PDA

Ver Versão Completa : Vazamento Óleo roda Traseira - Urgente

junin
08/09/2004, 13:40
E ai galera, neste feriadão observei que quando o meu carro fica um pouco inclinado está vazando óleo prá cara#$%# na roda traseira direita.

Por acaso seria do retentor do Diferencial? Existe algum suplente no mercado?

Obrigado.

Samurai_MOA
08/09/2004, 15:55
Se não for o retentor pode ser o rolamento... passei por isso, procurei muito e soh achei o kit completo da SKF -> R$ 120,00 cada lado!

junin
08/09/2004, 20:37
Se não for o retentor pode ser o rolamento... passei por isso, procurei muito e soh achei o kit completo da SKF -> R$ 120,00 cada lado!

Passei na oficina agora a tarde e o mec. disse que é o rolamento mesmo. Ele ainda não olhou qual é a medida.

De que é composto este Kit? Qual a medida do rolamento? Onde comprou?
Vale a pena trocar das duas rodas, levando em consideração um possível desgaste homogênio?

Desde já agradeço a colaboração.

Samurai_MOA
08/09/2004, 23:10
Vale a pena, se eh q vc usa o oleo adequado (75w90 -> uns R$ 25,00 o litro) e faz questão de nao ter que levar o samuca na oficina mais uma vez!
Não confie nessa de reaproveitar o oleo que o mecanico recolhe do diferencial, sempre corre o risco de ter alguma impureza no recipiente, e vc não vai querer correr o risco de danificar o diferencial pra economizar R$ 50,00, não eh? :roll:

Mas se pra vc nao eh problema ter q levar o samuca na oficina futuramente pra trocar o do outro lado, espere o defeito aparecer!

Samurai_MOA
08/09/2004, 23:13
[quote="juninDe que é composto este Kit? Qual a medida do rolamento? Onde comprou?
[/quote]

O kit eh complsto de rolamento, limitador e retentor! Não lembro a medida...
Comprei na Autopeças Pe. Cícero -> 85 433-5088

Abraços,

junin
09/09/2004, 21:54
All,

Não estou encontrando em minha região Rolamento Roda Traseira KOYO DG357222DW, o Marcelo comprou em Fortaleza um Kit da SKF, será que não vou conseguir comprar mais perto?

A propósito os amortecedores traseiros do Samuca helicoidal são os da kombi?
MONROE 37855 10604 42Cm Aberto/27Cm Fechado?

Valeu

Samurai_MOA
09/09/2004, 23:03
Não esqueça que para tirar o rolamento tem q tirar o limitador antes e eh mui difícil ele sair de lah sem danos, vai por mim, compre o kit completo e aih vc arranca o limitador e o rolamento cortando na solda eletrica, em seguida coloca o kit novo!

junin
10/09/2004, 11:02
Não esqueça que para tirar o rolamento tem q tirar o limitador antes e eh mui difícil ele sair de lah sem danos, vai por mim, compre o kit completo e aih vc arranca o limitador e o rolamento cortando na solda eletrica, em seguida coloca o kit novo!

Pude perceber :D :roll: até que o limitador saiu inteiro, o rolamento que virou 4 :(

Com certeza vou comprar o KIT, o problema é que naum to achando nem pro cara$#$%....

Onde vc comprou tem e-mail?

Caso não ache por aqui, vou dar uma olhada lá mesmo....

Fabil
10/09/2004, 17:33
ae Juninho.. os amortecedores de kombi só servem na traseira do samurai se vc estiver usando calcos de 2pol. se tiver original vai dar batente....
use os traseiros de fusca/brasilia se o seu samurai estiver original.... ( mas vale mais a pena dar uma levantadinha nele heheheh)

junin
13/09/2004, 21:14
Marcelo, não estou conseguindo falar na autopeças que voc6e me falou, será que mudou o tel? Sem querer abusar você por acaso não passaria perto da mesma? valeu...

O galera!!! será que nigue'm nunca trocou esse rolamento aqui em MG???

Me ajudem ai!!! :cry: :cry:

Samurai_MOA
13/09/2004, 21:52
Se quiser posso dah uma olhada se o preço ainda eh o mermo, aih eu compro e tu me repassa a grana pra eu te mandar pelos correios! :wink:

junin
14/09/2004, 07:53
Se quiser posso dah uma olhada se o preço ainda eh o mermo, aih eu compro e tu me repassa a grana pra eu te mandar pelos correios! :wink:

Se puder quebrar o galho ficarei muito grato...

ojaneri
14/09/2004, 08:26
No meu eixo traseiro, uso os rolamentos da Kombi, com uma pequena adaptação. É feito um anel interno ao rolamento, e entao é so colocar o rolamento de kombi que é a mesma medida externa do rolamento do Samurai. E o retentor em qualquer casa de retentores acha fácil, basta levar o retentor antigo (ou as medidas dele).

Em tempo, rolamento de kombi: R$ 19,00
Retentor: R$ 7,00

:-)

junin
14/09/2004, 18:53
No meu eixo traseiro, uso os rolamentos da Kombi, com uma pequena adaptação.
:-)

OK, vi com o mecânico e realmente serve. Inclusive a medida interna também bateu com o original!!! foi como uma luva.....

A unica diferença é que tenho que fazer um anel de 12mm conforme desenhei em vermelho na foto, pois o da Kombi não tem....

Assim que estiver montado vou tirar umas fotos e postar aqui....

(não reparem no desenho)

Valeu....

junin
14/09/2004, 18:59

Marcelo, guenta a mão um pouquinho que vou ver se esse da kombi fica legal....

valeu

Samurai_MOA
15/09/2004, 06:35
Blz!

Se precisar manda uma mp!

Periquitooffroad
24/09/2004, 14:07
Rolamento original da roda traseira do samurai é fabricado pela Koyo sendo o código Koyo DG357222DW
35 de diametro interno, 72 de diametro externo e 22mm de largura no anel interno e 17mm de largura no anel externo.

Rolamento de Kombi ou o 6207 tem 35di 72de e 17L
como 22-17 = 5mm, essa deve ser a largura do anel a ser colocado. Um anel de 12mm vai deslocar a ponta de eixo 7mm de dentro da planetária. Vai ter gente ai faltando pedaço do fresado do semi-eixo ou da planetária.

O anel trava do rolamento não deve ser cortado na solda, é preferível que seja desgastada na lixadeira até certo ponto, faltando alguma coisa pra chegar na superfície do semi-eixo, lasca na talhadeira.

marcelopmoura
14/09/2006, 13:07
Olá pessoal,

Meu Samuca97 está vazando oleo pela roda tras dir tb, e quando levei no mecan p ver o orçam, ele disse q precisaria ABRIR o diferencial e q daria uns $ 150 conto, fora o rolam e o ret. Eh isso mesmo, precisa ABRIR o difer. e eh tudo isso ($)??

Sou novato por aqui e ainda estou pegando as manhas do meu Samuca97. Gostei mto do fórum e da camaradagem com q vcs ajudam uns aos outros, parabéns mesmo!!

Fabil
14/09/2006, 13:16
é isso mesmo, mas depende doq ue ele chama de "abrir o diferencial" , pois p/ trocar rolamento e retentor de semi-eixo, basta sacar o semi-eixo sem efetivamente desmontar o diferencial ( a bola central)...

tem eixos que realmente p/ sacar semi-eixos precisa abrir a "bola" p/ retirar o anel trava, mas este NAO é o caso dos eixos de samurai...

vai ver esse mecanico seu nunca mexeu com eixos suzuki..

T+

MUTS
14/09/2006, 13:47
Graaaaaande Fabil!!!!

Aproveitando esse tópico, o meu samuca tb esta vazando (inclusive na mesma roda) e tava querendo trocar eu mesmo. O rolamento esta bom (troquei os dois ano passado).

Pergunta:

- Vc disse não presica abrir o diferencial, apenas sacar o semi-eixo??
- posso trocar então apenas o retentor??
- esse modelo da sabó (07366brgp)que esta aqui na lista de adaptações é o correto??

VALEU!!!

Fabil
14/09/2006, 14:10
- Vc disse não presica abrir o diferencial, apenas sacar o semi-eixo??

sim... desmonta a panela de freio, solta dos condites e freio de mao, solta do 4 parafusos do espenho e pronto.. o semi-eixo sai fora..

- posso trocar então apenas o retentor??
sim

- esse modelo da sabó (07366brgp)que esta aqui na lista de adaptações é o correto??

sim

T+

VALEU!!![/QUOTE]

MUTS
14/09/2006, 14:21
Valeu mesmoooooo Fabil !!!

Vou atacar de mexanico este final de semana.... eu ainda não tinha feito porque esta com medo de ter que abrir o diferencial....

BRIGADÚ

diogo ludovico
14/09/2006, 15:23
Assim que comprei meu samuka 97:-D , troquei os 2 rlamento traseiros junto com todos os retentores, menos de um mes depois o retentor direito do diferencial traseiro estourou. Troquei-o e menos de uma semanda depois estourou novamente:shock:. Em ambos os casos usei peças originais da suzucar, porem logo foi diagnosticado um problema no semi eixo (empenado):sad: .
Assim deixo a dica, já que vai tirar mesmo, confira se o semi eixo não está empenado, e já que vai trocar o óleo do diferencial, não seria uma boa hora para verificar o resto do diferencial?:pensativo:
No meu caso este deslize me custou quase R$150,00 entre peças e frete, enquanto se tivesse verificado tudo a mão de obra teria saido pela metade:concordo:

MUTS
14/09/2006, 15:31
Valeu Diogo

vou seguir sua dica. Onde posso mandar o mesmo para esta verificação??? Torneiro??

Abraços

diogo ludovico
15/09/2006, 00:43
Segundo o mecanico é necessário leva-lo a um torneiro e balancea-lo e se for o caso desempenar. É um serviço a mais mas pelo menos voce terá certeza de que não terá problemas por um bom tempo.

marcelopmoura
16/09/2006, 20:16
Valeu aí a força Fabil! Vou tentar fazer isso q vc me explicou e posto aqui novamente o q consegui! Abraço!

MUTS
10/01/2007, 11:40
ALL

Não estamos conseguindo sacar o semi-eixo traseiro para substituir o retentor, o mesmo parece estar travado no diferencial.

Existe algum "macete" para retirar o mesmo??? Foi dito aqui que não era necessário abrir o diferencial porque não existe trava no samurai???

Trocamos os rolamentos e rententores dianteiros e o semi-eixo saiu sem problemas...

HELP!!

Fabil
10/01/2007, 12:16
geralmente em samurais , basta retirar as 4 porcas que prendem o "espelho " do tambor de freio e com as maos mesmo o semi-eixo sai... ou no maximo com algumas pancadinhas com um toco de madeira...

se fosse vitara, ai tinha que descer a marreta mesmo....

T+

MUTS
10/01/2007, 12:21
esse é o Fabil.... sempre as ordens!!

Desculpe minha ignorancia, mas então é o espelho que trava o semi-eixo??? Olhando parece que não....

MUTS
11/01/2007, 07:29
[quote=Fabil;333085]geralmente em samurais , basta retirar as 4 porcas que prendem o "espelho " do tambor de freio e com as maos mesmo o semi-eixo sai... ou no maximo com algumas pancadinhas com um toco de madeira...
[quote]

Tiramos o espelho... (não saiu:pensativo: ).... demos umas pancadinhas... (também não saiu:cry: ).... o que faço???:pensativo:

O mecânico insiste que existe uma trava interna e tem que abrir o diferencial... realmente no espelho não existe nada que trave o semi-eixo..

Mais alguma informação????

Agradeço:concordo:

[]´s mechanicos

Fabil
11/01/2007, 09:10
nao tem trava interna nenhuma, alias.... nem tem jeito de vc retirar o "focinho" e abrir o diferencial sem sacar os semi-eixos... ( seu mecanico nunca abriu eixo suzuki..... só conhece eixo de Willys?? hehhe)

provavelmente a capa do seu rolamento deve ter enferrujado e "colou" na base do eixo... ou em outra ocasiao usaram rolamento fora das medidas e meterar a porrada p/ ele entrar... e agora tá agarrado...

