Ver Versão Completa : Vazamento Óleo roda Traseira - Urgente
E ai galera, neste feriadão observei que quando o meu carro fica um pouco inclinado está vazando óleo prá cara#$%# na roda traseira direita.
Por acaso seria do retentor do Diferencial? Existe algum suplente no mercado?
Obrigado.
Samurai_MOA
08/09/2004, 15:55
Se não for o retentor pode ser o rolamento... passei por isso, procurei muito e soh achei o kit completo da SKF -> R$ 120,00 cada lado!
Se não for o retentor pode ser o rolamento... passei por isso, procurei muito e soh achei o kit completo da SKF -> R$ 120,00 cada lado!
Passei na oficina agora a tarde e o mec. disse que é o rolamento mesmo. Ele ainda não olhou qual é a medida.
De que é composto este Kit? Qual a medida do rolamento? Onde comprou?
Vale a pena trocar das duas rodas, levando em consideração um possível desgaste homogênio?
Desde já agradeço a colaboração.
Samurai_MOA
08/09/2004, 23:10
Vale a pena, se eh q vc usa o oleo adequado (75w90 -> uns R$ 25,00 o litro) e faz questão de nao ter que levar o samuca na oficina mais uma vez!
Não confie nessa de reaproveitar o oleo que o mecanico recolhe do diferencial, sempre corre o risco de ter alguma impureza no recipiente, e vc não vai querer correr o risco de danificar o diferencial pra economizar R$ 50,00, não eh? :roll:
Mas se pra vc nao eh problema ter q levar o samuca na oficina futuramente pra trocar o do outro lado, espere o defeito aparecer!
Samurai_MOA
08/09/2004, 23:13
[quote="juninDe que é composto este Kit? Qual a medida do rolamento? Onde comprou?
[/quote]
O kit eh complsto de rolamento, limitador e retentor! Não lembro a medida...
Comprei na Autopeças Pe. Cícero -> 85 433-5088
Abraços,
All,
Não estou encontrando em minha região Rolamento Roda Traseira KOYO DG357222DW, o Marcelo comprou em Fortaleza um Kit da SKF, será que não vou conseguir comprar mais perto?
A propósito os amortecedores traseiros do Samuca helicoidal são os da kombi?
MONROE 37855 10604 42Cm Aberto/27Cm Fechado?
Valeu
Samurai_MOA
09/09/2004, 23:03
Não esqueça que para tirar o rolamento tem q tirar o limitador antes e eh mui difícil ele sair de lah sem danos, vai por mim, compre o kit completo e aih vc arranca o limitador e o rolamento cortando na solda eletrica, em seguida coloca o kit novo!
Não esqueça que para tirar o rolamento tem q tirar o limitador antes e eh mui difícil ele sair de lah sem danos, vai por mim, compre o kit completo e aih vc arranca o limitador e o rolamento cortando na solda eletrica, em seguida coloca o kit novo!
Pude perceber :D :roll: até que o limitador saiu inteiro, o rolamento que virou 4 :(
Com certeza vou comprar o KIT, o problema é que naum to achando nem pro cara$#$%....
Onde vc comprou tem e-mail?
Caso não ache por aqui, vou dar uma olhada lá mesmo....
ae Juninho.. os amortecedores de kombi só servem na traseira do samurai se vc estiver usando calcos de 2pol. se tiver original vai dar batente....
use os traseiros de fusca/brasilia se o seu samurai estiver original.... ( mas vale mais a pena dar uma levantadinha nele heheheh)
Marcelo, não estou conseguindo falar na autopeças que voc6e me falou, será que mudou o tel? Sem querer abusar você por acaso não passaria perto da mesma? valeu...
O galera!!! será que nigue'm nunca trocou esse rolamento aqui em MG???
Me ajudem ai!!! :cry: :cry:
Samurai_MOA
13/09/2004, 21:52
Se quiser posso dah uma olhada se o preço ainda eh o mermo, aih eu compro e tu me repassa a grana pra eu te mandar pelos correios! :wink:
Se quiser posso dah uma olhada se o preço ainda eh o mermo, aih eu compro e tu me repassa a grana pra eu te mandar pelos correios! :wink:
Se puder quebrar o galho ficarei muito grato...
No meu eixo traseiro, uso os rolamentos da Kombi, com uma pequena adaptação. É feito um anel interno ao rolamento, e entao é so colocar o rolamento de kombi que é a mesma medida externa do rolamento do Samurai. E o retentor em qualquer casa de retentores acha fácil, basta levar o retentor antigo (ou as medidas dele).
Em tempo, rolamento de kombi: R$ 19,00
Retentor: R$ 7,00
:-)
No meu eixo traseiro, uso os rolamentos da Kombi, com uma pequena adaptação.
:-)
OK, vi com o mecânico e realmente serve. Inclusive a medida interna também bateu com o original!!! foi como uma luva.....
A unica diferença é que tenho que fazer um anel de 12mm conforme desenhei em vermelho na foto, pois o da Kombi não tem....
Assim que estiver montado vou tirar umas fotos e postar aqui....
(não reparem no desenho)
Valeu....
Marcelo, guenta a mão um pouquinho que vou ver se esse da kombi fica legal....
valeu
Samurai_MOA
15/09/2004, 06:35
Blz!
Se precisar manda uma mp!
Periquitooffroad
24/09/2004, 14:07
Rolamento original da roda traseira do samurai é fabricado pela Koyo sendo o código Koyo DG357222DW
35 de diametro interno, 72 de diametro externo e 22mm de largura no anel interno e 17mm de largura no anel externo.
Rolamento de Kombi ou o 6207 tem 35di 72de e 17L
como 22-17 = 5mm, essa deve ser a largura do anel a ser colocado. Um anel de 12mm vai deslocar a ponta de eixo 7mm de dentro da planetária. Vai ter gente ai faltando pedaço do fresado do semi-eixo ou da planetária.
O anel trava do rolamento não deve ser cortado na solda, é preferível que seja desgastada na lixadeira até certo ponto, faltando alguma coisa pra chegar na superfície do semi-eixo, lasca na talhadeira.
marcelopmoura
14/09/2006, 13:07
Olá pessoal,
Meu Samuca97 está vazando oleo pela roda tras dir tb, e quando levei no mecan p ver o orçam, ele disse q precisaria ABRIR o diferencial e q daria uns $ 150 conto, fora o rolam e o ret. Eh isso mesmo, precisa ABRIR o difer. e eh tudo isso ($)??
Sou novato por aqui e ainda estou pegando as manhas do meu Samuca97. Gostei mto do fórum e da camaradagem com q vcs ajudam uns aos outros, parabéns mesmo!!
é isso mesmo, mas depende doq ue ele chama de "abrir o diferencial" , pois p/ trocar rolamento e retentor de semi-eixo, basta sacar o semi-eixo sem efetivamente desmontar o diferencial ( a bola central)...
tem eixos que realmente p/ sacar semi-eixos precisa abrir a "bola" p/ retirar o anel trava, mas este NAO é o caso dos eixos de samurai...
vai ver esse mecanico seu nunca mexeu com eixos suzuki..
T+
Graaaaaande Fabil!!!!
Aproveitando esse tópico, o meu samuca tb esta vazando (inclusive na mesma roda) e tava querendo trocar eu mesmo. O rolamento esta bom (troquei os dois ano passado).
Pergunta:
- Vc disse não presica abrir o diferencial, apenas sacar o semi-eixo??
- posso trocar então apenas o retentor??
- esse modelo da sabó (07366brgp)que esta aqui na lista de adaptações é o correto??
VALEU!!!
- Vc disse não presica abrir o diferencial, apenas sacar o semi-eixo??
sim... desmonta a panela de freio, solta dos condites e freio de mao, solta do 4 parafusos do espenho e pronto.. o semi-eixo sai fora..
- posso trocar então apenas o retentor??
sim
- esse modelo da sabó (07366brgp)que esta aqui na lista de adaptações é o correto??
sim
T+
VALEU!!![/QUOTE]
Valeu mesmoooooo Fabil !!!
Vou atacar de mexanico este final de semana.... eu ainda não tinha feito porque esta com medo de ter que abrir o diferencial....
BRIGADÚ
diogo ludovico
14/09/2006, 15:23
Assim que comprei meu samuka 97:-D , troquei os 2 rlamento traseiros junto com todos os retentores, menos de um mes depois o retentor direito do diferencial traseiro estourou. Troquei-o e menos de uma semanda depois estourou novamente:shock:. Em ambos os casos usei peças originais da suzucar, porem logo foi diagnosticado um problema no semi eixo (empenado):sad: .
Assim deixo a dica, já que vai tirar mesmo, confira se o semi eixo não está empenado, e já que vai trocar o óleo do diferencial, não seria uma boa hora para verificar o resto do diferencial?:pensativo:
No meu caso este deslize me custou quase R$150,00 entre peças e frete, enquanto se tivesse verificado tudo a mão de obra teria saido pela metade:concordo:
Valeu Diogo
vou seguir sua dica. Onde posso mandar o mesmo para esta verificação??? Torneiro??
Abraços
diogo ludovico
15/09/2006, 00:43
Segundo o mecanico é necessário leva-lo a um torneiro e balancea-lo e se for o caso desempenar. É um serviço a mais mas pelo menos voce terá certeza de que não terá problemas por um bom tempo.
marcelopmoura
16/09/2006, 20:16
Valeu aí a força Fabil! Vou tentar fazer isso q vc me explicou e posto aqui novamente o q consegui! Abraço!
