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Ver Versão Completa : 2 baterias no Defender 90



busta
28/10/2008, 11:14
Pessoal, bom dia.

Busquei no forum mas nada encontrei sobre instalar as famosas 2 baterias no Defender.

Queria fazer algumas perguntas básicas e pedir o auxílio de quem sabe fazer ou já fez.

1) Em termos de dimensões, é possível acomodar as duas baterias na caixa original embaixo do banco do motorista?

2) Qual a amperagem recomendada para a segunda bateria, considerando a original de 110 amperes? (me corrijam se a amperagem original não for essa, tenho esse número an cabeça não sei por que)

3) É preciso trocar o alternador e ou adpatar alguma coisa?

4) Que equipamentos devem ser ligados na bateria auxiliar? No meu caso tenho os seguintes componentes elétricos não originais do carro (alguns parcialmente operantes aguardando a definiçao das baterias) :
PX Cobra, Faróis Hella Rallye 1000, Farolete traseiro para manobras, Som Automotivo (sem módulo), Guincho Elétrico 9500xi, Manômetro do Turbo e Voltímetro.

5) Quais as desvantagens conhecidas desse tipo de adaptação?


Agradeço a ajuda de sempre,
Abraços a todos

busta
28/10/2008, 11:18
Mais uma pergunta básica:

Para o meu uso (70% urbando, 30% viagens e off) é recomendada a instalação das 2 baterias, ou o real ganho desta adaptação está limitado a grandes expedições e/ou períodos longos afastados da civilização onde olhamos principalmente os quesitos de segurança?

lfelipedam
28/10/2008, 15:57
Bira,

Eu vejo da seguinte maneira, a bateria a princípio, só serve pra ligar o carro. Acontece porém, que se o carro estiver carregado de acessórios, como vários faróis ligados ao mesmo tempo, o alternador são consegue suprir a demanda e aí a bateria passa a fornecer tb, ao invés de se carregar. Nesse caso, se vc tem duas baterias, vai ficar mais confortável. Para quem usa guincho elétrico tb é uma boa, pois pode ajudar inclusive em situações de pane.
Pra ligar as duas baterias vc vai precisar de um isolador:
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=256&categoria=30&inf=11&a1=Guinchos&a2=Acess%F3rios+e+Pe%E7as

Quanto ao espaço físico, não sei. Acho que duas bats de 100 fica apertado debaixo do banco do motorista. Depende muito do fabricante.

[]s
LF

caique
28/10/2008, 16:46
O Loras usa duas baterias na 110, veja o link...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24432&page=9

busta
28/10/2008, 18:35
O Loras usa duas baterias na 110, veja o link...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24432&page=9

Valeu! Na verdade eu já tinha tentado falar com o Loras por MP há um tempo mas nunca consegui resposta. Se alguém tiver o email dele poderia me fazer o favor de enviar via MP?

Tks. No mais, quem puder ajudar no tópico agradeço.

Luiz, obrigado pela dica do Isolador. Já ajudou bastante.

lulaquintella
28/10/2008, 21:38
Caro Busta,eu tambem pensei e colocar duas baterias no meu 90Tinha.
Mas depois de avaliar os custos e a praticidade do sistema,resolvi colocar uma heliar frota de 100 amps,que e uma bateria bem legal e mais resistente que as suas concorrentes nacionais e com a diferenca eu comprei um auxiliar de partida da black e decker.
ele carrega no isqueiro do carro ou na rede 110,no caso de vc ficar sem bateria ele liga o seu carro sem problema e ainda me da energia para a geladeira celular laptop e outras coisas quando eu estou acampando por exemplo.
espero ter acrescentado alguma ideia!!
abracos

Loras
28/10/2008, 23:34
Busta,

Boa noite!

Rapaz, não recebi tua MP.

Enfim, vamos lá, espero que consiga ajudar.:concordo:



1) Em termos de dimensões, é possível acomodar as duas baterias na caixa original embaixo do banco do motorista?


Sim é possível. Estude bem as características das baterias, principalmente as dimensões.

A base da caixa de bateria na minha 110 não é plana, por isso tive que fazer novo suporte. Não se esqueça de fixar adequadamente as baterias, e cuidado para não deixar os pólos positivos excessivamente próximos a tampa (risco de curto circuito).

No exterior existem kits prontos para tal adaptação.



2) Qual a amperagem recomendada para a segunda bateria, considerando a original de 110 amperes? (me corrijam se a amperagem original não for essa, tenho esse número an cabeça não sei por que)


Depende.

Qual o objetivo da segunda bateria? Qual a sua necessidade?:?:



3) É preciso trocar o alternador e ou adpatar alguma coisa?


Antes de optar pela instalação da segunda bateria, é preciso dimensionar adequadamente o sistema elétrico do teu Defender.

O cálculo é um pouco complicado, mas nada impossível.

Dê uma lida aqui quando tiver tempo, vai ajudar::arrow:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29090

A bateria apenas armazena energia. Se consumir mais que o alternador gerar, com 100 ou 1000 baterias, em determinado momento acaba. Por isso o dimensionamento correto é importante.

Talvez seja mais interessante retrabalhar o alternador, ao invés de adicionar a bateria. Novamente, depende do objetivo.



4) Que equipamentos devem ser ligados na bateria auxiliar? No meu caso tenho os seguintes componentes elétricos não originais do carro (alguns parcialmente operantes aguardando a definiçao das baterias) :
PX Cobra, Faróis Hella Rallye 1000, Farolete traseiro para manobras, Som Automotivo (sem módulo), Guincho Elétrico 9500xi, Manômetro do Turbo e Voltímetro.


Eu optaria por deixar o chicote original na bateria 01, protegida pelo isolador em caso de baixa produção do alternador. Isso é, nunca estará descarregada. A bateria 2 só carrega quando sobrar energia da bateria 1.

Os acessórios eu deixaria na bateria 2.

O guincho só tem ganho real de performance se as baterias forem ligadas em paralelo com ele, somando a CCA de ambas. Não sei se é possível essa ligação com o isolador no meio...




5) Quais as desvantagens conhecidas desse tipo de adaptação?


De pronto eu penso nos seguintes pontos:

Peso extra.
Manutenção extra.
Risco maior de problemas elétricos e curtos circuitos.

Bom, é isso aí!!:!:

Abraço,

Hugo4x4
29/10/2008, 04:46
Pessoal, bom dia.

Busquei no forum mas nada encontrei sobre instalar as famosas 2 baterias no Defender.

Queria fazer algumas perguntas básicas e pedir o auxílio de quem sabe fazer ou já fez.

1) Em termos de dimensões, é possível acomodar as duas baterias na caixa original embaixo do banco do motorista?

2) Qual a amperagem recomendada para a segunda bateria, considerando a original de 110 amperes? (me corrijam se a amperagem original não for essa, tenho esse número an cabeça não sei por que)

3) É preciso trocar o alternador e ou adpatar alguma coisa?

4) Que equipamentos devem ser ligados na bateria auxiliar? No meu caso tenho os seguintes componentes elétricos não originais do carro (alguns parcialmente operantes aguardando a definiçao das baterias) :
PX Cobra, Faróis Hella Rallye 1000, Farolete traseiro para manobras, Som Automotivo (sem módulo), Guincho Elétrico 9500xi, Manômetro do Turbo e Voltímetro.

5) Quais as desvantagens conhecidas desse tipo de adaptação?


Agradeço a ajuda de sempre,
Abraços a todos

Busta,

Na minha 110 a bateria que veio de fábrica foi de 100 AH de capacidade e 750 A corrente de partida, este tamanho é suficiente para os acessórios que você tem na noventinha. O que pesa no balanço de energia é como você utiliza o guincho, e aí de acordo com a capacidade de teu alternador deverá ser pensada a sua substituição.

lulaquintella
29/10/2008, 05:44
Pessoal, bom dia.

Busquei no forum mas nada encontrei sobre instalar as famosas 2 baterias no Defender.

Queria fazer algumas perguntas básicas e pedir o auxílio de quem sabe fazer ou já fez.

1) Em termos de dimensões, é possível acomodar as duas baterias na caixa original embaixo do banco do motorista?

2) Qual a amperagem recomendada para a segunda bateria, considerando a original de 110 amperes? (me corrijam se a amperagem original não for essa, tenho esse número an cabeça não sei por que)

3) É preciso trocar o alternador e ou adpatar alguma coisa?

4) Que equipamentos devem ser ligados na bateria auxiliar? No meu caso tenho os seguintes componentes elétricos não originais do carro (alguns parcialmente operantes aguardando a definiçao das baterias) :
PX Cobra, Faróis Hella Rallye 1000, Farolete traseiro para manobras, Som Automotivo (sem módulo), Guincho Elétrico 9500xi, Manômetro do Turbo e Voltímetro.

5) Quais as desvantagens conhecidas desse tipo de adaptação?


Agradeço a ajuda de sempre,
Abraços a todos

Eu pesquisei na net e achei esta instalacao.
As baterias da optima sao maravilhosas e ja estao a venda no Brasil.
Apenas uma destas yellow top de 75 amp tem muito mais capacidade de partida que uma nacional de 100 amp,entre outras vantagens .
O unico problema e o custo proibitivo.
Valew

Loras
29/10/2008, 12:01
Eu pesquisei na net e achei esta instalacao.
As baterias da optima sao maravilhosas e ja estao a venda no Brasil.
Apenas uma destas yellow top de 75 amp tem muito mais capacidade de partida que uma nacional de 100 amp,entre outras vantagens .
O unico problema e o custo proibitivo.
Valew

Interessante a opção Optima.

Principalmente para os viajantes, se a garantia for mundial.

Parece-me que a instalação da foto é um kit. Veja os conectores... Agora não vejo o isolador... parece que estão ligadas em paralelo. Só isso.

Elas couberam no degrau da caixa, dispensando a necessidade de confeccionar um fundo plano...:pensativo:

Abraço,

busta
29/10/2008, 12:07
Pessoal, muito obrigado pelo rápido input nas respostas.

Como imaginei instalar as 2 bats não é a coisa mais plug and play do mundo. Vou acatar a sugestão do Loras e tentar dimensionar ao mais próximo possível o meu real consumo dos equipamentso elétricos antes de ser porra loca e instalar toda a parafernalia.

Vou estudar e logo posto aqui as definições e racionais paara tomada da decisão.

Obrigado mais uma vez,
Abraços,
Marcelo

PS: Loras, tinha lhe enviado uma MP sobre o projeto Dr. na Estrada. Se possível me manda o teu email via MP pra gente conversar sobre. Abraços, Marcelo

busta
29/10/2008, 12:20
Pensei melhor sobre meus equip. não originais no Bira - se alguém tiver alguma info relevante ao consumo pra adiantar já ajuda bastante. Vamos lá:

01 Guincho Warn XD9000i (índice de utilização - IU- baixo)
01 Par Faróis Hella Rallye 1000 (IU médio)
01 Par de motores elétricos dos vidros das portas (IU alto)
01 Rádio PX Cobra simples (40 canais) (IU baixo/médio)
01 Som Pioneer sem módulos de potência (IU alto)
01 Par de lâmpadas Philips nos faróis (H4 Coolblue 5000k) (IU alto)
01 GPS (alimentação 12v) (IU alto)
01 Holofote Traseiro (IU baixo)
01 Alarme a distância (IU alto)
03 Relógios (Voltímetro / Pressão Turbo / Conta-Giros) (IU alto)

Em breve volto com as conclusões.
Abraços a todos,

lfelipedam
29/10/2008, 13:07
Pensei melhor sobre meus equip. não originais no Bira - se alguém tiver alguma info relevante ao consumo pra adiantar já ajuda bastante. Vamos lá:

01 Guincho Warn XD9000i (índice de utilização - IU- baixo)
01 Par Faróis Hella Rallye 1000 (IU médio)
01 Par de motores elétricos dos vidros das portas (IU alto)
01 Rádio PX Cobra simples (40 canais) (IU baixo/médio)
01 Som Pioneer sem módulos de potência (IU alto)
01 Par de lâmpadas Philips nos faróis (H4 Coolblue 5000k) (IU alto)
01 GPS (alimentação 12v) (IU alto)
01 Holofote Traseiro (IU baixo)
01 Alarme a distância (IU alto)
03 Relógios (Voltímetro / Pressão Turbo / Conta-Giros) (IU alto)

Em breve volto com as conclusões.
Abraços a todos,

Busta, essas especificações variam muito. Geralmente, no manual do equipamento, você encontra a informação da potência consumida. No caso dos faróis é mais fácil, basta você saber a potência das lâmpadas. São geralmente de 55w mas no mercado existem de 100w, 150w....
Como você tem um voltímetro instalado, fica fácil pra você determinar o que pode e o que não pode usar. Eu por exemplo, tenho 3 milhas de 55w e 2 de neblina duplos com 2 lamps de 55w + 2 lamps de 100w. Quando subo a serra do sítio (+ de 1h no meio do mato), vou com tudo aceso, geralmente o voltímetro está marcando uns 13,5V nessa hora. Depois de 1h já está próximo dos 12V e nessa hora eu começo a desligar alguns faróis. Percebe-se é claro, como eu falei no primeiro post, que isso é uma carência de um alternador mais potente. Não tem nada a ver com a bateria, porém, uma bateria mais potende lhe daria algum tempo a mais de super-utilização.

[]s
LF

busta
29/10/2008, 14:00
Busta, essas especificações variam muito. Geralmente, no manual do equipamento, você encontra a informação da potência consumida. No caso dos faróis é mais fácil, basta você saber a potência das lâmpadas. São geralmente de 55w mas no mercado existem de 100w, 150w....
Como você tem um voltímetro instalado, fica fácil pra você determinar o que pode e o que não pode usar. Eu por exemplo, tenho 3 milhas de 55w e 2 de neblina duplos com 2 lamps de 55w + 2 lamps de 100w. Quando subo a serra do sítio (+ de 1h no meio do mato), vou com tudo aceso, geralmente o voltímetro está marcando uns 13,5V nessa hora. Depois de 1h já está próximo dos 12V e nessa hora eu começo a desligar alguns faróis. Percebe-se é claro, como eu falei no primeiro post, que isso é uma carência de um alternador mais potente. Não tem nada a ver com a bateria, porém, uma bateria mais potende lhe daria algum tempo a mais de super-utilização.

[]s
LF

Luiz, mto obrigado pela dica.

Aproveitando então a deixa do alternador, você sabe 1) qual a potência gerada pelos nossos alternadores originais e 2) quais outros alternadores mais fortes seriam opção para o Defender no caso de substituição?

Abraços,

lfelipedam
29/10/2008, 14:14
Luiz, mto obrigado pela dica.

Aproveitando então a deixa do alternador, você sabe 1) qual a potência gerada pelos nossos alternadores originais e 2) quais outros alternadores mais fortes seriam opção para o Defender no caso de substituição?

Abraços,

1) acho que 65A

2) o pessoal costuma colocar o da mb sprinter e do fiesta, esse último fornece 70A senão me engano.

[]s
LF

busta
29/10/2008, 14:25
1) acho que 65A

2) o pessoal costuma colocar o da mb sprinter e do fiesta, esse último fornece 70A senão me engano.

[]s
LF

Muito mas muito obrigado.
Abraço,
Busta

lulaquintella
29/10/2008, 18:22
Interessante a opção Optima.

Principalmente para os viajantes, se a garantia for mundial.

Parece-me que a instalação da foto é um kit. Veja os conectores... Agora não vejo o isolador... parece que estão ligadas em paralelo. Só isso.

Elas couberam no degrau da caixa, dispensando a necessidade de confeccionar um fundo plano...:pensativo:

Abraço,
E isso ai,elas estao em paralelo,eu tive com uma dessas na mao e li o manual.
La falava que pode ligar em paralelo,somente tomando o cuidado de ligar duas baterias iguais e em mesmo estado,de preferencia novas.
Ela cabem perfeitamente no degrau do compartimento da bateria e a fixacao e a original.
Os conectores sao os mesmos usados em instalacao de som profissional,onde voce tira o positivo direto da bateria.
A minha unica duvida e se o alternador da conta das duas baterias.
Uma outra solucao,que eu adotei no meu 110 antigo,e colocar um seletor de bateria usada em barcos,onde voce pode selecionar 4 posicoes:
1-tudo desligado.
2-bateria 1.
3-bateria 2.
4-as duas baterias em paralelo.
Este seletor e bem resistente,a prova de agua e ainda tem chave igual a ignicao do carro,para evitar que alguem ligue as baterias sem que vc queira.
Se voce estiver interessado,eu vou ate a marina pra tirar umas fotos dela.
Abracos.8-)

lulaquintella
29/10/2008, 18:42
1) acho que 65A

2) o pessoal costuma colocar o da mb sprinter e do fiesta, esse último fornece 70A senão me engano.

[]s
LF
Caro luiz ,voce sabe se estes alternadoes sao plug and play?
Ou tem que fazer alguma adaptacao?
obrigado.:putz:

lfelipedam
30/10/2008, 08:47
Caro luiz ,voce sabe se estes alternadoes sao plug and play?
Ou tem que fazer alguma adaptacao?
obrigado.:putz:

Lula,

Eu nunca usei mas conheço muitos que usam. A informação que tenho é que o da sprinter é PnP e o do fiesta precisa que se troque a polia pela do alternador original.

[]s
LF

Fabrico
30/10/2008, 10:22
Olá Busta.

Acompanhando o assunto, tenho algumas fotos arquivadas relacionadas ao tópico. Para quem tem acessórios elétricos, principalmente com um guincho, é um item que deve ser estudado.