PDA

Ver Versão Completa : Alinhadores de pastilhas



FG2N
02/11/2008, 20:52
Olá,

na minha sportage está faltando um dos alinhadores de pastilhas - "presilhas" - e por isso está fazendo um barulho chato pra caramba quando ocorre alguma trepidação ou quando eu freio.

Andei procurando o alinhador original, mas está difícil de conseguir. Já li em algum lugar que os alinhadores do Golf antigo servem na Sportage. Parece que barulhos nas pastilhas das Sportages são um caso crônico, e que o culpado é exatamente o alinhador original.

A pergunta é: alguém aqui já substituiu os alinhadores de pastilha originais por outro, e resolveu o problema dos ruídos?


Obrigado!!

cacanakagi
02/11/2008, 21:00
Olá,

na minha sportage está faltando um dos alinhadores de pastilhas - "presilhas" - e por isso está fazendo um barulho chato pra caramba quando ocorre alguma trepidação ou quando eu freio.

Andei procurando o alinhador original, mas está difícil de conseguir. Já li em algum lugar que os alinhadores do Golf antigo servem na Sportage. Parece que barulhos nas pastilhas das Sportages são um caso crônico, e que o culpado é exatamente o alinhador original.

A pergunta é: alguém aqui já substituiu os alinhadores de pastilha originais por outro, e resolveu o problema dos ruídos?


Obrigado!!
Você deve estar falando das presilhas que prendem as pastilhas. Olha, eu não entendo muito de freio porém o pessoal costuma usar silicone de alta temperatura pra colar a pastilha de freio pois algumas presilhas realmente são muito difíceis de encontrar.

FG2N
03/11/2008, 07:54
São dessas presilhas mesmo que eu estou falando.

Eu comentei com meu mecânico sobre essa solução com silicone, mas ele levantou uma questão que é preciso levar em consideração. "Não acho seguro a longo prazo, pois as pastilhas precisam "trabalhar", e o silicone pode atrapalhar seu desempenho".

Valew!!
Felipe Nascimento

DouglasMac
05/11/2008, 03:36
Meu, tive o mesmo problema aí,
-tirei a que a VTR tinha, fui com ela em mãos em uma boa loja e encontrei uma que sirviu;
-tem umas novas que já vem com estas travas na embalagem, não me lembro a marca.
-Tem umas muito parecidas, é questão de ser criativo.
Tenta isso. Vai dar certo.
Boa sorte.

Nava
07/11/2008, 23:38
Amigo, pegue a outra que vc tem e comece a dobrar arame até fazer a outra igual, pois sao fáceis de fazer com duas alicates boas e paciencia. Resolva isso em casa...

cacanakagi
08/11/2008, 09:38
Amigo, pegue a outra que vc tem e comece a dobrar arame até fazer a outra igual, pois sao fáceis de fazer com duas alicates boas e paciencia. Resolva isso em casa...
É, não deixa de ser uma opção... Porém o correto é pegar um arame mais duro (tipo aço) fazendo a têmpera pra ele ficar mais rígido....

Júlio C. A. Santos
08/11/2008, 15:56
Acabei comprando as presilhas originais, mas eu estava tentando "fabricar" elas em casa mesmo, com um raio de bicicleta de aço inox na medida 265 x 2.0. Fui competidor de mountain bike por muitos anos e sei como esses raios são resistentes.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Nava
09/11/2008, 10:24
Olha gente, sinceramente eu não achei que esse aço é temperado nao...outro dia tava revisando o carro e se puxar deforma facinho...entao, qq arame de bom diamentro resolve, pois é para alinhar e nao para fixar nada.

cacanakagi
15/11/2008, 11:13
Acabei comprando as presilhas originais, mas eu estava tentando "fabricar" elas em casa mesmo, com um raio de bicicleta de aço inox na medida 265 x 2.0. Fui competidor de mountain bike por muitos anos e sei como esses raios são resistentes.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96
Poxa Julio, tb praticava XtremeCountry, e gostei da sua idéia cara... Esse metal parace ser algo bem próximo do que estão procurando aí....

Chico Almeida
14/10/2009, 22:48
Acabei comprando as presilhas originais, mas eu estava tentando "fabricar" elas em casa mesmo, com um raio de bicicleta de aço inox na medida 265 x 2.0. Fui competidor de mountain bike por muitos anos e sei como esses raios são resistentes.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Fala Julio.

Vasculhando o fórum, achei esta sua "quase" solução e veio bem a calhar. Vc teria um desenho com as medidas ou uma foto desta presilha e como ela é instalada??? A minha Sport não nada de presilha e, quando ando em paralelo ou algum lugar mais buraquento, parece que tem uns chocalhos nas rodas, aí fui verificar e não encontrei nenhuma presilha (nem pra fazer remédio... eheheheh).

Abraço,:concordo:

Júlio C. A. Santos
14/10/2009, 23:10
Chico,

Na verdade eu tentei “fabricar” essas presilhas em casa, mas é bem difícil fazer isso sem uma presilha nova original pra copiar. No fim acabei comprando as originais na Kia por R$ 86,00 o jogo. Mas depois de alguns meses vai voltar fazer um pouco de barulho ainda.

Abraço :concordo:

Chico Almeida
16/10/2009, 21:46
Chico,

Na verdade eu tentei “fabricar” essas presilhas em casa, mas é bem difícil fazer isso sem uma presilha nova original pra copiar. No fim acabei comprando as originais na Kia por R$ 86,00 o jogo. Mas depois de alguns meses vai voltar fazer um pouco de barulho ainda.

Abraço :concordo:

Fala, Julio boa noite.

Tem como vc fotografar esta presilha no lugar??? Fui ver na Kia e só importando!!!!
Vou tentar fazer com raio de bicicleta como vc tentou!!!!!

Abraços :concordo:

Lucena04
16/10/2009, 22:11
Fala, Julio boa noite.

Tem como vc fotografar esta presilha no lugar??? Fui ver na Kia e só importando!!!!
Vou tentar fazer com raio de bicicleta como vc tentou!!!!!

Abraços :concordo:
Chico,
na minha o mecânico colocou silicone de alta temperatura e parou o barulho mas se vc não quer colocar silicone tenta as presilhas do Golf antigo ou do Gol GII (do Gol deve ser mais barato e fácil de achar) li em um tópico que dá certo.
:concordo:

Júlio C. A. Santos
17/10/2009, 00:38
Chico,
na minha o mecânico colocou silicone de alta temperatura e parou o barulho mas se vc não quer colocar silicone tenta as presilhas do Golf antigo ou do Gol GII (do Gol deve ser mais barato e fácil de achar) li em um tópico que dá certo.
:concordo:


Olá Lucena,

Eu li a mensagem sobre as presilhas do Gol na época que minha Sportage estava sem as presilhas originais. Comprei as presilhas do Gol uma vez, e estão guardadas até hoje, não deram certo :discordo:. Eu gostaria que alguém tirasse fotos das presilhas do Gol instaladas em uma Sportage, será que dão certo mesmo? :pensativo:


Chico,

Pode deixar, vou tirar fotos das presilhas.

Abraço :concordo:

Lucena04
17/10/2009, 02:09
Olá Lucena,

Eu li a mensagem sobre as presilhas do Gol na época que minha Sportage estava sem as presilhas originais. Comprei as presilhas do Gol uma vez, e estão guardadas até hoje, não deram certo :discordo:. Eu gostaria que alguém tirasse fotos das presilhas do Gol instaladas em uma Sportage, será que dão certo mesmo? :pensativo:
:concordo:
Olá Julio,
vc chegou a tentar a presilha do golf antigo tb?
Até

Chico Almeida
18/10/2009, 12:18
Bom dia, Julio e Lucena.

Pois é pessoal, vou ficar no aguardo das fotos do Julio pra ver se consigo resolver o "causo"!!! Não pretendo colocar o silicone pois meu meca acha que pode dar outro tipo de galho!!! Estive olhando o sistema mas não consegui visualizar uma presilha ali!!! Depois de resolver isso, estou pensando em instalar o sistema à disco traseiro, tenho guardado um par de pinças de Tempra que iria instalar no meu Niva mas resolvi vender o Russo e, li aqui no fórum uma adaptação dessas e confesso que fiquei tentado!!!! Não consigo deixar meus carros queitos...eheheheheh

Abraços a todos,

Roberto rodrigues
18/10/2009, 17:05
[QUOTE=Chico Almeida;1007315]Fala Julio.

Ola amigo tenho uma duvida peço achuda .....
Meu nome e Roberto , minha sport ta com motor beleza ,mais no asfalto falta força nas retomadas de marcha se eu deixo cair um pouco a velocidade tenho que voltar terceira marcha acelerar ate uns 4.500 rpm , e na quarta marcha dependendo da subida ela nao vai , e isso eu to falando nao e morro pesado nao , e subida que meu palio sobe de quarta tranquilo puxando . Tenho ela a uns 3 meses nunca mexi esta super conservada 2 dono , me disseram que e assim mesmo mais nao pode ser , um motorzao 2.0 16v a gasolina seu ano 97 . Ce tiver uma dica para me dar fiarei feliz ..... obrigado!.....:putz:

Chico Almeida
19/10/2009, 20:15
[QUOTE=Chico Almeida;1007315]Fala Julio.

Ola amigo tenho uma duvida peço achuda .....
Meu nome e Roberto , minha sport ta com motor beleza ,mais no asfalto falta força nas retomadas de marcha se eu deixo cair um pouco a velocidade tenho que voltar terceira marcha acelerar ate uns 4.500 rpm , e na quarta marcha dependendo da subida ela nao vai , e isso eu to falando nao e morro pesado nao , e subida que meu palio sobe de quarta tranquilo puxando . Tenho ela a uns 3 meses nunca mexi esta super conservada 2 dono , me disseram que e assim mesmo mais nao pode ser , um motorzao 2.0 16v a gasolina seu ano 97 . Ce tiver uma dica para me dar fiarei feliz ..... obrigado!.....:putz:
Boa noite, Roberto.
Rapaz, não tenho como ajudar muito além do básico :pensativo:. Já verificou velas, cabos, sistema eletrônico, etc...??? Minha Sport é diesel não turbinada e estou com ela há 2 meses apenas e, se der algum galho tambem vou recorrer aos amigos aqui do fórum!!! Pode ter certeza que alguem vai ajudar. Grita forte aí que o pessoal vai ouvir.... eheheheheh
Um abraço e melhoras pra Sport,:concordo:

Marcos Vaz
21/10/2009, 12:47
[QUOTE=Chico Almeida;1007315]Fala Julio.

Ola amigo tenho uma duvida peço achuda .....
Meu nome e Roberto , minha sport ta com motor beleza ,mais no asfalto falta força nas retomadas de marcha se eu deixo cair um pouco a velocidade tenho que voltar terceira marcha acelerar ate uns 4.500 rpm , e na quarta marcha dependendo da subida ela nao vai , e isso eu to falando nao e morro pesado nao , e subida que meu palio sobe de quarta tranquilo puxando . Tenho ela a uns 3 meses nunca mexi esta super conservada 2 dono , me disseram que e assim mesmo mais nao pode ser , um motorzao 2.0 16v a gasolina seu ano 97 . Ce tiver uma dica para me dar fiarei feliz ..... obrigado!.....:putz:

Bom dia Roberto,

Vou responder sua dúvida no tópico MOTRO E TRANSMISSÃO.

Abraços
Marcos Vaz

Edintruder
21/10/2009, 17:42
Existe um spray que serve justamente para evitar esse tipo de ruído por vibração das pastilhas. Pode ser usado inclusive tinta esmalte ou tinta óleo pois quando seca acaba grudando as pastilhas na pinça de freio. Um pingo de cola epóxi também ajuda, mas por ser rígida com o tempo acaba soltando. A cola de silicone realmente é uma boa opção. Cola de junta de motor (3M) deve servir também.

Chico Almeida
22/10/2009, 15:21
Chico,

Na verdade eu tentei “fabricar” essas presilhas em casa, mas é bem difícil fazer isso sem uma presilha nova original pra copiar. No fim acabei comprando as originais na Kia por R$ 86,00 o jogo. Mas depois de alguns meses vai voltar fazer um pouco de barulho ainda.

Abraço :concordo:
Fala Julio, boa tarde.

Vc conseguiu fazer as fotos das presilhas??? Já comprei os raios de bicicleta. Só tô no aguardo das dicas visuais:pipoca:!!! eheheheh

Abraços :concordo:

Júlio C. A. Santos
29/10/2009, 20:57
Olá Chico,

Provavelmente neste fim de semana vou fazer o Lift de suspensão na minha Sportage, aí aproveito e tiro fotos dos alinhadores de pastilhas, ok.

Abraço :concordo:

Júlio C. A. Santos
04/11/2009, 21:23
Olá Chico,

Não somos parentes não? :pensativo: Meu sobrenome também é Almeida, hehehe!

Ok, vamos lá:

Na primeira foto (começando pela esquerda), a seta indica onde o grampo passa, ele passa reto por baixo da pinça até sair do outro lado.

Na segunda foto, repare que o grampo passa por cima das pontas das pastilhas, e é justamente isso que vai tirar aquele barulho chato.

Na terceira foto, após passar por cima das pastilhas os grampos descem aproximadamente 1 cm nas pinças e terminam ali mesmo, são as pontas dos grampos.

E na última foto, os dois grampos.

Obs.: O grampo de cima e o de baixo são idênticos.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Abraço :concordo:

Chico Almeida
05/11/2009, 03:57
Olá Chico,

Não somos parentes não? :pensativo: Meu sobrenome também é Almeida, hehehe!

Ok, vamos lá:

Na primeira foto (começando pela esquerda), a seta indica onde o grampo passa, ele passa reto por baixo da pinça até sair do outro lado.

Na segunda foto, repare que o grampo passa por cima das pontas das pastilhas, e é justamente isso que vai tirar aquele barulho chato.

Na terceira foto, após passar por cima das pastilhas os grampos descem aproximadamente 1 cm nas pinças e terminam ali mesmo, são as pontas dos grampos.

E na última foto, os dois grampos.

Obs.: O grampo de cima e o de baixo são idênticos.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Abraço :concordo:

Fala Julio, bom dia.
Quem sabe somos parentes :pensativo:, seria um prazer !!!!!!
Cara, valeu pelas fotos!!! Lavando o carro após enfrentar uma enchente indo resgatar meu filho na faculdade (o local é meio complicado com chuvas!!!), achei uma dessas presilhas sobre o peito de aço junto com uma chave allen de 6 mm (isso é que é sorte!!!!), pena que só tinha umazinha!!!! O bom é que posso usar como gabarito, eheheheh!!!!!

Um abraço e obrigado.:concordo: