Ver Versão Completa : Ranger V6 4.0 com cabeçotes trincados...
Vinicius Hauagge
31/10/2008, 10:07
Olá amigos do fórum... Resolvi fazer uma mega revisão na minha ranger, desmontei quase ela inteira, pois ela está com quase 10 anos de vida e com exatos 100.000km rodados... Trocarei inúmeras peças, tais como amortecedores, pastilhas e lona de freio, retentores dos cubos, todos os óleos e fluidos, bobina de ignicao, velas, cabos de velas, bomba de agua, bomba de combustível, correia do motor, bieletas da suspensao, todos os filtros e mais algumas peças... Mandei o modulo para a Funari em São Paulo para fazer a coversao para o alcool...Vou mudar a frente da ranger para a 2008 e pintar ela inteira...Também resolvi abri o motor para dar uma olhada no seu estado... E tive duas surpresas...
A primeira foi a bendita "borra" no interior do motor.. apesar de trocar o oleo regularmente, sempre com o filtro, fiquei assustado com o acumulo da borra no interior do motor... A segunda, um pouco mais séria, foi a existencia de trinca em ambos os cabeçotes, entre as sedes de válvulas...
Vou mandar o cabeçote para essa empresa, em Maringá, no Paraná... http://www.ryi.com.br/ e segundo informações do funcionário que me atendeu, tal trinca é um fato comum nos motores V6... O preço do serviço será de R$ 450,00 em cada cabeçote e é garantido (se o cabeçote nao for condenado, o que segundo o representante da empresa é dificil de acontecer)...
Alguem já ouviu relato semelhante (trinca do cabecote da V6 4.0)? Procurei no forúm e nao encontrei nada parecido...
Abraço e obrigado,
Vinicius.
Luizinho
31/10/2008, 10:32
Vinicius,
Para ter essa borra no motor, você dizendo que troca o óleo de forma correta, verifique se o catalizador não está entupido. Aproveita e pergunta a quem desmontou o motor se o coletor de admissão estava frouxo.
LEONARDORAZO
31/10/2008, 13:37
Vinicius, já tive esse problema na minha ex v6 99, no meu caso , a junta do cabeçote tinha queimado (provavelmente devido ao uso do GNV)e eu fiquei rodando um tempo com ela assim... resultado, trinca nos 2 cabeçotes, mandei que fizessem o reparo aqui no rj mesmo e foi bem mais caro, mas o resultado foi muito bom, andei com ela mais de 1 ano após sem dar nenhum problema.
Agora me dia uma coisa, já fez uma estimativa de quanto vai gastar nessa revisão ??? acho que vai sair um pouco caro.
um grande abraço
Vinicius Hauagge
31/10/2008, 13:48
Leonardo, discordo de voce.. não vai sair um pouco caro... vai sair muito caro! Mas fazer o que, gosto do carro, nao existe mais V6 4X4 e em razão da baixa manutencao que a ranger me deu nesses quase 08 anos que estou com ela, não tenho muito o que reclamar...
Minhas despesas serão aproximadamente as seguintes:
Peças em geral (bomba de combustivel, amortecedores, freios, velas, cabos de vela, bomba dagua, junta completa do motor, atuador de embreagem, bieletas, correia, todos os filtros, disco de ceramica, óleos e todos os fluidos) aproximadamente R$ 3.000,00
Peças para mudar o design para a atual (capo, grade, painel de fibra, farois e lanternas, para-choque dianteiro, traseiro, spoilers e farol de milha) aproximadamente R$ 3.000,00
Pintura : R$ 2.000,00
Recuperação do cabeçote R$ 1.000,00
Reprogramacao do módulo R$ 640,00
mão de obra R$ 1.000,00
Gasto estimado + ou - R$ 10.500,00.
Porém acredito que vou ficar com uma camionete praticamente nova. Da mesma forma, venderei a frente antiga para recuperar um pouco o que gastei!
Abraco,
Vinicius.
Posta umas fotos pra gente ver essa jabiraca!
Vinicius Hauagge
01/11/2008, 14:50
Ela tá meio desmontada, na oficina... mas colocarei umas fotos sim, da transformacao!
Abraço,
Vinicius!
SergioPB
01/11/2008, 21:53
Olá amigos do fórum... Resolvi fazer uma mega revisão na minha ranger, desmontei quase ela inteira, pois ela está com quase 10 anos de vida e com exatos 100.000km rodados... Trocarei inúmeras peças, tais como amortecedores, pastilhas e lona de freio, retentores dos cubos, todos os óleos e fluidos, bobina de ignicao, velas, cabos de velas, bomba de agua, bomba de combustível, correia do motor, bieletas da suspensao, todos os filtros e mais algumas peças... Mandei o modulo para a Funari em São Paulo para fazer a coversao para o alcool...Vou mudar a frente da ranger para a 2008 e pintar ela inteira...Também resolvi abri o motor para dar uma olhada no seu estado... E tive duas surpresas...
A primeira foi a bendita "borra" no interior do motor.. apesar de trocar o oleo regularmente, sempre com o filtro, fiquei assustado com o acumulo da borra no interior do motor... A segunda, um pouco mais séria, foi a existencia de trinca em ambos os cabeçotes, entre as sedes de válvulas...
Vou mandar o cabeçote para essa empresa, em Maringá, no Paraná... http://www.ryi.com.br/ e segundo informações do funcionário que me atendeu, tal trinca é um fato comum nos motores V6... O preço do serviço será de R$ 450,00 em cada cabeçote e é garantido (se o cabeçote nao for condenado, o que segundo o representante da empresa é dificil de acontecer)...
Alguem já ouviu relato semelhante (trinca do cabecote da V6 4.0)? Procurei no forúm e nao encontrei nada parecido...
Abraço e obrigado,
Vinicius.
Vinicius,
Tive o mesmo problema com as duas Rangers que tenho.
Nas duas os dois cabeçotes estavam trincados.
Na Ranger Supercab da minha filha estava passando água para as velas, que foi descoberto depois de falhas constantes no funcionamento do motor.
Na minha, foi pior. O motor começou a fumar e descobrimos o problema no terceiro cilindro. Só nesse cilindro estava sendo consumido o óleo, ocasionado por defeito no bico injetor que não fechava mais. Lavou o cilindro, quebrou um anel e riscou as paredes. Tive que refazer o motor e na hora de dar um trato nos cabeçotes, descobrimos que os mesmos estavam trincados, exatamente entre as válvulas.
O motor ficou novo e depois de alguns problemas na montagem do sensor CMP, quando tivemos que buscar ajuda neste fórum, tudo resolvido.
Abraços!
Vinicius Hauagge
03/11/2008, 09:20
Pois é Sérgio, ao que parece é um problema mais comum do que eu imaginava... Interessante que minha camionete nunca teve superaquecimento ou algo do genero... Vou mandar os cabeçotes para o reparo hoje... O problema é o prazo que pediram... Pelo menos 7 dias... (sem falar no tempo com o frete)... Segundo os caras é necessário um tempo razoável para esquentar a peça (a solda é feita no cabecote aquecido) e depois quase dois dias para o mesmo resfriar...
Abraço,
Vinicius.
SergioPB
15/12/2008, 22:07
Fala Vinicius!
A Ranger da minha filha, a Supercab, estava sumindo água há uns dias atrás.
Semana passada ela parou de vez. Constatado furo nas pastilhas do motor ocasionado por ferrugem. Retiramos os cabeçotes e eles estavam perfeitos, o que demonstra que o serviço anterior foi bem feito.
A junta do cabeçote queimou, levando as válvulas também.:cry::cry::cry::cry:
Comprei válvulas novas, juntas e novas pastilhas feitas de alumínio. O V6 vai ganhar mais "sete vidas".:lol::lol::lol::lol:
Abraços!!
juliano muller
15/12/2008, 22:31
Tua Ranger usa GNV?
Já ouvi comentários, que motores que usam GNV tem propensão a trincas no cabeçote, por que quando o gás entra no motor, por estar sob pressão, fica extremamente gelado, e quando em contato com o cabeçote quente, com o tempo, acaba não aguentando a grande variação de temperatura! Pode não ser isso, mas tem sentido...
Agora, se vc usa somente gasolina, realmente não há como explicar um fato como esse, principalmente num motor Ford, que parece ser muito bom e que trabalha com temperatura baixa...