ALL
Não estamos conseguindo sacar o semi-eixo traseiro para substituir o retentor, o mesmo parece estar travado no diferencial.
Existe algum "macete" para retirar o mesmo??? Foi dito aqui que não era necessário abrir o diferencial porque não existe trava no samurai???
Trocamos os rolamentos e rententores dianteiros e o semi-eixo saiu sem problemas...
HELP!!
geralmente em samurais , basta retirar as 4 porcas que prendem o "espelho " do tambor de freio e com as maos mesmo o semi-eixo sai... ou no maximo com algumas pancadinhas com um toco de madeira...
se fosse vitara, ai tinha que descer a marreta mesmo....
T+
esse é o Fabil.... sempre as ordens!!
Desculpe minha ignorancia, mas então é o espelho que trava o semi-eixo??? Olhando parece que não....
[quote=Fabil;333085]geralmente em samurais , basta retirar as 4 porcas que prendem o "espelho " do tambor de freio e com as maos mesmo o semi-eixo sai... ou no maximo com algumas pancadinhas com um toco de madeira...
[quote]
Tiramos o espelho... (não saiu:pensativo: ).... demos umas pancadinhas... (também não saiu:cry: ).... o que faço???:pensativo:
O mecânico insiste que existe uma trava interna e tem que abrir o diferencial... realmente no espelho não existe nada que trave o semi-eixo..
Mais alguma informação????
Agradeço:concordo:
[]´s mechanicos
nao tem trava interna nenhuma, alias.... nem tem jeito de vc retirar o "focinho" e abrir o diferencial sem sacar os semi-eixos... ( seu mecanico nunca abriu eixo suzuki..... só conhece eixo de Willys?? hehhe)
provavelmente a capa do seu rolamento deve ter enferrujado e "colou" na base do eixo... ou em outra ocasiao usaram rolamento fora das medidas e meterar a porrada p/ ele entrar... e agora tá agarrado...
T+
é realmente ele nunca mexeu em suzuki.... ele disse que teria que desmotar o cardã traseiro para abrir o diferencial..
Agora uma dúvida: o que trava o semi-eixo então??? se ele é só encaixado não tem perigo da roda soltar junto com o semi-eixo com o carro em movimento???
Muito obrigado pela ajuda :concordo:
Ronaldo B.
11/01/2007, 11:01
Mutts
Prá sacar o semi eixo não precisa desmontar o diferencial, não tem trava nenhuma, o que segura o semi eixo é justamente o rolamento que não sai porque o espelho impede que ele saia, como é nos eixos de CJ, mas para desmontar o diferencial aí sim tem que tirar o cardã.
No meu samurai na primeira vez que fui tirar o semi eixo também tava bem ruim de sair, mas nada que um "jeitinho" não desse conta, com o tempo acaba juntando sujeira e um pouco de ferrugem entre o rolamento e o tubo onde ele vai encaixado e aí prá sair, as vezes, é um pouco difícil mesmo.
[]´s
Valeu Ronaldo.... vou tentar novamente, dar umas pancadas "mais técnicas" nele para ver ser sai... Inclusive montei tudo novamente e agora parece que tá vazando mais oléo...
O que me intriga ainda é que se ele é apenas encaixado, há possibilidades do mesmo soltar em movimento?! o espelho trava o rolamento, mas o rolamento não trava o semi-eixo...:pensativo:
[]´s duvidosos
Ronaldo B.
11/01/2007, 11:37
Nunca vi acontecer, o que pode acontecer é o rolamento quebrar e o semi eixo sair junto com a roda.
Quando fui tirar o semi eixo do meu samurai que também tava emperrado, como eu ía trocar o rolamento mesmo, não tive dúvida, fui batendo na bairada até que ele soltasse, se vc for trocar só o retentor é melhor não bater no rolamento. Uma dica se tiver muito ruim prá sacar o semi eixo, você pode prender uma corrente nos parafusos que seguram a panela do freio no semi eixo, prende as duas pontas, a corrente tem que tem um tamanho sificiente prá você poder dar uns trancos prá forçar o semi eixo a sair, melhor que bater com alguma coisa no rolamento.
[]´s
Ae Muts.... existe uma ferramenta certa p/ isso que é um tubo com um peso deslizante no meio, vc aparafusa uma ponta no semi-eixo e vai dando pacandas com o peso deslizante na outra extremidade, mas obvio que dá p; fazer uma ferramenta "tabajara" dessas como o ronaldo disse.. usando correntes e algo p; dar o peso...
T+
diogo ludovico
11/01/2007, 17:54
Troquei meu rolamento traseiro ontem (de novo...:parede: ) foi só soltar os 4 parafusos e com 2 batidas de leve todo o conjunto de panela e semi eixo sairam.
Quanto ao aumento do vasamento de óleo, sempre que tirei meu rolamento aproveitei para substituir o retentor, pois para mim retentor é igual modes:shock: ....tirou joga fora! Salve quando aconteceu de ter que retirar o rolamento com menos de 100 km:parede:
Outra coisa, na primeira vez que troquei meus rolamentos optei por adaptar os da kombi, assim como dito aki neste tópico, mas tive tanta dor de cabeça (mais de R$ 150 em retentores e mão de obra por conta de uma trava de rolamento mal torneada que teimava em queimar meus retentores!:parede: ) que acabei voltando para os originais, na alternativa 4X4 paguei 48 latinha$ pelo rolamento, 40 pela trava e 28 pelo retentor, sei que fica mais caro, mas tendo em vista que rolamento se troca uma vez ou outra, optei pela segurança do original:palmas: .
Legal.... vou aproveitar o final de semana e vou tentar de novo. Agora parece que tá vazando mais óleo. Vou tentar trocar apenas o retentor, sem trocar o rolamento que já foi substituido o ano passado.. Depois posto aqui o sucesso (ou não) da cirurgia..
Agradeco ao Fabil, Ronaldo B., Diogo Ludovico e ao Ricardo Sabóia pela paciência e dicas:concordo: :palmas:
Abraços
rcorradini
15/09/2007, 12:40
Ola Amigos, estou com o mesmo problema, esta vazando oleo pela roda e tem um baita folga no cardan, sera que alguem conhece um mecanico confiavel aqui em são paulo ? eu estou na mooca ZL e onde eu consigo esses rolamentos e retentores para o samuka?
abraços,
rcorradini:
Ligue para o Faria (faria auto mecânica e guicho).. é aqui na Penha....
fone: 6641-0873
Ele trocou os meus rolamentos e retentores na semana passada. Dica: ponha retentores da sabó que duram mais...
Abs
SergioTinoco
15/06/2008, 19:11
Eu também estou desmontado o eixo traseiro do meu samurai 91.
Tive problemas na desmontagem, pois na tentativa de reaproveitar a
trava esquentando o eixo, o mecânico talvez tenha comprometido a
resistência do eixo devido ao calor que ele adquiriu. Estou
preocupado de ter enfraquecido os semi-eixos.
Procurando nos tópicos daqui e nos do Suzuki-net li dicas que a trava
deve sair cortada no maçarico, solda elétrica ou esmerilhada.
De qualquer jeito não vi nenhuma receita de reaproveitar a trava.
Se eu tivesse procurado e lido tudo antes da desmontagem teria
evitado a minha preocupação.
Comprei o rolamento, retentor e trava do rolamento originais na
Alternativa4x4 que está me enviando por sedex.
Vou passar os eixos no torno para conferir se não há empeno.
Mas e que fazer para montar????
é na prensa? reveste o eixo com um tubo?
Usa-se algum lubrificante na montagem?
Peço ajuda aos experts
sim.. na prensa... dê apenas uma bezuntada de oleo p/ escoregar mais facil .
T+
Rômulo Tanure Campos
16/06/2008, 15:25
Caro Junin
Comprei na quinta-feira passada na Alternativa 4x4, chegou na sexta por Sedex10.
Falar c/ Marcelo no 011 2221 5359
02 Rolamentos de Roda Koyo
02 Retentores de Roda
02 Batentes ou travas
O valor acertado foi R$370,00 + R$ 66,00 do SEDEX10, totalizando R$ 436,00 à vista.
O rolamento de Kombi tb serve, sai mais barato e é mais resistente que o Koyo, mas tem que observar um detalhe de um ressalto que o Koyo tem e o SKF não tem.
ABS
Trem Mineiro
Rômulo Tanure Campos
16/06/2008, 15:47
Fabil
Os rolamentos que estão montados são da Kombi. Tenho em mãos os rolamentos Toyo (ainda não montei). A diferença entre eles (alem da vedação) é um ressalto lateral de 2mm que o Toyo tem. Na montagem do rolamento da Kombi deve-se colocar um anel espaçador de 2mm, p/ compensar a diferença? Caso não façamos isso.... O que poderia ocorrer? O semi-eixo ficaria 2mm deslocado de sua posição original?
TKS in advance.
Trem Mineiro
se nao usar o espacador com o rolamento SKF 6202 ( kombi) o anel nao prende corretamente o rolamendo deixando o mesmo livre p/ folgas..
T+
Luis fernando burbello
06/10/2015, 12:35
o retentor da roda do meu samurai ta vasando oleo precisa desmontar o diferencial para trocar o retentor?
Luis fernando burbello
10/10/2015, 07:10
por fovor gente quebrou meu cabo de embreagem qual generico da certo?
Luis fernando burbello
10/10/2015, 19:40
ola amigo sera que vc pode me passar o codigo da skf do rolamento trazeiro do samurai