PDA

Ver Versão Completa : mudança de marchas - manual ou automático?



Hugo Alexandre
07/09/2004, 22:08
Qual a opinião de vc's em relação ao sistema de mudança de marchas automática e a manual?
É fato que o automático é mais confortável, tanto na estrada como na cidade... Ja onde é necessario um maior controle de aceleração/freagem/tração, como nas corridas de velocidade - rally,etc, o manual é o mais utilizado... mas, e no uso off-road (médio a pesado), como o automático se sairia? Poderia dar problemas de funcionamento pelo excesso de barro? Pelo excesso de água?
No Brasil, a tradição sempre foi o manual, mas agora temos a opção câmbio automático da L200 sport hpe.
Já nos EUA (berço do off-road), como tb na Australia (que tb tem uma cultura forte de off-road), o automático é usado normalmente no off-road (só não sei se no pesado tb o é?!).
Qual é a opinião de vc's??

Luca
07/09/2004, 22:38
Hugo,
Eu prefiro o manual. Você manda no carro. Você pilota 100%. Não tem chip dizendo que é hora de trocar marcha, não tem retardo na troca, nem perda de potência no conversor. Prá alguns casos específicos como altas reduções e baixíssimas velocidades, se justifica. No mais, é conforto.
[]´s

Wallace
08/09/2004, 01:07
Qual a opinião de vc's em relação ao sistema de mudança de marchas automática e a manual?

O automático é muito melhor... coisa que só quem já usou ambos pode falar. Mas o importante não é a troca de marchas em si, mas o fato de ter o conversor de torque.
A troca de marcha não só pode ser feita manualmente, como deve ser feita.
O que acontece é que quem não conhece acha que por ser automático não tem que cambiar... erra justamente ai.
Para o uso tranqüilo e normal pode deixar de cambiar, mas para o uso mais serio tem que cambiar.
Ai quem não conhece pode não gostar ou não achar bom, pois não sabe usar...


É fato que o automático é mais confortável, tanto na estrada como na cidade... Ja onde é necessario um maior controle de aceleração/freagem/tração, como nas corridas de velocidade - rally,etc, o manual é o mais utilizado...

No fora de estrada o automático é que permite muito maior controle e com maior facilidade. Já que pode ficar com um pé no acelerador e outro no freio. A troca de marchas pode ser feita sem perigo em subidas e decidas. O que não deve ser feito nos mecânicos.
Além disso, o automático permite acelerações muito mais suaves quando necessário.
O manual é usado em competições por o rendimento mecânico é normalmente superior.


mas, e no uso off-road (médio a pesado), como o automático se sairia?

Quanto mais pesado mais vantagem para o automático.


Poderia dar problemas de funcionamento pelo excesso de barro? Pelo excesso de água?

Não justamente o contrario.
Já que não vai ter a embreagem para dar problema. Algo fundamental em trechos alagados.
No mais o automático ainda filtra trancos que ajudam na vida útil de toda linha de transmissão.
O pessoal que corre o Trial ou usa automático ou quer usar...


No Brasil, a tradição sempre foi o manual, mas agora temos a opção câmbio automático da L200 sport hpe.
Já nos EUA (berço do off-road), como tb na Australia (que tb tem uma cultura forte de off-road), o automático é usado normalmente no off-road (só não sei se no pesado tb o é?!).

Tem muitos outros automáticos off-road por ai...

Walter L. L. Casitta
08/09/2004, 08:36
É isso mesmo Wallace, quando eu falava isso ninguém acreditava. Que saudade que tenho da minha Cherokee Sport...