Ver Versão Completa : KIT Injeção Eletronica para motor original
Pessoal
segue o topico do kit que temos desenvolvido pra injeção programável da pandoo www.pandoo.com.br para motores originais do niva
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47633
qualquer duvida comuniquem
valores 2500 reais TUDO de TBI, bicos, bomba eletrica, centralina, tudo configuradinho bonitinho
emtsuhako
27/10/2008, 00:28
Olá! O que eu preciso para instalar esse kit no meu Niva? Álias, o que acompanha o kit? Com esse kit é possível tornar o Niva flex fuel? No aguardo e desde já agradeço!
Gustavo Niva
27/10/2008, 11:09
Rubens,
pelo que eu li é possível instalar em casa... mas..... se fosse levar pra um mecânico instalar, quanto tu acha que ficaria a mão de obra??
Importante pra kct... já tem algum niva rodando com uma injeção dessas???
[]s
Gustavo.
Como diria meu amigo Busta: Ai eu vi vantagem!
Onde podemos dar uma olhada num sistema desses montado e funcionando?
Tem Niva rodando com o sistema?
O Kit vem completinho, a ponto de um mechanico dono de Niva instalar tranquilão?
Tem alguma idéia de consumo no motor 1.7 álcool?
O Kit é plug and play? Ou precisa adaptar muita coisa, como a bomba, coletor e ignição?
No aguardo!
Olá! O que eu preciso para instalar esse kit no meu Niva? Álias, o que acompanha o kit? Com esse kit é possível tornar o Niva flex fuel? No aguardo e desde já agradeço!
olá amigo logo mais posto fotos
na verdade nào flexfuel mas consegue selecionar o combustivel com mapas diferentes, vem tudo o que é necessário pr ainjetar um motor carburado de centralina de injeção, a bicos, bomba de combustivel eletrica, mudanças no coletor, TBI, conversor de sinal indutivo pra hal etc
Rubens,
pelo que eu li é possível instalar em casa... mas..... se fosse levar pra um mecânico instalar, quanto tu acha que ficaria a mão de obra??
Importante pra kct... já tem algum niva rodando com uma injeção dessas???
[]s
Gustavo.
Fala Gustavo,
nãos ei quanto podeiram cobrar, porque tem de instalar a parte eletrica e o resto é só trocar tira rum e por o outro num ahco que seja caro mào de obra mas depende de lugar pra lugar
tem um niva em são josé do rio preto e vamos fotografar e filmar pra colocar aqui
;-)
Como diria meu amigo Busta: Ai eu vi vantagem!
Onde podemos dar uma olhada num sistema desses montado e funcionando?
Tem Niva rodando com o sistema?
O Kit vem completinho, a ponto de um mechanico dono de Niva instalar tranquilão?
Tem alguma idéia de consumo no motor 1.7 álcool?
O Kit é plug and play? Ou precisa adaptar muita coisa, como a bomba, coletor e ignição?
No aguardo!
fala Izzi blz?
como dito lá em cima, existe um niva pronto e rodando em São José do Rio Preto e vais er fotografado e filmado logo mais, o sistema é simples precisa apenas mandar seu coletor original pra alteração, a TBI é feita uma nova e vai no kit tudo de bomba eletrica até bicos e tudo mais, teoricamente qualquer mecanico que entenda de injeção eeltronica pode instalar facilmente sem problema algum, é tirar carburador e colcoar o kit sem nenhuma outra adaptação (a não ser no coletor que está incluso no valor).
Sistema é simples apenas é necessário parafusar tudo e ligar os fios e sair feliz...
sobr eo 1.7 posso apssar pro fabio da pandoo e pedir rpa ele mapear certinho, funciona normal, tranquilamente
Adriano-RS
04/11/2008, 00:12
Boa noite, tenho interesse no kit, tem novidades do carro que ja esta rodando? Algum Colega Niveiro ja conferiu o funcionamento? Chega a melhorar a média de consumo de combustivel? Um abraço.
Adriano Moura
emtsuhako
04/11/2008, 22:23
Uma dúvida, para o Niva é somente um bico ou são 4 bicos injetores???
Gustavo Niva
26/11/2008, 11:35
Edson,
me metendo... pelo que vi, esse kit que o Rubens tá falando aqui é com 4 bicos, colocados no coletor... mas, acho que eles tão desenvolvendo um kit monoponto também....
Ahhhh se meu $$ desse :)
[]s
Estive pensando numa coisa:
Se, e somente se, o mapa utilizado no Niva for semelhante ao de um outro carro nacional, como o do Corsa por exemplo, não poderia se instalar uma centralina flex deste?:?:
Galera apesar de manter a originalidade do carro, este kit a meu ver está um pouco caro não? Com um pouco mais de $$$ coloca-se um ap injetado que pode ser flex ou chipado para ser , e alem de mais potente ficará com a manutenção mais simples?:pensativo::pensativo::pensativo:
guttemberg_machado
18/05/2009, 10:11
Eu tenho a injeção original monoponto do Niva (igual a Multec dos Monza EFI), se alguem precisar e souber copiar o mapa é so combinar..
Alexandre Banana
18/05/2009, 21:15
Eu tenho a injeção original monoponto do Niva (igual a Multec dos Monza EFI), se alguem precisar e souber copiar o mapa é so combinar..
Concordo plenamente com você .. Por 2500 aqui em fortaleza você compra tranquilo um motor AP 1.8 injetado.
BACALHAU
18/05/2009, 22:48
Concordo plenamente com você .. Por 2500 aqui em fortaleza você compra tranquilo um motor AP 1.8 injetado.
Pode ser... :pensativo:
Mas, vejamos, no caso de substituir o motor por um AP, além do motor em si tem:
- Caixa de marchas (Chevete).
- Flange.
- Mão-de-obra decente para a adaptação.
- Legalização do motor junto ao Detran. (E aí, está arriscado a pedirem um laudo de conformidade ou inspeção veícular, em uma empresa certificada pelo INMETRO). Tudo isso para "comerem" uma graninha sua.
Com certeza vai passar e muito dos R$ 2,5 mil. Sem contar que, conforme for feita a lambança, quero dizer, adaptação, você ainda vai ter uma bela dor de cabeça.
Nada tenho contra os motores AP, mas ainda prefiro partir, por enquanto, para adaptar um Sistema de Injeçao Eletrônica Multec 700 EFI (Monza, Kadett, etc.) em um motor original, retificado e aumentado para 1.8.
Vamos ver no que dá. Se funcionava muito bem em um Tempra 2.0, não deve ficar pior no Pangaré.
Ouvi rumores de que a Pandoo em associação com a Mortorspice deve lançar, ainda este ano, o sistema de injeção da primeira conjugado com o DIS da segunda.
Aí, quem sabe...
robertofs
19/05/2009, 08:33
Ouvi rumores de que a Pandoo em associação com a Mortorspice deve lançar, ainda este ano, o sistema de injeção da primeira conjugado com o DIS da segunda.
Aí, quem sabe...
Ainda prefiro a Megasquirt, que faz o que a Pando e o DIS fariam juntos, e ainda é bem mais barato.
Meu Niva estará em breve com uma megasquirt controlando injeção multiponto e ignição sem distribuidor.
[]'s
França.
Bem que eu gostaria de saber como e de ter o equipamento para isso...
Ela é igual a do Monza mas... só por fora né? O mapa deve ser bem diferente... Se não, a injeção dessas S10 que usam o 2.2 deve ser bem semelhante... Ou seja, com pequenas alterações ("empobrecendo" um pouco a mistura, eu creio) uma injeção flex destas poderia servir no Niva. Ou, se o povo for bastante fuçador, reprogramar a Megasquirt para torná-la totalmente flex sem precisar de ficar virando chaves alcool x gasolina (é assim que ela funciona agora?):pensativo:
robertofs
20/05/2009, 12:02
Ou, se o povo for bastante fuçador, reprogramar a Megasquirt para torná-la totalmente flex sem precisar de ficar virando chaves alcool x gasolina (é assim que ela funciona agora?):pensativo:
Nenhuma injeção genérica (VEMS, Pando, Fueltech, Megasquirt, Digipulse etc.) é totalmente Flex. O que pode ser feito é criar mapas distintos para álcool ou gasolina, e usar um outro outro combustível, o que já é um excelente recurso. Dependendo da quantidade de mapas suportados pelo módulo da injeção, o que talvez poderia ser feito seria algo como mapas para 100%-0%, 75%-25%, 50%-50%. Pra isso, seriam necessários 6 mapas. A Fueltech, até onde sei, suporta 3 mapas. A Megasquirt com processador I suporta 2, e com processador II 4.
[]'s
França.
guttemberg_machado
20/05/2009, 15:13
Roberto,
Mas o que muda nos 3 combustíveis (gas, alcool e gnv) é apenas a proporção da mistura? A Injeção não poderia apenas verificar a a quantidade de Oxigênio no escapamento e injetar mais ou menos combustível?
Gustavo Niva
20/05/2009, 15:54
Guttemberg,
muda também o ponto da ignição... e a injeção corrige até certo ponto baseada na sonda lambda (e em algumas situações, tanto que dá pra injetar sem ela)... na maior parte do tempo é baseada no mapa mesmo...
Roberto,
tem MS com flex sim, mas é com um sensor diferente que vai na linha de combustível... E85 ou algo assim, não lembro...
A VEMS é ótima, e tá com preço "bom" se considerar que é mais completa que a MS...
robertofs
20/05/2009, 18:36
Roberto,
tem MS com flex sim, mas é com um sensor diferente que vai na linha de combustível... E85 ou algo assim, não lembro...
O Flex da MS é pra inglês, ou melhor, americano ver. Não serve para o nosso caso.
A VEMS é ótima, e tá com preço "bom" se considerar que é mais completa que a MS...
VEMS, se comparada a uma Megasquirt V3.0 com processador II, fazem praticamente a mesma coisa, e a VEMS custa mais caro:
VEMS Assembled v3.3 controller (http://shop.vems.hu/catalog/product_info.php?cPath=1&products_id=48)
MegaSquirt-II Engine Management System w/PCB3.0 (http://www.diyautotune.com/catalog/megasquirtii-engine-management-system-wpcb3-assembled-unit-p-65.html)
Pelo gama de utilizadores da Megasquirt mundo afora, pela ampla documentação e suporte, inclusive no Brasil, ainda prefiro a Megasquirt.
Para os menos afortunados, ainda há a opção da Megasquirt V2.2 com processador I, que resolve o problema de praticamente todo motor carburado, controlando injeção e ignição.
MegaSquirt-I Programmable EFI System PCB2.2 (http://www.diyautotune.com/catalog/megasquirti-programmable-efi-system-pcb22-assembled-unit-p-34.html)
O detalhe por conta da V2.2 com processador I é que o projeto é aberto, e você pode fazer na sua casa.
[]'s
França.
Alexandre Banana
21/05/2009, 13:29
Pode ser... :pensativo:
Mas, vejamos, no caso de substituir o motor por um AP, além do motor em si tem:
- Caixa de marchas (Chevete).
- Flange.
- Mão-de-obra decente para a adaptação.
- Legalização do motor junto ao Detran. (E aí, está arriscado a pedirem um laudo de conformidade ou inspeção veícular, em uma empresa certificada pelo INMETRO). Tudo isso para "comerem" uma graninha sua.
Com certeza vai passar e muito dos R$ 2,5 mil. Sem contar que, conforme for feita a lambança, quero dizer, adaptação, você ainda vai ter uma bela dor de cabeça.
Nada tenho contra os motores AP, mas ainda prefiro partir, por enquanto, para adaptar um Sistema de Injeçao Eletrônica Multec 700 EFI (Monza, Kadett, etc.) em um motor original, retificado e aumentado para 1.8.
Vamos ver no que dá. Se funcionava muito bem em um Tempra 2.0, não deve ficar pior no Pangaré.
Aí, quem sabe...
Pq caixa de chevete !?
E se a adaptação for bem feita não tem dor de cabeça não ...
e vale lembrar tmb que você ficará com um motor com com 114cv ...
Nenhuma injeção genérica (VEMS, Pando, Fueltech, Megasquirt, Digipulse etc.) é totalmente Flex. O que pode ser feito é criar mapas distintos para álcool ou gasolina, e usar um outro outro combustível, o que já é um excelente recurso. Dependendo da quantidade de mapas suportados pelo módulo da injeção, o que talvez poderia ser feito seria algo como mapas para 100%-0%, 75%-25%, 50%-50%. Pra isso, seriam necessários 6 mapas. A Fueltech, até onde sei, suporta 3 mapas. A Megasquirt com processador I suporta 2, e com processador II 4.
[]'s
França.
Nem as originais são "totalmente"flex. Se bem lembro elas tem uns seis mapas diferentes e só. Ou seja, com uma "genérica" que suporte 4 mapas, que faá o cambiamento entre eles de forma automática e tendo um motorista que (como eu) procura esvaziar bem o tanque antes de mudar de combustível... Acho que dá pro gasto. Mas que seria ótimo alguém se empolgar e fazer uma genérica com espaço para seis mapinhas, ah seria!:grin:
BACALHAU
21/05/2009, 17:18
Colocando a minha dentro da sua, mas com todo o respeito... :mrgreen:
Pq caixa de chevete !?
É a mais fácil de ser adaptada ao motor AP, no caso do NIVA. Existe até flange fabricado para esse fim, muito usado pelos "cheveteiros" que colocam motores AP. Mas nada impede que se quebre a cabeça para adaptar a original no AP.
Não discordo disso. Basta reler o que eu escrevi anteriormente: " Sem contar que, conforme for feita a lambança, quero dizer, adaptação, você ainda vai ter uma bela dor de cabeça."
Mas, você conhece alguém em Fortaleza que faça essa adaptação BEM feita? Se conhece me conta que eu quero saber. Juro que guardo segredo.:mrgreen:
...certo. Mas dependendo do NIVA, o motor vai e o resto se desmancha.
Gustavo Niva
05/06/2009, 14:08
O Flex da MS é pra inglês, ou melhor, americano ver. Não serve para o nosso caso.Ok, acho que entendo porque... mas... acho que com uma wide e um cara esperto em programação (a II é em C) dá pra ajeitar isso, não?
VEMS, se comparada a uma Megasquirt V3.0 com processador II, fazem praticamente a mesma coisa, e a VEMS custa mais caro:Não mesmo cara... pra começar a vems já tem "módulo" de wide... é sequencial, liga direto com teclado e lcd, etc, etc, etc, etc... não que vá fazer diferença pra injetar um niva, mas que é superior é :concordo:
Pelo gama de utilizadores da Megasquirt mundo afora, pela ampla documentação e suporte, inclusive no Brasil, ainda prefiro a Megasquirt.Sim, e isso é o mais importante... e é impressionante o quanto a MS cresceu no brasil no último ano... só falta eu arranjar uma a um preço legal... :concordo: e de preferência alguém que já esteja injetando um gm 6cil tb :mrgreen:
[]s
robertofs
05/06/2009, 15:13
Ok, acho que entendo porque... mas... acho que com uma wide e um cara esperto em programação (a II é em C) dá pra ajeitar isso, não?
Não bastaria só ser bom em Assembler (Proc I) ou C (Proc II) e ter uma sonda wide. O cara tem que ser bom em muitas coisas para elaborar um algoritmo funcional para isso. O módulo oferecendo duas tabelas de injeção e ignição, já é melhor que qualquer módulo Flex vendido por aí. Eu tenho carro flex, e em um ano de uso, creio ter andando com misturas de álcool e gasolina no tanque uma única vez. Hoje, certamente, eu poderia viver sem esse recurso.
Não mesmo cara... pra começar a vems já tem "módulo" de wide... é sequencial, liga direto com teclado e lcd, etc, etc, etc, etc... não que vá fazer diferença pra injetar um niva, mas que é superior é :concordo:
Que a VEMS é a vedete das injeções genéricas, não há dúvidas. Mas foge do espírito DIY, e caixa preta por caixa preta (apesar da VEMS publicar seu esquema elétrico, como é um projeto de placa SMD e que utiliza componentes nobres, a começar pelo processador, não resolve muita coisa, tanto que o site desencoraja sua construção, recomendando comprá-la já montada), melhor comprar uma Fueltech RacePRO F1 por aqui mesmo, que obviamente não chega aos pés da VEMS, mas que resolve o problema de injeção e ignição e que já é largamente utilizada por aqui.
Sim, e isso é o mais importante... e é impressionante o quanto a MS cresceu no brasil no último ano... só falta eu arranjar uma a um preço legal... :concordo: e de preferência alguém que já esteja injetando um gm 6cil tb :mrgreen:
[]s
Preço mais barato que esse, é difícil.
Valor de kits MS na última mensagem da página (http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=2&t=851&start=20)
Inclusive, já há um tópico no forum MSBR sobre injetar o Niva:
Niva Injetado (http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=13&t=871)
Nesse mesmo forum, o que não falta é casos para o GM 6cil.
[]'s
França.
Gustavo Niva
10/06/2009, 15:53
...Eu tenho carro flex, e em um ano de uso, creio ter andando com misturas de álcool e gasolina no tanque uma única vez. Hoje, certamente, eu poderia viver sem esse recurso.Tá aí uma informação pratica boa... sendo assim, simplifica as coisas...
Que a VEMS é a vedete das injeções genéricas, não há dúvidas. Mas foge do espírito DIY, e caixa preta por caixa preta (apesar da VEMS publicar seu esquema elétrico, como é um projeto de placa SMD e que utiliza componentes nobres, a começar pelo processador, não resolve muita coisa, tanto que o site desencoraja sua construção, recomendando comprá-la já montada), melhor comprar uma Fueltech RacePRO F1 por aqui mesmo, que obviamente não chega aos pés da VEMS, mas que resolve o problema de injeção e ignição e que já é largamente utilizada por aqui.Não... caixa preta por caixa preta vale muito mais a vems... além de nem a ms chegar aos pés dela (e fueltech não chegar aos pés da ms), tem muito mais informação sobre vems do que sobre fueltech, etc... só precisa saber procurar :twisted:
E a parte interessante do DIY está na montagem no carro e não na soldagem dos componentes na placa...
Preço mais barato que esse, é difícil.
Valor de kits MS na última mensagem da página (http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=2&t=851&start=20)
Inclusive, já há um tópico no forum MSBR sobre injetar o Niva:
Niva Injetado (http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=13&t=871)
Nesse mesmo forum, o que não falta é casos para o GM 6cil.Preço ta otimo mesmo... daqui a pouco tá mais barato que carburador original russo heheheh... mas acho que vale a pena já montada... lá mesmo tem um cara vendendo...
Nesse mesmo forum, o que não falta é casos para o GM 6cil.Depois vou pesquisar denovo... mas se forem iguais aos 2 casos que tinha uns meses atrás, prefiro deixar o bura mesmo...
Mas voltemos ao que interessa, até pq apesar de existirem melhores, MS é a que mais tem informações por aí e, no momento, a que vale mais a pena... e já temos umas cobaias investindo nisso :twisted:
Só acho uma pena a ms não ter wide (e knock) incorporado (e a 1 nem atualiza o mapa em real time)... além de ajudar bastante no mapa, deve ser bom pras diferentes combinações gasolina+solvente+sebo de vagina de ostra+agua que se encontra por aí, principalmente viajando...
Descreve o projeto (tbi, bomba, lenta, roda, etc etc etc), por favor...
[]s,
Gustavo.
Colocando a minha dentro da sua, mas com todo o respeito... :mrgreen:
Citação:
Postado originalmente por Alexandre Banana
Pq caixa de chevete !?
É a mais fácil de ser adaptada ao motor AP, no caso do NIVA. Existe até flange fabricado para esse fim, muito usado pelos "cheveteiros" que colocam motores AP. Mas nada impede que se quebre a cabeça para adaptar a original no AP.
Não discordo disso. Basta reler o que eu escrevi anteriormente: "Sem contar que, conforme for feita a lambança, quero dizer, adaptação, você ainda vai ter uma bela dor de cabeça."
Mas, você conhece alguém em Fortaleza que faça essa adaptação BEM feita? Se conhece me conta que eu quero saber. Juro que guardo segredo.
...certo. Mas dependendo do NIVA, o motor vai e o resto se desmancha.
Com mais respeito ainda, rs...:D
Meu Niva está rodando com um motor diesel VW, o bloco é o "mesmo" do motor AP e não coloquei caixa de Chevette não (Nem flange uso mais:dance:) troquei foi a capa-seca logo!
114cv:shock:? Tem certeza que o diferencial dianteiro aguenta? Aliás, fico pensando se o eixo que mais precisa de uma homocinética não seria o cardã que liga o diferencial dianteiro à T-case...:parede:
Rones Jr
14/06/2009, 03:28
tem uma frase que diz: o ótimo é inimigo do bom!
buchmann
14/06/2009, 20:43
Alguem aqui já fez isso, colocar injeção no bixo, ou só temos especulações por aqui??
Não lembro do nome do rapaz, mas ele é desse fórum e conversando com ele quando eu comecei com a história de comprar um Niva, ele me disse que o Niva dele tinha injeção do Corsa.
Só me lembro dessas informações, de resto acho que tudo é possivel, desde que tenha tempo e dinheiro :)
Mas quanto tempo vai ter retorno do investimento?? Quantos km vai ter que rodar para realmente seja benefico essa mudança??
robertofs
16/06/2009, 18:55
Não... caixa preta por caixa preta vale muito mais a vems... além de nem a ms chegar aos pés dela (e fueltech não chegar aos pés da ms), tem muito mais informação sobre vems do que sobre fueltech, etc... só precisa saber procurar :twisted:
Você só pode estar de brincadeira :-)
VEMS só tem conteúdo gringo, e mesmo assim muito disperso! Mas se você é bom no inglês, não discuto ;-)
E a parte interessante do DIY está na montagem no carro e não na soldagem dos componentes na placa...
Essa é a sua opinião, e não discordo. Eu prefiro saber do início ao fim ;-)
Só acho uma pena a ms não ter wide (e knock) incorporado (e a 1 nem atualiza o mapa em real time)... além de ajudar bastante no mapa, deve ser bom pras diferentes combinações gasolina+solvente+sebo de vagina de ostra+agua que se encontra por aí, principalmente viajando...
Pra que ter condicionador de WB se da ODG é baratim e já tá pronto? O condicionador nem é tão caro assim pra valer a pena o esforço de integração à MS. Já a questão do knock sensor, é claro que a mega suporta. Basta usar o código extra. Um knock sensor trabalha análogo a um microfone. Dá até pra gravar o ruindo. Veja Listen to Knock with a Tape Recorder (http://home.netcom.com/~bsundahl/knock/listen/listen.htm#Recorder).
Ainda sobre a mega, recomendo você conhecer o que realmente ela pode fazer com os processadores I e II, e com os códigos base e extra. Veja Feature comparison table (http://www.msextra.com/ms2extra/MS2-Extra_general.htm#features).
Mas na boa, porque você não cata uma VEMS? Seria legal ter um tópico sobre esse módulo no Niva ;-)
Segue uma lista de recursos da VEMS: VEMS - Versatile Engine Management Systems (http://www.vems.us/genboard.php).
O que eu acho legal na VEMS é a parte de drivers, o que justifica seu preço.
Pra quem interessar, as instruções de instalação da VEMS: VEMS v3.3 installation instructions (http://www.vems.hu/wiki/index.php?page=MembersPage%2FPhatBob%2FUserGuide).
[]'s
França.
Gustavo Niva
16/06/2009, 20:22
VEMS só tem conteúdo gringo, e mesmo assim muito disperso! Mas se você é bom no inglês, não discuto ;-)Me viro bem em inglês sim... e mega "cresceu" no brasil, mas ainda tá longe de ser como é lá fora, qq coisa pode mandar (tradutor online e um pouco de paciência também funciona)...
Ainda sobre a mega, recomendo você conhecer o que realmente ela pode fazer com os processadores I e II, e com os códigos base e extra. Veja Feature comparison table (http://www.msextra.com/ms2extra/MS2-Extra_general.htm#features).Como tem tempo que eu pesquisei sobre isso, prosso estar confundindo um pouco os processadores, códigos, etc... mas tu comeu bola aí ó grande sabichão :odedo:
Segundo a tabela, MS1 Extra não tem Automatic Mixture Control: The ECU responds to the wideband input and adjusts the fuel VE table automatically. As an alternative use “Auto Tune” in Megatune.
E pro knock, que eu me lembre, tem que fazer uma outra placa... (obs: legal o lance de gravar... )
Mas na boa, porque você não cata uma VEMS? Seria legal ter um tópico sobre esse módulo no Niva ;-)Fala sério... se não vou usar nem todos os recursos da mega, não preciso mesmo de uma tão melhor :mrgreen:
Mas, a parte mais importante (única?!) tu não comentou... a descrição do projeto...
[]s,
Gustavo.
robertofs
17/06/2009, 01:38
Fala sério... se não vou usar nem todos os recursos da mega, não preciso mesmo de uma tão melhor :mrgreen:
Então tô perdendo meu tempo...
Mas, a parte mais importante (única?!) tu não comentou... a descrição do projeto...
Não sou tão sabichão assim :-(
Fico por aqui aguardando a descrição do seu projeto ;-)
[]'s
França.
robertofs
17/06/2009, 15:35
Vejam: Lada Niva (http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=14&t=908&p=12060#p12060)
[]'s
França.
robertofs
26/06/2009, 17:24
Segundo a tabela, MS1 Extra não tem Automatic Mixture Control: The ECU responds to the wideband input and adjusts the fuel VE table automatically. As an alternative use “Auto Tune” in Megatune.
Vejam http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=2&t=925&p=12376#p12374
Portanto, é possível fazer ajuste por sonda para o MS1, mas não de forma autônoma como é para o MS2.
[]'s
França.
buchmann
14/07/2009, 23:01
Então..
nada de foto com o tal Niva com injeção.. e nada de concreto.. infelizmente :(
buchmann
18/07/2009, 12:48
Ei pessoal..
qual seria a ECU de multi injetores de mais fácil re-programação??
robertofs
20/07/2009, 09:05
Então..
nada de foto com o tal Niva com injeção.. e nada de concreto.. infelizmente :(
Caramara, pra mim, é ainda um projeto. Estou correndo atrás de peças, estudando as adaptações necessárias, montando a minha ECU baseado na Megasquirt V2.2 com processador MS1 etc. No meu caso, eu não tenho a menor pressa. Quando sobra tempo e grana, a coisa anda devagarinho ;-)
[]'s
França.
robertofs
20/07/2009, 09:42
Ei pessoal..
qual seria a ECU de multi injetores de mais fácil re-programação??
No Brasil, creio que os módulos Pandoo e Fueltech sejam os mais fáceis nesse quesito, pois possuem interface própria para programação, dispensando o uso de um PC. No caso da Megasquirt, é necessário plugá-la a um PC para configurá-la e monitorá-la.
Seguem links para os módulos citados:
Fueltech (http://www.fueltech.com.br/br/product/detail/1/racepro1fi)
Megasquirt (http://msbr.com.br/magento/mega-squirt/montados?SID=8639cf237191b214cc2643ee4411686c)
Pandoo (http://www.orangeracing.com.br/produto.php?codigo=040908)
[]'s
França.
Gustavo Niva
20/07/2009, 17:01
Vejam http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=2&t=925&p=12376#p12374
Portanto, é possível fazer ajuste por sonda para o MS1, mas não de forma autônoma como é para o MS2.
[]'s
França.Nem precisa abrir o link, é isso que "As an alternative use “Auto Tune” in Megatune." significa...
Ou seja, a MS1 aproveita a sonda wide tanto quanto um carburador aproveitaria, mas ao invés de regular com uma chave de fenda tu precisa um notebook, cabo, etc...
Cada vez mais considerando se vale pena ou não... custo/benefício o lance é bura zero... e benefício puro acho que o lance é um ap 2.0 logo...
robertofs
20/07/2009, 18:26
Cada vez mais considerando se vale pena ou não... custo/benefício o lance é bura zero... e benefício puro acho que o lance é um ap 2.0 logo...
Considerando a aquisição de peças novas e o módulo mais em conta, vai uns R$ 2.000,00 mesmo. Talvez considerar um motor já injetado seja mais racional, mas R$ 2.000,00 é geralmente um valor barato para um motor 2.0 injetado e em boas condições, e somado a isso vem toda aquela história de adaptação, e talvez se gaste outros R$ 2.000,00.
Enfim, não aconselho e nem desaconselho ninguém. É pagar pra ver ;-)
[]'s
França.
Flugêncio
20/07/2009, 18:29
Nem precisa abrir o link, é isso que "As an alternative use “Auto Tune” in Megatune." significa...
Ou seja, a MS1 aproveita a sonda wide tanto quanto um carburador aproveitaria, mas ao invés de regular com uma chave de fenda tu precisa um notebook, cabo, etc...
Gustavo,
Sem desconsiderar o desejo e a vontade de inovar, pois já tem até Laika com motor Lótus Spirit.
Será que neste caso, cabe a célebre frase da esposa de um Jeepeiro conhecido nosso, " Colocar dinheiro bom em coisa podre"?
buchmann
20/07/2009, 19:20
Obrigado ai Roberto...
Estou pesquisando sobre a instalação da injeção multiponto no Niva. O mais complicado por enquanto é o tempo para fazer isso, semana que vem começa as aulas de novo.. dai baybay tempinho de sobra :(
Mas o que eu vejo ser mais complicado de arranjar é mesmo o coletor de admição, o resto creio que é pura adaptação, mas o coletor é um pouco dificil de adaptar.
O que eu li por ai é que tem um coletor que serve direitinho, é o coletor do motor SEVEL da Fiat (argentina). O problema é arranjar ele por aqui. :(
Obrigado e vlw ai
robertofs
21/07/2009, 11:58
Mas o que eu vejo ser mais complicado de arranjar é mesmo o coletor de admição, o resto creio que é pura adaptação, mas o coletor é um pouco dificil de adaptar.
O que eu li por ai é que tem um coletor que serve direitinho, é o coletor do motor SEVEL da Fiat (argentina). O problema é arranjar ele por aqui. :(
O coletor do SEVEL 1.6 8v MPi não é lá muito fácil de achar mesmo. Queimei sola de sapato pra achar, mas encontrei um e o arrematei por R$ 120,00. O coletor já vem com TBI incorporado, e no meu caso já veio o sensor de posição da borboleta (TPS), que ainda não sei se está funcionando.
Mas não é assim 100% plug&play. Tem que fazer uns ajustes mínimos, mas sem dúvida bem mais simples que fazer as bases pros bicos no coletor original, sem falar que no do SEVEL já tem plenum, coisa que não haveria no coletor original.
Posto isso, considerando que teria que ser feito as bases para os bicos no coletor original e a adaptação de algum TBI, acho que vale a pena procurar pelo o do SEVEL 1.6 8v MPi.
[]'s
França.
buchmann
21/07/2009, 22:42
Roberto.. creio que estamos no mesmo caminho, mas vc já esta ha alguns km de mim hehehehe
Sabes de qual carro é esse motor Sevel 1.6 8v mpi?? é só para facilitar minha busca e de quem tiver interesse no bixo
Abraços e obrigado ai pelas dicas ;)
robertofs
21/07/2009, 23:20
Roberto.. creio que estamos no mesmo caminho, mas vc já esta ha alguns km de mim hehehehe
Talvez seja porque estou em Goiânia-GO ehehehe
Sabes de qual carro é esse motor Sevel 1.6 8v mpi?? é só para facilitar minha busca e de quem tiver interesse no bixo
Abraços e obrigado ai pelas dicas ;)
Saiu na linha Uno (também Prêmio, Elba, Pickup LX) que tinha motor 1.6 MPi, nos Tipo 1.6 MPi e também nos Palio 1.6 MPi de 8 válvulas. O motor do Uno 1.4 Turbo também era da família SEVEL, e também usava o mesmo coletor, como ser visto em http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/uno-7.htm.
[]'s
França.
buchmann
22/07/2009, 17:29
Obrigado ai França (ou é Roberto??)
