PDA

Ver Versão Completa : Distribuidor dos Jeeps vira ao "contrário"

Tatão
09/09/2004, 09:48
Pouca gente sabe que o distribuidor dos motores Continental Go Devil
(4 cil) e dos BF161 (6cil) viram ao contrario da maioria dos motores.
Se vc tirar a tampa do distr. desses motores e pedir ao Zequinha que
dê partida vc notara que o rotor (cachimbo) vira anti-horário. Na maioria
dos motores de projeto mais moderno o sentido de rotação do distribuidor
é horário. E eu com isso ? deve estar se perguntando o colega jipeiro.
É o seguinte: quando se pensa em modificação para deixar o jipe ainda mais
confiável uma das coisas que vem a cabeça de todo jipeiro é a eliminação
do platinado. Com a instalação de ignição eletrônica se ganha em confiabilidade,
praticidade (pois nesse sistema a manutenção é quase zero) e, principalmente, pode-se
fazer uma vedação muito eficiente do distribuidor sabendo-se que não será
preciso mexer no mesmo por muito tempo.
Só tem um probleminha: a maioria dessas adaptações usa (como ñ poderia deixar de ser)
o distribuidor do Chevrolet Opala c/ ignição eletrônica e esse distribuidor trabalha no
sentido horário. Ou seja, quando se acelera o motor e a rotação sobe, o ponto de ignição
ao invés de adiantar, atrasa. Isso se traduz em um funcionamento que não é 100%
redondo, não aproveitamento da potência total do motor, gasto de combustível
desnecessário etc...
Qual a solução? O distribuidor dos veículos Monza trabalha anti horário, igual
aos nossos Jeeps, é só usar um desses na adaptação e estamos resolvidos. :!:

Cotrim
09/09/2004, 13:39
Cara,

Os do Monza poderiam servir apenas para os 4 cilindros, isso se servirem, pois não os conheço.

[]'s

Scacca
09/09/2004, 14:02
Muito legal a observação.

Como fazemos no 6 cilindros?

[]'s

Cotrim
09/09/2004, 14:10
Scacca,

Você pega um de Opala 6cc, serra o eixo e solda o eixo do distribuidor do Jeep. Com isso os encaixes ficarão compatíveis e o distribuidor do Opala rodará ao contrário.

[]'s

Scacca
09/09/2004, 14:14
Mas ai é necessário depois da solda um passe no torno, exato?

[]'s

Cotrim
09/09/2004, 14:17
Exato

Tatão
09/09/2004, 15:13
o distribuidor do monza da certo nos 6cil. sim. É só trocar a aranha da bobina impulsora por uma do opala 6. Quanto a usar distribuidor do opala não ia adiantar nada, afinal o que importa em termos de avanço de ponto de ignição são os contrapesos e mecanismos de avanço centrifugo e a vácuo e esse ia atrasar o ponto de qualquer jeito POIS O DISTRIBUIDOR E SEUS MECANISMOS TEM QUE VIRAR NO MESMO SENTIDO PARA O QUAL FORAM FABRICADOS, funcionar, funciona, afinal qualquer um de nós sabe das enormes tolerancias de prtojeto desses motores, mas dizer que o distribuidor do opala fica 100%, ñ fica ñ, fala a voz da experiencia, 9 anos de oficina elétrica, deu para aprender um pouco...

ojaneri
09/09/2004, 17:05
o distribuidor do monza da certo nos 6cil. sim. É só trocar a aranha da bobina impulsora por uma do opala 6. Quanto a usar distribuidor do opala não ia adiantar nada, afinal o que importa em termos de avanço de ponto de ignição são os contrapesos e mecanismos de avanço centrifugo e a vácuo e esse ia atrasar o ponto de qualquer jeito POIS O DISTRIBUIDOR E SEUS MECANISMOS TEM QUE VIRAR NO MESMO SENTIDO PARA O QUAL FORAM FABRICADOS, funcionar, funciona, afinal qualquer um de nós sabe das enormes tolerancias de prtojeto desses motores, mas dizer que o distribuidor do opala fica 100%, ñ fica ñ, fala a voz da experiencia, 9 anos de oficina elétrica, deu para aprender um pouco...

Hmm, voce tem 21 anos e trabalhou 9 numa oficina elétrica. Começou com 12. Sabia que trabalho infantil é crime? :-)

Cowboy
10/09/2004, 10:53
Srs. sei que vocês vão concordar que o sentido de rotação de um distribuidor (assim como de qualquer engrenagem) depende de qual lado do eixo de comando ele(a) está localizado, por isso não é necessário o serviço de corte e costura no distribuidor do monza ou de qualquer outro.
Quando você colocar o distribuidor do opala num motor onde o encaixe do eixo do distribuidor seja no lado oposto do eixo de comando, ele irá girar em sentido contrário ao original, sem a necessidade de qualquer adaptação.
Quanto ao sistema de avanço (que giraria p/ o lado oposto) pode ser alterado com facilidade, sem grandes malabarismos, com a adoção de sistemas compatíveis com o novo sentido de rotação.
A solução é muito simples e é constantemente feita pelo mercado.
Diversos carros tiveram e ainda hoje alguns tem o sentido de rotação invertido do convencional, assim como a ordem de explosão nem sempre é a mesma, mas isso não impede de fazermos um belo trabalho, sem a necessidade de soldas e contorcionismos mirabolantes.
Reparem nas soluções que as próprias fábricas dão à essa incompatibilidade entre motores que se utilizam de peças de um mesmo fornecedor. Troca-se apenas os periféricos específicos àquela característica e não o fornecedor, ou toda a peça. Nesse caso o cuidado deve se voltar ao sistema de avanço, que tenderá a girar a mesa do platinado no sentido oposto ao desejado. No mais essas peças são feitas p/ girar em qualquer sentido (ao contrário de algumas peças internas, como pistões, que possuem sentido correto de funcionamento e posição certa para sua instalação) pois são utilizadas em outros motores p/ baratear custos de produção.
Abraço a todos.

EduardoLang
10/09/2004, 11:19
Ae Cowboy,

Vc disse, disse, disse e não disse nada ! ! ! ! :shock: :shock:

Kra,

Não entendi nada do que vc quiz dizer ! ! ! ! he he he he he :P :P

Afinal, o que tem que ser feito para que o bicho funcione correto????

Tem um Kra que vende um Kit de ignição eletrônica por ( se eu não me engano) R$ 260,00 completo, incluindo: distribuidor, cx de ignição, chicote etc.

Ele diz ser o mesmo fornecedor das lojas especializadas em jeep e tem garantia de 6 meses ! ! !

Agora, se quando se acelera o motor atrasa ou não isso eu não sei ! ! !

sds

Danniel Pizatto
10/09/2004, 14:52
Mas ao usar outro distribuidor as curvas de avanço não seriam diferentes?

Ja pensei em usar uma margarida (o que o outro colega chamou de "aranha") num distribuidor willys, trocando o platinado por um sensor magnético.. Ou ótico.. (olha as ideias do garoto.. :P)

Sukys
11/09/2004, 00:20
Mas ao usar outro distribuidor as curvas de avanço não seriam diferentes?

Cada motor tem uma curva de avanço específica por causa das características do próprio motor e do tipo de combustível utilizado, e toda adaptação de distribuidor deveria levar isto em conta, caso contrário o motor perde em eficiência (menos potência, mais consumo) e até em tempo de resposta (pé afunda no acelerador, motor responde só depois de um mês!). :lol:

