PDA

Ver Versão Completa : Frontiera 255/75/15 no samurai

athos
02/11/2008, 11:33
Amigos,

Alguém faz trilha com frontiera 255/75/15 num samurai 97 (helicoidal), já quebrou algo?
Pergunto, pois sempre usei GG31 mud nas trilhas (3 anos), apesar de sofrer em dias chuvosos ou com lama muito lisa, nunca quebrou nada. Na última trilha usei uns frontiera, mas fiquei com medo de quebrar. Meu carro tem x-crawler e praticamente nunca usava a 1ª reduzida, mas nesta trilha senti necessidade de usa-la algumas vezes em lugares bem ruins (subidão com lama funda) e senti que forçava bastante dos eixos. Mas foi tudo bem... Meu medo é de usar estes pneus daqui pra frente e começar a quebrar a caranga. Sempre fui pé pluma, se não passa coloco o guincho. Qual a opnião de vcs?
Abraços,
Athos
samurai 97 + x crawler + 31

joão k. chikui
02/11/2008, 12:55
Não quebra.
Utilizamos 265/75-16 , 3K new frederico e , um dos colegas , o 3k Guerra. E com bloc.

Fabil
03/11/2008, 09:21
acho que depende muito da aplicacao...

frontieira e outros pneus muito agressivos ( 3k, etc..) sao otimos p/ LAMA e na lama o esforco sobre os eixos nao é tao grande assim... pois o pneu patina antes do semi-eixo quebrar...

mas se vc usar em trilhas predominantemente de pedras ( como 99% das trilhas daqui de BH), pneus agressivos demais, os cravos travam nas pedras e ele nao patina, dai os semi-eixos vao p/ o saco sem perdao...

T+

Marcion
03/11/2008, 10:07
Athos,

Na lama não vejo problemas, mesmo que sejam subidões ingremes. Quebra quando trava o eixo (pneu agressivo + pedras e/ou erosões fortes). Mas não é assim tão fácil. E com o X-Crawler vocÊ força menos, a meu ver. Eu tinha um outro Samurai que não tinha o kit. Precisava entrar usinando nos obstaculos, porque ele não tinha força. Agora não, é só na manha.

[]´s

Fabil
03/11/2008, 10:17
xcrwaler + bloqueio é uma faca de dois "legumes"....

se vc nao souber tocar, ao invez de poupar o carro, quebra mais ainda...

a xcrwal permite ao motor tranferir 80% a mais de torque aos eixos... se o traseiro estiver bloqueado entao, acontece muitas vezes de apenas UM semi-eixo receber todo esse torque sozinho... dai BBUUUMMMM!!!

exemplos... vc numa erosao ou um degrau, rodas dianteiras praticamente no ar, uma roda traseira no ar e a outra no chao.. o bloqueio trava e adivinha nas costas de quem cai toda a força p/ empurrar o carro buraco acima??? dai se vc carcar o pé vai quebrar...

vá vi isso acontecendo varias vezes nas trilhas por aqui...

enfim.. tem Xcraw + bloqueio + pneuzao?? é pé de pluma sempre... heheheh

Marcion
03/11/2008, 10:38
Você tem razão, Fabiano. Tem de saber as limitações. No entanto, minha avaliação é que o kit poupa equipamento. Se for entrar "usinando", e com Kit e bloqueio, certamente a probabilidade de quebrar é maior. Mas estas alterações permitem que você trabalhe muito mais na estratégia, ao abordar um obstáculo.

Talvez pelo histórico de Minas, onde prevalecem as erosões a situação seja diferente. Aqui no litoral catarinense tem erosões também, mas a região é muito úmida o ano inteiro, a probabilidade de dar uma travada é bem menor. Eu mesmo, desconheço Samurai com eixo quebrado aqui na redondeza. No entanto, já soube de 2 Trollers. Vai do pé e da forma como abordar a situação.

Risco existe, mas acho que é pequeno.

Tem uma outra consideração: O meu Samurai é feixe. E neste ponto acho que leva uma pequena vantagem, pois você pode aproveitar o "quique" da mola pra passar por algumas situações, como se faz com os Willys também.

[]s

Fabil
03/11/2008, 11:04
aqui como disse é 99% das trilhas sao cascalheira, erosao, pedreira, até que samurai é raro ver um com semi-eixo quebrado, mas vitara bloqueado, sempre tem um com semi-traseiro quebrado..

mas concordo plenamente, a combinacao Xcraw + bloqueio, desde que sabendo utilizar poupa muito o carro...

T+

athos
04/11/2008, 10:30
Valeu galera pelas opiniões, sou pé de pluma sim, e qdo percebo que estou forçando muito e não passa na técnica, coloco o guincho (que são raras as vezes) pois o samurai é muito bom para trilhas!
[]´s
Athos

WOT
04/11/2008, 16:30
E aí grande Athos, resolveu se juntar ao 4x4 Brasil então, hehehe.
Cara, eu acho que se o Vitara nunca quebrou usando os pneus que eu uso, embora um pouco menores, o Samurai não vai ter problema nenhum usando esses pneus novos. Ainda mais que vc nem tem bloqueio, a chance de quebrar é muuito pequena.
E a satisfação de ter um pneu bom na trilha é outra coisa. Lembro quando usava mud, dava raiva de passar na lama, agora fico impressionado com o q aquele pneuzinho faz.
Abração

athos
07/11/2008, 15:23
Fala Rafael, blza!
Realmente para lama faz toda a diferença! Qdo a trilha tiver muita lama, ou chovido vou de frontiera, agora mais tranquilo. Sabe como é aqui na nosa região a gente ve pouco suzki na trilha, daí não dá para ter muita noção.
[]'s
Athos

Marcion
08/11/2008, 18:26
Fala Rafael, blza!
Realmente para lama faz toda a diferença! Qdo a trilha tiver muita lama, ou chovido vou de frontiera, agora mais tranquilo. Sabe como é aqui na nosa região a gente ve pouco suzki na trilha, daí não dá para ter muita noção.
[]'s
Athos

Ola Athos

Tem muito Suzuki em Trilhas sim. Aqui no CJJ, que fazem trilhas com frequência tem 4 Samurais (ou melhor 3, pois um capotou recentemente e está no estaleiro) e 3 vitaras. E no Raid também. No catarinense do ano passado, na master tinha dois vitaras (um foi o campeão, o Pancho) e um Samurai. E na graduados acho que tinha/tem uns 4 vitaras e uns 2 samucas. Vai fundo, pode brincar a vontade sem medo de ser feliz. São bem experimentados.

[]s

CASIMIRO CORREIA NUNES
10/11/2008, 23:07
CARO MARCION,
SOU DE JOINVILLE, COMPREI UM SAMURAI RECENTEMENTE...PRECISO FALAR-LHE...
casimiro 47-9994-1010 ou kzimaccn@gmail.com

Marcion
11/11/2008, 12:02
CARO MARCION,
SOU DE JOINVILLE, COMPREI UM SAMURAI RECENTEMENTE...PRECISO FALAR-LHE...
casimiro 47-9994-1010 ou kzimaccn@gmail.com

Olá Casimiro.

Te mandei um e-mail.

[]s

brun0bin0
11/11/2008, 14:59
marcion

qeria saber como e a performace do seu samurai na trilha poderia me dizewr qais trilha vc ja fez com ele
tbm sou de joinville faço parte do joinville 4x4

abraço

Marcion
11/11/2008, 15:55
marcion

qeria saber como e a performace do seu samurai na trilha poderia me dizewr qais trilha vc ja fez com ele
tbm sou de joinville faço parte do joinville 4x4

abraço

A performance está excelente. Eu tinha antes um MT, que estava apenas com jumelos maiores e Pneus 235x75x15 VJ900, da Mamute Pneus. Dava pra brincar, mas tinha de entrar sempre usinando, pois não tinha a redução da T-case e o VJ900 lacrava muito fácil, devido a falta de potência inerente ao Samuka.

Agora, estou com um Canvas muito bem preparado, e posso dizer que o jipe é outro. A redução é o fator principal, mas tem outros itens que ajudam muito: SPOA, Jumelos articulados, Amortecedores reposicionados, barra de tração traseira, pneus 3K 255x75x15, H Steer. Com isso, a performance melhorou muito.

Com relação as trilhas, sou péssimo pra nomes, mas são aquelas conhecidas no Vila Nova (Vico, morro da antena, e outras que não lembro o nome), no Morro do Braspó, Paleta, Araquari, etc.

O grande problema é que comecei em set/08 um MBA na FGV-SP e não tenho tido tempo de fazer trilhas. O bixinho tá com uma camada de pó em casa...

meu e-mail: marcionpm@yahoo.com.br. Vamos trocar idéias.

[]s

brun0bin0
11/11/2008, 23:09
se quiser esse sabado tem um passeio na praia do ervino
brun0__4528@hotmail.com
8835-7109

Marcion
12/11/2008, 14:19
se quiser esse sabado tem um passeio na praia do ervino
brun0__4528@hotmail.com
8835-7109

Valeu, Bruno. Este final de semana não vai dar. Mas o próximo estou livre. Podemos combinar alguma coisa.

[]s