PDA

Ver Versão Completa : MWM Sprint - Bomba Alimentadora

Rodrigo Pereira
03/11/2008, 15:25
Pessoal,

Alguem sabe se é possível a colocação da bomba alimentadora do MWM 6 cilindros no MWM 4 cilindros??? Há o mecanismo para funcionar a bomba??

Tenho uma bomba aqui, e queria ver se mudaria o rendimento. Pois tenho dois filtros na linha de combustivel e sinto que o motor "pede" mais diesel em alta.

Segue fotos da bomba.

Abraços

A Leoni
03/11/2008, 18:25
Boa tarde Rodrigo,

Tive o mesmo problema em um MWM 6 cilindros, pois a bomba não é montada em todos os motores. Os motores que equipavam a Silverado tinham a bomba e os usados nas F250 não tinham e vinham com um tampão(selo) no local de montagem da bomba. Quando pensei em montar a bomba, descobri que o eixo com o ressalto(came) para acionar a bomba também não existia nos motores montados sem ela. Pensando na dificuldade em montar esse eixo com ressalto, acabei optando por uma bomba alimentadora elétrica, que funciona muito bem e além de tudo facilita a partida e eventual sangria do sistema de injeção. Acredito que na montagem nos 4 cilindros ocorra o mesmo, mas não estou certo.

[]s,

joão k. chikui
03/11/2008, 20:22
Rodrigo
Comprei na Tietê Veículos uma bomba elétrica que é original dos VW Delivery 8-150 e dos 5-140 . Paguei 130,00 BOSCH.

Rodrigo Pereira
04/11/2008, 22:39
Leoni,

Isso foi exatamente oque fiquei sabendo. Que a bomba saiu na Silverado e não mais nas F250. Então é bem provável que o meu 2.8 não tenha o resalto no eixo. Bom, não vou retirar o selo para descobrir.
A respeito da bomba elétrica, adaptei uma a um tempo atraz mas ainda acho que falta diesel em alta. Qual bomba vc esta usando? Vc colocou dosador de combustivel?

João,

Essa bomba elétrica vc comprou para instalar em um dos seus caminhões ou no Jota? Eu nen sabia que esses caminhões tinham bomba elétrica.

Abraços

dalmo cruz torres
16/11/2008, 12:28
não perca tempo, ponha uma bomba de combustível elétrica e pronto. A bomba elétrica, além de durar muito mais que as mecanicas, facilita a sangria do motor e vc pode colocar uma chave escondida para desligá-la evitando que o veículo seja roubado.

A Leoni
16/11/2008, 17:36
Rodrigo,

Desculpe a demora em responder, mas tenho viajado direto. Montar a bomba alimentadora mecânica realmente não é fácil, pelo menos no 6 cilindros e a bomba elétrica funciona muito bem. A bomba que eu usei na minha aplicação foi uma da STANADYNE integrada a um filtro(http://www.stanadyne.com/docs/pubf/99889%20FM%20Brochure.pdf). Na primeira foto do folheto é a que está a esquerda, montada na horizontal sobre o filtro. Aqui no Brasil ela é cara e difícil de encontrar ( a minha veio de fora, onde os $$$$ são bem menores....). No seu caso, tente achar alguma que seja usada numa aplicação semelhante, com uma vazão apropriada para a potência do seu motor.

[]'s

joão k. chikui
16/11/2008, 19:32
Rodrigo
Usei num 23-250

Leoni,

Isso foi exatamente oque fiquei sabendo. Que a bomba saiu na Silverado e não mais nas F250. Então é bem provável que o meu 2.8 não tenha o resalto no eixo. Bom, não vou retirar o selo para descobrir.
A respeito da bomba elétrica, adaptei uma a um tempo atraz mas ainda acho que falta diesel em alta. Qual bomba vc esta usando? Vc colocou dosador de combustivel?

João,

Essa bomba elétrica vc comprou para instalar em um dos seus caminhões ou no Jota? Eu nen sabia que esses caminhões tinham bomba elétrica.

