Ver Versão Completa : excesso de pressao de turbo na ranger ps com bicos rasch
ALEXANDREO
25/10/2008, 23:22
pessoal, a minha ranger 2.8 ps esta com bicos ranch a algum tempo(quase um ano) e de uns dias para ca ela passou a dar excesso de pressao, antes andava com 1,4 de pressao, somente pelo uso dos bicos, e agora da 2 bar fazendo aquele zumbido e o pior e que nao anda o equivalente a pressao excedente, me parece que a wastgate esta emperrada ou muito carbonizada nao exercendo a sua funçao corretamente. hoje testei com um compressor na mangueira da wastgate e com uns 2 bar(manometro do compressor nao e confiavel) a valvula abriu.
alguem tem ideia do que pode ser?
o mauricio da rasch ta acessando o forum, para me dar uma luz?
abraçao alexandre
Edintruder
26/10/2008, 10:52
Tens certeza que o teu manômetro está marcado corretamente?
Tira a haste da WG e verifica se a válvula está livre. Reduz a pressão da haste que deverá reduzir a prassão de trabalho.
DieselPower
26/10/2008, 11:50
Caso tudo o que o Edin falou esteja funcionando corretamente, da uma olhada nos bicos e na BI, pode ser que esteja sendo enviado mais diesel ao motor, e a válvula não de conta, causando picos de pressão.
Abraço.
ALEXANDREO
26/10/2008, 16:15
ontem mesmo destravei a wg com uma chave ve fenda forçando ela pra baixo e pra cima varias vezes e com uns bons jatos de car 80, nao e que a bixa soltou, mas eu acho que foi somente um paliativo ela deve vontar a travar vou monitorar e posto.
diesel power desde que instalei os bicos rasch, de acordo com o que o mauricio falou, a pressao iria subir um pouco passou de 1,2 para 1,4 mas sempre foi assim, somente agora houve esse excesso de pressao, da a nitida impressao que a valvula agara e manda a pressao total da turbina as vezes chega a 2,2 e acho que se forçar pode ate passa, logico que nao faço.
edintruder o manometro e o mesmo de sempre e quando da excesso da para ouvir a turbina gritando e o engraçado e que o motor nao rende como antes, nao sei se subir o giro vai andar compativel com a pressao, tive receio de forçar, to achando que vou ter que desmontar a turbina mesmo pra dar uma olhada, me parece que a valvula dentro da carcaça quente aquela tampinha que se abre para desviar o fluxo pode estar emperrando por carbonizaçao excessiva, suspeito disso principamente pois justamente de uns 2 meses para ca a patroa começou a usar o carro diariamente e ela costuma afundar o pe com os giros baixos ai dad aquela fumaçada/carbonizada.
pessoal vou avaliar por estes dias e posto, se tiverem mais alguma ideia, ate mesmo de como desengripar a valvula agradeço
abraçao alexandre
Edintruder
26/10/2008, 23:14
... pode estar emperrando por carbonizaçao excessiva, suspeito disso principamente pois justamente de uns 2 meses para ca a patroa começou a usar o carro diariamente e ela costuma afundar o pe com os giros baixos ai dad aquela fumaçada/carbonizada.
abraçao alexandre
A minha também tem essa terrível mania. E não adianta explicar o que é faixa de giro!
Para trancar pode ser por desgaste no eixo da válvula. Se está destravado fica de olho na pressão, se passar de 1,5 é sinal que está dando problemas de novo.
Rasch Motoren
27/10/2008, 09:15
Isso nada mais é do que carbonização no conjunto da TGV, por uso incorreto.
Até mesmo nos motores originais isto acontece , se o perfil do condutor é de "Low speed".
Solução : se o nível de carbonização não for muito elevado , basta utilizar de forma agressiva , forçando o conjunto a se movimentar.
Em caso extremo a desmontagem e limpeza do conjunto (somente cx quente e seus componentes).
Edintruder
27/10/2008, 09:40
Aproveitando a presença do Maurício, o Alexandre falou em mais de 2 Bar, nesse motor, qual é a pressão que consideras risco de quebra?
Valeu!
DieselPower
27/10/2008, 09:49
Olha só que boa notía, o Maurício continua por aqui!
ALEXANDREO
27/10/2008, 13:31
Mauricio, Vou Tentar Te Ligar A Tarde Pra Trocar Uma Ideia, Mas Essa Limpeza Da Carcaça Quente Como E Feita? Pode Ser O Eixo Da Valvula Como Falou O Edintruder, Se For Como Resolver? Aquele Aditivo Da Bardhal Para Diesel Ajuda Ou E Somente Engodo? Depois Da Mexida Na Valvula Ela Parou De Dar Aquela Pressao Absurda2,2 Mas Ainda Esta Acima Do Que Dava 1,5 A 1,7, Ha Riscos Para O Motor Ou Turbina. Ja Começo A Pensar Naquele Upgrade Que Voce Falou Com Uma Turbina Maior, A Pena E Que Estou Começando Uma Obra Grande E Com Ela O Corte De Gastos.
Pessoal Agradeço Muito As Contribuiçoes, Ter Uma Camionete Principalmente Uma 4x4 Traz Junto Uma Grande Familia De " Companheiros" Sempre Prontos Para Ajudar, Valeu!!!!!
Vou Postar Ate O Desfecho Deste Caso.
Abraçao Alexandre
** Mauricio Me Lembrei Por Algumas Vezes A Pressao No Manometro Cai Rapidamente De 1,7 Por Exemplo Para Proximo Do Original Mesmo Com O Pe Embaixo Parece Que Solta Algo.
Maurício, quanto custa os bicos para Ranger 98 motor maxion HS? Qual o ganho de potencia?
E o consumo?
Muito mais caro que os originais? Durabilidade maior?
ALEXANDREO
30/10/2008, 22:28
Pessoal, Conversei Com O Mauricio Por Telefone O Cara Manja Muito Me Deu O Diagnostico Exato Do Que Esta Acontecendo E De Como Resolver, Desmontar A Turbina E Descarbonizar As Palhetas Da Tgv, Elas Engripam E A Turbina Fica Fechada Dando Muita Pressao Mas Pouco Volume, Saindo De Giro, Este O Motivo De Apesar Da Pressao Nao Desenvolver O Equivalente, Pretendo Assim Que Possivel Levar A Uma Oficina Para Retirar A Turbina Mas Estarei Junto Na Hora De Desmontar E Limpar Para Evitar Um Estrago.
Assim Que Tiver Feito Posto Os Resultados.
Abraçao Alexandre
Pequeno jr
31/10/2008, 12:53
Se possivel tira umas fotos tbm
ALEXANDREO
31/10/2008, 16:07
Positivo. Vou Tentar.
Walter L. L. Casitta
31/10/2008, 16:13
Pelo jeito essa carbonização só vai acontecer com quem tem os bicos modificados ou a bomba aberta como é o caso da do Edi. Estou certo?
Pelo jeito essa carbonização só vai acontecer com quem tem os bicos modificados ou a bomba aberta como é o caso da do Edi. Estou certo?
Se confirmada a informação,isso poderá ocorrer comigo,terei que tomar cuidados extras...
Quando viajo na F250 ando numa media de 120,que da uns 2600 a 2700 rpm's,se não me engano,mas quando necessario do picos de 3700 rpm's.Acho que esse metodo não é prejudicial,ou pode acarretar em danos???
ALEXANDREO
31/10/2008, 23:21
Walter Tudo Na Vida Tem Um Preço, Os Bicos Aceleram O Processo De Carbonizaçao Da Tgv, Ocorreria Na Maioria Das Turbinas Deste Tipo, Principalmente Se Utilizadas Como A Minha Vem Sendo Por Uma Mulher, Espero Que Nao Tenha Nenhuma Lendo Este Post, Quero Dizer Em Baixos Giros E Afundando O Pe Nas Retomadas.
Netao Pelo Que Sei A Tua F 250 Nao Utiliza Turbina Tgv Portanto Nao Tem Este Risco, Ja Que O Problema Esta Justamente Nas Palhetas Da Tgv, E Se A Tua E Utilizada Predominantemente Em Percurso Rodoviario Melhor Ainda, Nao E A Toa Que As Trocas De Oleo Com Uso Predominante Em Rodovias Tem Sua Quilometragem Extendida. Estes Picos De Rotaçao Sao Ate Saudaveis Para Qualquer Motor Pois Ajudam A Limpar Camara De Combustao.
Abraçao Meu Povo
Alexandre
Walter Tudo Na Vida Tem Um Preço, Os Bicos Aceleram O Processo De Carbonizaçao Da Tgv, Ocorreria Na Maioria Das Turbinas Deste Tipo, Principalmente Se Utilizadas Como A Minha Vem Sendo Por Uma Mulher, Espero Que Nao Tenha Nenhuma Lendo Este Post, Quero Dizer Em Baixos Giros E Afundando O Pe Nas Retomadas.
Netao Pelo Que Sei A Tua F 250 Nao Utiliza Turbina Tgv Portanto Nao Tem Este Risco, Ja Que O Problema Esta Justamente Nas Palhetas Da Tgv, E Se A Tua E Utilizada Predominantemente Em Percurso Rodoviario Melhor Ainda, Nao E A Toa Que As Trocas De Oleo Com Uso Predominante Em Rodovias Tem Sua Quilometragem Extendida. Estes Picos De Rotaçao Sao Ate Saudaveis Para Qualquer Motor Pois Ajudam A Limpar Camara De Combustao.
Abraçao Meu Povo
Alexandre
Hmmm.Ta beleza.
Na cidade são raros os picos,mas eu sempre dou uns,afinal é muito bom ver o MWM roncando alto.
Abraços!!!
ALEXANDREO
23/12/2008, 22:09
Finalmente tive tempo de retirar a turbina para manutençao, mas nao consegui soltar a carcaça quente nem a pau, ou melhor a porrada e calor, por isso fiz a limpeza enchendo a caixa quente com oleo de freio e rodando pacientemente o rotor, deixei de molho umas 4 horas lavei, coloquei oleo de novo lavei novamente e deu para perceber que a wg tava bem livre e apos a montagem hoje a tarde, deu tudo certo aparentemente, andei muito pouco, a pressao se estabilizou nos 1,4 bar de antes e a entrada do "segundo estagio" da tgv e mais discreto nao da aquele tranco quando entra, ou quando abrem as palhetas, agora so o tempo vai dizer se o que fiz deu certo, espero que sim.
Qualquer novidade posto
abraçao alexandre
ALEXANDREO
26/12/2008, 11:23
e ai pessoal, pelo jeito a manutençao que fiz deu certo rodei ins 150 km e ate agora a turbina ta como nova, a tgv entrando sem tranco, pressao normal e estavel, vale a pena meter a mao na graxa e tentar resolver o s problemas com a ajuda dos amigos, ja que se fizer merda pelo menos foi tu que fez e nao pagou a ninguem.
abraçao a todos alexandre