PDA

Ver Versão Completa : Vazamento oleo cambio

ferchina
03/11/2008, 12:56
Camaradas, ta vazando óleo do cambio não consegui identificar ao certo o local, só vaza qdo esta andando...pensei no rentetor do eixo q liga a cx d redução, mas limpei tudo e observei q tem um tampão de plástico ou borracha bem abaixo do eixo e parece q vem d lá, esse tampão parece ser colado, alguém sabe c e possível vazar óleo desse tampão? caso for o retentor será q e possível trocar sem retirar o cambio?
:concordo:

Flugêncio
03/11/2008, 13:13
Camaradas, ta vazando óleo do cambio não consegui identificar ao certo o local, só vaza qdo esta andando...pensei no rentetor do eixo q liga a cx d redução, mas limpei tudo e observei q tem um tampão de plástico ou borracha bem abaixo do eixo e parece q vem d lá, esse tampão parece ser colado, alguém sabe c e possível vazar óleo desse tampão? caso for o retentor será q e possível trocar sem retirar o cambio?

Ferchina,

É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.

ferchina
03/11/2008, 15:48
Ferchina,

É possível que seja pelo tampão sim, isso muitas das vezes ocorre porque o parafuso da quinta marcha folgou. Dá pra trocar o retentor sem retirar a caixa, mas dá um trabalinho, principalmente pra soltar a luva onde é fixado o acoplamento elástico.

Oi Flugêncio, vc clareou minha cabeça....mas vc sabe c esse tambão e só encaixado? parece q ele ta colado com silicone vermelho..acho q so alavancar ele!?

Revoltz
03/11/2008, 16:13
Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.

ferchina
03/11/2008, 16:35
Gente o meu niva tb tem este mesmo vazamento e detalhe não engata mais solta a 5º marcha, mais meu vaza parado tb fica uns pingo la no chão, me cobrarão 300, reais so para tirar e ve o que esta acontecendo, como deu todo o rolo de doc no meu Niva estou resolvendo os doc para depois seguir disso, o chato é nao ter 5 e fico com medo desse oleo esvazioar e perder todo o cambio, se bem que ja mandei completar.

Revoltz, logo qdo paro o Niva ele pinga um puco e depois para, nossa 300,00 e mto caro, eu paguei 300,00 de mão de obra para trocar os rolamentos do cambio e retentores, tenta dar uma fuçada para ver, no meu caso eu mesmo vou tentar mexer nele, tirando a caixa de redução e com a ajuda dos camaradas aqui do forum.

Revoltz
03/11/2008, 16:44
Então o meu é assim tb da uns pingoooss depois para mais pinga :( pois é 300 pau so para tirar e ve o que ta acontecendo, como não entendo nada fico super rendido nessas horas :( o problema é que fui viajar para bauru com ele de sor-bau 260 Km foi normal com 5º e tudo :) na volta que começou a escapara 5º espero tb resolver isso logo e te desejo toda a sorte com o cambio até por que logo quero ter esta coragem tb :)

Flugêncio
03/11/2008, 16:57
Oi Flugêncio, vc clareou minha cabeça....mas vc sabe c esse tambão e só encaixado? parece q ele ta colado com silicone vermelho..acho q so alavancar ele!?

Ferchina,
O tampão é encaixado, mas com o tempo pode ressecar e começar a vasar, existe um retentor que fixa ele no lugar impedindo que ele saia de lá, na Sarancar vc encontra.
Bom seria retirá-lo e recolocá-lo com aquela veda junta pra motores VW a ar, não esquecendo de verificar o aperto do parafuso da quinta marcha.

Pra ajudar, este site tem umas boas dicas para aqueles que querem conhecer e desafiar uma "caja de cambios":
http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=listarticles&secid=10

JuniorScartezini
03/11/2008, 21:43
O meu estava vazando por cima, os parafusos da alavanca estavam praticamente soltos, dei sorte de descobrir antes de que algum caísse para dentro das engrenagens, se isso ocorresse o prejuízo seria grande.
Abraços

Soldier
03/11/2008, 22:12
Ferchina,

No meu caso, semana passada, vazou muito óleo de uma vez só... em frente a Alternativa 4x4... foi esse famigerado parafuso da 5a marcha que soltou e quebrou... aí empurrou o selo pra fora... sorte que foi praticamente dentro da oficina que aconteceu o problema :rolleyes: ...

Na alternativa me cobraram R$160,00 pra abrir, trocar o parafuso e colocar outro selo e já achei caro :parede:... e pra diagnosticar isso não é preciso descer o câmbio:discordo:...

O risco do câmbio funcionar sem ou com pouco óleo é praticamente o mesmo de o motor funcionar desta forma... o motor chega uma hora que funde... e o câmbio uma hora vai moer... aí sim vai ficar caro :rolleyes:

[]s e boa sorte :concordo:

ferchina
04/11/2008, 17:35
Camaradas, alguem sabe como remover este selo, será q posso furar ele para tirar?

Marcio Rossetto
04/11/2008, 18:51
Algumas dicas

Querou o parafuso da quinta Marcha ?

Muitas vezes da para tirar ele sem abrir a bunda do cambio .

Tira o selo fora , original so é encaixado , se bater do lado dele com jeito ele sai , senão conseguir , destroi ele com uma chave de fenda , mete o martelo .

Esgota todo o óleo , de preferencia quando o cambio ainda quente .

Tira a caixa de redução

Tira o acoplamento de boracha desparafusando o cardã .

Puxa o cambio para baixo e calça com uma ferremanta no assoalho de modo que ele fique inclinado para voce . Observe que o motor inclina .

Com uma lanterna olha dentro do eixo a ponta que quebrou , verifique o pedaço do parafuso que ficou dentro do eixo .

Com uma chave de fenda bem fina , tenta tirar ele com calma e paciência .

Em 80% dos casos o pedaço que ficou dentro do eixo esta soltinho .

Tira o pedaço quebrado, coloca o parafuso novo, aperta e um abraço.

JuniorScartezini
04/11/2008, 18:57
Camaradas, alguem sabe como remover este selo, será q posso furar ele para tirar?
Amigo se vc furar vai estragar a peça.:discordo:
Faz isso não.
Abraços

JuniorScartezini
04/11/2008, 19:07
Pegue uma chave de fenda bem fininha e vai tirando aos poucos pela lateral, pra você não perder o selo, agora se tiver cola pra motor, aí dificulta.
Lembre-se esse selo não é fácil de se encontrar, provavelmente só usado.

Soldier
04/11/2008, 19:27
Pegue uma chave de fenda bem fininha e vai tirando aos poucos pela lateral, pra você não perder o selo, agora se tiver cola pra motor, aí dificulta.
Lembre-se esse selo não é fácil de se encontrar, provavelmente só usado.

Júnior... não penso assim :discordo:... como eu disse antes, comprei na Alternativa por 25 mangos o novo... :rolleyes:

E se o velho já está vazando :stop:... melhor dar um fim e colocar um novo... :wink:

[]s :concordo:

JuniorScartezini
04/11/2008, 19:29
Júnior... não penso assim :discordo:... como eu disse antes, comprei na Alternativa por 25 mangos o novo... :rolleyes:

E se o velho já está vazando :stop:... melhor dar um fim e colocar um novo... :wink:

Soldier, você não estaria confundindo com o retentor de saída?
Abraços

Soldier
04/11/2008, 20:14
Soldier, você não estaria confundindo com o retentor de saída?
Abraços

:discordo:... é o selo do cambio... 5a marcha ;-)

JuniorScartezini
04/11/2008, 20:19
:discordo:... é o selo do cambio... 5a marcha ;-)

Pois ontonce, eles podem preparar as vendas se brincar só lá dispõem dessa peça, pode pesquisar pra você ver.
Digo isso porque vendo peças, e sei o quão difícil é achar esse selo.
Concordo com vc no tocante a trocar uma peça defeituosa por uma nova, entretanto se esta peça pode ser restaurada evitando um gasto desnecessário, nada mais justo do que economizar numa época tão difícil economicamente.:concordo:

[ ]'s :concordo::concordo:

ferchina
04/11/2008, 23:14
Não consegui tirar o selo com chave de fenda ele esta colado com silicone, acho q é esse http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1479

Flugêncio
05/11/2008, 08:07
Não consegui tirar o selo com chave de fenda ele esta colado com silicone, acho q é esse http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1479
Ferchina,
Esse mesmo, bom trabalho.

ferchina
08/11/2008, 13:27
Camaradas, limpei bem o cambio e para minha surpresa o vazamento não vem do selo :putz: :parede: :oops:, heheh....ele esta vindo da parte de cima do cambio, onde entra a alavanca, na base tem uma chapa parafusada, os parafusos estavam solto, tava p apertar com a mão, apertei eles, agora e só observar c vai parar.
Agradeço aos camaradas pelas dicas.

Revoltz
08/11/2008, 13:33
Olá ferchina, vc chegou a desmontar o cambio pode dar umas dicas ??? acha que um principante da conta?

JuniorScartezini
08/11/2008, 18:40
Camaradas, limpei bem o cambio e para minha surpresa o vazamento não vem do selo :putz: :parede: :oops:, heheh....ele esta vindo da parte de cima do cambio, onde entra a alavanca, na base tem uma chapa parafusada, os parafusos estavam solto, tava p apertar com a mão, apertei eles, agora e só observar c vai parar.
Agradeço aos camaradas pelas dicas.
Comentei sobre isso no início do tópico, vc pode conferir:

Postado originalmente por JuniorScartezini:
O meu estava vazando por cima, os parafusos da alavanca estavam praticamente soltos, dei sorte de descobrir antes de que algum caísse para dentro das engrenagens, se isso ocorresse o prejuízo seria grande.
Abraços

:concordo::concordo:

JuniorScartezini
08/11/2008, 18:44
Olá ferchina, vc chegou a desmontar o cambio pode dar umas dicas ??? acha que um principante da conta?
Amigo se o seu problema for o mesmo, basta vc verificar se a alavanca balança demasiadamente, daí, basta vc retirar aquele console das alavancas, o grande, em seguida retire o suporte e coifa da alavanca de marchas, daí com muito cuidado vc aperta os parafusos de fixação, cuidado pra não deixar nenhum cair lá dentro, se cair vc tah na "m".
Qualquer dúvidas grite.
Abraços.

Obs: Tem no meu blog os procedimentos quando eu arrumei esse problema na minha viatura.

ferchina
10/11/2008, 10:12
Puxa, verdade em Junior :D.

Revoltz, se vc tem paciencia, algumas ferramentas e com a ajuda dos camaradas aqui do forum, vc faz sussegado...não cheguei a desmontar o cambio, para verificar se é o selo, basta remover a travessa que segura o cambio, ela tem 2 parafusos cada lado e tem um coxim central com duas porcas presa ao cambio, e para verificar por cima, basta seguir o procedimento passado pelo Junior.
A primeira vez ficamos meio receiosos, mas depois vc vai fazer de olhos fechados e cada vez mais vai se aventurar no Niva, acho q a unica coisa q ainda não removi do Niva foi o motor, por falta de ferramenta.:putz::lol:

JuniorScartezini
10/11/2008, 14:12
Puxa, verdade em Junior :D.

Revoltz, se vc tem paciencia, algumas ferramentas e com a ajuda dos camaradas aqui do forum, vc faz sussegado...não cheguei a desmontar o cambio, para verificar se é o selo, basta remover a travessa que segura o cambio, ela tem 2 parafusos cada lado e tem um coxim central com duas porcas presa ao cambio, e para verificar por cima, basta seguir o procedimento passado pelo Junior.
A primeira vez ficamos meio receiosos, mas depois vc vai fazer de olhos fechados e cada vez mais vai se aventurar no Niva, acho q a unica coisa q ainda não removi do Niva foi o motor, por falta de ferramenta.:putz::lol:
Concordo plenamente, quanto mais futrica, mais confiança adquire e conseqüentemente irá futricar mais ainda, e mais distante ficará dos tacanhos miseráveis.:concordo::concordo::concordo:
Abraços...

mar.celo
16/04/2011, 00:10
Camaradas,

Já levei umas 3 vezes ao mecânico mas o vazamento não para, o pior é fica no mecânico parado e não vaza mas é só chegar em casa que começar a pingar. Além do que foi dito anteriormente, alguma outra sugestão?

Sds