Ver Versão Completa : Problemas na IE - Jimny
Fala Povo,
Tenho um Jimny 2001 com 38.000km e está dando uns problemas na IE.
O giro em baixa está alterado, fica abaixo do normal, chegando a morrer quando frio, em alta tipo 3500 a 4000 giros começa a engasgar, fica acendento a luz da IE, mas não em forma de código, fica piscando conforme vai engasgando (parece corte de giro).
Já fiz limpeza de bicos, etc..., e nada, continua o problema.
Agora o mecânico diz que vai passar o aparelho para checar os erros, mas não encontra nenhum lugar que tenha o programa do Jimny :evil:
Alguém tem alguma sugestão? :roll:
[]´s injetados
vc ja setou o modo de diagnostico da injecao ? se sim, nao deu nenhum erro ?
Samurai_MOA
08/09/2004, 23:30
Com certeza aih em Sampa deve ter alguma oficina com o soft para o jimny!
Acesse o site da tecnomotor (Raster) ou da alfatest (Kaptor):
www.tecnomotor.com.br
www.alfatest.com.br
eles são fabricantes de scaners para sistema de injeção e com certeza vao informar uma oficina onde vc possa levar seu jimny para fazer a regulagem!
No samurai vc precisa por um fusivel
la na Cx de fusiveis pra ele comecar
a dar os codigos... bom eu tive um problema
MUIIITO parecido com o seu e o problema
era o msm excesse de Gasolina e morria acima de 3 mil giros...
e estancava na marcha lenta...
bom meu problema foi resolvido com desobstrução de uma
mangueira de um sensor q se vc quiser eu vou la olhar o nome
e jgo de velas novas...
Galera,
Valeu pelas dicas,
Acabei de voltar do mecânico e o cara ainda não resolveu o problema.
Vou testar as dicas e logo posto alguma novidade.
abraços
Estava dando uma olhada no site da suzuki
http://www.suzuki.com.br/vendas/modelos2001.php
E com 40.000 tem que trocar um monte de coisas, uma delas é o filtro de combustível, será que pode ser isso? por que tem hora que fica normal e tem hora que dá esses cortes....
abraços,
Samurai_MOA
09/09/2004, 22:56
Pode apostar que não!
O filtro de combustível eh uma peça de substituição padrão durante a regulagem de injeção! O máximo que pode ocorrer é ele perder a propriedade filtrante e permitir a passagem de impuresas para os bicos, onde elas ficam alojadas... nesse caso o problema nao seria intermitente e sim constante!
Procure por sensores ou chicotes descapados causando curto... :D
ok! depois posto...
[]'s problemáticos
nem sempre Marcelo... pode ser o filtro sim.... se o filtro estiver obstruido, vai diminuir a vazao e a pressao da linha de combustivel, e com isso dar falta e falhas...
T+
Fabiano
Samurai_MOA
11/09/2004, 18:26
nem sempre Marcelo... pode ser o filtro sim.... se o filtro estiver obstruido, vai diminuir a vazao e a pressao da linha de combustivel, e com isso dar falta e falhas...
T+
Fabiano
A sequencia é BOMBA DE COMBUSTÍVEL -> FILTRO DE COMBUSTIVEL -> BICO INJETOR -> CILINDRO.
As chances de obstruir um filtro são remotas, caso houvesse sujeira no tanque (que fosse suficiente para intupir um filtro) ela danificaria a bomba de combustível antes...
O grande problema de não trocar o filtro não eh o fato dele entupir e sim o fato de ele deixar passar corpos estranos para os bicos!
