Conectar

Ver Versão Completa : Direção hidraulica no Samuca!

Samurai_MOA
08/09/2004, 16:17
Ae povo,

Algém sabe informar qual o melhor sistema de direção hidraulica para adaptar no samuca?
E o custo?

billj
08/09/2004, 16:26
Ae povo,

Algém sabe informar qual o melhor sistema de direção hidraulica para adaptar no samuca?
E o custo?

O "melhor" sistema depende da aplicação. Se é o melhor MESMO que quer, então é full-hydro. Porém, o custo e as adaptações necessárias pode ser maiores que você quer assumir......

Se é que quer algo que adapta com relativa facilidade, então vai com o sistema do Vitara.........

Não sei quanto custaria isso mas não deveria ser nada absurdo.......

Abraços,

Samurai_MOA
08/09/2004, 16:33
Tem aguma opção de sistema de algum veiculo nacional?

Como fica a marcha lenta do Samuca, para manobras a rotação vai cair muito? Vai pesar para o motor original?

Abraços,

Samurai_MOA
16/09/2004, 22:16
E aih, alguem tem outra idéia?

Não dah pra adaptar a de um veiculo nacional?

David_Salgado
16/09/2004, 23:47
Até hj só vi adaptações com o sistema do Vitara, fica muito bom, sendo bem feito um leigo nem percebe q foi feito uma adaptação.

ojaneri
17/09/2004, 07:18
Ja vi adaptado a mesma direcao hidraulica que esta no meu em um Samurai com motor original (caixa de opala e bomba do AP), so que no Samurai com motor original se voce enrolasse todo o giro com o carro parado, o carro morria...acho que a bomba exige demais do motor!

Walter L. L. Casitta
17/09/2004, 15:43
Marcelo,
Adaptei a DH do Vitara no meu ex Samurai 97, deu muito trabalho, mas funciona muito bem até hoje com o seu terceiro dono. Tudo do Vitara, caixa com o pitiman, bomba e mangueiras que mandei fazer.
A bomba do Vitara tem um interruptor que foi ligado (deixa eu ver se me lembro) numa válvula de vácuo que compensa a marcha lenta, a mesma que compensa quando se liga o AC.
Se eu fosse fazer de novo tentaria usar a bomba eletro-hidrulica do Astra. Deu muito Trabalho fazer os suporte p/ bomba do Vitara alem de modificar o do compressor do AC.

Pinhal
17/09/2004, 16:21
Se eu fosse fazer de novo tentaria usar a bomba eletro-hidrulica do Astra. Deu muito Trabalho fazer os suporte p/ bomba do Vitara alem de modificar o do compressor do AC.
Não aconselho o uso da bomba eletro-hidráulica do Astra, parace que ela custa em torno de R$5.000 na concessionária :shock: :shock: :shock:
Acho melhor ter um pouco mais de trabalho e utilizar peças mais simples.

[]'s

Walter L. L. Casitta
17/09/2004, 19:43
Não aconselho o uso da bomba eletro-hidráulica do Astra, parace que ela custa em torno de R$5.000 na concessionária

E quem aqui que falou pra compra peças em concessionária? Mesmo porque as peças do Vitara na concessionária são mais caras que a do Astra. Comprar peças em concessionárias inviabiliza qualquer projeto. :wink:

Fabil
18/09/2004, 08:55
povo.. será que adaptar uma bomba hidrulica de algum carro 1000 ( ka/gol etc..) nao daria certo ? geralmente essas bombas sao menores e certamente nao "pesarao" o motor 1.3 do samurai...
alguem já tentou ?

T+

ojaneri
18/09/2004, 12:41
povo.. será que adaptar uma bomba hidrulica de algum carro 1000 ( ka/gol etc..) nao daria certo ? geralmente essas bombas sao menores e certamente nao "pesarao" o motor 1.3 do samurai...
alguem já tentou ?

T+

Tem que ver que esses carros tambem rodam com pneus aro 13 minusculos, ou quando muito com aro 14. Se forem botar pra rodar pneus 29" ou maiores, nao sei se essas bombas vao acabar dando conta do recado.

Samurai_MOA
18/09/2004, 13:33
Osvaldo, mas vc usa a bomba do AP com pneus 31''... será que não daria certo com um carro um pouco menor?