Agora é gastar sola de sapato atraz dessas raridades.. hehehe
Qualquer duvida ou solução estamos ai. (eu entro com as duvidas vc com a solução, deu pra perceber quem esta milhares de km a frente??...hahaha)
robertofs
22/07/2009, 18:11
Obrigado ai França (ou é Roberto??)
É Roberto França. Então, tanto faz ;-)
Agora é gastar sola de sapato atraz dessas raridades.. hehehe
Qualquer duvida ou solução estamos ai. (eu entro com as duvidas vc com a solução, deu pra perceber quem esta milhares de km a frente??...hahaha)
Seguinte: recomendo muito que você acompanhe o forum Megasquirt Brasil (forum.msbr.com.br). Lá rola muito assunto sobre adaptação de injeção eletrônica em motores carburados, e embora seja baseado no projeto Megasquirt, muito do que é exposto vale para assuntos gerais de injeção eletrônica.
[]'s
Roberto, o França ;-)
buchmann
24/07/2009, 11:16
Obrigado pelas dicas de novo Roberto.. :D
Ah.. eu ontem sai atraz do coletor de admição e toda a parafernalha... e adivinha o que encontrei??? Somente o coletor, sem a flauta, sem o sensor do borboleta, sem nada.. somente o coletor.. Achei meio caro o quanto eles estavam pedindo (R$250) e dai não comprei..
Mas se seu achar uma flauta sobresalente eu te aviso.
t+
Gustavo Niva
26/07/2009, 06:37
Somente o coletor, sem a flauta, sem o sensor do borboleta, sem nada.. somente o coletor.. Achei meio caro o quanto eles estavam pedindo (R$250) e dai não comprei..Por esse preço provavelmente dá pra pegar uma tbi monoponto... e dependendo do módulo que tu usar, a diferença entre mono e multi não vai ser muita...
[]s
Rones Jr
26/07/2009, 21:27
olha...depois muitas tabelas, estatísticas e pitacos...concluí que para nossos motores originalmente carburados, não vale a pena gastar tubos pele injeção MI...multibicos, afinal não temos as demais inovações dos blocos com multibicos.
Antes de vender o Shrek estava em pleno projeto de injetar o russo e verifiquei que a monoponto do GOL 1.6 e Uno 1.5 (salvo engano)... usam TBI com furação compatível com a do Weber 460, logo...de nosso coletor russo, com vantagem para o Gol que usava até distribuidor com hall. Pra que gastar mais? Pra fazer 6,18 km/l na multibico em vez de 6,09 na monobico?
Não tenho nada contra às idéias de multi, mega, etc. Muito ao contrário, curto e leio tudo atentamente...só estou tentando otimizar a praticidade para quem usou carbura a vida toda e quer algo eficiente, gastando menos possível.
Meio caminho já tá aí, pra quem acha q o ótimo é inimigo do bom.
Boa sorte,
Rones
robertofs
27/07/2009, 10:42
olha...depois muitas tabelas, estatísticas e pitacos...concluí que para nossos motores originalmente carburados, não vale a pena gastar tubos pele injeção MI...multibicos, afinal não temos as demais inovações dos blocos com multibicos.
A questão é: o cabeçote do Niva 1.7 com injeção multiponto é diferente do cabeçote do Niva 1.6 carburado? Salvo pequenas melhorias que devem ter ocorrido desde a versão carburada até a injetada multiponto, não há evidências no manual ilustrado do Niva, que demonstra o sistema carburado, o monoinjetado e o esquema elétrico do multi-injetado, de que haja mais de um cabeçote, o que me leva a crer que o alojamento dos bicos no multi também foi no coletor, e não no cabeçote, logo, qual seria as demais inovações? O bloco é o mais provável de ser o mesmo. Mas é o que penso, afinal, nunca vi um Niva com motor 1.7 com injeção multiponto de perto.
Antes de vender o Shrek estava em pleno projeto de injetar o russo e verifiquei que a monoponto do GOL 1.6 e Uno 1.5 (salvo engano)... usam TBI com furação compatível com a do Weber 460, logo...de nosso coletor russo, com vantagem para o Gol que usava até distribuidor com hall. Pra que gastar mais? Pra fazer 6,18 km/l na multibico em vez de 6,09 na monobico?
Camarada, concordo com você em número, gênero e grau. Se eu não tivesse conseguido um coletor do Fiat 1.6 8v MPi por R$ 120,00, que tem TBI incorporado, e 4 bicos zeros de Astra Flex por R$ 160,00, com certeza iria de monoponto. Inclusive, meu Lada Niva já possui ignição baseada em sensor hall original do Niva. No meu caso, não poderia ser mais fácil ;-)
Não tenho nada contra às idéias de multi, mega, etc. Muito ao contrário, curto e leio tudo atentamente...só estou tentando otimizar a praticidade para quem usou carbura a vida toda e quer algo eficiente, gastando menos possível.
Meio caminho já tá aí, pra quem acha q o ótimo é inimigo do bom.
Boa sorte,
Rones
Já ouvi dizer que os VW Gol 1.6 monoponto eram bem mais econômicos que os multi, mas se tem algo que me motiva a adotar injeção multi é a questão da impedância dos bicos. Bicos utilizados em sistemas monoponto são maiores que aqueles utilizados em sistemas multi, por questões óbvias. A característica de bicos maiores é serem de baixa impedância. Bicos de baixa impedância requerem o controle de corrente aplicada à eles através de PWM ou de um circuito P&H (Peak and Hold). O controle por PWM gera ruídos no sistema em função da frequência que é gerada, e um circuito P&H gera custo e complicação adicionais para um esquema "faça você mesmo" de injeção eletrônica, isso porque bicos maiores precisam de uma corrente maior para vencerem a resistência da mola para movimentar o êmbolo interno, mas depois de aberto, é necessário reduzir a corrente para mantê-lo apenas aberto e não gerar aquecimento no bico, que pode reduzir sua vida útil. Daí a minha opção pelo sistema multi, com bicos de alta impedância, que não requerem maiores cuidados. Outro aspecto dos sistemas multi é que sendo a válvula de admissão geralmente o alvo do esguicho (imagem abaixo), estando a válvula aquecida a probabilidade do contato do combustível com a válvula quente gerar vaporização é bem maior que aquela gerada apenas com o aquecimento do coletor de admissão, e combustível em estado gasoso é sinônimo de melhor homogeinização com o ar admitido, sem falar que é também mais provável que um cilindro será alimentado sempre com a mesma mistura ar/combustível no sistema multi, ao contrário de sistemas mono. Outro ponto também é que sistemas multi oferecem menos restrição à passagem do ar para os cilindros. Enfim, tudo isso deve gerar mixarias de melhora em relação a consumo e desempenho do motor, mas no meu caso, como disse, não poderia ser diferente ;-)
[]'s
França.
Rones Jr
27/07/2009, 11:08
A questão da impedância me convenceu...não tinha sequer passado pr estes detalhe na pesquisa anterior. Sobre os coletores, alguém já comparou com os FIASA do Palio...desconfio que sejam muito parecidos (conexões) com a do Niva. Bem, basta comparar as juntas de um e de outro, certo? Se forem...
robertofs
27/07/2009, 12:12
A questão da impedância me convenceu...não tinha sequer passado pr estes detalhe na pesquisa anterior.
Mas para não parecer que é algo inviável, pelo menos para o módulo que irei utilizar, que é o Megasquirt baseado na placa V2.2 com processador MS1, há vários casos de sucesso no uso de injeção mono e bico controlado por PWM, mas também há muitos relatos sobre os ruídos gerados. É uma questão de acerto da frequencia e também da qualidade do isolamento da placa e do chicote a ser utilizado.
Sobre os coletores, alguém já comparou com os FIASA do Palio...desconfio que sejam muito parecidos (conexões) com a do Niva. Bem, basta comparar as juntas de um e de outro, certo? Se forem...
Eu optei pelo coletor do SEVEL porque estive com o do FIASA em mãos. O do Fiasa é mais estreito na conexão com o cabeçote, e não casa com as janelas do cabeçote do Niva. Também é mais alto. Inicialmente, pensei em pegar uma parte do coletor do Fiasa e soldá-la a uma parte do coletor do Niva, mas isso tornaria a distância dos bicos em relação à válvula maior, além de que os bicos ficariam em uma posição diferente das janelas. Enfim, não me pareceu viável. Pra minha sorte, encontrei o do SEVEL e constatei que era 99% plug&play, e pelo preço que achei não pude dispensá-lo ;-)
Também é possível confeccionar o alojamento dos bicos no coletor original do Niva, mas esse sim não é um coletor que ofereça os requisitos ideais para um sistema multi, já que não tem plenum (aquela caixa maior nos coletores multi onde são conectados os dutos que vão para o cabeçote), e também não parece ser ideal nem para monoponto, se comparado com o coletor do Tipo 1.6 monoponto (foto em anexo), que também, a exemplo do coletor multiponto do tipo 1.6MPi, seria também 99% plug&play com o cabeçote do Niva.
[]'s
França.
BACALHAU
27/07/2009, 21:40
Eu vou brincar com isto aqui:
Esta TBI com central GM, que estava instalada (adaptada) em um Tempra 2.0 e funcionando que era uma beleza.
Esta é 99,5 % P&P com o coletor do NIVA, pois só precisei fazer dois furos (destacados em vermelho).
Lembrando: vou aumentar a cilindrada do Pangaré para 1.8 (pistões do Tempra 2.0).
O motivo principal: quero me livrar do carburador, pois cada vez é mais difícil obter peças de reposição e encontrar quem realmente saiba o que está fazendo em termos de manutenção desse item. Se daí vier economia e aumento desempenho (tem tudo para isso), ótimo. :dance:
Para quem acha que é mais difícil "futucar" numa TBI do que em um carburador, ou nunca mexeu em um, ou no outro, ou em ambos. :mrgreen:
Se o medo for ficar enguiçado em um interior por falta de peças (bico injetor, p.ex.) digo o seguinte: se aqui no fú do mundo eu encontrei (o bico é novo, juntas novas,...), em qualquer outro lugar encontra. :twisted:
Vamos ver no que vai dar. :shock:
buchmann
27/07/2009, 22:52
Ei Baca..
Quanto vc pagou pelo TBI com central GM??? Só por curiosidade
BACALHAU
27/07/2009, 23:18
Cara, nem sei.
Encontrei um sucateiro meio doido em uma cidade da região.
A TBI, o módulo, um compressor de AC, uma caixa de filtro de ar cilindrica, a coluna de direção completa do Tempra, o pedal do acelerador do Escort, um AC completo do Tempra (compressor (outro), caixa do painel com ventilador e tudo o mais), um engate de reboque excelente e não sei se esqueci mais alguma coisa, por R$ 600,00 (seiscentos reais) mais um hidrovácuo, duas pinças de freio e as pedaleiras de um Gol, que eu tinha e ia instalar em um CJ (antes do NIVA).
Me arrependi de não ter comprado o motor do Tempra. Estava em ótimo estado e o cara me vendia completo (com alternador, DH e tudo o mais por R$ 1.000,00 (mil reais). Com documentação.
Li por aqui no Fórum que alguém comprou só a TBI e o módulo, me parece que em SP, por R$ 700,00.
Uma dica para negociar com sucateiros. Entro pedindo algo que sei que é difícil o cara ter, aí vou olhando, aparentando desinteresse, o que o cara tem. Vou conversando sobre carros e peças diferentes do que eu quero na realidade. Quando vejo o que eu quero, pergunto como quem não quer nada e digo que talvez, quem sabe, dê para adaptar. Pimba, sai baratinho.
robertofs
28/07/2009, 17:05
Eu vou brincar com isto aqui:
Esta TBI com central GM, que estava instalada (adaptada) em um Tempra 2.0 e funcionando que era uma beleza.
Esta é 99,5 % P&P com o coletor do NIVA, pois só precisei fazer dois furos (destacados em vermelho).
Acho que vai ficar show!
Hoje chegaram umas pecinhas pro meu, que podem ser vistas em http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=14&t=908&p=13747#p13747.
Recomendo a Nafil (www.nafil.com.br). Ótimo preço e atendimento
[]'s
França.
BACALHAU
28/07/2009, 20:02
Acho que vai ficar show!
...
[]'s
França.
Você está de brincadeira...
Perto do que você está fazendo estou até envergonhado. :oops:
Manda bala. :palmas: :palmas: :palmas:
Me avisa quando você começar a aceitar encomendas. Quero uma.
buchmann
29/07/2009, 12:52
Muito intessante Roberto, se um dia eu conseguir peças com preço bom por aqui vou entrar de cabeça no Multiponto... mas por enquanto vou procurando.
Bom.. se achar um Monopnto bom e barrato, creio que pego ele primeiro..
Só na procura hehehe
robertofs
29/07/2009, 14:36
Muito intessante Roberto, se um dia eu conseguir peças com preço bom por aqui vou entrar de cabeça no Multiponto... mas por enquanto vou procurando.
Bom.. se achar um Monopnto bom e barrato, creio que pego ele primeiro..
Só na procura hehehe
Em conversas pvt com o Bacalhau, concluimos que a probabilidade do sistemas de gerenciamento baseado na central Multec 700 (que equipou Monza e Kadett) dar certo no motor do Niva é muito grante. Isso porque o regime de rotações para potência e torque máximos dos motores GM Família II que usaram a Multec 700 é bem parecido com os parâmetros do motor do Niva, e isso pode favorecer a compatibilização. No entanto, não conheço a curva de avanço de ignição dos motores GM, e talvez esse fosse o ponto de atenção. Outro detalhe que é bem vindo para o motor do Niva é que sendo uma sistema utilizado em motores maiores já fornece sobrealimentação para o motor Niva render um pouco mais, já que mesmo aspirado a tendência de funcionamento do motor do Niva é sempre mais rica da que se observa no Lada Laika, razão pelo qual o Niva não consegue ser tão econômico quanto seu doador de motor. Mas como a TBI oferece menos restrição à passagem do ar que o carburador, é possível que o motor passe a render mais pelo combustível que está sendo admitido.
Enfim, é tudo teoria, mas estou apostando que o nosso camarada Bacalhau irá nos mostrar que na prática será melhor ainda, e o legal disso é que teremos dois parâmetros para o Niva, que é uma injeção monoponto baseada no sistema Multec 700 (by Bacalhau) e outra multiponto baseada no projeto Megasquirt (By França) ;-)
[]'s
França.
Gustavo Niva
29/07/2009, 15:41
Tem boas chances de a multec 700 ser praticamente plug & play mesmo... e de o resultado final (potencia, consumo, etc) ficarem bem razoáveis... no pior dos casos, se não ficar legal, é só trocar o módulo por uma ms depois...
Boa Sorte! :concordo:
robertofs
29/07/2009, 16:36
Baixei os manuais de serviço do Lada Niva 1.7, e lá consta os sistemas mono e multiponto. Estou anexando a parte que mostra os coletores. Vejam como o coletor para o monoponto se parece com o coletor do Tipo 1.6 ie que eu já havia postado aqui.
Quanto ao multiponto, como imaginava, os bicos são alojados no coletor mesmo, então, meu coletor de Tipo 1.6 MPi tá mais que no jeito pro cabeçote do Niva ;-)
[]'s
França.
robertofs
29/07/2009, 17:37
Fiz uma projeção meio porca do que seria o coletor do Sevel 1.6 MPi no cabeçote do Niva, e também uma linha indicando a posição do bico no coletor. Em anexo também envio tipos de bico e o formato do esguicho. No meu caso, os bicos que vou utilizar tem mesmo formato do segundo bico da direita para a esquerda.
[]'s
França.
Gustavo Niva
04/08/2009, 17:14
Quase esqueci desse, mas vale a pena quem quer menos gambiarra e mais funcionalidade dar uma olhada... heheheh
Edição: Lembrei que tenho mais um bom perdido por aqui... assim que achar eu posto...
robertofs
13/08/2009, 16:03
Adaptando coletor sevel para Niva MPFI (http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=14&t=908&p=14536#p14533)
[]'s
França.
BACALHAU
13/08/2009, 21:54
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Aceita encomenda? 8-)
robertofs
14/08/2009, 08:49
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Aceita encomenda? 8-)
Depois que o meu estiver homologado, quem sabe ;-)
[]'s
França.
jfazioni
24/08/2009, 05:11
eai pessoal, desculpem a intromissão, mas eu trabalhei numa oficina aki em atibaia, que meche com nivas, e agente colocava a injeção do ap 1.8 monoponto no niva, é mto facil, é só tirar o carbura e colocar o tbi, tira um põe outro, e o resto não é mto dificil tbm, e fica mto bom, se alguem tiver interesse o fone é 4411 1375, adriano ou michel
vlw!
eai pessoal, desculpem a intromissão, mas eu trabalhei numa oficina aki em atibaia, que meche com nivas, e agente colocava a injeção do ap 1.8 monoponto no niva, é mto facil, é só tirar o carbura e colocar o tbi, tira um põe outro, e o resto não é mto dificil tbm, e fica mto bom, se alguem tiver interesse o fone é 4411 1375, adriano ou michel
vlw!
Fazioni, obrigado pelo interesse, mas, para evitar ilusões e excesso de otimismo, me sinto na obrigação de discordar de parte de suas informações:
Conheço bem o Adriano e o Michel, da Motorfort, visito-os e converso com eles de vez em quando (dá gosto falar com eles, são ambos apaixonados por mecânica e pelo Niva) e eles, de fato, já adaptaram a i.e. em alguns Nivas (conheço, inclusive um destes Nivas), obtendo, pelo que sei, bons resultados. Entretanto, esta adaptação não tem nada de fácil e/ou simples, ao contrário, foi bastante trabalhosa e demorada, pois requereu testes e tentativas, devido à falta de informações passadas sobre ela, ou seja, foi um trabalho no qual tiveram que partir do zero, descobrindo as coisas à medida que os problemas iam aparecendo.
Entretanto, acredito que, com o passar do tempo, devido à experiência adquirida, a adaptação passará a ser mais fácil e rápida. :concordo:
BACALHAU
24/08/2009, 12:54
Gil, com todo o repeito e consideração da minha amizade por você.
Não sei o que você vê de tão difícil nessa adaptação da injeção monoponto em substituição ao carburador.
Não só eu, mas várias outras pessoas que fizeram isso não tiveram maiores dificuldades. É óbvio que alguns ajustes precisam ser feitos, porém, na minha opinião, é muito mais fácil que ficar regulando velhos carburadores.
Esse assunto já foi, inclusive, matéria de revista automotiva.
Veja bem, estou me referindo à injeção MONOPONTO. Quanto à adaptação da injeção MULTIPONTO, sobre a qual o Roberto França pode falar com muuuuuuito mais conhecimento, é certo que não é tão simples, mas acho que os resultados compensam o trabalho.
Não sei se é o seu caso, mas comigo acontece da seguinte forma: quando desconheço um assunto, acho a questão complicada, me parece por vezes um obstáculo além da minha capacidade, mas à medida que vou aprendendo sobre o assunto, vejo que não é nenhum "bicho de sete cabeças". É o caso dessa adaptação.
Não se esqueça que nos NIVAs 1.7i (monoponto), foi simplesmente colocada uma TBI controlada por uma central GM e meia dúzia de sensores.
Gil, com todo o repeito e consideração da minha amizade por você.
Não sei o que você vê de tão difícil nessa adaptação da injeção monoponto em substituição ao carburador.
Não só eu, mas várias outras pessoas que fizeram isso não tiveram maiores dificuldades. É óbvio que alguns ajustes precisam ser feitos, porém, na minha opinião, é muito mais fácil que ficar regulando velhos carburadores.
Esse assunto já foi, inclusive, matéria de revista automotiva.
Veja bem, estou me referindo à injeção MONOPONTO. Quanto à adaptação da injeção MULTIPONTO, sobre a qual o Roberto França pode falar com muuuuuuito mais conhecimento, é certo que não é tão simples, mas acho que os resultados compensam o trabalho.
Não sei se é o seu caso, mas comigo acontece da seguinte forma: quando desconheço um assunto, acho a questão complicada, me parece por vezes um obstáculo além da minha capacidade, mas à medida que vou aprendendo sobre o assunto, vejo que não é nenhum "bicho de sete cabeças". É o caso dessa adaptação.
Não se esqueça que nos NIVAs 1.7i (monoponto), foi simplesmente colocada uma TBI controlada por uma central GM e meia dúzia de sensores.
"...Entretanto, esta adaptação não tem nada de fácil e/ou simples, ao contrário, foi bastante trabalhosa e demorada, pois requereu testes e tentativas, devido à falta de informações passadas sobre ela, ou seja, foi um trabalho no qual tiveram que partir do zero, descobrindo as coisas à medida que os problemas iam aparecendo.
Entretanto, acredito que, com o passar do tempo, devido à experiência adquirida, a adaptação passará a ser mais fácil e rápida."
Graaaande Bacalhau & demais, como se pode observar em minha mensagem, parcialmente reproduzida acima, em nenhum momento eu usei a palavra "difícil". Isto porque não se trata de dificuldades a serem contornadas, os segredos da i.e. já são, de forma geral, bastante conhecidos pelos mecânicos. Trata-se, isto sim, do fato de uma adaptação como esta requerer, como eu escrevi em minha mensagem, tempo, dedicação e bastante trabalho, pois, devido à ausência de informações a respeito, é quase toda executada com base em tentativas e erros. Se, ao adaptar um carburador não-original no Niva, precisamos testar diferentes giglagens para chegar a um resultado satisfatório, o que já é bastante trabalhoso, imagine-se este trabalho multiplicado por "x", pois a i.e. dispõe de "n" variáveis a serem consideradas (curva de torque, rpm de torque máximo, rpm de potência máxima, etc...), sendo que esta variáveis mudam de um motor para outro. Na verdade, podemos até ter dois carros equipados com o mesmo motor e com a mesma unidade de i.e., porém com regulagens de i.e. diferentes. É necessário testar cada um destas inúmeras possibilidades, para se chegar a um mapeamento de i.e. que atenda bem ao motor Lada, e isto demanda, como eu escrevi acima, tempo, paciência e conhecimento.
Uma vez descoberto o mapeamento ideal para o motor Lada, tudo se torna fácil, o que dá trabalho é se chegar a este mapeamento.
Aliás, por experiência própria (tive um Niva 98 1.7i), posso afirmar que mesmo no caso de uma i.e. já instalada e funcionando, não é fácil se conseguir a sua manutenção, se não dispusermos de informações confiáveis sobre a mesma. Eu penei muito tentando encontrar alguém que se dispusesse a fazer uma revisão geral na i.e. deste meu Niva, ouvi muitos palpites e "eu acho que", mas nada que inspirasse confiança, pois não havia informações disponíveis sobre a i.e. Lada. Sabia-se que era "parecida" com a do Monza e do Kadett, sabia-se que era possível fazer algumas das verificações e regulagens necessárias, mas não era possível fazer um serviço completo e confiável. Esta acabou sendo uma das razões para a venda do Niva, pois, se algo acontecesse com a i.e. durante uma viagem por lugares distantes, a única coisa que eu poderia fazer seria sentar no chão e chorar :mrgreen:, pois seria muito difícil encontrar alguém habilitado e disposto a mexer nesta i.e.. Resolvi continuar usando o Niva com o ultrapassado carburador, pois neste eu saberia mexer, em caso de necessidade.
Para terminar, quero deixar claro que não sou, é claro, o dono da verdade, e também que nada tenho contra o sistema de i.e., muito pelo contrário, eu gostaria muito de dispor de um sistema multiponto original em um Niva. Se alguém quiser fazer a adaptação de i.e. no motor, que o faça, porém ciente das dificuldades que poderá vir a encontrar, tanto na adaptação como na manutenção do sistema.
O negócio então é, instalando uma i.e. no Niva, andar com as tabelas no porta-luvas. Assim vc "ensina" pro mechânico, rs.
robertofs
24/08/2009, 14:51
Camarada Bacalhau, nosso camarada Gil tem razão quando diz que não é fácil, e eu posso afirmar que é difícil. Independentemente do sistema ser mono ou multi, os componentes periféricos são os mesmos, ou seja, sensor de temperatura de ar e água, de rotação, de oxigênio, e no que diz respeito aos atuadores, a diferença do mono pro multi é que um aciona um bico e o outro um por cilindro. Então, não se iluda! Seu projeto é tão complexo quanto o meu, senão mais, pois no seu caso, que vai usar uma injeção de Monza, ainda terá que dar um jeito no sensor de velocidade e também usar um distribuidor com o módulo HEI, como demonstra os materiais que enviei a você sobre a injeção Multec 700, para oferecer ao módulo 100% dos componentes previstos, e assim, reduzir a probabilidade de falhas.
Portanto, recaptulando, é difícil? É! Impossível? Não, mas é mais difícil ainda conseguir funcionamento adequado com uma injeção elaborada para um outro motor que não seja o do Niva, por questões óbvias, já que, analogamente falando, é como pegar um carburador com parâmetros originais de um outro motor e colocá-lo no motor do Niva, e obter 100% de compatibilidade. No caso do carburador, ainda se pode trocar um giclê, e no módulo de injeção só trocando ou ajustando o mapa de injeção, e com certeza tem bem menos pessoas que fazem bem isso que alguém que saiba trocar um giclê de carburador.
Como já falamos sobre a injeção Multec 700, é possível (não provável, ainda) que haja boa compatibilização considerando os parâmetros de rotação para potência e torques máximos, mas é só. Quem quer ter algo que possa ser ajustado baseando nos parâmetros originais do motor tem que apelar para módulos genéricos, caso contrário, é pura loteria, e com a injeção mono do VW AP 1.8 não seria diferente.
Adaptação de um TBI sobre o coletor original ou de um coletor de Fiat SEVEL MPi no cabeçote do Niva é o menor dos problemas.
[]'s
França.
BACALHAU
24/08/2009, 14:59
Gil, quando você diz: "Aliás, por experiência própria (tive um Niva 98 1.7i), posso afirmar que mesmo no caso de uma i.e. já instalada e funcionando, não é fácil se conseguir a sua manutenção, se não dispusermos de informações confiáveis sobre a mesma. Eu penei muito tentando encontrar alguém que se dispusesse a fazer uma revisão geral na i.e. deste meu Niva, ouvi muitos palpites e "eu acho que", mas nada que inspirasse confiança, pois não havia informações disponíveis sobre a i.e. Lada. Sabia-se que era "parecida" com a do Monza e do Kadett, sabia-se que era possível fazer algumas das verificações e regulagens necessárias, mas não era possível fazer um serviço completo e confiável. Esta acabou sendo uma das razões para a venda do Niva, pois, se algo acontecesse com a i.e. durante uma viagem por lugares distantes, a única coisa que eu poderia fazer seria sentar no chão e chorar :mrgreen:, pois seria muito difícil encontrar alguém habilitado e disposto a mexer nesta i.e.. ", quando foi isso?
Atualmente eu acho que a situação se inverteu. Vendi a minha Quantum pois a minha dificuldade era encontrar quem soubesse mexer "mais ou menos" no carburador da mesma. E não estou falando aqui, no fú do mundo. Em Salvador e em Fortaleza não encontrei quem soubesse fazer um serviço de regulagem aceitável. Agora, quando coprei o meu atual 4X2 (Saveiro 1.6 Mi), estava com problema na marcha lenta. Levei em uma oficina, próxima a Tamboril, o mexânico ligou o "computador" na tomada da central da IE e pronto (falha no atuador da marcha lenta). Lá mesmo comprei a peça, troquei e pronto. Na mesma loja/oficina comprei todas as peças para revisar a TBI que eu comprei para o Pangaré, inclusive o bico injetor. Agora, chega lá pedindo peças para carburador...
Isso, no sertão do Ceará, NE. Pelas queixas de quem tem carro carburado, inclusive nossos colegas NIVeiros, encontrar quem faça uma regulagem aceitável nos carburadores no Sul e Sudeste, a situação não é diferente.
Quem quiser ter seus NIVAs por mais alguns anos anos, não tem jeito: Vai ter que partir para uma IE. Por quanto tempo mais você acha que a Autovaz vai fornecer carburadores?
robertofs
24/08/2009, 15:01
O negócio então é, instalando uma i.e. no Niva, andar com as tabelas no porta-luvas. Assim vc "ensina" pro mechânico, rs.
Pessoal, não confundam injeção eletrônica com carburador.
Existem sim tabelas de giclês para carburadores, bem como altura da bóia, abertura do suplemento de ar para marcha lenta, alvo do esguicho de aceleração rápida etc., mas não há uma tabela dizendo que em rotação "r", com fator lâmba "y", pressão barométrica "k", temperatura do ar "a" e de água "h", com aceleração em "c"% para ajustar o tempo de abertura dos bicos em "t" milissegundos e avanço da ignição em "g" graus. Isso é puro processamento de dados, onde há entrada de dados (valores oriundos dos sensores), processamento (a partir do cruzamento dos dados de entrada encontrar no mapa de injeção ou calcular valores para os atuadores de marcha lenta, de injeção de combustível, avanço da ignição etc.) e saída (comando dos atuadores).
A coisa é feita para não ter manutenção. No máximo, trocar sensores e/ou atuadores (no caso de bicos, é possível até limpá-los), e só.
[]'s
França.
robertofs
24/08/2009, 15:25
Gil, quando você diz: "Aliás, por experiência própria (tive um Niva 98 1.7i), posso afirmar que mesmo no caso de uma i.e. já instalada e funcionando, não é fácil se conseguir a sua manutenção, se não dispusermos de informações confiáveis sobre a mesma. Eu penei muito tentando encontrar alguém que se dispusesse a fazer uma revisão geral na i.e. deste meu Niva, ouvi muitos palpites e "eu acho que", mas nada que inspirasse confiança, pois não havia informações disponíveis sobre a i.e. Lada. Sabia-se que era "parecida" com a do Monza e do Kadett, sabia-se que era possível fazer algumas das verificações e regulagens necessárias, mas não era possível fazer um serviço completo e confiável. Esta acabou sendo uma das razões para a venda do Niva, pois, se algo acontecesse com a i.e. durante uma viagem por lugares distantes, a única coisa que eu poderia fazer seria sentar no chão e chorar :mrgreen:, pois seria muito difícil encontrar alguém habilitado e disposto a mexer nesta i.e.. ", quando foi isso?
Atualmente eu acho que a situação se inverteu. Vendi a minha Quantum pois a minha dificuldade era encontrar quem soubesse mexer "mais ou menos" no carburador da mesma. E não estou falando aqui, no fú do mundo. Em Salvador e em Fortaleza não encontrei quem soubesse fazer um serviço de regulagem aceitável. Agora, quando coprei o meu atual 4X2 (Saveiro 1.6 Mi), estava com problema na marcha lenta. Levei em uma oficina, próxima a Tamboril, o mexânico ligou o "computador" na tomada da central da IE e pronto (falha no atuador da marcha lenta). Lá mesmo comprei a peça, troquei e pronto.
Aqui o Bacalhau está coberto de razão!
Então, vamos pontuar algumas coisas para não confundir o resto do pessoal.
1) Manter qualquer carburador já não é tarefa tão simples, dado a dificuldade pra encontrar peças ou mecânicos que saibam ajustá-lo para o motor ficar redondo;
2) Injetar um motor originalmente carburado não é tarefa simples, mas uma vez feito será melhor que o melhor dos carburadores, se o objetivo é o render mais e gastar menos.
Se o Gil vendeu seu Niva 1.7i com receio de que alguém não conseguiria ajustar sua injeção, foi uma pena, porque não há ajustes em um módulo de injeção original. Como falei, no máximo, vc troca os componentes periféricos. Ajustes só em módulos de injeção genéricos, que são idealizados para serem utilizados em qualquer motor, logo, ser ajustável já é uma premissa.
[]'s
França.
