Conectar

Ver Versão Completa : Picape ideal para transporte de Barco

Djalma
01/11/2008, 08:01
Pessol, bom dia

Estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vcs.

Tenho um barco e atualmente uso um Niva para as operações de retirar e colocar o barco na agua, e o Jipinho da conta tranquilo, nao atola nas margens enlameadas dos lagos tem bastante força, porem, quando tenho que pegar uma rodovia com o Niva levando no engate a carreta+Barco, fica impraticavel, pois, o barco é relativamente pesado e ele perde muita velocidade em subidas. Estou pesnsando em vender meu Niva e minha Paraty e comprar uma picape 4x4, porem nunca tive nenhuma e gostaria da opnião de vcs:

Qual picape 4x4 Marca/Modelo ( Até R$ 40.000,00) com cabine dupla que tenha boa performance para transporte rodoviario de um barco e tb consiga colocar/retirar um barco na agua muitas vezes com a margem enlameada, portanto escorregadia.

Agradeço demais se puderem me ajudar

Djalma

Walter L. L. Casitta
01/11/2008, 08:23
Pessol, bom dia

Estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vcs.

Tenho um barco e atualmente uso um Niva para as operações de retirar e colocar o barco na agua, e o Jipinho da conta tranquilo, nao atola nas margens enlameadas dos lagos tem bastante força, porem, quando tenho que pegar uma rodovia com o Niva levando no engate a carreta+Barco, fica impraticavel, pois, o barco é relativamente pesado e ele perde muita velocidade em subidas. Estou pesnsando em vender meu Niva e minha Paraty e comprar uma picape 4x4, porem nunca tive nenhuma e gostaria da opnião de vcs:

Qual picape 4x4 Marca/Modelo ( Até R$ 40.000,00) com cabine dupla que tenha boa performance para transporte rodoviario de um barco e tb consiga colocar/retirar um barco na agua muitas vezes com a margem enlameada, portanto escorregadia.

Agradeço demais se puderem me ajudar

Djalma

Depende do peso do reboque + barco. Com uns 800Kg a Ranger 2.5 usando a reduzida faz isso em marcha lenta mesmo em rampas bem ingrimes.

negreira
01/11/2008, 08:27
:palmas::palmas::palmas::palmas:
..com esse poder de bala
não pensaria nem 10 minutos,
1minuto para escolher '''''DEFENDER'''''
os outros 9minutos para a cor.
:dance::dance::dance::dance::dance::dance:

Rogerrm
01/11/2008, 10:31
Djalma, vc aprecia alguma pickup S 10 Ranger l 200?

Na Ranger quando você for na beirada da água ai tu usa a reduzida pode até ser de 2° marchar que ela sai cavocando... E nas subidas, com 4° a uns 3200 RPM, depois disso ela não baixa mais!

Abraços

DieselPower
01/11/2008, 11:17
Que tamanho é sua família?
Caso for pequena (até 3 pessoas), eu iria de F-1000 4x4.
Abraço.

netão
01/11/2008, 11:22
Abraço.
X2.Ja ia falar da F1000.
Ja vi varias F1000 4x4 98 transportando barcos,todas em comboio,e rodando bem nas estradas.

Rogerrm
01/11/2008, 11:23
Abraço.

Com Certeza, a f 1000 cairia bem mas..

Será que ele n/ao prefere uma pick up mais "nova" ?

netão
01/11/2008, 11:42
Com Certeza, a f 1000 cairia bem mas..

Será que ele n/ao prefere uma pick up mais "nova" ?
É,tem isso.
A F250 também seria uma boa!!!

Ktranger
01/11/2008, 17:52
eh pra dah opniao....
vc usa o carro pra viajar , gosta de viajar a mais de 120 km/h
defender nao vai a mais de 120 km/h
f1000 4x4 por 40mil....acho dificil....
s10 ...nao tem altura ....
Por isso ranger...ainda eu optaria por uma 98-2001 pelas rodas livres , colocaria uma roda livre manual, quando quisesse manobrar apenas , com peso extra , eu aciona a 4x4 low com a roda livre ...livre e voi-la tenho um 4x2 com 10 marchas excesso de torque e o melhor com liberdade no volante de uma 4x2...que jah tentou manobrar um 4x4 com um barcao atras jah sabe do que to falando, com a roda livre manual desengatada , parece um 4x2 com muio torque....direcao leve-leve

simaoall
01/11/2008, 20:01
a ranger é uma boa opção,mais nova que a f-100,e ja que um niva fazia o serviço,não é possivel que uma ranger não faça! hehe

lucasam
01/11/2008, 21:51
Acho q a melhor opcao eh um 4x4 com roda livre manual.

Nessa faixa eu diria que a Ranger ou L200 estariam nesta lista.
A Ranger por ter o cambio um pouco mais longo e um pouco mais de potencia tem durabilidade melhor para andar em altas velocidades.

rogeriomasih
02/11/2008, 19:24
Pq uma ranger com roda livre?

qual o problema, por exemplo, de ele utilizar uma 2.8 powerstroke (a partir de 2002 e sem roda livre)?

Rogerrm
02/11/2008, 20:09
Pq uma ranger com roda livre?

qual o problema, por exemplo, de ele utilizar uma 2.8 powerstroke (a partir de 2002 e sem roda livre)?

O Problema seria manobrar em um lugar com um declive muito acentuado, ai com 4x4Low é 200% melhor, como nao se pode andar traçado em local aderente, ai se deixa as rodas livres desengatadas!

Pequeno jr
02/11/2008, 20:31
É,tem isso.
A F250 também seria uma boa!!!

3 boas opções para barcos grandes e pesados:

- Silverado 6cc

- F-250 6cc

- F-1000 4x4 (Unica 4cc que tem força de sobra para isso - sendo o barco grande)

Moisés S.M
02/11/2008, 20:36
A minha Ranger puxa o meu barco muito facil,as vezes chego a colocar a metade da caçamba pra dentro do lago e é só ligar o 4x4 low q ela vai embora!!!

duardobruno
03/11/2008, 09:39
Amigos, o colega aí disse ATÉ 40.000,00!!!

F1000 Cab Simples 4x4 1994/95 - vai sair uns 35.000. Tem quer ver se ele não quer uma viatura mais nova. Apesar desta aí ser um grande carro.

Se quiser Cab Dupla, parte pra uma ranger 2.5 4x4 2001. Tb vai dar conta do serviço com sobra. Ainda ganha a vantagem do "conforto" da cab dupla.

Da pra pegar tb uma Hillux das antigas ou uma L200 das quadradinhas.

A S10 como já disseram é um pouco baixa demais pra isso.

Mas particularmente eu iria de ranger 2.5 2001 CD 4x4. Questão de beleza e conforto.

Abraço

Loyer
03/11/2008, 09:54
Procure uma TOYOTA Hilux SR-5.

Essa é a pick-up p/ vc.

Vai usa-la até encher o saco, pois não conseguirá acabar com a bichinha.

Manutenção simples e quando dá, pois não costuma dar.

Abraço.

Raposo
03/11/2008, 15:48
Se quiser Cab Dupla, parte pra uma ranger 2.5 4x4 2001. Tb vai dar conta do serviço com sobra. Ainda ganha a vantagem do "conforto" da cab dupla.

Acho muito difícil comprar uma Ranger CD 4X4 2001 por menos de 40 mil. Só se estiver muito acabada.
Talvez uma V6, 99 ou diesel de anos anteriores.

Raposo
03/11/2008, 15:51
eh pra dah opniao....
vc usa o carro pra viajar , gosta de viajar a mais de 120 km/h

Ele vai estar com um barco no engate. Acho que seria temerário andar a mais de 120 km/h, não acha?

rogeriomasih
03/11/2008, 16:21
ô vida dura, né Moises?! :-D:-D:-D:-D:-D

Rogerrm
03/11/2008, 16:23
Linda a pick up dele né caros foristas?

duardobruno
03/11/2008, 16:39
Acho muito difícil comprar uma Ranger CD 4X4 2001 por menos de 40 mil. Só se estiver muito acabada.

Cara, depende da região que ele procurar. Uma XL acha sim, pelo menos aqui no DF, comprando de particular, acha até de 38.000.:concordo:

Raposo
03/11/2008, 16:47
Cara, depende da região que ele procurar. Uma XL acha sim, pelo menos aqui no DF, comprando de particular, acha até de 38.000.:concordo:
É bem provável, mas aqui no Rio, nessa faixa de preço só encontra em más condições. A minha, que é XLT, foi 44 mil à vista.

rogeriomasih
03/11/2008, 18:54
Vendi na semana passada uma ranger CD XL 2002 2.8 - muito nova - por R$41.500,..

rogeriomasih
03/11/2008, 19:00
Ranger Diesel Cabine Estendida - Urgente FORD RANGER 2.5 SUPER CAB 4X4 CE 8V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P MANUAL 2000/2001.

Ar condicionado, Ar quente, Rádio e CD Player, Controle de tração, Freio ABS, Tração 4x4, Protetor de caçamba, Volante com regulagem de altura, Capota marítima, Porta-copos, Direção hidráulica.

Vendo Urgente, valor otimo, Ranger, muito boa, linda e otima de andar, valor R$ 32.300,00.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43876

duardobruno
04/11/2008, 09:22
É bem provável, mas aqui no Rio, nessa faixa de preço só encontra em más condições. A minha, que é XLT, foi 44 mil à vista.

É raposo, mas é pq a tua é XLT. Estas são bem mais caras mesmo. Parachoques cromados, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve e etc. Tudo isso faz subir uns 5.000 ou mais.

Raposo
04/11/2008, 18:11
É raposo, mas é pq a tua é XLT. Estas são bem mais caras mesmo. Parachoques cromados, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve e etc. Tudo isso faz subir uns 5.000 ou mais.
Você agora tirou um peso das minhas costas. Pensei que tinha pago muito caro.
Abraços.

Djalma
08/11/2008, 12:09
Pessoal,

Obrigado pelas informações. Testei uma Ranger rebocando meu barco na estrada e vai tranquilão, so nao testei a condição off-road, mas pelo que pude sentir, não terei problemas para colocar e tirar o barco da agua mesmo com a margem escorregadia, portanto, estou mais propenso pela Ranger. Queria novamente agradecer a todos pela ajuda.

Sds

Djalma

abreu
08/11/2008, 13:34
Djalma, primeiramente nos diga quantos pes e quanto pesa se barco...

Nao eh seguro rebocar em rodovias embarcacoes com mais de 750Kg em carretas sem freios.

Eu no seu lugar daria mais atencao aos freios do que a capacidade de reboque.
Qualquer pick-up diesel puxa 1000Kg com facilidade, o maior problema o parar com 1000Kg atrelado!

Abracos.

RGamaJr_4x4
08/11/2008, 14:06
(...)
estou mais propenso pela Ranger
(...)

Está fazendo uma boa escolha...

(...)
Qualquer pick-up diesel puxa 1000Kg com facilidade, o maior problema o parar com 1000Kg atrelado!
(...)

Bem lembrado!

simaoall
08/11/2008, 15:48

meu pai entregou a ranger xl 2.5 2000/2000 cabine dupla dele por 27.500,00 :(

Luciano SHAKALL
08/11/2008, 16:16
" ... quantos pes e quanto pesa se barco ... Qualquer pick-up diesel puxa 1000Kg com facilidade, o maior problema é parar com 1000Kg atrelado! ... "Também dependendo do peso do conjunto embarcação/carreta, e caso opte pela Ranger mesmo,
seria interessante verificar a necessidade da instalação de um suporte/engate digamnos, mais reforçado
do que aquela "bola" fixa ao Para-choques :pensativo: . . .

[]'s

DieselPower
08/11/2008, 16:48
seria interessante verificar a necessidade da instalação de um suporte/engate digamnos, mais reforçado
do que aquela "bola" fixa ao Para-choques

Essa "bola" fixada no pára-choques não pode ser utilizada nem para puxar carretinha vazia!
É só uma chapinha de metal.
Tem que utilizar um suporte adequado fixado no chassí.
Abraço.

Walter L. L. Casitta
08/11/2008, 17:00
Essa "bola" fixada no pára-choques não pode ser utilizada nem para puxar carretinha vazia!
Abraço.

Na Ranger pode sim, já fiz isso muito e não tem nada de latinha ali não. A chapa ali tem pelo menos 6mm...

zoega
08/11/2008, 17:05
Ontem vi uma ranger CD 2.8 powestroke puxando um trailer de 2 eixos e uma moto na caçamba... fiquei atrás dela por um bom tempo, e pelo que vi, puxa muito bem!

DieselPower
08/11/2008, 17:44
Na Ranger pode sim, já fiz isso muito e não tem nada de latinha ali não. A chapa ali tem pelo menos 6mm...

Já vi muito pára-choques entortado devido ao reboque de carretinhas leves, inclusive em Ranger. Imagine só com uma carretinha pesada.

Walter L. L. Casitta
08/11/2008, 18:13
Já vi muito pára-choques entortado devido ao reboque de carretinhas leves, inclusive em Ranger. Imagine só com uma carretinha pesada.

Então vamos ver o que diz o manual da minha Ranger:

"Pára-choque de estribo (Pag 95)

O pára-choque de estribo é equipado com um engate integral e necessita apenas de uma extremidade esférica de 19mm de diâmetro. O pára-choque de estribo é possui uma capacidade de 900Kg de peso de trailer e 90Kg de peso na lança."

Portanto o manual apesar de mau traduzido para o portugues é claro. É só colocar a bola e ir em frente. Tem que retirar quando não estiver rebocando ou leva multa uma vez que a bola fica na frente da placa.

Eu mesmo já reboque barco de 700Kg vária vezes em viagens de 300Km usando o pára-choques. Hoje, devido ao body lift ter levantado muito o pára-choques uso um engate convencional...

AKPG
08/11/2008, 18:44
E eu já fiz isso na minha ex-Dakota, puxando uma carreta de rodagem dupla com dois quadriciclos em cima...

Edintruder
08/11/2008, 22:00
Diesel,
A bola no pára-choque da Ranger segura a Ranger patinando parada com 4x4Low sem problemas. Muito usei para desatolar veículos e era necessário dar uns tranquinhos para sair.

Edintruder
08/11/2008, 22:23
Ontem vi uma ranger CD 2.8 powestroke puxando um trailer de 2 eixos e uma moto na caçamba... fiquei atrás dela por um bom tempo, e pelo que vi, puxa muito bem!

Mas com certeza a Ranger puxa uma carretinha sim. Eu eventualmente arrasto algumas carcaças sem rodas por cerca de 2km até um local de treinamento de resgate e a Ranger 2.5 com pneus 33" anda sem problemas.
Já arrastei esse Passat da foto a 60km/h, porém ele não pode ser mais arrastado pois está quase perdendo a dianteira... Terei que substituí-lo em breve :rolleyes:

Já reboquei um Corsa no cambão em estrada e não se percebe a presença do peso extra até a 4a marcha. Uma lancha então, não faz nem cócegas!

DieselPower
08/11/2008, 23:19
Então pessoal, se realmente vocês tem certeza de que o pára-choques aguenta (assim como cita o manual), só posso é acreditar, afinal, nunca possuí uma Ranger, e os pára-choques amassados que eu vi já estavam amassados, apenas escutei relato de proprietários (não estava presente no momento do amassado).
Abraço a todos.

zoega
09/11/2008, 00:09
Mas com certeza a Ranger puxa uma carretinha sim. Eu eventualmente arrasto algumas carcaças sem rodas por cerca de 2km até um local de treinamento de resgate e a Ranger 2.5 com pneus 33" anda sem problemas.
Já arrastei esse Passat da foto a 60km/h, porém ele não pode ser mais arrastado pois está quase perdendo a dianteira... Terei que substituí-lo em breve :rolleyes:

Já reboquei um Corsa no cambão em estrada e não se percebe a presença do peso extra até a 4a marcha. Uma lancha então, não faz nem cócegas!

O trailer que eu vi puxado pela Ranger, era tipo esse:
http://www.webcamping.com.br/veiculos/Castelo_Trailer/6S618.htm

Se fosse eu, optaria por um veiculo maior tipo uma F250 estendida 4x4 ou uma CD, porém me pareceu que a Ranger estava dando conta do recado muito bem... PS; Meu falecido pai teve muitos trailes, era campista assíduo, puxou com Dodge Charger V8, D10, Veraneio, D20 e depois partiu para os Motorhomes, e eu herdei esse ''gene'', hehehe

Quanto ao engate, essa chapa do parachoques parece ser forte mesmo, mas eu não confio tanto assim, por 200 reais aí, vc já coloca um engate reforçado na pick-up, inclusive o da F100 eu mesmo que mandei cortar as chapas e fiz, ficou muito bom, mais resistente que os da loja que me ofereceram (feito de cantoneiras), gastei R$60,00 (MO por minha conta)...

Luciano SHAKALL
09/11/2008, 03:30
" ... dependendo do peso do conjunto embarcação/carreta ... seria interessante verificar a necessidade da instalação de um suporte/engate digamnos, mais reforçado do que aquela "bola" fixa ao Para-choques ... "
" ... Já vi muito pára-choques entortado devido ao reboque de carretinhas leves, inclusive em Ranger ... "
" ... nunca possuí uma Ranger, e os pára-choques amassados que eu vi já estavam amassados, apenas escutei relato de proprietários (não estava presente no momento do amassado) ... "Meu comentário também foi devido a isso :roll: .
Vai ver, os proprietários excederam o tal limite de 900Kg :pensativo: . . .
Mais uma vez, fica a dúvida em relação ao peso do Barco + Carreta dele :pensativo: . . .
Lembrando que, as vezes, o barco rebocado é usado como Porta-Malas "extra" (já vi isso :shock: ),
o que torna o conjunto rebocado bem mais pesado :rolleyes: Claro que quem puxava NÃO era uma Picape - COM TODA AQUELA CAÇAMBA :mrgreen: . . .

" ... Ontem vi uma ranger CD 2.8 powestroke puxando um trailer de 2 eixos e uma moto na caçamba ... " Zoega, isso com a "Bola" no Para-Choques?
Ou seu comentário foi "apenas" em relação a capacidade de arrasto da Ranger (força e transmissão da força ao solo) :pensativo: ?

" ... fiquei atrás dela por um bom tempo ... "Corajoso :mrgreen: . . .

[]'s

Walter L. L. Casitta
09/11/2008, 08:38
Mais:

Segundo o manual a Ranger 2.5 pode rebocar um trailer de até 1000Kg desde que equipado com contra-peso e freio.

Precisa de contra-peso se o treiler tiver mais que 900Kg e freio se tiver mais de 750Kg

Esse contra-peso imagino que sirva para diminuir o peso da lança do trailer.

zoega
09/11/2008, 09:17
Zoega, isso com a "Bola" no Para-Choques?
Ou seu comentário foi "apenas" em relação a capacidade de arrasto da Ranger (força e transmissão da força ao solo) :pensativo: ?

Corajoso :mrgreen: . . .

[]'s

Não essa estava puxando com engate KEKO mesmo, preso no chassi... Por isso fiquei atrás, hehehe

murilloaquino
09/11/2008, 18:09
Engraçado é o peso baixo de reboque da ranger...
Na pajero full por exemplo, reboque com freio tem um peso homologado de 2300 kg...

dudu83
09/11/2008, 18:33
Abraço.

sempre reboco um compressor de ar atlas que deve pesar mais de 1500 kg, vai tranquilo e o para choques continua firme e forte....

lucasam
09/11/2008, 20:36
Acho dificil encontrar algum reboque mais forte que o parachoque da ranger.

Tenho pelo menos duas experiencias para compartilhar.

1 - Minha esposa bateu atras de um gol bola e colou a traseira do gol no banco da frente.
1 lado do parachoque dianteiro da afundou 5cm e pegou nos pneus que eram grandes e saia para fora dos paralamas. Os farois nem quebraram
Peguei uma barra de ferro (alavanca de furar chao) juntei mais 1,5 m de cano para voltar ele um pouco e nem mandar para o lateiro mandei.

2 - No reboque traseiro da Ranger ja arrastei tudo quanto é tipo de coisa, lancha, carreta carregada de madeira, bombas de irrigação, o bixo nem mostra sinais.
Precisaria de MUITA confiança no instalador para substituir ele por outra coisa

DieselPower
09/11/2008, 21:45
Acho dificil encontrar algum reboque mais forte que o parachoque da ranger.

Acredito que todos os suportes fixados no chassi são amis fortes do que o pára-choques. Basta ver a espessura das chapas e o local de fixação.

wdoc
10/11/2008, 03:33
Qual o peso e tamanho do barco? A carreta é trucada ou eixo simples?
Leve isso em conta..... Normalmente uma pickup puxa 700Kg de carga (Ranger, S10, L200, Hilux) acima disso somente as RAM, F250. Porem acho que passando deste peso o tamanho do barco impedira de andar com ele na estrada....

abreu
10/11/2008, 05:03
Engraçado é o peso baixo de reboque da ranger...
Na pajero full por exemplo, reboque com freio tem um peso homologado de 2300 kg...

Estranho mesmo Murillo... Nao achei nada no site da Ford...

A capacidade de reboque do Troller com freios eh de 2400Kg, nao entendo como a da Ranger pode ser menor...

Impressionante eh a Discovery 3 TDV6, que reboca 3.500Kg com freios...

Abracos.

lucasam
10/11/2008, 08:40
Ha alguns anos atras tinha um jeep willys com motor e cambio original (80 e poucos cv).
Nessa época tinha uma tycon 22 pes. Não sei o peso, mas tiravada agua e transportava facil.
Para a ranger 4x4 com cambio reduzido vai ser moleza.

marcaoz
10/11/2008, 11:49
Olá Galera! Quero aproveitar o tópico do Sr. Djalma e tirar uma dúvida com os mais entendidos daqui. Um colega disse-me que é simples para adaptar (ou melhor, montar) uma tração numa S-10 gasolina cabine simples pois os pontos de fixação no chassi já existem, sendo desnecessário fazer adaptações, tipo soldas, cortes, etc. A finalidade seria obter uma camionete 4 canecos, portanto um pouco mais econômica que uma de 6, e que daria conta do recado pois o uso seria prticamente o mesmo do Sr. Djalma, sem contar que meu barco é mais leve que o dele. Acredito que mesmo para o dele (se não me engano uma marajó) a S-10 seria suficiente (se não me engano é um motor de aprox. 2,5 litros). Que me dizem, a coisa seria relativamente fácil mesmo? O que eu precisaria encontrar num desmanche, apenas a tração dianteira e alavancas do console (ou é botão no painel) ou teria de mecher também em câmbio e outras peças?? Grato. Abraços. Marcão.

Edintruder
10/11/2008, 12:14
Acho que vale a pena comprar uma V6 com motor baleado e colocar um motor 2.4 com o câmbio.

du
10/11/2008, 13:56
Marcaoz,

Quantos km em média, seria o trajeto com o barco sendo rebocado ? Tirar da água, basta um Jeep com reduzida, veja menssagem do lucasam acima, mas se a idéia é pegar estrada, serra e etc, um motor mais forte é melhor.

Abraços Du.

lucasam
10/11/2008, 14:13
Marcaoz,

Sua empreitada não é tão simples quanto parece.
Voce precisaria de praticamente toda a suspensao dianteira (diferencial, cubos, talvez roda livre). Alem da caixa de tração para poder ligar os 2 diferenciais.

Sem contar que nesse caso ainda vai faltar a reduzida.
Caro d+, não vale a pena.

Para quem tem barco eu vejo alguns cenários possíveis.

1 - Para quem tem disponibilidade financeira, compre uma camionete 4x4 que é pau pra toda obra.
Outras soluções possiveis mais baratas são:
2 - Para quem ja tem um veiculo urbano capaz de carregar a lancha em rodovias (como a sua S-10 gasolina, muitos carros 1.6 ou 2.0 dependendo do tamanho da lancha) e tem um rancho onde a lancha é carregada e descarregada com frequencia pode valer a pena comprar um tratorzinho e deixar no rancho.
É mais barato do que se imagina. Tem muito trator cujo conjunto mecanico é desequilibrado e são péssimos de mercado porque quebram quando exigidos. Para colocar e retirar uma lancha da água qualquer tratorzinho serve. Deve da pra comprar trator ruim de mercado com uns 10-15K.
Nesse caso leva a lancha para o sitio com carro comum e desce e sobe a rampa de acesso com o trator.
Como voce não vai ligar um arado no trator ele nunca irá quebrar
3 - Se os trechos rodoviarios forem curtos outra boa opção é comprar um jipe pequeno. Eu tinha um Willys 3 marchas com motor original. Não passava de 60Km/h mas era diversão pura. Esse tipo de carro (por não estar adaptado para trilhas pode ser encontrado mais barato) e ja faz o serviço.

Obs: Eita tempo bom o do meu willys, tirava a capota do bixo, amarrava a lancha e ia pegando o sol ate o rancho de algum conhecido.
Gastava 1 hora pra percorrer 30Km, mas era domingo mesmo.
:D

lucasam
10/11/2008, 17:15
Sobre o tratorzim
Esse 50x é bom de mercado. Mas so puxa carreta, barco, essas coisas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83400842-trator-mf-50x-mecanica-excelente2-jg-pneus-trabalhando73-_JM

La na fazenda tem um trator desses que é pau pra toda obra
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83961963-trator-valmet-80id-ano-1978-_JM

simaoall
10/11/2008, 19:56
na fazenda tinha um trator kubota (alguem ja ouviu falar desse diabo de marca?) era um ótimo trator,muitissimo forte,arrastava peso que era uma beleza,mas quando tinha um ou outro defeitozinho não acha peça DE JEITO NENHUM,o único lugar onde achamos peça para ele foi em portugal,ai acabou ficando parado (realmente uma pena,pois é um ótimo trator).

agora temos um valmet 65,trator bom tambem (mesmo sendo maior,não tem nem perto da força do pequeno kubota) mas esse qualquer peça que quiser,acha.

marcaoz
10/11/2008, 22:25
Olá galera!
Lucasam, o destino é incerto. Tanto posso desembbarcar numa margem firme quanto numa enlameada, daí a necessidade de 4x4 e também reduzida. E os deslocamentos geralmente ficam entre 50 a 100 km. Mas não me atrevo a ir mais longe pela limitação do carro (uma chevy). Portanto um motor 2.0 ou 2.5 já resolveria, e muito. Na verdade um Niva com AP 2.0 já daria ( e seria mais barato), mas o medo é a manutenção do camarada.

Edintruder, seria uma ranger com o v6 bichado? E o motor 2.4 e câmbio, seria de ranger (não sei se tem ranger 4 canecos) ou S-10? Tem uma idéia do custo disso e se fica bom? Desculpe-me mas não manjo nada dessas alternativas. Grato. Abraços. Marcão

lucasam
11/11/2008, 10:07
Qual o valor total do investimento marcaoz?

Pq o custo de comprar uma V6 e modificar parece ficar com preço parecido com o de uma Ranger 2.5 Diesel CS

marcaoz
11/11/2008, 12:00
Olá Lukasam! Vê como sou chucro no assunto? Nem sabia que o 2.5 a que vocês se referiam era diesel (imaginava ser gasolina e talvez da S-10). Mas a idéia era gastar não mais que uns 22 a 24 mil (imaginava pegar uma S-10 p/ uns 18 e adaptar a tração, mas pelo jeito envolve tantas coisas que o custo seria bem maior do que imaginava). Por quanto acho uma ranger 4x4 2.5? Grato. Abraços. Marcão.

marcaoz
14/11/2008, 09:16
Aê Pessoal!! Falei tanta besteira assim?? Abraços.

duardobruno
14/11/2008, 13:57
:lol: Normal cara!!! ahahahhaha!!! Vai acessando o fórum que vc aprende muita coisa. O 2.5 a gasolina é da Ranger e tem 2.5 a diesel na Ranger e na S10. Até 2000 na S10 e até 2001 na Ranger. A diesel, todos Maxion. A diferença é que o 2.5 da S10 não tem intercooler, como na Ranger. A S10 fica na casa dos 95 cv e a Ranger com 115. Parece pouca a diferença, mas não é não. A Ranger é bemmmm mais brutona. Na Ranger, ainda tem o Euro I (até 99) e Euro II (2000 e 2001). Que tb dá uma diferença boa no desempenho. O Euro II com uma acertada na bomba injetora e na turbina, anda muito bem.

Abraço.:concordo:

lucasam
14/11/2008, 14:21
Aê Pessoal!! Falei tanta besteira assim?? Abraços.

Que isso cara, esquenta nao.
Eu ate tinha escrito uma resposta grande para voce, a internet caiu e isso se perdeu.

Nao sou especialista mas acredito que existam as seguintes motorizacoes de Rangers.
1 -A gasolina
4.0V6 (mais antigas)
2.5 (mais antigas)
2.3 Duratec (as novas)

2 - Diesel
2.5 Maxion
2.8 MWM
3.0

Entao as 2.5 podem ser confundidas pq tem a gasolina e a Diesel.
Minha sugestão era uma 2.5 Diesel que hoje deve custar entre 25 e 30.000 cabine simples (eu tenho uma).

Camionetes 2.5 a Diesel (Ranger, L200, S10) são dificeis de comprar pq quando vc roda por muitos km com giro alto (caracteristicas de carros que pegam muita estrada de asfalto) o motor tende a diminuir a vida util. Justamente por isso o "mercado" precifica o carro mais barato.

Na casa dos 22, 24K com 4x4 é mais complicado, talvez as L200 japonesas (tipo 91,92) é dificil achar uma inteira, mas devem ser mais baratas

Edintruder
14/11/2008, 15:58
Corrigindo...

Diesel
2.5 HSD Maxion
2.8 PS Maxion/International
3.0 NGDe International/MWM

RGamaJr_4x4
14/11/2008, 18:48
2.8 PS é MWM International

Allan Nielsen
14/11/2008, 19:08
2.8 PS é MWM International
:discordo:

O 2.8 PS é o mesmo motor HSD 2.5 Maxion, apenas melhorado. Foi produzido já na fase da International ter assumido o Maxion, mas antes de ter comprado a MWM.

abs

RGamaJr_4x4
14/11/2008, 19:24
:discordo:

O 2.8 PS é o mesmo motor HSD 2.5 Maxion, apenas melhorado. Foi produzido já na fase da International ter assumido o Maxion, mas antes de ter comprado a MWM.

abs

Sabia que era uma evolução do 2.5, mas não sabia que foi antes da aquisição da MWM.
Não sei pq então alguns ainda insistem em colocar o 2.5 Maxion em um nível tão abaixo do 2.8 sob o pretexto de que é MWM, mesmo considerando a grande melhoria.

Valeu o esclarecimento! :concordo:

Allan Nielsen
14/11/2008, 19:35
Não sei pq então alguns ainda insistem em colocar o 2.5 Maxion em um nível tão abaixo do 2.8 sob o pretexto de que é MWM, mesmo considerando a grande melhoria.

Isto é conversa de quem não conhece. O Maxion 2,5 é um motor super bem dimensionado, tanto é que ele é a base do PS 2,8 considerado um dos melhores motores mecanicos medios que temos por aqui.

abs

marcaoz
14/11/2008, 21:41
Olá pessoal! Mais uma dúvida. Navegando por aqui, encontrei um site do RJ (balcao) com o anúncio de uma Laredo 97 por 13.550,00 reais. Não entendi mas parece-me que tem mais uns 5.000,00 de ipva. Considerando o valor total de uns 19.000 (e o carro estando inteiro) não seria uma boa opção p/ mim? É uma carro de manutenção cara e peças difícies? Afinal não seria para trilhas e parece-me que tem um baita motor (talvez muito gastona, não?)? Grato. Abraços. Marcão.

du
14/11/2008, 23:10
MarcaoZ.

Se não precisa de caçamba. Qualquer opção com tração e reduzida, vão lhe aender. Coloque na sua pesquisa Cheroke, Cheroke Sport, Explorer, Vitara e etc.

Abraços Du.

Raposo
15/11/2008, 10:20
O Euro II com uma acertada na bomba injetora e na turbina, anda muito bem.
Abraço.:concordo:
Off topic: regulei a BI na Bosch e a viatura melhorou muito. Porém, o bombista não quis mexer na turbina. Alguém sabe quem faz isso aqui no Rio? Já vi em outros tópicos que dá prar regular em casa. Mas tenho merdo de errar e piorar o desempenho.
Abs.

netão
15/11/2008, 15:18
Off topic: regulei a BI na Bosch e a viatura melhorou muito. Porém, o bombista não quis mexer na turbina. Alguém sabe quem faz isso aqui no Rio? Já vi em outros tópicos que dá prar regular em casa. Mas tenho merdo de errar e piorar o desempenho.
Abs.
Eu não acho que seja legal mecher em casa,as vezes n´so podemos causar danos bestas...
Ja aconteceu de um amigo trocar o filtro de Ar de sua L200 em casa e não retirar uma peça que não me recordo o que era,na primeira volta o turbo chupou essa peça...

DieselPower
15/11/2008, 16:36
Abs.

Eu não mecheria na turbina.
Se quer mais desempenho aumenta o débito da BI. Se quizer ainda mais desempenho, abre ainda mais o débito.
Não satisfeito, parte para a troca de bicos, troca da turbina e etc.
Apenas o aumento da pressão de funcionamento não trará melhorias, e sim perdas. Vide o Edintruder, que se eu não me engano aumentou a pressão e o débito, achou que tinha ficado muito bom, então disseram para ele manter a BI do mesmo jeito e voltar a regulagem original da WG, quando foi surpreendido com uma melhora no desempenho.
Vale lembrar, que simplesmente enviando mais diesel para o motor, haverá um aumento da pressão de funcionamento, já que o fluxo de gases gerado no escape é maior.
Abraço.

PS.: Edin, eu não lembro ao certo se foi com você que aconteceu isso, posta aí pra confirmar ou desmentir.

abreu
15/11/2008, 17:13
Vale lembrar, que simplesmente enviando mais diesel para o motor, haverá um aumento da pressão de funcionamento, já que o fluxo de gases gerado no escape é maior.
Abraço.

Diesel, nao ha aumento de pressao justamente pq a WG continua com sua regulagem original, abrindo na pressao selecionada originalmente.

Se o amigo mexeu na bomba injetora, ele nao so pode como deve mexer na turbina.
O ideal seria instalar um manometro e ir aumentado a pressao da turbina devagar, respeitando os limites da turbina, da WG e do seu motor.
Isso eh coisa muito simples e pode ser feito em casa sem problemas.
Eu ja fiz diversas vezes.

Como a maioria de nos mortais nao tem uma sonda lambda para carros a diesel, o acerto da pressao x combustivel deve ser feito no olhometro, observando a cor da fumaca no escape. O objetivo eh obter o melhor desempenho possivel com o minimo de fumaca.

Na teoria isto funciona bem, mas na pratica eh impossivel fazer um motor a diesel ter uma mistura rica sem soltar uma nevoa preta pelo escape.
Se o hallmeter acusar mistura rica, pode olhar pelo escape que vai ter algo muito preto saindo por ele.

Abracos.

Luciano SHAKALL
16/11/2008, 02:31
Vale lembrar, que simplesmente enviando mais diesel para o motor, haverá um aumento da pressão de funcionamento,
já que o fluxo de gases gerado no escape é maior.
Abraço.
nao ha aumento de pressao justamente pq a WG continua com sua regulagem original, abrindo na pressao selecionada originalmente.ACHO que o que ele quis dizer, foi que haveria um aumento na pressão em uma rotação mais baixa,
TALVEZ atingindo antes a pressão máxima (original, já que a WG não foi mexida) :pensativo: . . .

[]'s

DieselPower
16/11/2008, 18:31
ACHO que o que ele quis dizer, foi que haveria um aumento na pressão em uma rotação mais baixa,
TALVEZ atingindo antes a pressão máxima (original, já que a WG não foi mexida) :pensativo: . . .

[]'s

Exatamente Luciano.
Com o aumento do débito, a turbina atinge a mesma pressão em uma rotação inferior.
Mas na questão da pressão máxima, mesmo com a WG original, já vi casos em que aumentando o débito acontecem picos de pressão maiores que com a BI original, e em seguida a pressão estabiliza. Talvéz, isso aconteça devido a WG não "dar conta" de espulsar a maior pressão imediatamente, tendo um "LAG" até conseguir aliviar.
Abraço.

lucasam
17/11/2008, 10:37
Navegando por aqui, encontrei um site do RJ (balcao) com o anúncio de uma Laredo 97 por 13.550,00 reais. ... Considerando o valor total de uns 19.000 (e o carro estando inteiro) não seria uma boa opção p/ mim?
Não conheco o carro e não quero criar polemicas desnecessárias, mas de maneira geral, MUITO cuidado com carros antigos, importados e baratos.

Edintruder
17/11/2008, 12:53
Em e o Walter fizemos isso e acabamos desfazendo pelo motivo que o Diesel falou!
Fica ruim1 O Rasch disse que até no dinamômetro indica o excesso de pressão que reflete em perda de torque e potência.

du
17/11/2008, 14:14
Não conheco o carro e não quero criar polemicas desnecessárias, mas de maneira geral, MUITO cuidado com carros antigos, importados e baratos.

Lucasam,

Concordo com você, precisa de muito mais cuidado na compra do que um carro nacional.

Mas minha opinião foi baseada na comparação de preço entre Explorer 4x4 e Ranger 4x4. E se comparar preço de mercado com preço de Tabela Fipe, vai constatar que SUV se vende abaixo da tabela, caminhonete na tabela, ou acima. Lógico que na região que ele mora isso pode alterar.

Abraços Du.

DieselPower
17/11/2008, 23:09
Em e o Walter fizemos isso e acabamos desfazendo pelo motivo que o Diesel falou!
Fica ruim1 O Rasch disse que até no dinamômetro indica o excesso de pressão que reflete em perda de torque e potência.

Ta aí o homem!
Obrigado por confirmar a minha colocação.
Para os que estão pensando em mecher em pressão da turbina, a opinião de dois membros que entendem muito de mecânica e já fizeram esta alteração, constatando a não funcionalidade.
Valeu Edin, muito obrigado!
Abraço!

soneca_zzz
10/12/2008, 10:43
Estranho mesmo Murillo... Nao achei nada no site da Ford...

A capacidade de reboque do Troller com freios eh de 2400Kg, nao entendo como a da Ranger pode ser menor...

Impressionante eh a Discovery 3 TDV6, que reboca 3.500Kg com freios...

Abracos.

Galera, reavivando o tópico com uma dúvida: o que é capacidade máxima de tração?

Perguntei isso pq em um tópico anexaram uma imagem com as especificações de uma Ranger 3.0 Diesel e ali estava: capacidade máxima de reboque s/ freio: 750 kg e capacidade máxima de tração: 3050kg.

Imagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=147850&d=1228861374 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=147850&d=1228861374)

Thiago PickUPs
24/09/2009, 14:29
soneca num sei muito bem não... mas tem gente que pode te ajudar aih...
eu acredito que seja o peso maximo suportado pela ranger para "puxar" determinado objeto (no caso as carretinhasque podem pesar até 3050kg).

se eu falei merda alguem me ajudai!

Viking
24/09/2009, 23:35
Se não me engano, na capacidade max de tração já se inclui o PBT do veículo... ou seja no caso da ranger, ou se reboca uma carreta cuja capacidade vai depender de ter freio ou não, ou se leva a carga na caçamba... acho q as duas coisas ao mesmo tempo numa ranger não dá não.

Edintruder
25/09/2009, 15:08
Opa! Vale lembrar de olhar a capacidade máxima de tração (CMT) para o veículo. Se ultrapassar esse peso é multa na certa. Não lembro ao certo da resolução que fala isso,mas tem algo bem específico. Depois olho e posto aqui.

Tem dois tipos de peso para reboque, com e sem freio e também deve ser respeitado por vias de segurança. Outro detalhe, o CMT é a soma do peso bruto do veículo e o peso rebocado (conforme o Viking salientou). Não esqueça que se o conjunto todo pesar mais de 3500kg é necessário a CNH categoria C. Ninguém cobra, mas se uma picape rebocar outra, teoricamente já é necessária a CNH "C" para o condutor que reboca em função que duas picapes passam de 3500kg.

Edintruder
25/09/2009, 15:30
Resolução 210/06

"Art. 2º Os limites máximos de peso bruto total e peso bruto transmitido por eixo de veículo, nas superfícies das vias públicas, são os seguintes:
§1º – peso bruto total ou peso bruto total combinado, respeitando os limites da capacidade máxima de tração - CMT da unidade tratora determinada pelo fabricante:"