Abraços,
olas!!
olha so, aconteceu comigo um problema parecido..
depois de milhoes de anos planejando, finalmente, comprei meu carrinho!!
escolhi um jimny, e fui ao rio busca-lo.
logo no inicio da viagem pra bh ele comecou a apresentar um problema, como se estivesse acabando o combustivel..
ai ai.. foi drz.. fui da extrema ansiedade, à extrema alegria, e depois à extrema tristeza numa manhã.. :-)
a luzinha da injecao comecava a acender, ele ia engasgando, ate parar..
depois de um tempinho ja ligava normalmente..
acabei voltando pro rio e um cara la fez uma revisao basica, limpou bicos, etc, andou comigo no carro, o problema nao aconteceu, no dia seguinte tentei voltar pra casa de novo, e novamente o problema aconteceu.. so q desta vez resolvi continuar, e cheguei neste dia ate juiz de fora, pq tive q parar vaaaarias vezes.. triste, ne? :-(
em juiz de fora uns caras ate procuraram olhar aqueles códigos de resposta do carro - coisa q acho q o cara do rio nem sabia :-( - mas nenhuma peca indicava estar com problema..
ai finalmente no terceiro dia de viagem cheguei em bh, levando a viagem na maior parte em ponto morto, e levei nuns caras aqui q tinham como rastrear o problema, e eles me disseram q o problema era no sensor de rotacao.
disseram q 20% dos jimnys apresentam problemas neste sensor.
trocaram o sensor, eu ja viajei algumas vezes, e realmente o problema parou..
fiquei preocupada do sensor ficar estragando toda hora, mas disseram q o q disponibilizam agora ja é mais reforcado..
fiquei ate em duvida se poderia acionar a suzuki, pq pra mim esta seria uma situacao de recall, nao?
o sensor é bem caro, custou 360..
sera q pode ser este o seu problema?
espero q ajude!
[]s felizes, agora com o neguinho! depois vou colocar a foto dele aqui! :-D
Samurai_MOA
13/09/2004, 22:43
Carol,
Seja bem vinda ao Forum!
Parabens pela aquisição!
Depois posta umas fotos da viatura em ação!
lg_gustavo
14/09/2004, 09:51
Salve Carol,
Que legal que comprou o jipe !!! Parabéns !!!
Andou sumida né....tava todo esse tempo trazendo o carro do RJ para BH ??? :wink:
E vc, Tabone, novidades ??? Faz um tempinho que não vejo sua viatura ali na rua.......
[]s pra todos
Caramba, não estou recebendo notificações quando respondem o tópico...
Bom, mas vamos lá, só pra conferir, dei uma boa lavada no motor, com cuidado e limpei todos os contatos de todos os sensores e tals.... saí com o Jimny agora e...
.....deu o problema de novo :evil:
Carol, você já é a segunda pessoa que descreve o problema com esse sensor, deve ser essa porcaria mesmo, o duro é gastar tudo isso sem ter certeza....
Essa é para os mestres....
Tem como testar esse sensor antes de partir para a troca?
Carol, você tem o telefone de onde trocaram o sensor, pra eu pegar o código e tentar achar esse que é mais forte?
ah, parabéns pela escolha!
abraços
E vc, Tabone, novidades ??? Faz um tempinho que não vejo sua viatura ali na rua.......
Fala Gustavo,
Pois é, na outra semana acabei não indo pra casa da patroa...
vamos ver se consigo ir no ibira quinta.
abraços
Beto Lacerda
15/09/2004, 01:07
cara num sei no jimny mas no samuca esse tipo de falha custuma ser sujeira naquelas mangueiras que saem do corpo de borboleta , pega uma hora com calma e ve la as mangueiras tira uma de cada vez para reconectar corretamente :lol: , limpa uma por uma , tipo desentupindo mesmo , tem umas que ligam a sensores e tal , assim parece meio complicado , mas levanta o capo do bixim e bate o olho lá que é simples , o gustavo ia fazer no samuca dele , num sei se ele fez , no Pipoca (samuca da De) ja limpamos uma vez e nunca mais falhou , e o batismo do jimny ja rolou ??? qual o nome ???
[]'s
Fala Beto,
Beleza, vou dar uma confirida, mas deve ser esse sensor mesmo...
Cara, nem batizei ainda, aqui tá a maior correria e não fiz mais trilha nenhuma.... :roll: aliás nem no ibira fui mais, vamos ver se quinta eu consigo aparecer por lá.... ainda tenho uma ficha de chá do cabral! :shock: 8)
abraços e valeu pela dica....
cara num sei no jimny mas no samuca esse tipo de falha custuma ser sujeira naquelas mangueiras que saem do corpo de borboleta , pega uma hora com calma e ve la as mangueiras tira uma de cada vez para reconectar corretamente :lol: , limpa uma por uma , tipo desentupindo mesmo , tem umas que ligam a sensores e tal , assim parece meio complicado , mas levanta o capo do bixim e bate o olho lá que é simples , o gustavo ia fazer no samuca dele , num sei se ele fez , no Pipoca (samuca da De) ja limpamos uma vez e nunca mais falhou , e o batismo do jimny ja rolou ??? qual o nome ???
[]'s
O meu samuka ta com esse problema na lenta, naverdade quando liga o motor ele fica acelerado e depois de muitoo tempo ele volta ao normal.
Ja haviam me falado dessas mangueiras, eu tentei tirar más ta duro pra cara%$# fiquei com receito de estragar os conectores. Para os experts!! Pode meter o braço sem medo????
Fui atrás do sensor e pintou uma dúvida...
Sensor de rotação do virabrequim ou sensor de rotação do comando?
Pergunto novamente, existe um jeito de testar esses sensores?
[]´s já mandando os sensores a m@#@#$@
lg_gustavo
15/09/2004, 14:49
[]'s
Fiz em algumas das mangueiras...tô pretendendo fazer a coisa direito nesse FDS. Ando meio enrolado...
Daniel, o Jimny não têm Check Engine ??? Se tiver algum sensor com problema, talvez o auto-diagnóstico da viatura o detecte...
Agora, lendo o seu relato, morrendo nas rotações baixas (isso serve tb pra quando a viatura tá "acelerada"), vale a pena conferir a regulagem do Throttle Opener (http://suzukioffroad.com.br/tecnica/ThrottleOpener.pdf).
[]s
olas!!
hahahahaha!! este tempo todo sumida pq tava trazendo o carro do rio?? nao, felizmente nao! foram so 2 dias e meio de viagem.. :-D
olha so, o nome completo do sensor nao sei nao, na minha nota veio so sensor de rotacao. mas se vc quiser, pode ligar pros caras daqui de bh e confirmar o nome, diz q foi o jimny q foi trazido do rio, isto tem menos de 1 mes, eles vao lembrar..
pode pedir pra falar com o anderson ou edmur, o tel e de bh: (31) 34116996
e quem sabe trocar ideia sobre seu problema tb..
estes caras sabem muito! e sao muito gente boa!
olha so, qto a checagem dos componentes, pelo q eu entendi, este sensor nao apresenta estar com problema.. mo dureza..
e os caras tiveram como rastrear de outra forma..
boa sorte! e espero q nao seja o sensor (por causa do preco)!
quem sabe e algo muito simples e baratinho... :roll:
[]s
carol
Galera valeu pela ajuda, fiz todos os procedimentos possíveis e agora só resta trocar o raio do sensor...
Bom achei o infeliz em uma concessionária GM (Nova Três)...290 latinhas....
Pra quem tiver interesse, um amigo da suzuki.net indicou uma concessionária Gm em Fortaleza (sanauto) que tem bons preços, achei o sensor lá por L$220... e o filtro de ar que por aqui tá por volta de L$75,00 lá está L$62.... Acabei não comprando lá porque preciso da viatura pronta e não podia esperar o correio...
[]´s de bolsos vazios :roll:
lg_gustavo
16/09/2004, 17:11
Daniel,
vc já comprou ??? :shock:
[]s
Samurai_MOA
16/09/2004, 21:12
Caramba, não estou recebendo notificações quando respondem o tópico...
Tem como testar esse sensor antes de partir para a troca?
Acho q a melhor forma eh: se vc conhece outra pessoa q tambem tenha jimny, fale com ela pra trocar de sensor com vc por uns minutos...
:D
Jah comprou o sensor?
Já fizemos todos os teste possíveis com outros componentes e com o check engine que não acusou nada...
Então comprei o raio do sensor, já instalei, mas como o problema só aconte quando ele quer ...$#%#$$ (parece que essas viaturas já têm vontade própria! :shock:)
Dei uma rodada por aí e não acusou mais nada... vamos ver em uma viagem mais longa, já que o problema costumava aparecer com mais de 30min. andando em altas totações.
abraços e obrigado pelas dicas.
danielgab
20/09/2004, 13:06
E aí Daniel, onde acabou fazendo os serviços?
[]s
Fala xará,
Acabei fazendo aqui no japonês mesmo... Estava muito corrido na semana passada e queria o carro logo, então acabei nem levando lá no Nelson. De qualquer forma, obrigado.
abraço,
MarcosAguiar
21/09/2004, 13:22
Olá amigo estava acompanhando a sua saga por aqui!
Conversando com alguns amigos mais "velhos" de Suzuki, me relataram que a causa pode ser quase todas as citadas acima.
Algumas não comentadas:
1 - Tipo de gasolina utilizada;
2 - Cabo terra bambo! Sério isso fez um carro ficar desse jeito. Só não sei onde fica o tal...
3 - Mau contato na alimentação da central
Outra coisa, você percebe se esse problema acontece com a noite, quando você utiliza farois, lanternas e etc...?
Vamos lá...a saga continua....
Boa sorte.
:twisted:
Fala Marcos,
Dei uma geral na parte elétrica, desconectei e passei limpa contatos em todos os conectores possíveis... dei uma olhada nos terras também
Até agora não deu mais problema, apesar de eu continuar com a pulga atrás da orelha porque quando ligo a viatura pela manhã seu giro vai até 2mil, depois desce até quase morrer e depois estabiliza....
Quanto a gasolina procuro sempre parar em postos que imagino serem confiáveis... só tenho dúvidas com respeito à gasolina aditivada.
Pode-se usar essas aditivadas tipo v-power, premium etc???
abraços
MarcosAguiar
22/09/2004, 09:37
....Pode-se usar essas aditivadas tipo v-power, premium etc???
abraços
Fala Daniel!
Bom vamos ver se o seu problema está resolvido...qualquer coisa estamos por ai.
Quanto a sua pergunta da gasolina, vai ai a minha experiência = GASOLINA COMUM DE BOA PROCEDÊNCIA! O resto é conversa para boi dormir.
Veja um tópico que criei aqui neste forum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5680
Se o link não funcionar veja o "Marcador de combustível".
Abraços
MarcosAguiar
27/09/2004, 18:36
ai finalmente no terceiro dia de viagem cheguei em bh, levando a viagem na maior parte em ponto morto, e levei nuns caras aqui q tinham como rastrear o problema, e eles me disseram q o problema era no sensor de rotacao.
sera q pode ser este o seu problema?
espero q ajude![]s felizes, agora com o neguinho! depois vou colocar a foto dele aqui! :-D
Carol, onde você foi? No Edmur(Minas Motors)?
:twisted:
lg_gustavo
28/09/2004, 09:31
....Pode-se usar essas aditivadas tipo v-power, premium etc???
abraços
Fala Daniel!
Bom vamos ver se o seu problema está resolvido...qualquer coisa estamos por ai.
Quanto a sua pergunta da gasolina, vai ai a minha experiência = GASOLINA COMUM DE BOA PROCEDÊNCIA! O resto é conversa para boi dormir.
Veja um tópico que criei aqui neste forum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5680
Se o link não funcionar veja o "Marcador de combustível".
Abraços
All,
só uso aditivada na viatura... Quando ainda tinha o Celta, usei bastante a comum. Depois de um tempo, quando fiz a primeira limpeza nos bicos, passei a abastecer só com aditivada. Notei que quando fui fazer uma segunda manutenção preventiva nos bicos da injeção, tava tudo praticamente ainda "novo", tendo rodado até um pouco mais de quando fiz a primeira limpeza, ou seja, nem precisava ter limpado os bicos...
A gasosa aditivada nada mais é do que a comum com aditivos que mantém o sistema de admissão limpos.
Agora, quando se fala em Premium (acho que aplica-se tb na V-Power), a gasosa além de aditivada como a outra, possui uma fórmula diferente...com octanagem bem mais alta. Colocar essa gasolina em qualquer carro beneficiará em nada, a não ser pelo aditivo que a aditivada "comum" já contém. Então, só é vantagem colocar essa gasolina Premium em carros que possuem alta taxa de compressão e sensor de detonação na injeção eletrônica.
[]s aditivados
Periquitooffroad
28/09/2004, 22:54
Do comando, manda a informação para as bobinas de ignição atuarem. O sensor falha quando aquece muito. depois de uma parada e uma refrigerada ele volta a funcionar. :shock:
Fala Periquito,
Tem certeza que é o de comando... :?:
Todos que tiveram o mesmo problema foi com o do virabrequim....
inclusive pelo que pesquisei na net é um problema meio comum nos carros de passeio 16v.....e foi o que eu troquei....
O negócio é que não consegui rodar com ele durante horas ainda....
mas parece que tá normal, a não ser pela marcha lenta que fica oscilando um pouco quando parado...
Qualquer coisa eu volto a postar....
[]'s
olás!
ei marcos, sim, levei no edmur..
ô daniel, passa as informacoes desta concessionaria gm de fortaleza onde vc encontrou estas pecas mais baratas!!
to levando o neguinho amanha na oficina de novo.. :-(
ele ta com um barulho no cano de descarga, parece.. (digo parece pq nao entendo nada de mecanica.. :-D)
e desta vez vou pesquisar muuuito os precos das pecas..
Periquitooffroad
30/09/2004, 20:37
Fala Periquito,
inclusive pelo que pesquisei na net é um problema meio comum nos carros de passeio 16v.....e foi o que eu troquei....
mas parece que tá normal, a não ser pela marcha lenta que fica oscilando um pouco quando parado...
[]'s
Olha só, até onde sei sensor de girabrequim fica na parte de trás do motor sendo magnético lendo os dentes do volante do motor e assim identificando em que posição o eixo está 8) . O sensor a que me refiro fica na frente do motor mas não tenho certeza do seu funcionamento assim me resguardo :? .
ô daniel, passa as informacoes desta concessionaria gm de fortaleza onde vc encontrou estas pecas mais baratas!!
Carol, seguem os dados:
SANAUTO.
AV. BARÃO DE STUDART, 1630
Aldeota - Fortaleza / CE
Tel: (85) 486-7700
Fax:(85) 261-2225
email:sanauto@fortalnet.com.br
abraços
Olá Daniel
Aqui é o daniel tbm dono de um jimny 2001. Neste final de semana fiz uma viagem com meu carro e notei que quando andava mais que 5 minutos com o carro em alta rotação o carro começa a engasgar e ponteiro de rotação fica maluco, subindo e descendo. Basta colocar em ponto morto por alguns segundo e tudo volta ao normal. Terminei a viagem a 80 Km/h.
Na cidade nunca tive qualquer problema.
Acho que estou com problema no tal sensor de virabrequim.
Parece que encontramos um ponto fraco de nossos carros. Ninguém é perfeito, não é!!! Mas mesmo assim, diariamente sinto-me feliz por possir aquela máquina. Mais ainda quando há 3 semanas passei por uma atoleiro em ladeira que já havia parado duas bandeirantes.
Como não tenho preça em trocar o sensor, pois não viajarei tão cedo, acho que vou mandar vir de fortaleza. Mas onde posso trocá-lo???