T+

MUTS
11/01/2007, 09:17
é realmente ele nunca mexeu em suzuki.... ele disse que teria que desmotar o cardã traseiro para abrir o diferencial..

Agora uma dúvida: o que trava o semi-eixo então??? se ele é só encaixado não tem perigo da roda soltar junto com o semi-eixo com o carro em movimento???

Muito obrigado pela ajuda :concordo:

Ronaldo B.
11/01/2007, 11:01
Mutts

Prá sacar o semi eixo não precisa desmontar o diferencial, não tem trava nenhuma, o que segura o semi eixo é justamente o rolamento que não sai porque o espelho impede que ele saia, como é nos eixos de CJ, mas para desmontar o diferencial aí sim tem que tirar o cardã.

No meu samurai na primeira vez que fui tirar o semi eixo também tava bem ruim de sair, mas nada que um "jeitinho" não desse conta, com o tempo acaba juntando sujeira e um pouco de ferrugem entre o rolamento e o tubo onde ele vai encaixado e aí prá sair, as vezes, é um pouco difícil mesmo.

[]´s

MUTS
11/01/2007, 11:27
Valeu Ronaldo.... vou tentar novamente, dar umas pancadas "mais técnicas" nele para ver ser sai... Inclusive montei tudo novamente e agora parece que tá vazando mais oléo...

O que me intriga ainda é que se ele é apenas encaixado, há possibilidades do mesmo soltar em movimento?! o espelho trava o rolamento, mas o rolamento não trava o semi-eixo...:pensativo:

[]´s duvidosos

Ronaldo B.
11/01/2007, 11:37
Nunca vi acontecer, o que pode acontecer é o rolamento quebrar e o semi eixo sair junto com a roda.

Quando fui tirar o semi eixo do meu samurai que também tava emperrado, como eu ía trocar o rolamento mesmo, não tive dúvida, fui batendo na bairada até que ele soltasse, se vc for trocar só o retentor é melhor não bater no rolamento. Uma dica se tiver muito ruim prá sacar o semi eixo, você pode prender uma corrente nos parafusos que seguram a panela do freio no semi eixo, prende as duas pontas, a corrente tem que tem um tamanho sificiente prá você poder dar uns trancos prá forçar o semi eixo a sair, melhor que bater com alguma coisa no rolamento.

[]´s

Fabil
11/01/2007, 15:53
Ae Muts.... existe uma ferramenta certa p/ isso que é um tubo com um peso deslizante no meio, vc aparafusa uma ponta no semi-eixo e vai dando pacandas com o peso deslizante na outra extremidade, mas obvio que dá p; fazer uma ferramenta "tabajara" dessas como o ronaldo disse.. usando correntes e algo p; dar o peso...

T+

diogo ludovico
11/01/2007, 17:54
Troquei meu rolamento traseiro ontem (de novo...:parede: ) foi só soltar os 4 parafusos e com 2 batidas de leve todo o conjunto de panela e semi eixo sairam.
Quanto ao aumento do vasamento de óleo, sempre que tirei meu rolamento aproveitei para substituir o retentor, pois para mim retentor é igual modes:shock: ....tirou joga fora! Salve quando aconteceu de ter que retirar o rolamento com menos de 100 km:parede:
Outra coisa, na primeira vez que troquei meus rolamentos optei por adaptar os da kombi, assim como dito aki neste tópico, mas tive tanta dor de cabeça (mais de R$ 150 em retentores e mão de obra por conta de uma trava de rolamento mal torneada que teimava em queimar meus retentores!:parede: ) que acabei voltando para os originais, na alternativa 4X4 paguei 48 latinha$ pelo rolamento, 40 pela trava e 28 pelo retentor, sei que fica mais caro, mas tendo em vista que rolamento se troca uma vez ou outra, optei pela segurança do original:palmas: .

MUTS
12/01/2007, 11:39
Legal.... vou aproveitar o final de semana e vou tentar de novo. Agora parece que tá vazando mais óleo. Vou tentar trocar apenas o retentor, sem trocar o rolamento que já foi substituido o ano passado.. Depois posto aqui o sucesso (ou não) da cirurgia..

Agradeco ao Fabil, Ronaldo B., Diogo Ludovico e ao Ricardo Sabóia pela paciência e dicas:concordo: :palmas:

Abraços

rcorradini
15/09/2007, 12:40
Ola Amigos, estou com o mesmo problema, esta vazando oleo pela roda e tem um baita folga no cardan, sera que alguem conhece um mecanico confiavel aqui em são paulo ? eu estou na mooca ZL e onde eu consigo esses rolamentos e retentores para o samuka?

abraços,

MUTS
15/09/2007, 13:02
rcorradini:

Ligue para o Faria (faria auto mecânica e guicho).. é aqui na Penha....

fone: 6641-0873

Ele trocou os meus rolamentos e retentores na semana passada. Dica: ponha retentores da sabó que duram mais...

Abs

SergioTinoco
15/06/2008, 19:11
Eu também estou desmontado o eixo traseiro do meu samurai 91.
Tive problemas na desmontagem, pois na tentativa de reaproveitar a
trava esquentando o eixo, o mecânico talvez tenha comprometido a
resistência do eixo devido ao calor que ele adquiriu. Estou
preocupado de ter enfraquecido os semi-eixos.
Procurando nos tópicos daqui e nos do Suzuki-net li dicas que a trava
deve sair cortada no maçarico, solda elétrica ou esmerilhada.
De qualquer jeito não vi nenhuma receita de reaproveitar a trava.
Se eu tivesse procurado e lido tudo antes da desmontagem teria
evitado a minha preocupação.

Comprei o rolamento, retentor e trava do rolamento originais na
Alternativa4x4 que está me enviando por sedex.

Vou passar os eixos no torno para conferir se não há empeno.

Mas e que fazer para montar????

é na prensa? reveste o eixo com um tubo?
Usa-se algum lubrificante na montagem?
Peço ajuda aos experts

Fabil
16/06/2008, 08:29
sim.. na prensa... dê apenas uma bezuntada de oleo p/ escoregar mais facil .

T+

Rômulo Tanure Campos
16/06/2008, 15:25
Caro Junin
Comprei na quinta-feira passada na Alternativa 4x4, chegou na sexta por Sedex10.
Falar c/ Marcelo no 011 2221 5359

02 Rolamentos de Roda Koyo
02 Retentores de Roda
02 Batentes ou travas

O valor acertado foi R$370,00 + R$ 66,00 do SEDEX10, totalizando R$ 436,00 à vista.

O rolamento de Kombi tb serve, sai mais barato e é mais resistente que o Koyo, mas tem que observar um detalhe de um ressalto que o Koyo tem e o SKF não tem.
ABS
Trem Mineiro

Rômulo Tanure Campos
16/06/2008, 15:47
Fabil
Os rolamentos que estão montados são da Kombi. Tenho em mãos os rolamentos Toyo (ainda não montei). A diferença entre eles (alem da vedação) é um ressalto lateral de 2mm que o Toyo tem. Na montagem do rolamento da Kombi deve-se colocar um anel espaçador de 2mm, p/ compensar a diferença? Caso não façamos isso.... O que poderia ocorrer? O semi-eixo ficaria 2mm deslocado de sua posição original?
TKS in advance.
Trem Mineiro

Fabil
16/06/2008, 18:57
se nao usar o espacador com o rolamento SKF 6202 ( kombi) o anel nao prende corretamente o rolamendo deixando o mesmo livre p/ folgas..

T+

Luis fernando burbello
06/10/2015, 12:35
o retentor da roda do meu samurai ta vasando oleo precisa desmontar o diferencial para trocar o retentor?

Luis fernando burbello
10/10/2015, 07:10
por fovor gente quebrou meu cabo de embreagem qual generico da certo?

Luis fernando burbello
10/10/2015, 19:40
ola amigo sera que vc pode me passar o codigo da skf do rolamento trazeiro do samurai