PDA

Ver Versão Completa : Rebocando u veículo bloqueado!



carburador4x4
28/10/2008, 12:01
Moçada,
Coloquei no meu CJ5 um bloqueio Ensimec Full Lock fase 4. Viajei rodando na viatura uns 70 KMs, e depois fizemos trilhas o resto do dia! Tudo perfeito, tirando-se as diferenças que a gente sente para conduzir a viatura quando ela está bloqueada!
A minha dúvida surgiu o retorno para BH: Minha esposa me encontrou em Lavras Novas, e na volta engatei o Xulim no Troller através do Towbar. Viemos embora numa boa!:concordo: E as vezes, em algumas retas, eu andava a 100 KMs por hora!
O colega que vinha atrás de mim me disse que andando naquela velocidade eu corria o risco de "detonar" meu bloqueio do Willys!! :pensativo: :pensativo:
Esta informação procede??
Um abraço,

vpaguiar
28/10/2008, 13:31
Moçada,
Coloquei no meu CJ5 um bloqueio Ensimec Full Lock fase 4. Viajei rodando na viatura uns 70 KMs, e depois fizemos trilhas o resto do dia! Tudo perfeito, tirando-se as diferenças que a gente sente para conduzir a viatura quando ela está bloqueada!
A minha dúvida surgiu o retorno para BH: Minha esposa me encontrou em Lavras Novas, e na volta engatei o Xulim no Troller através do Towbar. Viemos embora numa boa!:concordo: E as vezes, em algumas retas, eu andava a 100 KMs por hora!
O colega que vinha atrás de mim me disse que andando naquela velocidade eu corria o risco de "detonar" meu bloqueio do Willys!! :pensativo: :pensativo:
Esta informação procede??
Um abraço,

Boa Carbura,

Essa informação é importante mesmo, e eu gostaria só de acrescentar mais uma coisa a sua pergunta: Qual a velocidade máxima você pode atingir, com um carro bloqueado, sem detonar o mesmo o conjunto Bloqueio e diferencial??? Tenho um Sidekick!!!

Mauro Renato
01/11/2008, 21:50
Boa dúvida! Mecanicamente um bloqueio só obriga uma roda a girar na mesma velocidade da outra. Se estiver fazendo curva, uma das rodas "freia" a outra que tende a girar mais rápido. Num piso mais aderente, a derrapagem compensadora disso fica mais difícil. Assim o torque (força para torcer) no eixo entre elas aumenta.

Acredito que ao rebocar este problema fica mínimo, pois o motor do carro não está transmitindo torque nenhum para as rodas girarem e empurrarem o carro. O problema de bloqueio permanente é quando você dirige o carro e o motor soma seu torque ao que aparece nas curvas. Ai pode quebrar, maior o risco quanto mais aderente o pneu estiver no piso.

O bloqueio mais perigoso é o das rodas dianteiras, que impede a eficácia da função direção destas rodas. Estes carros locker da FIAT são deficientes por isso.

Por isso creio que a velocidade não é o fator importante na situação, mas o carro estar numa estrada com muitas curvas, subida forte, com muito peso e pneus com baixa pressão. Assim o torque alto do motor se soma aos torques de curvas e quebra o eixo entre as rodas motrizes.

[]s

vpaguiar
03/11/2008, 09:26
Boa dúvida! Mecanicamente um bloqueio só obriga uma roda a girar na mesma velocidade da outra. Se estiver fazendo curva, uma das rodas "freia" a outra que tende a girar mais rápido. Num piso mais aderente, a derrapagem compensadora disso fica mais difícil. Assim o torque (força para torcer) no eixo entre elas aumenta.

Acredito que ao rebocar este problema fica mínimo, pois o motor do carro não está transmitindo torque nenhum para as rodas girarem e empurrarem o carro. O problema de bloqueio permanente é quando você dirige o carro e o motor soma seu torque ao que aparece nas curvas. Ai pode quebrar, maior o risco quanto mais aderente o pneu estiver no piso.

O bloqueio mais perigoso é o das rodas dianteiras, que impede a eficácia da função direção destas rodas. Estes carros locker da FIAT são deficientes por isso.

Por isso creio que a velocidade não é o fator importante na situação, mas o carro estar numa estrada com muitas curvas, subida forte, com muito peso e pneus com baixa pressão. Assim o torque alto do motor se soma aos torques de curvas e quebra o eixo entre as rodas motrizes.

[]s

:palmas: Valeu Renato,

Obrigado pela contribuição!:concordo:

Ontem fiz o primeiro teste do Dark Side na Estrada depois de bloqueado, e realmente não da muita diferença, a não ser em baixa velocidade na curva, aconteceu comigo o seguinte: Num retorno de viaduto, reduzindo de 4ª para 3ª marcha, numa curva com inclinação, percebe-se claramene o pneu dar uma "cantadinha" em função do deslocamento do centro de gravidade do veiculo pela inercia, então o pneu com menor contato no chão passa a ter a velocidade das rodas lineares e não mais tangencial... é certo que o bloqueio muda demais a dirigibilidade do carro, ainda mais para quem usa no dia-a-dia como eu!!!

...tô precisando é ir testar na trilha:parede: o danado, hehehehe!!!!:concordo:

Lucas Nassif
03/11/2008, 20:14
Depois de mais de 400 kms rebocando o Jeep (numa Hilux) com o cambão, posso opinar o seguinte:

:arrow: Não tem nada de anormal, nunca passamos de 100km/h com o Jeep rebocado, pois ele pula muito e tenho um certo medo de na curva ele querer seguir outra trajetoria!! :parede:

:arrow: A única coisa que percebe são os estralos do bloqueio, em curvas principalmente, mas isso é normal.

:arrow: De resto, tem que fazer os mesmos procedimentos: colocar cambio e tcase em neutro. No mais, é manerar no pé, e cuidado em curvas.

Outra coisa, lembrem-se que deve utilizar corrente no cambão, bem como luzes de sinalização na traseira do Jeep!! Sem isso, vc corre risco de ter problemas com os 'homi'!!

:concordo:

Sergio Rocha
08/11/2008, 18:29
Moçada,
E as vezes, em algumas retas, eu andava a 100 KMs por hora!


Como vc pretendia parar caso acontecesse algum imprevisto ? Pode checar as graxas dos rolamentos do cj que provávelmente ficaram pela estrada.:putz:

Quanto ao BL eu reboco sempre o meu cj com os dois eixos bloqueados e não tem nenhum problema.

[]':pensativo:

plnx
08/11/2008, 19:24
Posso estar enganado, mas no Full Lock os estalos acontecem quando acontece o bloqueio e o desbloqueio correto ?

Seguindo esta mesma lógica, ele deve bloquear qndo existe torque vindo do cardã e desbloquear em outro caso, senão é a mesma coisa que soldar as planetarias (permanentemente bloqueado), por isso o pessoal fala que não pode acelerar nas curvas, senão ele bloqueia e arrasta uma roda.

Então, numa viatura com bloqueio Full Lock no cambão é igual a uma viatura sem bloqueio, certo ou errado ?

Sergio Rocha
08/11/2008, 19:38
Posso estar enganado, mas no Full Lock os estalos acontecem quando acontece o bloqueio e o desbloqueio correto ?

Seguindo esta mesma lógica, ele deve bloquear qndo existe torque vindo do cardã e desbloquear em outro caso, senão é a mesma coisa que soldar as planetarias (permanentemente bloqueado), por isso o pessoal fala que não pode acelerar nas curvas, senão ele bloqueia e arrasta uma roda.

Então, numa viatura com bloqueio Full Lock no cambão é igual a uma viatura sem bloqueio, certo ou errado ?

:concordo:

[]'