PDA

Ver Versão Completa : Turbina Tgv Ranger

LEONARDORAZO
25/10/2008, 22:48
Meus amigos, estou precisando de uma ajudinha dos colegas foristas. Possuo uma ranger 03 com turbina tgv, acontece o seguinte, hoje verifiquei o motor e detectei um merijamento e óleo junto a mangueira do turbo, a mesma está bem apertada com a abraçadeira. Um amigo engenheiro me disse que quando ocorre isto, junto com o barulho da turbina que diga se de passagem está assoviando muito, pode ser devido ao desgaste do rolamento da tgv que deixa pasar o óleo e suja tudo, e que o reparo do mesmo pode ser feito com um kit que traz o rolamento e o retentor. Procede esta informação ? existe o kit e é possivel o reparo ? ou a minha turbina está indo para o balde ??? obs, não notei que o nivel do óleo tem baixado e não tenho como saber e está diminuindo o rendimento da viatura.
Obrigado mais uma vez aos colegas

DieselPower
25/10/2008, 23:18
Amigo, não tenho certeza, mas acredito que sua TGV não possui rolamento.
Já tive um problema parecido com o seu, e era na junção da mangueira com a peça metalica (fixadas com pessão). Fui até uma casa especializada em mangueiras e mandei fazer uma igual, desde então não vazou mais óleo.
Abraço.

LEONARDORAZO
27/10/2008, 18:10
Valeu Diesel...
Será que tem mais alguém que pode opinar no meu problema ???, ficaria agradecido.
um abraço a todos

Edintruder
28/10/2008, 00:20
Depende de que local está saindo o óleo, se for antes da turbina, o óleo está vindo pela válvula PCV, se for depois da turbina, pode ser desgaste entre o eixo e o retentor do eixo da turbina.

LEONARDORAZO
12/11/2008, 19:08
Bem , hoje fui no meca e desmontamos o tubo da entrada de ar da turbina, não foi detectada folga no eixo dela, O óleo está sujando a mangueira que sai do intercooler. Pode ser a valvula ?

jacaré_do_surf
29/04/2009, 23:59
Pois é, minha ranger (2003 2.8) está com o mesmo sintoma. Assoviando muito quando piso. Vc. conseguiu resolver o problema da sua? O que era realmente? Qual o custo?

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 01:27
Jacaré, enquanto aguardamos as respostas e aproveitando o tópico, sendo que a minha picape está com a mangueira fora, pergunto:
1 - Pegando a ventoinha da turbina com os dedos consigo levar ela um pouco para frente e para trás. Essa folga é normal ? Lateralmente parece que a folga não existe.
Abs
Tio Balú

Edintruder
30/04/2009, 19:11
Balú, tem folga demais aí!
O ventilador tem que ficar justinho.

TylerNTL
30/04/2009, 21:42
Jacaré, enquanto aguardamos as respostas e aproveitando o tópico, sendo que a minha picape está com a mangueira fora, pergunto:
1 - Pegando a ventoinha da turbina com os dedos consigo levar ela um pouco para frente e para trás. Essa folga é normal ? Lateralmente parece que a folga não existe.
Abs
Tio Balú

Na minha tirando a mangueira que vem do intercooler e pegando nessa ventoinha não tem folga nenhuma. Nem lateral nem no sentido do eixo.

ALEXANDREO
30/04/2009, 22:41
Balu, essa folga para dentro e para fora, no sentido do eixo nao deveria existir, mas sim uma pequena folga perpendicuçlar ao eixo devido ao filme de oleo de lubrificaçao, quando tirei a minha para uma verificaçao do estado geral, parte em funçao do assovio, constatei que nao havia folga alguma no sentido do eixo, mas como a turbina estava fora e consequentemente sem oleo tinha uma pequena folga perpendicular ao eixo. A viatura estava com 153.000 km na epoca, hoje 158.000 o assovio permanece desde que comprei com 120.000 km, e caracteristico da tgv.

Abraçao alexandre

rogeriomasih
30/04/2009, 23:15
Eu tinha uma ranger 2002; comprei com 90mil km e vendi com 160mil km. logo que comprei levei a turbina para dar uma geral - era até desnecessário - e ela voltou assoviando muito. Como já disse, rodei 70 mil km e durante este período não tive nenhum problema com a turbina. Assim, no meu caso, o assovio não era e nem veio a ser um problema.

A minha tb apresentou este marejamento de óleo; o problema era na válvula citada pelo Ed, nem cheguei a substituir e nem o problema aumentou.

jacaré_do_surf
02/05/2009, 10:58
Rogerio e demais, nos tópicos que falam sobre a turbina da ranger é normal o pessoal relatar que observa um assovio emitido pela turbina. Bom na minha (2.8 com 160000km, comprei com 50000km) eu nunca tinha notado, mas depois que ela passou de 140000km começou a apresentar um barulho, que foi aumentando gradativamente, e agora está muito alto, a ponto de qualquer pessoa que anda no carro estranha. O som emitido parece com um barulho de sucção de ar, como se houvesse um tubo rachado onde estivesse vazando pressão. O ruído somente aparece se eu pisar no acelerador com o carro em movimento. Se ficar em ponto morto ou eu acelerar suavemente o som não aparece ou é muito baixo.

Agora recebi uns $$$ e estou querendo resolver o problema antes que danifique mais alguma coisa. Vocês tiveram algum problema similar? Devo procurar um mecânico especializado em turbinas? Alguém me indica um em Aracaju?

Obrigado pela força!!

HENRIQUE JR
02/05/2009, 11:19
Bom dia Jacaré;

A minha Ranger teve este mesmo sintoma no ano passado, levei a uma oficina especializada em Motores Diesel e fizeram um teste de pressão no sistema e foi constatado que havia um vazamento no Intercooler, porem poderia ser em algomas das mangueiras. Tive que morrer na Consecionária e esta peça custou R$ 2.750,00.

Henrique

jacaré_do_surf
02/05/2009, 15:02
Pessoal,

Resolvi o problema da minha ranger. Graças a Deus que era muito simples, a mangueira que liga a turbina ao radiador estava furada. Bastou trocá-la que a caminhonete voltou ao normal.

[]'s a todos