Cowboy
12/09/2004, 09:50
Bom dia, pessoal. Suks tem razão quando diz que cada motor terá sua curva de torque e por consequência de avanço características, mas ao analisarmos o funcionamento de um motor do ciclo Otto, (ainda mais daquela época) veremos que essas perdas são bem aceitáveis, pois não chegam a sobressair sobre as perdas inerentes ao precário sistema de ignição original, sobre o deficiente método de turbilhonamento da mistura, a forma parca como "enchem" os cilindros, o próprio eixo de comando possui uma angulação muito "mansa" para que se evidencie uma curva de avanço ligeiramente alterada, mas para que essa condição de perda "inexpressiva" se configure, devemos procurar um sistema de igninição de um motor com regimes de torque, rotação e filosofia de projeto semelhantes, pois do contrário estaríamos configurando uma nova situação para a qual as margens de erro do projeto original não seriam o bastante.
Lang, me desculpe, mas não pretendo ditar qual sistema seria o mais eficiente, até porque não conheço todos. Pelas características do motor Willys 6 cilindros, podemos tomar como seu "doador" mais próximo, os motores com regime de rotação e com projetos de origem e características semelhantes, como n° de cilindros, curva de torque, tipo de alimentação de combustível (carburador sem sistema de compressão de mistura) tão próximas quanto possível, mesma ordem de explosão para os pistões, etc...
Para chegarmos próximo a essas condições temos de comessar a procura por motores de rotação mais reduzida como os velhos e confiáveis 6 cilindros do antigo Opel (que veio a ser o nosso 4.1 Chevrolet) ou mesmo o parrudo 6 cil. da Ford F-1000, que a pesar de muito mais forte, possui características bem mais próximas do nosso 161 para essa adaptação, mas sinceramente não usaria este último, pois suas peças são muito caras e de difícil obtenção. Estamos procurando facilidades lembrem-se.
Não cabe a afirmação de que um motor de alta rotação, de maior rendimento (não digo potência, mas exatamente rendimento), de projeto enxuto, com maior ou menor nº de cilindros, com sua curva de torque apenas em altas rotações, seria o nosso "doador" perfeito, pois desta forma as perdas resultantes da adaptação de peças de características tão opostas superariam as margens de erro do projeto original, fazendo com que a queda de rendimento seja sentida, tanto em consumo quanto em desempenho.
Lang, estou tentando dar uma luz a discução, mostrando os fundamentos e a lógica que deve ser levada em conta na hora de uma adaptação, pois percebi que a conversa tendia (na tentativa de se fazer o melhor) para o lado do incoerente. Pequenas perdas são aceitáveis e são levadas em conta em qualquer projeto de veículo urbano. Já fazem parte de seu projeto.
A medida que evoluimos o projeto e privilegiamos o rendimento do motor, essas perdas vão se tornando mais críticas e vão perdendo seu espaço, ou seja, motores modernos menor tolerância em seu projeto, e exatamente por isso não cabe a afirmação de que o distribuidor do Monza seria uma boa opção.
Caso queira uma indicação, a sua própria sujestão do sistema de ignição para jeep seria a que eu utilizaria, se ainda usasse motor a gasolina, pois são adaptações que levam em conta esses parâmetros que já citei e alguns deles são mesmo baseados no sistema do saudoso opala. Procure verificar as características desses conjuntos antes da aquisição. Verifique o sistema sensor e principalmente o de avanço, deve seguir o mesmo sentido de rotação da sua mesa original. Lembre-se apesar de nem todo motor possuir sistema de avanço, este é impressindível no BF-161.
Sr. Pizatto não sei se caberia a margarida do opala no distribuidor original do Willys, mas a idéia é muito boa. Leve isso a diante, pesquise, pois me parece a solução ideal (bons resultados / menor custo). Mantenha-nos informados.
Abraço a todos.

Sukys
13/09/2004, 01:32
Concordo contigo Cowboy, mesmo porque você bem detalhou o que eu expressei de forma resumida.

Em termos de adaptação para o BF - ou qualquer outro distribuidor que faça uso de platinado - uma solução relativamente simples e que oferece ótimos resultados é a substituição do platinado pelo sensor Hall.
É possível substituir a mesa original por outra que ja tenha o sensor Hall ou então adaptar o sensor na mesa antiga. No mais, é só adaptar o disco comutador (disco com "janelas") no eixo do distribuidor. Evidente que o sistema "doador" terá que ser para o mesmo numero de cilindros e, preferencialmente, utilizar a mesma bobina de ignição do sistema eletrônico, garantindo assim um melhor resultado.
Este procedimento é relativamente simples de ser executado e demanda a mesma mão de obra necessária para "enxertar" um distribuidor novo no eixo e/ou fixação do distribuidor antigo, consequentemente não deve representar grandes variações no custo final do trabalho, e tem como grande vantagem a manutenção dos avanços originais, tanto centrífugo quanto à vácuo.

Tempos atrás a Bosch comercializava kits de ignição eletrônica para equipar distribuidores com platinado, e era composto pelo sensor Hall (com suporte para encaixar no lugar do platinado, sem nenhuma adaptação) rotor com disco comutador incluso, e módulo eletrônico. Ainda tenho guardado um kit desses para motor de Fusca e talvez tenha existido para algum outro modelo de carro. Isso vale mais como referência do que qualquer outra coisa já que encontrar este tipo de kit não deve ser tarefa fácil.

Sobre a "margarida", não conheço este termo mas suponho que seja uma referência ao sensor conhecido por "impulsor" (mais precisamente, sensor de relutância magnética) que equipou por algum tempo alguns carros nacionais.
Embora seja uma ótima solução para a substituição do platinado este tipo de sensor tem uma característica que pode não ser muito interessante para o Off Road: o sinal elétrico do impulsor tem uma amplitude proporcional à rotação do eixo do distribuidor, ou seja, quanto menor for a rotação do motor menor será o nível de tensão gerado. Este sensor é projetado levando em conta uma rotação minima (rotação do motor no momento da partida). Caso a bateria esteja fraca e não consiga fazer com que o motor de arranque atinja a rotação "normal" de partida não teremos o sinal de saída deste sensor com uma amplitude minimamente aceitável, consequentemente não haverá faísca de ignição o que, em última análise, impede o funcionamento do motor.
Com o sensor Hall não acontece este tipo de problema uma vez que a comutação do sinal ocorre de forma adequada até se girarmos o motor na base da manivela.

Quanto ao sensor ótico que foi citado em uma das mensagens, na década de setenta a empresa Lumenition desenvolveu um sistema de ignição baseado neste princípio, só que este equipamento era dirigido ao mercado de competição, onde é possível (para não dizer obrigatório) uma manutenção frequente e altamente detalhada.
Para quem tem motor mais limpo que sala cirúrgica pode ser uma boa opção, caso contrário, acho melhor ficar com o velho e parrudo (porém não muito confiável) platinado! :lol: :?

Abraços,

Danniel Pizatto
13/09/2004, 10:57
Perae, mas pelo que conheço de sensor de efeito Hall, tem que ter um campo magnético um pouco mair, gerado por um imã...

Usando só o impulsor, o sensor talvez tenha que ser indutivo, como os usados nas rodas fônicas de motor e freios ABS

Sukys
14/09/2004, 00:17
Perae, mas pelo que conheço de sensor de efeito Hall, tem que ter um campo magnético um pouco mair, gerado por um imã...

O sensor Hall usado em distribuidor já incorpora um imã no mesmo encapsulamento.

Usando só o impulsor, o sensor talvez tenha que ser indutivo, como os usados nas rodas fônicas de motor e freios ABS

O impusor já é o próprio sensor.

Fabiano-SL
04/06/2005, 09:14
Olá!

Ressuscitando o tópico... estou pensando em adaptar uma ignição eltronica no meu jeep (cj3-b 1954). Ele está com o motor original Hurricane 4cl.

Lendo este tópico, constatei que uma boa solução seria o sistema de igniçao eletronica do Monza, pois este tem o mesmo sentido de rotação do jeep (anti-horário), bastando apenas enxertar a haste do distribuidor do willys no do monza.... pesquisei e vi que as característica no monza 1.6 Gas. são "semelhantes" a do meu motor (hurricane 4cl.). Pergunta: seria uma boa escolha?

Outra pergunta seria a seguinte, no sistema do meu jeep não tem aquela peça (avanço) que fica por fora do distribuidor.... como seria a ligação dele no motor do meu jeep?

[ ]'s

Sukys
04/06/2005, 15:02
pesquisei e vi que as característica no monza 1.6 Gas. são "semelhantes" a do meu motor (hurricane 4cl.). Pergunta: seria uma boa escolha?

A unica semelhança que existe, Fabiano, fica por conta do numero de cilindros :lol: mas em termos de distribuidor é uma boa escolha, com a ressalva sobre a curva de avanço. A do Monza é muito mais acentuada, e se for do modelo à álcool, mais ainda.

Outra pergunta seria a seguinte, no sistema do meu jeep não tem aquela peça (avanço) que fica por fora do distribuidor.... como seria a ligação dele no motor do meu jeep?

Acredito que faça referência ao avanço à vácuo, coisa muito simples de resolver uma vez qua sua ligação junto ao motor se faz em tomada de vácuo, na base do carburador.

Abraços,

Fabiano-SL
04/06/2005, 15:53
Olá Sukys!

Valeu pelas dicas! :D

assim que eu comprar o distribuidor do monza p/ enxertar o do willys, irei certamente pergunatr mais coisas...

[ ]'s

Tatão
07/06/2005, 16:25
já aproveita e tira umas fotos do processo...

ah, uma idéia: ja que vai mexer no distribuidor, faz ele o mais alto possivel, assim fica mais facil vedar ele para poder atravessar trechos alagados :wink:

outra coisa: tenta achar outro distribuidor para "entrar na faca", nem tanto pela chance de estragar o seu e acabar não dando certo (e vc ficar a pé :cry: ), até por que para un torneiro torneiro experiente, e um mecanico habilidoso, fazer esse serviço, é batata... eu acho que oce deve achar outro distribuidor em un desmanche para cortar o eixo e guardar o seu original com platinado, deixando ele como reserva. Digamos que voce esteja numa trilha e seu distribuidor com ignição eletronica da um pau, ou da um pau na caixinha de ignição, o que vc faz? ranca tudo fora e coloca seu distribuidor com platinado véio de guerra no lugar :)
(tudo isso sabendo que é muito dificil dar um pau num sistema de ignição eletronica)

" ", de quem ja fez esse serviço.....

DinoGuimaraes
13/07/2006, 00:53
comprei um sensr hall de AP para colocar em meu motor de opala 4cc, me falaram q podia ficar otimo, mas tbm poderia nao funcionar.
alguem sabe me informar oke devo fazer exatamente passo a passo?
estou com o sensorhall la parado, ja ate coloquei a venda pois o eletricista disse q preferia nao arriscar.
alguem pode ajudar?
abraços....
pergunta: um sensor hall ficaria melhor que um distribuidor eletronico original de opala?

ale_ralves
25/07/2006, 14:22
Sou novato no mundo off road, adquiri meu 1º 4x4 recentemente, um CJ5 77 OHC 4cc, e me assola a dúvida de que ignição usar na criança.
Depois de ler todos esses argumentos a respeito principalmente da curva de avanço fiquei bastante inclinado em adquirir um circuitinho que tem por finalidade fazer com que o platinado funcione apenas como um sensor, circulando por ele uma corrente ínfima e praticamente isentado ele de desgaste elétrico. Além de reduzir signifcantemente a briga entre os inimigos de morte água e platinado. A questão toda é que o dito cujo cotinuaria submetido a um desgaste mecânico, mas em compensação vc continua usando o seu avanço original.
Os que vcs acham? Esse circuito custa cerca de R$ 80. Será que o custo x benefício compensa?

otavio_gomes
25/07/2006, 14:56
Sou novato no mundo off road, adquiri meu 1º 4x4 recentemente, um CJ5 77 OHC 4cc, e me assola a dúvida de que ignição usar na criança.
Depois de ler todos esses argumentos a respeito principalmente da curva de avanço fiquei bastante inclinado em adquirir um circuitinho que tem por finalidade fazer com que o platinado funcione apenas como um sensor, circulando por ele uma corrente ínfima e praticamente isentado ele de desgaste elétrico. Além de reduzir signifcantemente a briga entre os inimigos de morte água e platinado. A questão toda é que o dito cujo cotinuaria submetido a um desgaste mecânico, mas em compensação vc continua usando o seu avanço original.
Os que vcs acham? Esse circuito custa cerca de R$ 80. Será que o custo x benefício compensa?

Vale a pena sim.
Por todos os defeitos que o sistema de platinado tem, o pior é a possibilidade de queima do platinado. E esse defeito é corrigido com esse circuito eletrônico.

Como o Seu jeep necessita de centenas de outras manutenções, a verificação do ponto e folga do platinado não lhe altera o humor.

Olá!

[ ]'s

O seu jeep tem avanço sim! É um avanço centrífugo e fica dentro do distribuidor (debaixo dele)

Um abraço,

tuna
25/07/2006, 17:18

Ale tenta a ignição do
.
.
.
.
.
.
.

.

...

............

...

OHC!!!!! :-)
Grande Abraço com ignição original do falcon...

lucasnassif_offroader4x4
06/11/2006, 22:51
Pessoal to precisando de ajuda!

O meu distribuidor roda ao contrario (sentido horario)!! Motor BF-161!
Comprei no portugues 4x4 e o cara que me vendeu disse que a carcaça era do jeep msm, a tampa do opala 6cc e a mesa eu n sei de ql carro que é! O avanço tá funcionando todo errado, fazendo o carro sair de ponto, ficando fraco, bebendo mto etc etc etc!! Qdo o distribuidor roda ao contrario, tem algo a fazer pra fazer ele rodar no sentido certo, ou eu vo ter que trocar o distribuidor??? Caso precise de trocar, eu tenho que colocar o do monza 1.8 ou 2.0?? Onde eu axo esse do monza pra comprar??

Absss pessoal

Chico Mineiro
20/01/2007, 09:36
Estou lendo este tópico pq estou pensando em colocar ignição eletrônica em meu jeep 1965 com motor willys 6 cilíndros e a um bom tempo ele está me enchendo o saco, que é so esquentar um pouco ele começa a afogar na lenta morre direto.
Arrumei o carburador, fiz um retorno e troquei até a bomba de gasolina colocando uma de maverick pois a minha estava ruim.
A pergunta é será que com a ignição eletrônica os meus problemas irão diminuir?
valew

DSCAIXETA
02/04/2007, 12:23
Boa tarde caros colegas,

Estou com o mesmo problema do Lucas e citado desde o começo do tópico.
As perguntas são:
1° - Lucas você consegiu resolver seu problema? se sim, como?
2° - Desde o começo do tópico muitos deram opiniões, mas nenhuma foi concreta de comoresolver o problema. Alguem sabe como fazer um distribuidor de opala 6cc avançar ao contrario?
3° - Se não qual seria a melhor opção de distribuidor com ignição eletronica, para usar em um bf161 funcionando certo? (obs: queria uma resposta direta, apenas o nome do veiculo em que saiu ou onde encontrar).

Agradeço quem puder me ajudar........
T+

junior braga
25/02/2008, 17:20
o meu distribuidor esta na bancada todo desmontado, e o avanço a vacuo esta furado e agora?

Treme Terra
25/02/2008, 22:43
comprei um sensr hall de AP para colocar em meu motor de opala 4cc, me falaram q podia ficar otimo, mas tbm poderia nao funcionar.
alguem sabe me informar oke devo fazer exatamente passo a passo?
estou com o sensorhall la parado, ja ate coloquei a venda pois o eletricista disse q preferia nao arriscar.
alguem pode ajudar?
abraços....
pergunta: um sensor hall ficaria melhor que um distribuidor eletronico original de opala?

Vou trancrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:

Bobinas:

Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.

A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.

A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:

Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.

Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.

Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.

As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.

Resistor:

Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.

Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.

12V / 3 Ohmns = 4 A.

Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.

Mas......

MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
Ex.: 9 220 087 004

Esquema de ligação:

Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 3: Vago
Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
Pino 5: Terra.
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

ATENÇÃO.......

Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013

Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.

Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.

Esquema de ligação:

Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 4: Terra.
Pino 5: Vago
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
Pino 7 : Vago

ATENÇÃO.......

Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.

Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor

Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.

Ai já é outra historia.

(se alguem interessar posso pesquisar este sistema)

Abraços,

Junior

Treme Terra
25/02/2008, 23:00
Sistema Hall:

Por volta de 1991 a Bosch desenvolveu o sistema TZ-H, que significa:
T = Transistor
Z = Zundung (ignição em alemão)
H = Hall (nome de um fisico americano que descobriu o efeito Hall)

Este sistema possui inumeras vantagens comparado aos sistemas anteriores, principalmente por possuir na unidade de comando um limitador de corrente alem do CCR, que irá beneficiar e proteger a bobina de ignição.

Ligação:

Pino 1 = Borne 1 da bobina (negativo)
Pino 2 = Terra
Pino 3 = Sensor Hall (distribuidor)
Pino 4 = Positivo (chave de ignição) e borne 15 da bobina (positivo)
Pino 5 = Sensor Hall (distribuidor)
Pino 6 = Sensor Hall (distribuidor)
Pino 7 = vago

Utilizar a bobina 9 220 081 086 ou 9 220 081 097 (bobina plastica).

Abraços.

junior braga
07/03/2008, 17:26
Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

Caro Junior,

Agora pergunto seria esta bobina então para o BF-161 6 cil. com distribuidor original, platinado? Lembrando que estou instalando o modulo do www;dedobroca.com, a que estava instalada era?
ECHLIN HIGH PERFORMACE 12 VOLTS ECH-12-031 REFRIGERADA A OLEO.

Obrigado

Treme Terra
08/03/2008, 00:26
Não conheço o sistema que voce citou (www.dedobroca.com), mas acredito que sim, a bobina azul é um melhoramento da antiga E-12.

Abraços,

MMesiano
22/03/2008, 13:36
Só para complementar, estou com mesmo problema no meu jipe (BF161) e já tenho quase certeza que é bobina, então resolvi procurar a especificação correta. Como o nosso amigo TT já havia dado a dica, fui atras e coloco aqui a especificação para que todos possam também eliminar esta dúvida.

Catalogo de peças Bosch página 37, pode ser baixado por meio de Download no próprio site:

Modelo K12 Azul - referencia 9 220 081 054

Especificação : Willys (todos 12V) e Maverick 6 Cil.(todos)

Como eu já comprei a bobina, na caixa vem dizendo que ela é de alta potência, porém para platinado, 26.000 V.

Por recomendação de outros eu estava usando a 039, que até um ano atras estava boa, mas agora esquenta demais, que eu acho que para o motor BF161 é baixa.

De qualquer forma vou seguir a especificação da Bosch e depois eu digo como ficou.

Espero ter ajudado, abraços,

junior braga
22/03/2008, 18:14
mmesiano eu comprei essa mesmo que vc citou, e ja esta funcionando beleza, fiz a ligação do modulo e pronto.

MMesiano
23/03/2008, 11:30
Junior que bom que ocorreu tudo bem,

Bem, a experiência foi boa comigo também e o jeep mudou até na partida, mas a bobina continua muito quente, vou dar uma olhada na parte eletrica, como vi aqui, pode ser que tenha relação, pois antes esquentava, mas não era tanto.

Bem, ao tirar a bobina 039 que ainda vende no mercado, vi que ela tem a inscrição no fundo de E12. Então o código da E12 é o 039, só como observação.

Abraços,

MMesiano
23/03/2008, 11:34
Só para complementar, estou com mesmo problema no meu jipe (BF161) e já tenho quase certeza que é bobina, então resolvi procurar a especificação correta. Como o nosso amigo TT já havia dado a dica, fui atras e coloco aqui a especificação para que todos possam também eliminar esta dúvida.

Catalogo de peças Bosch página 37, pode ser baixado por meio de Download no próprio site:

Modelo K12 Azul - referencia 9 220 081 054

Especificação : Willys (todos 12V) e Maverick 6 Cil.(todos)

Como eu já comprei a bobina, na caixa vem dizendo que ela é de alta potência, porém para platinado, 26.000 V.

Por recomendação de outros eu estava usando a 039, que até um ano atras estava boa, mas agora esquenta demais, que eu acho que para o motor BF161 é baixa.

De qualquer forma vou seguir a especificação da Bosch e depois eu digo como ficou.

Espero ter ajudado, abraços,

Gostaria só de retificar a minha colocação, não sou eletricista e nem técnico para dizer que a bobina 039 é baixa para o motor BF161, somente foi uma força de expressão para o dimensionamento fora da especificação.

Abraços,

reslima
15/08/2008, 12:26
sei que o tópico é de Distribuidor dos Jeeps, mas vejo que os colegas entendem de bobinas, qual seria a bobina ideal para um V8 292?? abs

Fabiano-SL
21/06/2010, 20:29
Depois de gastar 160,00 reais no meu distribuidor original e ver que os mecânicos fizeram uma gambiarra, decidi:

Estou montando um distribuidor eletrônico no meu jeep (cj3b 1954 motor original hurricane 4 cil.). Peguei o sistema completo (distribuidor+bobina+caixinha+ fiaçao) do monza 90 ( que gira no mesmo sentido do jeep) e mandei enxertar a haste do jeep.

Vamos ver se vai funcionar.... aguardo ajuda do pessoal, pois estou fazendo eu mesmo, com a ajuda de um torneiro.

Amanhã posto fotos...

Jacimar
22/06/2010, 06:10
Depois de gastar 160,00 reais no meu distribuidor original e ver que os mecânicos fizeram uma gambiarra, decidi:

Estou montando um distribuidor eletrônico no meu jeep (cj3b 1954 motor original hurricane 4 cil.). Peguei o sistema completo (distribuidor+bobina+caixinha+ fiaçao) do monza 90 ( que gira no mesmo sentido do jeep) e mandei enxertar a haste do jeep.

Vamos ver se vai funcionar.... aguardo ajuda do pessoal, pois estou fazendo eu mesmo, com a ajuda de um torneiro.

Amanhã posto fotos...

Bom dia prezado ! como vai ficar o avanço ? não lembro como é o Monza 90 , de qualquer forma boa sorte !

Fabiano-SL
22/06/2010, 09:51
Bom dia prezado ! como vai ficar o avanço ? não lembro como é o Monza 90 , de qualquer forma boa sorte !

A escolha do distribuidor do veículo doador foi baseada no sentido de rotaçao do distribuidor (mesmo do jeep). Porém, segundo o Sukys, a curva de avanço desse veiculo é muito alta para esse meu motor... vou ver se aparece o Sukys aqui pra dar uma luz...

[]'s

NMiller
05/08/2014, 12:29
Bom, meu Jeep BF161, cx 3 marchas original e distribuidor Wapsa original com platinado parece um cardíaco MUITO fraco.... não sobe uma rampinha...Tenho impressão que um carrinho de bebê chega antes se apostar...
Verifiquei o carburador e detectei alguns problemas,... embuchamento, entrada de ar falso.... injetor com entupimento...Blz, resolvido! o Jeep melhorou, mas ainda é fraco demais.
Parti então para olhar o Distribuidor e acho que pode ser a dúvida de muita gente por aqui.
A capsula de avanço parece estar boa, pois dei uma puxadinha com a boca:oops: e a capsula pareceu estar vedada, mas a mesa do distribuidor não "mexeu" somente uma ameaça de movimento....
De cara deu pra ver também que o fio que sai do distribuidor está no buraco diferente dos outros que já vi....e acho qu epode estar montado errado de forma a atrapalhar o movimento do avanço a vácuo
Quanto ao avanço centrífugo, não desmontei pra ver, somente mexi um pouquinho no rotor e ele foi pra frente e voltou, mas pode ser que o movimento esteja "fraco".
Fora estas problemas que desconfio, ainda tenho que ver o ponto depois de conferir o dist.......
alguém, possui alguma foto ou vídeo de uma distribuidor WAPSA original?
Acho que muita gente parte para ignição eletrônica, sem mesmo tentar resolver o original....entendo a situação, mas gostaria de colocar em "perfeito funcionamento" antes de maiores mudanças....

Bercan
05/08/2014, 13:29
Segue fotos do meu, quando desmontei pra manutenção. O avanço centrifugo estava quase travado pois muita sujeira bloqueava parcialmente seu movimento. O a vácuo também tinha seu movimento dificultado pela sujeira.

att

eder martins
05/08/2014, 13:48
tambem tenho algo a dizer sobre platinado.
no meu caso e o distribuidor bosch compramos dois platinados novos tbm da boschi nenhum funcionol trocamos por dois iguais nenhum funcional trocamos dinovo e so um funcionol e muito mal um platinado velho quase queimado de outra marca que tinha aqui funciona melhor e ja tentei com a abertura exata mais aberta ou mais fechada e nao adianta
essa semana vou comprar um novo de outra marca e tenho certeza que vai funcionar

NMiller
05/08/2014, 20:57
Segue fotos do meu, quando desmontei pra manutenção. O avanço centrifugo estava quase travado pois muita sujeira bloqueava parcialmente seu movimento. O a vácuo também tinha seu movimento dificultado pela sujeira.

att

Muito obrigado Bercan!
As fotos do avanço centrifugo vão me ajudar a verificar o meu, pois tenho receio que esteja invertido também.....
Quanto ao avanço a vácuo estou me guiando um pouco pela foto do manual: A haste parece se ligar de forma a girar a mesa do distribuidor no sentido horário, mas sabemos que o rotor gira no sentido anti-horário....
Você teria foto do distribuidor já com a mesa e sem o rotor?
Gostaria de ver a posição correta dos fios também... No meu distribuidor o fio está saindo pela lateral, parece que pelo buraco de um dos parafusos... Assim que puder postos fotos...também.
473301

NMiller
05/08/2014, 21:06
tambem tenho algo a dizer sobre platinado.
no meu caso e o distribuidor bosch compramos dois platinados novos tbm da boschi nenhum funcionol trocamos por dois iguais nenhum funcional trocamos dinovo e so um funcionol e muito mal um platinado velho quase queimado de outra marca que tinha aqui funciona melhor e ja tentei com a abertura exata mais aberta ou mais fechada e nao adianta
essa semana vou comprar um novo de outra marca e tenho certeza que vai funcionar

Oi Eder,
não poderia ser outro problema além do platinado...
Tipo aterramento, a fibra do platinado ou mesmo o eixo...
Cara, to quebrando a cabeça e tentando ver cada detalhe...
Assisti alguns vídeos de um cara chamado Tonella no youtube, achei muito bom.
a maioria é de mecânica de fusca, mas há muita coisa de útil que podemos aplicar para nossos Jeeps!
O Meu Jeep em questão é CJ 5, um 73 igual ao do amigo Bercan.

https://www.youtube.com/watch?v=FfbPwiyGniY

Olha aí!

eder martins
06/08/2014, 13:58
Oi Eder,
não poderia ser outro problema além do platinado...
Tipo aterramento, a fibra do platinado ou mesmo o eixo...
Cara, to quebrando a cabeça e tentando ver cada detalhe...
Assisti alguns vídeos de um cara chamado Tonella no youtube, achei muito bom.
a maioria é de mecânica de fusca, mas há muita coisa de útil que podemos aplicar para nossos Jeeps!
O Meu Jeep em questão é CJ 5, um 73 igual ao do amigo Bercan.

https://www.youtube.com/watch?v=FfbPwiyGniY

Olha aí!
eu ja tinha assistido os videos dele e realmente sao otimos mas no meu caso e o platinado mesmo pq eu testei em dois distribuidores diferentes e nao funcionou e o velho funciona em qualquer um

spgarcia
02/05/2021, 00:27
Olá amigos
Hj tirando meu distribuidor de ignicao foi constatado ser do gol.
Será q esta correto tendo em vista o sentido anti horário do motor?
E devido estar com folga estou procurando um novo. Qual seria o mais indicado? E onde posso encontrar?
Obrigado