Pinhal
20/09/2004, 09:10
E quem aqui que falou pra compra peças em concessionária? Mesmo porque as peças do Vitara na concessionária são mais caras que a do Astra. Comprar peças em concessionárias inviabiliza qualquer projeto. :wink:

O Astra com direção eletro-hidráulica só saiu de 2003 pra frente, acho muito mais difícil achar um Astra 2003 ou 2004 batido do que um Vitara ou Suzuki Swift, além do que, se na concessionária a bomba custa uns 5.000, num desmanche o cara não vai te vender por menos de R$2000......... os caras não são tontos!!!!!
Também acho que fazer uma adaptação com peças novas inviabiliza qualquer projeto, mas temos que pensar no uso que damos a nossas viaturas, a bomba eletro-hidráulica do Astra não utiliza correia, tem o acionamento elétrico, imagina a gente entrando com o jipe num rio onde a água bate no meio da porta.......... a bomba com certeza já teria molhado bastante, mas será que ela foi projetada para tal uso? Acho que os engenheiros da Chevrolet não imaginam ninguém passando com um astra por dentro de um rio.......

[]'s tentando ajudar, e não polemizar!

Walter L. L. Casitta
20/09/2004, 11:43
Marcelo,
O Astra com bomba eletro-hidraulica tem desde 1999, e não é só ele e que usa, tem carros da Volks, Renaut... Aqui em BH, por exemplo, a bomba de um Renaut, custa R$700,00 sem choro no desmanche. É bem mais caro que 200,00 ou 300,00 de uma bomba comum, mas deve ser 10 vezes mais fácil de instalar. Também não sei se isso vai dar certo, quem quiser vai ter que pesquisar p/ saber e contar pra gente.
Pra Instalar uma bomba hidráulica no motor do Samurai, dá um trabalhão, eu já fiz essa maluquice posso falar: Tive que modificar o suporte do compressor do AC mudar o ângulo dos tubos, modificar o suporte do radiador. Depois de tudo pronto a polia da bomba patinava, tive que refazer tudo, instalar um esticador de correia sincronizada do uno 1.6 pra correia envolver pelo menos de 50% da polia... Não faria isso nunca mais! E nem mesmo com bomba eletro-hidraulica!
A bomba do Astra por enquanto é única que eu vi e achei que tem vedação suficiente, acho que não vai trazer problemas no off-road.
Se você acha que os engenheiros da Suzuki fizeram-no para andar com água na porta... A começar pelos ridículos suspiros dos diferenciais e das caixas. Os meus sempre tinham água. Até a Ranger tem mangueiras pra elevar os suspiros.
E alem do mais, água na porta, só dela pra fora, e rezando p/ não boiar, porque do lado de dentro a injeção para...
Se tem que preparar tudo para andar com agua na porta, preparar a bomba eletro-hidrauliaca será o de menos.
Mais uma coisa: Já li em algum lugar que usaram a bomba do astra num Samurai para acinar um guincho hidráulico.

ojaneri
20/09/2004, 14:29
Osvaldo, mas vc usa a bomba do AP com pneus 31''... será que não daria certo com um carro um pouco menor?

Mas a bomba esta sendo tocada por um AP 1.8, que é tem pelo menos 50% a mais de torque que o 1.3 original do Samuca.

O que quis dizer, é que uma bomba menor o motor daria conta, mas não sei se a bomba daria conta dos pneus.

Samurai_MOA
20/09/2004, 22:04
Marcelo,
Adaptei a DH do Vitara no meu ex Samurai 97, deu muito trabalho, mas funciona muito bem até hoje com o seu terceiro dono. Tudo do Vitara, caixa com o pitiman, bomba e mangueiras que mandei fazer.
A bomba do Vitara tem um interruptor que foi ligado (deixa eu ver se me lembro) numa válvula de vácuo que compensa a marcha lenta, a mesma que compensa quando se liga o AC.

Vc lembra o custo total da adaptação?