Atualmente eu acho que a situação se inverteu. Vendi a minha Quantum pois a minha dificuldade era encontrar quem soubesse mexer "mais ou menos" no carburador da mesma. E não estou falando aqui, no fú do mundo. Em Salvador e em Fortaleza não encontrei quem soubesse fazer um serviço de regulagem aceitável. Agora, quando coprei o meu atual 4X2 (Saveiro 1.6 Mi), estava com problema na marcha lenta. Levei em uma oficina, próxima a Tamboril, o mexânico ligou o "computador" na tomada da central da IE e pronto (falha no atuador da marcha lenta). Lá mesmo comprei a peça, troquei e pronto. Na mesma loja/oficina comprei todas as peças para revisar a TBI que eu comprei para o Pangaré, inclusive o bico injetor. Agora, chega lá pedindo peças para carburador...
Isso, no sertão do Ceará, NE. Pelas queixas de quem tem carro carburado, inclusive nossos colegas NIVeiros, encontrar quem faça uma regulagem aceitável nos carburadores no Sul e Sudeste, a situação não é diferente.
Quem quiser ter seus NIVAs por mais alguns anos anos, não tem jeito: Vai ter que partir para uma IE. Por quanto tempo mais você acha que a Autovaz vai fornecer carburadores?
Isto ocorreu por volta de 2.000, mas não vem ao caso. Bacalhau, o problema não é achar alguém que saiba mexer com i.e., e sim conhecer com exatidão os parâmetros da i.e. dos Lada. É o mesmo que pedir a um médico formado pela melhor faculdade de Medicina do país que faça um diagnóstico de determinado paciente, porém sem lhe informar quais os sintomas apresentados pelo mesmo. Ou seja, o comprovado conhecimento deste médico não irá ser útil, se não lhe forem passadas as informações das quais ele precisa para fazer um diagnóstico.
Só para exemplificar, quando eu tinha o Niva 1.7i, tentei recorrer à Bomer e à IPS, ambos especializados em Lada, e nenhuma das duas conseguiu resolver a parada. :parede:
robertofs
24/08/2009, 18:05
Isto ocorreu por volta de 2.000, mas não vem ao caso. Bacalhau, o problema não é achar alguém que saiba mexer com i.e., e sim conhecer com exatidão os parâmetros da i.e. dos Lada. É o mesmo que pedir a um médico formado pela melhor faculdade de Medicina do país que faça um diagnóstico de determinado paciente, porém sem lhe informar quais os sintomas apresentados pelo mesmo. Ou seja, o comprovado conhecimento deste médico não irá ser útil, se não lhe forem passadas as informações das quais ele precisa para fazer um diagnóstico.
Só para exemplificar, quando eu tinha o Niva 1.7i, tentei recorrer à Bomer e à IPS, ambos especializados em Lada, e nenhuma das duas conseguiu resolver a parada. :parede:
Era só dar uma olhada no manual de serviço da versão injetada. Tem o passo a passo para teste dos atuadores e sensores.
Inclusive, dando uma lida agora descobri algo interessante, que demonstra que cada caso é um caso ;-)
[]'s
França.
E então França, como anda o Niva injetado?
Partiu mesmo para o módulo GM?:pipoca:
Eu não estava acompanhando muito este tópico pois meu Niva é diesel, mas como agora estou com dois amigos com Nivas:dance:, to querendo usar eles de cobaia, rs.
Só que a idéia é tornar os carros tetra-fuel (ou ao menos flex):shock:.
Falando nisso, será que o coletore de exaustão do Uno turbo também casam com o do Niva? :twisted:
Abraços!
(Semana que vem começo a rodar ferro velho atrás de pecinhas para o meu e coletores SEVEL)
robertofs
31/08/2009, 09:22
E então França, como anda o Niva injetado?
Partiu mesmo para o módulo GM?:pipoca:
Então, é o camarada Bacalhau que está tocando a empreitada de utilizar uma injeção GM baseado no módulo Multec 700 (Monza, Kadett, Ipanema etc.) (http://sosmecanico.kit.net/Ind53.htm). Eu vou usar um módulo genérico, baseado na placa Megasquirt V2.2 (http://www.bgsoflex.com/v22/msv22.html) com processador MS1-Extra (http://www.msextra.com/manuals/MS_Extra_Manual_Index.htm).
Eu não estava acompanhando muito este tópico pois meu Niva é diesel, mas como agora estou com dois amigos com Nivas:dance:, to querendo usar eles de cobaia, rs.
Só que a idéia é tornar os carros tetra-fuel (ou ao menos flex):shock:.
Falando nisso, será que o coletore de exaustão do Uno turbo também casam com o do Niva? :twisted:
Então, eu não chequei o coletor de escape, mas considerando a semelhança com o coletor de admissão é possível que possa haver compatibilidade também com o coletor de escape, e sendo o do Uno Turbo fica fácil para pendurar uma turbina. Eu já tenho um coletor para turbina acoplável ao coletor original do Niva, pois eu turbinei meu primeiro Niva ;-)
[]'s
França.
Então, to com dois amigos com Nivas agora ambos com kit-gás. Minha idéia está sendo de colocar caraminhola na cabeça deles para turbinar e/ou colocar uma injeção (melhor seria se gerenciasse inclusive o gás).:twisted:
Como um deles (o Igor) já está tendo dor-de-cabeça com o carburador (o carro dele só funciona no gás) acho que já tenho um candidato à cobaia para injetar. A injeção do Monza sei que não é flex, dai fica a pergunta, essa que vc está para instalar é?
A turbina fica para depois e talvez para o outro (o Leandro) servir de cobaia.:pipoca:
robertofs
01/09/2009, 09:17
Então, to com dois amigos com Nivas agora ambos com kit-gás. Minha idéia está sendo de colocar caraminhola na cabeça deles para turbinar e/ou colocar uma injeção (melhor seria se gerenciasse inclusive o gás).:twisted:
Com a megasquirt, utilizando uns bicos de injeção de gás como os do Fiat Tetrafuel, talvez fosse até possível gerenciar, e também gerenciar outros bicos para injeção de combustível líquido. Isso porque a mega é semi-sequencial, ou seja, a injeção é banco a banco. É possível criar mapas distintos para cada banco, e assim, acho que é factível considerar usar um banco para combustível líquido e outro para gasoso, mas é só teoria. No forum Megasquirt Brasil (forum.msbr.com.br) não vi ninguém que tenha feito isso. Mas uma coisa é certa: seria possível gerenciar a injeção de combustível líquido e o avanço de ignição necessário para essa situação, e usar um mapa de ignição para ser usado apenas com o gas, fazendo algum circuito para desligar o acionamento dos bicos de combustível líquido quando fosse utilizado somente gás. Já melhoraria alguma coisa, mas é só suposição, baseando nas inúmeras possibilidades que a Megasquirt oferece.
Como um deles (o Igor) já está tendo dor-de-cabeça com o carburador (o carro dele só funciona no gás) acho que já tenho um candidato à cobaia para injetar. A injeção do Monza sei que não é flex, dai fica a pergunta, essa que vc está para instalar é?
A turbina fica para depois e talvez para o outro (o Leandro) servir de cobaia.:pipoca:
Como posso ter na megasquirt 2 mapas distintos, posso fazer um para gasolina e outro para álcool. Flex como é nos carros de fábrica não seria, mas poderia facilmente usar, exclusivamente, um ou outro combustível, bastando para isso trocar de mapa, o que já é um alento.
[]'s
França.
Com a megasquirt, utilizando uns bicos de injeção de gás como os do Fiat Tetrafuel, talvez fosse até possível gerenciar, e também gerenciar outros bicos para injeção de combustível líquido.
HUmmm muito interessante isso, admito que ainda não vi um fiat tetrafuel com o capô aberto, nem imaginava esse sistema. Tenho de rever meus conceitos!
Isso porque a mega é semi-sequencial, ou seja, a injeção é banco a banco. É possível criar mapas distintos para cada banco, e assim, acho que é factível considerar usar um banco para combustível líquido e outro para gasoso, mas é só teoria. No forum Megasquirt Brasil (forum.msbr.com.br) não vi ninguém que tenha feito isso. Mas uma coisa é certa: seria possível gerenciar a injeção de combustível líquido e o avanço de ignição necessário para essa situação, e usar um mapa de ignição para ser usado apenas com o gas, fazendo algum circuito para desligar o acionamento dos bicos de combustível líquido quando fosse utilizado somente gás. Já melhoraria alguma coisa, mas é só suposição, baseando nas inúmeras possibilidades que a Megasquirt oferece.
Era algo assim que eu havia imaginado, na realidade a centralina passaria a gerenciar apenas a curva de ignição meio "as cegas" e quem iria cuidar da injeção de gás seria um sistema de membrana convencional. Algo como ter uma ignição eletrônica com avanço de ponto, seria uma subutilização da injeção, masss...
Como posso ter na megasquirt 2 mapas distintos, posso fazer um para gasolina e outro para álcool. Flex como é nos carros de fábrica não seria, mas poderia facilmente usar, exclusivamente, um ou outro combustível, bastando para isso trocar de mapa, o que já é um alento.
[]'s
França.
Só dois mapas? Caramba, é pouco... Queria algo com uns 6 pelo menos. Um para a curva do gás, outro para gasolina 100%, outro para a "batizada oficial", mais um para a 50%, outro para a 30% e, por fim, uma para alcool hidratado. E ainda que mudasse de um mapa para outro sem apertar botões! Será que alguém já fez um módulo com essas possibilidades? Acho que to querendo demais né? rs
Gustavo Niva
01/09/2009, 11:33
...acho que é factível considerar usar um banco para combustível líquido e outro para gasoso, mas é só teoria. No forum Megasquirt Brasil não vi ninguém que tenha feito isso. Mas uma coisa é certa: seria possível gerenciar a injeção de combustível líquido e o avanço de ignição necessário para essa situação, e usar um mapa de ignição para ser usado apenas com o gas, fazendo algum circuito para desligar o acionamento dos bicos de combustível líquido quando fosse utilizado somente gás.Dá uma olhada nos fórums de países que tem GNV e megasquirt a mais tempo do que nós (italia, p.ex) que tu vai achar algumas "soluções" (ou pelo menos tentativas :mrgreen:)
Que me lembre, se for pra usar só a ignição, não precisa desligar nada, é só colocar "0" em algumas tabelas...
robertofs
01/09/2009, 11:36
Só dois mapas? Caramba, é pouco... Queria algo com uns 6 pelo menos. Um para a curva do gás, outro para gasolina 100%, outro para a "batizada oficial", mais um para a 50%, outro para a 30% e, por fim, uma para alcool hidratado. E ainda que mudasse de um mapa para outro sem apertar botões! Será que alguém já fez um módulo com essas possibilidades? Acho que to querendo demais né? rs
Na prática, duas tabelas já resolvem bem o problema. Com o álcool bem mais interessante que a gasolina em termos de desempenho e preço, usar gasolina pra que? Uma tabela para injeção e ignição usando álcool, e outra somente para ignição quando usar gás já seria melhor que nada. Em relação a megasquirt, você pode ter quantos mapas quiser, mas além dos dois armazenados no processador, só subindo outro utilizando um computador.
Os módulos da FuelTech (http://www.fueltech.com.br/br/product/detail/1/racepro1fi) e Pandoo (http://www.pandoo.com.br/Injecao-Eletronica-EFI-4.asp) trabalham com 3 mapas.
[]'s
França.
O Flex da MS é pra inglês, ou melhor, americano ver. Não serve para o nosso caso.
Para os menos afortunados, ainda há a opção da Megasquirt V2.2 com processador I, que resolve o problema de praticamente todo motor carburado, controlando injeção e ignição.
MegaSquirt-I Programmable EFI System PCB2.2 (http://www.diyautotune.com/catalog/megasquirti-programmable-efi-system-pcb22-assembled-unit-p-34.html)
O detalhe por conta da V2.2 com processador I é que o projeto é aberto, e você pode fazer na sua casa.
[]'s
França.
Hummm vamos ver se eu entendi, a MS tem um rascunho de mapa flex safadeenho para usar aquela versão de gasolina cheia de alcool que americano está achando o máximo e ainda é de projeto aberto?
Será que basta aumentar a memória dela para "atochar" mais uns mapinhas?
(Alguém aí por perto de Sagres para convencer o Ademir Carchano a montar essa bagaça?)
robertofs
01/09/2009, 16:40
Hummm vamos ver se eu entendi, a MS tem um rascunho de mapa flex safadeenho para usar aquela versão de gasolina cheia de alcool que americano está achando o máximo e ainda é de projeto aberto?
Cara, a MS não tem qualquer mapa padrão. Tudo é feito a seu gosto. É você quem monta os mapas. O que você pode conseguir por aí é um mapa com alguém que já tenha feito pra algum motor.
Será que basta aumentar a memória dela para "atochar" mais uns mapinhas?
(Alguém aí por perto de Sagres para convencer o Ademir Carchano a montar essa bagaça?)
A MS não usa bancos de memória externos ao processador. Então, está limitado à quantidade de memória do processador utilizado, e considerar mais memória e mais mapas onboard é considerar redesenhar a coisa, tanto no hardware quanto no software.
No meu caso, acho mais viável criar mapas para fins específicos e mantê-los em meu laptop. Se precisar, baixo o mapa X ou Y no processador da MS e abraço.
[]'s
França.
Agora que eu estava vendo os esquemas. Realmente, não tem "nada" lá dentro! Teria-se de montar um gerenciador, memória... Affe, trampo-pra-caramba! Pena que não sei fazer isso...
Agora, ele faz esse chaveamento entre os mapas sem precisar de botão? Ou posso programar ele para que ele faça com ou sem o botão?
(tá um calor dos infernos aqui, mas prometo q vou depois ler o máximo que eu puder entender sobre ela)
então modulo de injeção nenhum opera a "injeção" de gás e bicos injetores não operam com gás é um sistema diferente.
a pandoo e a megasquirt seriam inutilizadas no uso do gás.
Atualmente abandonei o uso da pandoo por termos terminado o projeto RACE que é um ENGINE CONTROL que tem nÀo só injeção mas é um módulo de igiçãoe pode operar até mesmo cambios automáticos tudo numa peça só.
Será lançada oficialmente em outubro
abraços
Pessoal relendo o topico só rpa ajudar um pouco e explicar algumas coisas...
Procurar os "parametro originais russos da versão injetada" não ajuda no motor carburado de modo algum pois a injeção que andam colocando nem programada ou dimensionada para o motor é... por isso o uso das programáveis surte melhor resultado, sem dizer que multiponto é muito melhor em varios aspectos que nem preciso citar... monoponto na minha opinião, mantém oc arburador pois economia é a mesma...
Porque de uma programável? Simples, se você utilizar uma injeção de monza de kadett de tipo ou tempra ou santana todas são dimensionadas e com parâmetros fixos no máximo pra atender os regimes daquele motor, obedecendo até limites de configuração para o mesmo o que não se aplica ao motor do niva no caso.
A programável consegue ser uma injeção "genérica" da qual vc pdoe limitar os parâmetros que ela vai trabalhar tranquilamente, engana-se quem pensa que as programáveis são mais simples, pelo contrário, as originais tem limites de parâmetros menores e trabalham na faixa exata de cada motor... exemplo:
Original (considere um nivel de 0 a 100 pontos) tem o sistema fixo de 20 a 70 e não te dá opção nem por software algum de enxergar os primeiros 19 e de 71 em diante.
Programável de 0 a 100 liberado quem define os limites é você para ela se auto ajustar dentro do limite estipulado
Logo a megasquirt, fueltech, pandoo tem melhores respostas, e todas essas são injeções eletronicas...
já a RACE deixa de ser apenas injeção e é um ENGINE CONTROL, ou seja ela administra cambio auto, injeção, ignição, atuadores, turbo, nitro tudo numa coisa só... ela só depende da versão de software utilizado é como um computador vc (a grosso modo) formata e coloca o linux, op windows o que quiser mas o hardware é super dimensionado
só isso ;-)
abraços
robertofs
02/09/2009, 09:09
Agora que eu estava vendo os esquemas. Realmente, não tem "nada" lá dentro! Teria-se de montar um gerenciador, memória... Affe, trampo-pra-caramba! Pena que não sei fazer isso...
Agora, ele faz esse chaveamento entre os mapas sem precisar de botão? Ou posso programar ele para que ele faça com ou sem o botão?
(tá um calor dos infernos aqui, mas prometo q vou depois ler o máximo que eu puder entender sobre ela)
Camarada, o "nada lá detro" é só o mapa. O resto, tem tudo. O módulo Megasquirt, depois de montado, é apto a gerenciar a injeção, ignição e controlar outros periféricos do motor. O que não tem "lá dentro" é uma configuração pro seu motor. Isso, como falei, ou você monta, ou tenta obter com alguém que já o tenho feito. Mas essa configuração é em nível de software. Quanto ao hardware, além do módulo, você precisará dos sensores:
- CLT (temperatura da água);
- MAT (temperatura do ar);
- TPS (posição da borboleta de aceleração);
- MAP (sensor de pressão absoluta, já previsto na maioria dos módulos genéricos);
- EGO (sensor de oxigênio dos gases de escape, mais conhecida como sonda lambda)
- Sensor de posição da árvore de manivelas para wasted spark (dispensa o uso de distribuidor para ignição), ou um sensor no distribuidor.
Os atuadores:
- Injetores;
- Atuador de marcha lenta (no caso do processador MS-1, o controle é feito através de uma válvula on/off ou pwm. Já com o MS-2 é possível utilizar motor de passo);
- Atuadores extras (ventoinha, booster, nitro, shift light etc.)
E, claro, para tudo isso você precisará confeccionar um chicote para conectar os sensores e atuadores ao módulo.
Independentemente do módulo a ser utilizado, você precisará dos sensores, atuadores e chicote para viabilizar o gerenciamento eletrônico do motor e, obviamente, de um módulo de gerenciamento.
O chaveamento de um mapa para outro, no caso da MS, de forma automática, é possível quando, por exemplo, você tem um motor turbinado, e prevê o uso de um banco de injetores para a fase aspirada e outro banco para a fase turbo, o qual pode ser realizado por parâmetros oriundos dos sensores map e tps, geralmente. Mas para chavear automaticamente baseado no combustível, só derivando do protótipo Flex Fuel with Megasquirt (http://www.megamanual.com/flexfuel.htm), o qual requer outros sensores.
Recomendo ler os manuais da MS para se inteirar do assunto, caso tenha interesse em aprender.
[]'s
França.
robertofs
02/09/2009, 10:28
então modulo de injeção nenhum opera a "injeção" de gás e bicos injetores não operam com gás é um sistema diferente.
Você deve estar se referindo a módulos genéricos, pois o módulo do Fiat Siena TetraFlex faz isso, e utiliza para a injeção de gas bicos injetores distintos dos injetores de combustível líquido. Se considerar que independentemente do combustível ser líquido ou gasoso, o que determina sua vazão é uma válvula. O bico injetor é uma válvula, logo, porque um bico injetor não poderia ser utilizado para controlar a vazão de gás?
a pandoo e a megasquirt seriam inutilizadas no uso do gás.
Não seria tão radical nessa afirmação. Pelo já exposto, se a vazão do gás pode ser controlada por uma válvula, em tese, seria possível a um módulo genérico controlar injeção de gas no coletor de admissão, como acontece com o Fiat Siena TetraFlex.
Atualmente abandonei o uso da pandoo por termos terminado o projeto RACE que é um ENGINE CONTROL que tem nÀo só injeção mas é um módulo de igiçãoe pode operar até mesmo cambios automáticos tudo numa peça só.
A Pandoo, Fueltech, Megasquir, VEMS, Haltech etc., gerenciam um motor, tanto na injeção de combustível quanto no avanço da ignição. Gostaria que você descrevesse melhor os recursos do módulo que está desenvolvendo, como por exemplo:
Resolução para controle de injetores;
Número de mapas em memória;
Semi-sequencial ou sequencial;
Tipo de atuador de marcha lenta comandado;
Se opera em closed-loop;
Se faz correção autônoma por sonda wide.
Enfim, nos dê mais detalhes, pois gerenciamento de injeção e ignição já é possível com a maioria dos módulos atuais, e o que difere um do outro são aspectos como os citados acima. Inclusive, o controle de câmbios automático do tipo Powerglide também é possível com vários módulos. Que tipo de câmbio automático você se refere?
[]'s
França.
Gustavo Niva
02/09/2009, 12:20
...já a RACE deixa de ser apenas injeção e é um ENGINE CONTROL...Rubens, onde posso acompanhar o desenvolvimento desse módulo?
[]s,
Gustavo.
Camarada, o "nada lá detro" é só o mapa. O resto, tem tudo. O módulo Megasquirt, depois de montado, é apto a gerenciar a injeção, ignição e controlar outros periféricos do motor. O que não tem "lá dentro" é uma configuração pro seu motor.
Na verdade o "nada lá dentro era me referindo à falta de bancos de memória externos e gerenciador de memória.
(Já estava com dor de cabeça, agora imagina como estou tentando lembrar das aulas de informática... Dói tudo!)
O chaveamento de um mapa para outro, no caso da MS, de forma automática, é possível quando, por exemplo, você tem um motor turbinado, e prevê o uso de um banco de injetores para a fase aspirada e outro banco para a fase turbo, o qual pode ser realizado por parâmetros oriundos dos sensores map e tps, geralmente. Mas para chavear automaticamente baseado no combustível, só derivando do protótipo Flex Fuel with Megasquirt (http://www.megamanual.com/flexfuel.htm), o qual requer outros sensores.
Recomendo ler os manuais da MS para se inteirar do assunto, caso tenha interesse em aprender.
[]'s
França.
Hummm muito legal isso! Vou ler sim. Abraços!
robertofs
06/05/2010, 21:37
http://www.megasquirtracing.com.br
[]'s
França.