Abraços

RODRIGO REGIANI
22/03/2009, 11:14
opa to querendo saber qual é o tipo de bomba alimentadora posso colocar na f 250 , ou de qual outro veiculo da certo

Elmer_Jeep
25/04/2009, 13:02
Alguém mais utiliza bomba elétrica na F250 ?

Qual o modelo ?

Precisou de dosador ?

[]'s

dalmolin
25/04/2009, 18:28
com bomba eletrica , tem qe cuidar a pressao entre ela e a injetora , nao exceder 0.5 no max 0.8 kg , pois pode estragar o retentor na injetora ....

foi o qe a rasch me passou numa consulta qe eu fiz sobre isso , acabei colocando a bomba mecanica como na foto do 1º post , e o trem fico bao demais ...

a minha F250 , tinha o selo , e tbm o ressalto na injetora , camionete de novembro de 99 modelo 2000..

Elmer_Jeep
25/04/2009, 18:48
com bomba eletrica , tem qe cuidar a pressao entre ela e a injetora , nao exceder 0.5 no max 0.8 kg , pois pode estragar o retentor na injetora ....

foi o qe a rasch me passou numa consulta qe eu fiz sobre isso , acabei colocando a bomba mecanica como na foto do 1º post , e o trem fico bao demais ...

a minha F250 , tinha o selo , e tbm o ressalto na injetora , camionete de novembro de 99 modelo 2000..

Legal, obrigado pela dica.

Meu motor era de uma F250 99/99 também pode ser que tenha o ressalto então.

Pagou quanto na bombinha ?

[]'s

dalmolin
25/04/2009, 19:45
Legal, obrigado pela dica.

Meu motor era de uma F250 99/99 também pode ser que tenha o ressalto então.

Pagou quanto na bombinha ?

[]'sa bombinha foi uns 130,00 , mas a engrenagem caso ela nao tivesse a certa seria 170 $$ ...

ainda o campeao de mechanico , em vez de tira o selo pra ver se tinha ou nao a engrenagem certa, seria 15 min de serviço , tirou fora a injetora :putz: ,na montagem colocou um caninho meio torto e agora tem qe coloca uma arroela de cobre pra vedar... eeeee qe tem mecanico qe num presta nem pra monta bicicleta viu :parede:

T.T. Rex - Tio Balú
25/04/2009, 19:54
Desculpem a intrusão, mas para ser mecânico o indivíduo deveria ter curso no SENAI ou colégio técnico. A meu ver, mecânica é um serviço técnico de grande responsabilidade, e o cara pratica no seu carro por tentativa de acerto e erro, e depois quando dá errado, ou fazem a porcaria, ninguém quer ser responsabilizado.
Por aquí essa bomba (International) custa R$ 125,00.
Att
Tio Balú

Leonel Lousa
25/04/2009, 23:18
A bombinha que comprei, paguei 130,00 aqui em Goiânia, na representante mwm, a minha caminhonete veio com o selo de fábrica, mas sem a engrenagem de ressalto na bomba injetora, morri em mais 200,00. Como ja tinha rancado fora a bomba injetora pra trocar a engrenagem, regulamos ela com a regulagem da Silverado DLX (168 CV), ta puxando que é uma beleza, haja Bf Goodrich, qualquer aceleradinha nas esquinas ela canta grosso.

elmestizo
25/11/2009, 09:30
Senhores,

Qual o ganho depois da referida bomba?

Anthoniusnikos
26/11/2009, 04:24
Senhores,

Qual o ganho depois da referida bomba?

Como assim senhor ? :pensativo:

elmestizo
26/11/2009, 13:10
Ops..

Minha pergunta é para quem instalou a bomba eletrica.. quais são as impressões...

ganhos, reais vantagens, problemas, etc...

CAVESO
14/12/2009, 13:35
Chegay!!!!!!!!!!!!

Só lendo os relatos aqui pois também penso em usar bomba (mecânica ou elétrica) no meu mwm 2.8...

