PDA

Ver Versão Completa : Qual Pneu Usar na Band 79?? Por favor!!!

Vitor V. Ramia
29/10/2008, 23:34
Comprei uma toyto bandeirantes 79 para por na fazenda gostaria de saber que medida de pneu deveria por nela pois nunca tive uma e ninguem sabe qual e o ideal? Se alguem puder me ajudar agradeço obrigado!!

joão k. chikui
30/10/2008, 00:31
Vitor , eu colocaria um 7.50-16 trailtorque da Good year se fosse para terra . Se o uso fosse 90% asfalto , optaria por 235/85-16 Wangler RTS . Se teus eixos são originais , a manga de eixo não suporta pneus largos.

Torezan
30/10/2008, 09:54
Já tive 7.50 x 16 e achava mais útil no off-road que os atuais Scorpion A/T 245/70 R16. Os mais largos dão menor tração na lama, fazendo patinar em locais simples de se sair em 4x2 com os mais finos. O desenho vai do piso em que vai rodar o veículo. Se for no pesado só na fazenda recomendo o argentino ou frontiera, mas se for no asfalto, recomendo os mais lisos (e também mais largos).
Abraços,

Allan Nielsen
30/10/2008, 11:27
Vitor , eu colocaria um 7.50-16 trailtorque da Good year se fosse para terra . Se o uso fosse 90% asfalto , optaria por 235/85-16 Wangler RTS . Se teus eixos são originais , a manga de eixo não suporta pneus largos.

x2

Se o uso for trabalho o 7.00-16 tem melhor resultado que o 7.50, e força menos o sistema de direção e manga de eixo, alem de melhorar bastante o torque.

abs

Francisco Bicalho
30/10/2008, 13:14
Vitor

Depende muito se você vai usar o carro mais em asfalto, em terra batida, ou em lama. Existem diversas opções no mercado, e cada um de nós vai sugerir o pneu que usa, ou que gosta mais. Eu tenho Bandeirante a quase 15 anos, e já troquei de pneu umas 5 vezes, e tive de tudo. Uma opção que muita gente gosta, são os chamados pneus "all terrain", conhecidos como AT. Eles, na verdade, não servem para lama, mas, os pneus de lama também não sevem para asfalto, e se desgastam um pouco mais rapidamente, além de ser barulhentos no asfalto. Vai depender, realmente da sua necessidade.

O pneu que uso no meu carro agora, e que estou gostando muito é um pneu relativamente novo da Pirelli chamado Scorpion ATR, que é muito bom no asfalto, excelente no asfalto molhado e muito bom na terra batida. Para lama, não tem jeito, tem que usar pneu de lama, mas esse ATR que uso na versão 245-75-16 eu recomendo muito. O preço não é baixo, por volta de R$420 cada, mas ele aparentemente tem uma durabilidade muito boa, e a segurança que ele oferece, no molhado, faz toda a diferença do mundo pra mim. O Bandeirante com esse ATR, e amortecedores a gás, é um carro bastante aceitável, em curvas no asfalto.

Abraço;
Chico

Vitor V. Ramia
30/10/2008, 14:38
Primeiramente gostaria de agradeçer vcs ai que me deram um toque sobre os pneus, agora vou explicra como irei usar ela para ver se fica mais facil de vcs intenderem.
Tinha na fazenda uma saveiro para ficar com o administrado so que o cara consegui destruir ela totalmente e entao compramos essa Band pois e mais resistente e mao de obra mais facil, ela e usada no dia-dia das fazenda corregando coisas e gente e vai um pouco para cidade mais e mais para buscar pessa, oleo disel e fazer dispesa, usaremos mais ela na fazenda, as estrada la sao mais de chao batido e la tem muita areia , quando chome e muito dificil de fazer lameira da bruta, mas mas uma coisa normal que ate a saveiro passava de boa!

Entao gostaria de saber agora que explique que pneu vcs me indicarim se sao esses mesmo ou outros, se puderem gostaria que me passasem a marca que acham melhor eu comprar, agradeço a todos pela a atençao..
obrigado

Torezan
30/10/2008, 14:52
Caro Francisco,
Concordo que este pneu (Scorpion ATR) vai muito bem no asfalto seco ou molhado e estradas de terra, mas na lama ele deixa a desejar. Digo isto porque os meus Scorpion A/T (foto) que ainda tinham mais borracha, sofrem do mesmo problema.
No caso do nosso amigo Vitor, se for usar mais na fazenda pro trabalho, acredito ser mais negócio instalar os 7.50x16 que são levemente maiores que os 7.00x16.

Allan Nielsen
30/10/2008, 14:57
Primeiramente gostaria de agradeçer vcs ai que me deram um toque sobre os pneus, agora vou explicra como irei usar ela para ver se fica mais facil de vcs intenderem.
Tinha na fazenda uma saveiro para ficar com o administrado so que o cara consegui destruir ela totalmente e entao compramos essa Band pois e mais resistente e mao de obra mais facil, ela e usada no dia-dia das fazenda corregando coisas e gente e vai um pouco para cidade mais e mais para buscar pessa, oleo disel e fazer dispesa, usaremos mais ela na fazenda, as estrada la sao mais de chao batido e la tem muita areia , quando chome e muito dificil de fazer lameira da bruta, mas mas uma coisa normal que ate a saveiro passava de boa!

Entao gostaria de saber agora que explique que pneu vcs me indicarim se sao esses mesmo ou outros, se puderem gostaria que me passasem a marca que acham melhor eu comprar, agradeço a todos pela a atençao..
obrigado

Vitor, é "jipe" ou picape? qual pneu ela usa hj e como tá o desempenho?

abs

Allan Nielsen
30/10/2008, 15:05
Caro Francisco,
Concordo que este pneu (Scorpion ATR) vai muito bem no asfalto seco ou molhado e estradas de terra, mas na lama ele deixa a desejar. Digo isto porque os meus Scorpion A/T (foto) que ainda tinham mais borracha, sofrem do mesmo problema.
No caso do nosso amigo Vitor, se for usar mais na fazenda pro trabalho, acredito ser mais negócio instalar os 7.50x16 que são levemente maiores que os 7.00x16.

Torezan, eu tenho uma picape Band na roça a mais de 20 anos, e já usei diversos pneus radiais e diagonais 7,00 e 7,50. No meu caso, o melhor resultado foi o 700 e já estou no 3° jogo do goodyear CT160; minha região é muito montanhosa e a Band com o 7,50 fica meio frouxa.

Abs

Francisco Bicalho
30/10/2008, 16:00
"Para lama, não tem jeito, tem que usar pneu de lama"

Torezan, eu achei que tinha deixado claro na minha postagem que o ATR não era pneu para lama. De qualquer forma, acredito que os ATR sejam um pouco melhores que o A/T na terra, se você observar os biscoitos laterais comparando os dois isso fica claro.

Chico

Francisco Bicalho
30/10/2008, 16:10
Vitor

A Pirelli tem um pneu por um preço muito bom que se chama Rodo Rural que acredito seja justamente para o seu caso, ou seja, quem usa o tempo todo na terra, e tem que pegar estrada de asfalto de vez em quando. Não é um pneu desses sofisticado de jipeiro, mas é justamente o tipo de pnau para quem tem fazenda e precisa de um pneu pau-pra-toda-obra. dá uma olhada aqui: http://www.pirelli.com.br/web/promo/promocaiuna/default.page

Outra opção para o seu caso é o Firestone ATX. Já tive e eles são péssimos para o asfalto, por isso me livrei deles rápido, mas para o seu caso podem ser úteis. Outra opção é um pneu de lama reciclado. Existem hoje ótimas recauchutadoras que reciclam pnaus por pressos muito bons, e eles funcionam muito bem para as suas necessidades.

Chico

Torezan
03/11/2008, 19:16
"Para lama, não tem jeito, tem que usar pneu de lama"

Torezan, eu achei que tinha deixado claro na minha postagem que o ATR não era pneu para lama. De qualquer forma, acredito que os ATR sejam um pouco melhores que o A/T na terra, se você observar os biscoitos laterais comparando os dois isso fica claro.

Chico

Mas realmente deixou clara a sua idéia, tanto que concordei com você.
Quando fala em "biscoitos laterais" você se refere à diferença de altura das garras dos ombros do pneu? Este não é o fator determinante para quem roda em estradas de terra, é sim importante, para quem precisa dos pneus pra lama e vai rodar em algumas situações difíceis(caso de facões, por exemplo), além disso, é preciso comparar profundidade e largura dos sulcos entre outros fatores. Espero ter ajudado...

Vitor V. Ramia
03/11/2008, 20:00
Boa tarde minha Band picape com caçamba de madeira, gostaria de agradecer a todos que me ajudaram muito obrigado!!!

Allan Nielsen
04/11/2008, 09:43
Boa tarde minha Band picape com caçamba de madeira, gostaria de agradecer a todos que me ajudaram muito obrigado!!!

Vitor,
Seu caso é parecido com o meu, e depois de varias experiencias em mais de 20 anos, hj estou no 3° jogo de GoodYear CT160 700-16. O modelo do pneu e fabricante é a seu criterio.

Os pneus diagonais funcionam melhor para trabalho em terra, pois normalmente tem estrutura mais dura e com mais ombro. Com relação a medida, o 7.50 é maior que o 7.00 e com isso a picape perde torque (força). Se a sua é origina 79 ela não tem reduzida, e em locais ruins onde vc precisar de força e baixa velocidade o pneu 7.00 trabalhará melhor. Outro ponto positivo para o 7.00 é que força menos o sistema de tração e direção. Hoje a maioria das picapes Band usam o 7.50, avalie quais serão as condições de uso.

Abs

Torezan
04/11/2008, 11:50
Caros colegas, já tive uma picape com a mesma configuração da citada e com as duas medidas de pneus (7.00 e 7.50) confesso que não senti diferença significativa na mudança, porém se for apenas para trabalho no pesado e não pra rodar na estrada, seria melhor o 7.00 ou ainda um menor 6.50, o que deixaria a desejar em matéria de altura livre do solo. Com certeza estes pneus ainda levam vantagem em relação aos radiais por serem mais resistentes e em geral mais estreitos. Quanto ao desenho, pense nas condições de terreno que serão enfrentadas.
Abraços a todos.