PDA

Ver Versão Completa : Tipo De Tração 4x4 Sportage



NATALINO
02/11/2008, 17:28
Comprei uma Sportage turbo diesel 2001, lendo o manual dela descobri que tem 2 tipos de tração, a com vácuo, que vc pode engatar até 60Kms por hora e, desengatar qdo quizer e, a sem vácuo, que vc pode engatar até 40 Kms por hora mas, pra desengatar é preciso dar ré por 2 metros, como faço pra descobrir qual tipo de tração é a minha?
Ela também veio com pneus 255 75 R15 novos, mas pegam no paralamas, qual tipo de pneus seriam apropriados?

Nava
02/11/2008, 19:13
Amigo,

Carro sem lift de suspensao (levantar a susp 5 cm) o máximo é 225/75/15. O normal é o 205/70/15.

Este pneu é muito grande para ela, perde torque e aumenta o consumo de diesel e freios, força a suspensaõ.

A 4x4 não é bom engatar mais que 30km/h, resumo, engate sempre em primeira, ou parado.

Outra coisa, a roda livre automatica mecanica nao possui respiros na face e os amigos que tem os modelos a vacuo podem ajudar identificando as mangueiras de vacio no eixo, etc. Nas mecanicas não tem mangueiras e é necessário sim desengatar em marcha ré. Na verdade para frente desengatam, mas é uma segurãnça do sistema e nao deve ser feito isso sempre.

Eu uso assim, entrei no lugar feio, engato direto 4x4 reduzida e boa. Se for estradao 4x4 alta e boa. Depois que passei por tudo, páro, desengato em marcaha ré e boa de novo. Dá pra houver o clieque na roda.

mbm4x4
03/11/2008, 00:14
Natalino
Parabéns pela Sportage.
Nos cubos de roda dianteiros da Sportage existe atras da Calota plastica a Roda Livre.
Se a sua for original ela deve ser igual a da primeira foto, i.é, Roda Livre Mecanica à vácuo.
Segundo o manual da Sportage, voce pode engatar ou desengatar o 4x4 H(high) até 50mp/h=80km/h. Existe um aviso no quebra-sol do lado do motorista.
O 4X4 L (low) SOMENTE PODE SER ENGATADO OU DESENGATADO COM O VEÍCULO PARADO. TODAS SPORTAGE.
Se eu não me engano, somente as Sportages abaixo de 99 que vieram com as Rodas Livres mecanicas automáticas,(foto 2) no qual é necessario fazer o que nosso amigo NAVA descreveu para engatar e desengatar o 4x4 H (high).
Existe também as Sportage que já estão com Rodas Livres mecanicas MANUAIS, mas essas são fáceis indentificar porque possuem uma borboleta no meio do cubo que necessita da interferencia humana para trava-las (lock) antes de acionar o 4x4 dentro do veículo.
Espero ter ajudado
[]s
Mateus


Comprei uma Sportage turbo diesel 2001, lendo o manual dela descobri que tem 2 tipos de tração, a com vácuo, que vc pode engatar até 60Kms por hora e, desengatar qdo quizer e, a sem vácuo, que vc pode engatar até 40 Kms por hora mas, pra desengatar é preciso dar ré por 2 metros, como faço pra descobrir qual tipo de tração é a minha?
Ela também veio com pneus 255 75 R15 novos, mas pegam no paralamas, qual tipo de pneus seriam apropriados?

NATALINO
03/11/2008, 23:09
OBRIGADO Nava, realmente a minha tem 2 mangueiras, uma de cada lado, que saem próximo ao disco, não prestei muita atenção nelas, mas deve ser isso, obrigado...

NATALINO
03/11/2008, 23:16
Vou tirar a roda pra ver atrás da calota pra ver que tipo de roda é então.
Eu tinha uma SW4 93 e estava muito acostumado com ela, não tenho costume com a sportage. Uso as 4x4 por necessidade pois tenho uma empresa no meio do mato, 120 kms de chão, é uma aventura. Obrigado

Nava
05/11/2008, 23:38
Tem mangueiras entao é vacuo.
Esta funcionando?

Leve sempr ejunto uma chave Allen 6 mm e um pedaçõ de plastico caso tenha problemas para travar manualmente a roda livre...no meio do mato pode ser util.

mbm4x4
06/11/2008, 14:43
X2!!!:concordo::concordo:


Tem mangueiras entao é vacuo.
Esta funcionando?

Leve sempr ejunto uma chave Allen 6 mm e um pedaçõ de plastico caso tenha problemas para travar manualmente a roda livre...no meio do mato pode ser util.

mbm4x4
06/11/2008, 20:19
ops.
falei besteira.
Para travar a RL automática a vácuo precisa de uma chave de boca nº10 para sacar a dita cuja, um alicate de ponta fina para tirar a trava da engrenagem da RL para ai sim inverter a mola dentro para trava-la.
Depois monta tudo no lugar e parte para a outra RL e fez o mesmo servicinho.
Ai pronto, a tração esta funcionando e voce se livra do enrosco.
Meu conselho para quem usa as RL originais a vácuo e deseja entrar mais a fundo no off-road, deve levar sempre estas duas chaves que mencionei. As RL não mandam aviso qdo resolvem falhar. A falha pode ser um retentor furado , uma mangueira rasgada, uma selenóide que estraga ou trava. Voce só sabe que estragou qdo derepente ouve uns estralos e pronto, perde a tração nas rodas dianteiras.
[]s
Mateus

Nava
07/11/2008, 22:45
Verdade, parafuso sextaado 10 mm, a minha tem um allen mardito....

NATALINO
30/11/2008, 17:15
OBRIGADO, a tração está funcionando bem, troquei as mangueiras e fiz uns testes, parece que está tudo em ordem...

Nava
01/12/2008, 18:16
Soca a baita no banhado então e posta as fotos pra galera ver!!!

dcgomes_bh
03/12/2008, 12:34
Aê parcero, onde vc arranjou essas mangueiras pra comprar? São genéricas ou vc morreu nas originais?

Gleives Pardim
04/07/2014, 15:41
Tem mangueiras entao é vacuo.
Esta funcionando?

Leve sempr ejunto uma chave Allen 6 mm e um pedaçõ de plastico caso tenha problemas para travar manualmente a roda livre...no meio do mato pode ser util.

Nava boa tarde tudo bem? Olha adquirir uma sportage à 1 ano, e vi que as mangueiras estavam danificadas ai troquei e não engatava, desmontei todo o sistema e o rolamento agulha danificado. Substituir por buchas de bronze, montei novamente ai depois disso parece que o carro fica preso e dando uns estalos. Depois disso não voltei a mexer mais. O que vocês acham que deve ser?

João Cristiano Rodrigues
09/07/2014, 20:19
Pessoal segundo informação aqui no Blog, o sistema de tracionar o 4x4 na minha Sportage 1995 Diesel é Mecânico e não através de Mangueiras/vácuo/solenoide. Isso é bom ou ruim? O que me dizem?

eduardommelo
10/07/2014, 16:24
Pessoal segundo informação aqui no Blog, o sistema de tracionar o 4x4 na minha Sportage 1995 Diesel é Mecânico e não através de Mangueiras/vácuo/solenoide. Isso é bom ou ruim? O que me dizem?


Se o da sua Sportage for mecânico é melhor ainda, pois a da Sportage 2001 ,é acionada por vácuo e dá muito problema se o sistema não tiver todo ok.