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Ver Versão Completa : Taxa de compressão e espessura do cabeçote OHC



Vinicius Hauagge
08/09/2004, 13:51
Pessoa, to querendo rebaixar o cabeçote do motor do meu jeep (georgia 2.3 OHC) e estou com algumas duvidas, a saber :

1 - alguem sabe a medida original do cabeçote? Pois o cabecote do meu eu adquiri num ferro velho e foi necessario dar uma aplainada no mesmo para a instalação no jeep.

2 - Até quanto dá para rebaixar o mesmo? Quero deixar a taxa alta, pois pelo que me informei a taxa original é de apenas 7,8:1 (será que procede essa afirmação) e é bastante baixa levando-se em consideração a gasolina que temos hoje!

3 - Isso nao comprometerá a vida util do motor? E nao terei problemas com superaquecimento ou batida de pino? Não vai ficar muito pesado para funcionar?

4 - Caso rebaixe no máximo, dá pra colocar um pouco de alcool para evitar a pré-detonação da mistura?

Abraço e agradeço desde já pela atenção!

Vinicius!

Sergio Rocha
08/09/2004, 21:46
Fala Vinicius

Dá uma olhada em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5354&highlight=rebaixar+cabe%E7ote

Segundo os especialistas cada 1,5mm de rebaixo dá +- um aumento de um ponto na taxa.Como seu cabeçote já foi aplainado, mede antes pra ver qual a taxa atual.É fácil de medir, qualquer oficina tem o aparelho.
Não recomendo uma taxa maior do que 8,5.
[]'

Aurélio
08/09/2004, 22:57
Vinícius,

Conforme uma reportagem que li, a taxa de compressão original do motor Ford Georgia é mesmo de 7,8:1.
Nessa mesma reportagem, uma dica para melhorar o desempenho desse motor sem sobrealimenta-lo seria:

"Uma boa configuração envolve o aumento da taxa de compressão em um ponto, passando dos atuais 7,8:1 para 8,8:1, o que é mais compatível com nossa gasolina atual; comando com 10° a mais de duração e 1,0 mm a mais de levantamento, o que não eleva em muito os regimes e melhora bem o enchimento dos cilindros, por consequência o torque; troca do carburador por um 3E ou equivalente; e coletor de escapamento dimensionado, que apesar de elevar os regimes de giro, é necessário para adequar a exaustão ao patamar exigido pelo novo carburador e comando."

Com essa "receita", ainda segundo a reportagem, o velho Geórgia ficaria com as seguintes características:

Potência máxima - Original: 91 cv - Preparado: 116 cv
Rotação de potência máxima - Original: 5.000 rpm - Preparado: 5.800 rpm
Rotação à velocidade máxima - Original 4.500 rpm - Preparado: 4.850 rpm
Torque máximo - Original 17,0 m.kgf - Preparado: 18,6 m.kgf
Rotação de torque máximo - Original: 3.000 rpm - Preparado: 3.500 rpm

[]'s ainda sem esse "veneno",

Vinicius Hauagge
09/09/2004, 08:55
Alguém sabe onde tem para vender esse comando de válvulas?
E qual será o preço do mesmo?
As demais modificações já fiz no meu motor (escape dimensionado, carburador dois estagios (nao tres, conforme mencionado no artigo), bobina de alta potencia e ignição eletronica, etc etc. etc)
Abraço,
Vinicius!

Aurélio
30/09/2005, 21:37
Vinicius Hauagge,

Aerocar - www.aerocar.com.br.

[]'s