Valeu,
daniel
Dag,
A troca é bem simples, o sensor fica atrás do alternador, é só soltá-lo tirar um e colocar o outro... acho que qualquer mecânico pode fazer sem maiores problemas... se quiser te passo o endereço do mecânico que trocou o meu aqui em SBC
abraços,
Daniel
Periquitooffroad
28/10/2004, 22:15
Fala Periquito,
[]'s
dtabone,
o problema pode estar na valvula no final da linha de injeçao, ela tem a função de tirar o ar do sistema, com ar dentro do sistema de injeçao o carro perde rendimento e o funcionamento fica "maluco", ela pode estar entupida, isso aconteceu no meu sideckik, nao sei se é o mesmo caso do seu, mais pede pra da uma olhada.
Valeu,
Lrubim,
Valeu pela dica, vou dar uma olhada.
Só pra finalizar esse tópico...
O Problema foi solucionado com a Troca do Sensor de Rotação do Virabrequim. :D
abraço a todos, valeu pela força!
Caro Daniel
Liguei para fortaleza para comprar o sensor e eles me pediram a especificação da sensor, pois me falaram que tem o superior e inferior ( é o inferior que vende mais).
Você tem esta esfecificação????
Obrigado,
daniel
Daniel,
O sensor de rotação do virabrequim é o inferior...
que pelo quem me explicaram nos Jimnys até 99 esse sensor era atrás do motor, nos 2000 pra frente, ele fica ao lado do motor, embaixo do alternador (tem que soltar o alternador para trocar).
Esse de cima, fica junto ao radiador e é o sensor de rotação de comando.
abraços,
Joao Baeta
14/04/2007, 14:14
:arrow:Eu li todo o tópico....
Eu tive um Jimny Verde ano 00/01 que dei PT aos extactos 68.000km (Novinho...Até me arrependi mt pq eu bati)...
A o problema do sensor... NUNCA deu esse problema....!
Eu andava a 4 mil rpm direto e nunca falhou...(Queria mais!)
Na estrada eu andava a 100km/h a 4000rpm... e o carro andava perfeitamente...Eu peguei com exato 46.000km em 24/12/04...Como o carro era um verdadeiro Samurai de 2° geração! :concordo:
Eu andava na estrada de terra (Como ele adora...) Andei na areia... Aqui no Rio... Fazenda... E o motor sempre a disposição! e fiquei quase 3 anos e rodei apenas "22.000km"... Não é nada né?
Até hoje eu sinto muita falta do meu Verdinho... :cry:
E hoje possuo um Grand Vitara 2.0 TD 01/01 E Estou muy feliz!
Abssssssssssssssssssssss
Maurício Fernandes
22/06/2009, 13:22
pessoal, o meu jimny perde giro, geralmente em aceleração. ex. estou a 4,5mil giros e cai para 3mil e já acelera de novo. se ficar parado, não acontece nada. a lenta tá boa, tudo normal, só essa "caída de giro"
será o sensor?
pessoal, o meu jimny perde giro, geralmente em aceleração. ex. estou a 4,5mil giros e cai para 3mil e já acelera de novo. se ficar parado, não acontece nada. a lenta tá boa, tudo normal, só essa "caída de giro"
será o sensor?
Boa noite Maurício,
Comprei um Jimny a uns 6 meses, e agora começou a apresentar este defeito que vc comentou ai, como você conseguiu resolver seu problema, pois os mecânicos que já levei aqui em Juiz de Fora, ainda não conseguiram detectar o real problema.
582433582434olá pessoal, adquiri um Jimny HR 2011, estou precisando comprar 4 bicos injetores, aqueles comprados no ML não servem, são genericos, tem que ser da marca DENSO e código 297500-0120, cor amarela. nas concessionárias estão cobrando preço altíssimo por cada peça, caso possam dar alguma indicação de loja que possa ter esses bicos agradeço muito. Nada melhor que estar com o Jimny bem pronto para as aventuras e passeios nas estradas rurais , o carro é apaixonante, e merece ser bem cuidado. abraços