Tio Eddie, Kim, Allan, Girti e Otávio, valeu mesmo, já peguei bastante informação, penso o mesmo sobre os nós-cegos da vida, e já estou pensando em usar CJ's...
Meu irmão, que é meu sócio, já tem uma F-75 de trilha (já enchi o saco dele para abrir um tópico aqui no fórum, mas ele não fez, prefere ficar anônimo :parede:), e a idéia era de arrumar outra para mim e fazer as duas, mas pensando na questão, de CJ fica bacana também e o bicho tá pronto, vou ver se compro o da minha tia, que fica parado por falta de tempo dela usar :parede:
Kim, pra me achar aqui em sanjú é só me mandar uma mp!
[]'s