PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2005 com bloqueio de diferencial



Walter L. L. Casitta
08/09/2004, 14:02
No site http://inema.com.br/mat/idmat030577.htm diz que o Ranger 2005 tem um “sistema de bloqueio de diferencial dianteiro”....
Alguém pode confirmar isso?

Wallace
08/09/2004, 16:47
Que eu saiba é no traseiro, como o da F-1000

Vinicius Cruz
09/09/2004, 20:06
Um tempo atras precisei dessa informacação, mas referente as ranger 98, e fui informado pela concessionaria que as ranger 4x4 nao saem com bloqueio nenhum, somente as 4x2, e se pensarmos é ate meio logico, pois uma ranger 4x4 tem mais facilidade de transpor obstaculos que uma 4x2 obvioamente, entao pra que bloqueio nas 4x4 se eles podem economizar um pouco!

Acredito que nas novas ocorra o mesmo.

abracos.

Wallace
10/09/2004, 13:13
Nas novas tem bloqueio para as 4x4 sim.

FabricioSoares
25/10/2004, 01:06
Nas novas tem bloqueio para as 4x4 sim.


Eu tenho uma... já fiz duas trilhas com ela e cheguei a pedir para um indio ir espiar as rodas de fora no barro, nada de nenhuma parar, agora no manual nao diz nada.. e os consultores da concessionária nem sabem o que é um eixo anti-derrapente.

Armando Santos Júnior
11/03/2005, 17:32
São bloqueados sim, tenho um ranger 2005 e já tive a infelicidade de sentir os solavancos em uma ligeira esquecida de desativação do sistema 4x4 ao fazer uma curva!!!!

Edintruder
11/03/2005, 19:50
Na apresentação da Ranger 2005 pela Ford o sistema de bloqueio dianteiro ganho ênfase nas pistas montadas para testes da nova caminhonete. Não sei se ele é controlado eletronicamente ou tem ativação juntamente com o acoplamento do 4x4, pois se for constante traria problemas na dirigibilidaede.

Bianor
11/03/2005, 21:33
Meus prezados tracionados a ranger desde 2002 tem um auto-blocante por discos de fricção nas rodas traseiras, e nenhum na dianteira pois isso atrapalharia a dirigibilidade.
Querem provar ?
Experimentem suspender num elevador deixe em ponto morto em 4x2 e girem uma roda de cada lado e vejam se outra se mexe tambem pois isto é o sistema de auto-blocante em ação.
As pick-ups nacionais são 4x2 com um eventual utilização de 4x4 APENAS em terreno com superficie de pouca aderencia, pois não tem diferencial central para compensar a diferença de rotação entre o diferencial disnteiro e traseiro para isto utilizam o piso de baixa aderencia como compensação.
Querem experimentar é facil engatem a 4x4 num asfalto bem limpo com bastante aderencia girem todo o volante para um lado engate a primeira e de umas voltas de 360 graus e vamos ver em quantas voltas voce vai ficar a pe. Não se esqueça de chamar um taxi e um reboque antes.
Sds

Edintruder
12/03/2005, 15:19
Meus prezados tracionados a ranger desde 2002 tem um auto-blocante por discos de fricção nas rodas traseiras, e nenhum na dianteira pois isso atrapalharia a dirigibilidade


Sim, disso todos sabem, porém o que está em discussão é a Ranger 2005 que possui diferencial dianteiro alto blocante. O que não se sabe é o sistema que foi empregado no diferencial dela, se desbloqueia quando desliga a tração ou permanece bloqueado como o traseiro que utiliza discos e permitem a compensação nas curvas.

Walter L. L. Casitta
12/03/2005, 15:30
A caravana da Ford esta que em BH essa semana promovendo a Ranger 2005. Fui lá e fiz o test drive. O funcionário que me acompanhou no test, disse que o dif dianteiro não tem nenhum tipo de bloqueio.

Edintruder
12/03/2005, 18:22
No Auto Esporte foi comentado esse dispositivo para o novo modelo, porém no site da Ford também não ha nada referente a tração dianteira. Realmente, assim como o inema confirma isso, a equipe Chacal, onde é liderada por uma Ranger 2005 também comenta sobre o tal bloqueio dianteiro. Eu tinha 2 fontes, porém na Ford não há relatos. O interessante é que foi dada atenção ao dispositivo no programa Auto Esporte ainda em 2004. Eu agora volto a estaca zero!

Edintruder
13/03/2005, 10:28
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2004 aconteceu o lançamento da nova Ford Ranger em Porto Alegre/RS. A montagem da pista foi feita em apenas uma semana pela equipe Chakal Aventuras 4x4.


O lançamento da nova Ford Ranger 2005 em Porto Alegre foi um sucesso. Além do carro, a grande atração do evento foi a pista de obstáculos montada para demonstrar a capacidade da caminhonete em condições extremas de off road. Os clientes e convidados puderam testar os carros em dez situações diferentes durante o percurso. Os apreciadores de 4x4 aprovaram as mudanças na suspensão e principalmente o sistema de bloqueio de diferencial dianteiro, uma exclusividade que só a Ranger 2005 possui e foi perfeitamente demonstrada em um atoleiro na frente da área de recepção, onde o público podia assistir as manobras de perto.
Cidade: Porto Alegre-RS
Fotos: Clovis Kalikoski - Chakal
Publicado: Priscila Ramos

Transcrição do site: http://www.inema.com.br/mat/idmatp030577.htm

www.chakal.com.br

Walter L. L. Casitta
13/03/2005, 22:09
Edin,
For por causa dessa reportagem que eu abri esse tópico... Eu em? :shock:

Wallace
14/03/2005, 11:19
São bloqueados sim, tenho um ranger 2005 e já tive a infelicidade de sentir os solavancos em uma ligeira esquecida de desativação do sistema 4x4 ao fazer uma curva!!!!Qualquer 4x4 que não tenha diferecial central ou que esteja com ele bloqueado vai dar estes trancos mesmo sem nenhum bloqueio no diferencial dianteiro.

Rodolfo CLaudio dos Santo
14/03/2005, 12:22
Estive dando uma olhada nas suas fotos que medida de pneus vc tem na ranger, por favor?FabricioSoares,

ArthurC
14/03/2005, 12:25
Rodolfo CLaudio dos Santo, ele botou BF AT 33

FabricioSoares
27/03/2005, 02:27
Estive dando uma olhada nas suas fotos que medida de pneus vc tem na ranger, por favor?FabricioSoares,


São BF 33 x 12,5 AT

FabricioSoares
27/03/2005, 02:33
São bloqueados sim, tenho um ranger 2005 e já tive a infelicidade de sentir os solavancos em uma ligeira esquecida de desativação do sistema 4x4 ao fazer uma curva!!!!Qualquer 4x4 que não tenha diferecial central ou que esteja com ele bloqueado vai dar estes trancos mesmo sem nenhum bloqueio no diferencial dianteiro.

Pessoal, tenho uma Ranger 2005 e posso garantir a vocês que muito infelizmente ela NÃO TEM diferencial dianteiro auto-blocante.
Um que se levantar a camionete (engata tração ou não) as roas giram idependentemente e as traseiras giram juntas, e outra, atolei ela até o assoalho e aí senti na prática a falta do blocante na frente.

Henanh
31/03/2005, 01:18
É, pelo que pude observar, acho que não possui esse auto blocante ai não, ou se possui não ajuda muita coisa...

Isso é a ranger de um amigo, (essa foi a primeira trilha) e ele deu uma atolada besta, e mesmo assim a ranger encalhou...

acredito que com o autobloqueio não teria problemas...

Wallace
31/03/2005, 11:31
Com o bloqueio original teria sim.
Com um tipo LockRight não.

Henanh
31/03/2005, 19:51
Por que Wallace? bloqueio não é tudo igual? no que diz a respeito as rodas girarem iguais?

