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Ver Versão Completa : Truques para abastecer seu veiculo



MarBO
28/10/2008, 18:14
Pessoal

Recebi este email e achei interessante e coerente e resolvi divulgar aqui.

TRUQUES PARA ABASTECER O VEÍCULO

O autor deste texto trabalha numa refinaria a 31 anos. Assim que você
levar a
sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará
a aproveitar ao
máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Espero que lhe sejam
proveitosos.

*1º Truque:* Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
temperatura
ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm
seus depósitos
debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do
diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem
a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
ou ao anoitecer,
o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria
petrolífera a
gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito
importante. Onde
eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
cuidadosamente controlada
no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no
depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.

*2º Truque:* Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
pistola ao máximo
(pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
exerça sobre a
pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e
poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e
a maior parte
do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
mangueiras vertedoras
de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando
a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
tanque do
seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado,
volta pela mangueira
de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os
postos
consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba
pagando como se
tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
tanque pagando
mais dinheiro.

*3º Truque:* Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais
combustível
tenha no tanque, conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O
combustível se
evapora mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço
do carro.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
interior, mantendo o
ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao
mínimo.

*4º Truque:* Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido
e nem imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba
de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer
os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com
que o combustível
ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco
de abastecer
seu tanque com combustível sujo.

negreira
28/10/2008, 18:28
:cool::cool: a 1ª e 3ª e 4ª dica ok....
mas a 2ª dica........ :discordo::discordo:

claro, essa é sómente minha opinião!
e quem sou eu para ter razão sobre o
assunto.

Lucas Nassif
28/10/2008, 18:45
Em veículos a DIESEL, é melhor abastecer a noite!!

Passar de um dia para o outro com o tanque "vazio", faz o vapor do tanque condensar, contaminando o diesel com água. (esse combustível é mais "sensível" a água do que os outros)

Fica aí a dica.

Loyer
28/10/2008, 18:45
Pessoal

Recebi este email e achei interessante e coerente e resolvi divulgar aqui.

TRUQUES PARA ABASTECER O VEÍCULO

O autor deste texto trabalha numa refinaria a 31 anos. Assim que você
levar a
sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará
a aproveitar ao
máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Espero que lhe sejam
proveitosos.

*1º Truque:* Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
temperatura
ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm
seus depósitos
debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do
diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem
a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
ou ao anoitecer,
o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria
petrolífera a
gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito
importante. Onde
eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
cuidadosamente controlada
no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no
depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.

*2º Truque:* Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
pistola ao máximo
(pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
exerça sobre a
pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e
poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e
a maior parte
do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
mangueiras vertedoras
de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando
a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
tanque do
seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado,
volta pela mangueira
de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os
postos
consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba
pagando como se
tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
tanque pagando
mais dinheiro.

*3º Truque:* Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais
combustível
tenha no tanque, conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O
combustível se
evapora mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço
do carro.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
interior, mantendo o
ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao
mínimo.

*4º Truque:* Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido
e nem imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba
de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer
os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com
que o combustível
ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco
de abastecer
seu tanque com combustível sujo.


Tenho certeza que esse cara desliga a lampada da geladeira e o elétrico do fogão para economizar energia.

Pelo amor de Deus, e o tempo perdido no posto não conta?

Eu só procuro seguir o lance de não deixar menos de 1/2 tanque, mas mesmo assim não consigo. hehehe

Abraço.

shimomoto
29/10/2008, 00:54
Tenho certeza que esse cara desliga a lampada da geladeira e o elétrico do fogão para economizar energia.

Pelo amor de Deus, e o tempo perdido no posto não conta?

Eu só procuro seguir o lance de não deixar menos de 1/2 tanque, mas mesmo assim não consigo. hehehe

Abraço.

X2!!!!

Como ando muito acabo não me prendendo muito a isso. Meu limite é 1/4.

Mas esse negocio do combustivel evaporar com menos de meio tanque é verdadeiro especialmente se o carro for antigo (tiver suspiro que saia para o exterior) e passar horas no sol quente. Falo isso porque já tive carro assim.

Abs!!!

marcosviana
29/10/2008, 01:46
valeu a dica
tenho carro a diesel e geralmente abasteço atardezinha
vou tentar mudar pra anoite entao nao custa nada hehehe

Walter L. L. Casitta
29/10/2008, 07:45
Esse tópico está cultural de mais pra minha cabeça!

Gouveia
29/10/2008, 07:53
Esse tópico está cultural de mais pra minha cabeça!

X2

Pra mim, ainda tem cheiro de spam...

Edintruder
29/10/2008, 09:08
eu sempre procurei abastecer à noite pois sei muito bem sobre o lance da densidade e volume do diesel quando o dia aquece. O resto eu não acho relevante.

Pequeno jr
29/10/2008, 09:47
Putz .. so começo a pensar em abastecer qdo passo dos 650km/rodados e deixo isso para ser feito entre 700 e 800km/rodados.

Isso em 4 anos de Ranger e sem probelma algum.

F. França
29/10/2008, 10:36
Acho Que O Negocio Do Meio Tanque é Tranquilo Já
Pois Senão A Gente Fica Numa Paranoia Enorme De Economia E é Coisa Mínima Da Mínima...
Abraços!