Walter L. L. Casitta
20/09/2004, 23:52
Isso foi em 98, os valores não servem mais como referência.
Comprei as peças do Vitara usadas recondicionadas no USA por U$700,00, (aqui no desmanche não saia por menos de R$2000,00), mais um “Power Steering Conversion Kit” da Calmini por U$200,00 e na época o 1 dolar era 1 real mais ou menos.
O pior foi que o kit da Calmini era para o Samurai até 95 e sem AC e o meu era um 97 com AC. Só deu para aproveitar a cruseta da barra de direção e os suporte da caixa os outros suportes da bomba, do compressor, do radiador, do esticador da correia, eu tive que fazer...
Naquela época as coisa eram mais fáceis, junto com isso tinha comprado também um kit Rockcrawler da Calmini (que também não servia para o meu Samurai 97, me obrigando a adaptar a CT do 95) e um bloqueio de diferencial LockRigth que no final vendi pro Bill.

billj
21/09/2004, 14:10
..........e um bloqueio de diferencial LockRigth que no final vendi pro Bill.

........... que usou por uns 02 anos até que o eixo ficou tão empenado que o bloqueio não funcionava mais......... :shock: :D

Nem lembro mais para quem eu o vendi..........

De qualquer maneira, aproveito esta mensagem para agraceder mais uma vez o Walter para as suas dicas lá em 1997-1998, quando eu buscava maneiras de melhorar o meu recém-comprado Samuca helicoidal.

:wink:

Abraços,

Walter L. L. Casitta
21/09/2004, 14:32
É isso mesmo Bill, o meu também ficou torcido, a estrias do eixo ficaram parecendo uma rosca... :lol: :lol: :lol:

Abraços...

Beto
15/03/2005, 11:03
Ja vi adaptado a mesma direcao hidraulica que esta no meu em um Samurai com motor original (caixa de opala e bomba do AP), so que no Samurai com motor original se voce enrolasse todo o giro com o carro parado, o carro morria...acho que a bomba exige demais do motor!

Como que foi colocar a caixa de opala? As mangueiras vc. mandou fazer ou uma sa duas deu certo? Tem umas fotos da adaptação? teria como colocar ela passo-a-passo?
Valeu.

edvaldo
20/03/2005, 20:36
marcelo, o xis esta colocando direção hidrostática no samurai dele, lá esta instalado um sitema do vitara: cx, bomba, reservatório e mangueira. este kit vai sobrar, fale c/ ele isso não sai por mais que 800,00 paus.

xadventure
28/03/2005, 19:24
Olá
Tem um amigo que colocou a do vitara mas não ficou tão leve, o meu com 235 ta a mesma coisa que o dele com direção

Flavio Miranda
08/04/2005, 19:23
Cabras,

O HighBlue está com direção NÃO hidráulica mas com o pitman alongado se não me engano. Pelo efeito da alavanca ser maior, ela ficou na medida. Não fica pesada nem leve D+.... e os pneus são BlackStar 255/75/15 !!!

O serviço foi feito pelo Daniel Simon (tel 5092-5423) aqui no Brooklin - SP, quando o Samuca ainda era do Luciano Urso.

[ ] s

EDUOARDOO+
17/11/2005, 17:10
O HighBlue está com direção NÃO hidráulica mas com o pitman alongado se não me engano. Pelo efeito da alavanca ser maior, ela ficou na medida. Não fica pesada nem leve D+.... e os pneus são BlackStar 255/75/15 !!!

ola povo ! qero reabrir este assunto.... como ficariam em valore de hj se fosse para colocar a tal bomba do vitara e tudo mais qe precisa.... me perdoem a burr...mas qe diabo seria este pitman... estou usando uns pneus 225/14 sei qe é uma "pena" de leve mas o caso é qe troquei a direção e o conjunto ficou pessado e agora qe faço???? :?:

aguardo mais dicas valeu

Flavio Miranda
17/11/2005, 17:40
Eduardoo+,

Utilize o botão Pesquisa e coloque "pitman".... :)
No google então....!!! :o :D

Não é má vontade não... mas vc vai aprender muito mais sobre a importancia desta peça e seu funcionamento, além de saber que é um braço de ferro que liga a caixa de direção as barras que movimentam as rodas. 8)

E nunca troque peças dos jipes sem antes perguntar se alguem já fez antes... :discordo:

99% do que poderia ser feito para melhorar os Samucas, já foi feito pelo pessoal aqui do Forum... Basta seguir as instruçoes que vc vai encontrar lendo os topicos relacionados ao tema. :concordo:

Um abraço e boa leitura. :wink: