Ver Versão Completa : Tubina funciona mas não transfere potencia ao motor
Alberto Vasconcelos
31/10/2008, 08:27
Amigos do Forum
Preciso da ajuda de voces.
Tenho uma Ranger 2002 cabine dupla 4x4 Diesel motor Power Stroker.
Há poucos dias notei ela com menos potencia principalmente nas ultrapassagens.
Sabem aquele impulso extra que a Ranger dá quando voce acelera e a turbina aciona? Ela não faz mais.
Levei em tres mecanicos
Foi revisado:
Uma mangueira que conduz ar da bomba até a turbina, está Ok sem vazamento.
A turbina tambem está funcionando ok com toda potencia
O "vacuometro" que fica em cima da turbina tambem foi testado pelo pessoal que mexe com turbina e está OK
O intercooler tambem não tem vazamento
Me levantaram a hipotese do defeito ser uns diafragmas da Bomba injetora, isto procede?
Ktranger
01/11/2008, 17:58
antes de mais nada....
quando foi a ultima vez que vc trocou o filtro de diesel dela.....?
troque custa 60 reais e mal no faz...hehehe
boa sorte
DieselPower
01/11/2008, 20:12
Se tudo realmente estiver funcionando, pode ser a BI sim.
Com que quilometragem esta sua Ranger? Já não esta na hora de tirar a BI para uma revisão?
Outra coisa, instale um manômetro para monitorar a pressão da turbina, é simples e relativamente barato (Cronomac em torno de R$100,00). Todo motor turbinado deveria possuir este equipamento. Assim poderá saber se realmente seu motor esta trabalhando com uma pressão adequada.
Abraço.
Alberto Vasconcelos
01/11/2008, 21:19
antes de mais nada....
quando foi a ultima vez que vc trocou o filtro de diesel dela.....?
troque custa 60 reais e mal no faz...hehehe
boa sorte
Esta hipotese não é. Troco o óleo a cada 5 mil km e o filtro de ar a cada 10 mil.
Alberto Vasconcelos
01/11/2008, 21:24
Se tudo realmente estiver funcionando, pode ser a BI sim.
Com que quilometragem esta sua Ranger? Já não esta na hora de tirar a BI para uma revisão?
Outra coisa, instale um manômetro para monitorar a pressão da turbina, é simples e relativamente barato (Cronomac em torno de R$100,00). Todo motor turbinado deveria possuir este equipamento. Assim poderá saber se realmente seu motor esta trabalhando com uma pressão adequada.
Abraço.
Pedi para o mecanico observar a BI e a potencia voltou. Na verdade foi feita uma regulagem mas não foi retirada para uma revisão geral. Gostei da sua dica para instalar o manometro para pressão da turbina, acho que vou instalar juntamente com uma revisão completa da BI. Onde posso adquirir? Moro em João Pessoa e o comercio por aqui é bem deficiente.
Grato
Alberto
DieselPower
01/11/2008, 21:29
Onde posso adquirir? Moro em João Pessoa e o comercio por aqui é bem deficiente.
A instalação é muito simples, pode até fazer em cassa, tem um tópico explicando como fzaer.
Quanto a compra, outros colegas compraram na Donatti:
http://www.jet.com.br/donatti4x4/
Ou em qualquer outro site de vendas.
Mas compre o Cronomac que marque até 2kg/cm3.
Abraço.
Ktranger
02/11/2008, 13:34
Esta hipotese não é. Troco o óleo a cada 5 mil km e o filtro de ar a cada 10 mil.
estamos falando do filtro de combustivel, diesel, nao do oleo do motor....se vc nao trocou , com a qualidade diesel da sua regiao eh bem provavel que esteja entupido, sua BI estara ok , trabalhando forcada num filtro sujo , estamos falando do filtro que fica do lado esquerdo , embaixo da bombinha manual , que tem o sensor de agua....troque ....mesmo que nao seja entupido , um mal funcionamento do filtro , defeito de fabricacao, pode forcar a bi e a longo prazo abreviar a vida util dela , e outros casos queimar a junta .....curiosamente , eu troco o filtro de oleo e de combustivel religiosamente duas vezes ao ano....nao confio no diesel nacional....
boa sorte
rogeriomasih
02/11/2008, 19:24
Logo que comprei minha ranger anterior (2002 2.8 90mil km) ela apresentava um comportamento parecido.
O problema estava na conexão que liga a turbina à bomba injetora.
Salvo engano o objetivo dessa conexão é forçar a injeção de mais diesel para compensar o avanço da turbina. Sem este acionamento estar funcionando corretamente, mesmo com a turbina soprando corretamente, o motor acaba não tendo um bom desempenho.
Caso tenha problema em identificar o local, me avisa que posto uma foto para vc.
Falando nisso, que saudade da minha TGV...
Edintruder
02/11/2008, 20:38
A minha está assim há cerca de 55000km e eu apenas compensei aumentando o débito do diesel. Pode ser o 2o estágio da BI trancado ou bicos injetores com problemas. Eu preferi deixar o dinheiro no meu bolso do que pagar para algum bombista mexer e não encontrar defeito nenhum.
Abre o débito que melhora bastante e não perde o sono.
JEFFCATUNDA
02/11/2008, 21:41
COLEGAS PROPRIETÁRIOS DE VIATURAS EQUIPADAS COM O MOTOR NGD/INTERNATIONAL 3.0.
POR FAVOR VISITEM ESTE TÓPICO.
OBRIGADO.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=48002 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)
Alberto Vasconcelos
03/11/2008, 00:10
Valeu pela dica. Um abraço
Alberto
A instalação é muito simples, pode até fazer em cassa, tem um tópico explicando como fzaer.
Quanto a compra, outros colegas compraram na Donatti:
http://www.jet.com.br/donatti4x4/
Ou em qualquer outro site de vendas.
Mas compre o Cronomac que marque até 2kg/cm3.
Abraço.
Alberto Vasconcelos
03/11/2008, 00:14
Valeu pela dica, notei após o penultimo abastecimento o indicador de sensor de agua no painel de combustivel acender. Vou dar uma olhada neste filtro certamente vai ajudar.
Abraços
Alberto
Alberto Vasconcelos
03/11/2008, 00:15
Amigo se puder mandar a foto eu agradeço.
Alberto
Alberto Vasconcelos
03/11/2008, 00:16
Valeu pela dica, notei após o penultimo abastecimento o indicador de sensor de agua no painel de combustivel acender. Vou dar uma olhada neste filtro certamente vai ajudar.
Abraços
Alberto
estamos falando do filtro de combustivel, diesel, nao do oleo do motor....se vc nao trocou , com a qualidade diesel da sua regiao eh bem provavel que esteja entupido, sua BI estara ok , trabalhando forcada num filtro sujo , estamos falando do filtro que fica do lado esquerdo , embaixo da bombinha manual , que tem o sensor de agua....troque ....mesmo que nao seja entupido , um mal funcionamento do filtro , defeito de fabricacao, pode forcar a bi e a longo prazo abreviar a vida util dela , e outros casos queimar a junta .....curiosamente , eu troco o filtro de oleo e de combustivel religiosamente duas vezes ao ano....nao confio no diesel nacional....
boa sorte
Alberto Vasconcelos
03/11/2008, 00:18
Amigo se puder mandar a foto eu agradeço.
Alberto
Logo que comprei minha ranger anterior (2002 2.8 90mil km) ela apresentava um comportamento parecido.
O problema estava na conexão que liga a turbina à bomba injetora.
Salvo engano o objetivo dessa conexão é forçar a injeção de mais diesel para compensar o avanço da turbina. Sem este acionamento estar funcionando corretamente, mesmo com a turbina soprando corretamente, o motor acaba não tendo um bom desempenho.
Caso tenha problema em identificar o local, me avisa que posto uma foto para vc.
Falando nisso, que saudade da minha TGV...
Alberto Vasconcelos
03/11/2008, 00:29
Amigo, quando o bombista marcou hora e disse que o carro ficaria um dia inteiro para ele desmontar a BI senti que meu bolso ia sofrer.
Levei em outro que mexeu na regulagem e até que melhorou bastante mas ainda está longe da potencia de antes.
Vou pedir para ele experimentar o teu conselho de abrir o débito.
Abraços
Alberto
A minha está assim há cerca de 55000km e eu apenas compensei aumentando o débito do diesel. Pode ser o 2o estágio da BI trancado ou bicos injetores com problemas. Eu preferi deixar o dinheiro no meu bolso do que pagar para algum bombista mexer e não encontrar defeito nenhum.
Abre o débito que melhora bastante e não perde o sono.
DieselPower
03/11/2008, 21:44
Vou pedir para ele experimentar o teu conselho de abrir o débito.
Ele já deve ter feito isso.
Edintruder
04/11/2008, 08:15
A diferença que está é justamente é que não está despejendo o mesmo torque que antes. Bem, pode ser:
Came e bomba de ressaltos com desgaste (desgaste a longo prazo);
Bomba de palhetas com desgaste (interna da BI);
2o estágio trancado (mais provável);
Bicos injetores com desgaste no ângulo de injeção (a longo prazo).
A minha vontade é de eu mesmo abrir e conferir o acionamento do 2o estágio da minha BI, mas como se trata de um equipamento caro, estou com receio de mexer... Fora isso, mesmo assim como está, a Ranger é mais esperta que o MWM 2.8 eletrônico.
Ktranger
06/11/2008, 21:25
qual foi ou eh o veredicto ?