Paulo_CW
29/10/2008, 14:01
Seguindo todas as dicas podemos economizar 0,02 gotas de gasolina por abastecida....

RGamaJr_4x4
29/10/2008, 15:32
*5º Truque:* Desligue a picape enquanto está na fila, coloque em ponto morto e vá empurrando até a bomba. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

FlavioLouveira
29/10/2008, 15:45
Outra dica: -| Não esqueça de checar o preço, tem postos que praticam preços absurdos









Tá bom, chega de botar pilha:concordo:

Carlos Jacomini
30/10/2008, 15:13
Mesmo havendo uma conotação de mesquinhez, basta fazer algumas contas e verão que no final o valor até que pode ficar interessante.

Para os que usam GNV, como eu, a dica é abastecer pela manhã. Como o gás se espande com o calor e se retrai com o frio, pela manhã o cilindro do seu carro estará mais frio e caberá mais gás. Se abstecer após o carro ficar no sol, o gás que ainda resta ocupará um espaço maior e caberá menos gás no cilindro. Em Curitiba os postos não posuem cilindros/depósito, o gás é canalizado, mas este conceito vale também para os postos que têm GNV armazenado.

Não é bem uma questão de economia, mas de quilometragem a ser rodada antes do próximo abastecimento...

Paulo_CW
30/10/2008, 15:16
Para os que usam GNV, como eu, a dica é abastecer pela manhã. Como o gás se espande com o calor e se retrai com o frio, pela manhã o cilindro do seu carro estará mais frio e caberá mais gás. Se abstecer após o carro ficar no sol, o gás que ainda resta ocupará um espaço maior e caberá menos gás no cilindro. Em Curitiba os postos não posuem cilindros/depósito, o gás é canalizado, mas este conceito vale também para os postos que têm GNV armazenado.

Não é bem uma questão de economia, mas de quilometragem a ser rodada antes do próximo abastecimento...

Bom... isso sim é fato consumado falando-se em autonomia...

JEFFCATUNDA
30/10/2008, 18:44
Tem um cara que ficou rico com estes truque, ele ensine em um livro como cortar um palito de fósforo em dois e duplicar a sua quantidade por caixa...dentre muitas outras dicas muito úteis...

O colega que postou este tópico poderia nos dizer, digo, nos quantificar esta economia???

8ª dica- Encha o tanque no dia bom do seu cartão.

9ª dica- Quarde-o na garagem e use o sistema coletivo de ônibus de sua cidade.

p.s: Na garagem, não esqueça de elevar a viatura do solo de forma que seus pneus não tenham contato com o chão...assim economizamos os mesmos.

Carlos Jacomini
31/10/2008, 08:49
Creio que seria interessante o moderador encerrar este tópico, afinal nem todos estão interessados em colaborar, e alguns apenas querem ser sarcásticos, deveriam portanto guardar para si tais comentários, assim seriam muito mais produtivos.

Boa sorte a todos!

Ps.: aqui não é local para flames, assim, o façam em PVT.

Walter L. L. Casitta
31/10/2008, 10:27
Creio que seria interessante o moderador encerrar este tópico, afinal nem todos estão interessados em colaborar, e alguns apenas querem ser sarcásticos, deveriam portanto guardar para si tais comentários, assim seriam muito mais produtivos.

Boa sorte a todos!

Ps.: aqui não é local para flames, assim, o façam em PVT.

É com sarcasmo mesmo que se deve responder ao tempo perdido pela leitura de uma lista dessas....

Raposo
31/10/2008, 15:43
Fala sério. Será que alguém tem saco para seguir essas regras?
Abraços.

Fabio Viterbo
01/11/2008, 01:06
Pessoal

Recebi este email e achei interessante e coerente e resolvi divulgar aqui.

TRUQUES PARA ABASTECER O VEÍCULO

O autor deste texto trabalha numa refinaria a 31 anos. Assim que você
levar a
sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará
a aproveitar ao
máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Espero que lhe sejam
proveitosos.

*1º Truque:* Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
temperatura
ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm
seus depósitos
debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do
diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem
a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
ou ao anoitecer,
o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria
petrolífera a
gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito
importante. Onde
eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
cuidadosamente controlada
no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no
depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.

*2º Truque:* Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
pistola ao máximo
(pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
exerça sobre a
pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e
poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e
a maior parte
do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
mangueiras vertedoras
de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando
a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
tanque do
seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado,
volta pela mangueira
de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os
postos
consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba
pagando como se
tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
tanque pagando
mais dinheiro.

*3º Truque:* Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais
combustível
tenha no tanque, conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O
combustível se
evapora mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço
do carro.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
interior, mantendo o
ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao
mínimo.

*4º Truque:* Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido
e nem imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba
de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer
os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com
que o combustível
ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco
de abastecer
seu tanque com combustível sujo.

FALA SÉRIO!!!
hoje em dia todo posto tem filtro de Diesel, é lei, e essa economia q tu ta falando é de 10ml / 100Litros. (a evaporaçào do diesel é mínima, nem conta...)


Sei q tem muito posto xexelento nas BR's, mas fazer o q? ficar sem abastecer porque ta de tarde? ou denoitinha.....:stop: