PDA

Ver Versão Completa : O que vale mais a pena? ap2.0ou 1600fusk?

oliveiraideal
26/10/2008, 23:18
Aê galera.. tô começando um projeto aqui..
tenho um projeto de gaiola p/2 pessoas com motor 1600 de fusca ou de brasília..
quero por a gaiola nas dunas e fazer a rasgação geral! :twisted:
passar por atoleiros e etc~

Falando com meu pai, ele tem experiência nesse tipo de assunto, me falou que seria melhor colocar um motor mais novo [no caso eu vou comprar uma brasília ano 1970+-] e o motor, conseqüentemente, é do mesmo ano..
:neutral:

Seria melhor eu gastar um pouco mais e fazer com motor ap 2.0 ou 1.8?
só sei da mecânica do motor de fusca/brasília.. o que eu teria de trocar nesse caso?
transmissão, caixa de marcha, aumentar o espaço do motor, o que mais:?:

agradeceria a ajuda dos membros mais velhos do fórum nessa ajuda que poderia me prestar.. eu sei que ela vai ficar nervosa, mas seria melhor começar com o "finalmente" do que ter de fazer mudança depois né?
abraços pra galera do fórum e boas trilhas! >)

marcelo cenora
27/10/2008, 09:10
se vc comprar o chassi já com motor 1600 que esteja bom vai nesse.
se vc comprar o chassi sem motor ou com motor zuado ae vc tem que fazer umas contas...

um ap bom é mais barato que a retífica de um boxxer porém tem as contas de flange ou câmbio da kombi diesel. se optar pelo ap certifique que o mesmo venha completo... com tudo mesmo, senão as contas vão lá pra cima.

oliveiraideal
28/10/2008, 00:06
Um motor ap 2.0 aqui onde eu moro custa uns 700~800 reais [ o que eu consigo comprar se eu tiver com MTA pressa!, talvez consiga em até menos dinheiro..]
vou comprar uma brasília ou fusca [fusca já tem quem me venda em documento em dia e sem multas, só precisando licenciar..]
acho que consigo vender o motor dele por uns 300 reais [rapidão também!]

e o motor ap ficaria por uns 500 reais..

quanto custa uma flange? pra mandar adaptar pro motor do fusket?
:pensativo:

abraços! >)

CDRSUS
28/10/2008, 20:17
Amigo, se der compre um AP 1.8, o 2.0 vai andar a mesma coisa e só vai gastar mais...uma flange custa em torno de 200 e 250,00.
Suponho que este motor seja carburado ,né!

oliveiraideal
28/10/2008, 22:55
tô pensando em comprar carburado mesmo..
pra mim fica melhor de mecher..
mas ainda tô esperando aparecer uma brasília que de no meu gosto.. >)

assim que aparecer, eu vou olhar o motor dela..
se tiver bom, eu não vou nem mudar nada, que é pra não dar mais dinheiro.. se liga? Daí depooois eu mudo pra ap..

[o foda é ter que comprar todas as ferramentas.. porque nao tenho oficina.. ;/ posso mecher na de alguém mas queria uma em casa, um dia chego lá! :-D]

welingtonjb
29/10/2008, 00:38
Ap 1.8 Ou 2.0 Normal Carburado é O Que Ah!!!!!!!!!!!

bajeiro do sul
07/11/2008, 15:04
Aê galera.. tô começando um projeto aqui..
tenho um projeto de gaiola p/2 pessoas com motor 1600 de fusca ou de brasília..
quero por a gaiola nas dunas e fazer a rasgação geral! :twisted:
passar por atoleiros e etc~

Falando com meu pai, ele tem experiência nesse tipo de assunto, me falou que seria melhor colocar um motor mais novo [no caso eu vou comprar uma brasília ano 1970+-] e o motor, conseqüentemente, é do mesmo ano..
:neutral:

Seria melhor eu gastar um pouco mais e fazer com motor ap 2.0 ou 1.8?
só sei da mecânica do motor de fusca/brasília.. o que eu teria de trocar nesse caso?
transmissão, caixa de marcha, aumentar o espaço do motor, o que mais:?:

agradeceria a ajuda dos membros mais velhos do fórum nessa ajuda que poderia me prestar.. eu sei que ela vai ficar nervosa, mas seria melhor começar com o "finalmente" do que ter de fazer mudança depois né?
abraços pra galera do fórum e boas trilhas! >)
Amigo
Tenho o baja da foto , quando ainda tinha motor de fusca 1600 dois carburadores e cabeçote trabalhado. era o bicho e nunca faltou força, alem de ter bom torque em baixa, ideal para dunas e atoleiros. o meu motor fundiu e eu pus o motor AP, gastei R$ 500 no motor, mais un 2000 de adaptação e peças extras. Ficou muito bom, mas as veze sinto saudade da simplicidade do boxer, se nao tivesse fundido não trocaria

Fernando Assis
11/11/2008, 14:12
Bajeiro do sul, qual AP vc usa? Vou montar um baja e quero um AP 2.0
A diferença de torque, especialmente em baixa, do AP 2.0 para os demais é brutal!
Eu tinha um gol GL 1.8Mi e a patroa tem um Gol TSi 2.0 Mi, ambos bola. Cara, o 1.8 ganha em suavidade, e acima de 3000rpm não perde tanto pro 2.0, mas até 3000rpm o 2.0 é um trator. Pode colocar quinta marcha e 40/h que ele responde bem. Acima de 1000 rpm basta apertar que ele vai. Por isso o meu baja tem que ser ap 2.0, só pelo grande torque em baixa.

bajeiro do sul
11/11/2008, 16:05
Fernando
tenho ap 1.8. O ap 2.0 tem menos torque em baixa, é motor para funcionar bem em altas rotações. A biela do 1.8 é mais curta e por isto mais torque em baixa, a do 2.0 é mais longa melhor para altas velocidades. Para baja fazer trilhas e dunas, sem duvida 1.8 , Vc mesmo disse que 1.8 é mais suave ate 3000 e de 3000 para cima melhor o 2.0. Ai esta sua resposta, em trilha o torque em baixa é melhor
um abraço

Fernando Assis
11/11/2008, 17:29
Fernando
tenho ap 1.8. O ap 2.0 tem menos torque em baixa, é motor para funcionar bem em altas rotações. A biela do 1.8 é mais curta e por isto mais torque em baixa, a do 2.0 é mais longa melhor para altas velocidades. Para baja fazer trilhas e dunas, sem duvida 1.8 , Vc mesmo disse que 1.8 é mais suave ate 3000 e de 3000 para cima melhor o 2.0. Ai esta sua resposta, em trilha o torque em baixa é melhor
um abraço

Como é? AP 2.0 tem menos torque em baixa que o 1.8??? Amigo, desculpe discordar, mas vc está redondamente enganado.
O que mais influencia o torque é o curso do pistão. Não me recordo exatamente os valores, mas diâmetro x curso 1.6 (81x77) 1.8 (81x86) e 2.0 (82.5x92.6).
A principal característica do 2.0, que tem um curso muito longo, é ter excelente torque em baixa (pelo curso longo) mas subir lentamente de rotações (justamente pelo curso longo) e vibrar mais em alta. Justamente o contrário do que vc tá pensando.
Releia o que eu escrevi, vc se confundiu todo. Eu disse que o 1.8 é mais suave (e não que é mais suave até 3000rpm). Disse o contrário, que acima de 3000rpm o 1.8 até não difere tanto do 2.0, mas ANTES de 3000rpm o 2.0 tem diferença brutal em relação ao 1.8, é muito melhor! De onde vc tirou que eu escrevi que o 2.0 é melhor após 3000rpm!!!
Resumindo: AP 2.0 - curso longo, que faz o motor vibrar um pouco mais e ter mais dificuldade para lidar com rotações elevadas, mas proporciona torque fantástico em baixa RPM
AP 1.8: por ter curso menor, funcionamento mais suave, em rotações elevadas não vibra tanto e tem torque razoável em baixa. Mas no quesito torque em baixa, perde feio, mas feio mesmo para o AP 2.0.
Acima de 3000rpm, o 2.0 continua um pouco mais forte, mas perde com menor diferença para o 1.8, já que o 1.8 consegue subir de giros mais rapidamente.
Quanto a comprimento de biela, isso nao interfere no torque. Basta ver o AP da linha golf/polo, que tem o mesmo curso e diâmetro do AP comum, mas traz bloco mais alto, com isso, bielas mais longas. Os valores de torque são os mesmos, mas com bielas mais longas, ganha-se muito em suavidade (por ter uma relação r/l - raio do virabrequim sobre comprimento da biela bem mais favorável, próxima dos 0,3).
Então reveja seus conceitos! Eu tenho certeza do que estou falando, tanto pelo conhecimento teórico como por ter tido dois carros (gol bola GL e TSi) cuja diferença era quase que apenas o AP (1.8Mi e 2.0Mi)

Fernando Assis
11/11/2008, 17:50
Só uma correção,
"Acima de 3000rpm, o 2.0 continua um pouco mais forte, mas perde com menor diferença para o 1.8, já que o 1.8 consegue subir de giros mais rapidamente"

Na verdade é o seguinte o correto: acima de 3000rpm o 2.0 continua um pouco mais forte, mas em rotações elevadas o 1.8 perde com menor diferença para o 2.0, já que o 1.8 consegue subir de giros mais rapidamente o que compensa parcialmente a cilindrada menor.

Já abaixo de 3000rpm, a diferença de torque entre os dois é bem maior do que a diferença de cilindrada faz supor, muito mais favorável ao AP 2.0

Pena
11/11/2008, 20:33
ap 2.0;..
c

marcelo cenora
12/11/2008, 10:10
tudo é relativo, já vi boxer manco falhando um cilindro ir na balada dele e terminar a trilha e gaiola com ap sair rebocada depois de moer o câmbio depois de ter despejado potência na bichinha...

tem gente que acha até demais um ap 1.8, pois a maioria dos câmbios não aguentam mesmo, diferente de carro de rua os pneus são maiores, tudo é mais pesado.... apesar desses brinquedos nos proporcionarem bastante diversão eles são limitados.

estou com um AP 1.8, saindo da teoria e partindo pra parte prática, vamos ver no q dá.

bajeiro do sul
12/11/2008, 10:40
caro amigo fernando

bajeiro do sul
12/11/2008, 10:49
tudo é relativo, já vi boxer manco falhando um cilindro ir na balada dele e terminar a trilha e gaiola com ap sair rebocada depois de moer o câmbio depois de ter despejado potência na bichinha...

tem gente que acha até demais um ap 1.8, pois a maioria dos câmbios não aguentam mesmo, diferente de carro de rua os pneus são maiores, tudo é mais pesado.... apesar desses brinquedos nos proporcionarem bastante diversão eles são limitados.

estou com um AP 1.8, saindo da teoria e partindo pra parte prática, vamos ver no q dá.
Marcelo

Exatamente como vc disse, uma vez fiquei em tres cilindros com o motor boxer e fui ate o final da trilha, mesmo falhando. Agora com o Ap 1.8 é bom, mas meu boxer vai deixar saudades. quanto a quebrar a caixa, depende da levada, se arrancar de soco, pode decer para ajuntar os pedaços da caixa/difirenciar/homocineticas

um abraço

bajeiro do sul
12/11/2008, 10:55
Amigo
Tenho o baja da foto , quando ainda tinha motor de fusca 1600 dois carburadores e cabeçote trabalhado. era o bicho e nunca faltou força, alem de ter bom torque em baixa, ideal para dunas e atoleiros. o meu motor fundiu e eu pus o motor AP, gastei R$ 500 no motor, mais un 2000 de adaptação e peças extras. Ficou muito bom, mas as veze sinto saudade da simplicidade do boxer, se nao tivesse fundido não trocaria
Voltando a pergunta inicial, para mim o 1.8 foi melhor. botei o 2.0 e voltei para 1.8 , talvez questão de gosto. as teorias estão ai para nos ajudar e não estou contestando apenas acho 0 1.8 melhor e constatei na pratica.(para mim)
Boa sorte com a sua escolha , desejo boas trilhas para vc

fag.online
12/11/2008, 11:13
Vai de 1.8 que nao se arrepende.
Com relação as quebras... é como foi dito anteriormente... quebrar.... com certeza vai quebrar... mais cedo ou mais tarde... com 1.8... 2.0 ou com 1600 mesmo.... tudo depende do pé... do terreno onde se anda... e da cachaça na veia.... mais uma coisa é certa... uma boa manutenção periódica pode ajudar... e muito...
Apesar de ter quebrado a minha caixa +/- 1 mes atras, não me arrependo de ter colocado um ap 1.8...
Uma dica pra quem quebra mto a caixa já foi dada aqui mesmo no forum... bloqueio pode ajudar... e trava nas planetárias.. o resto... cuidado no pé na hora de arrancar.. pé na soca no atoleiro.... óculos no olho pra não entrar barro e mta adrenalina na veia.
Abracos

P.S. pelos meus cálculos 13 finais de semanas chuvendo no Sul de SC (criciuma).... to loco pra colocar a caixa na minha gaiola de novo

bajeiro do sul
12/11/2008, 13:41
Vai de 1.8 que nao se arrepende.
Com relação as quebras... é como foi dito anteriormente... quebrar.... com certeza vai quebrar... mais cedo ou mais tarde... com 1.8... 2.0 ou com 1600 mesmo.... tudo depende do pé... do terreno onde se anda... e da cachaça na veia.... mais uma coisa é certa... uma boa manutenção periódica pode ajudar... e muito...
Apesar de ter quebrado a minha caixa +/- 1 mes atras, não me arrependo de ter colocado um ap 1.8...
Uma dica pra quem quebra mto a caixa já foi dada aqui mesmo no forum... bloqueio pode ajudar... e trava nas planetárias.. o resto... cuidado no pé na hora de arrancar.. pé na soca no atoleiro.... óculos no olho pra não entrar barro e mta adrenalina na veia.
Abracos

P.S. pelos meus cálculos 13 finais de semanas chuvendo no Sul de SC (criciuma).... to loco pra colocar a caixa na minha gaiola de novo
Caro Fag

Gostei da tua explanaçãoa respeito das quebras, depende muito da "levada" e a manutenção periodica ajuda muito. To querendo soldar as planetarias do meu, vc pensa que ajuda para não quebrar?

um abraço

fag.online
12/11/2008, 13:52
Dê uma olhada neste tópico que você vai entender.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35869&highlight=planet%E1ria

A minha outra caixa durou +/- 1 ano, porém eu tirei de um fusca 1500, e coloquei nela, nunca sofreu nenhuma manutenção, até que quebrou a ré, dai mandei abrir e o mecanico disse que tava cheia dagua, rsss.

Desta vez estou fazendo diferente. Peguei uma caixa de 1500, mandei abrir e fazer uma geral, além de colocar um bloqueio de 75% que já tinha comprado antes.
Vou colocar a caixa no começo de dezembro, pq esse mês me apertei de grana.
Abraços...

tets__
12/11/2008, 18:07
pessoal, e quanto a custo benenficio? levando em conta manutenção...

a proposito, alguem tem algum dos dois motores, com nota ou sem mesmo...
valew

marcelo cenora
12/11/2008, 19:02
serve um 1300 com câmbio rsss ??? 500 leva tudo

tets__
13/11/2008, 00:53
só se for p turbina! rsrsr

obrigado

fag.online
13/11/2008, 08:14
Caro Tets, consigo motor de busca pra você aqui na minha região na faixa de 400 cada... com garantia de 3 meses....
O problema é o frete até ai onde estás, sou de Criciuma-SC
Abracos

bajeiro do sul
13/11/2008, 11:08
Falei com varios aqui que fazem bloqueio, todos disseram o mesmo, que o bloqueio feito com porcas para apertar as planetarias funciona muito bem, so que com o tempo(algumas trilhas) tem de desmontar para apertar de novo. por isto vou soldar tudo com a mig, dizem que não quebra mais nada. a minha caixa fiz revisão quando montei, e uso ela a 4 anos sem quebra, até agora

um abraço

tets__
13/11/2008, 13:07
Caro Tets, consigo motor de busca pra você aqui na minha região na faixa de 400 cada... com garantia de 3 meses....
O problema é o frete até ai onde estás, sou de Criciuma-SC
Abracos

eh um preço bom mesmo...com garantia ainda...o problema sera o frete.. como sempre hehe A nao ser que aproveitasse algum caminhoneiro que fosse vir pra ca...em uma cidade aq perto...porem teria que ser alguem de confiança...claro..

bom agora vou sair de viajem e volto só no dia 23....por enquanto nao vai dar pra resolver nada...

valeww a dica
abraços

bajeiro do sul
17/11/2008, 15:10
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

J Neves
17/11/2008, 16:34
Estou em Palhoça e tenho interesse no motor de fusca ou brasilia, com chassis. josenevesf@terra.com.br