[]´s

Wallace
01/04/2005, 13:59
Claro que não.
Existem bloqueios muito diferentes.
O original é bom só para grama, lama leve e asfalto.
Se fosse tudo igual não teriamos diferenças brutais de preços.

w@ldo
20/04/2005, 17:42
Fabricio, eu tinha uma 2002 2.8 CD 4x4 e coloquei um Work 9.000, acho que por volta de 3.000,00 mais uns 600,00 de suporte de guincho. ajudava bastante, hoje o guincho esta no meu Jeep mais utilizei bastante ele na Ranger, não esqueça de comprar uma patesca para dividir a força do guincho....

Walter L. L. Casitta
20/04/2005, 18:30
não esqueça de comprar uma patesca para dividir a força do guincho....

Ele quis dizer multiplicar... :wink:

ferramenteiro
21/04/2005, 15:30
E o bloqueio que vem na l200 sport, ele bloqueia por um botão no painel, ele bloqueia 100%???

Everton Júnior
21/04/2005, 16:08
E o bloqueio que vem na l200 sport, ele bloqueia por um botão no painel, ele bloqueia 100%???
Bloqueia 100%

Edintruder
24/04/2005, 09:16
ferramenteiro escreveu:
E o bloqueio que vem na l200 sport, ele bloqueia por um botão no painel, ele bloqueia 100%???

Bloqueia 100%


Qual diferencial ele bloqueia, só o traseiro ou os dois?

murillo
24/04/2005, 13:40
opa...
a l200 tem o bloqueio apenas do diferencial traseiro...ele e eletronico pelo q me parece...por um botao no painel...e quandu vc passa de 60 km/h ele desarma automatico...valeu

naldo.ap
20/06/2005, 14:16
Pessoal,

Neste final de semana (18 e 19/06), aconteceu aqui em Macapá o lançamendo da Ranger 3.0 (Eletrônica), num evento denominado Ranger Day. A equipe da Ford utilizou a nossa pista de indoor (do Jeep Clube de Macapá) para demonstração das pickups.

O que mais me chamou a atenção foi a resistência do conjunto mecânico, principalmente o câmbio. Depois que saimos da pista, num pequeno trecho pavimentado, eu vinha a uns 30km/h e o piloto mandou eu engatar a ré e acelerar. Cara! não acreditei, mas mandei ver... foi uma fritadeira de pneus e sai queimando asfalto pra trás. Tirei o chapéu! Ainda não vi um veículo que fizesse o mesmo sem quebrar algo.

Fora isso, o motor tá o bicho! pena que os pilotos não deixaram eu "testar de fato" o veículo!

[]'s mudando os conceitos sobre a Ranger

Everton Júnior
20/06/2005, 19:16
Ainda desconfio que as rangers do test driver foram feitas + reforçadas que as de rua.

ArthurC
21/06/2005, 12:01
Everton Júnior, você esta brincando ou realmente acha isso? :lol:

[]s sem acreditar no que lê

Everton Júnior
21/06/2005, 12:21
To brincando hehehe!!! O cojunto de motor e caixa(tirando a traçao de acionamento eletrico) da ranger sao muito bons

ArthurC
21/06/2005, 12:29
AH bom :!: :mrgreen: :lol:

Wallace
22/06/2005, 18:38
Sei de um esperto que pegou uma Cherokee Sport Automatica do irmão é foi brincar com ela...
Acho que andaria mais se segura-se as marchas na mão.
Para piorar quando foi passar de 1/2 para 3 achou que tinha que apertar o botão de trava do cambio... resultado... engatou ré... deviar estar a uns 80 km/h...
Fora o susto da rodada sem bater em nada, nenhum outro problema.

Edintruder
26/06/2005, 02:01
O que mais me chamou a atenção foi a resistência do conjunto mecânico, principalmente o câmbio. Depois que saimos da pista, num pequeno trecho pavimentado, eu vinha a uns 30km/h e o piloto mandou eu engatar a ré e acelerar


Na praia eu me divirto bastante assim. Em campinhos de futebol aqui do balneário na grama molhada do sereno é mais divertido ainda!!! Viva a ré sincronizada!
Depois que descobri isso eu nunca mais usei freio de "pé" para virar 180 e parar. Só não insisto muito para não queimar os anéis sincronizados da caixa.