PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre o tanque&pescador da Ranger

TylerNTL
01/11/2008, 08:45
Como proprietário de uma Ranger com alguns kms rodados, já li bastante e estou adaptado aos problemas do pescador. A situação atual é a seguinte:
- Ranger 2001 CD 2.5 4x4 com 145.000 km rodados
- Nunca fiz manutenção no tanque, logicamente o pescador já foi a uns 45.000km
- Inicalmente ele apenas dava algum trabalho para pegar quando o tanque estava na reserva (check gage acesa)
- Começou a dar trabalho para pegar com menos de 1/4 quando ficava parada por mais de 6 horas
- Atualmente se deixar o tanque com menos de 1/4 ela para por pane seca, se estiver com aproximadamente 3/8 já tenho problemas para ele pegar e com 1/4 simplesmente não pega (tenho que colocar mais diesel e tirar o ar).

A dúvida é sobre a seguinte situação:
Já mais de uma vez chego de viagem com o tanque próximo a 1/4 (situação limite para a pane seca) e paro em um posto para encher o tanque. Ao ligar o motor ele não pega "logo", tenho que insistir no motor de partida por uns 7s para ele ligar (mesmo sintoma de quando está com 3/8 e sob influencia da síndrome do pescador).
As dúvidas são as seguintes:

1-Por que no início da síndrome do pescador ela só apresentava o sintoma quando ficava parada por um período mais longo? Algum coisa relacionada com diesel "escoar" da tubulação de alimentação do motor? O tempo não deveria ser menor?

2-Por que depois de funcionar até 3/8 do tanque e parar por poucos minutos até encher o tanque ela apresenta dificuldade ao pegar?

Walter L. L. Casitta
01/11/2008, 08:53
Como proprietário de uma Ranger com alguns kms rodados, já li bastante e estou adaptado aos problemas do pescador. A situação atual é a seguinte:
- Ranger 2001 CD 2.5 4x4 com 145.000 km rodados
- Nunca fiz manutenção no tanque, logicamente o pescador já foi a uns 45.000km
- Inicalmente ele apenas dava algum trabalho para pegar quando o tanque estava na reserva (check gage acesa)
- Começou a dar trabalho para pegar com menos de 1/4 quando ficava parada por mais de 6 horas
- Atualmente se deixar o tanque com menos de 1/4 ela para por pane seca, se estiver com aproximadamente 3/8 já tenho problemas para ele pegar e com 1/4 simplesmente não pega (tenho que colocar mais diesel e tirar o ar).

A dúvida é sobre a seguinte situação:
Já mais de uma vez chego de viagem com o tanque próximo a 1/4 (situação limite para a pane seca) e paro em um posto para encher o tanque. Ao ligar o motor ele não pega "logo", tenho que insistir no motor de partida por uns 7s para ele ligar (mesmo sintoma de quando está com 3/8 e sob influencia da síndrome do pescador).
As dúvidas são as seguintes:

1-Por que no início da síndrome do pescador ela só apresentava o sintoma quando ficava parada por um período mais longo? Algum coisa relacionada com diesel "escoar" da tubulação de alimentação do motor? O tempo não deveria ser menor?

2-Por que depois de funcionar até 3/8 do tanque e parar por poucos minutos até encher o tanque ela apresenta dificuldade ao pegar?

Eu acho que você tem dois problemas. Um no tanque e outro na bomba injetora.

TylerNTL
01/11/2008, 08:56
Na bomba? Qual seria? Alguma solução à vista?
Por que ele não se apresenta quando o tanque está com mais de 3/8?

Walter L. L. Casitta
01/11/2008, 09:02
Na bomba? Qual seria? Alguma solução à vista?
Por que ele não se apresenta quando o tanque está com mais de 3/8?

Então o melhor seria consertar esse tanque logo e ver se tudo se resolve.

Ainda não tive problema com o tanque. A minha Ranger já rodou mais de 180.000Km...

Rogerrm
01/11/2008, 10:03
Thelmo ,nos rangeiros sofremos com este problema, eu também!

E não é so a tua que demora pra pegar depois de muito tempo parada!

A minha em 1/4 + - se deixar parada por umas 3 4 horas ela ainda pega, mas tem que dar muito arranque como a sua...

Abraços

Alexandre Magno
01/11/2008, 10:21
A minha (2002 2.8Ps) também entra ar com menos de 1/4. Uma vez precisou sangrar. Levei numa oficina (Edmilson), e ele logo afirmou que era o pescador, cujo conserto seria R$ 150,00. Até hoje não fiz, e nunca deixo com menos de 1/4.

Rogerrm
01/11/2008, 10:36
A minha (2002 2.8Ps) também entra ar com menos de 1/4. Uma vez precisou sangrar. Levei numa oficina (Edmilson), e ele logo afirmou que era o pescador, cujo conserto seria R$ 150,00. Até hoje não fiz, e nunca deixo com menos de 1/4.

É, são poucos que fazem a manutenção no pescador...Acho que fim do ano eu faço isso...

JEFFCATUNDA
01/11/2008, 13:20
COLEGAS PROPRIETÁVIOS DE VIATURAS EQUIPADAS COM O MOTOR NGD/INTERNACIONAL 3.0.

POR FAVOR VISITEM ESTE TÓPICO.

OBRIGADO.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)

TylerNTL
02/11/2008, 20:51
Mais uma dúvida sobre a Ranger 2.5.
Ela tem vela de pré-aquecimento tipo as Hilux antigas?

Eu deduzi que ela não tem. Pq já procurei por alguma recomendação especial para partida no manual.

No da Hilux tem uma recomendação +- assim:
... gire a chave para X, a luz Y vai acender por Z segundos, quando ela apagar dê partida coisa&tal...

JEFFCATUNDA
02/11/2008, 21:29
COLEGAS PROPRIETÁRIOS DE VIATURAS EQUIPADAS COM O MOTOR NGD/INTERNATIONAL 3.0.

POR FAVOR VISITEM ESTE TÓPICO.

OBRIGADO.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=48002 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)

cbridi
03/11/2008, 11:36
Mais uma dúvida sobre a Ranger 2.5.
Ela tem vela de pré-aquecimento tipo as Hilux antigas?

Não tem nenhuma vela!

Sobre o pescador, a minha tá com 198.000 Kms e nunca abri o tanque.

[]'s

RGamaJr_4x4
03/11/2008, 12:21
Eu também não fiz a manutenção no tanque, por isso procuro andar com mais de 1/4. Uma vez deixei baixar de 1/4 e deu pane seca na estrada (já tinha tido dificuldade de ligá-la antes de pegar a estrada e insisti em ir sem abastecer), sorte que foi em frente a um posto, mas não adiantou abastecer, tive que abrir os bicos e tirar o ar.

Sempre ao ligar de manhã, o arranque tem q dar mais voltas que de costume... mas acho q isso é normal.

Abraço.

Rogerrm
03/11/2008, 14:40
Não tem vela, mas pode ser colocada sem injambração, eu estava pensando em colocá-las poque aqui no inverno O negocio e feio mesmo, troquei a bateria e aí ela pega...

Patoso
03/11/2008, 22:23
O galera...eu tinha muito destes problemas da ranger não ligar com combustivel baixo....faz a manutenção no tanque que acaba tudo..é tranquilo de fazer..e pra consertar o pescador tem um topico aki beleza. A explicação de como fiz o meu está neste link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42971&highlight=pescador+ranger&page=5

tranquilo de fazer e vale a pena...acaba essa duvida com o pescador!! Abraço

TylerNTL
05/03/2010, 20:16
A uns 3 anos que o tanque da Ranger não fica com menos de 3/8 e conseqüentemente a luz CHECK GAGE também não acendia por causa do ponteiro do combustível.

O detalhe é que finalmente tirei o escorpião do bolso e consertei o pescador da Ranger. Fui legal com o mecânico e deixei ela com um tantinho mais de 3/8 no tanque (quando dava uma acelerada mais forte ela já falhava um pouquinho) depois do conserto já rodei uns 170km e o tanque já está bem abaixo de 1/4 (vide foto anexo). E até agora nada da CHECK GAGE acender!

Ela já deveria ter acendido?