Walter L. L. Casitta
14/12/2009, 13:44
Chegay!!!!!!!!!!!!

Só lendo os relatos aqui pois também penso em usar bomba (mecânica ou elétrica) no meu mwm 2.8...

Acho que o 2.8 já tem essa bomba. Só alguns 6cl não tem...

CAVESO
14/12/2009, 13:55
Walter,

O meu motor é dos mais novos (que saiu sem bomba alimentadora).

Há um papo de que colocando bomba bomba elétrica melhoraria o desempenho do motor em baixa rotação...

Loras
13/12/2011, 20:25
E então?

Alguma experiência dos colegas com essa alimentação "extra" para o MWM?

Abs.

dsamaz
13/12/2011, 21:42
Loras, tudo bem?
Está merecendo uma pá de ouro ha ha... Este tópico parou em 2009...

Sobre sua dúvida, e sobre seu questionamento em outro tópico sobre bomba elétrica, vamos lá.
Você precisará:
- 1 bomba elétrica Gauss da mais barata (compra na Pemaza). Deve ser uns 40 a 50 reais.
- 2 braçadeiras (compre uma bomba fácil de instalar braçadeira e mangueiras dos dois lados dela - pesquise com o vendedor)
- mangueira (uns 30cm) na medida da conexão da bomba

Obs: não compre daquelas bombas que não dá para instalar mangueira na base delas.
Pegue um ponto antes da bomba injetora para inserir o sistema.

Para ligá-la, você pode pegar o mesmo positivo do selenóide da bomba (lógico que deve ser via relé). Não dá para ligar direto a bomba sem relé, pois poderá romper fusíveis.

Aconstume-se a puxar diesel com a boca e não deixe faltar no tanque, para não entrar ar na linha, pois estas bombas elétricas não conseguem sugar direito quando elas perdem o fluxo, entendeu?

Daniel

Mensagem de Loras:
"Amigos,

Alguém com experiência na adaptação de uma bomba elétrica extra entre o tanque de combustível e a bomba injetora (como uma bomba alimentadora)?

Funciona? Tem fotos?

Obrigado.

Abraços, "

Loras
13/12/2011, 21:52
Daniel,

Entendi.

Mas modifica mesmo o desempenho?

Não precisa de dosador?

Qual a pressão de trabalho dessa bomba extra? Quanto recomenda?

Abs.

Elmer_Jeep
14/12/2011, 11:10
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/54623-preparacao-mwm-sprint-3.html#post1439681

[]'s

Loras
14/12/2011, 13:14
Elmer,

Eu li aquele tópico... mas além da mesma referência ao blog do Rodrigo, nenhuma novidade.

Abraço,

Miranda
16/12/2011, 02:58
Cuidado moçada, se nao instalar um dosador junto, rapidinho mandam a bomba pro espaço!
nao pode chegar nem em 1bar de pressão.. o ideal seria entre 0,5 e 0,7!

Loras
16/12/2011, 03:02
Certo! Entendi.

Mas alguém tem alguma experiência prática para mostrar?

Fotos? Como regulo a pressão pós dosador?

Qualquer modelo serve?

Abs.

Pablo_51
28/06/2012, 22:14
Sei que vou desenterrar, mas preciso! hehehe

Achei em casa hj uma bomba elétrica do monza.. .nova, na caixa.. .o pai tinha comprado muito tempo atrás p/colocar numa adaptação que estávamos fazendo..
Então, dá p/usar? Ou é muita pressão? Só com dosador p/usar?
O Sprint 2.8 2001 vem com o ressalto p/bomba mecânica?
E se alguém tiver fotos da adaptação melhor!

Abraços!

zoega
29/06/2012, 18:32
Sei que vou desenterrar, mas preciso! hehehe

Achei em casa hj uma bomba elétrica do monza.. .nova, na caixa.. .o pai tinha comprado muito tempo atrás p/colocar numa adaptação que estávamos fazendo..
Então, dá p/usar? Ou é muita pressão? Só com dosador p/usar?
O Sprint 2.8 2001 vem com o ressalto p/bomba mecânica?
E se alguém tiver fotos da adaptação melhor!

Abraços!

Dá pra usar sim, mas TEM que colocar dosador...
Tipo esse:
Dosador De Combustível Hp Turbo Aspirado Regulador Pressão - R$ 40,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429242342-dosador-de-combustivel-hp-turbo-aspirado-regulador-presso-_JM)

[]'s

Pablo_51
02/07/2012, 12:55
Dá pra usar sim, mas TEM que colocar dosador...
Tipo esse:
Dosador De Combustível Hp Turbo Aspirado Regulador Pressão - R$ 40,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429242342-dosador-de-combustivel-hp-turbo-aspirado-regulador-presso-_JM)

[]'s

Só fiquei com uma dúvida.. .dá p/usar a elétrica ou a mecânica?
Abraço!

DieselPower
15/11/2012, 22:18
Mais alguém está utilizando a bomba elétrica?
Conevrsei com alguns proprietários de F250 e de S10 que instalaram a Bomba Alimentadora Mecânica acionada via BI e todos disseram que a melhora é grande...
Mas fui dar uma olhada na minha BI e ela não possui o selo atrás, ou seja, não existe a possibilidade de instalá-la...
Sendo assim, estou a cada dia mais inclinado em utilizar uma bomba elétrica entre o tanque e a BI.
Se possível, gostaria que aqueles que utilizam bomba alimentadora mecânica ou elétrica expusessem aqui as diferenças sentidas.
Abraço a todos!

PS.: Aqui tem um tutorial: Melhorando a alimentação do motor MWM 2.8 Sprint 4.07 [Tutorial] - Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/melhorando-a-alimentacao-do-motor-mwm-2-8-sprint-4-07-tutorial/)

CAVESO
16/11/2012, 00:00
Isso também me interessa, mas ainda não descobri qual bomba é a ideal pra ser usada?

DieselPower
17/11/2012, 19:41
Isso também me interessa, mas ainda não descobri qual bomba é a ideal pra ser usada?

Caveso,
Pelo o que andei pesquisando, qualquer bomba elétrica automotiva será capaz de manter a pressão necessária.
Sendo assim, penso em ir até uma loja de auto-peças e ver qual a mais barata. Um colega citou que pagou R$ 45,00 em uma e está funcionando perfeitamente.
Mas acredito que um dosador HP será necessário para evitar pressão excessiva na entrada da BI, bem como uma tubulação de retorno deste dosador até o tanque.
Quem se candidata a ser o primeiro?

CAVESO
18/11/2012, 00:18
O rodrigo do clube da camper usa uma bomba elétrica na dele com motor sprint.

Perguntei a ele uma vez qual bomba usava e ele disse que não se lembrava (??????) de qual era...........

DieselPower
18/11/2012, 10:42
O rodrigo do clube da camper usa uma bomba elétrica na dele com motor sprint.

Perguntei a ele uma vez qual bomba usava e ele disse que não se lembrava (??????) de qual era...........

Caveso,
Pede pra ele postar as impressões aqui neste tópico.
Abraço.

Elmer_Jeep
21/11/2012, 10:42
Caveso,
Pede pra ele postar as impressões aqui neste tópico.
Abraço.

Aqui o relato:
CJ CHECK-UP news: Alimentando MWW (http://cjcheckup.blogspot.com.br/2009/12/alimentando-mww.html)

[]'s

CAVESO
21/11/2012, 13:27
Valeu Elmer!

Era isso que eu estava procurando..rsss

rub
05/03/2013, 08:09
Amigos,

Alguem conseguiu instalar a bomba elétrica no motor MWM Sprint 2.8 TD?
Qual seria o melhor, um dosador ou um regulador de pressão igual do Troller que fica na saida da bomba?
Alguem tem alguma sugestão de bomba elétrica para este motor?

Exemplo: Monza, Santana, caminhão VW Delivery 8-150 etc...

Desde já agradeço pela ajuda,

Rubens

MARCELO TAGLIARI
20/12/2016, 14:10
ola eu comprei esse do vw 5.150 mas vou tentar por na f250 3.9 a eletrônica que tem vês que ela não pega dai ponha dai se da umas bombadas na bombinha alimentadora dai ela pega e fica normal, dai estalei ontem mas ela da sobre carga de combustivel e joga diesel perto do modulo dai eu pensei no dosador alguem pode me ajudar?????

Marcelo Corradi
20/12/2016, 14:41
ola eu comprei esse do vw 5.150 mas vou tentar por na f250 3.9 a eletrônica que tem vês que ela não pega dai ponha dai se da umas bombadas na bombinha alimentadora dai ela pega e fica normal, dai estalei ontem mas ela da sobre carga de combustivel e joga diesel perto do modulo dai eu pensei no dosador alguem pode me ajudar?????

Xará, colocar a bombinha eletrica não é a solução ideal. Você vai estar apenas mascarando o defeito principal.
Essa dificuldade na partida do Cummins é comum, e geralmente está relacionada com entrada de ar. Primeiro passo é colocar filtro de combustível original, marca Fleetguard. Outras marcas costumam dar entrada de ar. Se não resolver, dê uma olhada no cabeçote do filtro de combustível. Ele também costuma dar entrada de ar num reparo que tem naquela bombinha manual. Por último se não resolver, mande retirar a bomba de combustível e testá-la. A bomba de baixa que puxa o combustível do tanque pode estar fraca.
Quando você retirar o filtro de combustível, se o nível de diesel dentro dele estiver baixo é um sinal que o problema é entrada de ar mesmo.

MARCELO TAGLIARI
21/12/2016, 19:43
Xará, colocar a bombinha eletrica não é a solução ideal. Você vai estar apenas mascarando o defeito principal.
Essa dificuldade na partida do Cummins é comum, e geralmente está relacionada com entrada de ar. Primeiro passo é colocar filtro de combustível original, marca Fleetguard. Outras marcas costumam dar entrada de ar. Se não resolver, dê uma olhada no cabeçote do filtro de combustível. Ele também costuma dar entrada de ar num reparo que tem naquela bombinha manual. Por último se não resolver, mande retirar a bomba de combustível e testá-la. A bomba de baixa que puxa o combustível do tanque pode estar fraca.
Quando você retirar o filtro de combustível, se o nível de diesel dentro dele estiver baixo é um sinal que o problema é entrada de ar mesmo.

então xara acabei pagando pra por mesmo a camionete mudou da água pro vinho eu indico por fica uma mel párese que ela ficou ate mais esperta nas retomada e todas estas coisas que você sitou ai eu já tinha feito e não era todas as vezes mas la alguma vez ela afogava do nada tipo um apagão e tinha vez que ela negava de pegar ou nao pegava sem bombar na bombinha do filtro agora ficou top ate agora apresenta ser outra camionete

Marcelo Corradi
22/12/2016, 00:06
então xara acabei pagando pra por mesmo a camionete mudou da água pro vinho eu indico por fica uma mel párese que ela ficou ate mais esperta nas retomada e todas estas coisas que você sitou ai eu já tinha feito e não era todas as vezes mas la alguma vez ela afogava do nada tipo um apagão e tinha vez que ela negava de pegar ou nao pegava sem bombar na bombinha do filtro agora ficou top ate agora apresenta ser outra camionete

Ótimo que deu certo. Mas o carro sai de fábrica funcionando sem a bomba auxiliar, então como eu disse ela está apenas mascarando algum problema. Fica de olho pra não aparecer algo mais grave depois.
Você colocou o dosador?

Guima-MS
23/06/2018, 17:07
Bom , comprei um MWM 2.8 pra colocar na minha dodge e ja queria dar um UP nele , posso colocar a bomba auxiliar dentro do tanque ( no V6 Gasolina usava bomba dentro do tanque) , ou e melhor instalar externa ?