PDA

Ver Versão Completa : Tração com problema.

Eduardo Thum
08/09/2004, 18:18
E ai galera :D
Fiz o curso da dpaschoal a alguns dias e minha tração estava normal.
Fui viajar no fim de semana passado. Parei o carro engatei a tração (engate automatico - Vitara 1.6/16v) e quando começei a rodar começou a fazer um barulho CLAC, CLAC, CLAC continuamente e aumentava conforme eu aumentava a velocidade. Resultado: Tive de fazer a viagem toda (serra de Santa Catarina) em 4x2. :( Cada vez que coloco a tração ele começa a fazer o barulho. Parece o mesmo CLAC que ele faz quando se tira a tração dando uma ré. O que esta acontecendo? Diferencial dianteiro? Vou levar no mecanico, mas antes que eles venham me enrolar apelo aos nobres colegas por uma ajudinha.
Aguardo retorno dos amigos.
Abração,
Eduardo Thum - Porto Alegre

Fabil
08/09/2004, 18:53
vc ao menos consegue indetificar de onde vem o CLAC ? se e da Tcase, das homocineticas, das roda-livres.... levante o carro num elevador e peca algume p/ arrancar enquanto vc ouve e localiza o barulho..

Mizael Filho
09/09/2004, 10:02
essa viagem foi no alfalto? Não sei o que pode ter quebrado, mas ligar a tração em pisos com aderência (asfalto, calçamento) não dá certo, f#d& tudo!!!

Samurai_MOA
09/09/2004, 23:12
Eh melhor tentar identificar primeiro de onde vem o barulho, facilita pra gente trocar informações... :roll:

Rafael_Reis
10/09/2004, 09:56
Bueno... Se tu descobrir de onde vem o barulho o problema ta resolvido e nao precisa mais de ajuda ne? :roll:
Pede para alguem levar o jipe devagarinho com a trcao engatada e vc vai do lado de fora ouvindo de onde vem o barulho.
Seguinte, seja metodico:
-comece pelas rodas livres (apostatia minhas fichas nelas)
-homocineticas (teu vtara ta levantado? q pneu ta usando? Se tiver original e com penus AT acho bem dificil)
-diferencial dianteiro (reze para nao ser)
-Caixa de transferencia (reze mais ainda)

Em uso normal, acho bem dificil quebrar diferencial, t-case ou homocinetica, POREM, se vc te usando 4x4 no asfalto ta fazendo uma grande cagada. Se usou 4x4 no asfalto comeca pelo diferencial dianteiro, depois a t-case ok? LEMBRE-SE: 4x4 so deve ser usada em terrenos de baixa aderencia, como estrada de terra, uma polemica ressalva serve para asfalto molhado. Se usar 4x4 no asfalto seco vai quebrar.

Boa sorte!

Eduardo Thum
14/09/2004, 08:23
E ai galera. :D :D
Valeu terem respondido. Passei em um mecânico e os caras identificaram o problema. O Rafael apostou suas fichas e acertou. Engate da roda livre direita. No caso do meu carro é automática. Recomendaram a substituição por um kit da AVM (nas duas rodas é claro). Dizem que é nacional e a qualidade é bem superior ao original. É verdade? Me pediram
R$ 535,00 :shock: instalado. O que vocês acham, tá no preço ? Alguém sabe onde posso encontrar este kit mais barato? Vale a pena ? Sei que vou perder o engate automatico. A partir daí vou ter que engatar a transmissão no carro, descer e engatar as rodas manualmente. Por mim tudo bem, desde que fique bom e não incomode mais.
Aguardo a resposta dos amigos experientes.
Abração, para os amigos. Como se diz: "Quem não se comunica, se trumbica" :D :D

Samurai_MOA
14/09/2004, 09:57
Acho q vc deveria pesquisar mais...
Donatti => R$ 464,96!
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=39462

Supercharger
15/09/2004, 15:25
Donatti => R$ 464,96!

Mas ele disse instalado...

billj
15/09/2004, 15:37
Donatti => R$ 464,96!

O meu filho de 06 anos consegue instalar uma roda livre em 15 minutos. Claro que ele não faz tudo sozinho, mas que instala, instala........

Abraços,

Rafael_Reis
16/09/2004, 09:17
Bill, nao quer mandar esse guri passar umas ferias na serra gaucha?

:lol:

Abracao,

ps: ah, achei uma toy (picape) q deu pt nu desmanche perto da minha casa. Q me diz desses eixos? Quanto valem?

billj
16/09/2004, 09:34
Bill, nao quer mandar esse guri passar umas ferias na serra gaucha?

:lol:

Abracao,

ps: ah, achei uma toy (picape) q deu pt nu desmanche perto da minha casa. Q me diz desses eixos? Quanto valem?

Você pagando a viagem, estadia e um salário digno para o moleque, pode ser que ele aceita. Só que vai ter que encaixar entre os outros compromissos que ele tem, tipo assisitr Cartoon Network, incomodar a irmã e pescar na represa....... :wink:

Os eixos da Toy seriam ótimas para você, realmente a melhor opção. Fale com o X sobre isso, ele comprou estes eixos. Ele se f$deu por ter de comprar dois eixos traseiros, mas ele pode te explicar melhor a mancada........ :shock: :D

Abraços,

Ovelha
16/09/2004, 09:48
Ops, pouco antes do meu focinho dianteiro explodir, juro ter ouvido esses clacs clacs... :shock:
Uma coisa tem ha ver com a outra né? :oops:
Em outras palavras, eu podia ter evitado a quebra do eixo, e agora além do eixo vou ter que trocar as rodas livres, isso? :roll:

Alexandre X
16/09/2004, 15:14

É Hilux ou Bandeirantes?

Se for Bandeirantes algumas pickups vem com o traseiro flutuante. Normalmente esses eixos vem com freio a lona nas 4 rodas. Ninguem conseguiu me dar certeza, se a coroa/pinhao e bloqueios do Land Cruiser FJ40 servem no eixo da Band, esse é um fator limitante. Quando estava atras deles pediam por volta de R$1500 cada

Hilux que foi minha opção tem a desvantagem de serem mais caros, os traseiros tanto faz Hilux ou SW4, só não cometa as asneira ou cair no conto do eixo Hilux 4x2, são 5 furos e mais curtos, a única coisa boa é que vem com LSD e o 3 member é o Toy 8" intercambiavel com as da 4x4. R$1500 tá bem pago por um eixo traseiro (o freio é a lona)
Já o dianteiro é que um problema, são muito raros, pois são das Hilux Japonesas, chegaram a me pedir R$3800,00, paguei R$2200,00.

A vantagem que vejo dos eixos das Hilux é que se consegue diversos componentes com certa facilidade nos States. E ha boa opções para reforça-lo como juntas homocineticas especias, kits para eliminar as homocineticas e colocar cruzetas de Dana 44, e semi-eixos traseiros feitos em aço 4140.

Em resumo se fosse para começar de novo iria de Dana 44 (custo menor e facilidade de peças de reposição manutenção), fugiria das Bands, mas se encontrasse eixos de Hilux a um preço irresistível...

UBCNS

Alexandre X
16/09/2004, 15:27
Ele se f$deu por ter de comprar dois eixos traseiros, mas ele pode te explicar melhor a mancada........ :shock: :D
Abraços,
A historia foi mais ou menos assim... troquei meus 4 BF Baja por um eixo traseiro de Hilux ("novinhos estavam em uma bancada de teste de Toyota") + R$1000,00.
Após o negócio feito fui conhecê-los, tinha LSD, vieram sem as panelas de freio e argh!!!! tinham 5 furos (normalmente as Toyotas tem 6) e era um padrão de 5 furos que não permitiam gambis. Consegui negociar mais R$800,00 e foi exatamente o que me custou 2 semi-eixos da 4x4 (que são mais longos) + uma carcaça do eixo pq a do 4x2 era inútil.
Minha sorte foi que o 3rd member dessa 4x2 era 8" (algumas são 7,5")

[]s sem prejuizo

Samurai_MOA
16/09/2004, 21:07
Donatti => R$ 464,96!

Se vc abrir o site vai ver q lah consta q eh de fácil instalação... :roll: