Ver Versão Completa : Quebra do Eixo do Comando de Válvulas - L200
marcelo_fs
27/10/2008, 17:20
Olá a todos.
Entrei no fórum, pois estou com um problema com a minha L200 HPE Sport 2005/2006. Abaixo segue um pequeno histórico do veículo e gostaria de saber a opinião dos colegas quanto à possível origem do problema.
1- Revisão em concessionária até os 50.000km.
2- Revisão com 103.894 km na concessionária Mitsubishi, em Campinas
3- Com 110.632 km começou, com o carro estacionado, a vazar óleo pelos retentores do eixo do comando de válvulas e do virabrequim. O carro foi guinchado mais de 450 km até a concessionária, em Campinas. Eles fizeram o reparo e trocaram todas as correias + parafuso da polia do virabrequim. Não cobraram nada por isso.
4- Agora, com 119.000 km, indo para São Paulo pela Rod. dos Bandeirantes, o carro perdeu toda a potência. O mecânico da Autoban achou que fosse ar na alimentação de combustível e tentou sangrar os bicos, sem sucesso. Uma vez guinchado o veículo para a Concessionária, foi contatada a quebra do eixo do comando de válvulas.
Alguém já teve alguma experiência semelhante?
Abraço,
Marcelo
SAPO-BOMBA
27/10/2008, 22:37
Cara, em se tratando de L200 HPE... o problema é o carro em si. Desculpa a sinceridade e a brincadeira, mas HPE signfica "Haverá Problemas Estranhos" :P
Mas falando sério, se chegou ao ponto de quebrar o eixo, capaz de ser alguma folga ou falta de lubrificação adequada... Chegou a fazer algum serviço nessa parte do motor? Cabeçote, válvulas, etc?
Conselho de AMIGO: Ajeita e passa pra frente...
marcelo_fs
28/10/2008, 16:27
É normal usar esta cola líquida no retentor?
Isso não poderia se desprender e provocar um entupimento com conseqüente falta de lubrificação?
SAPO-BOMBA
28/10/2008, 19:00
Marcelo, tens como colocar uma foto "completa" do eixo quebrado, e uma exatamente no ponto onde quebrou?
A respeito da cola, eu não sei te dizer... Mas meu mecânico, que é fera em 4D56 ( os motores das L200 ), saberia me dizer se precisa de fato de algum selante. Acredito que só o retentor seria necessário, vamos ver!
marcelo_fs
29/10/2008, 14:30
Segue uma foto do eixo quebrado com a polia, e outra dele posicionado no cabeçote.
Abraço
marcelo_fs
29/10/2008, 14:34
E aqui vai um "close" da superfície rompida do eixo.
marcelo_fs
02/11/2008, 21:29
Segue o detalhe do mancal.
marcelo_fs
09/11/2008, 12:41
Alguém poderia me dizer se isso que ocorreu é normal?
Grato,
Marcelo
Marcelo-HPE
09/11/2008, 13:01
Marcelão !!
De forma alguma isso pode ser uma coisa normal . pela quantidade material (metal patente ) arrancada dos mancais ,Isso ocasionou um desnivelamento nos mancais que são os apoios do eixo e com eles desnivelados o eixo foi forçado contra apoios diferentes o que pode ter causado a ruptura .
Porem a causa disso tudo pode ser alguma deficiência na lubrificação , uma vez que o eixo trabalha sobre um filme de óleo . faltou o filme óleo, começou a lenha.
abs.
Será que em algum momento este motor aqueceu? Este também pode ter sido um dos fatores.
NilsinhoRox
09/11/2008, 15:16
Marcelo.
Vc fez sempre as trocas de oleo ha cada 5mil km???
Conta melhor o históricos das manutenções preventivas...
[]'s
marcelo_fs
11/11/2008, 11:55
Pessoal, grato pelos comentários!
Esse "negócio" foi comprado por mim 0km.
As revisões foram feitas em concessionária até os 50.000km.
Trocas de óleo a cada 5.000km - Tection da Castrol.
Filtro de óleo trocado sempre a cada 10.000km.
O carro nunca aqueceu e olha que já fui várias vezes para o litoral e em momento algum ela apresentou problema de aquecimento.
O que eu estranho é que até a revisão dos 100.000 nunca havia tido problema de vazamento de óleo. Quando fiz esta revisão, eu tinha rodado 103 mil km e com 110mil, ou seja, apenas 7.000 km depois, começou a vazar óleo pelos retentores do eixo do comando e do virabrequim, segundo informação da própria concessionária.
marcelo_fs
11/11/2008, 11:59
Em conversa com a fábrica, eles me falaram que devido à falta de revisão - a de 80mil km - poderia ter acontecido falha de lubrificação.
Pedi que o funcionário me traduzisse o que ele estava sugerindo... Caso eu tivesse comprado o carro de segunda mão, vá lá, poderia ter ocorrido algo. O grande problema, porém, é que somente eu dirijo a L200... E também somente eu faço as trocas de óleo... Essa insinuação pode colar para terceiros, mas não para mim.
SAPO-BOMBA
11/11/2008, 13:38
Como já disseram em vários tópicos, o problema não é a L200 ( excelente carro ), e sim a Mitsubishi do Brasil...
Apenas por curiosidade: Vc já trocou o comando de válvulas? Já pesquisou preço?
Eu tive que trocar meu comando quando fiz o motor do meu carro ( mesmo motor da L200 ), pq já estava meio que "surrado", paguei pouco mais de 300 reais...
SAPO-BOMBA
11/11/2008, 13:46
O mais irritante é saber que vc efetuou a maioria das revisões corretamente, só usou óleo de primeira ( Tection é sintético, correto? E tb BEM mais caro que o Turbomax Guardian 3 que eu costumo usar ), e ainda por cima tem que ouvir asneiras dos "profissionais" das autorizadas Mit...
Allan Nielsen
11/11/2008, 13:47
Marcelo,
vc disse que começou a vazar oleo no virabrequim e comando, certo? ao mesmo tempo? porque trocaram o parafuso da polia do virabrequim?
Acho que a origem do problema é ai. Porque dois retentores apresentaram problema ao mesmo tempo? Tem que ser avaliada a parte de baixo deste motor.
Qual a causa do desgate do mancal?? apenas deficiencia na chegada de oleo ou excesso de tensão na polia? alguma falha no conjunto polia do comando/correia/esticador/polia do virabrequim?
Esta é a area que tem que ser avaliada.
boa sorte
marcelo_fs
18/11/2008, 10:42
Salvo melhor argumento provando o contrário, também estou convencido que o problema ocorreu na revisão dos 100 mil km.
Quando entreguei o carro direto do guincho para a concessionária, o vazamento de óleo era na polia da corrente dentada.
Após dois dias de "oficina autorizada", eles disseram que ainda não estava pronto porque vazava também do virabrequim!
Se o vazamento inicial ocorreu em ambos lugares simultaneamente não saberia dizer, mas que o problema deve ter sua origem aqui, estou convencido disso.
Está claro que faltou lubrificação. Falta de colocar óleo não foi. Portanto, deve ter sido algo que obstruiu a lubrificação e talvez aqui essa cola liquida seja a resposta -> ver a fota da polia, acima.
marcelo_fs
27/11/2008, 19:54
Quero agradecer àqueles que deram uma força, mas felizmente
CONSEGUI VENDER AQUELA BOMBA! :dance:
L200 , NUNCA MAIS! :discordo:
Valeu pessoal!
marcelo_fs
14/12/2008, 15:56
não tenho tido mais problemas...!!!
negrao multimarcas
15/12/2008, 13:54
oi pode ter cido que entro ar ai formo muita presao ai pode te estorado o eixo ele nao estava lubrificado e com a forca ele quebro
trilhasnet
24/01/2009, 17:54
Não tenho o que acrescentar, mas fazer uma pergunta ao SapoBomba, pois estou em vistas de comprar uma L200 HPE 2002.
Estes tipos de problemas não são ocasionados por velocidade acima de 120 Km/h por longos períodos????
Hélio