:pensativo:
Abraço...
Esse problema da baixa temperatura na expansão do GNV é resolvido com a ligação de mangueiras derivadas do sistema de arrefecimento do motor ao redutor de pressão. Algumas convertedoras porcas não fazem esse procedimento, o que piora o desempenho e aumenta o consumo.
E alguns redutores tem a opção de aquecimento elétrico.
Vinicius Hauagge
16/12/2008, 17:20
A minha tava no álcool...
Prezados
Tive um problema semelhante, trinca na sede das valvulas dos dois cabeçotes da minha ranger V6/98. Enviei à empresa de maringá que recuperou-os, porém estou em duvida quanto as juntas dos cabeçotes. É realmente imprescindível usar as originais? ( a um custo 5 vezes maior que as outras disponíveis no mercado).
Abs
japa splash
29/10/2010, 02:59
Boa noite pessoal!!!
Sou novo aqui e li tudo sobre esses problemas de manutençao..
Nao sei se alguem ja passou por isso..
Tenho uma Splash 95 e o antigo proprietario retificou o motor, mas qquando eu ligo faz uns barulhos estranhos como se fossem valvulas batendo, mas levei na retifica, desmontaram e nao encontraram nenhuma falha. Amigos dizem que pode ser a bomba de oleo que nao esta mandando oleo o suficiente.
Agradecido.
JAPA
elmestizo
07/11/2010, 23:58
AMigos,
Vc´s usam ou usavam radiex?
Abrass
Moisés S.M
10/11/2010, 09:45
Acho mto estranho um motor v6 da Ford apresentar problemas de cabeçotes trincados,isso é motor pra uns 400 mil km e olhe lá,trocando o óleo e os filtros no prazo certo e recomendado pelo fabricante nunca vai ter problemas,oq acontece é o uso de combustível não recomendado para um motor desses,por ex:uso de gnv,nada contra,mas tem pessoas que raramente usam a gasolina,li no próprio fórum, um colega q só usava gnv,tava a mais ou menos 3 ou 4 meses sem colocar gasolina,e teve problemas,e não sabia o pq,obvio q vai ter...outra coisa,usar Álcool,esse motor não foi projetado pra andar com esse combustível,pode ser q nos primeiros meses tá td certo,mas concerteza haverá problemas futuramente...sempre quando leio a respeito de problemas no v6 da ford,o motor foi ou não modificado pra andar com outro combustível,detalhe a minha tá com 142 mil km,já fiz de td nela,mas nunca tive problemas com o motor,só revisão preventiva.
Fora o Repower de 210cv vai ser dificil fazer outro motor tão bom e de excelente durabilidade.
LUIZ RODRIGUES
03/01/2012, 13:53
ola amigos, comprei uma ranger 200 4x4 cd, e o carro na saida não força nenhuma, dependendo da subida tenho que acinar o 4x4 mesmo vazia, ja levei em varios mecanicos e uns dizem que é cabeçote e outros o cambio, aguem aqui ja teve esse problema e como resolveu?
Abraço a todos
GustavoSC
16/12/2012, 00:01
Vou mandar o cabeçote para essa empresa, em Maringá, no Paraná... RYI - Técnicas de Solda (http://www.ryi.com.br/) e segundo informações do funcionário que me atendeu, tal trinca é um fato comum nos motores V6... O preço do serviço será de R$ 450,00 em cada cabeçote e é garantido (se o cabeçote nao for condenado, o que segundo o representante da empresa é dificil de acontecer)...
Abraço e obrigado,
Vinicius.
Olá Vinicius,
Li todo o tópico e estou com o mesmo problema e com uma dúvida cruel: mandar recuperar o cabeçote ou comprar novos
Ford 4 0L Cylinder Head 95 97 | eBay (http://www.ebay.com/itm/FORD-4-0L-CYLINDER-HEAD-95-97-/140351105630?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&vxp=mtr&hash=item20ad93ea5e)
1997 2000 Ford Ranger Explorer V6 4 0L Pair Cylinder Heads F5TZ 6049 A | eBay (http://www.ebay.com/itm/360453184155?item=360453184155&viewitem=&sspagename=ADME:X:RTQ:MOTORS:1123&vxp=mtr)
Pergunta: como ficou sua retífica? E o uso do álcool, pode descrever como está?
Grande abraço,
Gustavo.
Vinicius Hauagge
17/12/2012, 13:29
Gustavo, o reparo ficou perfeito, porém uso muito pouco o carro.... acredito que não rodei nem 10.000 km após as trocas...
Porém agora ando só na gasolina...
Qualquer coisa, é so perguntar!
Abraço,
Vinicius!
Alessandro,
17/12/2012, 18:06
Caraca Gustavo! Cabeçote por 99 dolares?!
Ainda que compre com o outro site sugerido, sai o par por uns 1200 reais, mas este faltando molas e válvulas. Será que a marca é boa?
Se sim, ainda que demore um pouco pelo transporte, creio que seja melhor que uma retífica.
Alguns vendedores não vendem para o Brasil. Sabem dizer o que significa a expressão: "WE DO NOT SHIP TO P.O. BOX, PR, AK, HI, VI OR APO'S"
ola amigos, comprei uma ranger 200 4x4 cd, e o carro na saida não força nenhuma, dependendo da subida tenho que acinar o 4x4 mesmo vazia, ja levei em varios mecanicos e uns dizem que é cabeçote e outros o cambio, aguem aqui ja teve esse problema e como resolveu?
Abraço a todos
Amigo vai em um cara que mexe com injeção eletrônica e pede pra verificar se os bicos estão funcionando, aproveita e mede também a pressão dos cilindros e da bomba de combustível. Aproveita e troca todos os filtros do carro.
Boa sorte!
GustavoSC
17/12/2012, 18:33
Caraca Gustavo! Cabeçote por 99 dolares?!
Ainda que compre com o outro site sugerido, sai o par por uns 1200 reais, mas este faltando molas e válvulas. Será que a marca é boa?
Se sim, ainda que demore um pouco pelo transporte, creio que seja melhor que uma retífica.
Alguns vendedores não vendem para o Brasil. Sabem dizer o que significa a expressão: "WE DO NOT SHIP TO P.O. BOX, PR, AK, HI, VI OR APO'S"
A tradução seria: não enviamos para caixa postal (P.O. Box), Porto Rico (PR), Alaska (AK), Hawaii (HI), Ilhas Virgens (VI) ou Caixa Postal em instalações militares (APO Box).
O problema que comprar de fora tem o custo de envio +- U$ 250 e mais as taxas de importação de 60% de tudo (inclusive envio).
Este de U$ 99 achei meio xing ling, pois nem fotos tem... o outro me pareceu mais confiável pois até a caixa original tem foto.
Vou pensar um pouco mais...
Abraço!
GustavoSC
17/12/2012, 20:23
Gustavo, o reparo ficou perfeito, porém uso muito pouco o carro.... acredito que não rodei nem 10.000 km após as trocas...
Porém agora ando só na gasolina...
Qualquer coisa, é so perguntar!
Abraço,
Vinicius!
Vinicius, entao vc nem colocou a opcao alcool?
[]'s
Alessandro,
30/12/2012, 21:52
A tradução seria: não enviamos para caixa postal (P.O. Box), Porto Rico (PR), Alaska (AK), Hawaii (HI), Ilhas Virgens (VI) ou Caixa Postal em instalações militares (APO Box)
(...)
Abraço!
Gustavo, valeu pela tradução.
Tentei traduzir pelo Google, mas não obtive sucesso.
GustavoSC
03/11/2014, 15:55
Somente para atualizar o tópico, ano passado tirei passagem pelos pontos do cartão e trouxe ambos cabeçotes completos, muito bons mesmo:
New Ford Ranger Bronco 4 0 OHV Cylinder Head Late Stlye No Core Required | eBay (http://www.ebay.com/itm/NEW-FORD-RANGER-BRONCO-4-0-OHV-CYLINDER-HEAD-LATE-STLYE-NO-CORE-REQUIRED-/171195551184?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Year%3A1997%7CMake%3AFord%7CModel%3AExplorer&hash=item27dc0ccdd0&vxp=mtr)
Pelo custo e benefício valeu muito a pena, pois ainda trouxe umas peças de suspensão e as juntas do cabeçote.
Abraços